Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

CALEIDOSCÓPIO - REVELAÇÕES E NUANCES DA RIO 2016

REVELAÇÕES E NUANCES DA RIO 2016
A Olimpíada do Brasil está aí marchando com toda sua pujança. Vista inicialmente de soslaio por muita gente de coturno considerável, a monumental temporada esportiva vem demonstrando que o brasileiro é alegre, criativo e tem capacidade para vencer obstáculos. Até agora a programação é cumprida dentro da normalidade, com os mesmos ritos de grandiosidade das outras ocorridos nesta chamada Era Moderna, iniciada na Grécia, começou em abril de 1896. No linguajar do cearense das antigas, a solenidade de abertura, na noite da última sexta-feira, foi paidégua. O mundo se surpreendeu diante de espetáculo tão maravilhoso, ficando mesmo surpreso com tanta imaginação. A festa acontecida num Maracanã apinhado de gente, assistida por milhões de pessoas no mundo inteiro, foi o início da quebra das barreiras da desconfiança. Usando de menos recursos em relação a países que tiveram a honra de promover Olimpíada, exemplo da China e da Inglaterra, mostramos criatividade e capacidade. Num jogo de imagens e técnica apurada que impressionou e surpreendeu os milhões de expectadores, foi mostrada toda pujança da terra brasileira, a partir de suas origens, passando pelo Descobrimento até chegar na era moderna. Show de técnica e de apurado trabalho artístico e bem treinado elenco, ao som consagrado de Ary Barroso, Jorge Ben Jor, Tom Jobim, Zeca Pagodinho, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Anitta. Emoções e mais emoções no desfile das 206 delegações dos países participantes, algumas até desconhecidos da grande maioria dos presentes. Aplausos de reconhecimento aos atletas na condução final da Tocha Olímpica:  o campeão tenista Gustavo Kuerten,  Hortência, medalha de ouro olímpica no basquete feminino, e de um verdadeiro representante do espírito olímpico,   maratonista Vanderlei Cordeiro, que foi o indicado para acender a Pira Olímpica, marcando o início da Rio 2006. Já temos uma semana de competições e até agora não há registros maiores que empanem atual momento que faz o Brasil centro do mundo esportivo. Senões, vaias, protestos legítimos talvez fora de hora, “memes”, piadas de mau gosto, desabafo do pessoal do contra, nada até o momento modifica que as competições se realizem dentro de um clima de manifestações cordiais. Quanto à participação dos nossos representantes, nas variadas formas de enfrentamentos, nada que desonre os atletas. Perder e ganhar faz parte do jogo.  Os até agora maiores ganhadores de medalhas – Estados Unidos, China, Japão, Australia e Hujnria e Rússia, são mesmo favoritos. Há anos investem maciço em crianças, jovens e adultos, preparando-os para as competições olímpicas e para a vida de atleta vitorioso. Já tivemos êxito, com evolução em muitas modalidades. Se até agora houve decepções, como no caso do futebol masculino (na 4ª feira ganhou), ainda não estamos perdidos. Pelo contrário, há justificadas esperanças. Nunca é demais aguardar que até o final da Olimpíada o Brasil suba algumas vez ao pódio, quem sabe até com algumas medalhistas de ouro. 

FESTIVAL DE TEATRO DE GUARAMIRANGA - NOS PALCOS DO MACIÇO, A CENA TEATRAL DO NORDESTE

No início de setembro, a cena teatral do Ceará e estados vizinhos se encontrará em Guaramiranga, aprazível cidade do Maciço de Baturité, onde anualmente acontece o Festival Nordestino de Teatro. Este ano, de 03 a 10/09, FNT chega à 23ª edição, com uma valiosa programação que abrange apresentações de espetáculos, debates, oficinas, cortejos entre outras atividades.
MOSTRA NORDESTE - Carro-chefe do FNT, a Mostra Nordeste recebeu este ano 83 espetáculos inscritos por 73 grupos dos nove estados da Região. Desse total, os curadores selecionaram 12, dos quais, três como suplentes. Na Mostra, estarão os seguintes espetáculos (em ordem alfabética): A Casa - Blitz Intervenções (CE); Caetana - Duas Companhias (PE); Exercício sobre Medeia - Coletivo Piauhy Estúdio das Artes (PI); Interior - Grupo Bagaceira de Teatro (CE); Nada como quando começou - No barraco da Constância tem! (CE); O segredo da Arca de Trancoso - Grupo Vilavox (BA); Para uma avenca partindo - Teatro do Redentor (MA); Senhora dos restos - Cia. Dicuri (SE); Todo camburão tem um pouco de navio negreiro - Associação Artística Nóis de Teatro (CE). Não haverá competição, mas o melhor espetáculo eleito pelo público ganhará o Troféu Beija-Flor.
MAIS ESPETÁCULOS DO FNT - Ao longo de toda a semana os mais diversos gêneros teatrais marcam a programação do FNT. Além da Mostra Nordeste, espetáculos voltados para públicos de todas as idades integram as mostras Palco Ceará, FNT para Crianças, Mostra Nordeste Universitária, Ceará Convida e Palco Giratório / Sesc, que leva este ano a Guaramiranga o espetáculo Adaptação, da companhia Teatro de Açúcar, de Brasília.
OS ESPETÁCULOS  -São estes os espetáculos oferecidos ao público: 
A Casa - Adaptação da obra literária homônima da escritora cearense Natércia Campos. Caetana - Um espetáculo de Moncho Rodriguez com Lívia Falcão e Fabiana Pirro, da pernambucana Duas Companhias. Exercício sobre Medeia - A tragédia de Eurípedes volta à cena do FNT, dessa vez com o Coletivo Piauhy Estúdio das Artes. Interior - Um espetáculo irreverente e ao mesmo tempo singelo. Cheio de afeto, que nem o bolo das avós. Nada como quando começou - Trabalho do grupo No barraco da Constância tem! (CE), resultante de um projeto de investigação dramatúrgica realizado em 2014 no Laboratório de Pesquisa Teatral do Porto Iracema das Artes. O Segredo da Arca de Trancoso - O grupo baiano Vilavox apresenta este espetáculo de rua inspirado nos contos orais do Nordeste. Para uma avenca partindo - O texto de Caio Fernando Abreu ganhou esta adaptação de Josué Redentor, que divide o palco com o pianista Evgeny Itskovich. Senhora dos restos - A peça da Dicuri Produções é um monólogo encenado pela atriz Isabel Santos, um dos mais importantes nomes da cena teatral sergipana. Todo camburão tem um pouco de navio negreiro - O espetáculo do cearense Nóis de Teatro foi vencedor do Prêmio Funarte de Arte Negra. 
No Palco Giratório/SESC - Adaptação - O espetáculo conta a história de personagens num momento de adaptação como meio de sobrevivência 
Com toda a programação gratuita, o 23° FNT é apresentado pela Coelce, tem o patrocínio da CAIXA, apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura, e o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, via Secretaria da Cultura e Turismo. A realização é da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga

TURISMO: BRASIL AINDA POUCO COMPETITIVO

Voltamos a comentar assuntos turísticos, depois de uma grande pausa (recuperação de cirurgia na capital paulista), sempre relembrando, amigo-leitor, a razão de o nosso país não ser ainda competitivo, se considerarmos sua ínfima participação no – digamos – bolo do Turismo Internacional. Menos de 1% é insignificante mesmo.   
Vamos lá! Alguns entraves emperram seu desenvolvimento sustentável e solidário, a saber: problemas na infraestrutura de suporte ao turismo, a violência (cada vez mais aumentando nos grandes centros urbanos), a escassez de mão de obra qualificada, em muitos dos equipamentos (hotéis, restaurantes, bares, ambientes de entretenimento etc.). Acrescente-se a mudança constante de ministros do turismo, a escassez de recursos financeiros e poucos investimentos,  nesse segmento econômico, que, apelidado outrora a “indústria sem chaminés”.
O pior, minha gente, é que os senões não podem, nem devem suplantar todas as riquezas naturais, artificiais e culturais de um imenso Brasil, (geograficamente falando), em que cada Região possui características étnicas e culturas diversificadas.
Para nós, brasileiros, deve ser motivo de orgulho constatar ser o Brasil destacado, também, no universo turístico, como o país de maior número de lugares, considerados patrimônios da humanidade; da quantidade de áreas protegidas, embora o desmatamento seja descomunal, na Amazônia e em outras regiões, o que depõe contra o meio ambiente, com a poluição destruindo, em nome do progresso, nossas matas, nossos recursos hídricos, nossa fauna e tantas coisas que a mãe-natureza ainda nos proporciona.
É horrível, gente, perceber o nosso “Gigante pela própria natureza” - como diz um verso do Hino Nacional brasileiro – ficar atrás - diante de outras nações, em termos de Turismo, por falta de visão de alguns governantes das esferas estadual, municipal e federal e de alguns empresários do ramo, que não estão nem aí, para o que vem sendo feito à base do amadorismo.
Bem! Um absurdo a indicação de um ministro e isso acontece, frequentemente, mormente quando serviu de cabo eleitoral ou, então perdeu as eleições, para ocupar postos, nas esferas, acima mencionadas, parecendo brincadeira e uma demonstração patente de que Turismo é coisa de desocupados e que não rende dividendos à Nação brasileira.
Agora, caro leitor, preste atenção, por favor: longe de nós a tolice de afirmar que, no Brasil, não se investe, na infraestrutura do turismo, na divulgação do seu potencial e em mão de obra qualificada em todos os seus segmentos. Há investimentos, sim, senhor, porém ainda escassos. 
No momento, o Brasil é mostrado para mais de 200 países, mediante a realização dos Jogos Olímpicos – Rio 2016 (31ª edição). Ressalte-se ter sido um espetáculo a abertura, inclusive elogiado pelos meios de comunicação de países não participantes da Olimpíada. Mas, não podemos negar serem as verbas, para divulgação dos atrativos turísticos, da diversificada cultura regional e de promoções, interna e externamente, diminutas, se comparadas às de outras nações, inferiores à nossa, em belezas naturais, com mares de águas tépidas, as cataratas de Iguaçu, flora e fauna abundantes, ricos patrimônios históricos, variegadas peças artesanais, gastronomia, povo hospitaleiro e criativo, além de festivo etc. 
Parece-nos que pouco adianta ao Brasil ser considerado, dentre os países que exploram atividades turísticas, aquele que impacta mais de 60 segmentos econômicos, o de maior riqueza natural e fauna mais rica do mundo, se não é competitivo, na “Indústria do Turismo”, ainda ocupando um lugar não satisfatório no “ranking” geral, do Turismo Mundial.
Antonio José de Oliveira
Presidente da Abrajet-Ceará

EXEMPLOS QUE DEVEM SER CULTUADOS

A história do turismo no Brasil registra alguns aspectos tanto curiosos como interessantes. Sobretudo porque revela que, como em todas as atividades, existem ícones que se projetam na qualidade de indutores dos avanços e das conquistas. Sobretudo, diante da assertiva de que o turismo no país custou a encontrar os seus caminhos. Embora ainda esteja muito distante de atingir um nível de desenvolvimento, pelo menos, compatível com o seu potencial.
Um desses expoentes fez escola e, ainda hoje, é considerado como a grande referência, quando se analisa os meandros dessa tão importante atividade econômica. Refiro-me a PAULO GAUDENZI. Impulsionado pela sua condição de Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Salvador e na qualidade de Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia, foi conquistado pela atividade pública, na qual exerceu funções na Coordenadoria de Fomento ao Turismo da, então, SIC/Ba, em 1973, na função de Coordenador. O seu desempenho foi de tal sorte eficiente que, em 1979,  assumiu a presidência BAHIATURSA.
Para que se possa avaliar o quanto emprestou sua contribuição para que a atividade se afirmasse, não somente na Bahia mas expandida por todo o país, Paulo exerceu a presidência daquela empresa pública por 5 gestões e durante 18 anos. Criada, porém, a Secretaria de Cultura e Turismo, foi elevado a condição de Secretário, como reconhecimento ao seu excepcional desempenho. Foram 12 anos na Secretaria, desde 1995 e até 2006. Simultaneamente aquelas funções, ocupou a Diretoria e, depois, a presidência da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste - CTI/NE, além de Presidente do Centro de Convenções da Bahia SA e Presidente da Empreendimentos Turísticos da Bahia SA.
Durante todo esse percurso, teve a oportunidade de executar três planos de turismo do Estado e iniciado o quarto plano,  participando de três deles como Coordenador e Orientador. Foram: Plano de Turismo do Recôncavo, Plano de Interiorização do Turismo-Caminhos da Bahia, Plano de Desenvolvimento de Turismo da Bahia, com ênfase na infraestrutura, e Turismo no Século XXI. Em todo esse contexto, o que se depreende facilmente é o seu esforço para que o turismo fosse reconhecido  definitivamente como importante atividade econômica. A conscientização sobretudo dos gestores no Poder Público. Fruto desse desempenho foi o posicionamento da Bahia entre os principais produtos do turismo Brasileiro.
Não é nenhuma demasia assegurar que a Bahiatursa tornou-se, então, uma importante e decisiva referência nacional na atividade e na promoção do turismo. Fomos testemunhas, durante todo esse percurso, de que, sob a sua égide, o órgão de turismo do Estado da Bahia se constituiu em autêntico catalizador do despertar de inúmeras outras unidades da Federação, que buscaram em sua acolhida a oportunidade de formar também as suas lideranças. Sem a menor dúvida, uma escola  afirmada por sua atuação e pelo desempenho de todos os seus colaboradores.
Desde então, Paulo Gaudenzi nunca mais se dissociou do turismo. Hoje, reconhecido como a grande autoridade do setor, está emprestando a sua colaboração na GJP de Hotéis, através do Sheraton da Bahia, empresa hoteleira do também "monstro sagrado" do turismo brasileiro Guilherme Paulus. Ao lado dessa condição, ocupa a Vice-Presidência da ABIH/Bahia e a Presidência do Salvador Destination, enquanto, a  nível nacional, é membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.
Como exposto até aqui, vê-se que a Bahia, sob a sua  liderança,  constituiu-se em um modelo para todos os demais Estados, tanto em planejamento quanto em promoção e propaganda. Como entendo que os grandes exemplos devem ser sempre exaltados e perenizados, lembro daqui esse que é o grande ícone do turismo nacional.
Jornalista Carlos Casaes – Da Abrajet/BA

DICAS AOS TURISTAS - VISITAR PARA SE APAIXONAR PELA REGIÃO DOS LAGOS

A região dos lagos é um paraíso de sol e de praias de águas transparentes e uma tonalidade de azul que deixa qualquer um de queixo caído. Esse cantinho do litoral privilegiado por ter sol quase o ano inteiro é muito visitado pelos cariocas nos feriados e férias de fim de ano, mas também tem projeção internacional. É aqui que estão Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio (o ABC do Rio)!
Desde o último sábado, aproveitando a Rio 2016, o Ministério do Turismo está na região em uma Press Trip com jornalistas do Trivago, Estadão e Correio Braziliense, como parte do projeto para divulgar os destinos brasileiros que vão receber o revezamento da Tocha Olímpica.
DIVULGAÇÃO DOS ATRATATIVOS - O propósito do MTUR é apresentar aos jornalistas para que informem aos turistas de agora e os futuros que virão ao Brasil algumas atrações da região capazes de fazer qualquer visitante prolongar a estada no Estado do Rio,  principalmente em razão das muitas e variadas atrações da Região dos Lagos.  
A beleza das praias e a badalação em torno delas são o principal atrativo da  Região. Em Cabo Frio, vale conheçer as praias do Peró, do Foguete, do Forte e das Dunas. Em Búzios, a Geribá é famosa e badalada. Só em Arraial do Cabo são sete praias, sendo algumas com acesso apenas por trilhas ou barcos, o que as tornam ainda mais especiais.
Cabo Frio é o centro da história da região. É a 7ª vila erguida no Brasil e a 5ª do Rio de Janeiro. O Bairro da Passagem, que já foi habitado pela família real portuguesa e por escravos na época da colonização, hoje leva um ar de história e boemia. Bares charmosos com música ao vivo e construções tombadas pelo Iphan dão a cara do local, que vale ser visitado com um guia que relembre a história.
Aos últimos domingos do mês, uma roda de samba e de jongo podem ser deliciosamente apreciadas na praça central do bairro.
Entre uma praia e outra, um fato e outro da história, se perca nas compras! Em Búzios, todas as marcas estão reunidas na rua das pedras. As lojas são charmosas, com vista para o mar, e as galerias te fazem querer prolongar o tempo ali. Em Cabo Frio, imperdível é conhecer a Rua dos Biquinis: 400 metros e quase 100 lojas de moda praia. Os preços começam em R$20 e tem para todos os gostos!
O clima e as mais variadas formas de praia (enseadas ou mar aberto) da Região dos Lagos permite a prática de vários esportes. De maio e outubro, Cabo Frio fica perfeito para o surf. Não à toa, Arraial é conhecida como a capital do mergulho. É possível ver peixes, corais e até naufrágios não tão longe da costa. Em Búzios, tem um pouco de tudo: stand up pode ser uma boa opção nas praias mais calmas.
Não há um tipo de gastronomia específica nos locaisç Lá, encontra-se de tudo: comida japonesa, thailandesa, árabe, italiana e de frutos do mar. Grande pedida é provar os frutos do mar e os peixes! Muitos são pescados e limpos no porto da cidade mesmo, mais frescos impossível! É aconselhável ficar atebnto ao calendário de festivais gastronômicos da região: de 2 de setembro a 2 de outubro acontece o Cabo Frio Sabores - e se delicie! ( Com a Embratur).

FESTIVAL DO CARANGUEJO AGITA ARACAJU

Está acontecendo desde o último dia 3, com o êxito previsto, em Aracajú, um dos melhores festivais do país. Patola, unha, casquinha, fritada, arrumadinho, ensopado, caldo, muqueca, pastel, croquete e coxinha são algumas das delícias feitas com caranguejo, a grande estrela do festival gastronômico ora em curso e que terminará no próximo domingo, 14. 
Para maior motivação, um passeio de catamarã pelos rios Sergipe e Vaza Barris, que banham Aracaju, revela aos turistas, além da beleza, a importância dos manguezais, ainda preservados, para a capital sergipana. Se no mangue, o caranguejo é um dos crustáceos mais disputados pelos pescadores e catadores de mariscos e crustáceos, em Aracaju ele ganha até uma passarela onde desfila como a iguaria favorita dos sergipanos e turistas que visitam a capital.
A Passarela do Caranguejo, na orla de Atalaia, é o destino da maioria dos turistas que visitam a cidade e abriga 12 dos 400 restaurantes e botecos onde o caranguejo é o prato principal. O local também é palco do festival gastronômico que pretende ampliar a divulgação dos demais atrativos da capital e interior de Sergipe.
O festival engloba gastronomia, cultura, história, educação ambiental, aprendizado, diversão e arte. Uma experiência única, fazendo uma verdadeira homenagem à identificação da culinária local com o crustáceo. Além dos stands dos restaurantes e oficinas gastronômicos, o visitante vai experimentar o evento não somente pelo paladar. Há espaço para artesãos; para defesa do mangue, berçário do oceano e habitat natural do caranguejo; e o espaço Kids Carang, para o envolvimento das crianças e famílias com as atividades. 

BARILOCHE VIVE A FESTA NACIONAL DA NEVE

Em plena temporada de inverno, com excelente ocupação hoteleira e grande movimento de turistas, Bariloche  está em festa com mais uma edição da Festa Nacional da Neve, maior evento de inverno da Argentina, que vai até o próximo domingo,  14. Este ano a celebração é ainda mais especial com atividades que ressaltam diferentes aspectos da cultura da cidade.
Em sua 46ª edição, a Festa apresenta atrações como a tradicional Corrida de Garçons, o Concurso de Lenhadores, o Festival de Coquetelaria e Pastelaria, shows de música, além de passeios. Entre as novidades está a maratona solidária de tecelãs, o concurso de bartenders e o de Parrileros, no qual os participantes farão churrasco para um grande número de pessoas. 
As estações de esqui da cidade oferecem aulas, assim como opções de passeios para quem deseja apenas curtir a neve e contemplar a paisagem. A maior estação de esqui da América do Sul, o Cerro Catedral, com 2.180 metros de altura, possui 40 tipos de elevação em 60 pistas para iniciantes, intermediários e avançados. Pais e filhos também poderão se divertir juntos no asseio de teleférico, esquibunda, caminhadas no Complexo Turístico do Cerro Otto. Outra atração para as famílias é a caminhada até o lago congelado mais acessível da Patagônia, no Refúgio de Neumeyer, montanha a 1900 metros de altura protegida pelo Parque Nacional Nahuel Huapi. Para quem têm crianças pequenas, o passeio de trenó puxado por uma moto de neve no Centro de Esqui Nórdico é o programa ideal. 

A MARINA DA GLÓRIA

Procurada por quem deseja apreciar a vista de alguns dos mais importantes cartões-postais do Rio de Janeiro, a Marina da Glória sempre foi destino certo para cariocas e turistas. Dé lá é possível se encantar com paisagens como o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Praia de Botafogo, o Aeroporto Santos Dumont e o Aterro do Flamengo. Lugar tão especial e emblemático na cena carioca  é o local,  desde a última segunda-feira (8), da competição de vela dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
O local sempre foi um dos mais requisitados do Rio. Normalmente a Marina recebe cerca de 7 mil visitantes por semana e a expectativa, mas este fluxo aumentou sensivelmente. Com a visibilidade do espaço durante a competição, esse número aumentou e poderia ser duplicado. Mas, por conta das provas que serão realizadas até o dia 18, o espaço ficará restrito para a competição. 
ATIVIDADES - Quando está aberta, a Marina da Glória oferece cursos de vela, pesca e mergulho em seu tanque de 5 metros de profundidade.  Além dos passeios de barco, visitantes e moradores também encontram na Marina cursos de navegação e infraestrutura de lazer com lojas e polo gastronômico.

INTERCÂMBIO: BRASIL E VIETNÃ FORMALIZAM PARCERIA

As principais autoridades do turismo no Brasil e Vietnã se reuniram na última sexta-feira (5) na Casa Brasil, espaço do Governo Federal no Boulevard Olímpico (RJ),  para firmar uma parceria para o incremento do setor de viagens das duas nações. O foco é aumentar o fluxo de visitantes em cada um dos destinos por meio da troca de experiências.
Entre as áreas de interesse comum, destacam-se o ecoturismo. O Brasil é considerado o número um do mundo no quesito atrativos naturais pelo Fórum Econômico Mundial. Desde o fim dos anos 1980, o Vietnã investiu em infraestrutura turística e atualmente oferece ao público diversas opções de hospedagem para distintos públicos.
De acordo com a OMT, o Vietnã recebeu 7,5 milhões de turistas de 2013, último ano.. No mesmo ano, o Brasil recebeu pouco menos de 6 milhões de visitantes internacionais. No ano passado, as receitas geradas pelo turismo vietnamita totalizaram US$ 7,3 bilhões, segundo a OMT. No mesmo ano, US$ 5,8 bilhões foram injetados na economia brasileira pelo turismo.
As relações diplomáticas entre Brasil e Vietnã foram estabelecidas em 1989. A Embaixada do Brasil em Hanói foi aberta em 1994 e o Vietnã estabeleceu sua Embaixada em Brasília no ano 2000. O desempenho do comércio bilateral saltou de US$ 47,1 milhões em 2003 para US$ 1,6 bilhão em 2012. Em 2012, o Vietnã foi o 11º parceiro comercial do Brasil na Ásia e Oceania e o 5º na Associação de Nações do Sudeste Asiático - ASEAN (o Vietnã representa 13,8% dos fluxos comerciais do Brasil com a ASEAN).

FESTURIS NEWS 12/08/2016

CNC DIVULGA ESTUDO SOBRE JOGOS OLÍMPICOS NO BRASIL - O Rio de Janeiro é a cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, a expectativa é que o Rio receba 243,1 mil turistas estrangeiros, segun do previsão da CNC , além de ganhar visibilidade com os mais de 4 bilhões de espectadores da Olimpíada em todo o mundo.
A cadeia do turismo receptivo (que compreende hospedagem, alimentação, transportes, entre outros) realizou investimentos de mais de R$ 10
bilhões no Rio de Janeiro nos últimos cinco anos. A estimativa é de que a rede hoteleira carioca some mais de 38 mil quartos na cidade. No período da realização da Olimpíada, de 5 a 28 de agosto, a taxa de ocupação da hotelaria já chega bem próximo dos 100%.
“Com a ocupação quase total, a receita da hotelaria já foi recebida, com todos os quartos ocupados já pagos”, afirma o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio. Se o evento funciona como chamariz natural de turistas, a divulgação do destino Brasil em outros países não foi tão bem realizada. “Perdemos uma grande oportunidade. A salvação será a divulgação da mídia internacional que está vindo para cá”, afirmou Alexandre Sampaio.
A Olimpíada e a Paralimpíada devem gerar receita de R$ 2,68 bilhões em gastos de turistas no Rio de Janeiro, segundo previsão da Divisão Econômica da CNC, que levou em conta as atividades de hospedagem, alimentação e transportes do estado fluminense. Se confirmada a previsão, o faturamento dessas atividades deverá registrar um aumento de 18,8% nos meses de agosto e setembro em relação ao mesmo período do ano passado.
Para calcular o fluxo de visitantes, a entidade levou em consideração as expectativas do Ministério do Turismo, a oferta de ingressos e os padrões sazonais característicos do turismo fluminense no período de realização dos dois eventos.
Alimentação e transporte rodoviário serão destaque Dentre os segmentos analisados, o setor de alimentação deverá responder por 34,5% da receita gerada no período analisado. Bares, restaurantes e lanchonetes devem faturar R$ 927,1 milhões, seguidos pelo segmento de transporte rodoviário de passageiros (R$738 milhões) e pelas atividades artísticas, esportivas e de lazer (R$ 474,1 milhões). Os três segmentos deverão responder por quase 80% da receita durante os Jogos.
Tirolesa no Alpen Park
PARQUES GAÚCHOS GANHAM DESTAQUE INTERNACIONAL - Dois parques de diversões de Canela: Terra Mágica Florybal e Alpen Park e um parque de Gramado: Aldeia do Papai Noel, estão entre os 10 melhores do Brasil e da América do Sul segundo o ranking anual divulgado pelo site TripAdvisor que tem como base as avaliações dos usuários.
O Beto Carrero World, em Santa Catarina, conquistou a primeira posição pelo terceiro ano consecutivo, além de figurar como o 10o melhor parque de diversão do mundo. Os vencedores foram determinados por meio de um algoritmo que leva em conta a quantidade e a qualidade das avaliações de viajantes no TripAdvisor ao longo do período de 12 meses.
“O Parque Terra Mágica Florybal, surgiu com o intuito de proporcionar alegria e disponibilizar um mundo cheio de magia e diversão em um lugar onde a imaginação não tem limites, receber este prêmio nos enche de honra e muita vontade de nos diferenciar e melhorar ano a ano”, destaca Valdir Cardoso, proprietário do Parque.
“Em se tratando de avaliações espontâneas dos turistas no maior site de turismo do mundo, o “Traveller's Choice” tem grande importância para nós. Significa que estamos no caminho certo para proporcionar aos nossos visitantes cada vez mais momentos de entretenimento e alegria com segurança e qualidade”,ressalta o diretor do Alpen Park, Renato Fensterseifer.
A Florybal e o Alpen Park serão expositores na edição do FESTURIS 2016, no Espaço de Parques e Entretenimento.

FUTEBOL MASCULINO DO BRASIL - NA 4ª FEIRA, REABILITAÇÃO – AMANHÃ, SÓ VALE A VITÓRIA

Jogando com objetividade e procurando a trave do adversário, muito diferente do que aconteceu nas mornas partidas anteriores em que não soube o que era gol, a seleção masculina de futebol do Brasil derrotou com facilidade a da Dinamarca, por 4 x 0,  na quarta-feira, à noite, no Estádio da Fonte Nova, em Salvador. Desta vez o grande público que lotou o estádio baiano incentivou e aplaudiu os nossos craques, com o capitão Neymar assumindo postura diferente dos jogos anteriores, contribuindo decisivamente para a elasticidade do placar. 
Com esta vitória no última jogo da fase de classificação, a seleção brasileira entra agora em etapa difícil que a semifinal. Se com os dois empates e a vitória se classificou, amanhã só interessa a vitória. Do contrário, será eliminada, não mais sendo candidata ao honroso título de campeã olímpica, título que é inédito para o Brasil.  
A goleada de 4x0 de Salvador na noite da quarta-feira dá novas esperanças. No primeiro tempo, dominando amplamente o adversário, os brasileiros marcaram duas vezes, por intermédio de  e Gabriel Jesus, o Gabigol,  e  Gabriel Barbosa, aos 26 e aos 39 minutos, respectivamente. No segundo tempo, Luan e Gabriel Barbosa completaram a goleada. 
Com a vitória, a seleção comandada pelo técnico Rogério Micale tornou-se efetivo candidato à conquista da medalha de ouro. Passo importante será dado amanhã, se vencer a seleção da Colômbia, na Arena Corinthians, em São Paulo, às 22h.
FICHA TÉCNICA: 
DINAMARCA 0 x 4 BRASIL
EQIIPES – BRASIL - Weverton; Zeca (William), Rodrigo Caio, Marquinhos (Luan Garcia) e Douglas Santos; Walace, Renato Augusto (Rodrigo Dourado) e Luan; Gabriel Barbosa, Gabriel Jesus e Neymar.
Técnico: Rogério Micale.
DINAMARCA - Hojbjerg; Puggaard (Kasper Larsen), Gregor, Edi Gomes e Mathiasen; Borsting (Nielsen), Maxso, Jonsson e Vibe; Larsen e Brock-Madsen (Skov).
Técnico: Niels Frederiksen.
GOLS - Gabriel Barbosa, aos 25, e Gabriel Jesus, aos 39 minutos do primeiro tempo; Luan, aos 4, e Gabriel Barbosa, aos 35 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Maxso (Dinamarca); Gabriel Jesus (Brasil).
ÁRBITRO - Alireza Faghani (Fifa/Irã).
RENDA E PÚBLICO - Não publicado
LOCAL - Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

HOMENAGEADOS COM O TROFÉU CÉSAR CALS DE OLIVEIRA

Manoel Linhares Cardoso, presidente do Sindihoteis,
vice- presidente da Abav e
diretor nacional do Skal Internacional
O jornalista José Carlos de Araújo, diretor-editor deste “Rota do Sol”, recebeu a seguinte correspondência da Jornalista Silvana Frota- editora da Revista Ceará e Municípios e do Guia Turístico do Ceará :
“É com satisfação que vimos comunicar a V. Sa. que após analise e pesquisa junto ao trade turistico, e por nossa indicação, seu nome foi escolhido para receber o Troféu Cesar Cals de Turismo, comenda criada pela Revista Ceará  e Municípios, em 2002,  que tem por finalidade homenagear personalidades e instituições que trabalham pelo desenvolvimento do turismo em nosso Estado. O troféu em bronze traz a caricatura do ex- governador Cesar Cals, que iniciou as bases para o desenvolvimento  do turismo em nosso Estado. 
Paralelamente, estamos elaborando mais um Guia Turístico do Ceará., o oitavo, na versão Bilingue  português/inglês, com os atrativos turísticos das 59 cidades do Ceará avaliadas pelo MTUR e Setur, relação dos principais hotéis e restaurantes.  O Guia será lançado no dia 27 de setembro , no dia internacional do Turismo, quando será entregue o Troféu  César Cals de Turismo”.
OS HOMENAGEADOS  -  De acordo com a correspondência,  os homenageados  com o troféu César Cals de Turismo - 2016 são:
1- 25 anos do Fortal- Colombo Cialdini - idealizador do evento. 2- 25 anos do Beach Park- diretor Ednilton Soarez.  3- Manoel Linhares Cardoso, presidente do Sindihoteis, vice- presidente da Abav e diretor nacional do Skal Internacional.  4- Edgar Sá- um dos coordenadores do Fortur.  5- jornalista José Carlos de Araújo -  diretor-editor do jornal “Rota do Sol”. 6- Ernanitur - receptivo de turismo do Ceará  há mais de 40 anos.  7- Mercado Central- há mais de 50 anos promovendo nosso artesanato.  
Haverá homenagem especial às seguintes personalidades:1- secretário de Turismo do Estado Arialdo Pinho. 2- secretário de Turismo de Fortaleza- Erik Vasconcelos.  3- presidente do Skal Internacional - Priscila Cavalcante.  

CEARÁ PARTICIPOU DA AVIRRP 2016

O Ceará participou no último final de semana da 20a Feira de Turismo promovida pela Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região (Avirrp). O evento teve início na sexta-feira e terminou no sábado, 6, no Centro de Eventos Taiwan, na cidade de Ribeirão Preto (SP).
Com foco na campanha Descubra Ceará, o Estado mostrou aos visitantes a capital Fortaleza, as praias do litoral leste e oeste, as serras, a região do Cariri e outros destinos no Interior, como Quixadá e Canindé. Além deles, atrativos como artesanato e gastronomia também terão destaque.

NO CENTRO DE EVENTOS, TERMINA AMANHÃ A AUTOP 2016

Talkshow com Ciro Gomes: Perspectivas da Economia Brasileira
Única feira do Brasil promovida por uma entidade representativa de classe, a AUTOP 2016 – 15a Feira Nacional de Autopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços  vem sendo realizada com êxito no Centro de Eventos do Ceará desde anteontem, 10, com término previsto para amanhã. 
A AUTOP conta com toda uma estrutura e suporte para novos negócios e parcerias, respaldada pelo trabalho atuante do SSA – Sistema Sincopeças/Assopeças (Ce). É um evento de estímulo à capacitação para o mercado de trabalho e qualificação na prestação dos serviços, dentre seus principais objetivos é fortalecer a cadeia do setor e possibilitar aos empresários de menor poder aquisitivo a otimização dos serviços em suas empresas.
A promoção e realização é do  Sistema Sincopeças Assopeças Ceará – SSA/CE, Organização: Ikone Eventos, 

INSTITUIDA A MEDALHA IVENS DIAS BRANCO

O governador Camilo Santana instituiu, através do decreto nº 32.007, a Medalha Ivens Dias Branco, que vai agraciar aqueles que contribuem com relevantes serviços em prol do desenvolvimento econômico do Estado. O documento foi assinado na última sexta-feira (5) na presença de várias autoridades, inclusive o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e do diretor vice-presidente de Investimentos e Controladoria e diretor de Relações com Investidores da M. Dias Branco, Geraldo Luciano.
O processo de concessão da Medalha Ivens Dias Branco será estabelecido pela Adece e aprovado pelo chefe do Poder Executivo.
Como é conhecido do Ceará e do Brasil, o empresário Ivens Dias Branco, recentemente falecido, contribuiu decisivamente para o desenvolvimento econômico do Ceará. Foi presidente do Conselho Administrativo do Grupo M. Dias Branco, líder nacional do mercado de massas e biscoitos e que emprega 16.700 pessoas em 12 indústrias, unidades de comercialização e distribuição instaladas em várias cidades brasileiras. 

A AZUL INICIOU VOO INTERNACIONAL EM FORTALEZA

Decolou no último sábado (06) o primeiro voo internacional da Azul Linhas Aéreas Brasileiras com origem em Fortaleza. A operação teve como destino Caiena, capital da Guiana Francesa, e será ofertada sempre aos sábados. A saída desta capital será 12h00, com chegada em Caiena às 14h45. De Caiena, na volta, o avião sai às 15h15, aqui chegando às 18h00.  O voo é feito num jato Embraer 195, de 118 assentos e com 40 canais de TV SKY ao vivo.
 “A nossa mais nova operação, a primeira internacional da Azul que parte de Fortaleza, vai fomentar ainda mais o turismo cearense e de todo o Nordeste, uma vez que muitos habitantes da Guiana Francesa procuram a região no período de férias. Apostamos no sucesso desta ligação e esperamos boas taxas de ocupação, sempre com o reconhecido serviço prestado pela companhia”, destaca Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Planejamento e Alianças da Azul.
Os voos da Azul que ligam Recife e Salvador a Fortaleza passarão por ajustes de horário de forma a ampliar a conectividade da nova rota da companhia. A empresa opera até dez voos por dia na capital cearense. Os destinos servidos atualmente são: Belo Horizonte (Confins), João Pessoa, Recife, São Luís, Teresina, Salvador e São Paulo (Campinas).  A Azul chegou a Fortaleza em 18 de março de 2009.

EXPOSIÇÃO 3XDESIGN - DIVULGAÇÃO DAS RIQUEZAS CULTURAIS DO CARIRI

O Sistema Fecomércio, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, está participando da exposição 3XDesign,  no Jockey Club de São Paulo. A mostra começou na última segunda-feira, 8, e vai até o próximo domingo, dentro da programação da Casa Cor Arte&Design, que nessa edição concentrará as ações da Design Weekend, maior festival do segmento na América Latina. Por meio de ações do Serviço Social do Comércio (Sesc-CE) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac-CE), o Sistema marca presença no Pavilhão Cariri, divulgando as riquezas culturais da região. 
O Sesc Ceará apresenta no espaço a arte e cultura da região, com ações desenvolvidas também durante a Mostra Sesc Cariri de Culturas, que este ano chega a sua 18ª edição e ocorrerá de 18 a 22 de novembro. O Sesc Ceará também é responsável pela viabilização da exposição com artesanatos do Centro de Cultura Popular Mestre Noza. 
O Senac Ceará, juntamente com a Editora Senac, promoveu na terça-feira uma noite de autógrafos do livro Meu Coração Coroado – Mestre Espedito Seleiro, escrito e organizado por Eduardo Motta. Além da presença do mestre do couro de Nova Olinda e do autor, a estilista cearense Gisela Franck apresentou um “pocket” desfile, com  oito modelos exibindo suas criações aos convidados e imprensa. 
No coquetel da abertura do Pavilhão Cariri, na exposição 3XDesign, 3ª feira, , o Sesc Ceará cumpriu extensa programação cultural, com apresentação da Banda de Pífanos dos Irmãos Aniceto, grupo reconhecido internacionalmente. Já a equipe de Gastronomia do Senac Ceará, sob a coordenação do chef e responsável pelo segmento no estado, Ivan Prado, com  insumos direto do Cariri, ofereceu pratos valorizando os sabores regionais.  

INSCRIÇÕES ABERTAS - EM SETEMBRO, A 46ª ABAV EXPO E ENCONTRO DA BRAZTOA

Continua aberto o credenciamento para que profissionais do setor de todo o Brasil possam visitar a 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, de 28 a 30 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Todo o processo pode ser feito online, bastando acessar a aba de inscrições no portal www.abavexpo.com.br,  preencher o cadastro com dados e responder a um questionário. Após a aprovação da inscrição, a credencial será enviada diretamente para o e-mail indicado na ficha cadastral.
 “Além de ser o principal evento do calendário de turismo do país, a ABAV Expo é sempre a melhor vitrine de tendências do mercado de viagens, nacionais e internacionais. A feira é presença obrigatória para representantes de todos os segmentos do setor que buscam negócios e novos parceiros, o que a configura também na oportunidade ideal para agências de viagens que desejam expandir seu networking e ampliar a atuação no mercado”, ressalta o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.
 “A parceria Braztoa e ABAV chega  em seu quarto ano forte e consolidada. Juntos, realizaremos um evento profissional, surpreendente e recheado de novidades para 2017”, resume a presidente da Braztoa, Magda Nassar.

ROTA DO SOL SEMANAL 12/08/2016 - ISSUU