Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

CALEIDOSCÓPIO - DEVER CÍVICO


DEVER CÍVICO
No próximo domingo, 7, os brasileiros de todos os município precisam de ir às urnas para escolher seus prefeitos e vereadores. É um dever cívico que nenhum cidadão habilitado para tal não pode deixar de obedecer, mesmo os “coroas”, como nós, há muito já dispensados. Momento único  para influir decisivamente quais os melhores, mais probos, trabalhadores e capazes de realizar o que é necessário para os municípios e para a população. Portanto, a premissa é que o votante seja honesto para consigo e para com as pessoas que vivem em seu meio. Para não se arrepender depois, o caminho é o voto consciente. Só por amizade, sem que o amigo seja atingido de qualquer forma pela regra da ficha limpa, é um tiro no pé que só ficará sarado após quatro anos. O ideal, bastante difícil, seria que todo o eleitor fosse realmente letrado e consciente do que é imprescindível  para o bem estar de todos. Voto de cabresto, nem pensar. Nem pensar também em se deixar influenciar  pelos profissionais da política, os chamados grandes líderes, carismáticos ou não, de ideologias da direita, do centro ou da esquerda, muitos deles de vida contestada. Os favores que fizeram, quase sempre demagógicos, o fizeram com o nosso dinheiro, com os escorchantes impostos que pagamos. Não são favores e sim obrigação de quem está representando ou administrando. Certamente, estão incluídos no rol grande parte dos chamados “cabos eleitorais”  e  “líderes comunitários”, vivaldinos que fingem trabalhar  pelo povo, por quem precisa e não tem noção de como resolver dificuldades, por mais simples que sejam. São expertos e normalmente financiados por outros  políticos  também vivaldinos. Como apregoava um dito antigo: quem  anda pela cabeça dos outros é piolho. Portanto, olho vivo, e não passar por piolho. Portanto, vamos às urnas  e votar com consciência, sem esta de ser agradecido ou orientado por demagogos e falsos mensageiros.
JULGAMENTO FINAL
Ontem, o Supremo Tribunal Federal, através do Ministro Joaquim Barbosa, Relator, começou a analisar para julgar a parte mais difícil do chamado Mensalão,  processo de mais de quatro mil páginas e que envolve políticos, bancos, deputados e pessoas que giravam em torno do Governo Federal, ainda na década passada. As acusações nesta parte final são sobre o núcleo político da cúpula governista, aparecendo como mais importante o então Ministro José Dirceu. Até agora, ao apreciar as acusações sobre os partidos aliados ao governo entre 2003 e 2004, o STF derrubou a tese de que o dinheiro distribuído era apenas fruto de caixa 2. Não se pode negar que este Mensalão é um processo difícil e dolorido de ser julgado. Tarefa delicada para cada um dos juízes, grande parte deles levados à Corte Maior pelos presidentes do Executivo deste e do anterior mandato, atingidos pelo processo. O que se aguarda, finalmente, é que eles se comportem como magistrados isentos. Nem acusar implacavelmente sem fundamento, tampouco isentar sem o real convencimento do que está nos autos.  O povo brasileiro, afinal, espera um julgamento justo para todos os réus. Depois, é certo, também fará seu julgamento sobre o comportamento de cada um dos ministros.

SÃO FRANCISCO MOVIMENTA O TURISMO RELIGIOSO NO CEARÁ

Basílica de São Francisco das Chagas em Canindé - CE
Desde o mês passado, o turismo religioso no Ceará vem sendo  bastante movimentado em razão da devoção por São Francisco de Assis. E Canindé é o maior local das romarias. Para lá se dirigem milhares de devotos do santo, um dos mais queridos da religião católica, inclusive sendo destaque a tradicional Moto Romaria, organizada e realizada  pela Associação de Motociclistas do Ceará, da qual participaram mais de 60 mil motociclistas. 
Neste  outubro, o maior santuário franciscano da América, o de Canindé,  está  recebendo  milhares de devotos para mais uma festa  do  amado São Francisco das Chagas.  Era tradição que se realizasse de 27 de setembro a 4 de outubro. Mas, em razão do período  de eleições na época, os Franciscanos resolveram adiá-la. Assim,  ficou  para o período 10 a 20 do corrente mês, quando  os fiéis estarão na cidade,  dedicando preces  mais intensamente ao  Pobrezinho de Assis, em momentos de oração e graças fundamentados no evangelho e no tema “São Francisco, alívio na dor e no sofrimento”.
Desde o início do ano as equipes de trabalho do Santuário e Paróquia se preparam para esse importante momento de evangelização. Também,  para garantir a segurança e o bem estar de todos os romeiros que forem a Canindé durante os festejos.
A programação da festa de Canindé, conforme divulgação da paróquia, é a seguinte:
Dia 10 de Outubro, às 4h. Hasteamento das Bandeiras e Celebração Eucarística.Novena. De 11 a 19 de Outubro, às 18h. Local: Praça dos Romeiros. Transmissão, ao vivo, pela Web TV Paz & Bem, através do Site Santuário de Canindé. Procissões com o Painel e a Imagem de São Francisco: – Dia 10 de Outubro, às 18h – Procissão com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica. De 11 a 19 de Outubro, às 17h30 – Procissão com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica em direção a Praça dos Romeiros, retornando após a Novena para a Basílica. Dia 20 de Outubro, após a Missa de Encerramento (16h, na Praça da Gruta, Transmitida pela Rede Vida de Televisão) teremos a Procissão com a Imagem de São Francisco, pelas principais ruas da cidade. Via-sacra: De 11 a 19 de Outubro, às 5h. Local: Av. Francisco Cordeiro Campos, encerrando com a Celebração Eucarística, na Igreja do Cristo Rei (Monte).
Horários de Missas: Basílica / Praça da Gruta – 5h, 7h, 9h, 11h e 16h. Igreja do Monte – 6h; Capela de São Pedro – 10h (de 16 a 19 de Outubro) e Igreja das Dores – 8h, 10h e das 15h (de 17 a 19 de Outubro)
Confissões: De 10 a 20 de Outubro, das 6h às 11h e das 14h às 17h30, no Complexo São Damião, ao lado da Basílica.
EM FORTALEZA – Várias paroquias de Fortaleza organizaram intensa programação em honra de São Francisco.
Os frades capuchinhos da Igreja do Coração de Jesus, no Centro, realizaram cheia programação de 27 até hoje, com missas e novenas todos os dias.
De 24 setembro até hoje,  as comunidade do Pirambu, – Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Fortaleza, estiveram  celebrando a Festa do Santo, que é Padroeiro da Itália.  Todos os dias às 18h30min houve reza do terço e  novena,  terminado com a Santa Missa. Neste ano toda a Província Capuchinha São Francisco da Chagas no Ceará e Piauí celebra o tema “São Francisco: Homem de Fé e testemunho”. Ontem,   data da morte de São Francisco,  aconteceu uma celebração eucarística e trânsito de São Francisco (encenação). Hoje,  às 8 horas – Benção dos animais; às 18 horas – Procissão. Às 19 horas – solene celebração Eucarística em honra a São Francisco. Logo após as celebrações acontece o convívio fraterno, apresentações artísticas e culturais.
A Paróquia São Francisco de Assis, no Conjunto Palmeiras, faz de 23 até hoje a festa de seu padroeiro,  tendo como tema “Pela intercessão de São Francisco, que a Saúde se difunda sobre a Terra”. Todos os dias às 19h houve celebração da Santa Missa.
NOS MUNICÍPIOS – Afora a festa maior de Canindé, vários municípios cearenses também realizaram atos solenes em honra do Santo. 
Em Baixio, no sertão caririense,  começaram no  dia 24 de setembro os atos civis e  religiosos em homenagem ao santo, com o hasteamento da bandeira do padroeiro e  celebração da missa solene. A festa religiosa termina hoje  com procissão pelas principais ruas da cidade e a realização da missa solene. 
Durante 9 dias, de 4 até hoje,  a comunidade católica de Viçosa do Ceará se reúne na sede municipal para participar do festejo alusivo ao Pobrezinho de Assis.  
Também Camocim,  Cruz e outros municípios cearenses realizaram sua festas, com novenas, terço mariano, terço dos homens, celebração Eucarística, cânticos e salmo.

JOGOS DA FELIZIDADE SÃO ATRAÇÕES DA SEMANA


Em comemoração à semana do idoso, A Secretaria do Esporte está realizando com êxito desde ontem e até amanhã, os Jogos da Felizidade. As disputas começarm às 08 horas, com a cerimônia de abertura na Vila Olímpica de Messejana. Toda a programação é voltada na melhoria da qualidade de vida dos idosos atendidos pelo Projeto nas cinco Vilas olímpicas do Ceará.
Os idosos atendidos pelo programa se confraternizam por meio de modalidades como Basquete, Vôlei Adaptado, Futebol Gigante, Corrida de Revezamento e Jogos Sensoriais (dominó e dama) e participaam de  concurso de dança, além de atividades sociais. Durante os três dias, as competições se realizam pela manhã, começando às 08 horas e terminando às 12 horas.
Na programação do encerramento dos Jogos está agendada grande festa de confraternização, incluso um jantar para os atletas participantes. A festa se inicia às 18 e seguirá até as 22 horas. Na oportunidade, os atletas da melhor idade participarão de um concurso de dança. Todas as atividades serão realizadas na Vila Olímpica de Messejana.
FELIZIDADE - Realizados desde 2008, os Jogos da Felizidade consistem em três dias de festejos e atividades esportivas lúdicas e recreativas, proporcionando um momento de lazer e da prática de atividades saudáveis para todos os integrantes. O programa busca recuperar a auto-estima das pessoas da melhor idade, proporcionando um lazer contínuo com atividades recreativas, sócio-esportivas e culturais nas Vilas Olímpicas de Canindezinho, Conjunto Ceará, Messejana e Genibaú e São Benedito, atendendo aproximadamente 800 pessoas.

O ADEUS À DAMA DO 'SELINHO'


Com a comoção de muitas dos fãs, a apresentadora de TV Hebe Camargo, de 83 anos, foi enterrada no último dia 30, por volta das 10h30, no Cemitério Gethsemani, no Morumbi, em São Paulo. Pelo menos 1,5 mil pessoas acompanharam o cortejo e o enterro da artista, segundo a direção do cemitério. Artistas, amigos e autoridades, como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin,  o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deputados e os cantores Roberto Carlos, Jair Rodrigues, Vanderleia, Agnaldo Rayol e Ronnie Von participaram da despedida da apresentadora. Também despediram-se de Hebe os apresentadores de programas de televisão Carlos Massa (Ratinho), Eliana, Sérgio Groisman, Otávio Mesquita e Ana Hickmann, as atrizes Lolita Rodrigues e Bruna Lombardi, e os humoristas Tom Cavalcante e Carlos Alberto de Nóbrega, assim como a ex-jogadora de basquete Hortência.
Além de divulgar nota à imprensa, na qual manifestou "tristeza" com a notícia do falecimento da apresentadora, a presidenta Dilma Rousseff ainda enviou coroa de flores para as últimas homenagens prestadas a Hebe Camargo.
Hebe sábado dia 29, pela manhã, enquanto dormia, em decorrência de uma parada cardíaca, depois de passar os últimos anos lutando contra o câncer. Um veículo do Corpo de Bombeiros transportou o caixão em cortejo aberto pelas principais ruas da capital paulista. O corpo da apresentadora foi velado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. O padre Marcelo Rossi, amigo de Hebe, celebrou missa de corpo presente. 

GAÚCHA É MISS BRASIL E LUTARÁ PARA SER MISS UNIVERSO


Na brilhante noitada de sábado último, com o Centro de Eventos do Ceará recebendo mais de dois mil convidados, a gaúcha Gabriela Markus (foto)  foi consagrada Miss Brasil 2012.
Uma emocionada Adriane Galisteu, ao lado do ator Sérgio Marone,  comandou  a festa da eleição de Miss Brasil 2012.  Na abertura, Adriane prestou significativa homenagem  a Hebe Camargo,  vitoriosa e querida apresentadora de TV que morrera  pela manhã,  em São Paulo. "Ela iluminou todos os palcos com seu talento, sua beleza, e nós dedicamos a ela esta edição do Miss Brasil 2012. E peço a vocês não para fazermos um minuto de silêncio, mas um minuto de aplausos". Uma platéia silenciosa cumpriu a solicitação. 
Em meio  a mais de duas dezenas de mulheres linda e charmosas,  Gabriela, com 1,80m e nascida no município de Teutônia,  mais uma vez defendeu vitoriosamente a beleza, cultura e charme das representantes do Rio Grande do Sul,  confirmando o que fizeram anteriormente 11 jovens conterrâneas,  também  eleitas  Miss Brasil. No dia 19 de dezembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos,  representará o Brasil  no concurso de  Miss Universo 2012. 
A ELEIÇÃO - A eleita na 58ª edição do concurso foi escolhida entre 27 candidatas que venceram as eliminatórias de seus respectivos estados. Durante a final, apresentada por Adriane Galisteu e Sérgio Marone, além de show da cantora Gaby Amarantos, as garotas desfilaram em cinco tipos de trajes: típico, casual, biquíni, maiô e gala e passaram pelo crivo de 11 jurados, além do público através de votação pela internet. Além da beleza, as misses foram avaliadas nos quesitos de simpatia, inteligência e oratória.
A última etapa final  da avaliação  ficou entre a Gabriela Markus e as misses de Minas Gerais; Thiessa Sickert e Miss Rio Grande do Norte, Kelly Fonseca, com a gaúcha ficando com o cetro.
A segunda colocação coube a Kelly Fonseca,  Miss Rio Grande do Norte, seguida pela Miss Minas Gerais, Thiéssia Sickert. O Top 5 foi completado pelas misses São Paulo, Francine Pantaleão, e Distrito Federal, Tamiris Rodrigues. O Top 7 foi completado por Santa Catarina, Manoella Deschamps, e Ceará, Milena Ferrer.

O “PINTO MARTINS” COM HORÁRIOS NORMAIS


O Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE) retomou na última segunda-feira  os horários normais de operações com a finalização das obras de recapeamento asfáltico da pista de pousos e decolagens. Os trabalhos foram concluídos no último sábado  e contemplaram a recuperação de toda a extensão da pista, de 2.545 metros. 
Durante a intervenção, iniciada em outubro de 2011 e dividida em quatro fases, a pista foi interditada no período da manhã. No período de execução, o aeroporto cumpriu rigorosamente as etapas e serviços planejados, mantendo o bom funcionamento da infraestrutura aeroportuária e esclarecendo os usuários sobre os serviços realizados e as restrições operacionais.
O superintendente do Aeroporto, Wellington Santos, disse que  “O recapeamento garante um alto nível de conforto e segurança operacional da pista para os passageiros do Pinto Martins. Além do recapeamento, a Infraero já iniciou a obra de ampliação do terminal de passageiros e planeja outras melhorias significativas para Fortaleza”.
A Infraero investiu R$ 8,6 milhões nas melhorias, que aumentaram a durabilidade e aderência da pista, tornando as operações de pouso e decolagens no aeroporto ainda mais seguras. 

A CEART EM EVENTOS INTERNACIONAIS


Dois eventos internacionais na agenda de atividades da Central de Artesanato do Ceará (Ceart): o Salão de Turismo do Rio de Janeiro – Brite 2012 – Brazil International Tourism Exchange, que aconteceu no últoimo final de semana, nos armazéns 3 e 4 do Píer Mauá, no Rio de Janeiro; e a 15ª Fiaflora Expogarden – Feira Internacional de Negócios de Paisagismo, Jardinagem, Lazer e Floricultura, que acontecerá  a partir de sábado próximo indo até a terça-feira,  no Anhembi, São Paulo.
Nos dois eventos, além de expor e comercializar a produção artesanal das diversas regiões do Ceará, confeccionadas nas diferentes tipologias, a CEART mostra artesãos trabalhando ao vivo, levando ao público um pouco do ensinamento e da arte, que é passada de pai para filho. Esta é uma das missões do Programa Estadual de Desenvolvimento do Artesanato e Economia Solidária.
Durante as feiras, os artesãos José Lourenço e Cícero Caetano, que trabalham com a tipologia Arte Popular, do grupo Mestre Noza (região do Cariri), especialista em Xilogravuras; e Maria do Socorro da Costa, rendeira do município de Aquiraz (praia do Iguape), produzem sua arte ao vivo, no stand da CEART, patrocinado pelo PAB- Programa do Artesanato Brasileiro.

SKAL DE FORTALEZA COMEMORA OS 34 ANOS

Enid Câmara e Edmilson Rodrigues
no tradicional brinde do SKAL 

O Skal Internacional de Fortaleza realiza no dia 5, sexta-feira, a partir do meio-dia, no Salão Iracema do Marina Park Hotel, almoço de confraternização quando comemora seus 34 anos de criação em Fortaleza (dia 2 de setembro), o Dia Mundial do Turismo, que aconteceu no dia 27 de setembro, e o Dia do Turismólogo, que recaia na mesma data. Serão festejados ainda os aniversariantes do trimestre (agosto/setembro/outubro). Aproveitando a oportunidade, a presidente Enid Câmara de Fortaleza quer promover uma maior interação dos dirigentes do Skal/Fortaleza com todos os membros do “trade” do turismo, instituições oficiais e tradicionais parceiros que têm participado das ações desenvolvidas pelo Skal.
Fundado em 02 de setembro de 1978, hoje o Skal Internacional de Fortaleza chegou aos 34 anos de atividades ininterruptas no Ceará e em toda sua história já fizeram partes de seus quadros mais de uma centena de profissionais da área de turismo. O Skal Internacional de Fortaleza foi fundado pelo jornalista Stênio Azevedo, seu primeiro presidente. 
Como afirmou a atual presidente, Enid Câmara, “o SKAL é uma organização mundial que reúne os executivos do turismo nos mais variados segmentos - operadores e agentes, hotelaria, companhias aéreas, locadoras, promotores e organizadores de eventos, organismos oficiais e imprensa -, e está presente em todas as ramificações da indústria do turismo, sendo formado pelos dirigentes e executivos do turismo mundial. 
Conta neste momento com mais de 25 mil membros filiados em 500 clubes, em aproximadamente 85 países, é completamente apolítico e não discrimina sexo, idade, raça, religião, ideais políticos ou classe social.
Hoje, o Skal ultrapassa fronteiras mundiais na realização de grandes eventos do “trade” turístico, que divulgam e apresentam as potencialidades turísticas dos destinos mundiais, promovendo negócios e parcerias entre os seus associados. 

O CEARÁ NA BRITE


O turismo do Ceará esteve representado na Brite 2012 (Brazil International Tourism Exchange), que se realizou do dia 28 ao domingo, 30, no Rio de Janeiro, feira que contou com a participação de  cerca de 50 mil profissionais do setor turístico
Num stand de 30 m² com ambientação que remetia  às praias, às diversas regiões e ao Centro de Eventos do Ceará (CEC),  Acquario, e aos aeroportos turísticos de Aracati – já inaugurado – e de Jericoacoara, este último em construção, a promoção do Estado recebeu a visita e os aplausos de empresários e um sem número de pessoas outros
O formato do evento foi de bolsa de negócios e, segundo se avalia,  movimentou cerca de  R$ 800 milhões em comercializações. Ao todo,  150 expositores de destinos e serviços turísticos, ocuparam uma área de 10 mil m² do revitalizado Píer Mauá, vizinho ao porto, região central da cidade. 

DENTRO DO CRONOGRAMA OS ESTÁDIOS DAS COPAS

Arena Castelão já atingiu 90%

Dos 12 estádios que serão sede dos jogos da Copa de 2014, apenas quatro ultrapassaram a marca de 70% de execução das obras, de acordo com dados divulgados pelas construtoras. São eles: o Castelão (87%), em Fortaleza (CE), Mineirão (78%), em Belo Horizonte (MG), Nacional, em Brasília (72%), e a Fonte Nova (70%), em Salvador (BA). De acordo com o Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), os que se encontram mais atrasados são a Arena da Amazônia (45%), em Manaus (AM); e a Arena das Dunas (30%), em Natal (RN).
Três estádios têm custos estimados acima de R$ 800 milhões, segundo os orçamentos divulgados pelas secretarias da Copa e pelos consórcios construtores. São eles o Maracanã (R$ 859,9 milhões), a Arena Corinthians (R$ 820 milhões) e o Nacional de Brasília (R$ 812,2 milhões). Esse último deverá ter o custo aumentado em R$ 173,9 milhões com as obras de cobertura. Os estádios Beira-Rio (R$ 330,00 milhões), no Rio Grande do Sul, e a Arena da Baixada (R$ 183 milhões), no Paraná, são os de menor custo estimado. “Mas também são os de menor intervenção”, explica o presidente do Sinaenco, João Alberto Viol.
O retorno desses investimentos não virão apenas de jogos de futebol. “O conceito de arena multiuso está sendo aplicado em todos os projetos”, disse Viol. Entre os tipos de eventos que poderão agregar receita aos estádios estão shows musicais, feiras, campeonatos de atletismo e congressos.
Se as obras seguirem o caderno de encargos da Fifa, que estabelece os chamados requisitos de hospitalidade, o publico terá muito conforto para assistir aos jogos. Outra preocupação da Fifa está relacionada à questão da sustentabilidade e ao Programa Green Goal – ou meta verde –, que busca soluções ecológicas como o aproveitamento da água da chuva para abastecimento e da energia solar.
Segundo Alberto Viol., a previsão é que haja o plantio de árvores e pisos permeáveis nas áreas de estacionamento. “Até o momento, já iniciaram os procedimentos para obter o certificado Leed, ou selo verde de empreendimentos, as cidades de Brasília, Cuiabá, Belo Horizonte, Manaus, Natal, Fortaleza, Salvador e do Recife”.

FESTA BAIANA TRADICIONAL NO DIA MUNDIAL DO TURISMO

Carlos Casaes e Felipe Gonzales
Mais uma vez, alcançou pleno êxito a concorrida “Noite de Gala do Turismo Brasileiro, festa “black-tie” realizada na data consagrada ao turismo, 27 de setembro, no Gran Hotel Stella Maris. em Salvador. Como vem acontecendo há 34 anos, o jornalista baiano e a sua Gazeta de Turismo realizam a brilhante noitada, já incluída no calendário de eventos da Bahiatursa, reunindo em  franca confraternização  autoridades, empresários, sociedade baiana e jornalistas de quase todos os estados do País. 
Durante a solenidade,  a desembargadora Gardênia Duarte, amiga de Carlos Casaes  e da imprensa  baiana de turismo, premiou os presentes com sua voz bem postada e privilegiada, cantando várias e consagradas canções nacionais e internacionais. 
TROFÉU - O Catavento de Prata, como sempre ocorre,  após minuciosa escolha de representantes de todos os segmentos do turismo nacional,criado em 1978, é tradicionalmente entregue na Noite de Gala e premia categorias do segmento turístico e personalidades. Na noite de 27 passado, foram entregues diplomas para os selecionados pelo júri como os “Melhores do Turismo Brasileiro 2012”,  com destaque para os ganhadores do CATAVENTO DE PRATA. Foram os seguintes os premiados:
HOTÉIS 3 Estrelas: Hotel Riomar (Macapá), LORD Hotel Manaus e Hotel NOVO MUNDO (Rio - CATAVENTO). 4 Estrelas: Hotel MATIZ (Salvador), Hotel PESTANA (Rio) e Hotel CATUSSABA (Salvador - CATAVENTO). 5 Estrelas: SEARA PRAIA Hotel (Fortaleza), Hotel MUSSULO Resort (Conde - Paraíba) e COPACABANA PÁLACE (Rio - CATAVENTO)
AGÊNCIAS DE VIAGENS: Abreutur (Rio), Carlson Wagonlit (São Paulo) e C.V.C. (São Paulo - CATAVENTO)
TRANSPORTADORAS AÉREAS NACIONAIS: Tam, Avianca e AZUL (CATAVENTO)
TRANSPORTADORAS AÉREAS ESTRANGEIRAS: Tap (Portugal),Air France (França) e LAN (Lacan - CATAVENTO)
ÓRGÃOS OFICIAIS DE TURISMO: Secretaria de Turismo de Pernambuco, Baiatursa  e Secretaria de Turismo do Ceará (CATAVENTO)
PERSONALIDADES: Carlos Alberto Amorim (Kaká - ex-presidente nacional da abav), Waldir Walendowski (Presidente da Santur) e Domingos Leonelli (Secretário de Turismo da Bahia e Presidente da Bahiatursa - CATAVENTO)
AGÊNCIAS BAIANAS: Percurso Turismo, Bahia Travel e Mavir (CATAVENTO)
HOMENAGENS ESPECIAIS -   Deferência especial foi concedida a Foz de Iguaçu, representada pelo secretário de Turismo Felipe Gonzales; Hotel da Bahia, representado por Paulo Gaudenzi; Associação Comercial da Bahia, representada por Marcos Fonseca; Entur, representada  por Sérgio Gordilho; Locadora  Artur e Salvador Bus, representados por Gilson Benzotti

JORNALISTAS EUROPEUS EM BRASÍLIA


Em ação inédita realizada pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), nove jornalistas europeus desembarcaram em Brasília para participar de um Press Trip na cidade. A iniciativa visa a ampliar a divulgação da Capital Federal na imprensa da Itália, Espanha e Portugal para incentivar a visitação e permanência deste público no destino. 
Os jornalistas representam os periódicos AD Architectural Digest, Expreso, Diario De Viajes Y Turismo, Minube Il Giornale, Rolling Stone Itália e Quotidiano Travel. Os veículos abrangem áreas como turismo especializado, arquitetura e cultura em geral. 
Para atender as especificações de cada publicação, a programação preparada para o grupo inclui os monumentos, história, arte e a política nacional. Com foco na Copa do Mundo de 2014, os europeus serão levados para conhecer a estrutura do Estádio Nacional de Brasília Mané Garricha e fotografar a mascote do Mundial, que está de passagem pela Esplanada dos Ministérios. A gastronomia local também terá destaque no roteiro. 
Dados do Ministério do Turismo revelam que a Europa é o continente que mais envia turistas para a Capital Federal. Em 2011, foram 31.336 desembarques oriundos de países europeus, contra 22.293 registrados em 2010. Os dados são reflexos dos voos internacionais criados desde 2008 que levam e trazem visitantes de sete cidades diferentes em seis países distintos dessa região. O público predominante é originado da Itália, Portugal e Espanha. 

TORNEIO DE GOLFE CEARÁ-BRASÍLIA


Sábado e domingo próximos, acontecerá no Aquiraz Riviera o 3° Torneio Ceará-Brasília,  competição que este ano terá a participação de 18 jogadores de Brasília e será disputada na modalidade match play, na qual a equipe deve acertar o maior número de buracos. Em 2012, já foram realizadas mais de 20 competições e estão previstos ainda mais 10 torneios até o final do ano, destacando-se o 5° Campeonato Brasileiro de Duplas, que acontece em novembro. 
O torneio, uma realização do Clube de Golfe Aquiraz Riviera e do Clube Golfe de Brasília. será disputado na categoria masculina ou mista com handicap (classificação por número de tacadas). Amanhã,
os jogadores reconhecerão o campo e no dia seguinte a competição se iniciará às 7h30, na modalidade match play duplas em 18 buracos. Já no domingo (7), o jogo continua na modalidade individual, com pontuação em mais 18 buracos, finalizando às 15h com a cerimônia de premiação e encerramento.

R$ 2 BI PARA APOIAR A QUALIFICAÇÃO DOS HOTÉIS


O BNDES dobrou a dotação orçamentária do programa de financiamento destinado à reforma, ampliação e modernização dos hotéis brasileiros. O  ProCopa Turismo, linha de crédito articulada pelo Ministério do Turismo junto à instituição financeira federal, passou de R$ 1 bilhão para R$ 2 bilhões, devido à alta procura pelos recursos. O objetivo é apoiar a qualificação da rede hoteleira nacional, que se prepara para atender à demanda turística gerada pela Copa do Mundo da FIFA 2014. Além de duplicar o valor disponível no programa de financiamento, o prazo limite para apresentar projetos junto ao banco também foi ampliado até 30 de junho de 2013.
De acordo com o banco, a carteira de pedidos de financiamento ao BNDES ProCopa Turismo já superou o valor de R$ 1 bilhão inicialmente disponibilizado. Até o momento, há R$ 347 milhões em operações aprovadas, totalizando onze projetos. Os demais R$ 680,1 milhões são de projetos em fase de análise ou consulta – destes, 62,7% são pleitos para a construção de novos hoteis.
O programa oferece prazos e juros diferenciados para estabelecimentos que adotarem critérios de sustentabilidade, como a certificação de eficiência energética nível “A” do PROCEL Edifica ou a certificação no Sistema de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem. Mais informações aqui.

15ª FIAFLORA EXPOGARDEN


A partir do próximo sábado e até terça-feira, 9, empresários, profissionais e compradores de produtos para o paisagismo, jardinagem, lazer e floricultura estarão reunidos na 15ª Fiaflora ExpoGarden – Feira Internacional de Paisagismo, Jardinagem, Lazer e Floricultura, a maior e mais importante feira de negócios do setor na América Latina, que será realizado no Pavilhão Oeste do Anhembi. 
A feira apresentará as principais novidades, lançamentos e tendências em produtos, materiais, serviços e equipamentos para o segmento. Serão mais de 200 expositores nacionais e internacionais, divididos em nova setorização. 
O evento terá, ainda, mais quatro integrantes: o 15ª Congresso Brasileiro de Paisagismo, a 15ª Mostra Paisagismo, o Espaço Design Floral e o Fórum Nacional de Oportunidades Comerciais.

ESTÁ GANHANDO FORMA O SISTEMA DE METRÔ


Felizmente, os fatos estão acontecendo. Após muitos anos de espera o fortalezense pode começar a dizer que tem um metrô em funcionamento, embora ainda que apenas em parte. Na última sexta-feira, 28, foi entregue ao público a 2ª etapa da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que liga a Estação Parangaba à Estação Benfica, a primeira parada da área central da Capital, na 
Com a inauguração, a Linha Sul alcança 20 quilômetros, os quais serão percorridos em 33 minutos.
Assim como na inauguração da I etapa, no mês de junho passado, a recém inaugurada passará também pela operação assistida. Ela consiste em testes operacionais com passageiros realizados de segunda-feira a sexta-feira, entre as 8 horas e 12 horas. Nesse período, a cada 20 minutos é feita uma viagem de teste, transportando, gratuitamente, até 890 pessoas por vez, dependendo da composição de trens que estiver sendo usada (variando de três a seis carros, respectivamente). 
No ato da inauguração da nova fase, o  governador Cid Gomes assegurou que ainda neste ano a III Etapa do Metrô de Fortaleza, que liga a Estação Benfica a Estação Central Chico da Silva, no Centro de Fortaleza, será inaugurada. Em 2013, o Governo do Estado colocará o Metrô de Fortaleza em operação comercial. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena entre todos os modais de transporte, que tem via de 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.
O secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, destacou que a Estação Benfica é a primeira estação subterrânea das regiões Norte, Nordeste e Sul do País. Ao todo, a Linha Sul contempla 20 estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Juscelino Kubitschek; Couto Fernandes, Porangabussu; Padre Cícero; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); e Central – Chico da Silva. Em sua totalidade, o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, estão investindo cerca de R$ 1,8 bilhão.
VLT PARANGABA-MUCURIPE E LINHA LESTE - No ato da inauguração, em discurso  o Governador Cid Gomes se comprometeu em garantir ainda mais investimentos para o setor de mobilidade, através do projeto do Ramal VLT Parangaba-Mucuripe, que atravessará 22 bairros para transortar transportar diariamente cerca de 100 mil fortalezenses. O projeto prevê, dentre outras, a construção de três tipologias de estação, sendo uma elevada (Parangaba), a do Papicu (que fará a integração com a Linha Leste do Metrô e o terminal) e outro tipo de padronização para as outras seis estações: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe
Segundo o Chefe do Governo,  o Estado tem  projeto de construir a Linha Leste do Metrô. Orçada em cerca de R$ 3,5 bilhões, sendo R$ 2 bilhões assegurados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Mobilidade), a linha terá 12 estações, sendo 11 subterrâneas e uma em superfície, com traçado de 12,4 quilômetros de extensão. A obra deve ser iniciada em junho de 2013, quando os primeiras tuneladoras chegam ao Ceará. Esses equipamentos também chamados de “shield”, trabalham apenas no subterrâneo, causando o menor impacto.  A obra fará a ligação entre o Centro de Fortaleza, partindo da estação Chico da Silva, até o Fórum Clovis Bevilaqua, no bairro Edson Queiroz. Quando pronta, serão cerca de 400 mil pessoas sendo transportadas diariamente. 

AREIA NA PARAÍBA É HISTÓRIA E CULTURA


A Paraíba é um estado cheio de atrações históricas, culturais e de lazer. Ótimo destino para se visitar em qualquer época do ano, ela guarda um fato marcante: o pequeno município de Areia, a 120 km da capital João Pessoal, foi um dos primeiros lugares do Brasil a dar fim à escravidão. Antes, o município de  Redenção, no Ceará, em janeiro de 1883, já iniciara a abolição de escravos no País, libertando 116 escravos, incentivado pela Sociedade Redentora Acarapense Em 3 de maio de 1888, dez dias antes da sanção da Lei Áurea,  o município de Areia  viu o último escravo ser libertado – reflexo do movimento abolicionista que avançava por todo o país. 
Eleita Patrimônio Histórico Nacional, em 2005, pelo IPHAN, Areia foi palco também de capítulos importantes de nossa história no século XIX, como a Revolução Pernambucana e a Confederação do Equador.
TERRA DE PEDRO AMÉRICO -  A cidade é dos mais interessantes destinos turísticos do Estado,  principalmente para os interessados em cultura: lá foi inaugurado o primeiro teatro da Paraíba. É também a cidade natal do pintor, romancista e poeta Pedro Américo, autor do famoso quadro que simboliza a Proclamação da Independência, “O Grito do Ipiranga”. Areia, por sinal, é só homenagens a Pedro Américo. A antiga casa do pintor se tornou hoje a Casa Museu Pedro Américo, que abriga objetos do artista. Ela é dirigida pela prefeitura do município e fica na Rua Pedro Américo.
Entre outras atrações, o município conta a riqueza dos antigos engenhos, que pode ser testemunhada no Museu da Rapadura e na Casa do Senhor de Engenho. O visitante encontra aguardente-de-cana, mel e rapadura artesanais, tudo em um ambiente que relembra a história brasileira. Não perca a dica: o roteiro turístico –Civilização do Açúcar  Caminhos dos Engenhos (PB) não pode ficar de fora.

TERÇA-FEIRA O LANÇAMENTO DO FESTURIS


Cerca de 500 convidados, entre representantes do mercado turístico, imprensa e autoridades, são aguardados na noite da próxima terça-feira (9 de outubro), para o lançamento do 24º Festival do Turismo de Gramado. A solenidade será a partir das 19 horas, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. Os diretores do evento, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, apresentarão aos participantes os principais objetivos do Festuris, assim como novidades preparadas para esta edição. Em seguida, serão sorteados 30 prêmios, divididos entre trade e agentes de viagem, 
A FEIRA - Consolidada entre as mais importantes feiras de negócios para o mercado business to business, o Festuris deve reunir 14 mil profissionais de toda a América do Sul, entre empresários, delegações oficiais e profissionais com poder de decisão de mais de 40 países. A previsão é de ultrapassar 360 expositores e 2 mil marcas.Nesta edição, as atenções estarão voltadas para o lançamento de dois salões: de acessibilidade e de enoturismo.

COMPRAS SÃO ATRAÇÃO EM PORTUGAL


Na busca de melhores preços e marcas renomadas, os brasileiros estão cada vez mais visitando Portugal, devido a sua oferta de centros de compras. O grande destaque do país é o outlet Freeport (Avenida Euro 2004, 2890-154), no qual é possível encontrar as melhores marcas com descontos de até 80% em todos os dias do ano. 
O outlet fica em Alcochete a trinta minutos de Lisboa, e possui área de 75 mil m², sendo considerado o maior da Europa. Desde sua inauguração, em 2004, o centro de compras vem atraindo pessoas de todo o mundo, principalmente do Brasil, que lidera o ranking de países fora da União Europeia que fazem compras no Freeport. Os turistas brasileiros costumam visitar o centro entre maio e novembro. 
Pensando na comodidade dos turistas, o Freeport oferece transporte entre o centro de Lisboa e o paraíso das compras com custo de € 10. O trajeto, em ônibus moderno e confortável, inclui a travessia da maior ponte da Europa com uma vista deslumbrante sobre o rio Tejo. 
Em Lisboa, o destaque é para os bairros do Chiado e a Baixa Pombalina, que possuem uma alta concentração de lojas. A rua Garrett, localizada no Chiado, é famosa pelas lojas de roupas de grife, enquanto a rua Augusta, na Baixa, oferece uma variedade de lojas de souvenires. Já o Bairro Alto destaca-se pelas lojas de música e vestuário alternativo e a Alfama por suas lojas de artesanatos. 
Também é possível fazer compras em centros comerciais e shoppings centers. A cidade possui uma ampla oferta de opções como Colombo (Centro Colombo, Av. Lusíada 1500-392 Lisboa), Vasco da Gama(Av.D.JoãoII,Lote1.05.021990-094-Lisboa), Amoreiras (Av. Duarte Pacheco, 2037 | 1070-103 Lisboa) e El Corte Inglés. Além de diversas lojas, nessas áreas é possível encontrar diversas opções de entretenimento como restaurantes, salas de cinema e mini-parque de diversões. 

EM ALAGOAS A 1ª REUNIÃO DE 2012 DO CONSELHO DA ABRAJET


Após participar do Congresso Nacional da Abrajet, realizado de 20 a 22 últimos, em Imbituba, Santa Catarina, o jornalista Flávio Gomes de Barros endereçou correspondência ao presidente Hélcio Estrela, nos seguintes termos:
“Caro Hélcio,
Cumprimento-o, em nome dos que fazem a Abrajet/AL, pelo XXIX Congresso Nacional dos Jornalistas de Turismo.Sei das dificuldades e, até por isso, os méritos são ainda maiores.À propósito, transmito-lhe também o reconhecimento a tudo o que você tem feito pela nossa entidade. Os fatos falam por si e os números não mentem.Não almejo cargos nem qualquer outro tipo de vantagem pessoal, mas tenho dito, e repito, que farei tudo o que estiver ao meu alcance para que a Abrajet jamais volte aos tempos nebulosos de incertezas, subterfúrgios e desorganização. Do mesmo modo, no que depender de mim nossa entidade nunca mais servirá de instrumento para o culto à vaidade e aos interesses pessoais.Sucesso pra você e todos os que compõem o novo quadro diretivo.
Aproveito para informar que, de acordo com decisão do Conselho, em Imbituba, já agendei com o Maceió Convention & Visitors Bureaua reunião do Conselho, em Maceió, para o período de 21 a 24 de março de 2013, incluindo ações técnicas e atividades de lazer.Preciso apenas da sua confirmação, para definir outras providências.Abraços, Flávio Gomes de Barros – Presidente da Abrajet/Alagoas”.

ROTA DO SOL SEMANAL 04/10/2012 - ISSUU