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sexta-feira, 5 de abril de 2019

CALEIDOSCÓPIO 05/04/2019

UM DESEJO QUE NÃO TEMOS – Na semana passada, a imprensa noticiou o desejo inusitada de um cidadão, certamente de muitas posses, de ser congelado para ressuscitar parece que cem anos depois. A notícia chamou mais ainda a atenção pelo fato de haver discordância na família de ser cumprida a vontade do Chefe, pois uns queriam que ela fosse concretizada enquanto outros se pronunciaram contra. O fato nos leva a pensar sobre a questão. Qual seria a vantagem de se deixar o momento atual por outro longínquo, incerto?  Já chegando perto dos 94 anos bem vividos, teria eu algum ganho se fosse “morto” para “viver” depois de passadas várias décadas? Ora, agora, ainda me julgando lúcido e válido, já estou encontrando uma série de barreiras tanto no campo material quanto sentimental. Avalie-se depois de cem anos, quando a ciência, com certeza mais evoluída, levará a população mundial a novos hábitos, assinalando o cotidiano de agora como remotas lembranças marcadas nos livros das bibliotecas virtuais. Com a vida do momento tocada por tatos aplicativos, já me é difícil até solicitar um carro de aluguel para um deslocamento qualquer. A modernidade de agora, não obstante toda a resistência, está me colocando de escanteio. Daí nem de longe desejar saber como viveria anos a fio, num mundo que não seria mais meu. Será que recordaria da vida boa que tive, mesmo fazendo parte da classe dos pobres? Das brincadeiras do tempo de menino, da vida alegre de colegial, das namoradas, das “loucuras divinais do amor”, do pai de família que teve filhos e viveu sempre em harmonia com todos eles e com a sua Angelita?  E dos bons instantes, mundo afora, com os colegas de imprensa, de modo especial com os que lidam com turismo? Não, a vida que Deus me deu é uma dádiva que satisfaz. Nem de longe desejo ser partícipe de um mundo estranho, feito para os robôs da época. 
NORWEGIAN - O aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, foi o cenário na noite do domingo (31) do primeiro pouso da companhia norueguesa low-cost, Norwegian. A empresa aérea passará a operar quatro voos semanais diretos ligando Londres à capital carioca. Cada trecho será comercializado por cerca de R$ 1 mil. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, participou da cerimônia de boas-vindas à aeronave, comemorando mais um importante momento para o turismo nacional. Atualmente a empresa oferece frequências entre Londres e 12 destinos nos Estados Unidos e na Argentina. A rota brasileira da Norwegian reforça a presença da empresa na América do Sul.
No mês de fevereiro, a Anac também autorizou o funcionamento da empresa low-cost argentina Flybondi no Brasil. No entanto, o início dos voos ainda depende de nova permissão.
“PRAIA ACESSÍVEL” - No sábado passado, 30, o projeto Praia Acessível completou três anos de funcionamento.  Para comemorar, houve uma manhã de atividades dedicada aos usuários. Na programação, a partir das 9 horas, atendendo aos usuários, houve um show musical com a banda Singular.
Em três anos de funcionamento, o projeto atendeu a mais de 5 mil pessoas, entre idosos e pessoas com deficiência e/ ou mobilidade reduzida.
A estação, da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal do Turismo e Governo do Ceará, funciona desde março de 2016 na Praia de Iracema e oferece além de banho de mar assistido, esportes como vôlei e frescobol adaptados, piscinas infantis e esteiras de acesso.
No último dia 21, o Praia Acessível recebeu, em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, mais de 20 crianças e adolescentes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Fortaleza), ultrapassando a marca de cinco mil atendimentos desde a sua implantação.
O projeto funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 13h, na Praia do Lido.

O TURISMO QUE DESEJAMOS

Com permissão de possíveis leitores, repetirei, nesta semana, um artigo, o qual desejamos ser lido por mais pessoas. Usaremos, neste artigo, o denominado plural majestático, para não ficarmos sempre no Eu... Eu... Eu, como afirmam alguns políticos, dirigentes de órgãos públicos e da iniciativa privada, em seus discursos, inclusive na presença de seus colaboradores. Escutamos muito frases, como: eu fiz isso, fiz aquilo e, sem falsa modéstia, enumeram realizações pessoais, esquecendo-se da existência de seus auxiliares, que são os pais das ideias e propostas, para a excelente execução das atividades diárias e resultados satisfatórios para as organizações e a sociedade. É que o uso do Eu parece dar mais credibilidade para os que procedem assim. Ledo engano! 
Mas, vamos ao que interessa: o Turismo que queremos, parodiando a sucateada frase da Rede Globo de Televisão “O Brasil que você quer”, é o destituído de amadorismo, de enganação ao turista, ao visitante, de não exploração financeira a seus bolsos, de falta de educação, de informações verídicas, sobre os atrativos de polos turísticos, de se vender algodão por veludo e de exploração sexual a menores e a  adultos.
O Turismo que queremos, amigo-leitor, é o que deve ser desenvolvido, de forma sustentável, sem agredir o Meio Ambiente, sem demolir monumentos e prédios históricos, em nome do progresso, sem desrespeitar a cultura dos nativos, sem visar somente ao lucro exagerado, sem oferecer hospitalidade e serviços de qualidade (não existe esse negócio de péssima, má, boa e ótima qualidade) , pois a palavra qualidade já diz tudo, não necessitando de adjetivos. 
O Turismo que queremos é o praticado com ética, transparência e profissionalismo em todas as ações, por menores que sejam. É o que traga melhores condições de vida para os habitantes de determinado destino turístico e não, apenas, para quem se beneficia de suas vantagens pecuniárias, econômicas, sociais e culturais, pois Turismo, para nós, para uma minoria de pessoas, precisa ser ações coletivas na base de um por todos e todos por um. Referimo-nos às variadas modalidades do Turismo.
O Turismo que queremos é aquele, onde fala mais alto, a qualidade de vida da população visitada, mediante uma infraestrutura física de suporte ao setor, uma política cultural e social diversificada, preocupação constante com o lado sanitário, com a limpeza urbana, diariamente, nas ruas, avenidas, ambientes públicos, monumentos, bustos, estátuas, prédios sem pichações,  sem  águas fétidas, armazenadas nas coxias, ao redor de praças, verdadeiros esgotos a céu aberto.
O Turismo que queremos, caro leitor-amigo, é o que traz satisfações pelo bem-estar dos turistas, visitantes e populares. Para tanto, é necessária, dentre outros fatores, a vontade política de governantes e empresários do ramo, que, unidos, em prol de um turismo plural, capaz de beneficiar os diversos segmentos desse setor, sem perdas e, sim, ganhos coletivos.
O Turismo que queremos – pode até parecer uma utopia – mas é o que atraia turistas e visitantes, tornando-os mais conscientes, a respeito da realidade dos polos receptivos, e que amplie seus conhecimentos, acerca da cultura e o “modus-vivendi” da população, a qual abre os braços e os corações, para recebê-los bem.
Bem! 
O Turismo que queremos é aquele que possa proporcionar às pessoas, quer turistas, visitantes e toda a população, a sensação de felicidade, por desfrutar de momentos agradáveis, em uma terra, vizinha ou distante da sua moradia. Um Turismo que estimule a vontade de retornar sempre ao local de suas horas de lazer ou de negócios. Enfim, o Turismo que queremos é o que possibilite a integração, o amor, a compreensão ao próximo, o respeito à diversidade de culturas e jamais contribua para a poluição da natureza: flora, fauna e recursos hídricos. Por último, votos de maravilhoso fim de semana, obrigado pela leitura e excelente votação.

SALVADOR: 470 ANOS EM COMEMORAÇÃO


Salvador, capital baiana, comemorou 470 anos de fundada no último dia 29 de março. E o fez em altíssimo estilo, com a Prefeitura Municipal envolvendo toda a cidade num único “abraço”, constituído de dezenas de atos festivos.                          Uma das principais e grandiosas iniciativas do Prefeito ACM Neto foi encomendar ao festejado artista plástico TATI MORENO um conjunto de duas estátuas para adornar uma nova artéria que foi inaugurada no começo do ano: Avenida Mãe Stella de Oxossi – em homenagem à consagrada ialorixá baiana, que esteve à frente do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, dos mais tradicionais da cidade, por mais de quatro décadas.

A importante peça é constituída por duas esculturas: um Oxóssi que tem 9m de altura, incluindo o pedestal de 2m, e a própria Mãe Stella que está sentada em um trono em frente ao orixá, com 6,5m. Por comparação, ambas têm idêntica altura dos orixás que se encontram no Dique do Tororó, também obra de Tati Moreno.
Para a elaboração dos “monumentos”, Tati Moreno usou resina poliester e aço e contou, para a confecção, com a participação de 10 artistas. A espetacular obra foi uma encomenda da Fundação Gregório de Matos, da Prefeitura de Salvador.
O projeto foi destinado para ser instalado no começo da nova Avenida Mãe Stella – que liga a outra Avenida Luiz Viana Filho (Paralela) ao bairro de Stella Maris, na Orla e proximidades do Resort Catussaba, e situada logo a seguir da própria Paralela. 
A postura idealizada pelo autor da fantástica obra inspirou-se na icônica pose da ialorixá. Já a estátua de Oxossi, orixá da caça e dos animais selvagens, é contemplada com acessórios, a exemplo do afan (que é o arco e a flecha), bem assim o facão e a pólvora. A estátua é pintada em dourado, azul, verde e branco e pesa cerca de uma tonelada.
O extraordinário presente doado à cidade tem uma placa QR Code, do projeto Reconectar, que possibilita acesso a todas as informações sobre o espetacular monumento, através de celular ou tablet. Por sua vez, em torno do monumento foi projetada ambientação dotada de estacionamento próprio ao lado de mobiliário urbano, especial iluminação, bem assim espaço destinado à contemplação.
Mas, as comemorações dos 470 anos de Salvador não se limitaram à fantástica iniciativa do Prefeito. Uma série de especiais eventos integrou a programação que esteve toda voltada entorno das inúmeras e consagradas manifestações artísticas baianas. Foi quase toda uma semana de realizações diversas que envolveram muitas dezenas de artistas dos diversos segmentos, como a própria escultura. 
Para a mega programação, inclusive, tiveram que ser envolvidos inúmeros órgãos municipais, a exemplo de trânsito e mobilidade, com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), tanto quanto a Secretaria Municipal de Saúde, além da participação da própria Polícia Militar.
A música baiana esteve em total evidência durante todos os dias, mas não somente, uma vez que da mesma sorte uma vasta programação cultural esteve em foco, como a arte de rua, bem assim espetáculos teatrais de sucesso comprovado, a exemplo da premiada peça Compadre de Ogum. Para realizar toda a programação, a Prefeitura investiu nada menos do que R$850 milhões naquilo que o baiano sabe melhor conferir, que é a sua cultura, a sua arte, especialmente a sua música.
Os diversos aspectos da programação estiveram realizados no Rio Vermelho (Largo da Mariquita e Igreja de Santana), no Farol da Barra, no Campo da Pronáica no bairro de Cajazeiras, na Praça da Revolução no Subúrbio de Periperi, na Avenida Getúlio Vargas desde o Clube Espanhol e até o Farol da Barra, no Campo Grande, na Avenida Centenário e no Parque da Cidade.
A complexidade das manifestações constituiu-se desde o próprio espetáculo Compadre de Ogum, às apresentações de artistas, a exemplo de: Daniela Mercury, Saulo Fernandes, Magary Lord, Márcia Freire, Carla Cristina, Márcia Short, Hiago Danadinho, Léo Santana, Deny Dennan, Sempre Novos Baianos (com Paulinho Bôca de Cantor e Moraes Moreira), Bell Marques, Solange Almeida, Ivete Sangalo, Filhos de Gandhy, Muzenza, Cortejo Afro, Malê de Balê, dentre tantas outras promoções, como a Feira de Arte e Antiguidade, o Coreto Hype, e o projeto Viva a Rua.
Sem a menor dúvida, foi um luxo de comemoração que o soteropolitano estava a bem merecer. Sobretudo porque a programação constou, ainda de inúmeras inaugurações de obras e outras ações constitutivas do início de novas iniciativas destinadas à melhoria das condições da cidade. Bem assim que todo o programa artístico foi realizado, nas suas diversas vertentes, em espetáculos inteiramente gratuitos para o público.

A PRIMEIRA CAPITAL SALVADOR - PASSADO HISTÓRICO E PRESENTE RENOVADO

Primeira capital do Brasil, Salvador, que completou 470 anos na sexta-feira última (29), se renova sem abrir mão do passado, reforçando a vocação turística. Roteiros interessantes, que unem o tradicional e o moderno, podem ser experimentados no Centro Histórico, em sintonia com as obras de requalificação que o Governo da Bahia tem feito na área (o projeto Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador), como parte das ações de revitalização.
Nessa área, que abriga monumentos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), novos investimentos valorizam ainda mais o legado arquitetônico, que recua até o Brasil Colônia. Empreendimentos modernos misturam-se a edificações centenárias e vias e calçadas são reestruturadas em nome do conforto e da acessibilidade.
HOTÉIS - Quem visita hoje o Centro Histórico pelo seu principal portão, a Praça Castro Alves, vislumbra de imediato uma dessas novidades de estética retrô. Na lateral direita ergue-se a fachada imponente do Hotel Fasano, inaugurado no final de 2018 no antigo prédio do jornal A Tarde.
O projeto do arquiteto Isay Weinfeld mantém o estilo art déco original do imóvel, tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), mas traz conceito contemporâneo. O hotel, obra importante no processo de revitalização do centro, abriga ainda o restaurante Fasano e terraço com bela vista para a Baía de Todos-os-Santos.
Na entrada da Rua Chile, outro empreendimento hoteleiro construído em imóvel histórico virou referência internacional, desde a inauguração, em 2017. Com projeto do arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl e também em art déco, o Fera Palace preserva a fachada e o charme original do Palace Hotel, que marcou a região em meados do século 20.  A arquitetura triangular foi herdada do nova-iorquino Flatiron Building.
Na cobertura fica o Fera Lounge, com vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos e ao lado da famosa piscina de borda infinita. O hotel tem sido citado em veículos de mídia estrangeiros que indicam Salvador como destino imperdível. 
A Rua Chile, fundada em 1594 por Tomé de Souza, por si só é um atrativo turístico único. Na primeira metade do século 20, destacou-se como importante centro de compras e lazer, abrigando estabelecimentos comerciais que marcaram época.
Com a requalificação feita pelo Governo do Estado, a via ganha pavimentação em paralelepípedos e novas calçadas. As fachadas dos prédios históricos que a margeiam também estão sendo valorizadas com o rebaixamento da fiação aérea para vala subterrânea.
MUSEUS - Se o moderno deixa sua marca aqui e ali no Centro Histórico, o passado está bem preservado no casario, nas igrejas e nos museus. A próxima parada do roteiro é a Praça Tomé de Souza, onde está o Elevador Lacerda e o imponente Palácio Rio Branco, que abriga o Memorial dos Governadores da Bahia. Construído em 1549, o prédio sofreu várias reformas, sobreviveu a bombardeio e hoje impressiona pelo tamanho e a beleza, ostentando um estilo mais eclético.
Em seu interior pode-se contemplar exemplares de tapetes, obras de arte, símbolos e estátuas da República. A Sala dos Espelhos, em estilo rococó, e a Sala Pompeana, com afrescos dos séculos 19 e 20, além de aposentos utilizados no passado pelas famílias reais, aguardam o visitante no andar superior. 
Outros museus importantes espalham-se pelo Centro Histórico: Tempostal (postais, fotografias e estampas históricos), Abelardo Rodrigues (peças de arte sacra), Udo Knoff (azulejaria e cerâmica), Eugênio Teixeira Leal (moedas e medalhas), da Misericórdia (móveis, pinturas, azulejos portugueses, etc) e da Cidade (acervo diversificado).
De fundação mais recente, o Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira – Muncab, no prédio neoclássico do antigo Tesouro, próximo à Igreja da Ajuda, virou centro de referência da herança cultural africana. Seu criador e coordenador é o poeta José Carlos Capinam.
IGREJAS - À medida que se segue em direção ao Terreiro de Jesus e ao Pelourinho, a arquitetura vai ficando mais colonial e barroca. Tem início aí o circuito das catedrais, com alguns dos templos mais antigos e importantes de Salvador - muitos restaurados recentemente com apoio do Governo do Estado.
Na Praça do Terreiro, à esquerda, destaca-se o estilo maneirista da Catedral Basílica, inaugurada em 1657 e reformada recentemente.  Do outro lado, no Largo do Cruzeiro de São Francisco, a Igreja de São Francisco é uma das paradas obrigatórias dos turistas em Salvador, com sua fachada barroca e o interior folheado a ouro.
Mais abaixo, já descendo o Largo do Pelourinho, a também reformada Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos chama a atenção pela fachada em estilo rococó e as torres com terminação em bulbo.

De estilo semelhante, e já no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão, outra que passou por reforma recente, ostenta um conjunto de arcadas na parte posterior.
No Alto do Carmo, a Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, construída em 1736, ficou famosa pela cena do filme “O Pagador de Promessa”, de 1962, na qual o protagonista Zé do Burro (o ator Leonardo Villar) sobe a longa escadaria que liga a Ladeira do Carmo à Rua do Passo. Por conta deste destaque, além dos méritos arquitetônicos e o estilo barroco, costuma atrair muitos turistas.
O passeio cultural pelo Centro Histórico pode terminar na Igreja da Ajuda, já de volta à região da Rua Chile e também aos primórdios de Salvador. Primeira igreja dos jesuítas no Brasil, construída pelo padre Manuel da Nóbrega em 1549, foi cenário de pregações deste e dos padres Anchieta e Antônio Vieira. O templo passou por várias reconstruções, a última delas com projeto do arquiteto italiano Julio Conti, em estilo neogótico manuelino.( Com a BAHIATURSA). 

NA REGIÃO SERRANA - NO RIO, O INÍCIO DO PASSEIO MITSUBISHI EXPERIENCE 4X4

Um dia divertido para toda a família e com muitas belezas naturais. Esta é a proposta do passeio off-road Mitsubishi Experience 4x4, que começa o ano na região de Teresópolis (RJ), a 75 km do Rio de Janeiro, amanhã e Domingo (7).
 “É um evento super divertido. Os participantes andam por regiões diferentes daquelas que estão habituados no dia a dia e ainda têm a oportunidade de conhecer lugares novos, ter uma experiência turística e gastronômica e explorar todos os recursos de seus veículos 4x4”, afirma Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors.
O município de Teresópolis está encravado na Mata Atlântica e conta com edificações com valor histórico, cultural e ambiental. O trajeto passará por áreas de plantação de verduras e hortaliças, riachos, trechos de mata fechada em serra e com visual de morros e montanhas.
“Serão cerca de 80 quilômetros de percurso e ainda preparamos uma atividade especial e opcional para o trecho final: uma trilha repleta de desafios como pedras, erosões e pontes estreitas. É para aqueles que querem conhecer mais a fundo o potencial off-road de seus Mitsubishi”, afirma Isac Pinto, coordenador técnico do Mitsubishi Experience 4x4.
Não há idade mínima, nem máxima, para participar do passeio. No momento da inscrição, é possível escolher entre o sábado ou o domingo. Podem se inscrever os modelos 4x4 das linhas L200, Pajero, ASX e Outlander. A taxa arrecada é 100% revertida para o Instituto Ingo Hoffmann. As inscrições devem ser feitas pelo site www.mitsubishimotors.com.br.
O Mitsubishi Experience 4x4 tem patrocínio de Axalta, Pirelli, JBL, Salomon e Artfix

ISENÇÃO DE VISTOS REFORÇA PROCURA POR VIAGENS

Dados do site internacional de viagens Kayak confirmam o impacto positivo da isenção de vistos a estrangeiros sobre a procura pelo Brasil como destino turístico. Conforme levantamento do portal, desde a segunda-feira (18/3), data do anúncio da dispensa do documento pelo governo federal, australianos, canadenses, japoneses e norte-americanos reforçaram buscas por passagens aéreas para o país. A maior alta foi registrada na Austrália (36%), seguida de Estados Unidos (31%), Canadá (19%) e Japão (4%).
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, avalia que os resultados evidenciam o acerto da decisão tomada pelo presidente Jair Bolsonaro. “
A pesquisa, baseada em dados de 21/03, considerou voos partindo de todos os aeroportos da Austrália, Canadá, Japão e Estados Unidos com destino aos terminais do Brasil. Os números são fruto da comparação entre a média diária de buscas de 1º a 15 de março e o período de 18 a 20 do mesmo mês, para viagens de 1º de abril a 31 de dezembro de 2019. Segundo o MTur, os quatro países beneficiados pela isenção foram responsáveis por 9,5% (619 mil) do total de estrangeiros que vieram ao país em 2017.
A eliminação da necessidade de vistos às nações contempladas passará a valer a partir de 17 de junho. A estada no país poderá ser de até 90 dias, prorrogável pelo mesmo período, desde que não ultrapasse 180 dias, a cada 12 meses, contados a partir da data da primeira entrada em território brasileiro. A expectativa é de que a medida permita ao Brasil atingir a marca anual de 12 milhões de visitantes estrangeiros até 2022, contra os atuais 6,6 milhões, meta prevista no Plano Nacional de Turismo 2018-2022. (Com o MTUR).

FESTIVAL DE CURITIBA - MAIS DE 400 ATRAÇÕES EM 80 ESPAÇOS CULTURAIS

Apresentação do estÁculo "Aquele que Cai (Celui qui Tombe)"
Com mais de 400 atrações em 80 espaços culturais de Curitiba e da Região Metropolitana, o Festival de Curitiba termina sua 28.ª edição reunindo grandes nomes da classe artística do Brasil e do mundo.  Começou no último dia 26 e terminará no próximo domingo, 7, apresentando espetáculos nacionais e internacionais, com mostras de teatro, dança, circo, música, oficinas, shows e performances para diferentes públicos, de todas as idades.
Este ano, a Mostra 2019 traz 27 espetáculos além de 4 da comemorativa de 30 anos dos Satyros e outros 4 da mostra comemorativa de 15 anos da companhia Stavis-Damaceno, totalizando 35 atrações só nesse segmento.
Na programação que se está desenvolvendo, montagens de sucesso, com nomes conhecidos como Regina Casé, Guta Stresser, Claudia Abreu, Leandra Leal, Mel Lisboa, Ranieri Gonzalez, Gregório Duvivier, Dani Barros, André Abujamra, Nicole Puzzi, Rosana Stavis e Deborah Colker. E, também, espetáculos conduzidos por personalidades de renome no cenário internacional, como Ariane Mnouchkine – diretora teatral e de cinema francesa, fundadora do Théâtre du Soleil, em Paris; o premiado coreógrafo, bailarino e acrobata francês Yoann Bourgeois; a cantora soprano Gabriella Di Laccio – apontada pela BBC World no último ano como uma das 100 mulheres mais influentes e inspiradores do mundo e o respeitado dramaturgo franco-uruguaio Sergio Blanco, entre outros.
O Festival de Curitiba é composto também por Interlocuções – palestras, oficinas, lançamentos de livros; todos com programação gratuita; Fringe – sem curadoria, com participações espontâneas de companhias de 13 estados brasileiros e 7 atrações internacionais, da Argentina, Portugal, Chile e Uruguai; e o MishMash – com shows de variedades que divertem a família inteira. Também fazem parte do evento o Programa Guritiba – com atrações para crianças e adolescentes; o Risorama – destacando o melhor do stand up comedy nacional; e o Gastronomix – com música de primeira, aulas shows e pratos com assinatura de grandes chefes.
O FESTIVAL - O Festival de Teatro de Curitiba começou em 1992 com 14 espetáculos e a proposta de promover o encontro das artes com o entretenimento. Palco de estreias internacionais e de nomes fortes das artes brasileiras, também é vitrine para quem busca reconhecimento nas artes cênicas, bem como a oportunidade para que os paranaenses desfrutem de produções premiadas no cenário nacional. 
Ao longo de seus 27 anos, se consolidou como um dos eventos mais importantes do calendário cultural brasileiro, agregando novas programações, se transformando no Festival de Curitiba. Sob este nome passou a atender novos públicos, tomando o cuidado de manter-se como um canal de formação, atualização e reflexão, com a promoção de debates, palestras e oficinas. Atualmente o Festival de Curitiba abriga a Mostra 2019 e o Fringe; e os eventos simultâneos: MishMash, Programa Guritiba, Risorama e Gastronomix.

NA WTM LATIN AMERICA - MINISTRO DIZ TER CHEGADO A HORA DO TURISMO

Entre terça-feira e ontem, 4, no Expo Center Norte, na capital paulista, com expositores de vários países e estados brasileiros, aconteceu a World Travel Market Latin America, evento que movimentou a geração de negócios e potencializou a abertura de novos canais e possibilidades, alavancando a cadeia de turismo e viagens. 
Como nas edições passadas, a Wtm Latin America 2019 atraiu um público mundial diversificado, que procurou se reunir e determinar o rumo do setor de viagens e turismo. Ao longo de três dias, 8.000 visitantes influentes e 600 empresas de 50 países, entre as quais 42 operadoras, foram expositoras, fizeram networking, negociaram e se atualizaram com as últimas notícias do setor.
Destaques na Feira, vários estados promoveram em seus estandes suas principais atrações, 
PRESENÇA DO MINISTRO - Durante a cerimônia de abertura, o ministro Marcelo Álvaro Antônio exaltou o momento de abertura do mercado brasileiro e destacou: chegou a hora do turismo. “A WTM é uma importante plataforma para que a gente possa mostrar ao mundo o momento que o Brasil vive, momento em que estamos de braços abertos ao capital estrangeiro, não só desburocratizando processos, mas também implantando de vez uma economia liberal”, discursou o ministro, citando vitórias recentes do setor, como a isenção de vistos para turistas de EUA, Canadá, Japão e Austrália e a abertura das companhias aéreas ao capital estrangeiro.
Na terça-feira, o ministro Marcelo Álvaro Antônio visitou os estandes da WTM e realizou reuniões de sua agenda no espaço do Ministério do Turismo no Expo Center Norte. Entre as reuniões, o ministro recebeu Vinicius Lummertz, secretário de estado de Turismo de São Paulo e ex-ministro do Turismo; o secretário de Desenvolvimento e Promoção de Turismo da Argentina, Alejandro Lastra; e a ministra do Turismo do Paraguai, Sofia Afara”.

O CEARÁ NA MAIOR FEIRA DE TURISMO DA AMÉRICA LATINA

A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) participou esta semana da maior feira de turismo da América Latina: a World Travel Market Latin America (WTM-LA). Além de mostrar aos visitantes os principais atrativos do Estado, a feira foi palco de reuniões e rodadas de negócios para impulsionar o turismo no Ceará.
“Temos crescido mais que a média do País no turismo. Atraímos mais voos nacionais e internacionais e estamos em busca de mais investidores para fortalecer mais o setor no Ceará. A WTM é um excelente local para expandir nossos contatos, fomentar novos negócios e atrair voos e negócios para o Estado”, destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho.
Uma das ações do Ceará na feira foi promover o Centro de Eventos do Ceará (CEC), buscando a captação de feiras e congressos no equipamento. “A WTM possibilita esse networking. As reuniões têm sido muito produtivas, esperamos alavancar o número de eventos e de receita do CEC nos próximos anos”, ressalta Livia Holanda, gerente geral do Centro de Eventos.

GOVERNADORA REAFIRMA PARCERIA - DOIS VOOS CHARTERS SEMANAIS DE AMSTERDÃ PARA NATAL

Ao receber em audiência dois diretores da holandesa Corendon, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra,  reafirmou na segunda-feira (01) o compromisso do governo do Estado de fortalecer a parceria com a prefeitura e com a iniciativa privada para estabelecer dois voos charters semanais de Amsterdã para Natal, a partir de novembro, quando começa a alta estação turística do Rio Grande do Norte.
A expectativa é de que a vinda de turistas da Europa represente um incremento de R$ 10 milhões mensais na economia do RN, gerando empregos direitos e indiretos, aumentando a arrecadação de tributos (ISS e ICMS)  e movimentando 52 segmentos da cadeia econômica do turismo.
Na reunião, os diretores da Corendon, Win Woelders e Sjoerd de Kot, disseram que a empresa vai arcar com 70% dos custos da campanha publicitária que será lançada na Europa, cabendo os 30% restantes aos parceiros potiguares.
“Temos todo o interesse de fortalecer o turismo, que é um grande gerador de divisas e de empregos. Aproveito para reafirmar nosso compromisso de cumprir o que foi acordado. Espero que esse voo seja a porta de reinserção do Rio Grande do Norte no mercado europeu e que possa se tornar permanente”, disse a governadora Fátima Bezerra.
Além da governadora, do vice-governador Antenor Roberto, dos diretores da Corendon, do presidente da Fecomércio e da ABIH,  também participaram da audiência o prefeito de Natal, Álvaro Dias, os secretários estaduais Ana Maria Costa (Turismo) e Fernando Mineiro (Gestão de Projetos), o secretário de turismo de Natal, Fernando Fernandes e a conselheira da ABAV, Francisca Assis Rosado.

A CIDADE DO CIRCO ESTÁ DE VOLTA - ATÉ DOMINGO EM SÃO PAULO O FESTIVAL INTERNACIONAL

Desde a última quarta- feira, 3, e até o próximo domingo vem sendo realizada em   São Paulo a segunda edição do FIC – Festival Internacional de Circo, evento promovido pela Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Artistas de várias partes do mundo estão na capital paulista apresentando espetáculos com malabarismos, mágicas, contorcionismos, acrobacias e muita palhaçada. Na Cidade do Circo, num complexo montado no Centro Esportivo Tietê, artistas diversos estão se apresentando em três lonas de circo, com estação para acrobacias, trapézio e palco externo.
A programação deste ano tem como inspiração o tema “O Circo falando com a cidade”, e traz aproximadamente 50 espetáculos e mais de 100 atrações para divertirem o público. Há participantes de diversos países e estados brasileiros, entre eles as companhias Duo Looky (Israel), H2O Boom (Uruguai), Laguz Circo (CE) e Cia. dos Palhaços (PR).
A noite de abertura foi marcada pelo espetáculo As Destemidas, concebido e realizado somente por artistas mulheres. A apresentação celebrou as três homenageadas desta edição do FIC 2019: Andrea Macera (Palhaça Mafalda), Beth Dorgam (Palhaça Elisabeth The Queen) e Lu Lopes (Palhaça Rubra). Elas foram escolhidas por conta de suas histórias na arte da palhaçada e por representarem as mulheres artistas de circo.
 Os destaques da programação são espetáculos desenvolvidos em residências artísticas, que abordam temas da diversidade cultural. Retomando o sentido universalista do circo, que sempre abrigou as diferentes nacionalidades e toda a variedade social que encontrava, cada espetáculo homenageia uma temática específica. 
 Muitas atividades são realizadas na Cidade do Circo do lado de fora das lonas. No Espaço Intrépida, números aéreos, de cama elástica e de acrobacias têm apresentações a cada 20 minutos. O Espaço Breno Moroni traz muitas atrações de espetáculos de circo criados para espaços abertos. O Espaço Tapete Mágico é uma Praça do Chapéu e traz espetáculos do movimento de artistas de rua para divertirem o público. Também há desfiles de artistas pelas ruas da Cidade do Circo, com apresentações curtas de malabares, pernas de pau, pirofagia e mágicos.
 O Festival contará com uma Mostra Competitiva, na qual 16 artistas/companhias apresentarão suas habilidades em duas eliminatórias seletivas, em que serão escolhidos os participantes da Grande Final.

EXPANSÃO NO TURISMO - CRESCE O FLUXO DE PASSAGEIROS NA CAPITAL ALAGOANA

Desembarque do Aeroporto Zumbi dos Palmares
Os três primeiros meses de 2019 sinalizam para um contexto positivo no setor do turismo em Alagoas. No segmento aeroviário, o aeroporto Zumbi dos Palmares apresentou crescimento no fluxo de passageiros acumulados quando comparado ao mesmo período de 2018.
No acumulado dos meses de janeiro a março, Alagoas registrou a entrada e saída de 417.719 pessoas, contra 417.595 assinalados no mesmo período de 2018. O aumento se contrapõe ao registro da queda no número de voos divulgada pela Infraero.
A diferença nos dados não é incomum e se explica pela relação entre a oferta de pousos e decolagens e a disponibilidade de assentos nas aeronaves, como explica o superintendente de Turismo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Paulo Kugelmas.
“Os indicativos de voos ofertados não necessariamente tem conexão direta com o fluxo de passageiros. Isso se deve a uma decisão das companhias aéreas em apostar no fornecimento de aviões maiores, como foi o caso da Azul que, em algumas rotas, trocou o modelo Embraer de 120 lugares para o Air Bus 320 com 180 lugares, garantindo assim um aumento no número de viajantes”, reitera.
OCUPAÇÃO HOTELEIRA - Inserida nesse mesmo cenário, a taxa de ocupação hoteleira apontada pelo balanço da Associação Brasileira de Indústria dos Hotéis de Alagoas (ABIH-AL) não leva em consideração as mudanças que ocorreram no setor, uma vez que, apenas no ano de 2018, foram inaugurados cinco novos empreendimentos hoteleiros com um consequente aumento de cerca de dois mil leitos a serem ofertados.
Associado a esses dois fatores, a expansão das hospedagens alternativas por meio de aplicativos como Airbnb – que não são classificadas como ocupação hoteleira -, também contribui para a queda na busca exclusiva por hotéis e pousadas no Estado.
“Se considerarmos todos os números que envolvem o segmento, identificamos que o turismo em Alagoas cresce exponencialmente. Em 2018, tivemos a inauguração de novos hotéis. Os números representam um crescimento de 10% em leitos comparado a 2017. Com relação à ocupação hoteleira, devemos considerar ainda o crescimento da busca por meios de hospedagens alternativos pelo Airbnb. No atual cenário, estamos seguros e confiantes do crescimento do Estado”, pontuou o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.

SUPORTE TÉCNICO E CONSULTORIA - PRODETUR+TURISMO EM MUNICÍPIOS SERGIPANOS

Treinamento
Durante a realização da primeira fase do projeto 'Construindo o Turismo de Sergipe', promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e baseado nas ações do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Setur/Prodetur), os municípios sergipanos receberam suporte técnico e consultoria em projetos ambientais, infraestrutura, Sistema de Convênios (Siconv), entre outros assuntos.
A ação aconteceu no último dia 28 de março, no hotel Del Mar, em parceria com o Ministério do Turismo (Mtur) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que na oportunidade, abordou sobre as ações do Prodetur+Turismo e as linhas de crédito disponíveis para o setor púbico e privado, além de entregar ao governador Belivaldo Chagas o Selo +Turismo.
Segundo o secretário da pasta, Manelito Franco Neto, o atendimento aos representantes dos municípios superou as expectativas da organização. “Os técnicos da Setur e do Prodetur atenderam um grande número de pessoas. Algumas cidades, inclusive, enviaram mais de um profissional na ideia de captar o máximo de conhecimento para execução de seus projetos”, comemorou.
Entre os participantes a satisfação era perceptível. A diretora de Cultura do município de Glória, Miriam Amaral, por exemplo, não escondeu o entusiasmo do serviço prestado na ocasião. “Trouxemos alguns projetos que temos o intuito de colocar em prática no município, como o 'Arte na Praça' e a 'Casa do Artesão', que será dedicado a realizar oficinas, feiras e exposições. Os esclarecimentos foram pertinentes e despertou ainda mais nossa confiança para executá-los”, disse.

EM 2020 - NA REGIÃO DO CARIRI O 34º CONGRESSO NACIONAL DA ABRASEL

A 34ª edição do Encontro Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que acontecerá em 2020 , será realizada na região do Cariri. A escolha da sede se deu durante a reunião do Conselho Nacional da Associação, com a presença de presidentes, conselheiros e executivos, que estavam reunidos em Natal (RN) para a 33ª edição do evento. Voltado para os associados da Abrasel em todo o país, profissionais, pesquisadores e estudantes de gastronomia e interessados em geral, o encontro é considerado um dos principais eventos do setor de Alimentação Fora do Lar do Brasil.
O presidente da Abrasel no Cariri, Ricardo Ferreira, disse que a iniciativa de trazer o encontro para interior do estado partiu da seccional, que viu o potencial da região. 
Segundo a diretora-executiva da regional no Cariri, Daiana Fernandes, o Encontro será realizado nos dias 24, 25 e 26 de março de 2020 e terá atividades nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. 
Para o presidente da Abrasel no Ceará, Rodolphe Trindade, a programação do evento será construída de acordo com a defesa da instituição pelas "cidades vivas". "O Manifesto Abrasel foi um momento muito importante para Associação, deu uma guinada política a nível nacional e nos colocou nos trilhos para trabalhar a relação dos bares com a cidade e a ocupação das ruas. Nossa meta é colocar todo o evento na rua, com abertura em praça pública", conta o presidente, mencionando o manifesto lançado pela entidade, "A partir das ruas, simplifica Brasil".
IMPORTÂNCIA PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS -Para o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, a vinda do evento para o Ceará, em especial para a região do Cariri, é muito importante para o fortalecimento das empresas do segmento de alimentação fora do lar, em especial das micro e pequenas empresas. “O setor de alimentação fora do lar é formado principalmente por pequenos negócios, por isso, um evento como este ajuda a movimentar toda a cadeia de valor deste segmento e também de outros, como é o caso do turismo”.
Segundo Cartaxo, além de se beneficiar com a vinda de associados da Abrasel de todos o país, a região também ganhará com a troca de conhecimento e experiências, que contribuirão para fortalecer ainda mais o segmento da alimentação fora do lar, que vem crescendo de forma significativa na região do Cariri nos últimos anos”. (Com a Abrasel /Ceará).

NO CENTRO DE EVENTOS - A FENACCE VAI ATÉ DOMINGO

Numa ação do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins no Estado do Ceará, em parceria com a sua associada A&M Promoções e Eventos, termina no próximo domingo, 7, no Centro de Eventos do Ceará, a Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará – FENACCE 
O conceituada Feira, que busca atender a uma demanda de valorização e exposição de artesanato, produtos da economia criativa e das diversas culturas em um ambiente de compradores, empreendedores, artistas e visitantes, começou no último dia 29 de março e vem sendo bastante prestigiada pelo público. Prova da sua importância é a participação de vários países, estados e municípios. São 130 estandes; 300 expositores, 25 estados; 15 países e Municípios: Região do Cariri, Eusébio,  Caucaia,  Pindoretama,  São Gonçalo  e Aquiraz. 
Dentro da programação, tradições afrodescendentes; povos indígenas; Repentistas; Grupo vozes e artes.; Desfiles com peças de renda; Oficinas; Alas dos Mestres da Cultura. 
Pelo que se está verificando até agora no Centro de Eventos do Ceará, a FENACCE marcará nova etapa no segmento geral da área, não só do Ceará como de todo o Nordeste. Tem uma estrutura que contempla investidores e visitantes, possibilitando uma nova visão acerca da INOVAÇÃO e da SUSTENTABILIDADE, princípios básicos na construção de uma sociedade próspera. 

GOL É A PRIMEIRA NO TRECHO SP-RJ

A Gol é a companhia mais utilizada pelos brasileiros no trecho entre São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo uma recente pesquisa feita pela agência virtual de turismo ViajaNet, a empresa conta com 40,27% das compras de passagens na ponte aérea entre os meses de janeiro e fevereiro de 2019.
Na segunda colocação do ranking do ViajaNet, aparece a Latam Airlines (27,89%), seguida pela Avianca Brasil (18,42%) e a Azul Linhas Aéreas Brasileiras (12,30%). Na quinta posição, ainda aparece a Passaredo Linhas Aéreas (0,67%), sendo esta uma empresa com sede em Ribeirão Preto (SP).
Segundo o head of marketing do ViajaNet, Gustavo Mariotto, a alta competição no setor de aviação comercial exige das companhias um aprimoramento constante no nível de serviço e atendimento. "Outro fator decisivo é a queda de preço dos bilhetes aéreos, também impulsionada pelo livre mercado", comenta.

NA DEPENDÊNCIA DO SENADO - MODERNIZAÇÃO DA LEI DO TURISMO E ABERTURA DAS AÉREAS

Plenário Da Câmara
O projeto de lei 2724/15, que abre totalmente as empresas aéreas ao capital estrangeiro e moderniza a Lei Geral do Turismo, segue para o Senado Federal após aprovação na Câmara dos Deputados. Na avaliação de representantes do mercado, a lei aumenta a conectividade aérea brasileira e melhora o ambiente de negócio para o turismo no Brasil. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, vai trabalhar junto com representantes do trade turístico na articulação política para sensibilizar os senadores sobre a importância e urgência da aprovação do texto.
O Brasil tem uma população de mais de 200 milhões de habitantes e apenas quatro empresas de aviação civil dominam 99% do mercado. A título de comparação, Argentina e Colômbia, com menos de um quarto de habitantes e territórios que equivalem a um ou dois estados brasileiros, têm o dobro de companhias aéreas. A abertura ao capital estrangeiro já foi testada com sucesso em outros setores estratégicos como energia elétrica, telecomunicações, portos, aeroportos e saneamento básico.
As mudanças na Lei Geral do Turismo, por sua vez, atendem demandas históricas do setor produtivo. Elas agregam tendências do mercado e desburocratizam procedimentos para atuação dos prestadores de serviços turísticos. Fomento à pesquisa e à produção científica, incentivo às parcerias público-privadas, atenção aos serviços prestados a pessoas com deficiência e incorporação de segmentos de hospedagem fazem parte do projeto.
DOIS ANOS DE LUTA - “Depois de uma luta de 2 anos, o turismo comemora um importante avanço na modernização das leis que norteiam a nossa indústria. É de se parabenizar a articulação do ministro Marcelo, do relator, deputado Paulo Azi, e do presidente da Frentur, deputado Herculano Passos. A luta continua no Senado para que a tramitação seja feita de forma célere”, comentou Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, entidade que representa os cruzeiros.
“A aprovação do projeto 2724  inicia a fase de modernização e do futuro do turismo no Brasil. É de suma importância que nossos pleitos sejam reconhecidos e colocados como prioridade para que o setor mostre seu potencial e força”, destacou Magda Nassar, presidente da Braztoa, entidade que representa os operadores de viagem.  
A abertura do mercado doméstico de aviação e as mudanças na Lei Geral do Turismo são algumas das pautas prioritárias da pasta para o fortalecimento do setor. Após aprovação na Câmara dos Deputados, o texto segue para o Senado, onde terá que passar nas comissões de Constituição e Justiça e Desenvolvimento Regional e Turismo antes de seguir para o plenário. O ministro do Turismo vai pedir urgência no trâmite do projeto .

TROPICAL HOTEL - 43 ANOS VALORIZANDO O TURISMO DA AMAZONIA

Entrada do Hotel
No último dia 26, um dos ícones do turismo de Manaus completou 43 anos de existência. Fundado em 1976, o Tropical Hotel Manaus desde então não é apenas uma das referências de hospedagem de toda a Amazônia, mas também um dos símbolos maiores do desenvolvimento do turismo do Estado. 
Quando surgiu e por anos seguidos vem sendo um marco do desenvolvimento da região, não apenas por receber grandes personalidades nacionais e estrangeiras, como também por ser palco de importantes eventos, como congressos e reuniões outras e pelas apresentações de shows artísticos, entre as quais do famoso Festival do Boi de Parintins. 
 No correr dos anos., depois de superar algumas dificuldades administrativas e financeiras, o Tropical vive ainda tempos de glamour. Com mais da metade dos 611 apartamentos revitalizados, é até hoje um dos melhores locais para hospedar turistas e empresários encantados com a singularidade do lugar.

ROTA DO SOL SEMANAL 05/04/2019 ISSUU

HOTEL PARQUE DAS FONTES


MICARETA DE FEIRA - CATUSSABA