Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

CALEIDOSCÓPIO 13/09/2019

O "SISTEMA S" E O TURISMO – Criado no governo Getúlio Vargas, na década de 1940, o Sistema S é constituído por órgãos ligados às Confederações patronais da agricultura, do comércio, ao cooperativismo, à indústria, aos transportes e ao Sebrae. São eles: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), :Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Social do Transporte (SEST), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Todos  são mantidos com gordas verbas específicas de impostos pagos pelos órgãos patronais a que pertencem. Daí, em diferentes épocas, é motivo para as mais diversas especulações, a ponto de até se pedir suas extinções. Polêmicas à parte, entendemos que todos estes órgãos do Sistema S vêm cumprindo da melhor forma possível, e bem, os papéis para os quais foram criados. Quem desconhece a atuação relevante, por exemplo, do Senac especificamente para o conhecimento e aperfeiçoamento dos vários setores que abrangem sua área de ação e mais do que isto? Também do SENAI que esgrima constantemente na formação de uma mão de obra altamente especializada e capaz de formar pessoas competenteS para enfrentar com êxito os novos desafios, as novas tecnologias, inclusive na informática? Um dado relevante que se deve mostrar é que o pessoal do Sistema S, sem sair do seu propósito final, tem feito incursões constantes no sentido de colaborar para o desenvolvimento do Turismo, uma área que hoje é da maior relevância para o País. É de saudar como exemplar o papel do Sebrae em criar condições em todos os estados para que os micro e pequenos empresários alarguem suas áreas de atuações investindo no turismo, um nicho de valor inestimável e que, explorado convenientemente, pode render como está rendendo, excelentes frutos. Neste sentido, o Sebrae, no Ceará, após estudos aprofundados criou uma série de ações que vêm alcançando êxito. Com o propósito de otimizar as ações dos  micro e pequenos empresários, aí estão as Rotas das Falésias, no litoral oeste do Estado; do Café, no Maciço de Baturité; do Mirante da Ibiapaba; do Cariri cearense; e das Emoções, que abrange Ceará, Piauí e Maranhão. Exploradas com mais vigor em diferentes momentos, estas inciativas vêm alcançando excelentes frutos para os que neles estão envolvidos, ao mesmo tempo em que valoriza o turismo.  De modo especial, movimenta e bastante os locais em que se efetivam. Assim, pelos resultados palpáveis já bastante conhecidos, impossível é negar a contribuição altamente positiva do Sistema S na construção de um Brasil melhor.        
CONGRESSO DE DIREITO SINDICAL - Evento organizado pela Comissão de Direito Sindical da OAB/CE, está acontecendo desde ontem, com término marcado para amanhã, o Congresso Brasileiro de Direito Sindical, que tem como tema central Sindicalismo: Desafios diante dos Retrocessos e da Revolução Tecnológica - Caminhos e Perspectivas.
O Importante encontro se realiza no auditório da sede da Seccional da entidade.  Nomes de grande relevância na área estão presentes, como Everado Gaspar, professor da Faculdade de Direito do Recife e que atua nos programas de graduação, mestrado e doutorado e doutor em Direito pela Universidade de Deusto-Espanha; Alessandra Camarano, advogada, Presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (ABRAT); e Gilberto Sturmer, advogado Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, Doutor em Direito do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Sevilla (Espanha) (2014).
PORTUGAL CONQUISTA PRÊMIO INÉDITO - Portugal é o primeiro país a receber o prêmio de “Destino Turístico Acessível 2019” da Organização Mundial do Turismo (OMT). Esta distinção foi entregue durante a 23ª Assembleia Geral do órgão, que acontece em São Petersburgo, Rússia. 
Portugal é o único país a receber esta distinção, que é atribuída pela primeira vez este ano pela OMT em parceria com a Fundação ONCE, e que reconhece o esforço de Portugal na promoção da acessibilidade no Turismo. Só na Europa, existe um mercado de 90 milhões de turistas com necessidades específicas de mobilidade, motivo pelo qual esta distinção é muito importante para posicionar Portugal como líder na acessibilidade.
A afirmação de Portugal como país acessível tem sido uma das grandes prioridades do Governo. Em 2016, foi lançado o programa All for All, com o objetivo de capacitar a oferta turística nacional, criar roteiros acessíveis em todo o país, divulgar a oferta acessível de Norte a Sul e promover Portugal como destino inclusivo para todos.

DESRESPEITO A EUCLIDES, À FAMÍLIA E AOS CEARENSES

O artigo desta semana versa, em nossa modesta opinião, ao desrespeito da Fraport, empresa alemã, que está  transformando  o aeroporto da “Loira Desposada do Sol” (Fortaleza) em um dos modernos e funcionais do Nordeste, pelo fato de retirar o nome do imortal piloto Euclides Pinto Martins da sua fachada. Um absurdo, mesmo que o secretário do Turismo do Ceará (Setur), Arialdo Pinho, a quem considero uma das cabeças-pensante, no Turismo do Estado, tenha dito ser besteira e coisa de quem não tem o que fazer, preocupando-se com o fato retrocitado.
Não somos o único a protestar contra esta aberração, (o radialista Tom Barros, da Rádio Verdes Mares-AM 810 e o confrade abrajetiano, Vicente Alencar), manifestaram-se contrários à petulância supracitada), praticada por uma construtora internacional, que menospreza, assim, uma personalidade cearense, nascida na cidade de Camocim-CE, o qual, ainda jovem, e em fins de 1922, foi escolhido como parte da tripulação do avião Curtis H-16, fretado pelo jornal "The New York World", que patrocinava a tentativa de uma viagem aérea pioneira entre as Américas do Norte e do Sul. 
Segundo consta em livros, a viagem começou, em Nova Iorque, em novembro de 1922, e terminou no Rio de Janeiro, em fevereiro de 1923, após terem sido cobertos os 5.678 quilômetros do percurso com 100 horas de voo a cada instante, interrompidos pelos mais variados problemas, ocorrendo o primeiro pouso, em águas brasileiras, no dia 17 de novembro de 1922, quando Euclides Pinto Martins e seus colegas americanos aterrissaram na foz do rio Cunani. 
De acordo com o transcrito no Wikipédia, essa e outras aventuras tornaram a viagem Nova Iorque - Rio de Janeiro uma terrível aventura de obstáculos, só superados pela coragem dos tripulantes. Martins foi recebido pelo presidente Artur Bernardes e recebeu um prêmio de 200 contos de réis. Viajou à Europa, voltou ao Rio e iniciou negociações para explorar petróleo. 
Ainda baseado em livros, lemos que, em 1952, atendendo às aspirações dos seus conterrâneos, o presidente Café Filho  sancionou uma Lei, no Congresso, oficializando o nome de Pinto Martins para o aeroporto da capital cearense. Está escrito, no Wikipédia, ser uma ação de justiça, porém  pequena, para o homem dinâmico que, na década de 1920, soube antever a importância econômica da ligação aérea regular, entre os Estados Unidos e o Brasil, e que teve coragem de investir na exploração de petróleo, no Brasil, quando isso era apontado, por todos, como uma loucura. A verdade é que a população de Camocim, sua terra- natal, considera-o um herói por seu ato de coragem e pioneirismo.
Bem! Ante o exposto, perguntamos: será que alguma construtora cearense teria a ousadia de chegar a Frankfurt e mudar o nome do aeroporto internacional dessa linda cidade? Será que os baianos, os cariocas e os paulistas permitiriam que construtoras, quer brasileiras, quer internacionais, mudassem os nomes dos seus aeroportos? Claro que não, prezado (a) leitor (a). 
Agora, vem a interrogação: por que o Governador do Ceará, Camilo Santana, o secretário estadual de Turismo e representantes de organizações públicas e privadas do Turismo Cearense ficam omissos, no tocante à mudança da denominação de nosso aeroporto internacional, que deve ser sempre Aeroporto Internacional Pinto Martins e não como a Fraport impôs pelo simples fato de ser a responsável pela ampliação e modernização do nosso aeródromo? Ainda bem que não retiraram o busto do inesquecível Pinto Martins, o que seria um desrespeito maior e muita ousadia.
Por último, reforçamos nosso ponto de vista e apelamos para que o trade turístico cearense pressione o Governo do Estado, para que o nome do piloto Euclides Pinto Martins seja mantido (com destaque) na fachada do aeroporto internacional Pinto Martins. Vamos, pois, posicionarmos contrários à retirada do nome de Pinto Martins, prezados e atuantes presidentes da Abav-Ceará, do Visite-Ceará, da ABIH-Ceará, da Abrajet-Ceará, da Câmara Setorial da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos e Turismo, da ABEOC-CE, dos Skals Nacional e de Fortaleza e de outras entidades desse segmento socioeconômico e cultural do Ceará, que vem deslanchado Brasil afora e alguns países.
Agora, para que alguém não venha a proferir que jornalistas de turismo devem ater-se somente a divulgar eventos e atrativos turísticos, citamos o que, há muitos anos, afirmou o fundador da 1ª Escola de Comunicação (Jornalismo), de nível superior, nos Estados Unidos, Joseph Pultizer: “O Jornalismo não foi criado para adocicar a realidade dos fatos”.  E acrescentamos que Jornalista não pode, nem deve ser omisso.  Ao bom entendedor, meia palavra basta. Excelente fim de semana e obrigado pela leitura.

SALVADOR: NOVO HOTEL NO CENTRO HISTÓRICO

O Centro Histórico de Salvador, na Bahia, deverá contar com um novo e grande hotel, diante da iniciativa do Governo do Estado em conceder ao grupo Vila Galé autorização para elaborar projeto básico de estudo de viabilidade, no sentido de transformar o Palácio Rio Branco, na Praça Municipal (Tomé de Souza), em uma nova unidade hoteleira.
As informações históricas informam que o Palácio Rio Branco, que foi sede do Governo do Estado, teve a sua primeira versão em meados do século XVI, mas é de 1919 a versão como conhecida hoje. Na forma da sua suntuosa arquitetura atual, o Palácio já foi denominado de Casa do Governador. A sua origem, inclusive, é de uma construção em taipa e barro, sendo substituída, mais adiante, por estrutura de alvenaria.
O edifício atual foi construído no estilo neoclássico e “art nouveau”, mas necessitou de nada menos do que seis reformas, durante o seu histórico. Em 1763 a capital do país foi transferida, por determinação de D. José I, de Salvador para o Rio de Janeiro. Foi quando Salvador passou a ser a sede da Capitania da Bahia, tendo o palácio sido ocupado pela administração estadual de então e até 1979.
A sua estrutura abrigou inúmeros hóspedes ilustres, como o caso de reis, rainhas, príncipes, princesas e vários outros chefes de estado. Foram os exemplos de D. João VI, quando rei de Portugal, ser o primeiro que ali esteve com parte da família real. Isto em 1808. Dezoito anos depois, 1826, foi a oportunidade do seu filho, o Imperador D. Pedro I, com a Imperatriz Leopoldina e a Princesa Maria da Glória, que seria a futura rainha de Portugal.
D. Pedro II, com a Imperatriz Tereza Cristina, também ali esteve hospedado, isto em 1859. Já em 1968, a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, foi o último membro de uma realeza que ali esteve alojado.
No entanto, a história revela que, por consequência de uma crise política no Estado da Bahia, o Palácio Rio Branco foi bombardeado e destruído, da mesma sorte como, na oportunidade, foram igualmente atingidos o prédio em que se encontra a atual sede da Câmara de Vereadores, juntamente com a Biblioteca Pública, todos na Praça Municipal (Tomé de Souza). Os canhões foram, então, disparados, na direção daqueles imóveis, das fortalezas de Santo Antônio, São Pedro e São Marcelo. 
O Palácio Rio Branco, por consequência, foi alvo do ataque e destruído. Daí a sua reinauguração, depois de reerguido, só acontecer em 15 de novembro de 1919, quando foi adotada a denominação atual: Palácio Rio Branco.
Um dos espaços mais festejados pelos que o visitam é a Sala dos Espelhos, melhor identificado como o Salão Nobre. Está situado no segundo piso e constitui um dos lugares que mais interessam aos que o visitam, diante dos seus originais moveis e da sua decoração que é conservada no estilo Luiz XV.
Durante muitos anos o Palácio Rio Branco abrigou a sede do Governo brasileiro e é exatamente ali que se encontra instalado o Memorial dos Governadores, situação que deve ser conservada mesmo com a transformação do prédio em hotel, inclusive assegurada a continuidade da visitação pública.
Pelas condições estabelecidas pelo Governo do Estado, o grupo Vila Galé, que obtiver a concessão, terá que recuperar e revitalizar o prédio, desde que não modifique a sua estrutura atual. No entanto, deverão ser, também, construídos em anexo três novos prédios.
A autorização, que já foi publicada, determinou dez dias para a assinatura do Termo de Compromisso e mais 90 dias para a conclusão do estudo, com possível prorrogação por mais 30 dias. Se o Governo aprovar e selecionar o projeto, a empresa contemplada terá que, na licitação futura, se obrigar a ressarcir os valores. O valor máximo para o ressarcimento dos estudos não deverá ultrapassar 4% do valor estimado para a concessão.
Caso, ainda, o projeto apresentado pela rede hoteleira Vila Galé venha a ser aprovado, a empresa contemplada irá ampliar de três para quatro empreendimentos no Estado:  quais sejam, as unidades de Ondina e Guarajuba (no litoral norte), ao lado do Vila Galé Costa do Cacau que a rede prevê inaugurar até 2021.
É requisito “pétreo” do contrato que o Governo exige que a Galeria dos Governadores, que deverá ser restaurada, continue com livre acesso pela população. Os quartos deverão ser instalados na parte em que, hoje, se encontra a sede da Secretaria Estadual de Cultura.
Esta não será a primeira iniciativa do Grupo Vila Galé em instalar e explorar hotéis em prédios históricos, uma vez que inaugurou, em Portugal, o Vila Galé Collection Elvas – Historic Hotel, Conference & Spa. O que ocorreu em junho passado, aproveitando o antigo Convento de São Paulo, na região lusitana do Alentejo.
Com essa iniciativa, o Governo do Estado da Bahia tem uma nova investida no sentido do aproveitamento de edifícios históricos e tradicionais de Salvador para a ocupação por hotéis, com o objetivo de contribuir de forma altamente positiva para a reestruturação e revitalização do Centro Histórico da Capital baiana. Lá já se encontram o Hotel Fasano, o Fera Pálace Hotel, além do Pestana Convento do Carmo, dentre outras unidades hoteleiras de menor porte.

CHILE - PASSEIOS E DESTINOS PARA OS PEQUENOS E FAMÍLIAS

Metropolitan Interactive Museu
O Chile não é só para os aventureiros, esportistas radicais ou enófilos: as crianças também têm seu espaço na diversificada oferta de lazer e turismo do país andino. Seja nos parques e museus de Santiago ou na vasta cultura e natureza apresentada de norte a sul, os pequenos viajantes encontrarão um terreno fértil para sua imaginação.
Aponta-se, para amplo divertimento e aquisição de maiores conhecimentos da garotada, estes  seis passeios:
METROPOLITAN INTERACTIVE MUSEUM (MIM) - A começar por Santiago, onde há opções como o Metropolitan Interactive Museum, ou só MIM, que está mais para um enorme parque científico do que para um museu. Nele, crianças e adultos se divertem juntos com conceitos de energia, sistema solar, tecnologia, química, física e biologia, tudo isso dividido em diferentes áreas do MIM. 
Cada um desses espaços conta com diferentes aéreas interativas e as experimentações para os pequenos aprenderem é regra por lá: elas participam de todas as atividades, sempre coloridas e extremamente lúdicas.
Se houver preferência, é optar por algum dos programas guiados do museu, que  levam a uma sala temática de terremotos, tsunamis e vulcões.
PARQUE SAFARI - Se a ideia é buscar uma opção de experiência com animais, a escolha certa é o Safari Park. Localizado nas redondezas de Santiago, o local conta com uma grande variedade de espécies, muitos deles resgatados de circos, e o mais legal é que as crianças podem “interagir” com eles em um tour com onças, elefantes, e até ursos marrons.
Mas a maior atração do parque é o Safari com grandes felinos. Uma aventura realmente inesquecível onde os visitantes entram em um jipe, que é fechado com proteções, para visitar instalações abertas onde tigres e leões vivem livres, como em seu habitat natural. 
De dentro deste veículo, o guia oferece carne aos leões e permite que esses “gatinhos” grandes subam em cima do jipe, onde as crianças podem (com cuidado) acariciá-los e sentir sua respiração a apenas alguns centímetros de distância. 
FANTASILÂNDIA -Se se procura algo com mais ação e adrenalina, é não se preocupar: Santiago tem seu próprio parque de diversões. Vale um passeio de um dia inteiro no Fantasilândia, se aventurando nas montanhas-russas e outras atrações bem radicais da Zona Adrenalina, todas com ótima estrutura, ou se divertindo na Zona Kids, com brinquedos menores para os pequenos. Há ainda a Zona Familiar, com atrações onde todos podem brincar juntos. Se for no verão, as crianças e jovens têm atrações aquáticas do parque, onde a diversão é sempre garantida!
PARQUE KÜLATRAYKEN, PUCÓN -  Há sempre aqueles que apreciam fazer trilhas em família e incentivar o contato das crianças com a natureza. Para isso, nada mais fascinante do que mostrar as belezas do sul do Chile e do Parque Külatrayken, um lugar incrível próximo de Pucón – e perfeito para crianças. 
Super recente, o parque abriu apenas em setembro de 2018 e está localizado na estrada para Huife, a 23 km de Pucón.  O Külatrayken tem três cachoeiras, e é ideal para ir com pequenos devido ao seu percurso curto e de nível fácil. Todas as quedas são alcançadas por trilhas no meio da mata nativa. 
Diante do restaurante, há uma lagoa perfeita para nadar; em um de seus cantos, é colocado uma espécie de escorregador para que os pequenos deslizem direto para a água. 
BAHIA INGLESA -  - Imaginar uma praia paradisíaca, contornada por um oceano de água azul cristalina. Não é Caribe, nem Brasil: a Bahia Inglesa é uma pequena joia escondida dos chilenos, ainda pouco conhecida pelo brasileiro, mas com certeza com potencial para oferecer muita diversão para famílias inteiras. Praia qualquer um gosta, não há segredo aí, mas as do pequeno balneário da Bahia Inglesa, pertinho da cidade de Caldera, se destacam pela cor de sua água, pelas piscinas naturais, pelas areias brancas e pelo contraste único que faz com o Atacama – sim, é onde o Pacífico faz fronteira com o deserto.
PARQUE PALEONTOLÓGICO LOS DEDOS - A 12 quilômetros ao sul de Caldera e 9 km da Bahia Inglesa, encontra-se o Parque Paleontológico Los Dedos, um mágico museu ao ar livre. Por mais que sua beleza seja contagiante, com uma mistura de paisagens desérticas, do oceano Pacífico e uma flora peculiar, o local destaca-se mesmo pela sua enorme e diversificada quantidade de fósseis em excelente estado, perfeito para as crianças mais curiosas.
Fósseis intactos de baleias, cachalotes, golfinhos, leões-marinhos, tubarões gigantes e pássaros fazem do parque uma parada obrigatória para famílias que se aventuram no norte do Chile.

COSTA CRUZEIROS - NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL PARA A AMÉRICA DO SUL

Alex Calabria
A partir de segunda-feira, 9, a Costa Cruzeiros tem uma nova estrutura organizacional para suas operações na América do Sul. Alex Calabria, que durante dois anos foi responsável por Vendas e Marketing no país, deixa a companhia marítima para 
Com a saída de Calabria, Ruy Ribeiro, que atua na Costa há oito anos na área de Business Intelligence & Market Planning South America, assume a posição de diretor Comercial para o Brasil. O executivo irá liderar a expansão dos negócios da Costa no país, reforçando a presença e o relacionamento da companhia com parceiros e representantes. 
Economista e pós-graduado (MBA) em Marketing pela FGV-SP com extensão internacional na Universidade da Califórnia, Ribeiro acumula experiência em grandes empresas em áreas relacionadas à inteligência de mercado, precificação e planejamento. Antes da Costa, o profissional teve passagens pela RTE Rodonaves e Transportes, Infometter e Banco Santander. 
Diante da reestruturação, Carlos Coscione, que está na empresa há dois anos, passa a função de Head of Business Intelligence, Market Planning & Transportation South America. Coscione incorpora às suas tarefas o desafio de trazer inovação e garantir o acompanhamento e execução dos projetos de desenvolvimento comercial da Costa Cruzeiros na região. 
Os dois executivos ficam baseados no escritório da Costa em São Paulo e se reportam diretamente a Dario Rustico.

FESTURIS GRAMADO IMPULSIONA A INTERNACIONALIZAÇÃO DO TURISMO

Mais de 60 destinos internacionais estarão representados no evento, que neste ano apresenta a retomada da hotelaria e renovação de expositores
Renovada e acompanhando as transformações do mercado, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS) chega à sua 31ª edição - a primeira de um novo ciclo. O evento se reinventa com novidades todos os anos, motivo pelo qual é considerada pelo trade a mais importante feira de negócios turísticos e viagens da América do Sul. O FESTURIS acontece de 7 a 10 de novembro de 2019, reunindo profissionais com alto poder de decisão na Serra Gaúcha - oportunidade ímpar para geração de negócios e networking.
Mais de 2 mil marcas dos mais diversos segmentos estão confirmadas no evento, que pretende superar 95% dos espaços comercializados até o início de outubro. São mais de 4 mil agentes de viagens credenciados até o momento, número que segue crescendo. A internacionalização é outra característica do FESTURIS, que deve superar os 60 destinos internacionais com representantes da América Latina, Caribe, Europa, África e Ásia.
“Neste novo ciclo do FESTURIS, nossa principal bandeira é provocar a conectividade e a aproximação dos mercados, buscando sempre a qualificação do agente de viagens e a geração de resultados diante da nova economia que vivemos. Somos uma grande plataforma de conexão entre diferentes mundos e nos sentimos felizes por fortalecer a indústria turística”, destaca o CEO FESTURIS, Eduardo Zorzanello.
Entre as novidades desta edição está o lançamento do espaço Wedding, específico para o segmento de casamentos, núpcias e luas de mel. Todos os estandes foram vendidos com dois meses de antecedência. O espaço Termalismo e Bem-estar é outro a ser lançado, percebendo que cada vez mais pessoas têm sua qualidade de vida impactada com os benefícios das águas termais e minerais. O turismo de negócios e as inovações tecnológicas que transformam o setor também levaram à reformulação do espaço MICE & Experience.
A hotelaria também retorna com muita força neste ano, após reduzir sua participação em feiras ao longo da última década. Serão mais de 70 empreendimentos do setor hoteleiro (pousadas, redes nacionais e internacionais), triplicando o número do ano passado. O FESTURIS mescla a manutenção de grandes players à renovação, com cerca de 40% de novas marcas que buscam visibilidade internacional no mercado turístico.
Em 2018, o FESTURIS apresentou resultados compatíveis à grandeza alcançada ao longo de suas três décadas. Foram R$ 300 milhões em geração de negócios, 2.500 marcas expostas, 15 mil participantes, 65 destinos internacionais, 24 mil metros quadrados de feira, 450 jornalistas e influenciadores, além de 250 palestras e workshops na área de conteúdo.
Mercado turístico reunido em Gramado - Assim como na edição comemorativa aos 30 anos, o FESTURIS promete uma solenidade de abertura glamourosa, inovadora e representativa. Autoridades governamentais e personalidades do mercado turístico estarão reunidos no dia 7 de novembro, no Palácio dos Festivais. Gramado estará pronta para os espetáculos natalinos e também será palco dos maiores negócios da indústria turística. 
“Nos sentimos muito honrados em poder ser palco de debates e negócios do setor de viagens e turismo, hoje em nível mundial. É um momento ímpar para estar em Gramado, pois agregado aos negócios da feira, a cidade está vivendo seu momento mais bonito que é o Natal Luz, toda enfeitada para receber os players do turismo sempre com grandes novidades”, salienta a CEO FESTURIS, Marta Rossi.
Mais tempo para negócios e agendamento de reuniões - Nesta edição, o FESTURIS terá uma hora a mais de feira de negócios. Ela será realizada das 13h às 20h, no Serra Park Gramado. Além do maior tempo para concretizar negócios, três espaços segmentados (Wedding, Luxury e MICE) terão agenda obrigatória de reuniões, recebendo inclusive caravanas com buyers nacionais e internacionais para reuniões diretas com expositores. Fora da feira ainda existe a ferramenta Buyers Club, onde o agendamento é livre. 
O sistema visa otimizar o tempo dos participantes, focando sempre no resultado e na produtividade. Em breve também será lançado o novo aplicativo do FESTURIS, ainda mais prático e intuitivo. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.festurisgramado.com.

COMPLEXO TURÍSTICO IPARK - É ATRAÇÃO A MAIOR TIROLESA DUPLA DO NORTE E NORDESTE

O iPark, complexo turístico do Grupo Telles, localizado no município de Maranguape, agora conta a maior tirolesa dupla do Norte e Nordeste. A atração, disponível desde julho, garante ao visitante muita aventura e adrenalina em seus 850 metros de extensão. Com altura de até 35 metros, o equipamento chega a uma velocidade máxima de 80km/h. 
A nova atração se junta às outras dezenas já oferecidas pelo iPark, e distribuídas ao longo de 173 hectares. Dividido em três grandes áreas, o amplo espaço é ideal para quem busca interação com a natureza e lazer ao ar livre, em atividades para todas as idades. As crianças  se divertem com o aquaball, arvorismo, high jump, banho de piscina natural e passeios de pônei, dentre outras opções. Já os adultos se aventuram no wakeboard, caiaque, stand up paddle, tirolesa, bicicleta, paint alvo e muito mais. 
MAIOR DO MUNDO - Um dos destaques para os maiores de 18 anos é o Big Tonel, o maior tonel de madeira do mundo, registrado em 2003 no Guinness Book, o livro dos recordes, que possui oito metros de altura e capacidade para armazenar 374 mil litros de cachaça. O tonel fica ao lado do Museu da Cachaça, um antigo casarão construído no século XIX. Além de degustar a bebida, o tour permite revisitar a história da produção do destilado no Ceará.
O visitante também se deliciar com a gastronomia local. O Restaurante Regional traz pratos tradicionais, como o escondidinho de carne de sol, a macaxeira frita, o carneiro cozido, o porco assado e peixes. Outra opção saborosa é a Tapiocaria do Zé Leite, que oferece cuscuz de milho e queijo coalho com mel de cana, além, é claro, da tapioca.
As atrações e todos os espaços contam com a supervisão de uma equipe de monitores treinados, garantindo tranquilidade, segurança e qualidade dos serviços aos seus visitantes. Localizado em Maranguape, a 30km de Fortaleza-CE, o iPark, que recebe cerca de 10 mil visitantes por mês, funciona aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

PRÊMIO CAIO 2019 - CENTRO DE CONVENÇÕES DE JOÃO PESSOA ENTRE OS FINALISTAS

O Centro de Convenções de João Pessoa (foto) foi escolhido como finalista do Prêmio Caio 2019 que busca reconhecer o trabalho de empresas e profissionais da Indústria Brasileira de Eventos e Turismo. O Centro de Convenções de João Pessoa concorre ao posto de melhor Centro de Convenções de grande porte do Nordeste. A informação foi repassada pelo governador João Azevêdo durante o programa Fala Governador, na segunda-feira (9), transmitido em cadeia estadual pela rádio Tabajara e pelas redes sociais do Governo.
A solenidade de premiação será no dia 10 de dezembro no Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo. O empreendimento paraibano já está entre os três melhores do Nordeste e disputa o Prêmio Caio 2019 com o Centro de Convenções de Natal-RN e com o Centro de Convenções do Ceará.
Durante o Fala Governador, João Azevêdo frisou que o Centro de Convenções tem exercido um papel fundamental para o turismo no Estado. 
O PRÊMIO CAIO – Criado há 20 anos, tem como missão promover, difundir e aprimorar a utilização da promoção comercial, o live marketing, o turismo de negócios e os eventos, elegendo as melhores empresas, profissionais e empreendimentos destes setores no país. É um produto da Revista Eventos, realizado pela Eventos Expo Editora.

7ª MAQUINTEX - ARTESANATO CEARENSE NO EVENTO DA INDÚSTRIA TÊXTIL

Desde a última terça-feira e até hoje, 13, no Centro de Eventos do Ceará, acontece a 7ª edição da Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil (Maquintex), com a participação da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos através da Central do Artesanato do Ceará (CeArt). Com a presença da Central no evento, o Governo do Estado amplia o alcance do artesanato através da exposição e da comercialização de peças.
A CeArt está no evento com a decoração de espaços e produção e venda de produtos em renda de bilro nos três dias de evento. Hoje, a Gerente do Sistema de Certificação e Curadoria do Artesanato da CeArt, Angélica Freitas, realiza a palestra “Artesanato cearense: tradição e design” hoje, às 17h.
O EVENTO - Referência do setor têxtil, a Maquintex reúne as principais marcas nacionais e internacionais com inovação, tecnologia e conhecimento e trata de assuntos como moda, tendências, informações técnicas do mercado têxtil, oportunidades de negócios e sustentabilidade. 

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR - “BIBI, UMA VIDA EM MUSICAL” É DESTAQUE ATÉ DOMINGO

Cena do espetáculo
O premiado espetáculo “Bibi – Uma vida em musical” faz curta temporada de hoje e até o próximo domingo, 15, ás 20 hora,s no palco principal  do Theatro José de Alencar. O musical conta a trajetória pessoal e profissional dessa estrela brasileira. 
A peça foi sucesso de público e crítica no Rio de Janeiro e em São Paulo, tendo tido 107 indicações a prêmios, fato inédito na história do teatro brasileiro. “BIBI, uma vida em musical”, um espetáculo inédito, foi escrito por Artur Xexéo e Luanna Guimarães, e conta com Tadeu Aguiar na direção geral. Os ingressos estão à venda na Bilheteria do Theatro José de Alencar e no site da Bilheteria Virtual, nos valores: R$100,00 (inteira) e R$50,00 (meia). Classificação Indicativa: 18 anos.
Amanhã, o programa do Theatro  Pauta Aberta Cena recebe o espetáculo “Todas as horas antes do fim”, às 19h. Com direção de Manoela Elias, a peça aborda as dinâmicas de relacionamento de um casal que, após 10 anos juntos, decide se separar. A apresentação acontece na Sala de Teatro Nadir Papi Saboya e os ingressos, que são limitados a 80 lugares, serão vendidos no valor de R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia). A atividade foi selecionada através da Chamada de Ocupação do TJA 2019. Classificação Indicativa: 16 anos.

REFORÇADA A PARCERIA COM ARTESÃOS DA PRAINHA

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos renovou a parceria com os artesãos da Prainha, na última sexta-feira (06). Em visita ao Centro de Artesanato da Prainha, a primeira-dama do Estado, Onelia Santana, e a titular da SPS, Socorro França, assinaram termo de cooperação com a associação de artesãos e a Prefeitura de Aquiraz para a continuidade de uso do espaço. Além disso, foram entregues 65 documentos de identidade artesã no local. O espaço ainda recebeu a visita de Angela Hirata, consultora que está no Ceará para aprimorar o artesanato cearense. A visita contou com a presença do prefeito de Aquiraz, Edson Sa.
A primeira-dama do Estado falou do investimento que o Governo do Estado tem feito na profissionalização e na valorização do artesanato cearenses. “Precisamos compreender que o artesanato é uma obra de arte. Não é um produto que você encontra em qualquer lugar. Precisamos valorizar, compreendendo que ali é uma obra de arte, com carinho, dedicação, e um pouco do momento que você está passando enquanto está produzindo”, destacou ela.
Após a Prainha, a coordenadora de artesanato da SPS, Patrícia Liebmann, acompanhou Angela Hirata, executiva especializada em comércio exterior, em visita técnica aos artesãos de Aracati.

FESTA DA PADROEIRA - A “MECA DO CARIRI” VIVE OS ÚLTIMOS DIAS DA ROMARIA

Celebração durante a festa
Juazeiro do Norte cada ano que passa confirma ser a Capital do Turismo religioso no Brasil. A sua população, somada à de todo o Nordeste brasileiro, o ano inteiro, com fé e muita devoção, participa aos milhares das romarias de 17 de janeiro - Aniversário de morte da Beata Maria de Araújo; 20 de janeiro -Romaria de São Sebastião; 29 de janeiro a 02 de fevereiro - Romaria de Nossa Senhora das Candeias; 24 de março - aniversário de nascimento de Padre Cícero; 20 de julho - aniversário de morte de Padre Cícero; 08 a 15 de setembro - Romaria de Nossa Senhora das Dores; 04 de outubro - Romaria de São Francisco das Chagas; 30 de outubro a 02 de novembro - Romaria de Finados; 21 de dezembro a 06 de janeiro - Romaria do Ciclo Natalino; que são oficiais que se efetivam, inspiradas no seu Santo Fundador, Padre Cícero Romão Batistas
Neste ano, mais de 200 mil fiéis se estão fazendo presentes aos festejos em honra da padroeira da terra, na Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores, iniciada solenemente no dia 30 de agosto, com término no próximo domingo,15.  É o tempo oportuno para que milhares de romeiros nordestinos e de todo o país estejam na “Terra do Padre Cícero” para reacender a devoção e a fé na Mãe de Deus.
De acordo com o pároco da Basílica Santuário, Padre Cícero José da Silva, este ano, de modo especial, a Diocese de Crato definiu o tema “No Caminho do Romeiro, Juazeiro é Porta da Misericórdia”, a fim de melhor ser vivido o ciclo de romarias, com início no mês de setembro. 
A Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores começou com a tradicional carreata conduzindo a Imagem de Nossa Senhora das Dores por algumas ruas de Juazeiro, encerrando com a Bênção dos veículos na Praça do Romeiro. No dia 30, às 18h30, foi realizado o hasteamento das Bandeiras da Padroeira e dos Estados do Nordeste, na Basílica Santuário.
PROGRAMAÇÃO FINAL – Após a realização de vasta programação iniciada em agosto, com os católicos peregrinos participando de missas, confissões e outros atos solenes, a programação final da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores é a seguinte:
Hoje, 13 - Ação Social – Instituto Mons. Murilo. Noitários: Familiares de Marcos Tavares e Ana Maria.18h – Caminhada com a Imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Residência de Marcos Tavares na Rua Pe. Cícero, 246. 18h40 – Novena. 19h - Missa na Praça do Romeiro.
  Amanhã - Noitários: Prefeitura Municipal e demais Secretarias, Pastoral Diocesana de Romarias, Pastoral de Catequese, Associados da Congregação de Nossa Senhora, Cônegas de Santo Agostinho, Ex- alunas da Escola Normal Rural de Juazeiro.
Estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Sergipe.14h – Procissão dos Transportes dos Romeiros (concentração no 2º Batalhão). 18h - Caminhada com a Imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Prefeitura Municipal.  18h40 – Novena.  19h - Missa na Praça do Romeiro. .
Domingo, 15 - (ENCERRAMENTO) -5h – (Basílica) – Missa. 7h – (Basílica e Capela do Socorro) – Missa. 9h – (Basílica) - Missa Solene de Nossa Senhora das Dores.
12h - Despedida dos Romeiros na Basílica Santuário. 15h - Missa na Basílica Santuário.
17h - Procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Basílica pelas Ruas: Padre Cícero, Alencar Peixoto, São Pedro e Praça do Romeiro.18h30 - Encerramento com a Bênção do Santíssimo Sacramento.19h - Show Pirotécnico. . VILA TABULEIRO GRANDE - Os fiéis que participam da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores, além dos locais sagrados, têm passagem obrigatória por outro espaço: a Vila Tabuleiro Grande, que foi montada diante da Basílica Santuário, na Praça do Romeiro.
Composta pela representação de casas, uma capela e seis espaços ( Loja Mãe das Dores/ Move Fé, Princesas, TV Web Mãe das Dores, Segue-me e barracão das comidas), a Vila remonta o antigo vilarejo, posteriormente cidade de Juazeiro do Norte.
As atividades da Vila seguem até amanhã

NA PRAIA DE IRACEMA - INAUGURADA A MODALIDADE ESPORTIVA FUTMESA

Na quarta-feira (11), a partir das 15 horas, a Prefeitura de Fortaleza e o Instituto Cultural Iracema (ICI) inauguraram, a modalidade esportiva Futmesa, na Praia de Iracema. A ação faz parte do Projeto Arena Esportiva, desenvolvido pelo ICI, que estimula a prática de esportes e o uso saudável do Bairro.
Ao todo, três estruturas serão instaladas de forma permanente na faixa de areia, próximo ao Aterrinho, e ficarão disponíveis ao público.
Ainda durante a entrega dos equipamentos, houve um torneio com direito a premiação, envolvendo 11 duplas formadas por jovens e atletas de projetos da Praia de Iracema e quatro abertas ao público em geral. 
A modalidade é hoje umas das preferidas por jogadores de futebol e mistura futebol, vôlei e tênis de mesa, sendo possível jogar um contra um ou em duplas. O esporte, que pode ser praticado por crianças, jovens e adultos, ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, nos reflexos, pontaria e controle de bola.

SETE MILHÕES EM INVESTIMENTOS - LANÇADO EDITAL DE INCENTIVO ÀS ARTES NO CEARÁ

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lançou, anteontem (11), em solenidade no Porto Dragão, o XII Edital Incentivo às Artes. Com dez linguagens, 293 projetos apoiados, essa nova edição traz um investimento de R$ 7.098.101,60. O edital segue para conhecimento público entre os dias 11 de setembro e 11 de outubro, as inscrições estão abertas entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro, são gratuitas e podem ser realizadas no site. O Edital foi reajustado em 19% em relação à última edição.
 No lançamento, a partir de 18h, o Porto Dragão recebeu artistas, produtores, demais interessados, em uma programação de lançamento do XII Edital Incentivo às Artes. Entre as novidades, o lançamento do prêmio Pedro Boca Rica de Teatro de Bonecos, a inserção do Teatro de Bonecos como um edital específico. Além de projetos de artes visuais, circo, dança, fotografia, humor, literatura, música, prêmio Alberto Nepomuceno, e teatro.
QUEM PODE PARTICIPAR - Poderão se inscrever neste edital pessoas físicas, maiores de 18 anos, residentes e domiciliadas no estado do Ceará há pelo menos dois anos e com atuação no campo artístico cultural de pelo menos dois anos, dentro ou fora do estado. E pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro no estado do Ceará há pelo menos dois anos e que apresentem expressamente em seus atos constitutivos finalidade ou atividade de cunho artístico e/ou cultural.
AS ÁREAS ARTÍSTICAS – O novo edital promove incentivo financeiro a projetos de artes visuais, circo, dança, fotografia, humor, literatura, música, prêmio Alberto Nepomuceno, prêmio Pedro Boca Rica de Teatro de Bonecos e teatro.
As inscrições começarão no dia 12 de outubro e seguem até o dia 6 de novembro, devendo ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site editais. Mais regras para as inscrições serão divulgadas no edital.
A SELEÇÃO - O processo seletivo ocorrerá em duas etapas: habilitação e avaliação e seleção da proposta. A habilitação é uma etapa de caráter eliminatório, realizada por uma Comissão de Habilitação formada por integrantes da equipe da Secult, para verificação das condições de participação, das informações e documentação exigida, conforme estabelecido no Edital. A avaliação e seleção da proposta são também de caráter eliminatório e classificatório, em que é realizada a análise técnica dos projetos por uma Comissão de Avaliação e Seleção para cada linguagem, instituída pela Secult.

VISITA DO CÕNSUL DOS EUA - RECONHECIMENTO DA CAPACIDADE DO PORTO DO PECÉM

O Cônsul Comercial dos Estados Unidos no Brasil, Jonathan Ward, visitou na tarde dessa segunda-feira (9) o Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP. O primeiro compromisso do representante do governo norte-americano foi assistir a uma apresentação institucional sobre o Complexo. Em seguida ele e a comitiva conheceram as instalações do Porto do Pecém.
“O que eu vi hoje aqui no Pecém me deixou muito impressionado. Me pareceu um porto muito organizado, com todas as facilidades portuárias. Pela minha experiência, pelo que já vi, o porto tem uma logística profissional com suporte de classe mundial”, disse Jonathan Ward – Cônsul Comercial dos Estados Unidos no Brasil.
A visita da comitiva do Departamento de Comércio dos Estados Unidos pode resultar futuramente num aumento das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos através do Porto do Pecém. O terminal cearense é servido, desde o início de suas operações, por uma linha regular de navegação entre o Pecém e alguns dos portos norte-americanos.
Participaram também do encontro os especialistas de investimento do SelectUSA, André Leal e Fabíola Rios; além da Diretora de Relações Institucionais do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Rebeca Oliveira. O SelectUSA é o programa do governo federal dos Estados Unidos que auxilia na internacionalização de empresas.
NA FIEC - No seu périplo por Fortaleza, o cônsul comercial dos Estados Unidos no Brasil, Jonathan Ward, foi recebido, na 2ª feira, 9, pelo presidente eleito da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante,. Nesta visita de cortesia ao Ceará, o cônsul estava acompanhado de Fabíola Rios, especialista comercial do Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife e de Andre Leal, especialista em investimentos do programa Select USA, do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo. O objetivo do encontro foi conhecer as potencialidades do Ceará e da indústria cearense, além de ampliar perspectivas de negócios e parcerias entre empresas cearenses e americanas.
Na ocasião, Ricardo Cavalcante apresentou as vantagens competitivas do Ceará e colocou a FIEC à disposição do consulado para a realização de ações de estímulo ao aumento do fluxo comercial entre os dois mercados. Após a reunião, a comitiva conheceu o Observatório da Indústria e todos os serviços disponibilizados pelo equipamento. 

JUAZEIRO DO NORTE - TERMINA HOJE A ETAPA DO “SEBRAE DEVELOPERS”

Iniciado na última quarta-feira, termina hoje na cidade de Juazeiro do Norte o GameJam. O encontro, que acontece na GaragemLAB, das 9h às 18h, é a etapa presencial do Sebrae Developers, programa que visa capacitar as empresas cearenses desenvolvedoras de games, com foco no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento da indústria de jogos da região.  
O GameJam é a primeira fase do Sebrae Developers e visa abordar temas como a formação e melhoria de negócios de jogos digitais, com foco na execução mercadológica de projetos existentes ou ideados. Após o encontro inicial do GameJam, os empreendedores participantes do programa são beneficiados com ações online e presenciais, como consultorias, capacitações e mentorias.
Desde agosto deste ano, quando foi lançado o Sebrae Developers, a fase de GameJam já passou por Fortaleza e Sobral. Após Juazeiro do Norte, a próxima cidade a receber essa etapa presencial será Quixadá, de 16 a 18 de setembro de 2019, encerrando esta primeira fase do programa. 

ÀTTØØXXÁ NA PROGRAMAÇÃO DO SUNSET VILA GALÉ

O grupo ÀTTØØXXÁ realiza na noite de amanhã,14, show no Sunset Vila Galé – evento promovido pelo Vila Galé Fortaleza. A banda que propõe uma ressignificação da música pop produzida na Bahia, resultando num som que bebe da fonte de gêneros musicais oriundos das periferias brasileiras e internacionais, como: pagodão baiano, funk, samba, R&B, pop, eletrônica, o que dialoga com o formato e público da festa. 
No repertório de quase 80 minutos de show, que ocorre às 20h30, o público vai relembrar os singles lançados durante o verão 2019, como: “Vai Ferver”, “Molinho” e “Chora Viola”, além das já conhecidas músicas dos discos #BLVCKBVNG (“Elas Gostam - Popa da Bunda”, “Bota Mão”) e Luvbox (“Caixa Postal”, “Ligadin”).

MAREIRO MOTEL


ROTA DO SOL SEMANAL 13/09/2019 - ISSUU

 https://issuu.com/jcaraujo/docs/rsn_20190913