Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

CALEIDOSCÓPIO - POR QUE?


POR QUE?
Estamos na parte final do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal do chamado Mensalão, uma série de trapalhadas praticadas por gente importante que roda os poderes  Executivo, Legislativo, bancos, empresa de publicidade e por aí vai. Até agora, após reuniões prolongadas, em que não faltaram trocas de farpas entre alguns ministros, o rumoroso processo, nas etapas mais importantes,  já foi decidido, com a condenação de figuras importantes, como o ex-ministro da Casa Civil da Presidência da República, José Dirceu, os deputados João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara Federal,  e Waldemar da Cosa Neto, além de  outros que faziam parte tramoia.  O PT, partido da Presidente Dilma, sofreu rude golpe, uma vez que uma das maiores referências da sigla, afora outros menos nomeados,  foi condenada implacavelmente. Sinceramente, não se esperava desfecho tão arrasador. Dos onze  julgadores do STF, depois dez  e finalmente nove, a maioria fora nomeada pelos presidente Lula e Dilma Roussef. Portanto...  Mas não foi assim. O Ministro Joaquim Barbosa, indicado por Lula, esteve implacável na sua análise,  minuciosa e sobretudo técnica, abrindo o caminho da condenação da quase totalidade dos réus. Certo que, também indicados pelos dois últimos presidentes da República,   os ministros Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli, quase sempre divergiram do Relator, daí as escaramuças até pesadas que aconteceram. Sem dúvida, de modo geral,  os ministros não votaram pelo coração e sim pelo que estava contido no volumoso processo. Não deixa de sido sofrido o voto de grande parte  dos  togados. . Mas não havia jeito.  Como juízes o voto deveria ser  partido do convencimento e da  consciência e não da gratidão. Diante do fato, vem a nossa indagação. Por que  a Constituição delega   ao presidente da República o direito da nomeação  dos ministros do STF? Os poderes não são INDEPENDENTES se bem que HARMÔNICOS entre  si?  É plausível a razão dos   senadores e deputados que participaram da Constituição Cidadã?  Por que não atribuíram aos colegiados do Judiciário tal missão?  Sei lá, os juristas constituintes devem ter tido suas fortes motivos...
POR QUE?
Nós é que, leigo que somos,  não entendemos muito da hermenêutica das leis e dos costumes que vigem no País. Também, nossa cultura fica abaixo da canela. Talvez por isso muita cousa achamos fora de propósito. Entre tantas, estas de as eleições serem de dois em dois anos, alternando as que escolhem para um mandato de quatro anos o presidente da República,  de quatro ou oito os senadores e de quatro os deputados; e as que elegem prefeitos e vereadores. Não será isto um desperdício de tempo e dinheiro? Para não mais aborrecer, só mais uma perguntinha. Quais os motivos que levam os nossos ditos representantes do povo a fugirem da sonhada Reforma Política, proposição que tramita no Congresso há anos sem conta? Como profissionais da política (lá vai,  e é profissão representar o povo), certamente à  grande maioria dos deputados e senadores não interessa modificar o “status quo”. É um vidão usufruir das mordomias que possuem. Cif, viagens de avião daqui prá lá, de lá prática. Por conta da Viúva,  moradia, despesas com Correios, sei lá quantos salários e uma série de outras benesses que o pobre mortal do trabalhador comum, aquele que não é atrelado às duas Casas do Congresso, nem sonhando tem. E pensar que o dinheiro par tanto  não é propriamente da Viúva, mas de todos nós trabalhadores que pagamos os impostos mais caros do mundo! Que fazer se até agora nenhum governo se empenhou  firmemente em  tirar a grande massa da ignorância, do analfabetismo da inércia de ser de fato cidadão. Interessa é que o povo seja assim mesmo, para que, na escolha dos seus dirigentes e representantes, os vivaldinos continuem na vida boa que Deus lhe deu. O País que se lixe.

DOMINGO, O GRANDE CONCERTO DE NATAL DA CATEDRAL


      Mais uma vez, a população de Fortaleza, especialmente, a comunidade católica,  terá excelente oportunidade de participar de uma tarde/noite festiva neste dezembro em que a cidade respira alegria, em meio à magia de luzes e bonitas canções. No próximo domingo, 9,  a partir das 16 hs30, na Catedral Metropolitana , será apresentado o  Grande Concerto de Natal – Domingo de Luz.
  O grande evento promovido pela Arquidiocese de Fortaleza, na sua quinta edição, terá  mais de duas horas de duração com um repertório de musicas tradicionais para o período do Natal, objetivando proporcionar à população cearense momentos  especiais a partir do início, com a condução do Menino Deus por personagens representando Maria e José.  A Grande Orquestra e o Coral Noite de Belém, com 120 vozes,  interpretarão  belas canções natalinas.  Na hora do Ângelus, às  6 horas, o público ouvirá  a Ave-Maria Sertaneja, seguida da interpretação de Noite Feliz.
A produção  reúne  mais de 50 profissionais – jornalistas, publicitários, apresentadores, decoradores, produtores e técnicos de imagem e som. Toda a festa será transmitida para vários países em tempo real via internet.
O arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio,  e o pároco da Catedral, padre Clairton Alenxandrino,  estão convidando  os fortalezenses  bem assim os membros das comunidades católicas de outros municípios a que estejam presentes a esta bonita e importante festa do Natal. Aos de boa vontade, conclamam  a que, ao chegarem, doem leite em pó, precioso alimento que será destinado às crianças do Iprede. 

O NATAL DE LUZ DE IGUATU EMPOLGA O SERTÃO CENTRAL


A administração que termina o mandato no final do ano em Iguatu, à frente o prefeito Agenor Gomes de Araújo Neto, está marcando  mais  um precioso tento com a realização do Natal de Luz, uma temporada de festas  que vem empolgando todo  o Sertão Central do Ceará, com repercussão em todo o Nordeste.
A vasta programação do Natal de Luz 2012 de Iguatu, na sua oitava edição, é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com os governos Estadual e Federal.  Começou no sábado passado, dia 1º de dezembro, com vibrante e colorido  desfile de 15 carros alegóricos e de nove alas com crianças e adolescentes de projetos sociais,  Este ano, o tema é 'Um Natal de Luz e Magia'.  Saiu da Praça da Mulher e percorreu longo itinerário, sempre aplaudido pela multidão,.  Além da realização do desfile, também houve apresentações culturais e show  musical na Praça da Matriz, tendo como atração maior a dupla Ítalo e Renno.  Este ano três casas temáticas estão abertas ao público: a tradicional Casa do Papai Noel, da Barbie e do Soldadinho de Chumbo.
A temporada do Natal de Luz iguatuense prossegue hoje com Anjos de Resgate e continuará assim: dia 15 - Kléber Lucas;Dia 23 - Forró da Curtição; Dia 29- Banda Skema. No encerramento,  dia 31, na festa do Reveillon,  Pegada de Solteiro.

JUNHO DE 2013 - BRASIL X MÉXICO NA ARENA CASTELÃO


Começando realmente sua temporada FIFA, a Arena Castelão será palco do jogo  entre Brasil e México, no dia 19 de junho de 2013, , no segundo jogo da fase de grupos pela Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013.  No dia  23 seguinte, jogarão na monumental praça de esportes a atual campeã mundial,  Espanha, e a seleção que vai representar o continente africano e que ainda será definido. Todos os  confrontos da competição foram marcados durante o Sorteio dos Jogos da Copa das Confederações que aconteceu no Parque Anhembi, em São Paulo. O Governador Cid Gomes, o Secretário Especial da Copa 2014 Ferruccio Feitosa e o Prefeito Eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio, acompanharam a solenidade.
Além dos dois jogos da primeira fase, Fortaleza ainda terá  uma semi-final da Copa das Confederações. No Grupo A, onde o Brasil é cabeça de chave, ainda estão as seleções do Japão e a campeã mundial Itália. No Grupo B, além de Espanha e a representante africana, também jogam Tahiti e Uruguai .
VISITAS Á ARENA – No último dia 2, oito integrantes da comitiva da delegação espanhola visitaram quatro hotéis na capital, um resort em Aquiraz e um centro de treinamento em Fortaleza. Eles vieram diretamente de São Paulo, depois de descobrir quais seriam os adversários na competição durante o Sorteio dos Jogos da Copa das Confederações que aconteceu sábado (1), no Parque Anhembi, em São Paulo.
Já na segunda feira, 3, integrantes da  delegação japonesa visitaram,pela  manhã as instalações da Arena Castelão. Eles estavam acompanhados de dois representantes do Comitê Organizador Local da Fifa e do secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa, que destacou a importância da visita.
A poucos  dias da entrega oficial da Arena Castelão, a comitiva pôde acompanhar de perto os preparativos finais da reforma e ampliação do Castelão. Os visitantes também passaram por hotéis e centros de treinamentos em Fortaleza que poderão ser utilizados como base de treinamento e como acomodação para a equipe japonesa durante a Copa das Confederações da Fifa Brasil 2013.
Apesar de não jogar a primeira fase em Fortaleza, há uma possibilidade de o Japão jogar no Castelão. Para isso, o time precisa terminar a primeira fase em segundo lugar do grupo. Se isso acontecer, os japoneses enfrentam o primeiro lugar do grupo B, na semifinal, realizada em Fortaleza, no dia 27 de junho de 2013.

A ASSEMBLÉIA ELEGEU NOVA MESA DIRETORA


Com a participação de 44 dos 45 deputados da Casa, no Plenário 13 de Maio,  a Assembleia Legislativa do Ceará elegeu na última terça-feira, 4,  a nova Mesa Diretora para o biênio 2013/2014 A chapa única inscrita recebeu a aprovação dos deputados. é formada por dez parlamentares de oito partidos e tem na presidência o deputado José Albuquerque (PSB).
A chapa que disputou a eleição foi apresentada no dia 29 de novembro e, além  do deputado José Albuquerque, é composta pelos seguintes parlamentares:r Tin Gomes (PHS), indicado para a primeira vice-presidência; Lucílvio Girão (PMDB) para a segunda vice-presidência; Sérgio Aguiar (PSB) para a primeira secretaria; Manoel Duca (PRB) para a segunda secretaria; João Jaime (PSDB) para a terceira secretaria; Dedé Teixeira (PT) para a quarta secretaria; Ely Aguiar (PSDC) para primeiro vogal; Ferreira Aragão (PDT) para segundo vogal; e Sineval Roque (PSB) para terceiro vogal.
Após a votação, o novo  presidente eleito José Albuquerque fez um pronunciamento na tribuna do Plenário 13 de Maio anunciando as realizações e perspectivas para o próximo biênio. Os dirigentes eleitos assumem os cargos em 1º fevereiro de 2013.

CURITIBA ESTÁ VIVENDO O NATAL


Embora os enfeites não sejam muitos pela cidade, o centro pelo menos, principalmente com a movimentação do comércio, evidencia que a grande celebração está chegando. Nas ruas centrais, a exemplo de anos anteriores, estarão concentradas as grandes atrações, com destaque para a maior delas e que mais atrai as atenções, que é o Coral de Crianças do HSBC. Curitiba respira Natal.
GALERIA DE LUZ - Oficialmente, a Prefeitura, através do Instituto Municipal de Turismo, abriu o Natal de Curitiba no dia 4 do corrente, às 20horas, na Rua XV de Novembro,  com a inauguração da “Galeria de Luz”, este ano com o tema “Sobre Anjos e Luz”. 
Concebida pelo artista italiano Valério Festi, do Studio Festi, a Galeria inunda o coração de Curitiba com arcos repletos de lâmpadas coloridas, irradiando claridade e procurando despertar os sentidos para a realidade cristã do Natal e seu significado histórico para a humanidade. Segundo Festi, a Galeria é o símbolo da Luz e o anjo é o símbolo do Natal.
O Studio Festi possui uma capacidade única de interpretar, vivenciar e homenagear as diferentes culturas de cada país. Em seu currículo, constam a Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno e a Chegada da Tocha Olímpica na China.
CORAL DE CRIANÇAS - Com 120 crianças, de 7 a 13 anos, o Coral há 21 anos vem encantando curitibanos e visitantes e levando a todo o Brasil uma mensagem natalina de grande efeito. Organizado pelo Instituto HSBC Solidariedade, o Coral começou a apresentar-se , no dia 30 de novembro, sempre das 20h15 às 21, e prosseguirá até o próximo dia 16,  no Palácio Avenida, que fica na esquina da Travessa Oliveira Belo com a Rua XV de Novembro (Rua das Flores). O tema deste ano é “Venha Sonhar com a Gente” e procura resgatar a tradição natalina e a magia do sonho das crianças. É simplesmente imperdível.
ÁRVORE ENCANTADA - Outro símbolo do Natal curitibano e que a cada ano vai ganhando mais destaque e despertando mais interesse é a “Árvore Encantada”, do Radisson Hotel Curitiba. Além de dar visibilidade ao hotel, o projeto faz parte da programação do Natal de Curitiba e tem preocupação social, pois também arrecada alimentos e brinquedos para instituições assistidas pela FASFundação-de Ação Social.
O projeto “Árvore Encantada” é uma apresentação natalina com música, contando com projeções de imagens, show pirotécnico e um cenário minuciosamente preparado para emocionar. São 60 vozes de um coral infantil que entoam as mais lindas canções, com repertório que vai das tradicionais canções natalinas, às clássicas e conhecidas músicas da MPB.
O show encanta o público de todas as idades, pois tem repertório selecionado, com canções em diferentes idiomas e composições muito animadas. A estrutura de palco,  diante do hotel, ao lado da Praça do Japão, a disposição das crianças, das luzes e dos enfeites cria a imensa árvore de Natal. Para que o público não perca nenhum detalhe, arquibancadas são montadas em frente, possibilitando não só uma vista privilegiada, mas também conforto e proteção de possíveis intempéries do tempo, comum na cidade nesta época.
Segundo o gerente geral do Radisson Hotel Curitiba, Nilson Bernal, a data é aguardada pelo público e por toda a equipe do hotel. “É um período de grande movimentação em todos os setores da economia. A proposta é acompanhar, sempre agregando algo a mais. Nossa contrapartida social fica por conta da arrecadação de brinquedos e alimentos,com o que motivamos a plateia a participar”. (Jornalista Claret Rezende -  Abrajet/PR)

PRÊMIO SEBRAE DE JORNALISMO


Com edição anual, o Prêmio Sebrae de Jornalismo abriu  inscrições para a sua quinta edição. O prêmio reconhece trabalhos desenvolvidos para mídias tradicionais como revistas, jornais, sites e emissoras de rádio e TV de todo o país. Com a temática voltada para os pequenos negócios, o trabalho se consolidou ao longo dos últimos quatro anos com a inclusão da etapa estadual na premiação.
O prêmio é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae, com participação promocional da Revista Imprensa e apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
As inscrições vão até o dia 21 de janeiro de 2013. Poderão ser inscritas reportagens publicadas no período de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2012, com pautas ligadas aos seguintes temas: empreendedorismo, cooperação, competitividade, inovação, inclusão produtiva, sustentabilidade, políticas públicas e gestão empreendedora nos pequenos negócios. A novidade para este ano está na categoria Prêmio Especial do Juri, que terá como pauta a Gestão Empreendedora nos Pequenos Negócios.
Os concorrentes participarão nas seguintes categorias: Grande Prêmio Sebrae de jornalismo, à melhor matéria inscrita em qualquer uma das categorias: Prêmio Jornalismo Impresso (r$ 12.500,00); de Radioornalismo (R$ 12.500,00); de Telejornalismo (R$ 12.500,00;) de Webjornalismo (R$ 12.500,00).
Também serão concedidas as premiações especiais:
Prêmio Especial do Júri Sebrae (à melhor matéria inscrita sobre a pauta Gestão Empreendedora nos Pequenos Negócios.(R$ 12.500,00).  Menção Honrosa Fotojornalismo (3.000,00). Menção honrosa repórter cinematográfico (r$ 3.000,00). menção honrosa de mídias sociais(r$ 3.000,00).

SANTA CATARINA EM REVISTA


UM PEDAÇO DO PARAÍSO - Os municípios de Bombinhas, Itapema e Porto Belo são antigos povoados de origem açoriana. Bombinhas fica numa península recortada por belas enseadas de águas límpidas. Itapema e Porto Belo compartilham uma mesma baía. A Costa Esmeralda é conhecida como um dos melhores locais para mergulho do país.
BOMBINHAS - A menor cidade catarinense em território, com 36,6km2,  – reúne cenários de beleza deslumbrante, com destaque para as 37 praias de águas cristalinas esverdeadas, com boa estrutura de hotéis, pousadas, bares e restaurantes. Apela proximidade com a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, é o principal ponto de encontro dos mergulhadores e velejadores da região sul do Brasil.
ITAPEMA - Antigo povoado de pescadores, tornou-se um dos destinos turísticos mais visitados de Santa Catarina no verão. Com cerca de 40 mil habitantes, o município recebe quase 200 mil veranistas, atraídos pela boa infraestrutura urbana e de hospedagem e por suas praias tranqüilas, com água em tom verde-esmeralda, que se estendem por 15km, à beira de uma grande baía compartilhada com a cidade de Porto Belo,onde é possível praticar jet ski, banana boat e vela. Os lugares mais procurados são o Canto da Praia, reduto de pescadores que ainda guarda a atmosfera bucólica de antigamente, e a Meia Praia, com restaurantes, bares e variadas opções de entretenimento.
PORTO BELO -  Reserva o charme de uma vila de pescadores mesmo no verão, quando a cidade de cerca de 20 mil habitantes recebe mais de 40 mil turistas. As praias mais frequentadas ficam na própria baía de Porto Belo, como a Central – de onde saem os barcos para passeios pela região, em especial para a Ilha de Porto Belo – e a do Perequê – a maior e com melhor infraestrutura. As praias mais agrestes estão localizadas nas muitas enseadas recortadas, como a do Caixa d´Aço – onde ficam os famosos bares flutuantes que atendem os navegadores -, a do Araçá e a do Estaleiro. Há boa infraestrutura de hospedagem, restaurantes e bares.(Valmir Grein - Abrajet-SC). 

CAMBORIÚ ABRIU TEMPORADA DE VERÃO


       Na quarta-feira dia 5, com grande desfile à noite, Balneário Camboriú, um dos melhores destinos de Santa Catarina,  abriu sua temporada de verão 2012/2013  focado nas atrações turísticas, mostrando aos visitantes e moradores as muitas opções de lazer, compras, gastronomia e hotelaria, além de apresentar a infraestrutura governamental.
A cidade é considerada pelo Ministério do Turismo um dos maiores polos turísticos do sul do país e do Mercosul. O desfile foi uma forma de brindar os 48 anos de história e de vitórias de uma cidade apontada  como um dos dez melhores destinos com praia, sendo a segunda entre não capitais. 
A noitada foi das mais alegres e concorridas e o  desfile contou com a participação de  entidades de classe, secretarias municipais, rainhas da terceira idade, Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Salva Vidas, representantes de casas noturnas, parques de lazer e aventuras, blocos de carnaval, empreendimentos comerciais da hotelaria, gastronomia e comércio, além da presença de fanfarras.

FESTIVAL DO CAMARÃO RECEBE APOIO DO GOVERNADOR E MINISTRO


Sob aplausos, o ministro Marcelo Crivella recebeu das mãos 
de Livino Sales o  Troféu Costa Negra.
        Cerca de 15.500 pessoas estiveram nos três dias do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, em Acaraú, sendo que, na sexta-feira, 30, no “show” do José Augusto, foram cerca de 7.500 pessoas. Na quinta, 29, e sábado, primeiro de dezembro, deu uma média de 4.000 pessoas por noite, segundo revelou o controle de presenças. Mais de 10 mil quilos de alimentos foram arrecadados para distribuição com entidades assistenciais do município, segundo decisão do idealizador e promotor do festival, empresário Livino Sales. Sua esposa, Sandra, participou ativamente desse trabalho de coleta e destinação dos alimentos. 
As palestras técnicas do evento, realizadas nos dias 27 e 28, sobre diversos aspectos da carcinicultura da Costa Negra, tiveram registradas as presenças 571 pessoas, entre estudantes das Universidade Federal, Universidade Vale do Acaraú, Instituto Federal do Ceará-Campus de Acaraú, campis de outras regiões do Estado, alunos de escolas estaduais profissionalizantes, técnicos e empresários do setor. Elas foram ministradas por especialistas especialmente convidados e serviram para transmitir a esses alunos as experiências já comprovadas nas fazendas de camarão existentes em várias partes do mundo e a superioridade do camarão da Costa Negra.
APOIO - O governador Cid Gomes esteve presente ao festival conversando com os articuladores do importante evento e inteirando-se do que estava acontecendo. Aos jornalistas o Governador destacou a importância do projeto desenvolvido ali, não somente pela qualidade gastronômica, mas como um importante vetor de propulsão da economia da região. “O estado tem obrigação de olhar com mais atenção para esse projeto”, afirmou Cid Gomes.
O Ministro da Pesca e Aquicultura Marcelo Crivella, também presente, ressaltou a importância da iniciativa de Livino Sales para a inserção da atividade da carcinicultura na economia da região. “Enquanto eu for Ministro estarei disposto a ajudar esse festival pela sua importância para a atividade pesqueira cearense”.
Representndo o Ministro da Agricultura Jorge Alberto Ribeiro Filho, que não pôde comparecer  para receber o Troféu Costa Negra, o Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Manoel Rodrigues Júnior, disse que trazia “a palavra de incentivo e apoio do ministro Ribeiro Filho ao festival pela sua importância para esta parte do Ceará.”
Ao final do festival gastronômico, após passarem pelo crivo dos jurados internacionais e nacionais especialmente convidados, foram premiados com Medalhas de Ouro, Prata e Bronze os “chefs” Luciano Ferreira – restaurante Oásis Atlântico (primeiro lugar); Eduardo Andrade – restaurante Bocca Bistrô (segundo Lugar) e Élcio Nagano – restaurante Soho (terceiro lugar). Os demais “chefs” participantes foram Juscelino Menezes – restaurante Grazzie; Alberto Martinelli – restaurante Jardim do Alchymist- e Luca Lulli-restaurante The Lab, de Jericoacoara.

IMPACTOS ECONÔMICOS E VIABILIDADE DO ACQUARIO



Às 16 horas de ontem, no Centro de Eventos do Ceará - CEC, mezanino 01, sala 02, Pavilhão Oeste, o secretário do Turismo, Bismarck Maia, e o diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, Flávio Ataliba, apresentaram estudo sobre “Os impactos econômicos do Acquario Ceará e sua viabilidade”. 
O Acquario, projeto do Governo do Estado sob a responsabilidade da Setur/CE, vem sendo construído na Praia de Iracema, com as obras paradas de vez em quando pelo Ministério Público Federal, sob o pretexto de que, ainda, não há um pronunciamento legal e definitivo da Seman.
No encontro de ontem, as duas autoridades mostraram que o importante equipamento turístico e de estudos sobre o bioma marinho  dará um incremento significativo no setor de comércio e serviços, base da economia de Fortaleza e do Ceará , com forte participação no seu PIB. Os índices que comprovam este fato, além de outros como viabilidade, efeitos adicionais na economia e tempo de retorno do investimento.  

MINAS TURISMO GERAIS


BH recebe recursos para o turismo - A capital mineira, Belo Horizonte, uma das 12 cidades sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e uma das seis sedes da Copa das Confederações em 2013, receberá investimentos para incremento de sua infraestrutura turística. O Ministério do Turismo, que empenhou recursos na ordem de R$ 5,5 milhões, dentro de sua Matriz de Responsabilidades para a Copa do Mundo. A contrapartida do município gira em torno de 8% do valor total a ser investido. De acordo com o Ministério do Turismo, estão previstas melhorias na sinalização turística, a construção e reforma de centros de atendimento ao turista (CATs) e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O presidente da Belotur, Mauro Werkema, comemorou a notícia, lembrando que a Prefeitura de Belo Horizonte tem trabalhado na captação de investimentos e no incremento de projetos ações que qualifiquem ainda mais a cidade para melhor receber o turista nacional e estrangeiro nos próximos anos. "Estamos fazendo a nossa tarefa e já temos convênios assinados com o Ministério. Vamos, inicialmente, em parceria com o Governo Federal, trabalhar na implantação de nossos centros de atendimento ao turista e na sinalização indicativa em nossa cidade. O foco é garantir a informação correta e facilitar a estada do visitante", destacou o presidente.
Convênios firmados: De acordo com a Belotur, existem dois convênios já assinados entre Prefeitura de Belo Horizonte e Ministério do Turismo. O primeiro, que tem estimativa de investimento de R$ 1,9 milhão, prevê a implantação de centros de atendimento ao turista nos seguintes pontos: Mercado das Flores, Pampulha, Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Terminal Rodoviário, centro da cidade, além da aquisição de um veículo para informação turística itinerante. O segundo convênio, com previsão de investimentos de R$ 705 mil, possibilitará a implantação de placas de sinalização turística indicativa nos principais corredores viários de Belo Horizonte: Avenidas Afonso Pena, Otacílio Negrão de Lima, Antonio Carlos e Av. Pedro I.Ainda de acordo com a Belotur, projeto de sinalização turística de outros sete corredores de Belo Horizonte (Avenidas Carlos Luz, Pedro II, Tereza Cristina, Amazonas, Contorno, Cristiano Machado e Anel Rodoviário) está finalizado e pronto para captação de recurso para execução junto ao Governo Federal.
ABAV-MG reúne associados - Foi realizado o último Happy Hour da Abav-MG no dia 1 de dezembro com a presença de associados da ABAV-MG, jornalistas e convidados com almoço no Hotel Ramada Lagoa Santa, na av. Academico Nilo Figueiredo, 2049 ,. Foram realizados sorteios de brindes e uma comemoração de todos pelas vendas deste ano com foi de boas vendas para o mercado nacional e internacional.
ABRAJET MG - Os associados da ABRAJET MG estiveram reunidos no dia 4 de dezembro na sede da ASssociação Comercial de MG- ACMinas . Os jornalistas de turismo, que compõe a diretoria da entidade em Minas - são 300 jornalistas espalhados por 20 Estados - conheceram o Plano de Metas da Belotur para o turismo nas Copas das Confederações em 2013 e do Mundo em 2014 pelo presidente da Belotur, MAURO WERKEMA .
Além da diretoria da Abrajet Minas estiveram presentes o presidente da ACMinas, Roberto Fagundes, o presidente da ABAV Toninho da Mata e o novo presidente do BH Convention & Bureau de BH, Claret Nametala.Depois da palestra, a diretoria da AbrajetMG continuou sua reunião de trabalho. Foram empossados dois novos abrajetianos: Wagner Soares, chefe da Assessoria de Comunicação da Infraero no Aeroporto Internacional Tancredo Neves em Confins e Tatiana Rocha do jornal Edição do Brasil. Foi mostrada a nova logomarca da Abrajet, criada pelo diretor de Arte, o publicitário Eduardo Amaral. E a home page da entidade: www.facebook.com/abrajetmg
Foi feito balanço dos primeiros 18 meses de administração: o Congresso Nacional que foi realizado em setembro em Imbituba, Santa Catarina. A eleição da diretoria nacional para os próximos dois anos.

Jornalista Sérgio Moreira     sergmoreira@ig.com.br

CARNAVAL DO RECIFE NA LISTA DE PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL

O comitê de julgamento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura até amanhã julgará quais os 36 escolhidos para serem incluídos na lista de Patrimônio Cultural Imaterial, O Brasil concorre com o carnaval do Recife, mostrando o frevo como arte e espetáculo.
A Bolívia concorre com o Festival de San Ignacio de Moxos, a Venezuela com a Dança dos Diabos de Corpus Christi, o Equador com o toquilla, o chapéu de palha tradicional, Cuba com o repente, a poesia e a música improvisadas, e a Colômbia com o Festival de San Francisco. Há ainda candidaturas do Japão, da Índia, do Irã e de vários países.
A relação do Patrimônio Cultural Imaterial se refere às tradições, práticas, aos rituais, conhecimentos e às obras que integram a identidade e coesão social dos povos e comunidades, transmitidos por várias gerações. Anualmente é elaborada uma lista. O objetivo é proteger esse patrimônio, mantendo-o vivo e seguro, por intermédio da educação entre as comunidades.
Atualmente, a lista do Patrimônio Cultural Imaterial reúne 232 elementos de 86 países. Há ainda uma relação com 27 elementos de 15 países que se refere aos projetos que precisam de salvaguardas urgentes e do apoio da Unesco

RÉVEILLON 2013 MARINA PARK HOTEL


O BRASIL PERDEU SEU GÊNIO DA ARQUITETURA

O Brasil está de luto. Na noite d da última quarta-feira, 5, no Rio de Janeiro, em razão de problemas respiratórios,    morreu Niemeyer,  após 104 anos de uma existência digna e que, pela vasta e sobretudo brilhante produção, honrou  a arquitetura do pais, inovadora e respeitada em todo o mundo. O genial artista dos traços, carioca do bairro das Laranjeiras foi inconfundível não apenas como arquiteto de  delicados traços e curvas no concreto  mas como figura humana.
O legado de Oscar Niemeyer Ribeiro Soares Filho foi de cerca de 600 obras, 50 das quais  espalhadas por Brasil. Ao lado de Lúcio Costa e do braço dos Candangos,  projetou  Brasília, a cidade modelo que Juscelino a ferro e fogo idealizou e construiu,  símbolo inconteste de um planejamento ousado e futurista e que logo mereceu o reconhecimento mundial, a ponto de ser distinguida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humnidade.
Os inimitáveis  trabalhos de  Niemeyer estão em  Brasília e em vários países. Na Capital Federal destacam-se o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Palácio do Itamaraty, O Congresso Nacional, a Catedral, a Praça dos Três Poderes, o Superior Tribunal Federal, o Teatro Nacional. É seu o projeto do Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, formado por um Cassino, a Casa de Baile, o Clube e a Igreja de São Francisco de Assis (Igreja da Pampulha).  Niterói, no Rio de Janeiro, é a cidade que tem um maior número de obras do gênio, entre  elas o Museu de Arte Contemporânea, em estilo futurista. Está em São Paulo, Goiás, Paraná, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins, Rio Grande do Norte, Bahia e Rio Grande do Sul. No Ceará, é seu o projeto do Museu do Mar, solicitado pelo então governador Lúcio Alcântara e que agora Cid Gomes,  ao lado do novo prefeito Roberto Cláudio, deseja tocar.  No mundo, o trabalho de Niemeyer também ganhou fama, com grandes construções na França, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Portugal, entre outros.
HONRARIAS – Como não poderia deixar de ser, o notável arquiteto Oscar Niemeyer está sendo reverenciado com as honras que merece. A Presidente da República, Dilma Rousseff decretou sete dias de luto oficial.  Seu corpo foi levado e velado no Palácio do Planalto, onde políticos, amigos e o povo em geral estiveram para o adeus final. Ontem,  voltou ao Rio de Janeiro e conduzido ao Palácio da Cidade, para o velório de despedida da população carioca.  O enterro será na tarde de hoje,  no cemitério São João Batista, em Botafogo.

FICCAN LANÇADA NO CEC


Na noite da última terça-feira, 3, no Centro de Eventos,   com a presença do governador Cid Gomes, do secretário Bismarck Maia e de   quase duas centenas de  empresários do ramo, oficialmente foi lançada a Feira Internacional de Couro, Calçados e Artefatos do Nordeste, um dos maiores eventos da área econômica do País. A feira, fruto da união das duas maiores empresas especializadas em eventos da área de couro e calçados, a Couromoda e a Franca, ocupará  os dois pavilhões de exposição do CEC, entre os dias 24 e 26 de setembro de 2013.
O evento de negócios será o primeiro de expressiva monta no novo Centro de Eventos do Ceará, com a participação de mais de 200 expositores nacionais.  

CAPONGA É ATRAÇÃO COM O FESTIVAL DA SARDINHA

Jangada na praia da Caponga

O Festival da Sardinha, na tranquila e bela praia da Caponga, na Costa Solnascente, já é uma tradição muito bem recebida pelos que apreciam bons momentos de lazer. De amanhã até domingo,  a tranquila e muito frequentada praia de Cascavel  promove mais uma edição do já vitorioso evento, que terá agora como novidade  o espaço Sardinha Gourmet, uma proposta de mostrar para os turistas que o apreciado peixe é dos mais  saborosos e que pode ser utilizado em diversas receitas de pratos mais requintados. 
A programação do evento está com muitas novidades e  atrações musicais. Hoje, dia 7, shows de "Cordas que Falam", banda "The Dillas" e Cacimba de Aluá. Amanhã, , a animação estará  a cargo dos "Los Kakos", banda "Retrato Ventura" e do  o sanfoneiro Waldonys. Nos dois dias, as apresentações começam a partir das 20 horas.
CUscuz Paulista com sardinha
Encerrando o Festival, no domingo, dia 9, os shows começarão às 9 horas e prosseguem até o final da tarde, com apresentações do pagode "Só Pretexto", "Kbra da Peste" e Arregasamba.  A entrada é um quilo de alimento não perecível que será doado à Paróquia Nossa Senhora da Saúde, como parte das ações do Natal Solidário - 2012.
O Festival da Sardinha é uma realização da Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel (Assetuc) em parceria com o  Sebrae. A proposta do festival é, sobretudo, valorizar o pescado, que passou de simples isca a prato principal, e promover a integração entre cultura, gastronomia e turismo.

CADERNO DE TURISMO DN E SELO DE QUALIDADE SEBRAE

Colombo Cialdini, Bismarck Maia, Edgony Bezerra, Enid Câmara e  Moacir Soares
Com festivo café da manhã no Oasis Atlântico, o  Caderno de Turismo do Diário do Nordeste festejou ontem  25 anos de vitoriosa circulação. Prestigiaram o acontecimento autoridades, presidentes de entidades do “trade”
 turístico, jornalistas e convidados, entre os quais o secretário e adjunto de Turismo do Estado, Bismarck Maia  e  Marcos Pompeu, Moacir Soares, secretário de turismo da Prefeitura de Fortaleza,  João Porto Guimarães e Alci Porto, respetivamente presidente do Conselho e diretor do Sebrae/Ceará.
A jornalista Edgony Bezerra, competente editora do Caderno de Turismo, explicou o significado do acontecimento, agradecendo a colaboração especialmente aos que a ajudam a divulgar o turismo do Estado. Rui do Ceará Filho, diretor comercial do Diário do Nordeste, também se pronunciou sobre o acontecimento. Bismarck Maia disse da importância do conceituado Caderno na promoção do turismo nacional, com ênfase maior para o do Estado.
A manhã festiva teve ainda mais expressão pelo fato de o Sebrae Ceará, pela palavra de Alci Porto.   ter lançado a nova edição do Selo de Qualidade, uma tradicional ação que estimula as ações dos pequenos e médios empresários na área do turismo.

PACTO PELO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

Gastão Viera e Cid Gomes na assinatura do pacto

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, assinou nesta terça-feira (4) a primeira etapa do Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo com governadores beneficiados pelo empenho de R$ 305 milhões para obras de infraestrutura turística. Os signatários do documento firmam o compromisso de incluir o setor na lista de prioridades. Na primeira etapa de repasses, serão beneficiados 16 estados, cujos projetos estavam prontos para serem empenhados. Os demais estados deverão ser incluídos na segunda etapa do pacto, a ser realizada em 2013.
O documento assinado por representantes do governo federal e governos estaduais apresenta as perspectivas abertas no turismo com a inclusão de milhões de brasileiros na classe média e com a proximidade dos megaeventos como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo da FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O pacto destaca também o potencial do setor para responder de maneira rápida e eficaz aos efeitos da crise mundial no Brasil.
GESTÃO - Durante a solenidade de assinatura do pacto, o ministro Gastão Vieira apresentou o Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse (Siacor), criado para monitorar o andamento dos processos em trâmite na Caixa Econômica Federal (CEF) com apoio do ministério. A Agenda de Competitividade do Turismo, outra ferramenta da pasta, também foi apresentada. Ela mostra o andamento dos pleitos apresentados pela cadeia produtiva. “São instrumentos que garantem transparência e facilitam a gestão”, explicou Gastão Vieira. 

ROTA DO SOL SEMANAL 07/12/2012 - ISSUU