Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

CALEIDOSCÓPIO 30/11/2018

O PORTO DE FORTALEZA E A TEMPORADA DE CRUZEIROS - Todo final do ano e até março do ano seguinte o turismo brasileiro recebe grande reforço com as temporadas de cruzeiros marítimos. Navios de grande e médio portes singram o nosso oceano e também estão pela Amazônia, fazendo a alegria das cidades, principalmente dos comerciantes de artesanatos, restaurantes e outros seguimento do turismo. Este ano, já estamos vivendo fase tão auspiciosa em vários estados, como o Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife. com portos bem estruturados, comandando a auspiciosa fase. Fortaleza, apenas por tabela, se beneficia das temporadas de cruzeiros. Os navios vêm da Europa e da América do Norte e passam ao largo da cidade, principalmente pelo fato de o nosso porto, com calado de cerca de 10 metros de profundidade, não oferecer condições par receber os transatlânticos. Um fio de esperança para resolver o assunto foi dado quando, abrangendo também o porto tradicional, as autoridades portuárias do País autorizaram a dragagem do porto e a construção de moderno terminal de passageiros, ao lado do que tradicionalmente existe. Tudo para receber os turistas na Copa do Mundo de 2014. Sabe como é, né? O Terminal ficou pronto, moderno e bonito. Mas deu “chabu” quanto às obras de dragagem do berço de múltiplo uso, o qual deveria atingir os 13 metros de profundidade. Esquecida a Copa, as obras para deixar o terminal marítimo capaz de receber navios de maior porte, aos trancos e barrancos, foi anunciada como terminada, em 24 de setembro recente. Para ficar tudo OK, faltava apenas ser checado e aprovado pelo Centro de Hidrografia da Marinha. Confessamos não saber se, passados já dois meses, o referido órgão deu seu veredito. A penas temos conhecimento que, nesta temporada de cruzeiros 2018/2019, por algumas horas sete navios de cruzeiros estarão no Mucuripe.  É muito pouco para uma cidade turística como a nossa. Aguardemos, pois, uma solução breve para assunto de tanta importância para a economia do Município e do próprio Estado Ou será que que teremos outra a novela igual a da transposição das águas do Rio São Francisco?
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONAPREV - O Instituto de Previdência do Município de Fortaleza sedia desde ontem e com o término previsto para hoje, 30, a 64ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), no qual o IPM tem assento. O encontro é realizado no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro,  com a participação de mais de 100 participantes.
O evento conta com representantes de todas as regiões do País, além de integrantes dos conselhos de administração e fiscal do IPM e de outros representantes da Prefeitura de Fortaleza, como Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Secretaria das Finanças (Sefin) e IPM.
PROJETO PRAIA ACESSÍVEL -Durante a alta estação, para atender a maior demanda turística e as férias escolares, a Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Governo do Estado, vai ampliar, durante dezembro e janeiro próximos.  os dias de funcionamento do Projeto Praia Acessível, na Praia de Iracema. Será, diariamente, de 9 horas às 13 horas, exceto nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, quando não haverá atendimento.
Cerca de 15 profissionais da Prefeitura de Fortaleza, entre técnicos da Setfor, enfermeiros e fisioterapeutas da Secretaria Municipal de Saúde e guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza, prestam atendimentos aos usuários do Praia Acessível, além do apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.
PERMANÊNCIA DO MINISTÉRIO - Os participantes da 30ª Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) entregaram) ao ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, a Carta de Brasília. No documento, representantes de 11 Unidades da Federação solicitam a publicação de uma nova portaria que estabelece os critérios para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro no próximo ano.
Na carta, os representantes de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Maranhão, Paraná, Rondônia, Paraíba e Espírito Santo, signatários do documento, elogiaram o trabalho do ministro frente ao MTur e reforçaram a importância da manutenção da Pasta para a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido.

REUNIÃO DA CS EVENTOS: EM CLIMA DE ELEIÇÃO E PALESTRAS

Na vida particular e profissional, fazemos questão, por educação de berço, ser sincero com as pessoas e jamais elogiá-las, sem que mereçam nossas distinções. Jogar confetes (encômios) nas pessoas não é nossa prática corriqueira. Em se tratando de gestores públicos, políticos, profissionais de ensino, de comunicação, de área da saúde e de outras profissões, somos comedidos, visto julgarmos que têm a obrigação de amar e fazer o melhor, com ética e honestidade, para o correto exercício das atividades em benefício da família e da sociedade.
Bem! No dia 23 de novembro de 2018, representando a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará), participamos da 63ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), presidida pela atuante e competente empresária (leia-se Prática Eventos), Enid Câmara de Vasconcelos.  A convocação foi com o objetivo de votar, na chapa única, para o ano de 2019, encabeçada pela ex-secretária do Turismo do Ceará e presidente da Aceter, Anya Ribeiro, que terá, como auxiliares, Enid Câmara (Vice) e Marcos Pompeu (Secretário), na CS Eventos.  
Mas, nosso comentário restringir-se-á às palestras dos secretários Arialdo Pinho, da Secretaria Estadual do Turismo do Ceará (Setur), e Maia Júnior, da Secretaria Estadual do Planejamento e Gestão (Seplag). Ambos procederam, de forma sincera, e disseram o que julgavam correto para o desenvolvimento do turismo e da economia do Ceará, de maneira sustentável, a fim de gerarem mais riquezas, empregos e melhor distribuição de renda. para a população cearense, mormente os mais necessitados econômica e financeiramente.
O secretário Arialdo Pinho reportou-se às ações governamentais de sua pasta, em sua gestão de quatro anos, que vem proporcionando melhorias, na parte da infraestrutura de suporte ao turismo, no aumento do número de turistas e de voos a Fortaleza e a Jericoacoara, devido ao funcionamento do Hub da Air France/KLM/ Gol, incluindo, ainda, a conquista de mais voos da Latam e da Azul no próximo ano. Acrescente-se, também, a reforma e a ampliação do aeroporto internacional Pinto Marins sob a responsabilidade da empresa alemã Fraport. 
O titular da Setur mencionou, ainda, a preocupação que os empresários do turismo devem ter com a prestação de serviços de qualidade e a preços competitivos, concernentes aos turistas nacionais e estrangeiros, para satisfação de quem vem a Fortaleza e aos municípios turísticos do Estado, localizados nas serras, sertões e litorais, quer por motivos culturais, científicos, religiosos e a negócios, quer para o lazer, desfrutando dos atrativos, nas lindas praias, com mares de águas tépidas, elogiados pelos visitantes. 
Lembrou a preocupação com a qualificação da mão de obra, nos segmentos do turismo, como o aprendizado de, pelo menos, dois idiomas (Inglês e Francês) dos empregados do setor turístico. Sugeriu que a cidade de Fortaleza, principal portão-de-entrada de turistas, precisa de  mais animações, todos os dias da semana, com shows artísticos, peças teatrais, exposições culturais diversificadas e mais divulgação do artesanato do Estado, citando o Peru como exemplo, que sabe valorizá-lo. Ah! Saneamento básico é essencial, nos municípios turísticos, pouco mais de 60, dos 184 do Estado. Necessário se faz, também, ter mais cuidados com a limpeza constante, nos pontos turísticos, como praias de águas não poluídas, areias livres de lixo, ruas, avenidas e praças conservadas. Sobre a vinda de turistas estrangeiros ao Brasil, Arialdo Pinho foi sincero, quando afirmou desacreditar em dados estatísticos do Ministério do Turismo, que registra a chegada, anualmente, de 6,5 milhões de turistas estrangeiros, por considerar um exagero. 
Quanto à palestra do secretario do planejamento, Maia Júnior, iniciou-a, tecendo loas à amiga Enid Câmara, pessoa simples, profissional atuante e capacitada, com relevantes serviços prestados ao turismo de eventos no Ceará. Em seguida, saudou o amigo-secretário Arialdo Pinho, destacando-o como uma das principais cabeças pensantes do Ceará, profissional certo no lugar certo, brilhante,  por onde tem passado, desde a criação do maior complexo turístico, na orla marítima da América do Sul, ou seja, o Beach Park, auxiliando o proprietário, na época, Joãozinho Guinle. Na atualidade – frisou - ele é o idealizador do que é produtivo, para o turismo do Estado, e conhecedor profundo desse segmento econômico, gerador de riquezas, empregos e renda, que ajuda a movimentar a economia do Estado. 
A respeito das ações do Governo do Estado, em prol do crescimento da economia, de modo sustentável, mencionou ser necessário investir recursos financeiros no quer der retorno, e na qualificação da mão de obra, tanto no serviço público, quanto na iniciativa privada. Não se pode falar em desenvolvimento de um Estado, nos três setores de sua Economia (Agropecuário, Industrial e de Serviços), sem qualificar os recursos humanos e acompanhar a evolução das novas tecnologias surgidas e da Informática, isto é, das TIs (Tecnologias da Informação). O recomendável é trazer, também, para fortalecer a economia estadual, empresas estrangeiras, mas aquelas que têm condições de proporcionar riquezas, empregos e renda e atrair mais negócios, para reduzir a pobreza. 
Maia Júnior adiantou, igualmente, a necessidade de a iniciativa privada deixar de depender dos Governos estadual, municipal e Federal. Deve criar oportunidades de trabalho e de riquezas, com ações inovadoras, em seus empreendimentos, além do aumento da renda dos empregados. Num desabafo, falou que há inércia, por parte de alguns gestores públicos, conformados com o “status quo” das organizações que dirigem, sem a preocupação de saírem da mesmice, em termos de gestão, não buscando resultados consistentes, os quais garantam retornos satisfatórios das verbas aplicadas, com vistas ao crescimento socioeconômico estadual.  ”Para mim, que faço questão de ser um inconformado, é lamentável, que, depois de 30 anos, o Estado do Ceará, represente, apenas, 2% do PIB do Brasil, saindo, nos últimos 30 anos, do estagnado percentual de 1,7%”, enfatizou. Obrigado, pela leitura e maravilhoso fim de semana.

PREJUÍZOS LEVARAM OTHON A FECHAR HOTÉIS

Prejuízos em torno de R$40 milhões foram as causas mais importantes para determinar que o Grupo OTHON fechasse dois hotéis: Salvador e Belo Horizonte. A situação foi, inclusive, objeto de análise pelo Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco. As dificudades operacionais dos últimos anos, que resultaram no prejuízo, foram determinantes para a decisão.
Ao lado disto, existem elevadas dívidas tributárias com o Município do Salvador – o mesmo podendo ocorrer com a Capital mineira - que estiveram consubstanciando as condições adversas que conduziram à decisão extrema. No entanto, o Secretário também menciona que a forma que o grupo está adotando para consolidar o fechamento daquelas unidades induz a entender que, simultaneamente, estão sendo buscadas variaveis para que ocorra a transferência do domínio da operação.
Claro que operações que tais ocorrem de modo sigiloso, para não perturbar os entendimentos. É o que está animando à comunidade turística de Salvador. Esperam os seus líderes, sobretudo, que uma próxima operação possa coduzir a recuperação da unidade na capital baiana. Crêem mesmo de que negociações nesse sentido devem estar sendo encaminhadas.
Na análise das lideranças do turismo da Bahia, nada menos do que cerca de 50 áreas, nos segmentos econômicos, estão sendo afetadas diretamente com o fechamento do Bahia Othon Pálace. A exemplo do setor dos transportes, em que os taxistas, tantos, que faziam ponto diariamente à frente do hotel, não têm mais essa estrutura para o desempenho de suas funções.
Um outro aspecto que já está sendo objeto de preocupações é a realização do próximo CarnavaL. O OTHON era uma unidade hoteleira que se encontrava no fulcro da folia baiana, pois, alémde ser um dos locais de mais concentração de turistas, vinha sendo, já há muitos anos, local de instalação de camarotes à sua frente. É onde vinha sendo instalado, mesmo, o Camarote Planeta Band, da TV Bandeirante. No entanto, os seus responsaveis estão assegurando que, no Carnaval de 2019, o camarote funcionará normalmente naquele local.
Quem dá essa certeza é a Camarote Marketing e Produções, responsavel pela instalação do dispositivo, assegurando que o fechamento do hotel não está alterando a estrutura e funcionamento do camarote no próximo reinado de Momo. Pois, acrescenta, já são 17 anos de sucesso em 2019.
Na realidade, a crise no Grupo Othon, por conta dos dois hoteis que tiveram encerradas suas atividades, já se vem arrastando há alguns anos. A queda drástica da ocupação já há tempo conduziu a resultados altamente negativos para as duas unidades, de Salvador e de Belo Horizonte. Uma das consequências consideradas pela redução dos custos é a demissão de empregados.
Logo em seguida ao fechamento ocorreu a retiradas dos móveis e limpeza total do prédio. Bem assim os 240 funcionários que, de repente, encontraram-se sem o objeto do seu trabalho foram, inclusive, convocados a assinar o indispensável aviso prédio.
No entanto, a totalidade deles alimenta uma esperança no sentido de que possam vir a ser aproveitados em outras unidades, sobretudo em virtude da abertura, ainda este ano, do Hotel Fasano. Esta nova unidade que chega a Salvador – constituindo, pois, um contraponto, está localizada no Centro Histórico da cidade, mais prcisamente, na Praça Castro Alves, no prédio que, durante muitos anos, foi ocupado pelo jornal A Tarde e que foi totalmente reformado para a atividade hoteleira
No sentido de tentar minimizar os efeitos do fechamento do Othon, o Sindicato dos Trabalhadors em Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, de Salvador, está envidando esforços no sentido de que sejam promovidas entrevistas pela nova unidade hoteleira, para absorção da mão-de-obra disponivel agora.
Nesse sentido, há, realmente, notícias de que o setor de Relações Humanas do novo Hotel Fasano de Salvador deverá promover o processo de seleção junto aos profissionais dos diversos setores, que atuavam no Othon.
CRUZEIROS MARÍTIMOS JÁ MOVIMENTAM A CIDADE – Enquanto isto, já está em franco desenvolvimento a temporada dos cruzeiros marítimos, com a chegada das primeiras unidades, conduzindo milhares de passageiros. O navio MSC FANTASIA foi um dos primeiros, que fez desembarcar na capital baiana nada menos do que 2.983 passageiros.
A expectativa é de que os turistas dos navios possam proporcionar à cidade em torno de R$68 milhões, levando em consideração a média estimada de gastos desse tipo de visitante, cerca de R$500/dia. Anteriormente, o navio alemão Aidauara, levou à cidade mais 1.140 passageiros, além dos seus 393 tripulantes.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador estima que, na temporada, os 49 navios, que estão sendo esperados nas suas diversas escalas na cidade, possam desembarcar em torno de 163.117 passageiros, até o mês de março.

ALÉM DAS ESTAÇÕES DE ESQUI - BARILOCHE: UMA CIDADE REPLETA DE HISTÓRIA

Encantadora em todas as estações do ano, Bariloche pode ser explorada em cada canto da cidade. Tradicionalmente conhecida pelas estações de esqui na temporada de neve, a cidade também tem tradição com esportes radicais e com roteiros gastronômicos.
Bariloche, contudo, também possui inúmeros lugares repletos de história e cultura para conhecer e explorar. Vejamos os mais representativos, roteiros que podem ser feitos a pé.
CLUB ANDINO - Na atualidade é a instituição de maior prestígio de montanhas da Argentina. Ela promove e oferece inúmeras atividades, como expedições e explorações das montanhas e suporte a programas de conservação do meio ambiente, durante o ano todo. Também são ofertados cursos de capacitação, que ensinam os estudantes a transitar pela montanha de maneira segura, aproximando-os da natureza e ensinando-os a respeitá-la. Já no verão, o CAB organiza excursões, caminhadas, escaladas na pedra e no gelo e travessias que visitam e percorrem as áreas ao redor, e na própria cidade de Bariloche. Para os adultos que gostam da montanha, o Grupo Excursionistas de Adultos (GEDA) organiza excursões a diferentes lugares com um ambiente relaxado e divertido.
Catedral Nossa Senhora do Nahuel Huapi: inaugurada em 1946 e de construção neogótica, assinada por Alejandro Bustillo, a catedral está em um parque muito bem cuidado, com caminhos pitorescos e playgrounds. A escultura de Nossa Senhora do Nahuel Huapi reproduz uma imagem que acompanhava o padre Mascardi na sua missão, estabelecida às margens do lago, em 1670. A Catedral permanece aberta ao público de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 17h às 21h (salvo em eventos especiais). O horário aos sábados e aos domingos é das 9h30 às 12h30 e das 17h às 21h30. Saem caminhadas históricas, guiadas do Centro Cívico até a Catedral.
VIRGEN DE LAS NIEVES - Na intersecção da estrada para o monte Catedral com o acesso ao bairro Los Coihues se encontra um pequeno lugar chamado Virgen de las Nieves. É um local tradicional de peregrinação religiosa, que tem como característica estar rodeado pelos canais do arroio Gutiérrez. O monumento é todo feito em pedra da região. A virgem está na área mais protegida da estrada, resguardada por grade e vidro. O local é um mirante muito frequentado, tanto por turistas quanto pelos residentes locais.
CERÂMICA BARILOCHE - Ótimo programa para os dias chuvosos é visitar o espaço de cerâmica de Bariloche, que fica a poucas quadras do centro da cidade, na esquina da Anasagasti com a 9 de Julio. Lá é possível ver de perto como as peças são decoradas à mão pelos ceramistas. Na chegada é exibido um vídeo de introdução em vários idiomas, onde é explicado o processo de fabricação dos produtos e a história da empresa. O local também abriga um museu de peças de cerâmica e elementos originais.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA -  Esta construção nobre é outra das que dão personalidade à cidade. Ela faz o serviço Ferrocarril San Antonio a Nahuel Huapi. Com vias largas, a linha foi iniciada em 1934, a partir de porto San Antonio.  Foi finalizada no mesmo ano com a chegada do primeiro trem às margens do lago Nahuel Huapi, o que ajudou a transformar Bariloche em uma cidade turística de relevância internacional. No trecho da linha Ingeniero Jacobacci - Bariloche, devido à topografia acidentada da região, foram feitos cortes significativos na rocha sólida, pontes e viadutos. A estação conta também com serviço de trem a vapor, que vai de Bariloche a Los Juncos.
TOUR PELAS HISTÓRIAS -  Essa atividade visita os principais pontos históricos da cidade como o Centro Cívico. Em uma primeira visita a Bariloche, essa é a porta de entrada de todos os segredos e atrações da cidade. Quem já esteve na cidade, verificará que sempre há coisas novas para se descobrir: Dez Segredos (e histórias) de Bariloche, Nahuel Huapi, e Patagônia; Tesouros Ocultos do Museu Patagónico e da Catedral; Trekking Europeu: conhecer mais sobre os pioneiros e o legado de 12 autoridades europeias e rastros de 12 nações; Sabores de Bariloche: caminhada com degustação da culinária regional como cervejas, sorvetes, chocolates, entre outras especialidades. Cada um dos walking tours dura em torno de duas horas.
O agendamento dos walking tours pode ser feito pelo site: http://www.historiasdebariloche.com.ar/

ATIVIDADES DO SEBRAE/CEARÁ - CAMINHOS DO MACIÇO, FEPÃO E FESTIVAL DO CARNEIRO

Flores, sabores, sons e cultura. Esse foi o tom do Festival “Caminhos do Maciço”, que movimentou o município de Pacoti, cidade a 103 quilômetros de Fortaleza. O evento, promovido pelo Sebrae Ceará, que começou ontem, 29, e vai até amanhã,  leva os visitantes a descobrir os encantos do município, através de um verdadeiro tour pelos sentidos.
A beleza e perfume da flora local, aliados aos sons do melhor da música popular brasileira e a riqueza gastronômica, em especial o café produzido na região, são os destaques destes três dias de experiências e vivências na princesinha da serra.
Durante o festival, o polo de lazer da cidade se transforma em um grande jardim, reunindo mais de 50 expositores de flores, artesanato e alimentos. Na programação do evento, diversas oficinas e atividades ligadas a áreas de decoração, paisagismo, jardinagem, música, gastronomia, turismo e meio ambiente. A produção agroartesanal da região também está presente na Tenda da Agricultura Familiar.
ROTA VERDE DO CAFÉ - Pacoti, é um dos integrantes da Rota Verde do Café. O roteiro turístico, que também envolve os municípios de Baturité, Guaramiranga e Mulungu, busca aproveitar a tradição cafeeira do Maciço de Baturité e os equipamentos disponíveis nos quatro municípios para agregar ainda mais valor à oferta turística local, contribuindo para o aumento do fluxo de visitantes e do tempo de permanência na região.
A FEPÃO - A Feira de Negócios e Capacitação da Panificação, que aconteceu quarta-feira (28) e ontem, foi mais uma ação do projeto de Encadeamento Produtivo da Panificação – Cariri, tendo o mérito de ser, hoje, o maior evento da cadeia do setor no interior do Ceará.
Pensado com o objetivo de apresentar novidades, tendências e inovações em produtos e processos ligados ao segmento, a ideia foi que, nesta edição, a feira proporcione novas oportunidades para o setor, com a oferta de produtos e insumos, máquinas/equipamentos e serviços, além do relacionamento de empresários e clientes, em um ambiente propício a troca de informações e aprendizado.
O Programa de Encadeamento Produtivo desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o M. Dias Branco, busca desenvolver os pequenos negócios distribuidores e transformadores de farinha do segmento de alimentos (panificação, biscoitos e transformadores de farinha em geral), participantes da cadeia de valor do setor a fim de melhorar da competitividade, cooperação e a ampliação de negócios da cadeia.
FESTIVAL DO CARNEIRO -  O Festival do Carneiro, realizado nos dias 23 e 24 últimos, movimentou a cidade de Crateús e ajudou a difundir a utilização da carne ovina na gastronomia local. Durante o evento, promovido pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura Municipal, também foi realizado um concurso gastronômico que escolheu os melhores pratos à base de carne de ovino em três categorias diferentes: Restaurante, Hamburgueria e Pizzaria. 
Na categoria restaurante, o grande vencedor foi o Paladars, que também conquistou o prêmio de melhor hambúrguer de carneiro. Já na categoria Pizzaria, o vencedor foi o restaurante La Bella Pizzaria. 
Nos dois dias de evento, 11 restaurantes do município também puderam apresentar e comercializar seus produtos em quiosques instalados na Praça da Igreja da Matriz.  O festival culminou com o público degustando uma deliciosa paella de carneiro, feita com muito esmero pelos chefs da Associação dos Chefes de Cozinha do Estado do Ceará (ACC). 
CAPACITAÇÃO - Antes de participarem do festival, os estabelecimentos de alimentação passaram por um processo de capacitação e consultorias em áreas como atendimento ao cliente, boas práticas na manipulação de alimentos, culinária regional e culinária ovina. Tudo isso para garantir a qualidade e a variedade dos pratos, contemplando dos mais simples aos mais refinados.  Ao todo, 30 restaurantes foram beneficiados com as ações de capacitação e qualificação. 
VENCEDORES  - Categoria Pizzaria: 1º lugar, La Bella Pizzaria. 2º lugar, Restaurante Paladars; 3º lugar. Empório Sertões Boteco e Pizzaria. Categoria Hamburgueria: 1º lugar, Restaurante Paladars. 2º lugar,  Empório Sertões Boteco e Pizzaria. 3º lugar, Bebezão Hamburqueria. Categoria Restaurante: 1º lugar,  Restaurante Paladars. 2º lugar,  Da Formiga. 3º lugar,  Empório Sertões Padaria e Confeitaria

ATMOSFERA MÁGICA E LÚDICA - SNOWLAND: ÚNICO PARQUE DE NEVE DAS AMÉRICAS

Neve todos os dias, e no Brasil! O que era sonho se transformou em realidade e ganhou forma há cinco anos, em 2013, quando o primeiro parque de neve do País, o Snowland, foi inaugurado em Gramado, no Rio Grande do Sul.
Desde lá, a atração tem construído uma sólida trajetória, a qual tem como base a criação de entretenimento em ambiente nevado, proporcionando experiências únicas e inesquecíveis, além da promoção da prática de esportes de inverno em solo brasileiro.
Além de fomentar o turismo de entretenimento, o que fica evidente quando se apresenta o número de mais de 1,7 milhão de visitantes em cinco anos, o Snowland também participa integralmente do desenvolvimento econômico da cidade e da região.
Com picos mensais de 30 mil visitantes na baixa temporada e recorde de até 50 mil na alta, tornou-se um aclamado destino turístico por reunir em um só lugar duas características importantes para quem busca férias inesquecíveis: a magia dos filmes e o encantamento das histórias infantis!
O ineditismo do empreendimento está na atmosfera mágica e lúdica que envolve cada espaço do Snowland. Para proporcionar o clima europeu do local, possui equipamentos com tecnologia de ponta que, além de manter as temperaturas na Área de Neve entre -3º e -5º, produzem neve de verdade a partir da reprodução do microclima natural. “Toda esta inovação faz do Snowland um empreendimento sem igual no Brasil!”, afirma diretor executivo do Parque, Paulo Mentone.
Atualmente, gera 260 empregos diretos e centenas de indiretos. Sua inauguração fez com que o turista acrescentasse, em média, uma diária ao tempo de permanência em Gramado, bem como ampliasse o consumo em restaurantes e lembranças ligadas ao destino.
Ainda falando em números expressivos, o Parque é um dos maiores arrecadadores de impostos do Estado. Até hoje, já foi tributado em mais de R$ 56,7 milhões.
Em constante renovação, o Snowland tem investido em novas atrações, shows artísticos no gelo, ações como o Snowland Night e em melhorias na infraestrutura.
NOVA FACHADA - Recentemente, o snowland iniciou a revitalização da antiga fachada. O novo projeto será alinhado com o estilo arquitetônico de Gramado, que é um dos atrativos da cidade, e terá tematização desenvolvida por profissionais especializados.
Inspirada na arquitetura das pequenas cidades da Baviera e da Suíça, a nova fachada vai reproduzir uma paisagem urbana no estilo “Enxaimel”. A partir de um conceito de “blocos” que, com um efeito de movimento e detalhes que os diferenciam, como sacadas e floreiras, o projeto dará a impressão de ser composto por várias construções que foram se formando ao longo dos anos, como nas cidades da Europa.

TURISMO SUSTENTÁVEL EM DESENVOLVIMENTO - EM REUNIÃO EM MANAUS, DEBATES SOBRE O PATRIMÔNIO MUNDIAL

Manaus foi palco do 5° Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, aberto nesta quinta-feira (22) com a presença de representantes de ministérios, estados, municípios e parlamentares, entre outros convidados. Ao longo de três dias, o evento discutiu ações para dinamizar o potencial econômico, cultural e social de localidades turísticas reconhecidas por seu valor histórico no Brasil. 
Com o tema 'Turismo Sustentável em Desenvolvimento', a reunião teve na pauta a construção do Plano Nacional de Gestão do Patrimônio Mundial. Elaborado conjuntamente pelos ministérios do Turismo, Cidades, Cultura e Meio Ambiente; pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pela Embratur, o documento vai definir diretrizes à gestão de 14 sítios culturais e 7 sítios naturais do país.
A programação do evento também envolveu palestras sobre a importância da cadeia produtiva do turismo e da qualificação da gestão intgrada na área, a criação de destinos turísticos inteligentes e a adoção de parcerias público-privadas. 
VISIBILIDADE - O Brasil ocupa o atualmente o 1º lugar em recursos naturais e o 8º em atrativos culturais num ranking de 141 países avaliados pelo Fórum Econômico Mundial. Já na relação de nações com mais bens inscritos como Patrimônio Mundial, o país segue no 11º lugar. Além de aumentar a visibilidade dos destinos reconhecidos pela Unesco, o título cria um compromisso internacional pela proteção de sítios culturais e naturais.
Em todo o país, 21 bens foram tombados Patrimônios Mundiais pela Unesco, sendo 14 culturais e 7 naturais:
CULTURAIS: Brasília (DF); Cais do Valongo - Rio de Janeiro (RJ); Centro Histórico de Goiás (GO); Centro Histórico de Diamantina (MG); Centro Histórico de Ouro Preto (MG); Centro Histórico de Olinda (PE); Centro Histórico de São Luís (MA); Centro Histórico de Salvador (BA); Conjunto Moderno da Pampulha - Belo Horizonte (MG); Missões Jesuíticas Guaranis - no Brasil, ruínas de São Miguel das Missões (RS); Parque Nacional Serra da Capivara (PI); Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE); Rio de Janeiro - paisagens cariocas entre a montanha e o mar (RJ); e Santuário do Bom Jesus de Matozinhos - Congonhas (MG).
NATURAIS: Parque Nacional do Iguaçu (Foz do Iguaçu-PR e Argentina); Mata Atlântica - Reservas do Sudeste - São Paulo e Paraná; Costa do Descobrimento - Reservas de Mata Atlântica (Bahia e Espírito Santo); Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central; Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul); Áreas Protegidas do Cerrado - Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas (GO); Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas./(Com o  MTUR)

APLICATIVOS DE TRANSPORTE - LIMITE DE COMISSÃO POR CORRIDA

Empresas que operam aplicativos de transporte, como a Uber, poderão ter um limite para cobrança de comissão pelas corridas. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) está pronta para votar o Projeto de Lei do Senado (PLS) 421/2017, que estabelece uma taxação máxima a ser aplicada aos motoristas.
Apresentada pelo senador Lindbergh Farias, a proposta quer limitar essa comissão a 10% do valor da viagem realizada. A regra deverá valer tanto para corridas individuais quanto compartilhadas. Ao justificar o PLS 421/2017, Lindbergh classificou de “predatória” a taxação de 20% do valor da corrida imposta hoje aos motoristas.
Os argumentos convenceram a relatora, senadora Regina Sousa, a recomendar a aprovação do projeto. A matéria ainda vai ser analisada pelas Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e de Assuntos Sociais (CAS), cabendo a esta a votação final.
A relatora na CCJ afirma que a comissão máxima de 10% do valor das corridas seria suficiente para cobrir custos de manutenção e permitir investimentos das empresas na melhoria dos serviços oferecidos ao usuário. (Com a Agência Senado). 

PROJETO ISENTA MULTA DE CANCELAMENTO DE PASSAGEM AÉREA

Projeto da senadora Rose de Freitas isenta de multas das companhias aéreas passageiros que desistirem da viagem por motivo de força maior, como problemas de saúde.O texto, que ainda não tem relator, também proíbe a cobrança para efetuar correções nos nomes dos passageiros nas passagens e o cancelamento automático dos trechos seguintes em caso de não comparecimento no primeiro.
Para ter o reembolso do valor pago pela passagem, o passageiro terá de apresentar uma justificativa à empresa.
TRECHO DE VOLTA - Outra mudança sugerida pelo projeto é a proibição do cancelamento do trecho de volta quando o passageiro não se apresentar no embarque para o trecho de ida. De acordo com a autora, até 2016, esse cancelamento era automático. Depois, resolução da Anac passou a determinar que o trecho não será cancelado quando o passageiro comunicar à empresa aérea que pretende usar a passagem de volta. Agora, a senadora propõe que esse cancelamento não ocorra automaticamente, mesmo quando o passageiro deixar de informar que pretende usar o trecho comprado.
A correção do nome do passageiro sem custos, também prevista no texto, já é regra incluída pela Anac em resolução. Ao acrescentar esse trecho ao projeto, Rose de Freitas explicou que a intenção é tornar a norma mais duradoura, prevista em lei. Todas as mudanças sugeridas pela senadora são no Código Brasileiro de Aeronáutica, em vigor desde 1986.
O texto estabelece também que a cobrança pode ocorrer no caso de voo internacional, no caso de envolver mais de uma operadora, exceto se o erro na grafia do nome foi de responsabilidade da empresa.(Com a Agência Senado).

NO DIA 4 DE DEZEMBRO, FESTIVA NOITADA DO SKAL

Presidente Priscila Cavalcante
Como vem ocorrendo no final dos últimos anos, o Skal Internacional de Fortaleza e do Brasil, agora também com a Academia Cearense de Turismo, reunirão os seus associados, o “trade” de turismo do Estado e convidados para a  solenidade de outorga da 6ª Edição da Medalha Stênio Azevedo e da 3ª edição do Troféu Turismo Mundo Afora - Mérito Skal aos.
PROGRAMAÇÃO – A festiva solenidade será na noite do próximo dia 4 de dezembro, no Hotel Gran Marquise, Salão Blue Night, com a seguinte programação:
1) Certificação de Excelência nos Destinos Turísticos Inteligentes: Aracati - Aquiraz - Camocim - Caucaia - Fortaleza - Jericoacoara -Juazeiro do Norte - Paracuru – Sobral.
2) Entrega do Troféu Turismo Mundo Afora – Mérito Skal Internacional do Brasil. Será agraciado o empresário Guilherme Paulus,  personalidade de destaque do turismo nacional.
3) Entrega da Comenda – Medalha Stênio Azevedo – Mérito Skal Internacional de Fortaleza. Agraciados os Agentes Hoteleiros José Carlos Valente Pontes e José Erivaldo Arraes.
4) Confraternização natalina e comemoração dos aniversariantes do segundo semestre.
5) Coquetel/Jantar
Atração Musica Show Man - MKT - Sax Live Playing
AGRACIADOS - Medalha Stênio Azevedo - Mérito SKAL -Categoria: Galeria de Honra Past - Presidents SKAL – Fortaleza: Sabino Henrique. Empresário do Turismo – Eventos: Tarcísio Ximenes.
Personalidades do Turismo: Camilo Santana, Governador do Estado do Ceará; empresário Manoel Cardoso Linhares, hoteleiro e presidente da ABIH Nacional;  turismóloga Socorro Abreu, Presidente da ABBTUR CE; Indira Guimarães, secretária executiva de Turismo de Aquiraz..

O “IMBROLIO” SE APROXIMA DO FIM? - COMISSÃO APROVA TRANSFERÊNCIA DOS TERRENOS DE MARINHA

A Praia do Futuro, Fortaleza -CE, alvo de várias contestações
A comissão especial da Câmara dos Deputados sobre terrenos de marinha aprovou na quarta-feira (21) proposta que retira a propriedade exclusiva da União sobre essas áreas.
Pelo texto aprovado, a União deverá transferir o domínio pleno desses terrenos de forma gratuita para estados e municípios ou habitantes de baixa renda (vila de pescadores, por exemplo).
Nos demais casos, a transferência do imóvel em área de marinha envolverá custos ao ocupante e deverá ser efetivada pela União no prazo de dois anos contados da vigência da nova regra.
Atualmente, os terrenos de marinha estão listados na Constituição Federal como bens da União e estão definidos pelo Decreto-Lei 9.760/46 com base na linha da preamar média (média das marés altas) de 1831, ocupando uma faixa de terra de 33 metros ao longo de toda a costa brasileira. Também se enquadram no conceito áreas próximas a rios e canais que sofrem influência direta e indireta da maré até 5mm, chamadas de zona de transbordo.
ÁREAS OCUPADAS - O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Alceu Moreira, à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 39/11. O texto determina o fim da cobrança de quaisquer valores à União relativos a terrenos de marinha (foro, taxa de ocupação, laudêmio) a partir da data de publicação da nova emenda constitucional.
Segundo o relatório, a ideia inicial era permitir a extinção de todos os terrenos de marinha localizados em áreas urbanas, mantendo com a União somente áreas consideradas estratégicas. No entanto, Moreira pondera que as discussões no colegiado permitiram concluir que seria melhor analisar o instituto dos terrenos de marinha a partir de áreas ocupadas e não ocupadas.
O QUE FICA COM A UNIÃO - Seguindo essa lógica, o substitutivo estabelece que ficarão sob domínio da União apenas áreas não ocupadas e aquelas que estejam sendo usadas pelo serviço público federal, por exemplo, imóveis ocupados por concessionárias ou permissionárias, instalações portuárias, instalações destinadas a conservação do patrimônio histórico e cultural, entre outras.
Todas as demais áreas localizadas em terreno de marinha passarão ao domínio de estados e municípios gratuitamente ou, de maneira onerosa, ao domínio dos ocupantes desses terrenos.
Para adquirirem a posse definitiva do terreno de marinha, foreiros e ocupantes regularmente inscritos na Secretaria de Patrimônio da União (SPU) precisarão pagar à União os 83% restantes do valor do terreno, mas poderão deduzir desse montante os valores já pagos a título de taxa de ocupação ou de foro atualizados pela taxa Selic.
Ocupantes em situação irregular que comprovem ocupação de boa-fé há mais de cinco anos, contados da data da promulgação da PEC, também poderão adquirir o domínio pleno do imóvel, mas sem qualquer desconto.
Por fim, o texto prevê que as áreas não ocupadas poderão ser requeridas por municípios para fins de expansão do perímetro urbano, desde que atendidos os requisitos exigidos em leis sobre planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano (Leis 13. 240/15 e 13.465/17).
De acordo com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) existem cerca de 500 mil imóveis no País classificados como terrenos de marinha, dos quais 270.929 aparecem registrados a responsáveis únicos (pessoas físicas e jurídicas).
TRAMITAÇÃO - A PEC será analisada agora pelo Plenário, onde precisará de 342 votos favoráveis em dois turnos de votação para seguir para o Senado, onde também precisará ser aprovada em dois turnos antes de ser promulgada. (Com a Agência Câmara Notícias)

EXPOLOG, EVENTO DE CAMINHOS PARA ECONOMIA DO PAÍS

Lançada oficialmente no dia 25 do mês passado, a Feira Nacional de Logística/XIII Seminário Internacional de Logística teve abertura oficial anteontem, 28, no Centro de Eventos do Ceará, desta vez   com o tema 'Intermodalidade e conexão global no Brasil pós-paralisação. É a EXPOLOG um dos mais importantes eventos do calendário de acontecimentos econômicos do Estado, em cuja programação estão temas que envolveram o cenário da logística nacional, como a greve dos caminhoneiros, que teve início em maio deste ano e expôs a dependência do modal rodoviário por parte da logística brasileira. 
Na solenidade de abetura, estiveram presentes as mais altas autoridades federais, estaduais e do município de Fortaleza.
 Ainda pela manhã de quarta-feira, de 10h50min às 11h30min, houve a Palestra Internacional: A plataforma online de produtos dos PLP e o Centro de Distribuição e Logística de Tianjin como porta de entrada para o mercado chinês, sob a responsabilidade do Partner & CEO da JCO Consultancy,Jorge Costa Oliveira. Em seguida, a Palestra Magna de Abertura - Intermodalidade & Conexão Global no Contexto do Brasil Logístico Pós-Paralisação – Suas consequências e desdobramentos. O palestrante foi o jornalista João Borges, comentarista da Globo News, especializado em economia.
 À tarde, entre as várias atividades, palestras da máxima importância para o setor, o mesmo ocorrendo ontem. Até ao final da tarde, o evento debateu a “Intermodalidade e a Conexão Global no Brasil pós-paralisação”, com uma expectativa de público de 4,5 mil participantes. O presidente da FIEC, Beto Studart, discursou na abertura da programação, ressaltando a importância da logística para o setor industrial cearense.
 MICRO E PEQUENAS EMPESAS - Pensada com o objetivo de incentivar a realização de negócios no segmento, a Feira teve ambientes voltados para o relacionamento entre empresas, com a possibilidade dos participantes ampliarem sua carteira de clientes, além da realização de palestras e de encontro de negócios, e exposição de grandes players logísticos, entidades representativas e novas tecnologias que chegam ao mercado.
Parceiro do evento, o Sebrae Ceará selecionou quatro Micro e Pequenas Empresas, Empresas de Pequeno Porte, pertencentes aos segmentos de Alimentos e Bebidas, Cosméticos ou Moda, estabelecidas em Fortaleza, que estão expondo em um estande fornecido pela instituição. 
Paralelamente, a Expolog 2018 sediou, também, o XIII Seminário Internacional de Logística, além de ser um lugar de ação social. 
GARGALOS - De acordo com o Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ceri), alguns dos atuais gargalos da infraestrutura de transporte nacional são reflexos da opção feita pelo Estado brasileiro na década de 1950, quando os governos decidiram priorizar os investimentos na indústria automobilística. Consequentemente, recursos públicos foram quase que integralmente canalizados para a ampliação da malha rodoviária, em detrimento dos transportes por ferrovia e hidrovia.
 SOLUÇÕES INTEGRADAS - A Expolog se propõe a debater o tema com grandes nomes do segmento logístico nacional. A feira receberá representantes ainda de diferentes modais apresentando cases de sucesso para transporte de cargas tanto para importação como exportação. 
EXPECTATIVA - O setor logístico acompanha as ações do governo federal, através do Programa de Investimento em Logística (PIL II), que prevê para os próximos anos mais de R$ 100 bilhões no segmento (ferrovias, rodovias, portos e aeroportos). Um dos objetivos do Programa é reduzir em até 14% o uso das estradas para transportar cargas e fazer com que a participação dos trens para o escoamento mercadorias suba para 31%.

EM MILÃO, A CEART MOSTRA O LEGÍTIMO ARTESANATO CEARENSE

Historicamente, o Ceará desponta no cenário brasileiro como um estado que possui no artesanato uma de suas grandes vocações produtivas, cumprindo importante papel no desenvolvimento regional. Para mostrar sua pujança no setor, a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado participará do evento “L' Artigiano on Feira”, 23ª Mostra Mercado Internacional do Artesanato, em Milão, na Itália, que será realizado de 1º a 9 de dezembro. 
A participação do Ceará na Mostra tem o intuito de promover e divulgar o nosso artesanato com foco na ampliação de mercado, principalmente o europeu. O visitante terá acesso ao artesanato cearense em diversas tipologias como areia colorida, argila, fibras vegetais, madeira, papel, metais, fios e tecidos (renda de bilro, labirinto, filé, tecelagem, crochê e bordado), entre outras que serão comercializadas durante os nove dias de evento. 
PRODUTOS COM QUALIDADE - Para melhorar a qualidade do legítimo artesanato cearense, os produtos passaram pela Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses (Selo Ceart), que foi implantado em 2015.. Foram certificados com o Selo Ceart 5.259 produtos artesanais, beneficiando diretamente 9.860 artesãos.

A CÂMARA SETORIAL DE EVENTOS ELEGEU NOVOS DIRIGENTES

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos (CS Eventos), da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), presidida pela empresária Enid Câmara, em sua 63ª Reunião, na manhã do último dia 21,  no auditório da Adece, elegeu, em chapa única, sua nova diretoria, composta por Anya Ribeiro (Presidente), Enid Câmara (Vice-presidente) e Marcos Pompeu (Secretário), profissionais com larga experiência em eventos e turismo. A Abrajet-Ceará foi representada pelo seu ex-presidente Antonio José de Oliveira.
No decorrer da reunião, aconteceram duas palestras a cargo dos secretários Arialdo Pinho, da Secretaria do Turismo do Ceará, e Maia Júnior, da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag). O primeiro reportou-se à qualificação profissional e o fomento do turismo cearense. O segundo palestrante fez uma abordagem a respeito do tema “Olhando o Ceará do Futuro”, especificando quais as novas formas e instrumentos nas relações da gestão pública com a iniciativa privada para os negócios do Desenvolvimento Sustentável e equilibrado do Estado do Ceará. Falaram, ainda, Cecília Bedê, coordenadora do Espaço Cultural da Unifor, e Milena Auip, coordenadora da Graduação Tecnológica em Eventos da Unifor.

CINETEATRO SÃO LUIZ - NOS 60 ANOS A ATRAÇÃO É GILBERTO GIL

Um dos maiores nomes da música brasileira, Gilberto Gil., apresenta seu novo álbum “Ok Ok Ok” em show inédito, em Fortaleza, no dia 9 de dezembro, às 19h, na programação de comemoração de aniversário dos 60 Anos do São Luiz.
Esta programação também integra o “Ceará Natal de Luz”, realizado pela CDL, que esse ano homenageia o São Luiz. Visando atender um maior número de pessoas, haverá um ambiente alternativo para a confraternização e a audiência do show na Praça do Ferreira. Será feita transmissão ao vivo do espetáculo em dois telões de led em proporção 5 x 3. Na ocasião, o público poderá usufruir de uma feira de artesanato e gastronomia.

ROTA DO SOL SEMANAL 30/112018 ISSUU

VIVA MOMENTOS ESPECIAIS CATUSSABA