Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de março de 2015

CALEIDOSCÓPIO - UMA GUERREIRA, EXEMPLO DE PERSISTÊNCIA / A FORÇA DA NATUREZA

UMA GUERREIRA, EXEMPLO DE PERSISTÊNCIA
A cultura brasileira, a música com mais veras, foi abalada nos últimos dias com a  morte de dois das suas mais expressivas figuras da atualidade. Antes  se fora José Rico, expressão da mais pura manifestação da música sertaneja. Agora, em que a mulher é exaltada pelas suas qualidades natas de mãe, companheira e de guerreira no enfrentamento de injustiças, justamente no dia que lhe é dedicado, 8 de março, Inezita Barroso partiu para sempre de todos nós que ainda continuamos neste confuso mundo. Quando a vida é bem vivida, com legado positivo e exemplar, a morte não é mais do que o grande momento do reconhecimento. No transe doloroso para os que ficam, é o dia maior para  quem plantou a boa semente, pois agora  finalmente é  reconhecido e exaltado. Assim aconteceu com todos os grandes homens e mulheres em todos os tempos, em todos os lugares. Inezita na vida ativa dos seus 90 anos sempre foi uma guerreira no melhor sentido, pois sempre batalhou pelos mais autênticos valores da cultura do povo. Bem nascida, com formação superior e vocação nata para a música, não enveredou pelos caminhos dos concertos em salões de luxo. Sempre sua vocação foi a de estudar,  contar e cantar o que acontecia nas esferas populares, principalmente os causos e os  saberes do povo do interior, do sertão. Atravessou as décadas de l960 e 1970 e não se contaminou com o “rock” e a “bossa nova”. Nos seus mais de 30 anos de atuação na TV Cultura , com os aplausos dos que ainda hoje gostam da verdadeira música de raiz, Inezita prestigiou e investiu nos artistas sertanejos, dos mais consagrados aos de menor expressão. Pelo seu divertido “Viola, Minha Viola”  passaram violeiros, contadores de “causos”, repentistas, enfim  todos os que se dedicaram ou que se dedicam a difundir a ‘estória” do interior brasileiro. Agora, como tudo na vida é passageiro, pois 10, 20, 60, 90 ou mais de 100 anos é apenas um suspiro no tempo, resta a saudade da tão consagrada e querida paulistana. 
A FORÇA DA NATUREZA – Faz mais ou menos um mês em que fiquei surpreendido ao abrir a janela do meu apartamento. Uma frondosa árvore no terreno do vizinho fora quase totalmente cortada, ficando apenas, pelados, o tronco principal e uns poucos galhos. O panorama ficou mais aberto, mas os galhos compactados de folhas da  árvore não mais abrigavam cantantes passarinhos, nem me enlevavam pela sua desregrada beleza. Eis que a agressão ao monumento, faz alguns dias, está recebendo resposta à altura. Vieram as chuvas e o tronco pelado da árvore do vizinho está renascendo vertiginosa e exuberantemente, para minha alegria e dos pássaros que estão voltando. Ficamos matutando, como a natureza é pródiga e implacável! Para os nordestinos, o inverno é o maior presente dos céus, seu melhor governo. As esporádicas enchentes que por aqui acontecem não atormentam muito. Contudo, as águas são destruidoras em várias partes do País e do mundo. Como que, é um castigo da natureza aos destruidores inconsequentes do meio ambiente natural. A Mãe Natureza é pródiga,  porém, mais cedo ou mais tarde pune os que lhe destrata.  

GOVERNO FEDERAL - ECONOMIA NA COMPRA DIRETA DE PASSAGENS AÉREAS

A compra direta de passagens aéreas pelos órgãos públicos federais já proporcionou uma economia média superior a 30% na aquisição de bilhetes em relação aos preços praticados anteriormente para deslocamentos nacionais. A expectativa é que a medida possa gerar uma economia potencial de despesas da ordem de R$ 132 milhões, considerando-se os gastos com passagens aéreas em 2014 e os ganhos alcançados até o momento com o projeto desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
Numa comparação feita entre os bilhetes emitidos via agenciamento em 2013 e a compra direta em 2014, verificou-se uma diferença de até 64% nos valores, como é o caso de uma viagem de Brasília para o Rio de Janeiro. O valor médio do bilhete emitido por meio das agências era de R$ 601,04, enquanto que a passagem comprada diretamente custa, em média, R$ 216,00.
Além da economia na aquisição de passagens, a compra direta de bilhetes proporciona uma melhor e mais eficaz fiscalização dos recursos Hoje é possível disponibilizar, imediatamente, o histórico de todas as consultas e compras de bilhetes em um único sistema.
Os resultados positivos obtidos pela compra direta têm sido contestados por setores contrários à medida, que estão adotando ações sistemáticas contra a iniciativa, mesmo cientes dos ganhos de economia, racionalidade e controle dos gastos públicos. Todas as medidas jurídicas têm sido derrubadas na Justiça, que reconheceu a legalidade do processo e os benefícios obtidos a partir da aquisição direta de passagens aéreas. O governo não vai ceder a interesses setoriais descontentes com projetos que beneficiam toda a sociedade.(Com Min. Planejamento)

A ABAV NACIONAL NA FOLATUR

 A ABAV Nacional estará presente  na reunião do Foro Latino-americano de Turismo (Folatur), que se realizará hoje, 13, durante a Feira Internacional de Turismo na Bolívia. A entidade é uma das nove associações e federações de agências de viagens e turismo fundadoras do foro.
No encontro, em que ABAV Nacional está representada pelo vice-presidente Financeiro, Salvador Saladino, serão debatidos temas institucionais, como eventos e congressos em que o grupo participará ao longo do ano; regulamentações para comissões pela venda de passagens aéreas; desafios e novos objetivos detectados nos países representados; ações de relacionamento entre os setores públicos e privados; e o alinhamento do estatuto apresentado na primeira reunião, no Paraguai.

EMBRATUR E TAP FIRMAM PARCERIA

Kátia Bitencourt (Embratur) e Luiz Gama Mór (TAP)
A Embratur e a TAP Air Portugal discutiram um conjunto de estratégias de promoção turística do Brasil na Europa, durante o primeiro dia da Feira Internacional de Turismo (BTL – Portugal). Uma reunião entre os executivos da companhia aérea e do instituto deve ser agendada no próximo mês para detalhar ações desta parceria, que visa promover os destinos brasileiros, onde a TAP já opera.
 “Queremos, com essa parceria, aumentar ainda mais o fluxo de turistas europeus para o Brasil. Como a TAP já tem voos para diversas cidades brasileiras e Lisboa é um importante hub europeu, vamos potencializar nossas ações nesse mercado”, afirmou o presidente da Embratur, Vicente Neto.
Outro assunto tratado entre Kátia Bitencourt, chefe de gabinete da Embratur, e Luiz da Gama Mór, vice-presidente da TAP, foi a parceria entre a Secretaria de Turismo do Ceará, CTI-Nordeste e a própria TAP, para a promoção da 24ª BNTM (Brazilian Tourism Mart), que será realizada em maio, em Fortaleza.
Kátia Bitencourt lembrou que o apoio à BNTM é mais uma entre outras ações da Embratur para divulgar produtos e destinos turísticos nordestinos para o mundo.

ÊXITO NO WORKTOUR FORTALEZA 2015 - ABRACORP- MICE

Com a participação de todas as entidades que fazem o turismo do Ceará, as secretarias de Turismo do município de  Fortaleza  (Setfor)  e do Estado (Setur) promoveram com  êxito, na manhã/tarde da última sexta-feira (6), no Centro de Eventos do Ceará, importante encontro, quando receberam o  comitê de Eventos da​ Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – ​ABRACORP.
A comitiva visitante esteve no Ceará de 5 a 8 passados tratando de assuntos especialmente relativos a eventos. No Worktour Fortaleza 2015 - -ABRACORP- MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), os visitantes cumpriram extensa programação de visitas e reuniões, inclusive o encontro das com as autoridades e o “trade” turístico do Estado. 
Na reunião de sexta-feira passada, quando esteve em debate o Projeto Worktour  2015. O empresário visitante Gervásio Tanabe ( Presidente Abracorp), ofereceu amplas explicações sobre eventos corporativos, enquanto o Secretário da Setfor, Elpídio, Nogueira, e o representante da Setur/Ceará. Marcos Pompeu, atual Gerente Comercial e de Captação do CEC, ofereceram, com auxílio de vídeo, amplas explicações sobre o turismo de Fortaleza e do Ceará. Nos debates, foram apresentados gargalos e as possíveis soluções para a otimização de eventos neste Estado. 

A ABRASEL/CE LANÇARÁ GUIA EM ENCONTRO REGIONAL


A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, regional Ceará, que tem como presidente o empresário Rodolphe Trindade (foto), vem intensificando nos últimos tempos várias ações não apenas do interesse da classe, mas também dos fortalezenses e dos turistas que nos visitam. 
Entre as ações da entidade está o Guia Abrasel 2015, um manual completo onde os que gostam e procuram  locais para bons momentos encontram  dicas  dos melhores bares e restaurantes da cidade, em breve  disponível em conteúdo digital! ‪#‎IOS ‪#‎Android ‪#‎5ªEdição. Assim, através do guia, será fácil escolher estabelecimento da preferência diretamente através do smartphone.
Entre as informações do Guia Abrasel 2015, em dois idiomas,  o usuário encontrará: a distância até o  estabelecimento escolhido;  estabelecimentos por características, como: ar-condicionado, estacionamento com manobrista, com rede wi-fi, música ao vivo etc; acesso a todo o conteúdo turístico do guia impresso, como: roteiro turístico, telefone úteis, informações da secretaria de turismo; e  fotos e informações detalhadas dos estabelecimentos, organizados por categorias e ordenados por distância.
O lançamento oficial do Guia será no Encontro Regional Abrasel, de 24 a 26 de março, no Hotel Vila Galé.  Na ocasião,  haverá palestras, oficinas, rodadas de negócios com o Sebrae e uma rica troca de experiências com profissionais vindos das várias regiões do país. 

R$ 664 MIL PARA O CEARÁ DA PAIXÃO 2015

Uma reunião de debate e sugestões para o aperfeiçoamento do Edital Ceará da Paixão 2015 atraiu dezenas de produtores e artistas ao auditório da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, na tarde da segunda-feira, 2/3, dando sequência aos Diálogos Culturais da Secult. Durante o encontro, o fortalecimento do edital como instrumento da política pública de cultura no Estado foi destacado pelo secretário Guilherme Sampaio, que apresentou detalhes do processo seletivo através do qual a Secult destinará R$ 664 mil reais para grupos de todo o Ceará desenvolverem espetáculos, ações, práticas artísticas e culturais relacionados às tradições da Semana Santa e à Paixão de Cristo.
 O valor é 6,4% superior à edição 2014 do edital. De acordo com a legislação estadual, 50% dos recursos serão destinados a projetos do Interior do Estado. O encontro contou com intensa participação, tanto no auditório da Secult quanto em transmissão online, em tempo real, pelo site www.secult.ce.gov.br e pelo Facebook da Secretaria da Cultura, possibilitando a participação de artistas e produtores residentes no Interior.

PARÁ E AMAZONAS NAS GRANDES FEIRAS INTERNACIONAIS

A participação do Pará em feiras internacionais de turismo pela Europa e estratégias de promoção e divulgação realizados pelo Governo do Estado, fez o destino turístico ganhar destaque em diversas revistas e jornais internacionais especializados em turismo. Foram dezenas de veículos impressos em diferentes idiomas que circularam pela Feira Internacional de Turismo de Lisboa (BTL) e pela Bolsa Internacional de Turismo de Berlim (ITB), eventos de grande porte que reúnem empresários e autoridades do turismo do mundo inteiro.
Seja como matéria de capa ou colunas e notas, o Pará está presente na grande maioria das pautas de turismo dos maiores jornais e revistas de turismo internacionais. Também se destaca em catálogos de operadoras internacionais, com serviços do receptivo, principalmente em Belém, Marajó (Soure e Salvaterra) e Tapajós (Santarém, Alter-do-Chão e Belterra).
Entre tantas promoções, a companhia aérea TAP Portugal em parceria com o programa Visit Brasil, do Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), produziu uma revista turística em alemão que contempla diversas regiões do Brasil, entre estas Belém e Marajó. Além de opções de passeio, a matéria em alemão, que circulou na revista impressa Brasilien traz também dicas de hotéis, city tour, passeios ecológicos e até as temperaturas durante o ano nas regiões.
O Pará também se destaca nos catálogos promocionais de operadoras como a Mundo Abreu, a Sol Férias, entre outras que estão circulando na Europa, principalmente em Lisboa, onde o Pará foi representado pela Setur na BTL 2015 e na Alemanha, onde esteve com ação de promoção turística na ITB de Berlim 
AMAZONAS - Na seu  lida e apreciada  coluna “Turismo JC”, o jornalista Paulo Roberto Pereira, presidente da Abrajet/AM, divulgou: 
“Após o trabalho focado na divulgação do Amazonas, em especial, a capital Manaus,para a Copa do Mundo 2014, o que permitiu ao mundo conhecer de perto o Destino Verde do Brasil, o governo do Estado, por meio da Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo), já retomou as ações de promoção e divulgação do destino nas principais feiras nacionais e internacionais deste primeiro semestre.
Nesta semana, o Amazonas esteve presente em dois grandes eventos de turismo. O primeiro é a tradicional BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), no qual em 2014 o Amazonas foi o destino internacional convidado. Além da BTL, o Estado participou sempre apostando no mercado português e agora com maior responsabilidade, em função do voo da TAP", disse Oreni Braga.
A Amazonastur participou também da 34ª edição da Anato, em fevereiro, em Bogotá na Colômbia. O evento foi realizado pela Associação Colombiana de Agentes de Viagens e Turismo, sendo o mais importante daquele país, contribuindo com o desenvolvimento da atividade turística na economia colombiana. A Anato também é considerado um dos maiores eventos de turismo da América Latina.A Amazonastur participou da Anato, assim como em Lisboa, com dançarinos de boi-bumbá e também com a distribuição de material promocional. pela primeira vez da 34ª edição da Vitrine Turística, a Anato, em Bogotá (Colômbia).
Na 27ª Bolsa de Turismo de Lisboa, o Amazonas esteve presente no estande brasileiro, coordenado pelo Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), com apoio da TAP. Das 27 edições, o Brasil se fez presente em 20. “O Amazonas está desde 2003 participando dessa feira”.

RECIFE, A TERRA DO FREVO, COMEMOROU 478 ANOS

Marco Zero - Recife
A Veneza brasileira, como a cidade de Recife também é conhecida, completou 478 anos ontem  (12). Tombada pelo Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade, a capital pernambucana atrai turistas brasileiros e estrangeiros interessados na beleza de seu litoral de águas mornas e claras, na riqueza das construções históricas coloniais e, especialmente, nas festas típicas, a maioria delas ao ritmo de frevo e ao som de maracatu.
Na programação de aniversário houve shows do cantor Lenine, na praça do Arsenal, além de apresentações de Maracatu e orquestras. 
Ao visitar a capital pernambucana, o turista tem várias opções, como passear pela orla, conhecer igrejas históricas como Madre de Deus e a Capela Dourada, assistir a espetáculos no tradicional Teatro de Santa Isabel ou no moderno Teatro Luiz Mendonça, no parque Dona Lindu. Também visite os museus do Estado, a Oficina Brennard e o Instituto Ricardo Brennard.
Recife é hoje o sexto destino turístico de viagens mais visitado por brasileiros que desejam conhecer o Brasil, de acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo. A cidade também recebe turistas estrangeiros, especialmente norte-americanos, argentinos e portugueses, que procuram praias como Porto de Galinhas e Boa Viagem, ou ainda o arquipélago de Fernando de Noronha, um dos lugares mais visitados de Pernambuco. O verão é o período mais movimentado de Recife, com destaque para o maior bloco carnavalesco do país, o Galo da Madrugada, que chega a reunir 2,5 milhões de foliões.
A cidade  também é marcada pela crença religiosa. A cidade é predominantemente católica, de acordo com o IBGE, mas lá está a mais antiga sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel, na rua do Bom Jesus, com grande quantidade de habitantes judeus. A gastronomia é variada e incorpora heranças europeias, especialmente portuguesas, holandesas, além de indígenas e africanas. Doces como o bolo de rolo, com formato de rocambole e recheio de goiabada, é um dos doces típicos da cidade.

WI-FI LINKTEL NO TERESINA SHOPPING

O Teresina Shopping, maior centro de compras do estado do Piauí, está apesentando  uma novidade para seus clientes. Em parceria com a Linktel, o mall passou a oferecer um novo serviço de Internet gratuita para os visitantes a partir de uma rede Wi-Fi de última geração em todas as suas dependências. São 40 APs (access points) de acesso em alta velocidade que garante transmissão de vídeos e fotos em alta resolução, além de arquivos e outros documentos, a partir de uma conexão facilitada em qualquer área do shopping.
A rede Wi-Fi projetada pela Linktel para shopping centers possui tecnologia padrão ABGN. Além disso, a rede está pronta para receber o serviço Wi-Fi NGH 2. o  passpoint, que estabelece um novo paradigma no acesso móvel à Internet, com facilidade na autenticação do usuário.
Os hotspots do Teresina Shopping também englobam o 3G/4G offload, que é padrão em toda a rede oferecida pela Linktel e que garante que as operadoras móveis possam realizar o desvio do tráfego de dados, a partir da infraestrutura da Linktel e garantir a melhor entrega dos serviços de dados aos seus clientes. Assim, os clientes do Shopping podem melhorar o serviço de voz de seus aparelhos.

ÔNIBUS DE DOIS ANDARES

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 7733/14, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/97) para regular a circulação de ônibus de dois andares.
Segundo a proposta, esses ônibus deverão ter autorização específica do Departamento de Trânsito (Detran) local, com registro como veículo de passageiros e inspeção semestral dos itens de segurança. A velocidade máxima para esses veículos será de 80 quilômetros por hora.
Bezerra ressalta que os ônibus de dois andares têm sido usados para turismo ou como veículos executivos em várias cidades brasileiras. “Com tais aprimoramentos, esperamos contribuir para que não ocorram acidentes”, afirma.
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Com a 'Agência Câmara Notícias).

TURISMO DE CONTEMPLAÇÃO E LAZER - ONDE O MULTICOLORIDO DA ÁGUA É A GRANDE ATRAÇÃO

Poço Azul - BA
Não é apenas o volume de água dos rios brasileiros, os cenários de cachoeira ou o balanço das ondas que encantam o turista. A cor da água é, também, um grande atrativo. Há quem escolha o destino da próxima viagem tendo como base o tom da água. É possível mergulhar em um poço de quase prateado, na Bahia; em um rio de cor verde esmeralda, em Sergipe; e até se refrescar em uma cachoeira de cor dourada, em Goiás. A variação de cores se explica pela a composição e temperatura da água, a incidência de raios solares e materiais sólidos e orgânicos em suspensão, como algas, fragmentos de rochas e grãos de areia. “Se não houvesse a mistura de componentes químicos dissolvidos na água do mar, ela seria transparente como a água potável”, afirma o professor do Instituto Oceanógrafo da Universidade São Paulo (USP), Belmiro Castro. 
Saiba quais são e onde encontrar as principais tonalidades de águas:
Azul – A cor do Poço Encantando, localizado na Chapada Diamantina (BA), tem um efeito cristalino, resultado das águas formadas por lençóis freáticos. A tonalidade não é comum, já que a maior dos poços na região tem a cor âmbar. Em Bombinhas (SC), as praias também variam em tons de azul claríssimos até o quase cristalino.
Prateado - Na Gruta da Pratinha, também na Chapada Diamantina (BA), e no Rio da Prata, em Bonito (MS), as cores se alternam entre azul anil e um tom esverdeado, com águas claras e transparentes, que refletem brilhos prateados.Verde Esmeralda -  As microalgas e vegetações aquáticas, quando se misturaram com a água, podem resultar em uma cor esverdeada.  É o que pode se observar em um passeio de barco, por exemplo, pelo Cânion do Xingó, no Rio São Francisco (SE).  A cachoeira de Santa Bárbara, em Cavalvante (GO), também impressiona com a mistura das tonalidades azul e verde. A melhor época para apreciar a cor, realçada pelos efeitos dos raios solares, é entre maio e setembro, entre 9 às 14 horas.
Dourado – As águas douradas da cachoeira do Garimpão, oriundas do Rio Preto, com nascente na cidade de Alto Paraíso, é um dos cartões portais do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Na Ilha Vermelha, em Cabedelo (PB), piscinas naturais se formam com águas transparentes sob as areias douradas. Para quem deseja apreciar o pôr do sol sob raios dourados, a Praia do Jacaré, em Paraíba (JP), é uma das opções.
Tons escuros – Águas amarronzadas estão, predominantemente presentes no litoral do Rio Grande do Sul. Esse fenômeno ocorre devido à proximidade da costa marítima ou à quantidade significativa de material sólido em suspensão que, na maioria das vezes, são removidos com o movimento das ondas. Já na região Amazônica, os tons escuros dos rios Negro e Solimões são resultado da composição química de cada rio, densidade e clima, que contribuem para deixar evidente a coloração preta e marrom das águas. 
Terapêuticas - As águas, além das cores, também podem ter podem propriedades medicinais. Águas de Lindóia e São Pedro (SP), Caldas Novas (GO) e Araxá (MG) são destinos conhecidos pelos benefícios à saúde. Pelo baixo teor de sódio e a alta quantidade de cálcio, as águas terapêuticas podem amenizar a dor de reumatismos, hidratar a pele e não apresentam efeitos colaterais. ( Escreveu Deborah de Salles)

REPRESENTANTES CANADENSES VISITAM O BRASIL

Toronto - Canadá
Curitiba, Belo Horizonte, Blumenau, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Jaguariúna irão receber entre os dias 16 e 27 de março o Road Show 2015 – Canadá é com Canadenses. O evento, promovido pela Canadá Intercâmbio, tem o objetivo de apresentar aos estudantes brasileiros as oportunidades de intercâmbio no país, abordando cursos de inglês, programas de ensino superior e High School (Ensino Médio) e opções de imigração. 
Estão confirmados representantes de três instituições de ensino de idiomas das cidades de Vancouver e Toronto, três representantes de escolas de ensino médio, além de uma faculdade que está situada na cidade de Niagara e oferece cursos de ensino superior em diversas áreas. 
 Além das informações sobre as oportunidades de estudo e cursos disponíveis, os convidados irão compartilhar informações importantes para quem pensa em ir ao país, mostrando um panorama do modo de vida, valores, rotina e cultura da sociedade canadense.
 O Canadá é hoje um país muito  procurado por brasileiros para cursos no exterior. Uma das razões que levam à preferência dos estudantes é a qualidade de vida no país, com destaque para a segurança, eficiência dos serviços públicos, sustentabilidade e hospitalidade.

DEFESA DO TURISMO

O turismo ganhou anteontem (11) mais um espaço de discussão e fortalecimento do setor no Congresso Nacional, com a instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo. A Frente será presidida pelo deputado federal Herculano Passos e tem como objetivo incentivar o turismo, a geração de empregos e renda, além de fazer um acompanhamento sistemático dos assuntos de interesse do setor que tramitam no Congresso.
O ministro do turismo, Vinicius Lages, participou da instalação da Frente Parlamentar e destacou a necessidade de colocar o setor na pauta econômica do país. 
A economia do turismo no país corresponde a 3,7% do PIB brasileiro. Apenas o mercado interno movimentou 206 milhões de viagens no ano passado, um desempenho recorde. Cerca de 62 milhões de pessoas viajaram pelo país em 2014. O setor ainda gerou 3,1 milhões de empregos em atividades relacionadas ao turismo, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo  (com o Mtur)

FORTALEZA CONVENTION BUREAU - ELO PARA A CAPTAÇÃO DE GRANDES EVENTOS NO MUNDO

Celina Castro Alves (Diretora Comercial), Régis Medeiros (Presidente FCVB), Ivana Bezerra (Vice-Presidente), Suemy Vasconcelos (Diretora Administrativo Financeiro)
Muita gente não sabe o papel que exercem os convention bureaux na otimização e importância do turismo no Brasil. Até mesmo na própria cadeia produtiva da área estes órgãos são muitas vezes ignorados ou não lhes reconhecem sua dimensão de, talvez, de serem o maior indutor de um turismo rentável para empesas e o próprio Estado.
Com a construção do Centro de Eventos do Ceará, talvez o maior passo no sentido de que o Estado fosse incluído e reconhecido como um dos grandes polos de turismo do Brasil, aumentou a importância da entidade que agora tem como slogan “Visite Ceará”, pois a sua precípua finalidade é a captação de eventos no âmbito nacional  e  em outros países, com bons frutos para nós.   
O FCVB -  No Estado, como de praxe nas outras entidades do gênero, a Fundação Fortaleza Convention & Vistors Bureau tem por objetivo básico e permanente a captação, geração e o incremento de eventos em geral, especialmente os científicos, turísticos e de negócios, para o Ceará, quer sejam de âmbito regional, nacional ou internacional, bem como o desenvolvimento e a difusão cultural, tecnológica e artística do Estado do Ceará.
Graças à iniciativa de um grupo de hoteleiros, o FCVB foi criado em 21 de maio de 1996, pelo hoteleiro Demerval Diniz, fruto de uma articulação da ABIH com o trade turístico local, encontrando-se a Fundação  associada à Federação Brasileira dos Conventions & Visitors Bureaux, órgão com várias dezenas de associados nos estados brasileiros, além de bom número  de  empresas mantenedoras.
O Convention tem na sua estrutura o Conselho Curador, que elege a Diretoria Administrativa, responsável por gerir os interesses da Fundação e esta nomeia a Diretoria Executiva, que dará todo o suporte técnico para a realização dos atribuições da entidade. No Ceará, o Conselho Curador é formado por mais de duas dezenas de  entidades. 
OS PRESIDENTES – Já foram presidentes do Fortaleza Convention Buereau: O fundador da entidade, Demerval Dinil;  Eliseu Barros – 1996 A 2002; Régis Medeiros – 2002 a 2008; Colombo Cialdini – 2008 a 2014. A partir de 2014, o hoteleiro Regis Medeiros retornou  ao comando da entidade para o biênio 2014/2016.
PLANO DE AÇÃO – Para melhor desenvolver suas atividades e alcançar seus objetivos, o FCVB estabeleceu o seguinte Plano de Ação:
1)Criação do Grupo Comercial  com todos os associados:  Formatação do banco de dados com as principais entidades e seus principais eventos; Fazer pesquisa e visitas para captação de novos eventos  nas universidades, sociedades médicas  e entidades; Network entre os associados dos diversos segmentos.
2) Política de captação: Aumentar em 40% os eventos captados e apoiados; Participar nas feiras do segmento; Vistar promotores, organizadores ,associações; Criar material especifico para captação; Realizar  eventos pontuais mostrando o trabalho do FCVB nas universidades
3) Criação do VISITE CEARÁ: O objetivo é facilitar a comunicação do FCVB com o mercado para aumentar a arrecadação do Room Tax com novos projetos, criar uma identidade visual, conseguir agregar mais parceiros e associados.
4) Campanha Convention Max:
Realizar trimestralmente a campanha: janeiro a março, abril a junho, julho a setembro e outubro a dezembro; Visitar hotéis associados para incentivar a cobrança do Room Tax ( contribuição Visite Ceará) as equipes de recepção.
A campanha será feita através de metas a serem alcançadas 
5) Associados: Aumentar em 20%; Fazer uma revisão dos associados. 
6) Treinamento: Realizar treinamentos dos recepcionistas dos hotéis, explicando a contribuição Visite Ceará nos meses de abril e setembro ou quando necessário.
7) Reativação do Conselho Consultivo: Convidar pessoas que possam contribuir com novas ideias para o desenvolvimento do turismo; 5 pessoas para compor o conselho;  Realizar duas reuniões anuais ou conforme a necessidade.
8) Participação em férias e eventos:
Internacional - IMEX- 19 a 21 de maio- Frankfurt- Alemenha; EIBTM – 17 a 19 de novembro -Barcelona- Espanha; ICCA –  31 de outubro a 4 de novembro -Buenos Aires – Argentina.
Latino Americana - COCAL – 5 a 7 de março – Florianopolis; Encontro Latino Americano ICCA – 25 a 28 de agosto – Natal- Rio Grande do Norte.
Nacional - ABAV- 24 a 26 de setembro - São Paulo-SP; Eventos Brasil-  05 a 08 de dezembro – São Paulo – SP.
9) Pesquisa de Dimensionamento Econômico: Fazer pesquisa  junto aos organizadores dos espaços utilizados para fechar os números das pesquisa; Fazer pesquisa de demanda nos eventos que vão acontecer em 2015 através de contratação de pessoas ou através de formulário nas pastas dos participantes ou através de um stand com uma pessoa para realizar a pesquisa
10) Criação do material do FCVB:  Criação da placa Visite Ceará para todos hotéis associados;
Criação folder combate explicando a contribuição Visite Ceará; Revista final do ano prestação de contas; Folder combate dos espaços de eventos;  Cartões de visitas; Atualização do Guia para Profissionais de Eventos; Criação de sacola, bandana Visite Ceará;
11) Café Convention: Realizar até 3 Cafés Convention com palestras para todos os associados
12) Renovação do acordo TAM: Agendar reunião com gerente regional da TAM , levando o relatório das ações de 2014 para o gerente de São Paulo
13) Participação em Reuniões do setor: Participar das seguintes reuniões: Câmara Setorial de Eventos e Câmara Setorial do Comércio.
14) Fazer alteração Estatutária 
15) Convention News: Dar continuidade a comunicação com os associados através do envio do Convention News.
16) Atualização continua da página da Internet.

O PROJETO VISITE CEARÁ LEVA FORÇA AOS PARCEIROS

Sempre trabalhando intensamente pelo crescimento do Ceará por meio do turismo, o Fortaleza Convention e Visitors Bureau está com o projeto Visite Ceará, que tem como objetivo atrair ainda mais parceiros para a entidade e incrementar a economia do Estado. O lançamento da marca Visite Ceará aconteceu no evento de confraternização, realizado no Hotel Sonata, no dia 04 de dezembro, às 8 horas..
A nova marca, presente nos parceiros do Visite Ceará, traz elementos que remetem imediatamente à cultura local, refletindo as belezas naturais de nosso Estado, que ficam evidentes por meio dos ícones escolhidos para a composição, como as velas das jangadas, tons verdes dos mares , luz e calor do sol cearense. 
Tudo isso foi feito pensando em levar ainda mais força aos parceiros do Visite Ceará, incrementando o turismo, comércio e, consequentemente, a economia do Estado. A iniciativa foi da atual diretoria eleita do Fortaleza Convention e Visitors Bureau, que tem como presidente o empresário Regis Medeiros. A vice-presidência está com Ivana Bezerra e a diretora secretária é Gabrielle Nobre. Fazem parte da diretoria executiva Suemy Vasconcelos (Diretora Administrativo Financeira), Celina Castro Alves (Diretora Comercial) e Arlene Castelo Branco (Assistente Operacional). 

VISITE CEARÁ NEWS 13/03/2015

PRESIDENTE DO FCVB/ VISITE CEARÁ FAZ APRESENTAÇÃO PARA SINDICATOS DA FIEC

O vice-presidente da FIEC, Alexandre Pereira, recebeu no dia 3 de março, no auditório da FIEC, o presidente do Fortaleza Convention Bureau/Visite Ceará, Régis Medeiros, para uma reunião com os presidentes e colaboradores dos 38 sindicatos da FIEC.  O objetivo desta reunião foi apresentar o trabalho que o Convention Bureau pode realizar em parceria com os sindicatos com o intuito de trazer eventos de suas categorias para Fortaleza.   Segundo Régis Medeiros: “Esta é uma grande oportunidade de divulgar o nosso trabalho  e as facilidades que oferecemos para   quem nos procura querendo  captar eventos”.

FORTALEZA CONVENTION BUREAU E ASSOCIADOS PARTICIPARÃO DA COCAL 2015
Encerramento da Cocal : Socorro  (Naja), Rafael (Arx Eventos), Gabrielle (Oficina de Eventos),  Maria Tereza (Ikone Eventos), Marcela (Hotel Praia Centro), Zezo Carvalho (palestrante de Portugal), Marcia (Arx Eventos), Gloria (Prática Eventos), Alisson (Presidente da Cocal ), Celina (FC&VB) Camila (Marina Park) e  Anita (Presidente Cocal 2015)
Fortaleza esteve bem representada no 32° Congresso da COCAL - 2015 - Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina, que acorreu de 5 a 7 de março no Costão do Santinho Resort em Floripa- Santa Catarina e contou com mais de 500 inscritos de 20 países.   O tema do evento foi “Inovação e Criatividade em Eventos” e os participantes  tiveram dois dias de atividades  intensas, com   palestrantes de renome  nacional e internacional, além de  workshop, reuniões, encontros e  mesa redonda.  O público presente era formado de empresas organizadoras de eventos, Conventos Bureaux, agencias de viagens, profissionais da hotelaria, órgãos ligados ao Turismo e entidades como a ICCA, Embratur, Sebrae, dentre outros.  Enfim, todos os presentes tiveram a oportunidade de troca de experiências e networking proporcionado por este evento, realizado pela ABEOC-Brasil,  que terá sua próxima edição  em 2016 no México.


ROTA DO SOL SEMANAL 13/03/2015 - ISSUU