Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de março de 2013

CALEIDOSCÓPIO - EDUCAÇÃO, A ÚNICA SAÍDA


EDUCAÇÃO, A ÚNICA SAÍDA 
 Circula pela Internet e-mail dando conta de que tal  Sr. Lee Kuan Yeu, militar aposentado, quando assumiu o governo de Singapura, comandou o país com mão de ferro, mandando matar cerca de 500 mil presidiários, criminosos confessos. Também, para esvaziar as prisões, adotou outras medidas radicais. Uma delas,  punia com multas e era obrigado a prestar serviços comunitários quem sujasse as ruas, muitas vezes mandando dar chibatadas no infrator.  Fuzilou políticos e servidores públicos corruptos e os drogados  que ficavam dormindo nas ruas  fugiram desesperados para a Malásia, a fim de  não terem que trabalhar ou seriam fuzilados.  Na televisão, o aviso: "se algum parente seu foi extirpado, compreenda, ele era um câncer para a nação". Finaliza o tal e-mail afirmando “Depois de ter feito toda a limpeza no país, reorganizado o sistema político, judiciário e penal, esse militar convocou eleições diretas e se candidatou para presidente. Venceu as eleições com 100% dos votos. Hoje, Singapura é um dos países mais seguros de se morar”. Procuramos confirmar a veracidade do que espalhou o tal e-mail. O homem de Singapura, pela pesquisa que fizemos, foi de linha duríssima, mas não ficou explicitado que ele tenha chegado a tanto.  De qualquer jeito, uma maneira radical de agir para extirpar a violência que se espalha, as drogas, a insegurança generalizada, a criminalidade sem fim jamais poderia ser aplicada no Brasil, como na forma descrita. Mesmo nos dois regimes totalitários que tivemos  nem de longe se chegou a tanto. Não é matando ou degradando a pessoa humana que se deve consertar os males sociais. De fato, estamos com uma geração perdida. De fato, urgente se faz uma radical ação para combater os criminosos de toda  espécie que nos fazem  viver  momentos de incerteza e medo. Não na forma atribuída ao  Sr Lee  Kuan, mas na mudança da sociedade através da educação. Educação que deve ser reformulada desde a infância até a universidade. Radical, no aparelhamento das escolas, no apoio irrestrito à formação de professores, no currículo do ensino, com matéria obrigatória incluída moral e cívica, sempre exaltando os valores da família e da pátria. No apoio às famílias mais carentes, jamais com intuitos eleitoreiros.  Para tanto, os dirigentes desta Pátria Amada são obrigados a uma reflexão profunda com o propósito de deixar de agir como vêm fazendo. Investir maciçamente  na educação, na mudança dos costumes políticos é o caminho. Só assim as gerações futuras terão uma pátria feliz. Não há outro caminho.    
COM A PALAVRA A PROCURADORIA
O nosso amigo Zelito Magalhães Nunes nos pediu que divulgássemos a sua insatisfação pelo fato de não obter da Procuradoria da Justiça resposta sobre um fato que o envolve. Está aqui, colega Zelito, a sua reclamação divulgada, na esperança de que  obtenha a tão esperada orientação:  “No segundo semestre de 2012, o Procurador Geral da Justiça  no Ceará, Oscar Costa Filho, tornou sem efeito todas as multas aplicadas pela Inspetoria de Trânsito contra  os donos de veículos, no período de  2011 e 2012, em virtude dos equipamentos utilizados naquelas operações terem sido adquiridos sem licitação pública. Procurada por mim, a Ouvidoria do órgão sobre como o apenado  proceder para ter reembolsado a multa paga indevidamente, não obtive nenhuma resposta. OBS, Não consegui falar pessoalmente,  por telefone  ou por meio da internet com o responsável pelo setor”

DILMA: ATÉ 2015 A TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO


Em visita ás obras da 1ª etapa do Sistema Adutor das Vertentes Litorâneas da Paraíba, no município de Itatuba, no último dia 4, a presidente da República, Dilma Rousseff, após algumas considerações,  disse  que  o Governo concluirá as obras de transposição do Rio São Francisco até 2015. São suas as declarações “Não só assumo aqui o compromisso de que nós iremos, até 2014, entregar uma parte dessa interligação, como ela estará concluída até 2015. Assumo em meu nome e em nome do ministro Fernando Bezerra Coelho [ministro da Integração Nacional]”. 
Não há dúvidas de que a Presidente tem crédito nas suas declarações, pois é uma administradora séria e responsável. Mas depois de tantos anos, de tantas promessas de que a transposição das águas do”Rio da Integração Nacional” seria  um investimento  estratégico par minorar os calamitosos efeitos das secas, fica-se sempre com um pé atrás. O ex-presidente Lula, enfático, disse que, no seu governo, as águas do Velho Chico estariam em terras cearenses, o que não aconteceu. Daí a razão da dúvida.   
A presidenta rebateu as críticas de que o governo federal só investe em obras emergenciais de combate à seca e disse que os recursos são direcionados tanto para ações pontuais como para obras estruturantes. “Aqueles que dizem que não fazemos obras estruturantes, só emergenciais, estão errados. Nós fazemos sim. Agora, tem uma coisa: nós temos responsabilidade com o povo, então fazemos obras emergenciais também. Porque o governo federal e os governadores não vão ficar de braços cruzados vendo a seca surgir. Não queremos que o Nordeste seja abastecido com carros-pipa, queremos que aqui tenham obras estruturantes, mas enquanto elas não ficam prontas, vamos garantir carros-pipa sim”, declarou.
Ao comparar números de investimentos em obras de infraestrutura hídrica no Nordeste nos últimos anos, Dilma disse que resolver o problema de abastecimento de água na região é “o desafio de uma geração” e que o governo quer fortalecer parcerias com estados, municípios para chegar a esse objetivo. “Ficamos 500 anos sem resolver o problema da água, mas a nossa geração vai resolver o problema aqui no Nordeste”. Segundo a presidenta, o que falta para resolver o problema da seca são projetos, e não recursos. (Com a Agência Brasil)

AMANHÃ O INICIO DAS OBRAS DA BEIRA MAR



O ministro do Turismo, Gastão Vieira , participará amanhã, 8,  em Fortaleza da solenidade de autorização do início das obras de requalificação da Avenida Beira-Mar. A assinatura da Ordem de Serviço será realizada no Mercado dos Peixes, às 17h, com a presença do governador do Ceará, Cid Gomes; do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra; e do secretário de Turismo do estado, Bismarck Maia.
Nesta primeira etapa, a obra conta com R$ 4,7 milhões já empenhados pelo Ministério do Turismo para intervenções que incluem a construção de passeios, estacionamentos, ciclovias e tratamento paisagístico e urbanístico em geral. O projeto total de reordenamento da Beira-Mar está orçado em R$ 231,9 milhões.

TOUR VIRTUAL PARA CONHECER FORTALEZA


Fortaleza agora pode ser vista sob diversos ângulos em uma nova ferramenta de promoção internacional do País, lançado pelo Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), o site Brasil 360° Experience (http://www.braziltour360.com/pt/index.html#fortaleza).
Em um vídeo de cinco minutos, são mostradas paisagens da avenida Beira Mar; da Praia do Futuro; do Aterro da Praia de Iracema; do Parque do Cocó; do Centro, a partir da Catedral; o artesanato da Feirinha da Beira Mar; a arquitetura modernista do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), rodeado por bares e boates instalados em casarões antigos preservados.Ainda mais:  o Porto das Dunas e o parque aquático Beach Park, no município vizinho de Aquiraz; o labirinto de falésias da Praia das Fontes, em Beberibe; e as lagoas de águas mornas e cristalinas e o mar calmo de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara.
No site, a capital cearense é descrita como “rica em história e belos cenários” e “famosa pelo rico artesanato local e pela culinária saborosa”, e, entre outros elogios, ressalta o nosso clima como “de verão o ano inteiro”.
O Brasil 360° Experience é voltado para promover os 12 destinos turísticos que vão receber a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™ de forma interativa e oferece a possibilidade de compartilhamento direto em redes sociais. A ferramenta disponibiliza gratuitamente fotos para download em baixa, média e alta resolução, e tem versões em inglês, espanhol e também para tablets e smartphones.

A AJOPT DISTINGUIU PERSONALIDADES DURANTE A BTL


A Associação de Jornalistas Portugueses de Turismo (AJOPT), fundada em 1972, atribuiu à artista plástica Joana de Vasconcelos o prémio de Personalidade Turística do Ano. Em solenidade durante a BTL, a AJOPT conferiu também o Troféu Consagração Turística, a César Faustino, Alberto Marques e Mário Carvalho, 
O prémio "A Personalidade Turística do Ano" coube este ano a Joana Vasconcelos (foto),  pelo êxito na exposição de Versailles, um dos acontecimentos internacionais de 2012. A obra de Joana Vasconcelos não se distingue apenas no campo artístico, mas é também "o sucesso de Portugal, país que a artista exibe na sua biografia com orgulho" disse Salvador Alves Dias, presidente da AJOPT. A escolha de elementos da cultura portuguesa para compor as suas obras contribuem para a notoriedade e promoção turística de Portugal. 
A AJOPT homenageou ainda com o "Troféu Consagração Turística" as seguintes entidades e personalidades: César Faustino, Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e da Ordem de Mérito. Foi distinguido pela sua carreira à frente do centro de Turismo de Portugal na Escandinávia; Alberto Marques, ex-dirigente superior do Turismo e um dos responsáveis pela criação da Meditour - Feira Internacional de Turismo do Mediterrâneo e da América Latina e, dez anos mais tarde, da BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa; e Mário Carvalho, da TAP pelo seu contributo no crescimento da empresa aérea nacional, e sobretudo pelo empenho no desenvolvimento do mercado brasileiro para o turismo nacional.
O prémio "A Personalidade Turística do Ano" e o "Troféu Consagração Turística" tiveram o apoio da Vista Alegre e do Turismo do Centro, destino convidado na BTL 2013.

"CONSELHEIRO VIVO: ANTÔNIO NO TEMPO DAS ARTES"


Canudos após bombardeio e ocupação

Personalidade  histórica  de maior projeção na terra, Antônio Conselheiro mais uma vez receberá homenagem dos conterrâneos de Quixeramobim em razão do seu aniversário de nascimento, ocorrido no dia 13 de março de 1830.  Durante vários dias o Mártir de Canudos será festejado com uma programação cultural variada desenvolvida no “Conselheiro Vivo: Antônio no Tempo das Artes''. 
O calendário de festas vai de 8 a 13 do corrente mês, iniciado por um cortejo que sairá  da Praça da Estação até a Casa do Conselheiro. Dia 13, data do aniversário do filho ilustre, os quixeramobienses terão apresentações culturais, entrega de comendas e palestra.
A proposta dos organizadores é debater a partir das linguagens artísticas o universo e a trajetória de Antônio Conselheiro em sua terra natal.  O “Conselheiro Vivo: Antônio no tempo das Artes'' contará com a presença da professora e Doutora em Literatura Ângela Gutierrez e do artista plástico e escritor Audifax Rios, além de palestras, oficinas, apresentações teatrais, exposições e shows.  
PROGRAMAÇÃO - Extensa e bastante rica será a programação em homenagem a Antônio Conselheiro. Começará com o Cortejo do Conselheiro, pela manhã,  seguida à noite  da palestra de Goreth Pimentel sobre o tema  “O que ficou de Antônio Conselheiro e Canudos no imaginário popular de Quixeramobim?” e da mesa redonda:  “Trilhando novos caminhos em arquivos:
Quixeramobim na história” 
Nos dias seguintes haverá exposições, debates,  shows, apresentações da Banda de Música de Quixeramobim Sebastião Doth, teatrais,  oficina de artes, exibição de produtos,  palestras, programa especial na Canudos FM e  entrega da Comenda.
No último dia das comemorações, 13, haverá Culminância no Memorial Antônio Conselheiro, com apresentação das produções das escolas e premiação dos vencedores do concurso Conselheiro nas escolas -poesias, artigos e pinturas. 
O evento será realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Natural de Quixeramobim (Iphanaq) e pela Secretaria de Cultura e Turismo do Município e contará  com o apoio do Sesc-Ler, Sistema Maior de Comunicação e Fundação Canudos. (Com Jornalismo do  SMC)
A PERSONAGEM - Antônio Vicente Mendes Maciel, era filho do comerciante Vicente Mendes Maciel e de Maria Joaquina de Jesus. Sempre diligente, lidou nos estudos com a disciplinas básicas, entre elas, francês e latim e conheceu bem o folclore nordestino. Tendo perdido a mãe aos seis anos   e o pai, aos 27, daí em diante  tendo de sustentar as quatro irmãs. Foi escrivão de cartório, solicitador e rábula. Após casado e traído pela mulher,  perturbou-se e passou à vida de eremita, per correndo os sertões nordestinos. As pregações do padre Ibiapina,   a leitura constante dos  Evangelhos e  o sofrimento pessoal levaram-no a fazer pregações junto as classes mais humildes, a ponto conseguir grande legião de seguidores. 
Em 1874,  fundou Antônio Conselheiro  o arraial do Bom Jesus, na vila de Itapicuru de Cima, no sertão da Bahia. Prestigiado por uma multidão formada de gente humilde, passou a ser vitima da perseguição de poderosos, os quais o acusaram de messianismo e do assassínio de sua mulher, fato este que o levou a julgamento no Ceará. Foi absolvido, pois de fato era inocente. Foi absolvido e daí em diante, durante 
17 anos, continuou com as suas pregações.  Em 1893, se estabeleceu numa fazenda abandonada do seco sertão da Bahia,  às margens do rio Vaza-Barris, região conhecida como Canudos. O povoado passou a ser 
chamado de Belo Monte e  rapidamente prosperou e  tornando-se  incômodo para as autoridades políticas e religiosas locais, que procuravam um pretexto para acabar com ela. Um problema comercial agravou a situação, dando  motivo para que uma tropa da polícia baiana investisse contra os seguidores do Conselheiro em novembro de 1896, sendo pelo mesmos derrotada. Daí em diante a conhecida Guerra de Canudos assumiu proporções inesperadas, com mobilização até de expedições militares. A luta foi  desproporcional e cruenta. Antônio Conselheiro foi morto e terminou em 5 de outubro de 1897. 

FORTALEZA CONVENTION NEWS 07/03/2013


ANO DE CONSOLIDAÇÃO DE GRANDES INVESTIMENTOS NO CEARÁ


Uma das obras mais importantes para a mobilidade pública em Fortaleza está prestes a sair do papel. O Govenador  Cid Gomes anunciou  que,  no próximo dia 21, durante a vinda da presidenta Dilma Rousseff ao Ceará,  será assinado o convênio entre Estado e União para a construção da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. O valor total da obra é de R$ 3,3 bilhões e será o maior investimento em obra da história do Ceará. Dessa total, R$ 1,1 bilhão é oriundo do Orçamento Geral da União, R$ 1 bilhão em financiamento do FGTS e o restante, R$ 1,2 bilhão do Estado por meio de PPP ou consórcio por um período de 15 a 20 anos.
Esta Linha Leste do Metrô  compreende 13 quilômetros de extensão e será todo subterrâneo. Ela sairá do Centro de Fortaleza, integrando com a Linha Oeste (vem de Caucaia  e do Conjunto Ceará) e com a Linha Sul (vem de Pacatuba, Maracanaú e Parangaba) e integrará ainda com o VLT Parangaba-Mucuripe, seguindo até o Bairro Edson Queiroz. Serão 11 estações, a primeira  sairá próxima à Leste-Oeste, percorrerá o Centro (terá uma estação na Praça da Sé), pegando o eixo da Av. Santos Dumont, seguindo o terminal de ônibus do Papicu. Depois haverá uma curva indo à Cidade 2000, passando por baixo do rio Cocó e finalizando com a última estação em frente ao Fórum/Unifor.
CINTURÃO DAS ÁGUAS - O Governador, na reunião de  avaliação do Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (Mapp), na última segunda-feira, 4, com todo o secretariado e diretores de órgãos, também  solicitou celeridade para o início das obras de construção do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Na ultima sexta-feira (01), foram entregues as propostas para a construção da primeira etapa, em que cinco consórcios apresentaram proposta e no prazo de 15 dias serão divulgadas as empresas habilitadas para o certame. A partir daí abrem-se prazos para recursos. Obedecendo os prazos legais, a expectativa é que a ordem de serviço para o CAC seja assinada em junho.
O CAC será formado por um canal principal que vai margear a Chapada do Cariri, no sentido leste-oeste, para, em seguida, com direção sul-norte, atravessar as bacias do Alto Jaguaribe e Poti-Parnaíba, atingindo a bacia do Rio Acaraú. A previsão é de que a integração disponibilize 45 mil metros cúbicos  de água por segundo para o Ceará.  
O Cinturão se constitui de um grande sistema gravitário de canais para a condução das águas do São Francisco para 93% do território cearense, inclusive para as regiões mais secas do Estado, bem como para aquelas de potencial turístico e econômico. Após a conclusão da primeira parte, o Governo do Estado prevê a construção de uma segunda etapa. O investimento total para todo o projeto é de R$ 7 bilhões.
Ainda durante a reunião do Mapp, Cid Gomes liberou R$ 150 milhões para a Cagece destinados a melhoria no abastecimento de água.  Ele anunciou ainda a liberação de recursos por parte do Governo Federal para a Ponte Estaiada, no Bairro Edson Queiroz e a construção do Centro de Formação Olímpica, que será construído próximo ao Castelão.
O governador Cid Gomes se mostrou otimista de que 2013 será da  consolidação dos grandes investimentos e de avanço das obras  no Estado.  

DUPLICAÇÃO DA CE 085


Bismarck visita as obras de duplicação da CE 085

Continuam intensificados os trabalhos de duplicação da CE 085, conhecida como Estrada Estruturante e que contempla os municípios do litoral oeste do Estado.  São 63 quilômetros de extensão (incluindo os trechos I, II e III).
As obras deverão durar 18 meses, com investimento total é de R$ 80.473.782,52 , recurso do Tesouro Estadual e de um financiamento internacional viabilizado pelo Banco Andino, que volta suas ações para projetos de desenvolvimento formada por governos de diferentes países da América Latina.
O secretário do Turismo, Bismarck Maio, diz que a duplicação de estradas vem se somar a outras intervenções, tais como o Centro de Eventos, o Acquario, os aeroportos de Canoa e Jericoacoara, os saneamentos básico nas praias, e as restaurações de patrimônios históricos. 
A duplicação está sendo realizada pelas empresas G&F Construtora e da Construtora Samaria, vencedoras das licitações.

EM MAIO O CONGRESSO DO SKAL



A presidente do Skal Internacional de Fortaleza (CE), Enid Câmara, aguarda com bastante otimismo que o  Congresso Nacional da entidade, a ser realizado no Ceará, de 15 a 19 de maio próximo,  alcance muito êxito,  com  participação bastante acentuada de associados de todo o país. Haverá um pré congresso, de 11 a 14 de maio, em Jericoacoara, com hospedagem na Pousada Blue Jeri e direito a tour à Lagoa do Paraíso.
A extensa programação deste 43º evento dos skalegas e skaladies  está definida,  contando com reunião dos presidentes, visita técnica ao Centro de Eventos do Ceará, jantares all inclusive; visita aos principais pontos turísticos da capital cearense; city compras, além de um passeio turístico especial para a Praia de Canoa Quebrada.

CEARENSES JÁ PODEM FISCALIZAR REPASSES DO MINTUR


A partir de hoje, informa o Ministério do Turismo, o cidadão brasileiro poderá ser um aliado na fiscalização do repasse de dinheiro público a obras de infraestrutura turística. O Mintur libera acesso ao Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse (Siacor) à sociedade, ferramenta pioneira no governo federal, que permite total transparência na gestão dos recursos da pasta. No Ceará, a pasta tem em execução R$ 409 milhões para 602 obras para desenvolvimento do setor. 
Por meio dele, a população poderá monitorar o quanto foi liberado pela pasta, quanto a empreiteira contratada já recebeu, o percentual executado da obra e se houve ou não prestação de contas. Hoje, o Turismo administra um volume de repasse de R$ 7,4 bilhões em 18.289 contratos, distribuídos por 4.430 municípios. Nesse volume, estão contratos vigentes, cancelados e concluídos. 
As obras mais expressivas no Estado são concentradas na capital, Fortaleza, como a requalificação da Praia de Iracema, revitalização da orla da Beira Mar, implementação do aeroporto do Polo Turístico de Jericoacoara e construção do Centro Multifuncional de Feiras e Eventos.
O programa foi desenvolvido por servidores da Secretaria Executiva do Ministério em 2011, inicialmente, para obter um controle mais sistêmico das obras realizadas. O Siacor tem sido aprimorado desde janeiro do ano passado, mas funcionando plenamente apenas para controle interno dos repasses. Outro grande objetivo do sistema é o de facilitar a comunicação do ministério com os governos estaduais e municipais, executores dos investimentos.

EXPOSIÇÃO NO DRAGÃO DO MAR


O Centro Dragão do Mar abre hoje,  às 19 horas, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará,  a Exposição “Rotas: desvios e outros ciclos”. A Mostra, com curadoria de Bitu Cassundé e Marisa Mokarzel, ocupará todas as salas do MAC, apresentando um recorte que integra 12 artistas do Ceará, Piauí e Pará.
A Exposição utiliza eixos que discutem mecanismos de trânsitos, fluxos, deslocamentos e que confluem com estratégias do corpo, do desejo, da ficção, a partir das relações de poder, subjetivação e dimensão simbólica. Incorpora possibilidades metafóricas para discutir a instância da “redescoberta” ou do “novo lugar” por ciclos que pertencem ao processo histórico, econômico e cultural desses estados. A mostra é composta pelos artistas: Armando Queiroz (PA), Berna Reale (PA), Danilo Carvalho (CE/PI), David Cury (PI), Efrain Almeida (CE), Eduardo Frota (CE), Emmanuel Nassar (PA), Herbert Rolim (PI/CE), Karin Aïnouz e Marcelo Gomes (CE/PE), Orlando Maneschy (PA), Paula Sampaio (PA) e Priscilla Brasil (MG/PA)

HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


COMEMORAÇÕES NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

NA PREFEITURA, UM MÊS DE HOMENAGENS
QUARTETO EM CY

A Prefeitura de Fortaleza está com uma programação vasta durante o mês para homenagear a mulher. Com shows, palestras e atividades de prevenção a doenças. promove uma série de ações, especialmente amanhã, 8,  consagrado como  o Dia Internacional da Mulher.  
A programação, organizada pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), através da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, tem como tema “Saúde Preventiva – Saúde Humanizada” e procura envolver a população de toda a cidade. Para comemorar, o grupo Quarteto em Cy faz show gratuito na Praça do Ferrera. O evento conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).
As homenagens começaram na terça-feira (05) com um café de apresentação da Coordenadoria para líderes comunitárias, integrantes de movimentos de mulheres, ONGs, instituições parceiras e autoridades.
Durante a semana, diversas unidades de saúde da Capital recebem a campanha Fique Sabendo, onde dispõem de teste anti-HIV.
Na  noite de amanhã, a Prefeitura de Fortaleza celebra em grande estilo o Dia Internacional da Mulher com  uma festa popular na Praça do Ferreira, às 19h.  Toda a cidade está  convidada para um show especial do grupo vocal Quarteto em Cy,  formado pelas baianas Cybele, Cynara e Cyvia e pela carioca Sonya. 


AÇÕES ESPECIAIS NO ESTADO

O Estado, com várias ações no Hospital São José de Doenças Infecciosas, unidade da rede estadual de saúde, desenvolverá atividades visando especialmente as mulheres. Toda esta semana está voltada especialmente para atender as necessidades das funcionárias e pacientes.
A programação começou na segunda-feira (04), com a coleta para exame de citologia de mama, com orientações sobre o câncer de mama, e oncótica, exame realizado nas células coletadas do colo do útero, com o objetivo principal de detectar o câncer de colo uterino em estágio precoce ou anormalidades nas células que podem estar associadas ao desenvolvimento deste tipo de tumor.
A programação continua com uma conversa especial hoje, da 15h30 às 17 horas, sob o tema “A mulher e a família na atualidade”, com orientações da assistente social do Hospital Geral De Fortaleza, integrante da rede Sesa, Letícia Peixoto.
Amanhã, a partir das 13 horas, Dia Internacional da Mulher, haverá uma  Roda de Conversa,  com o tema “História de mulheres e aprendizados de todos”,  participando profissionais de vários setores, da unidade, como Nutrição e Enfermagem, além de pacientes do hospital. A programação será encerrada com um coquetel. A humanização do atendimento e das relações marca a programação pelo Dia Internacional da Mulher no HSJ.


MIMO


A Fortaleza, marca da M. Dias Branco, em parceria com a agência Propeg, lançou na segunda feira passada um aplicativo no facebook em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. 
Com o objetivo de mostrar que cada mulher é especial, a internauta digita seu nome no aplicativo e recebe imagem com seu nome no biscoito Fortaleza Maria. A usuária pode ainda compartilhar a imagem em sua timeline para que todos seus amigos vejam. 
A ação estará disponível no facebook da Marca Fortaleza até o próximo dia 08 de março. Após essa data, todas as imagens poderão ser conferidas em um álbum especial. 
Para participar clicar no link:http://www.facebook.com/marcafortaleza/app_482639415116419!


“A NOVA MULHER EM TINTAS”


A programação do Shopping Benfica em homenagem ao Dia Internacional da Mulher apresenta uma exposição especial: “A Nova Mulher em Tintas”, segundo as fortes e sensíveis mãos da artista plástica Cezarina do Vale, que além de pintar é delegada civil.
A exposição com 20 telas sob a técnica pastel seco e carvão entra em cartaz hoje, com um coquetel aberto ao público, às 19h e segue até o próximo dia 24, na Galeria BenficArte

ATIVIDADES VARIADAS NO DRAGÃO FASHION BRASIL


Dragão Fashion Brasil 2011
A 14º edição do Dragão Fashion Brasil. começará na próxima quarta-feira, 13 e vai até 18 de abril. As atividades têm início com um grande show, na Praça Verde, em homenagem aos 287 anos da cidade de Fortaleza.
Uma década e meia após ter sido criado, o Dragão Fashion Brasil volta ao local das primeiras edições, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Nesta nova edição, o DFB apresenta uma programação que pretende discutir os rumos, apontar tendências e, principalmente, tentar traduzir, em forma de moda e manifestações artísticas, a importância dos 15 anos de Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
São muitas e variadas as atrações. Na programação, nada menos do que  30 desfiles de marcas cearenses, nacionais e internacionais e discussão da moda como fator relevante para o desenvolvimento da economia e da cultura do Ceará. Além dos desfiles, haverá palestras, workshops e apresentações artísticas. 
Será prestada  homenagem ao centenário de morte do jangadeiro Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, conhecido como Dragão do Mar. 

SÃO PAULO NA DISPUTA PELA EXPOSIÇÃO UNIVERSAL

EXPO XANGAI 2010

O Estado de São Paulo se está mobilizando para ser sede, em 2020, da famosa Exposição Universal, maior evento de políticas urbanas, sociais e econômicas do mundo. Os governos do Estado, Prefeitura, o “trade” turístico e outras autoridades estão engajados em campanha para conquistar o grande evento.  O movimento conta com o total apoio do Ministério Turismo, através de Gastão Portela, e da Embratur. 
A Expo 2020 funcionará durante seis meses, de 15 de maio a 15 de novembro.  Se São Paulo vencer a disputa, está previsto que cerca de 30 milhões de visitantes estarão na cidade durante este período. A eleição da próxima sede da Expo 2020 acontecerá em novembro, em Paris. Os paulistas disputam a preferência do Bureau International des Expositions (BIE) com quatro cidades: Dubai (Emirados Árabes Unidos), Esmirna (Turquia), Ayuthaya (Tailândia) e Iekaterinburgo (Rússia).
HISTÓRICO - A primeira Exposição realizou-se em 1851. As seguintes foram  Paris 1855, Londres 1862,  Porto 1865, Paris 1867, Viena 1873, Filadélfia 1876, Paris 1878, Sydney 1879, Melbourne 1880, Nova Orleães 1884, Barcelona 1988, Paris 1889, Chicago 1893, Antuérpia 1894, Paris 1900, Buffalo 1901, St. Louis 1904, Liège 1905, Liège 1930, Bruxelas 1935, Bruxelas 1958, Seattle 1962, Montreal 1967, Osaka 1970, Brisbane 1988, Sevilha 1992, Taejon 1993, Lisboa 1998, Hanover 2000, Aichi 2005, Saragoça 2008, Xangai 2010, todas trazendo importantes ganhos principalmente para os países-sede.  O maior símbolo da França, a Torre Eiffel, por exemplo, foi construída especialmente para a Exposição Universal de 1889. A última edição do evento aconteceu em 2010, em Xangai e contou com a participação de 190 países e 50 organizações internacionais. A exposição chinesa foi a maior já realizada e recebeu 73 milhões de pessoas. A próxima Exposição Universal será em Milão, na Itália, em 2015.

EXPOSIÇÃO NO MUSEU DO CEARÁ

Mosteiro dos Jesuítas 

O Maciço de Baturité é uma das regiões cearenses de natureza e cultura mais ricas, tanto no alto da serra e suas encostas, como no sertão. Fauna, flora, clima e paisagens lhe dão uma identidade própria, associados a certos hábitos e costumes dos seus moradores. Para difundir estas belezas, a Associação dos Municípios do Maciço de Baturité  está  apresentando,  no Museu do Ceará,  tão cativante  diversidade patrimonial,  através de  exposição fotográfica e de livro. 
A exposição já percorreu todos os municípios daquela região serrana e agora chega a Fortaleza a convite do Museu do Ceará. Na abertura, na terça-feira passada,  houve também o lançamento da publicação Patrimônio do Ceará – Maciço de Baturité, como parte do Projeto Olhar Aprendiz – Arte-Educação e Cidadania Cultural, com o patrocínio da Petrobras.
A exposição e o livro foram planejados para dar subsídio às atividades didáticas dos professores, mas interessam a qualquer pessoa que deseje conhecer um pouco mais sobre essa região do Ceará. 

ROTA DO SOL SEMANAL 07/03/2013 - ISSUU