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quinta-feira, 14 de novembro de 2019

CALEIDOSCOPIO 14/11/2019

FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO - Como vem acontecendo há anos seguidos, estive em Gramado, na última semana, para ser partícipe do FESTURIS, um certame que, aqui e nos vários continentes, vem honrando o turismo brasileiro. Como outros companheiros que também se dedicam a defender e divulgar o Turismo, temos tido a honra de ser convidado pela Rossi & Zorzanello para participar do evento maior da sua grade de atuação. Como ocorre comigo, centenas de outros colegas de imprensa vêm sendo também alvo das gentilezas da Marta Rossi, do Eduardo Zorzanello e do Marcos Rossi, diretores da vitoriosa empresas gramadense. Este ano, relutei em ir à Serra Gaúcha em razão da fragilidade do meu corpo, avariado pelo correr dos quase 94 anos. Contudo, o incentivo de colegas principalmente da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo, com o baiano Carlos Casais à frente, me convencee e resolvi ir, como desejava intimamente. Viajei acompanhado do meu filho Carlos Alberto, uma “bengala” protetora nas minhas andanças no Festuris e nas idas e vindas principalmente à Rua Coberta. Assim posso afirmar que mais uma vez o Festival de Turismo de Gramado, nesta sua 31 edição, foi ainda mais imponente e estratégico do que os anteriores, todos reconhecidamente consagrados. As inovações e o maior número de participantes surpreenderam favoravelmente, indicando às autoridades, empresários e jornalistas que a força do turismo é capaz de otimizar e muito a convivência dos entes no nosso planeta. Enfim, saudar a realização do Festuris é uma obrigação, que se reforça pelo anúncio da Rossi & Zorzanello de que a próxima edição. já marcada para 5 e 8 de novembro de 2020, terá maiores surpresas. Agora, fico a pensar: será que meu desgastado corpo ainda terá a dita de lá estar novamente?  
GRAMADO, UMA DISNEYLANDIA NO BRASIL - Que saibamos, Gramado é uma cidade que se difere das demais do nosso Brasil e de muitas outras dos vários continentes. Pequena em dimensões territoriais, a cidade da Serra Gaúcha, florida pelas hortênsias e orlada por uma vegetação generosa, possui uma população que prima pela gentileza, pela convivência receptiva e pacífica. Em que outra cidade brasileira os motoristas param permitindo a que o transeunte atravesse a rua? Qual outra cidade pátria possuidora desta e de outras atenções educadas para com os da terra e com os visitantes? Se há mendigos, não os vi. A tranquilidade impera, sem que haja presença ostensiva de policiais nas praças, ruas e avenidas. Em Gramado, dia e noite são surpreendentes, parecendo até que estamos num mundo de fantasia. Durante o ano inteiro, a cidade fervilha, com uma população pequena recebendo de braços abertos milhares de turistas, pessoas desejosas de momentos agradáveis. No fim do ano, a sensação de bem-estar aumenta. O Natal de Luz começa logo no começo de novembro. Até janeiro seguinte, Gramado transforma-se numa Disneylândia tal o ambiente de divertimentos por todo lado, notadamente na Avenida Borges de Medeiros, na Rua Coberta. Desfiles, circo e apresentações lúdicas, ao som de músicas próprias para a época. Penso que não estou exagerando em tecer loas a lugar tão privilegiado. É o sentimento de quem vive numa Fortaleza pujante, ensolarada, de mil atributos favoráveis mas que, infelizmente, padece de imperdoáveis males sociais,
RÉVEILLON GRAN MARQUISE - Entre o mundo árabe e a celebração estelar do réveillon mais charmoso da cidade. Esta é a proposta do Hotel Gran Marquise para a chegada do ano de 2020. Réveillon mais tradicional do Gran Marquise, o Salão Spazio ultrapassa a fronteira do ocidente e mergulha na atmosfera inebriante dos sabores, aromas e costumes do mundo árabe. 
A Gran Noite Árabe será conduzida pela artista Ludmila Amaral com sua banda de repertório diverso e terá uma proposta ousada de sabores, idealizada pelo chef executivo do 5 estrelas, Edilson Araujo. 
.O gerente geral do Hotel Gran Marquise, Philippe Godefroit, se entusiasma ao falar da proposta do réveillon de 2019 e comenta a solidez alcançada pelo Gran Sky Party criada no ano de 2015.
AEROPORTO DE VITÓRIA - O Aeroporto de Vitória (Eurico de Aguiar Salles) recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil a designação para operar voos internacionais regulares e não regulares de passageiros. A autorização foi concedida pela Agência por meio da Portaria nº 3.338 e torna o aeroporto apto também a realizar operações aéreas na modalidade de carga e mala postal e de serviço aéreo privados.
A designação da ANAC ao terminal se dá por prazo indeterminado e permite que as operações internacionais ocorram de forma ininterrupta, ou seja, durante todo o período que o aeroporto estiver aberto ao tráfego aéreo. Atualmente, o terminal possui ligações aéreas domésticas de e para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco e Minas Gerais.

12 DE NOVEMBRO: DIA DO CAJU NO CEARÁ

O artigo desta semana é dedicado ao Caju, haja vista ser seu Dia Especial 12 de novembro. A data ficou estabelecida pela Lei Nº 271, de 2011, que passou a ser comemorado, anualmente, a partir de 12 de novembro de 2012. Neste dia, são desenvolvidas ações de conscientização da utilização do fruto e de seus derivados, além de programações e eventos direcionados ao Turismo do Estado do Ceará. 
A data consta, no Calendário Oficial do Ceará, sendo o autor da Lei, o deputado estadual Manoel Duca da Silveira (Duquinha). Registre-se ter sido escolhido o dia 12 de novembro, por ser o aniversário de criação de uma das grandes empresas exportadoras de caju do Ceará, que, na época, completava 50 anos, ou seja, a Companhia Industrial de Óleos do Nordeste (Cione), do empresário Jaime Aquino (falecido), o maior exportador e cultivador de cajueiros do Nordeste. Importante escrever que, na opinião de estudiosos, agrônomos, industriais e cajucultores, o caju possui lugar de destaque, em virtude da crescente comercialização de seus principais produtos, a exemplo da amêndoa (ACC) e do líquido (LCC), contido no mesocarpo da castanha, sem falar dos derivados do seu pseudofruto.
No dia dedicado ao Caju, registre-se, ainda, a sua importância socioeconômica e cultural, para o Ceará, destacando-se como uma atividade de enorme expressão, garantindo, aproximadamente, 20 mil empregos diretos e 60 mil indiretos, além de divisas, em dólares, da ordem de 94 milhões, graças à exportação de castanhas e óleo, que fortalecem a economia cearense, afora ser uma fonte de renda a mais para quem cultiva cajueiros. A castanha de caju assada, suco, mel, geleia, cajuína e outras iguarias, à base do caju, são muito consumidas e levadas pelos turistas, como lembranças, para familiares e amigos.
Vale relembrar que, no dia 27 de agosto de 2019, por intermédio do deputado Romeu Aldigueri, foi realizada uma Audiência Pública, que possibilitou maiores aprofundamentos, sobre a Cajucultura, no Estado do Ceará, e o compromisso de ser criada a Comissão Parlamentar da Cajucultura. Ficou acertado, ainda, que o deputado levaria, para conhecimento dos seus pares e do governador Camilo Santana, as sugestões dos 18 representantes da Cadeia Produtiva do Caju, presentes à supracitada audiência, a fim de fortalecer a Cajucultura, divulgá-la mais e torná-la muito mais valorizada Brasil afora e no exterior.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), empresa estadual, na qual trabalhamos, há 41 anos, como assessor de comunicação, no Dia Estadual do Caju, tem muito a ver com esta importante cultura. É que presta assistência técnica e extensão rural aos pequenos produtores de caju (Cajucultores), em mais de 60 municípios, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA). 
Neste dia, vale destacar algumas das ações extensionistas, voltadas para o desenvolvimento sustentável da Cajucultura, no Estado do Ceará, executadas, em benefício dos produtores rurais, que necessitam de mais tecnologias, em seus plantios, objetivando aumentar a produção, a produtividade, a qualidade das castanhas e dos pseudofrutos e, consequentemente, maior participação nos mercadores consumidores, no Brasil e no exterior, sem falar da renda líquida familiar, que ajuda a melhorar suas condições de vida no campo.
O caju é um dos produtos agrícolas mais representativo, na economia do Estado, sendo de responsabilidade da Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA - e da Ematerce, a implantação de novos pomares e a melhoria dos existentes, nas pequenas propriedades rurais. Em 2018, foram orientadas 2.736 famílias, numa área de 6.349 hectares, produzindo 1.484 toneladas de castanha (produtividade de 321 quilos por hectare) e 19.374 toneladas de pedúnculo de caju comum (produtividade de 4.197 quilos por hectare). 
No mesmo ano, 1.858 agricultores familiares foram assistidos, na produção de cajueiro precoce, em 5.749 hectares, produzindo 2.067 toneladas de castanha (produtividade de 436 quilos/hectare) e 16.809 toneladas de pedúnculos.  Pelo programa do Governo do Estado “Hora de Plantar”, foram distribuídas 365.108 mudas de cajueiro anão a 896 produtores e implantadas 1.789 hectares de novas áreas. Apesar de todos os benefícios da Cajucultura, há necessidade de se trabalhar mais e avançar, nos índices da produtividade, ainda insatisfatórios, devido, dentre outros fatores, às doenças e pragas, afora os seis anos consecutivos de seca, que, em alguns municípios, provocou a dizimação de 100% dos cajueirais.  Importante lembrar ser necessário valorizar e expandir os cajueirais, de forma racional, além da preocupação com uma maior comercialização das castanhas e dos derivados dos pseudofrutos, transformando-os em polpas, sucos, mel, doces, geleias, farinha e outras iguarias à base do caju. O suco de caju bem que poderia ser incluído, na merenda escolar, comprado pelo Estado e pelas prefeituras municipais, por sinal, um alimento rico em nutrientes, como a vitamina C, Cálcio, Ferro, Fósforo etc.
MUSEU DO CAJU - Por acreditar na força socioeconômica e cultural do Caju, Gérson Linhares, grande defensor dessa cultura, fundou o Museu do Caju, no ano de 2007, para promover maior conhecimento da fruta. O museu localiza-se, entre Fortaleza e Caucaia, no Parque Guadalajara. Lá, é possível aos visitantes comerem iguarias e bebidas à base do caju, afora ver e comprar produtos artesanais, com a temática do caju, a exemplo de bolsas, artigos de decoração, literatura de cordel e produtos derivados da fruta, como cajuína, bolos, mel e doces. Os visitantes podem, ainda, assistir a palestras com foco na Cajucultura, ver fotos antigas, que mostram a história do Caju no Estado do Ceará. Para visitas, fora de grupos, somente aos domingos e alguns feriados, das 9 às 16 horas. Para tanto, deve-se agendar a visita pelo fone: (85) 3237.2687.

“BRASIL, PAÍS DO FUTURO” PARA STEFAN ZWEIG

STEFAN ZWEIG, vienense, foi o escritor mais lido, adaptado e conceituado do seu tempo. Fugindo dos rigores da segunda guerra mundial, o autor de biografias de Dostoievski e Nietzsche, dentre outros, além de romancista e dramaturgo, fincou as suas raízes em terras brasileiras. Vítima do nazismo, que promoveu a queima dos seu livros em praça pública, não resistiu às pressões psicológicas e, junto com a sua esposa, cometeu suicídio em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Desde então, o local cedeu espaço à instalação do museu em sua homenagem.
Do trágico acontecimento, restou uma carta de adeus, na qual consta “carinhoso agradecimento a este país maravilhoso”, para o qual dedicou uma pérola de contribuição com o livro “BRASIL, PAÍS DO FUTURO”. Nele, Zweig exibiu o por que a Bahia lhe impressionou tanto, com um capítulo que marca muito bem o quanto admirou as terras baianas: “A Bahia – Fidelidade à tradição”. Foi sua obra de 1941, tendo dedicado mais dois capítulos para falar da sua admiração à terra em que o Brasil foi descoberto. Os três capítulos encontram-se no bloco “Voo sobre o Norte”.
Mas Zweig circulou bem pelo Brasil, visitando, inclusive, Recife e Belém do Pará. Circulou ainda por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, esta, a cidade que definiu como “a mais encantadora do mundo”. No livro, dedicou nada menos do que 21 páginas na apreciação de Salvador, que comparou com Atenas, Alexandria e Jerusalém, e considerando, como estas, “Um santuário da civilização”.
Permito-me, neste espaço, transcrever alguns trechos das suas considerações sobre a Bahia, por serem sobremaneira curiosos:
“Com essa cidade, teve início o Brasil. E, com direito, podemos dizê-lo, a América do Sul. Nessa cidade, levantou-se o primeiro pilar da grande ponte lançada sobre o Atlântico. Nela, originou-se de matéria europeia, africana e americana, a mistura nova que ainda fermenta eficazmente. Veneremos, pois, a Bahia, antes de a admirarmos. Esta cidade tem a prerrogativa de ancianidade entre todas as da América do Sul”
E mais: “Com seus quase 400 anos, com suas igrejas, sua catedral e seus castelos, a Bahia é, para o Novo Mundo, o que para nós, europeus, são as metrópoles milenárias, o que para nós são Atenas, Alexandria e Jerusalém: um santuário da civilização. É como, ante uma fisionomia humana, sentimos, respeitosamente, diante da cidade, que ela tem um passado glorioso”.
“A atitude da Bahia é a de uma rainha viúva grandiosa como as das peças de “Shakespeare”. Altiva e ereta, olha do alto para o mar, no qual, séculos atrás, todos os navios se dirigiam para ela; ainda traz os antigos adereços, constituídos por suas igrejas e sua catedral, e essa dignidade de atitude continua a existir na sua população”.
Vai adiante: “Podem as cidades mais novas, o Rio, Montevidéu, Buenos Aires, ser hoje mais ricas, mais poderosas, mais modernas, mas a Bahia tem a sua história, sua civilização própria, seu modo de vida próprio”.
Descendo a detalhes: “Há ruas asfaltadas e, muito perto delas, ruas calçadas com pedras brutas. Na Bahia, podemos, num período de dez minutos, estar em dois, três ou quatro séculos diferentes. E todos eles parecem genuínos. O verdadeiro encanto da Bahia reside no fato de nela, tudo ainda ser genuíno e não propositado. As chamadas “Coisas Dignas de Serem Vistas” não se impõem ao forasteiro, acham-se incorporadas de um modo imperceptível no conjunto”.
“Velho e novo, presente e passado, luxuoso e primitivo, 1600 e 1940, tudo isso se une para formar um só quadro, emoldurado por uma das mais tranquilas e aprazíveis paisagens do mundo”.
Nem as baianas escaparam à sua observação: “No permanente pitoresco, o que há de mais pitoresco são as baianas, as pretas gordas, de olhos escuros, com seu vestuário especial. A Imponência dessas baianas não está no traje, está no garbo com que o usam, no seu modo de andar, nas suas maneiras. Sentadas no mercado ou na soleira duma porta, dispõem elas a sua saia como se fosse um manto real, de modo que parecem estar sentadas dentro duma enorme flor”.
Nada lhe escapou à observação. Como a tradicional Lavagem do Bonfim, que mereceu sua atenção: “Tive a feliz oportunidade de ver a (festa) do Senhor do Bonfim. Oh, como é interessante e primitiva essa ornamentação. Tudo isso brilha e se agita na claridade intensa. E por trás está o mar azul e por cima o firmamento, também azul. Exuberância de cores e de alegria”.
E prosseguiu no mesmo roteiro: “As crianças bateram palmas e sapatearam de alegria. Os adultos gritaram: “Viva o Senhor do Bomfim”. E a igreja inteira retumbou durante um minuto esses brados de júbilo. E, subitamente, teve início na igreja uma atividade que parecia realizada por uma centena de diabos irrequietos. Foi verdadeiramente o primeiro acesso de loucura coletiva que vi e que ainda se tornou mais inverossímil pelo fato de ocorrer numa igreja, sem uso de álcool, de estimulantes, sem música, e em pleno dia sob um céu magnífico e radiante”.
Até a sua despedida: “Com pesar, pois a Bahia é muitíssimo bonita, muitíssimo  sedutora, embarco no avião que me leva para o Norte. Para a cidade de Pernambuco ou Recife, ou Olinda. Qual dos nomes deverei usar?”.
É, pois, um depoimento que merece referência.

FESTURIS/ GRAMADO - ÊXITO NO MAIOR EVENTO PRIVADO DO TURISMO SULAMERICANO

A cidade de Gramado, na serra gaúcha, voltou a viver, pela sua trigésima primeira oportunidade, especial movimentação com a presença de autoridades, executivos e jornalistas provenientes não somente de todo o Brasil mas de 65 outros destinos estrangeiros.
Consolidado como a melhor e maior feira de negócios turísticos da sudamérica, contabilizou superação dos números em todas as suas tantas iniciativas. Verificou-se o êxito maior pela ativa participação dos 17 mil profissionais, executivos, autoridades e jornalistas em todas as atividades desta Feira Internacional de Turismo de Gramado.
Foi registrado um aumento da ordem de 5% na quantidade de participantes, dos quais 11 mil foram profissionais. É de se ver a extrema importância desse evento conduzido pelo grupo “Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos” no índice de nada menos do que 2.700 marcas que estiveram expostas entre os dias 7 e 9 passados. O mais destacado foi que, dentre tantos, nada menos do que 65 foram os destinos internacionais que estiveram expondo na feira.
Dado relevante foi que o FESTURIS continua inovando, pois já anunciou que a partir do mês de janeiro vindouro será conhecido um novo segmento a ser incluído para a 32ª versão, de 2020. 
Outro pormenor confirma ter sido a versão deste ano a melhor de todas as 30 anteriores. Verificou-se que mais de 35% do público visitante foi distante do eixo “região sul e São Paulo”. Outra afirmação do excepcional evento foi que 7% dos inscritos estiveram procedentes de diversos outros países nos vários continentes.
Todos os espaços instituídos ao longo destes 31 anos registraram êxito absoluto de participação e resultados, como o “Espaço Wedding”, que apresentou como característica a sua destinação ao turismo de casamentos e de lua de mel. Foi mais uma vitoriosa inovação no FESTURIS que consignou a quantidade expressiva de 34 expositores. Outro espaço que já se encontra consolidado foi o “Luxury”, que vem destacando o mercado de luxo. Como também o “Mice & Experience”. Ao lado do “Termalismo e Bem Estar” que tem uma projeção de grande afirmação para o próximo ano. 
Confirmação do significado do evento foram as 4 mil agendas de reuniões previamente programadas, que se consolidaram através do APP FESTURIS, bem como da ferramenta “Buyers Club”. É a tecnologia que, a cada ano, vem merecendo destaque e amplo êxito na condução do esquema de organização do encontro de Gramado. Um pormenor que mostra o nível de organização do Festival é que os seus responsáveis, capitaneados por Marta Rossi, já anunciaram que o FESTURIS 2020 acontecerá entre os dias 05 e 08 de novembro. 
Esta 31ª edição do FESTURIS contou, inclusive, com o patrocínio de Banrisul, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e CNC. Teve o apoio do Ministério do Turismo, da Embratur e da Prefeitura de Gramado. Pelo transporte aéreo dos participantes, destacaram-se a GOL Linhas Aéreas e a LATAM Airlines. No transporte terrestre o destaque foi para a Planalto Fretamento e para a agência oficial Brocker Turismo. (Com a colaboração do jornalistas Carlos Casaes

SERGIPE - SERGIPE FECHOU NO FESTURIS O CICLO DE EVENTOS PROMOCIONAIS

A Secretaria do Turismo de Sergipe encerrou a participação no último dia da Feira Internacional de Turismo (FESTURIS), em Gramado, com ótimos resultados. 
O balcão no qual Sergipe realizou suas ações de divulgação e distribuição de materiais informativos recebeu grande número de agentes de viagens e operadores interessados no destino Sergipe.
A participação da Setur neste evento encerra o ciclo de participações em feiras de turismo no ano de 2019. O planejamento a partir de agora, está voltado para as estratégias de divulgação do estado em 2020.
O secretário de Estado da Comunicação e Turismo, Sales Neto, esteve presente durante no evento e ressaltou que os bons resultados, não só no FESTURIS, mas também nas ações de todo ano de 2019, só foram possíveis graças ao empenho e sensibilidade do Governador do Estado, Belivaldo Chagas, em fomentar o desenvolvimento do turismo sergipano.

PARTICIPAÇÃO INTENSA DA PBTUR DURANTE O FESTURIS GRAMADO

A edição de 2019 do Festuris Gramado apresentou um crescimento de 5% em relação ao ano passado. Foram credenciadas 17 mil pessoas de todo o Brasil e exterior e mais de 11 mil passaram pelos corredores da Feira na sexta-feira (08) e sábado (09), no Gramado Park. A Paraíba participou do evento com um estande na área do Ministério do Turismo (MTur) e, conforme Ruth Avelino, presidente da PBTur, foi bastante proveitoso, pela oportunidade de mostrar aos agentes de viagens os roteiros paraibanos.
"Precisamos estar presentes nos principais eventos do país e mostrar o nosso potencial, seja no turismo de lazer ou no turismo de eventos", disse Ruth Avelino, ressaltando a participação de muitos hoteleiros, assim como das prefeituras de Campina Grande e João Pessoa”. A presidente da PBTur também cumpriu uma série de reuniões com os principais executivos de operadoras de turismo, a exemplo da CVC, Azul Viagens, FRT, Tourmed, Agaxtur e a Gol. 
Ainda em Gramado, a presidente da PBTur discutiu estratégias para a formatação do novo evento que será realizado em João Pessoa no próximo ano e terá coordenação da Associação Brasileira da Indústria Hoteleria, seccional Paraíba.

TERMINA NO DIA 24 O FESTIVAL BAR EM BAR BRASIL

Bolinho de feijão preto com pernil, pastel de sururu, bolinho de arroz de polvo, disco de costela ao provolone, carne de sol na nata e pasteis veganos (foto). Acabou a espera para experimentar esses e outras centenas de delícias. Desde o último dia 7 está “bombando” pelo Brasil a 13ª edição do Bar em Bar, o festival de bares promovido pela Abrasel. Com patrocínio da Ambev, este ano o evento acontece em mais de 310 bares de 25 cidades e segue até o próximo dia 24. Durante este período, quem for aos bares participantes pode pedir pelas porções criadas especialmente para o evento, oferecidas a preços promocionais. A ideia é reunir as pessoas e celebrar o melhor da gastronomia dos botecos.
Este ano, o festival traz como tema “Pra namorar, comemorar, saborear, encontrar e ser feliz. É pra todo mundo”. O propósito é exaltar a essência inclusiva do bar, espaço que recebe famílias, amigos, casais e onde se discute qualquer assunto – de política, música e religião aos resultados do campeonato brasileiro de futebol. 
NO CEARÁ - Com o caráter democrático, a alma dos bares brasileiros, o festival tem petiscos para todos os gostos e bolsos. Cada região dá um toque especial ao Festival. No Ceará, por exemplo, o Bar em Bar funciona em formato de concurso, elegendo o melhor petisco dentre as casas participantes com direito a voto popular. “Funciona como um incentivo à participação dos empresários. Ano passado, todos os três ganhadores destacaram em seus cardápios o petisco participante do Bar em Bar, e fizeram muito sucesso”, diz Taiene Righetto, diretor-executivo da Abrasel no Ceará. No estado, 63 estabelecimentos participam do evento.

O 4º FESTIVAL QUILOMBOLA MOVIMENTOU MACEIÓ

O Festival Quilombola celebra a gastronomia afro-brasileira neste que é o mês da consciência negra no Brasil. O acontecimento foi festejado na quarta edição, com evento que ocorrido na semana passada, entre os dias 14 e 17, das 17h às 22 horas, na Praça MultiEventos, na praia de Pajuçara, em Maceió.
Com um número recorde de participantes, o público provou 20 pratos de 20 restaurantes diferentes. Acarajé, Erêmin Dayó, Bobó, Olóómi, Tabuleiro da Baiana e Assado com Farofa Xapanã foram algumas das delícias servidas ao público, todas no valor fixo de R$ 15 cada. 
Uma novidade da edição foi que, neste ano, o Festival Quilombola aconteceu em conjunto ao encontro de celebração da cultura negra no Brasil, o “Vamos Subir a Serra”, que conta com mais de 30 ações, entre seminários, palestras, shows e oficinas que levarão o público à reflexão do histórico episódio da luta pela liberdade no Quilombo dos Palmares.
Para o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Sergipe, Rafael Brito, o festival foi, além de mais um atrativo na cidade, um propulsor do turismo na região dos Quilombos. 
Realizado pela Sedetur, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de Alagoas e pelo Centro de Cultura e Estudos Éticos Anajô, o 4º Festival Quilombola foi patrocinado pelo Sebrae e PagSeguro. 

DE 30 DE NOVEMBRO A 15 DE DEZEMBRO - A FESTA DA UVA É A PRINCIPAL ATRAÇÃO DE LOUVEIRA

A 52ª Festa da Uva de Louveira, cidade localizada a cerca de 70 km da capital paulista, vai acontecer às sextas-feiras, aos sábados e aos domingos entre os dias 30 de novembro e 15 de dezembro. O evento trará shows com grandes artistas da música brasileira, exposição de frutas, atrações circenses e muito mais. Além disso, parte da programação é gratuita. A expectativa é de que mais de 80 mil pessoas passem pela festa.
Na busca de uma época mais festiva e com maior produtividade de frutas, a Prefeitura e os fruticultores da cidade de Louveira escolheram o final deste mês e a primeira quinzena de dezembro para realizar a festa, que celebra a tradição e a história da cidade. A escolha da data também favorece o público, por ter um clima ensolarado e por ser próxima às comemorações de fim de ano e aos recessos dessa época. Na sua 52ª edição, o evento promete ser bastante atraente, com frutas selecionadas, atrações para toda a família e com ótimos índices de segurança.
PROGRAMAÇÃO - A Festa da Uva de Louveira terá shows de mais de 20 bandas e artistas, como Lucas Lucco, Simone e Simaria, Fernando e Sorocaba, Exaltasamba, Ultraje a Rigor, Jorge e Matheus e DJ Alok. As apresentações regionais acontecem a partir das 14h. Já os shows estão programados para as 21h. O público também vai poder prestigiar, gratuitamente, grandes espetáculos circenses dentro do recinto da festa.
A exposição de frutas acontecerá aos sábados e domingos, das 10h às 17h, com os melhores produtores de Louveira e região. Aos domingos, frutas selecionadas e premiadas serão leiloadas, com arrecadação em prol a APR (Associação dos Produtores Rurais). Estão programadas atrações infantis a partir das 15h, como Galinha Pintadinha no dia 01 e Patati Patatá no dia 15. Já no dia 08, acontecerá show com Wanderlei Cardoso para a melhor idade.
TURISMO RURAL - O turismo rural de Louveira é destaque na região, com suas fazendas centenárias, alambiques, vinícolas, restaurantes rurais, entre outras opções. Os passeios incluem visita às plantações e às lojas de produtos locais, como as próprias frutas, compotas, doces, cachaças, vinhos, pães e outras delícias.
No período da Festa da Uva, vários empreendimentos participarão dos roteiros turísticos. Entre eles, estão Vinhos Micheletto com paisagem exuberante e deliciosos vinhos; Empório Cestaroli com passeio de trenzinho nos parreirais; Sítio Registro com doces artesanais; Chácara Alvorada Restaurante, com comida de sítio; Cose Dell Abadia, com sorvete de uva, sagu de vinho e pão de uva; Casa San Fior, com geleia de uva com pimenta e delicioso suco de uva Niágara; opções de café da manhã na Família Battistuzzo, com geleia de frutas variadas e pães com fermentação natural; e Café no Campo, com coxinha de mandioca, pão de mandioca e empada de semente de jaca. Esses passeios acontecem mediante agendamento. Informações e reservas pelo telefone (19) 97167-6955.

ACONTECEU NO TEATRO ARRAIAL - 1º CONGRESSO DE MARACATUS NAÇÃO TEM EXTENSO PROGRAMA

O Teatro Arraial Ariano Suassuna, no Recife, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, recebeu parte da programação do 1º Congresso Nacional de Maracatus Nação - Desafios e Perspectivas da Salvaguarda dos Maracatus. O encontro começou na segunda-feira (11) e foi até o domingo (17). Na pauta, o esforço para congregar maracatuzeiros, brincantes, pesquisadores e representantes de órgão gestores da cultura nos âmbitos municipal, estadual e federal. O objetivo foi discutir o cenário atual e as perspectivas futuras dessa manifestação cultural. 
O Maracatu Nação, ou Maracatu de Baque Virado, é patrimônio cultural imaterial do Brasil. Está inscrito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Livro de Registro das Formas de Expressão desde 2014. No entanto, desde que foi registrado, ainda não teve o Plano de Salvaguarda elaborado, o que poderia facilitar o trabalho de preservação desse bem cultural. Um dos focos do congresso foi justamente fomentar o debate para acelerar esse processo.
Além das rodas de diálogo nesse sentido, também houve celebrações a partir da sexta-feira (15), para lembrar o aniversário do Maracatu Elefante. No sábado (16), mestres de Nações de Maracatu ministraram oficinas gratuitas e abertas ao público, como preparação para o encerramento das festividades no domingo (17). 
No último dia, houve grande encontro de batuqueiros no Bairro do Recife, com a presença de amantes da cultura do maracatu, integrantes de Nações de Pernambuco, maracatus parafolclóricos e grupos percussivos de todo país.
O 1º Congresso Nacional de Maracatus Nação foi uma realização da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco - Amanpe, Secult-PE/Fundarpe, da Prefeitura do Recife, através de sua Secretária de Cultura - Secult, Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural - DPPC e Fundação de Cultura da Cidade do Recife - FCCR e do Iphan.

A ABEAR FESTEJA SEIS MIL VOOS EXTRAS NO VERÃO

Um total de seis mil operações extras, com mais de um milhão de assentos adicionais, deverão ser realizadas em conjunto por algumas das principais companhias aéreas do Brasil durante a alta estação de verão. Deste total, mais de 5 mil são voos domésticos e 931, voos internacionais.
Os números foram apresentados durante o evento “#Voar Mais Brasil”, promovido pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) em Brasília, e dizem respeito às operações extras somadas das empresas Gol Linhas Aéreas, Latam e Passaredo. 
A Gol oferecerá 4.558 frequências extras, com mais de 800 mil assentos adicionais. A Latam entra com 1.200 voos extras, que correspondem a 218 mil assentos adicionais.
Segundo a Abear, em relação aos voos domésticos, as operações extras reforçam a conectividade em todas as regiões do país, mas especialmente entre destinos turísticos do Nordeste, em evidência nessa época, e as localidades emissoras de visitantes. Os números significam ainda uma plena reposição da oferta em relação ao ano anterior, preenchendo a saída de uma companhia do mercado (Avianca).
O evento, que reuniu representantes dos setores turístico e aéreo e autoridades de todo o Brasil, celebrou também a aviação e o turismo, além de promover a entrega dos prêmios Abear de Jornalismo e Spotters. 
No evento, foram apresentados também alguns números relativos à interação entre aviação e turismo. De acordo com eles, o avião corresponde a 58% do transporte global de turistas; 65,4% dos visitantes chegam ao Brasil de avião; 282 mil pessoas cruzam os céus do país em 2.400 voos diários. O transporte aéreo também representa 31% das receitas do turismo no Brasil.
Além da Gol, Latam e Passaredo, a Abear representa também as companhias Map, Twoflex e Voepass.  A associação é presidida por Eduardo Sanovicz.

NA PRAIA DO CUMBUCO - A GRANDE FINAL DO CIRCUITO MUNDIAL DO SUPERKITE BRASIL

Caucaia, na Praia do Cumbuco será palco da sétima e última etapa da Liga Mundial de Kiteboard, categoria Freestyle. A competição, nomeada SuperKite Brasil, reunirá na próxima semana, de 19 a 23, mais de 50 atletas profissionais entre brasileiros e estrangeiros. Após passar por países como França, Turquia, Holanda e Egito, esta será a única etapa das Américas e definirá os novos campeões mundiais.
A disputa faz parte do campeonato mundial organizado pela Global Kitesports Association (GKA), entidade que representa o kitesurf profissional, ligada à World Sailing, Federação Internacional, uma espécie de FIFA dos esportes praticados no mar. Os cearenses Carlos Mario “Bebê” e Mikaili Sol, foram os ganhadores do circuito no ano passado e levaram a coroa de campeões do mundo 2018.
SUSTENTABILIDADE - A sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente são pilares do SuperKite Brasil. Ao longo do evento, ações socioambientais com intuito de destacar a importância da preservação do local também integram o campeonato esportivo, cujo cenário é a própria natureza. Outro ponto alto é a diversidade de programações culturais que ocorrem em paralelo ao campeonato: atividades socioculturais, buscando a interação entre atletas e público, além de festas, mostras de dança e performances de artistas locais. “Um evento desse porte mexe com a economia e com o turismo da praia porque atrai amantes do esporte de todo o planeta”, afirma Andrea Reis, organizadora do evento.
O kiteboard estilo freestyle é o mais praticado no mundo. Nessa categoria os atletas fazem manobras e saltos no ar. A Praia do Cumbuco é considerada a capital nacional do kite por ter uma localização estratégica e por receber bons ventos o ano inteiro, especialmente no segundo semestre. O esporte se tornou esporte olímpico e está confirmado nas Olimpíadas da França, em 2024.

DA ESTAÇÃO ROMEIROS AO HORTO - A PARTIR DE 2022, JUAZEIRO DO NORTE GANHARÁ TELEFÉRICO

Juazeiro do Norte ganhará um teleférico para impulsionar ainda mais o turismo religioso e a economia da cidade, que já recebe 2,5 milhões de visitantes a cada ano. A ordem de serviço do novo equipamento que levará os turistas à estátua de Padre Cícero foi assinada pelo governador Camilo Santana, durante sessão itinerante da Assembleia Legislativa no Cariri, em homenagem aos 50 anos da estátua de Padre Cícero. A previsão é que a entrega do teleférico de Juazeiro do Norte seja realizada no segundo semestre de 2022.
O projeto é da Secretaria do Turismo do Ceará, com execução fiscalizada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP). O equipamento, que ligará a estação Romeiros à estação Horto, tem investimento de R$ 69,5 milhões, com verba do Tesouro do Estado e do Governo Federal. O valor abrange ainda as intervenções de urbanização do entorno das duas plataformas, que terão estacionamento, quiosques e banheiros, entre outras estruturas.
“Nesse momento de homenagem à Estátua de Padre Cícero, assinamos a ordem de serviço desse grande equipamento que será o teleférico do horto da cidade de Juazeiro. Equipamento de uma ordem de mais de R$ 69 milhões, dinheiro do Estado e do Ministério do Turismo. E não tenho dúvida que será o melhor e mais moderno teleférico do Norte e Nordeste brasileiro, todo equipamento importado, construído na Suíça. Portanto será um equipamento importante para a economia e o turismo dessa região”, comentou Camilo Santana, acrescentando que a empresa já iniciou o canteiro de obras.
O teleférico de Juazeiro do Norte vai operar com 31 cabines climatizadas, cada uma com capacidade para levar 8 passageiros, todos sentados, com estrutura para levar até mil passageiros por hora. Percorrerá quase 2 km de distância, com elevação de 200 metros. O trajeto em cada sentido será cumprido em 7min30seg, oferecendo uma opção atrativa e cômoda para os romeiros subirem a Colina do Horto.
Participaram da assinatura da ordem de serviço do novo teleférico do horto, ao lado do governador Camilo Santana, o presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto, o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, o secretário do Turismo do Estado, Arialdo Pinho, e o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, além de deputados presentes à sessão itinerante e políticos da Região do Cariri.

ABERTURA DO CEARÁ NATAL DE LUZ - PAPAI NOEL, NEVE, CORAL DA LUZ E SHOW COM ALCEU VALENÇA

Apresentação da programação do Natal de Luz
São 23 anos de temporadas natalinas na cidade, realizadas pela Câmara dosDirigentes Lojistas – CDL Fortaleza e pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social – ICDL, sendo um momento de amor e renovação da esperança. O Ceará Natal de Luz cresceu ano a ano e agora é a maior série de eventos de Natal entre as capitais do Brasil. A abertura será no dia 21 de novembro (quinta-feira), às 17h, na Praça do Ferreira, e a programação seguirá até dia 23 de dezembro em diversos pontos da cidade.
O presidente da CDL Fortaleza e diretor do evento, Assis Cavalcante, explica a capacidade social do comércio de ser um agente de difusão de temas para toda a sociedade. “Pensamos em destacar o premiado trabalho do Mestre Espedito Seleiro, sua trajetória de ofício que virou arte e seus 80 anos de vida. A cultura mostrada de forma tão bonita como no Natal é capaz de transformar vidas. Por isso, neste ano em que a CDL completa 60 décadas atuantes, vamos trabalhar transversalmente com o lema da infância, que nos é caro e é de responsabilidade de cada cidadão”, ressalta Assis. Criança é luz para o mundo é o tema da festa que é um presente para todas as famílias, um evento cultural de transformação do presente e um legado para esta geração.
Todos os anos a decoração do Natal  espalhada por diversos pontos alegra a cidade. A identidade visual de 2019 mescla as tradicionais imagens natalinas e a força da cultura nordestina. O tema artístico é do Mestre Espedito Seleiro, destaque no Brasil e no mundo, como criador de icônicas peças em couro, com cores e design original. 
A abertura Ceará Natal de Luz será no dia 21 róximo (quinta-feira), às 17 horas, na tradicional Praça do Ferreira. Quem já participou desse momento pode confirmar que é imperdível. 
A chegada do Papai Noel também promete alegrar, e é bastante aguardada. O velhinho, símbolo da doação de presentes do bem, terá roupa inspirada nos desenhos e nas cores do Mestre. Outro momento inusitado será a “chuva” de neve, que desde 2017 a gente vê no Natal e encanta cearenses e turistas.
A aparição do Coral da Luz nas sacadas do Hotel Excelsior é outro ápice da abertura. A interpretação das músicas natalinas por 130 crianças e adolescentes confirma o encantamento desta época. Os corações batem forte também com os shows do palco principal. Tenores líricos, orquestras e o pernambucano Alceu Valença fazem parte do show. 
OS POLOS -  O Natal de Luz da CDL terá os seguintes polos: 
Praça do Ferreira – É a primeira casa do Ceará Natal de Luz. As decorações no Cineteatro São Luís, na Coluna da Hora e no Hotel Excelsior, além dos logradouros do entorno são destaque. É o local da abertura e do encerramento do evento, de uma das aguardadas e enormes árvores de natal e da Casa do Papai Noel, que poderá ser visitada durante toda temporada e este ano estará com novidades. Também é na Praça que fica um posto de troca de garrafas PET por mudas.
Mapping e show de luzes na abertura no Natal de Luz – A  arte de Espedito Seleiro inspira a projeção na fachada do Cineteatro São Luiz, celebrando o seu criativo trabalho e os 60 anos da CDL de Fortaleza. Um espetáculo de imagens e sons que mescla técnicas de animação 2D e 3D para valorizar a textura do couro e os desenhos característicos do artista
Praça Portugal – O local fica todo decorado e iluminado, além de receber uma das árvores natalinas mais aguardadas. Lá, havers programação aos sábados e domingos, dando continuidade à ocupação cultural deste espaço, com espetáculos de teatro, orquestra, tenores, corais e cantores líricos.
Estoril (Praia de Iracema), Praça Luiza Távora (CEART) e Praça Cristo Redentor (Teatro São José) – O Estoril já faz parte do calendário e este ano teremos uma edição do Mercado de Natal, com expositores da cultura popular. E em 2019, as ações culturais serão ampliadas em Fortaleza, espalhando a centelha das boas práticas e, seguindo o lema escolhido para o ano, as atividades infantis serão destaques nos polos da Praça Luiza Távora e do Teatro São José.
MERCADO DE NATAL – A cultura popular terá grande alcance este ano com as edições das feiras de economia criativa na Praça do Ferreira e no Estoril. Essa ação traz para o evento todo o potencial desse modelo de negócios, cada vez mais importante para a geração de renda de diversas pessoas.
ÁRVORES DE NATAL –Em 2019, com o tema artístico assinado pelo Mestre Espedito Seleiro, a tradição da cultura cearense estará estampada na decoração natalina que ganha as cores e as formas dos desenhos em couro do Mestre. A árvore da Praça do Ferreira terá 25 metros e da Praça Portugal, 36 metros.
CORAL DA LUZ – A tradicional apresentação de crianças e adolescentes do Coral da Luz é muito esperada. Todos os dias da temporada de Natal, às 18 horas, integrantes da Associação Nossa Casa Mãe África (ANCMA) e do Coral Ângelus, emocionam e aquecem o coração de cada um que para diante às sacadas iluminadas do Hotel Excelsior, primeiro “arranha-céu” da capital cearense. O coral se prepara durante o ano com as maestrinas Sislaine Simões (ANCMA) e Socorro Raulino (Ângelus). Durante as apresentações de Natal, o coral infanto-juvenil é regido pela maestrina Socorro.
Coral Itinerante – Para cada vez mais gente entrar no clima natalino, esta ação leva as belezas dos cânticos típicos de natal para outros pontos da cidade. Este ano teremos a novidade do Coral Itinerante no Fortaleza Bus (itinerário a confirmar). O coral adulto é do Grupo Vocal Porta Voz e é regido pelo maestro Poty Fontenelle, diretor artístico e cultural do evento.
AÇÃO AMBIENTAL – Em 2007, foi lançado o desafio de distribuir 1 milhão de mudas de árvores até 2017. A marca foi alcançada três anos antes, em 2014, e registrando a primeira meta alcançada, uma muda de pau-brasil foi plantada na Praça do Ferreira. Em 2018 foram entregues 100 mil mudas. Este ano, o posto de troca continua atuante na campanha ambiental trocando garrafas plásticas por mudas de árvores frutíferas.

ANTES, DUAS FRENTES - O FESTIVAL FARTURA FECHA O ANO EM FORTALEZA

Apresentação no ano passado
Após passar por Belém, Brasília, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Porto Alegre e Lisboa, o Projeto Fartura completa as cinco regiões do Brasil e encerra o ano no Nordeste, com a quinta edição do Festival Fartura Fortaleza, nos próximos dias 23 e 24, na Praça das Flores, com entrada gratuita.
O evento reúne chefs e produtores de todo o país e proporciona ao público uma experiência gastronômica completa, da origem ao prato. Aulas teóricas no Espaço Conhecimento Senac e práticas no Espaço Interativo Electrolux, receitas sendo preparadas ao vivo, espaço para venda de produtos e, é claro, pratos para degustar a todo momento. Tudo isso embalado por shows musicais e apresentações cênicas ao longo do dia.
Entre os nomes já confirmados estão: João Diamante (RJ), Rosane Radecki (PR), Marco Gil (CE), Felipe Cicconato (CE), Valéria Laena (CE), Diogo Sabião (RO), Tereza Magalhães (CE), Ana Patrícia Diógenes (CE), Caetano Sobrinho (MG), Fabiano Pedon (CE), Priscila Ávila (DF), Nilda Ferreira (CE), Van Régia (CE), Sandro Gouveia (CE), entre outros.
SEMINÁRIO - Após quatro edições de sucesso na capital do Ceará, o Projeto Fartura amplia sua atuação com duas novas frentes. 
No dia 21 próximo, acontece o Seminário Cultivar, com o objetivo de incentivar as discussões acerca dos alimentos e reunir profissionais do setor para abordar temáticas relevantes e apresentar cases. Nesta edição, o tema será “Cultura: o que fica e o que se transforma” e as conversas irão abordar o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e tradições culinárias. O evento será realizado no Senac Reference e a entrada é gratuita, mediante a retirada de ingressos e sujeita à lotação do espaço.
No dia 22, o projeto Fartura realiza a ação Conhecimento Gastronômico nas Escolas, para crianças e adolescentes de escolas públicas. A intervenção conta com participação de chefs e outros profissionais do segmento, ensinando receitas e curiosidades gastronômicas. Apresentações culturais também integram a programação, que tem intuito de mudar a rotina dessas pessoas e promover o aprendizado, conhecimento e entretenimento por meio da gastronomia. 
“Tanto o Seminário, quanto a ação nas escolas vão ao encontro da missão do Projeto Fartura: contribuir para a cultura gastronômica das pessoas. Acreditamos na transformação que a gastronomia é capaz de trazer social, econômica e culturalmente. E isso só é possível por meio da educação e de um consumo mais consciente. Este é o nosso objetivo”, conta o diretor geral do projeto, Rodrigo Ferraz.

PROJETO - O CARIRI CEARENSE CONTARÁ COM NOVA ROTA TURÍSTICA

Arialdo Pinho (Turismo) e Fabiano Piúba (Cultura),
 juntamente com o superintendente do Sebrae-CE,
Joaquim Cartaxo, estiveram no  Cariri
O Cariri cearense ganhará uma rota turística em breve. O projeto, idealizado pela Secretaria do Turismo do Ceará juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará e a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), tem como objetivo impulsionar o fluxo turístico da região, melhorando os pontos turísticos e vendendo o produto para operadoras. A Rota Cariri será lançada no início de dezembro.
“Temos uma região muito rica, que encanta principalmente pela cultura, pelo artesanato. Nossa ideia é organizar o roteiro, melhorar alguns pontos turísticos e entregar o produto pronto para operadoras de turismo”, destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho. A ideia é que a Rota Cariri comece a ser divulgada no início do próximo ano na Holanda e França.
Para finalizar o projeto, o secretário Arialdo Pinho esteve no fim de semana visitando a região juntamente com o secretário da Cultura, Fabiano Piúba, e o superintendente do Sebrae no Ceará, Joaquim Cartaxo. Missão Velha, Barbalha, Crato e Nova Olinda foram algumas das cidades visitadas. “Quando organizamos o produto turístico e fazemos pequenas melhoras, a diferença é enorme e o atrativo ganha força”, aponta Cartaxo.
A região recebe anualmente 2,5 milhões de visitantes por ano, a maioria em busca do turismo religioso. “O Cariri tem um potencial muito grande, especialmente em razão da sua cultura. Queremos aproveitar tudo que essa região tem a oferecer e permitir que o turismo, especialmente o turismo cultural, mude a vida e a economia dessas cidades”, completa Fabiano Piúba.
Após as visitas, os detalhes da Rota Cariri serão ajustados este mês. O produto deve ser lançado no início de dezembro. Além do Horto, em Juazeiro do Norte, atrações como o Geopark, a Igreja do Rosário (Barbalha), o Engenho Tupinambá (Barbalha), o Seminário São José (Crato), a Fundação Casa Grande (Nova Olinda) e a loja de Espedito Seleiro (Nova Olinda), são alguns dos atrativos que serão incluídos.

COM EMBAIXADOR DA BÉLGICA - O CEARÁ NEGOCIA PARCERIA NO RAMO DE ACHOCOLATADOS

Patrick Hermann e Izolda Cela
A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, recebeu a visita do embaixador da Bélgica no Brasil, Patrick Hermann. O encontro aconteceu na sede da Vice-Governadoria e teve como pauta principal uma possível parceria no ramo de achocolatados.
O Ceará é o segundo estado de maior produção leiteira na região Nordeste. Também está desenvolvendo um projeto de plantação de cacau. O objetivo é trocar essas experiências e aprender a cultura belga de fazer chocolate, desenvolvendo a produção de achocolatados.
“O Ceará tem excedente na fabricação de leite. É um cenário muito propício para aprendermos com os belgas, especialistas na produção de chocolate. Também temos muito interesse em estreitar relacionamentos culturais e acadêmicos com a Bélgica”, disse a vice-governadora.
Na ocasião, ainda foram apresentados os índices de destaque o Ceará na educação, na produção de energia alternativa e plantação de rosas. Também foram mostradas iniciativas nas áreas de infraestrutura e turismo.
“O Ceará é um estado que vem se destacando em relação aos demais do Brasil. Prova disso é o equilíbrio financeiro e a boa gestão que vem apresentando. É uma relação que pode gerar ainda mais frutos”, disse o embaixador Patrick Hermann.
Também estiveram presentes na reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Junior; a secretaria executiva do Turismo, Denise Carra; o assessor especial para Assuntos Internacionais, César Ribeiro; o cônsul honorário da Bélgica no Brasil, Ricardo Bacelar; além do cônsul-geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Jean-Paul Charlier.
RELAÇÕES COMERCIAIS - Ceará e Bélgica possuem uma forte relação comercial. Dentre os produtos exportados do Ceará para o país europeu estão: alcatrões de hulha, de linhita ou de turfa e outros alcatrões minerais; misturas de hidrocarbonetos aromáticos; ferro-silício; ceras vegetais; mangas frescas ou secas; mel natural; castanha de caju, fresca ou seca; entre outros.
Já entre os produtos importados pelo Ceará da Bélgica estão: Gasóleo (óleo diesel); outras gasolinas, exceto para aviação; metioninas; e sulfato de potássio.

NATAL NO CATUSSABA


RSN 14/11/2019 ISSUU

http://issuu.com/jcaraujo/docs/rsn_20191114