Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de junho de 2016

CALEIDOSCÓPIO: DELATORES PREMIADOS & ALCAGÜETES / BOA ESTADA / DURO NA QUEDA

DELATORES PREMIADOS & ALCAGÜETES - Como eu, acho que a quase totalidade dos brasileiros não tolera quem delata. Soa péssimo aceitar  tipos que cometeram delitos, mas entregam quem era considerado amigo no avanço do que é alheio, com o fim de amenizar suas penas.  Pior quando soltam a língua em conversas com os então protetores ou companheiros, fazendo gravações secretas, portanto já mal intencionados. Pessoas deste quilate são capazes até de trair pai, mãe e irmãos, na fraca ilusão de pagar menos pelas suas falcatruas. Os delinquentes de colarinho branco assim agem, na suposição de que o estrago só lhes traz proveito, pois vão cumprir penas muito menores, com tornozeleiras, em casa. Pouco vale a execração da sociedade. Se o fato ocorresse no mundo dos marginais contumazes e que estão nas páginas policiais, sem colarinho branco, a coisa seria bem diferente. Alcagüete não fica vivo no mundo do crime. Morre ele e até familiares. Lógico que não desejamos a pena de talião para ninguém. Mas a “honra” dos criminosos de assaltos, homicídios, da comercialização de drogas é esta. Para terminar, com raras exceções, nesta questão dos lava-jatos e quejandos, diga-se que não se viu ninguém do PT delatar nenhum companheiro. Alguns estão com penas elevadas, mas não se tornaram delatores de companheiros. 
BOA ESTADA - O receber bem os visitantes é da índole do cearense. Pois foi respeitando esta tradição que desejamos boa estada à atual presidente da Abrajet Nacional, jornalista Miriam Petrone. Ela, skalega paulista, veio a Fortaleza participar da elegante noitada que aconteceu no sábado último, no Hotel Marina Park, ocasião da posse solene da empresária cearense Priscila Cavalcanti na presidência do Skal Nacional.  No nosso curto “bate-papo”, ao lado do colega José  Rangel,  fiz questão de lhe dizer que a recebíamos com o desejo de que passasse bons momentos entre nós. Contudo, continuava formando na oposição ao seu mandato. Confirmo aos integrantes da Abrajet Nacional continuar firme ao lado do pessoal da Abrajet de 12 estados, o qual  contesta a atual administração da entidade, principalmente pelos fatos negativos ocorridos durante o recente Congresso realizado em Santos, São Paulo. 
 DURO NA QUEDA – É muito difícil encontrar-se pessoa tão fria, com tanta desfaçatez como o deputado Eduardo Cunha, afastado da presidência da Câmara pelo STF e implicado até o pescoço em atos ilícitos. Esperando pronunciamento da Comissão de Constituição e Justiça e julgamento final de cassação ou não do seu mandato pelo Plenário da  Câmara.,  acusado de mentir ao dizer que não possuía dinheiro depositado ilegalmente na Suiça, Eduardo Cunha, com arrogância, desmente constantemente o que já está provado. Desmente sem pestanejar, sem o menor pudor. Não toma conhecimento de que é réu no STF, agora em duas situações. Desmente ter recebido propina do petrolão, mesmo diante das evidências de corrupção passiva, lavagem  de  dinheiro,  evasão de divisas e falsidade ideológica. Finge desconhecer que está perto de perder a função de presidente da Câmara Federal e até do mandato de deputado federal, segundo tudo indica. Em recente entrevista, disse o impassivo deputado:  "Em primeiro lugar, eu não renunciei, como vocês podem ver. Em segundo lugar, eu não tenho o que delatar. Eu não tenho crime praticado e não tenho o que delatar". Até quando continuará interpretando “com segurança” o papel de moço sem pecados? Lembrei-me agora do Lupicnio Rodrigues:  “...sem sangue nas veias, sem coração...”

CAMOCIM E EXTREMO OESTE FESTIVAL: OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS ATRAVÉS DO TURISMO

Com a participação de nove municípios do extremo oeste do Ceará, tendo Camocim como sede, começou ontem, 23, no Centro de Eventos do Hotel Boa Vista Resort, o importante 1º Festival de Oportunidades em Negócios e Turismo do Extremo Oeste, encontro que tem o propósito mostrar que a região apresenta condições para excelentes negócios. Além da presença dos prefeitos e secretários da região, com a prefeita Mônica Aguiar sendo a anfitriã, estão presentes autoridades do Estado, deputados e vereadores e uma delegação do Fórum de Turismo do Ceará, à frente os coordenadores Pedro Carlos da Fonseca e Edgar Sá. 
O foco principal do evento é estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios gerados a partir da atividade turística em cada município da Região Extremo Oeste do Ceará: Camocim: Acaraú, Barroquinha, Bela Cruz, Cruz, Chaval, Granja, Itarema e Jijoca de Jericoacoara.
Nos três dias de atividades (terminará amanhã, 25, o 1º Fortexo está com vasta programação, dando oportunidade aos participantes de realizarem encontros de negócios e concretizarem investimentos voltados para o comércio e o turismo. Os municípios irão mostrar suas potencialidades mais destacadas, centradas, no turismo, comércio, na gastronomia regional, nas exposições artísticas, folclóricas e culturais.Palestras, workshops e oficinas também estão na grade de programação do Fortexo. 
O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Camocim, com apoio do Sebrae e do Senac.
PROGRAMAÇÃO -  Ontem, a programação decorreu, das 14h às 17h, com reunião do Fórum Regional do Turismo do Extremo Oeste do Ceará e Fórum de Turismo do Ceará. Em seguida, houve visita aos estandes com apresentação da Banda Lira. Às19h30min, ocorreu a solenidade de abertura do evento, após o que se exibiu e quadrilha do Camocim. 
Hoje, das 16h às 17h, será a palestra: Panorama do Turismo no Ceará e o Processo de Regionalização do Ministério do Turismo, a cargo de Rafaela Marques – Consultora Técnica da SETUR – CE. Das 17h às 18h, Mesa de Debate: Aviação Regional como Fator de Fortalecimento do Turismo e Desenvolvimento Econômico, com a participação do coronel Paulo Edson Ferreira Filho,  do Departamento Estadual de Rodovias ;Rosana Barbosa de Lima Amorim,  Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Camocim / Presidente do FORTEXO local.  De 18h às 19h, palestra: O perfil do profissional do Turismo – ABBTUR - Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo, Rosana Barbosa de Lima Amorim, Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Camocim / Presidente do FORTEXO Local: Auditório Principal. De 19h às 20h, Mesa de debates: Oportunidades para o Varejo na Rota das Emoções Tomaz Machado / Felipe Cidrão – Gestores do SEBRAE/CE local. De 20h às 21h30min, Festival Gastronômico | Apresentações Culturais Local: Ilha do Sabor.
Amanhã, de 16h às 17h, palestra: Tecnologia como Ferramenta na Produção de Eventos, com
Arnaldo Fonseca Menezes Júnior, Diretor da Data Vídeo Som Equipamentos para Eventos. Das 17h às 18h
Palestra: Um Novo Olhar Sobre a Interiorização do Turismo, a cargo de Fabiana Ribeiro, Turismóloga / Presidente da Associação Cearense de Turismo no Espaço Rural e Natural. Das18h às 19h, palestra: A contribuição do Turismo na Geração de Oportunidades e Renda, sendo palestrante Selma Cabral – Presidente da ALFE - Associação de Lojistas e Lideres Femininas. 
O Festival de Oportunidades em Negócios e Turismo do Extremo Oeste, Festival será encerrado com a caprichada gastronômico dominando o ambiente, em meio a atraente show musical. 

O MELHOR FESTIVAL JUNINO DAS CAPITAIS - TRÊS DIAS DE FOLGUEDOS NO ATERRO DA PRAIA DE IRACEMA

Com a previsão da presença de até 30 mil pessoas por noite, a população de Fortaleza e os milhares de turistas visitantes terão oportunidade de participar, a partir de hoje e até o próximo domingo, do melhor e mais animado festival junino das capitais brasileiras 
Nada menos de 12 artistas nacionais consagrados, estarão no Aterro da Praia de Iracema em exibições vibrantes, com largo repertório das melhores canções alusivas às festas juninas.  Consagradas quadrilhas terão um espaço reservado no Aterro, que está com expressiva decoração temática. Além de toda essa estrutura, o evento contará com brincadeiras e comidas típicas em espaços gastronômicos.
TRÊS NOITES DE FOLGUEDOS – Hoje, a vibrante multidão em explosão de alegria cantará e dançará nas apresentações das Rainhas da Farra, de Chiico Pessoa, Elba Ramalho e Iohannes.
Amanhã, animarão os folguedos Igor Guerra, Luis Marcelo & Gabriel, Forró Real e Gusttavo Lima. 
No encerramento do Festival Junino de Fortaleza, domingo, 26, sempre começando às 18 horas, a animação dos shows estará a cargo de Conde do Forró, Lagosta Bronzeada, Italo & Renno. A consagrada Joelma encerrará a noitada. 
ESPAÇO SEGURO – Prometem os organizadores do Festival que estarão em segurança os que forem se divertir no Aterro da Praia de Iracema. Haverá segurança particular e um reforço de equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Batalhão de Policiamento de Eventos, Juizado da Infância e Juventude, Corpo de Bombeiros e SAMU. A AMC e Etufor realizará um esquema especial de trânsito e mobilidade durante o evento.

ABRAJET-CEARÁ INFORMANDO COM CREDIBILIDADE

Antonio Jose
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet-Ceará – desde a sua fundação, no dia 27 de fevereiro 1984, portanto, há 32 anos, vem informando com qualidade e credibilidade. A Abrajet-Ceará é sucessora da extinta Associação de Jornalistas de Turismo – Ajotece – presidida, inicialmente, pelo jornalista Iran Benevides (falecido) e que muito fez pela entidade.
A Abrajet-Ceará é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. Tem por objetivo integrar profissionais de imprensa, rádio, televisão e assessores de comunicação de empresas públicas e privadas, que exerçam o jornalismo de turismo e, devidamente, registrados nas Delegacias Regionais do Ministério do Trabalho. 
A Abrajet-Ceará, desde a sua fundação, vem desenvolvendo ações e trabalhando em benefício do Turismo do Ceará e do Brasil, visando ao seu desenvolvimento sustentável e ao seu prestígio. Trata-se, pois, de uma entidade que sempre coloca os interesses maiores dos associados e do Turismo acima de tudo.
A prova da assertiva retrocitada é que seus membros são respeitados e reconhecidos como profissionais sérios, competentes, éticos – sem falsa modéstia – pautando-se por uma conduta exemplar a fim de que a associação não venha a sofrer pesadas críticas e ter, assim, a sua imagem denegrida. 
No decorrer da sua atuação, a Abrajet-Ceará realizou, em Fortaleza-CE, uma série de eventos e promoções, sem falar das inúmeras vezes em que participou de encontros nacionais e internacionais, ligados ao setor turístico. Sempre marca presença nos principais eventos desse segmento econômico.
Dentre as diversas promoções, destacam-se as “Semanas Cearenses de Turismo”, os Concursos de Reportagens e Fotografias Turísticas (válidas para todo o Brasil), Cursos de Emissores de Bilhetes Aéreos, Ciclos de Palestras, Lançamento de Livros sobre Turismo, para citar as principais. 
A  Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Seccional do Ceará, é filiada à Abrajet-Nacional e mantém ligações com outras entidades da comunidade turística cearense, como ABAV, ABIH, Sindhotéis, Skal Internacional Fortaleza-CE, Convention Bureau (Visite-Ceará), Secretarias Estadual e Municipal de Turismo, Associação de Guias de Turismo, Abrasel, para citar algumas entidades do trade alencarino, sem falar com as Abrajets de outros Estados.
No final de 2016, a Abrajet-Ceará homenageará, com dois troféus, durante sua festa natalina e de Ano-Novo, uma personalidade turística e uma empresa que tenham contribuído, para acelerar o processo de desenvolvimento sustentável do Turismo local e nacional. 
A Abrajet-Ceará, nesses 32 anos de pleno funcionamento, teve como presidentes os seguintes jornalistas: José Mário Pinto (três mandatos consecutivos); Ivanildo Lavor (duas vezes consecutivas); Antonio José de Oliveira (duas vezes consecutivas), José Carlos de Araújo(duas vezes consecutivas), Hélio Rocha Lima (duas vezes consecutivas), José Rangel, (duas vezes consecutivas) e Fenelon Gonçalves, eleito em 2015, porém licenciado para tratamento de saúde. Na sua ausência, assumiu a presidência, o vice Antonio José de Oliveira.
Atualmente, fazem parte da diretoria da entidade os jornalistas, Fenelon Gonçalves (presidente licenciado) Antonio José de Oliveira (vice-presidente e ocupando a presidência), Antonio Vicente Alencar de Alencar ( Diretor-Secretário), Antonio Augusto Oliveira (Diretor de Comunicação & Marketing), José Hélio Rocha Lima (Diretor Social). Conselho de Ética (José Mário Pinto, Ivonildo Lavor e José Carlos de Araújo). Conselho Fiscal (Fernando Brito, Silvana Frota e José Rangel). Todos os associados  trabalham com o firme propósito: defender as causas maiores do Turismo, os da Abrajet-Ceará, dos sócios e da sociedade como um todo. 
Destaque-se, ainda, a atuação do presidente, licenciado, Fenelon Gonçalves,  que não tem medidos esforços, para engrandecer a entidade e fazê-la presente, nos eventos turísticos locais, nacionais e internacionais. 
Agora um lembrete: é bom lembrar, minha gente, que Turismo é parceria e ser parceiro não é atropelar e  muito menos ferir os princípios éticos, profissionais e de transparência em tudo. Ser parceiro – acreditem vocês – é crescer, de forma conjunta, e sabendo tirar lições dos erros cometidos. Vamos em frente!
Antonio José de Oliveira
Presidente em exercício

EM SÃO ROQUE/SP - 1ª FESTA JUNINA PORTUGUESA DO CIRCUITO DO VINHO

Amanhã e domingo, 26 de junho, a Quinta do Olivardo promove a primeira festa junina portuguesa do Circuito do Vinho em São Roque/SP. Será a oportunidade de o público conhecer as raízes e tradições da festa típica de Portugal que hoje faz sucesso nos quatro cantos do país. A entrada é gratuita.
A festa junina portuguesa traz algumas peculiaridades. Enquanto no Brasil, os rapazes apaixonados entregam correios elegantes para as moças solteiras, em Portugal, os jovens entregam às damas um manjerico, um pequeno vaso de barro com um pezinho de manjericão. A entrega dos manjericos é uma tradição no país. Lá, os vasos são enfeitados com uma dobradura de papel em formato de uma flor de cravo e ao centro, é colocado uma bandeirola com um versinho apaixonado. A moça que recebe o presente deve cuidar da planta para que o romance possa continuar. Na festa junina da Quinta do Olivardo, o público poderá vivenciar a tradição dos manjericos.
Não vão faltar os tradicionais doces juninos com origem portuguesa: canjica, arroz doce, doce de abóbora, paçoca, pé de moleque, castanha portuguesa assada, pamonha, maçã do amor, pastel de Belém e bolos de milho, cenoura, fubá e chocolate, entre outras guloseimas. 
As delícias não param por aí. Os visitantes poderão degustar outros pratos lusitanos, como a famosa a sardinha na brasa, o pão no prego, bolinho de bacalhau, linguiça no pão, mini espetada madeirense, queijo coalho assado, pastel de bacalhau, cuscuz, caldo verde, bolo do caco, além das tradicionais bebidas:  vinho quente, quentão, chocolate quente, vinhos Quinta do Olivardo e sucos de uva Quinta do Olivardo.
A tradicional quadrilha se faz presente. O público poderá acompanhar a apresentação da quadrilha da Quinta do Olivardo, de grupos de quadrilhas de algumas escolas infantis de São Roque, além da apresentação da Orquestra de Viola Caipira de São Roque, da Comitiva Brasil Poeira, que promoverá um verdadeiro “arrasta pé” na Quinta do Olivardo.
Para gastar a energia da criançada, a festa terá ainda cama elástica, touro mecânico, gincanas, pescaria, tiro ao alvo, argolas e o circuito de aventuras estará aberto até às 22h. Já os adultos mais aventureiros poderão testar sua força no pau de sebo, concorrendo a um jantar para duas pessoas na Quinta do Olivardo. É animação garantida para toda a família!
 A ORIGEM - A tradição da festa junina chegou ao Brasil junto com a coroa portuguesa. Nesta época, era comemorada apenas pela elite e era conhecido como Festa dos Santos Populares e Joanina, em homenagem a São João. Quem dançava a quadrinha eram apenas os nobres da corte, com seus vestidos bem rodados, enfeitados com rendas e pedras. 
Diferentemente do Brasil, onde a festa é comemorada durante os meses de junho e julho, em Portugal os festejos são realizados em apenas um dia, no dia de São João ou Santo Antônio.
 A QUINTA DO OLIVARDO - Adega, restaurante, lanchonete e loja de produtos coloniais, vinhos, doces e compotas caseiras, a Quinta do Olivardo é uma atração turística pela boa comida, ambiente acolhedor e também pela paisagem exuberante. Os parreirais ladeando as instalações conferem o clima bucólico das propriedades rurais da Ilha da Madeira, em Portugal, onde o proprietário Olivardo Saqui buscou inspiração para construir um dos locais mais visitados da Estrada do Vinho.
A Quinta do Olivardo recebeu por três anos consecutivos (2013, 2014 e 2015) a referência “Excelência” concedida pelo TripAdvisor, um guia mundial colaborativo, publicação na qual os comentários dos frequentadores pontuam o estabelecimento. 

NA BERLINDA A HOTELARIA - PORTO ALEGRE AMARGA A PIOR CRISE DOS ÚLTIMOS 40 ANOS

O setor de hospedagem de Porto Alegre vive a sua pior crise em 40 anos. Registrando taxa de ocupação média mensal em 40%, muitos estabelecimentos estão usando a criatividade para manter seus negócios. Renegociação com investidores, promoções e todo o tipo de redução de custos fazem parte desse pacote. "Temos proprietários se desfazendo de patrimônios para manter seus negócios. Muitos já fecharam total ou parcialmente", informa o presidente do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre (SHPOA), Carlos Henrique Schmidt (foto), sobre a realidade do setor.
Um dos principais impactos é a perda de empregos. Levantamento do SHPOA revela que, desde o inicio do ano, foram fechadas mais de mil vagas de trabalho, entre os 125 hotéis de Porto Alegre. Média de oito demissões por empresa. Os estabelecimentos do centro são os mais afetados.
Para o SHPOA, além da crise que atinge o país, um dos principais fatores para dados tão negativos é a insuficiência de investimentos no turismo de Porto Alegre. "Se pegarmos a taxa média de ocupação de Curitiba, Florianópolis e São Paulo, vamos confirmar que houve, sim, queda, mas nada parecido com o que ocorre em Porto Alegre. É a pior crise dos últimos 40 anos, por isso é preciso pensar urgente uma política de turismo mais agressiva para a cidade ou corremos o risco de ver mais empresas fechando até o fim do ano", avalia Carlos.
A previsão de abertura de 17 novos hotéis até 2019 é outra notícia que assusta ainda mais o setor. "Há uma perspectiva de aumento de 30% na oferta de leitos para os próximos anos. O impacto disso para o mercado será perda de investimentos e frustração desses investidores que estão apostando em uma rentabilidade que não existe atualmente"
Para SHPOA, Porto Alegre precisa investir na arte, na cultura e no turismo de negócios/eventos para atrair turistas e movimentar a economia no setor de alimentação e hotelaria. A construção de um Centro de Convenções é uma das principais reivindicações da categoria, que vê a cidade perder diversos eventos porque não tem capacidade de sediar encontros com mais de 5 ou 10 mil pessoas.
Outra obra necessária e que traria alento ao setor é a revitalização do Cais do Porto. "Mas pelas últimas notícias, já não temos mais certeza quando essa obra se concretizará. Esse é o retrato de como a cidade encara o turismo", critica.
CRISE GERAL – Infelizmente, as notícias que temos a respeito da hotelaria brasileira é de muita apreensão, cautela e pedido de arrego. Em muitos Estados, vários meios de hospedagem foram obrigados a fechar as portas diante da grave crise econômica e financeira que atravessamos. 
A respeito da hotelaria cearense, conversamos com o presidente da ABIH/CE, Eliseu Barros. O empresário, executivo maior do Marina Park Hotel, nos disse que é uma realidade a crise por que passa a hotelaria brasileira. 
A respeito do Ceará, Eliseu, com a devida cautela, afirmou que o setor hoteleiro também sofre o impacto da crise, com a queda das hospedagens. Os hotéis vinculados a entidade que dirige estão apertando o cinto e “queimando as gorduras” adquiridas no final do ano passado. Felizmente, até agora não há notícia de que nenhum cogite em encerrar as atividades. Nos últimos três meses, o percentual de hospedagens girou entre 48/49% de ocupação. Otimista, o empresário cearense aguarda que a ocupação de hotéis em Fortaleza fique pelo menos em 62%, o que difere dos 85/90% dos anos anteriores, mas pelo menos oferece melhores condições de atravessar a crise.

OLIMPÍADAS 2016 - BRASIL AGUARDA RECEBER ATÉ 500 MIL TURISTAS

Pela primeira vez, os jogos olímpicos e paralímpicos chegam à América do Sul e terão o Brasil como País sede. O evento, que começa no dia 5 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro, deve receber entre 350 a 500 mil visitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
De acordo com Vinícius Lummertz, presidente da Embratur, com a experiência que o Brasil adquiriu em grandes eventos nos últimos anos, como a Rio+20 e a Copa do Mundo, o País não só vai aumentar o fluxo de turistas nacionais com os Jogos Olímpicos, como vai bater os recordes de turismo internacional alcançados no ano passado. 
Além da cidade do Rio de Janeiro, principal cartão-postal usado pelo governo brasileiro para atrair turistas ao País, outras cidades brasileiras também estão sendo apresentadas no exterior.
Dentre essas estratégias, é possível destacar a campanha "Brazil is open for you!", que convida cidadãos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e do Japão a conhecer o Brasil. A iniciativa pretende alcançar mais de 70 milhões de pessoas desses quatro países, que, recentemente, foram liberados de apresentar o visto para entrar no Brasil.  
A liberação de visto para esses turistas, um trabalho da Embratur junto ao Ministério de Relações Exteriores, deve-se a grande tradição olímpica desses países, que têm histórico importante de emissores de turismo para o Brasil. 
Nos últimos dez anos, por exemplo, os Estados Unidos foram responsáveis por emitir 600 mil visitantes por ano ao Brasil. O país é o segundo maior emissor de turistas para o Brasil, ficando atrás apenas da Argentina, que soma 1,6 milhão de turistas.
TOCHA OLÍMPICA - O tour da tocha olímpica também vem desempenhando bem o papel de apresentar as belezas naturais, costumes e culturas de diversas cidades brasileiras aos turistas. Com início em Brasília, no dia 3 de maio, o percurso já alcançou as Regiões Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Norte do País, passando por mais de 150 cidades brasileiras.
Hoje a tocha está em Várzea Grande / MT. O trajeto se estenderá ao Sul e chegará ao Rio de Janeiro no dia 4 de agosto. A condução da chama olímpica conta com atletas brasileiros, artistas, jornalistas, personalidades e outros cidadãos de destaque, selecionados para a jornada. 
JOGOS RIO 2016 -  No dia 5 de agosto, a Olímpiada se desdobrará em 42 esportes olímpicos ocorridos em 19 dias. Das 306 provas, que valerão medalhas, 136 são femininas, 161 masculinas e nove mistas. No total, o campeonato contará com mais de 10 mil atletas.
Na competição paralímpica, que terá início no dia 7 de setembro e será encerrada no dia 18 do mesmo mês, mais de quatro mil atletas participarão das provas, divididas em 23 modalidades esportivas.
O Rio de Janeiro sediará as cerimônias de abertura e encerramento da Olimpíada, além de grande parte dos jogos. Entretanto, outras cinco cidades também foram escolhidas para receber as partidas de futebol. Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo também farão parte do circuito olímpico. (Com o Portal Brasil)

FESTURIS NEWS 24/06/2016


Curaçao: Cor, Mistério e Turismo - Curaçao ainda é um mistério para muitos brasileiros. O país foi a capital das Antilhas Holandesas e está a apenas 70km da Venezuela. Sua língua oficial é o holandês, mas quem tem vez no país é o papiamento, um dialeto que mistura seis idiomas diferentes – o português, entre eles. Com apenas 150 mil habitantes e uma economia que se baseia na refinaria de petróleo e no turismo, o lugar é destaque entre as ilhas caribenhas por possuir um clima agradável o ano todo e estar fora da rota de furacões.
A ilha caribenha de Curaçao tem buscado novos destinos no Brasil para promover-se. Quem está à frente desta tarefa são as empresárias Janaína Araújo e Giselle Makinde, sócias-proprietárias da Double Task, empresa de representação de destinos e quem cuida da conta do Escritório de Turismo de Curaçao no Brasil.
Na última quarta-feira, dia 15, visitaram o escritório de Curaçao em São Paulo os diretores do FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, acompanhados de Rúbia Andrade, representante da Rossi & Zorzanello na capital paulista. A reunião foi sugerida pelo jornalista e consultor em comunicação Marcos Junior T. Oliveira.
“Curaçao é um destino completo. Tem de tudo e atende a todos os públicos desde os jovens, casais em lua de mel, famílias e grupos de terceira idade”, comentou Janaína. “Desde o ano passado pensávamos em participar do FESTURIS, mas por questões estratégicas não conseguimos, mas o mercado do Rio Grande do Sul é estratégico para Curaçao, especialmente pelo voo da Copa Airlines que sai de Porto Alegre”, contextualiza Giselle.
Marta Rossi contou que o Salão Luxury é uma proposta nova e que surgiu após muitos estudos sobre o segmento de turismo de luxo. “Participei da BIT em Milão e pude entender melhor como seria um salão dentro de um Festival de Turismo como o FESTURIS e chegamos ao formato que estamos apresentando”, cita Rossi.
“Alguns destinos que trabalham fortemente o turismo de luxo já garantiram presença e temos categorias diferentes de patrocínio e algumas com diferenciais, onde o cliente será atendido por mordomo e terá um transfer exclusivo. São propostas dentro de um conceito que desenhamos especialmente para o FESTURIS”, finaliza Eduardo Zorzanello”.
A visita de cortesia dos diretores da Rossi & Zorzanello ao escritório de Curaçao foi oportuna, pois o destino buscar novos mercados para aproximar-se do trade.
SEGMENTAÇÃO E OFERTA DE CONHECIMENTO SÃO OS DIFERENCIAIS DO FESTURIS - Detentor de um formato diferente, quando o assunto é evento voltado ao turismo no Brasil, o FESTURIS GRAMADO – Feira Internacional de Turismo, caracteriza-se por sua abrangência nacional e internacional e, principalmente, pela segmentação.
Este ano o evento terá sua 28ª edição. Dentro do Serra Park a feira ocupa 22 mil metros quadrados e está dividida em espaços como LGBT, Acessibilidade, Luxury (novidade 2016), Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta). Ganham ainda destaques os destinos regionais, nacionais, internacionais, operadoras, veículos e comunicação e cias aéreas. São 2500 marcas expostas em mais de 450 estandes para um público de mais de 14 mil profissionais vindos de todos os continentes.
Esta segmentação impulsiona ainda mais a capacitação, promoção, divulgação e a comercialização das marcas participantes. Neste modelo, aproxima-se os expositores dos principais players de seu nicho sem perder a chance de contato com buyers em potencial de outros segmentos. Assim, a geração de negócios é fomentada dentro da feira, resultando em um impacto econômico de R$ 212 milhões na última edição, segundo o Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense (RJ).
Oferecer conhecimento é prioridade
Já no Palácio dos Festivais o foco é o conhecimento. Durante os dois dias de evento, no Congresso, ocorrem palestras com os principais cases do mercado turístico do Brasil. Em 2015 palestraram Guilherme Paulus (GJP), Aldo Leone Filho, (Agaxtur), Alexandre Gehlen (Rede Intercity), José Eduardo Mendes (Hotel Urbano), Juarez Barrozo (Redetur), Araceli Ramos (Casa Cuervo), Milagros Ochoa (Perú), Fábio Sicilia (Pará), entre outros. Foram mais de 8 horas de troca de experiências e conhecimento.
Para a edição de 2016, que ocorre de 3 a 6 de novembro, já existe a confirmação de participação de algumas das maiores operadoras e agências do país e da América e Europa, além de 11 cias aéreas, 21 países e 13 estados.

REPLETO DE NOVIDADES COM EXITO, TERMINOU ONTEM NO CEC O XX PECNORDESTE

Autoridades federais, estaduais e municipais e grande número de empresários estiveram às 10 horas da última segunda-feira, 20, no Pavilhão Leste do Centro de Eventos do Ceará, durante a solenidade de abertura do XX Seminário Nordestino de Pecuária, um dos principais eventos da agro indústria da região. Entre os presentes destacaram-se, entre outros, o ministro do MAPA, o governador Camilo Santana, o Presidente da CNA, João Martins da Silva, o Secretário Nacional do Senar, Daniel Carrara, o Presidente da FAEC, Flávio Saboya, o Superintendente do Senar,-CE, Paulo Hélder Braga e o Superintendente do Sebrae-Ce, Joaquim Cartaxo.     
Fato marcante na festa de abertura Seminário foi o lançamento, pela Agência Filatélica dos Correios no Estado do Ceará, do carimbo e do selo comemorativos aos 20 anos do Pecnordeste. 
O PECNORDESTE deste ano, que ontem, 23, se encerrou, esteve repleto de novidades, com ampla programação técnico-científica de capacitação, envolvendo 9 segmentos da cadeira produtiva do agronegócio. Houve palestras, minicursos, oficinas, seminários, mesas redondas e painéis, com a participação dos segmentos da Apicultura, da Aquicultura e Pesca, da Avicultura, da Bovinocultura de Leite, da Caprinovinocultura, da Equinocultura e da Suinocultura. Também aconteceram atividades não agrícolas no meio rural, como o Artesanato e o Turismo no Espaço Rural e Natural, importantes cadeias produtivas na dinamização da economia rural.
Além da programação técnica, o evento contou com uma área de 5 mil m2 para exposição, onde foram realizados a XX Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários, a V PECLEITE – Exposição Especializada de Bovinos e Caprinos Leiteiros e a Galeria dos Garanhões, estimulando a geração de negócios nas áreas de máquinas e equipamentos, animais, insumos, produtos agropecuários, agroindustriais e artesanais, apoiando o setor produtivo na realização de investimentos, na comercialização de produtos, na apresentação de serviços e incentivando às atividades não agrícolas no meio rural, principalmente, o artesanato e o turismo no espaço rural e natural.
MÉRITO RURAL - A medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra, criada em 2000 para homenagear instituições e personalidades em três categorias, homenageou este ano, na Categoria Política e/ou   administração pública, o  presidente da Aprece – Expedito José do Nascimento; na categoria Produção Rural,  a lider classista, Maria  Zimar  Pinheiro Diógenes, produtora rural e primeira mulher a tornar-se presidente de um Sindicato Rural;  e na categoria Desenvolvimento Científico , Econômico , Tecnológico ou de Ensino, a Agência e Defesa Agropecuária do Estado do Ceará- ADAGRI, órgão responsável pelo trabalho, o qual colocou o Ceará na zona livre para febre aftosa com vacinação.

26º CINE CEARÁ - MAIS UM TENTO DO FESTIVAL IBERO-AMERICANO DE CINEMA

Chico Díaz
Mais uma vez,  o Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, que aconteceu até ontem, em Fortaleza,  terminou com retumbante êxito. O Cineteatro São Luiz, na noite da quinta-feira, 16, foi o palco da abertura da vitoriosa 26ª edição. Durante uma semana, o festival reuniu diversas manifestações da linguagem das artes audiovisuais do mundo ibero-americano e prezou pela valorização e preservação do patrimônio cinematográfico brasileiro. 
Homenageando o cinema mexicano, na noite da abertura, o Cine Ceará entregou troféus ao ator mexicano naturalizado no Brasil, Chico Díaz, e à Beatriz Elena Paredes Rangel, embaixadora do México no País. O ator recebeu o troféu do festival das mãos do cineasta cearense Halder Gomes. Foram exibidos dois filmes durante a solenidade: "Abissal", curta do diretor e roteirista cearense Arthur Leite;  e Avó, espanhol, de Asier Altuna Iza. Mostra .
O Cine Ceará aconteceu no Cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco, até 19 de junho.  Também esteve na Caixa Cultural Fortaleza. Foram exibidos mais de 100 filmes, 87 dos quais nas salas de cinema e mais de 10 filmes, entre curtas e longas projetados na Praça do Ferreira.
Este 26° evento foi uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, e contou com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual (Lei Federal de Incentivo à Cultura). Patrocínio Master: Banco Nacional do Desenvolvimento - BNDES e Coelce. Patrocínio Vip: SP Combustíveis. Patrocínio: Indaiá. Apoio institucional: Oi. Apoio cultural: Oi Futuro. O Festival é uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, Corte Seco Filmes e Bucanero Filmes.

NOITE DE GALA NO MARINA PARK - POSSE NO SÁBADO DA NOVA PRESIDENTE DO SKAL NACIONAL

O São Iracema do Marina Park Hotel ficou lotado no último sábado de personalidades que compareceram à solenidade de posse da empresária cearense Priscila Cavalcanti na presidência do Skal Internacional do Brasil. “Uma Noche Española” como se denominou a noitada foi prestigiada por autoridades e convidados, destacando-se a presença de bom número de skalegas e skaladies de vários estados, entre tantos a past-presidente Sônia Vidinha. 
Durante o ato de posse, em que Priscila Cavalcanti apresentou as principais metas da sua administração no biênio 2015/2018, houve vários atos significativos, como a homenagem a consul da Espanha, Verônica Barbazan; entrega do Troféu Mundo Afora  ao montanhista cearense  Rosier Alexandre, que conseguiu recentemente ir ao topo do Everest, cumprindo seu audacioso Projeto 7 Cumes;  apresentação dos três Embaixadores do Turismo: Walney Haidar, Rodolphe Trindade e Cláudio Ary;  excelente show de danças de artistas espanhóis. 
Elogiável, na programação de Una Noche Española foram a Estação Torremolinos – pastéis, camarões empanados e espetinhos de filé e frango;  A Estação Málaga – jantar – paella, carne à espanhola, penne à Madri, salada à Barbazan e arroz de Barcelona; a Estação Catalunha – sobremesas; Estação Caliente – durante o evento, farto serviço de bebidas, caldinho de lagosta, sangrias espanholas, vinhos, sucos e água de coco. 
Para encerrar a festa, música variada para dançar, a cargo do “show man” Guilherme Silma. 
ATIVIDADES DOS SKALEGAS -  Os sócios e acompanhantes do Skal Nacional tiveram uma programação intensa em Fortaleza, inclusive, no sábado, com visita e almoço no Beach Park. 
Os presidentes da entidade nos Estados, na sexta-feira, às 18 horas, no Marina, reuniram-se em Assembleia, ocasião em que foi cumprida a seguinte pauta:  
ORDEM DO DIA a) Leitura da Ata da Assembleia realizada no dia 07 de Abril de 2016, em Manaus e aprovação; b) Informes sobre o Congresso Latino Americano 2016; c) Congresso Latino Americano e Nacional em 2017 em Fortaleza; d) Congresso Internacional - Mônaco; e) Participação dos Clubes no Projeto Mundo Afora; f) Palavra dos Presidentes; g) Assuntos Gerais. 

MOÇÃO DE APOIO

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), representante de mais de 940 mil empresas, acaba de enviar correspondência ao presidente interino, Michel Temer, sugerindo a nomeação de Vinicius Lummertz (foto) para o ministério do Turismo.
Segundo a entidade, o setor é estratégico para a retomada do crescimento e a consequente saída da atual crise econômica. Por isso, é importante que a Pasta seja ocupada por um profissional reconhecido pelo trade.

ENTREGUE O MEMORIAL CHICO XAVIER

O secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, participou da cerimônia de entrega da obra do Memorial Chico Xavier, em Uberaba (MG). A construção contou com recursos de R$ 2,9 milhões do Ministério do Turismo. Além disso, a pasta destinará outros R$ 487,5 mil para aquisição de mobiliário.
Até o momento, o acervo do Memorial conta com 187 obras escritas por Francisco Cândido Xavier, um conjunto de fitas e livros sobre a história dele, além de um holograma que projetará imagens do personagem, morto em 2002. O local contará ainda com a mesa e a cadeira, doados pela Comunhão Espírita Cristã de Uberaba, onde Chico psicografava mensagens para milhares de pessoas que o procuravam na tentativa de fazer contatos com amigos e parentes falecidos. (Com o MTUR)

MARINA WHITE É O TEMA DO RÉVEILLON 2017

O Marina Park Hotel muda de cores e de ritmo e lança o Réveillon Marina White 2017, numa celebração da paz. O maior réveillon de hotel do Brasil está de cara nova e terá como atração principal Ivete Sangalo. Será uma comemoração em grande estilo, na festa mais luxuosa de Fortaleza. Neste clima de mudanças musicais, as outras atrações são Márcia Fellipe e Caribbean Kings.
O branco vai sugerir paz e encantamento, numa festa familiar ao ar livre, ao lado do mar, em perfeita sintonia com a natureza. A beleza da noite será expresso na decoração, que vai complementar o cenário das seguintes ilhas: Amizade, Esperança, Felicidade, Riqueza, Glamour, Paz, Harmonia e Sucesso. 
Além das atrações musicais diferenciadas, a festa terá como ponto alto a queima de fogos e a gastronomia, com comidas e bebidas no sistema all inclusive. O cliente compra a entrada e não paga mais nada do que a festa oferece: comidas variadas, mesas numeradas, bebidas premium, open bar, segurança e atendimento com recepcionistas.
Na caminhada até o ambiente festivo, bufês temáticos tornam a entrada triunfante. Uvas, chocolates, pães e cascatas de camarão dão boas vindas e têm consumo livre. As vendas foram iniciadas ao preço individual de R$ 900,00 parcelados em oito vezes no cartão de crédito. 

Informações pelo telefone (85) 3254.4666, (85) 99997.8662 ou pelo e-mail: reveillon@marinapark.com.br

ROTA DO SOL SEMANAL 24/06/2016 - ISSUU