Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de maio de 2017

CALEIDOSCÓPIO - FACA DE DOIS GUMES

FACA DE DOIS GUMES
Na sexta-feira, 28 de abril, as Centrais Sindicais, apoiadas por outras instituições, inclusive do Judiciário e de religiosas, promoveram um 'Dia de Protesto”, não apenas por causa dos projetos de lei em gestação no Congressos sobre as leis trabalhistas, com alterações na CLT, e da Previdência Social. Também, contra a administração do Presidente Michel Temer, que tem a pior avaliação dos últimos tempos. Nada mais justo do que os trabalhadores se insurgirem contra alterações tidas como prejudiciais à classe, com perdas de direitos há muito adquiridos. As passeatas e concentrações são um meio de pressão legítimo. Contudo, as distorções que ocorreram durante eventos no último dia 28, como cerceamento do ir e vir de pessoas que desejavam trabalhar ou não eram favoráveis aos movimentos, é condenável. Não é possível concordar com a ação de queimar ônibus e pneus em vias de acesso para impedir o trânsito normal da população. Não é admissível que tropas de choque, vândalos, passem a depredar bancos, casas comerciais e o patrimônio público. Na Europa há protestos muitas vezes em maior escala, mas não se observa fúria de ataques a lojas, bancos ou patrimônio público. Ações de insensatos como as que aconteceram no último “Protesto” provocam revolta. São faca de dois gumes, verdadeiro bumerangue. No Dia do Trabalho, também houve concentrações e passeatas. Felizmente, não maiores casos de arruaças. Certamente as repercussões negativas de fatos passados tiveram efeito.  Já se fala em greve de dois dias e marcha à Brasília para forçar os parlamentares a não votar os pontos polêmicos e prejudiciais aos trabalhadores.  Se assim acontecer, que se proteste de forma veemente, mas sem agressões ao patrimônio público nem a ninguém. O povo brasileiro é por índole pacífico e não tolera atos de vandalismo. As eleições estão aí para julgamento.

PREFEITO, TENHA DÓ – Colegas jornalistas que nos visitaram foram unânimes em fazer observações com o que toda a população também já reclama. Fortaleza é uma sujeira só, está perdendo o brilho pelo desprezo com que é tratada na questão, principalmente, da limpeza pública nas avenidas, ruas e praças. Os lixões estão por toda parte, no centro e na periferia. A cidade está aberta à proliferação de dengue, chikungunya, zika e outras doenças e insetos inimigos das pessoas, mas amigos da sujeira. E o problema cada vez aumenta, sem uma resposta positiva da Prefeitura. Não justifica a alegação de que o povo não coopera e até agrava a situação, pelo mau costume de não selecionar lixo doméstico para colheita e ser negligente no descarte do que deve ser colocado em local apropriado. De fato, grande parte da população é inconsciente e não coopera. Para tanto, contudo, há o rigor da Lei. Que se aplique sanções nos negligentes. Mas, forçoso é dizer que o atual sistema de limpeza pública da cidade é falho. E o resultado disto é que Fortaleza se apequena, perde charme.  Roberto Cláudio, que vem sendo um prefeito empreendedor e até aplaudido em várias de suas ações, principalmente no que diz respeito à mobilidade pública, deve acordar para o problema do saneamento da cidade. Por causa de um boi, não se vá perder a boiada toda... 

NO TEATRO CELINA QUEIROZ - O 1º ENCEPE FESTEJOU O DIA DO PROFISSIONAL DE EVENTOS

Waldy Sombra , Indira Guimarães, Circe Jane, Bruno Herbert e Régis Medeiros
Com o tema principal a comemoração do Dia do Profissional de Eventos, aconteceu, na manhã de anteontem, 3, no Teatro Celina Queiroz, da UNIFOR,  a primeira edição do ENCEPE, uma mesa redonda que teve como tema “Eventos como geração de riquezas”. 
O ENCEPE surgiu de uma parceria entre a Abeoc, Sindieventos e Convention Bureau, com o fim de concretizar um grande e antigo desejo: valorizar e fomentar o Profissional de Evento, colocando-o a frente do mercado de trabalho e tornando-o um profissional de excelência. Foi idealizado, planejado e executado pelos alunos do 1º semestre da Graduação Tecnológica em Eventos, da Universidade Fortaleza – UNIFOR, 
  Os debates deste 1º ENCEPE contaram com a participação de 6 profissionais ligados direta ou indiretamente ao ramo de eventos. Estiveram em pauta as seguintes ideias:  Eventos como geração de riquezas - Regularização da data chave do dia do profissional de eventos no Ceará. Na ocasião do evento, houve a divulgação e promoção do livro Recepcionista de Eventos: o Ser, o Saber, o Fazer, de Inês Montenegro. 
Intuito do Encontro:  celebrar o Dia do Profissional de Eventos;  reunir a maior quantidade de profissionais da área e pessoas ligadas direta e indiretamente ao ramo; agregar valor a alunos de cursos profissionalizantes e tecnológicos da área de eventos; propor a regularização da data de 30 de abril como dia oficial do Profissional de Eventos no Ceará. Além do mais, incluir propostas de responsabilidade ambientais e sociais, combate ao preconceito, acessibilidade e solidariedade. 
Sobretudo, o ENCEPE buscou promover a data de 30 de abril, quando se comemora oficialmente o Dia do Profissional de Eventos em São Paulo e conquistar sua regulamentação o Estado do Ceará - Proposta encaminhada à Assembleia Legislativa pelo Sindieventos CE e aguarda aguardando a tramitação. 
O palestrante foi Bruno Herbert - Presidente da UNEDESTINOS, tendo como debatedores Circe Jane Teles da Ponte  (pres. do Sindieventos e CETUR CE); Rafael Bezerra (Pres. ABEOC CE; Régis Medeiros (Pres. FCVB); e Waldy Sombra (pres CLCVB). Mediadora: Profa. Indira Guimarães. 

JORNALISTAS DE TURISMO EM FORTALEZA

Arnaldo, Rangel, Antonio Jose e José Carlos
Na semana passada, estiveram em Fortaleza os competentes jornalistas de Turismo Arnaldo Moreira, do Rio de Janeiro, e Flávio Gomes de Barros, presidente da Abrajet de Alagoas. 
Arnaldo, que pertence à Abrajet/R,  tem “blogs” de automobilismo e turismo. Veio especialmente a  Fortaleza para visitar seu sogro, que se encontra doente. Mas aproveitou o tempo para rever a cidade e visitar amigos.
Flávio, que é conceituado Procurador em seu Estado, aqui esteve especialmente para participar de um encontro da classe,  no Hotel Seara. Mas arranjou tempo para se confraternizar com colegas jornalistas daAbrajet/Ceará.
Os jornalistas Antônio José de Oliveira, José Rangel e José Carlos de Araújo, da Abrajet/Ceará, recepcionaram os colegas visitantes.

PAIXÃO POR TUDO DO TURISMO

Antonio Jose de Oliveira
Presidente da Abrajet CE
Somos apaixonadíssimos por tudo o que diz respeito ao Turismo, embora não trabalhemos, diretamente, nesse segmento econômico, ainda que a Ematerce, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, na qual somos assessor de comunicação e ouvidor, desenvolva algumas ações, no denominado Turismo na Agricultura Familiar, um pouco diferente do Turismo no Espaço Rural, Agroturismo, Ecoturismo.
Há mais de 35 anos, escrevemos sobre os palpitantes assuntos turísticos e já exercemos funções nas extintas Coditur, órgão oficial do Turismo do Estado, e, na Fortur, da Prefeitura Municipal de Fortaleza. A paixão pelo Turismo Iniciou-se, em 1974, precisamente, no jornal O POVO, quando com os companheiros José Mário Pinto e Isabel Pinheiro Maciel, criamos a primeira Página de Turismo, sendo editor o confrade José Mário Pinto. 
Por que esta introdução? Simplesmente, para dar satisfações aos estimados leitores de que defendemos os interesses maiores do Turismo Cearense o Brasileiro e dos profissionais que nele militam. É muito chão percorrido, como se diz! A cada ano, aprendemos um pouco mais acerca deste empolgante e importante segmento econômico para as localidades que dispõem de atrativos turísticos, sem falar do aprendizado com as pessoas.
Hodiernamente, o Turismo é o segmento econômico que mais contribui para o crescimento da economia mundial. Representa mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no Universo. Em termos de produção bruta – garantem os estudiosos do assunto – é a maior indústria mundial com faturamento demais de 3 trilhões de dólares. Afirmam, ainda, que as perspectivas de crescimento do turismo global ultrapassam os 23%, maiores do que as de crescimento da economia mundial. 
O Turismo, além de ser um fenômeno econômico, é um fenômeno social. Impacta mais de 52 atividades da nossa economia. Gera empregos, divisas e aumenta a circulação da moeda nacional, mediante, neste caso, a exploração do denominado Turismo Doméstico. Ajuda, outrossim, a divulgar o patrimônio histórico, artístico e cultural de um município, estado e país. É capaz, também, de fazer a integração entre os povos de nações alienígenas. E acrescentamos: por que não a tão esperada Paz Mundial?
Agora, vem a indagação: podemos dizer que existem somente flores no Turismo Brasileiro e, em especial, no Turismo Cearense? Claro que não! Há, sim,senhor, os obstáculos de natureza variada, como o amadorismo de alguns profissionais do ramo, deficiência nos serviços prestados, falta de conscientização para os benefícios que o Turismo, em seus diversos tipos, traz para determinado polo receptor, o reduzido número de profissionais, de nível superior, graduados pelos Cursos de Turismo, que trabalham, nas múltiplas atividades do setor, para citarmos alguns dos entraves para o seu desenvolvimento sustentável e solidário.
O Turismo precisa, minha gente, assumir um compromisso sério com a preservação e a manutenção dos recursos naturais, como flora, fauna, recursos hídricos e com a cultura dos nativos. É triste e revoltante constatarmos que o meio ambiente, cada vez mais, vem sendo poluído. De acordo com a pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), 90% dos rios brasileiros estão poluídos. Que absurdo! Falta de patriotismo! Que mentalidade tacanha!
Pelos dados da pesquisa retrocitada, concluímos: somos irresponsáveis com o ecossistema de nossas plagas, ou não nos conscientizamos, ainda, de que a água é um bem imprescindível e escasso para a sobrevivência humana. Muitos podem até pensar que este líquido precioso existe em abundância, em nosso país, e que poluir os mananciais não significa muito para o descomunal volume de água existente no território brasileiro. Quanta ignorância, meu Deus! Assim, é demais! É ser um país de analfabetos, falando-se em termos de Ecologia.
Ante o exposto, caríssimo leitor, vem a pergunta: qual o turista que deseja passar suas horas de lazer, de negócios ou em eventos culturais, num polo de atração turística, caso comprovem que alguns de seus gestores públicos, empresários e a população não se preocupam com a preservação da natureza, a segurança pública, o saneamento básico, o patrimônio histórico e o crescimento urbano de forma ordenada? Somente um analfabeto político, o pior dos analfabetos de uma nação, como disse o notável Bertold Brecht. 

SERGIPE – UMA JÓIA NO ROTEIRO DO NORDESTE

Carlos Casaes
Abrajet BA
ENTRE BAHIA E ALAGOAS, SERGIPE PONTIFICA - Tendo como principais ligações a BR-101 (que sai da Bahia, em Esplanada, passa por Estância, Aracaju e vai até Propriá, atravessando o Rio São Francisco para Alagoas), ou a Linha Verde (que tem início em Salvador com a Estrada do Côco) por Jandaíra (onde se situa Mangue Sêco), daí em território sergipano com Indiaroba, que vai dar acesso ao litoral do Estado até Aracaju. Acesso facilitado pela construção da Ponte Gilberto Amado, que abreviou o percurso, fazendo evitar a BR-101, desde Estância, ou a antiga travessia na balsa. Sergipe é um maravilhoso destino litorâneo brasileiro, em pleno Nordeste do país.
Mais ao Norte, Sergipe se liga a Alagoas, seja via BR-101, que sai de Aracaju - continuando o trajeto vindo da Bahia, desde Esplanada e alcançando Estância – até Propriá, ou mais para o litoral, via Neópolis, onde ocorre a travessia em balsa para Penedo. De Penedo, tanto se pode acessar a própria BR-101, como prosseguir na Linha Verde, pelo litoral.
Vale verificar que a Ponte Gilberto Amado tem extensão de 1.725m (quase dois quilômetros, pois), que atravessam o Rio Piauí, de onde se vislumbra uma paisagem arrojada, inclusive é possível ver as dunas de Mangue Sêco, na Bahia. Nesse trajeto, economizam-se, pois, nada menos do que 30 km, se pelo trecho da BR-101 via Estância. A história lembra que o território sergipano já pertenceu a Bahia, da qual foi emancipado em 8 de Julho de 1820.
ARACAJU, O CARRO-CHEFE - A bela cidade de Aracaju já desponta com um extenso litoral integrado pelas praias de Atalaia, Aruana, Refúgio, Náufragos, Robalo e Mosqueiro.  Em frente a Aracaju encontra-se o Município de Barra dos Coqueiros, cujo destaque é o povoado de Atalaia Nova. Ambos os municípios são ligados pela grande Ponte Construtor João Alves, com extensão de 1.8 km sobre o Rio Sergipe, sendo a segunda maior ponte urbana do país e a maior do Nordeste.
A construção da ponte foi determinada pelo propósito de ligar a cidade de Aracaju ao Porto do Estado, a beira do Oceano Atlântico e no Município de Barra dos Coqueiros, bem assim as praias do litoral Norte, até a Foz do Rio São Francisco.
SÃO TANTAS AS ATRAÇÕES… - O maior potencial do Estado está mesmo na Capital Aracaju, conquanto vários outros Municípios destaquem-se pelo arrojo de sua economia e da sua cultura. Nas festividades do fim-de-ano, Aracaju desponta no país com a maior Árvore de Natal de luzes do mundo, com 122 metros de altura. As margens do Rio Sergipe, mais precisamente no calçadão da rua 13 de Julho, na Avenida Beira-Mar, a grande árvore logrou, em 2007, ser inserida no Livro Guiness dos Récordes.
Uma outra promoção que atrai milhares de turistas em Aracaju é o seu Forró Caju o qual, durante 14 dias, faz desfilar nos diversos palcos nada menos do que 140 atrações juninas. Assim como uma das mais festejadas prévias carnavalescas é o Pré-Caju, no mês de Janeiro.
SÃO CRISTÓVÃO, UMA CIDADE TOMBADA PELA UNESCO - A somente 26 km de Aracaju, e na sua região metropolitana, encontra-se a cidade histórica de São Cristóvão, Monumento Nacional pelo IPHAN, e igualmente tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Foi fundada em 1º de Janeiro de 1590, constituindo-se, inclusive, na primeira Capital de Sergipe, título transferido a Aracaju em 17 de Março de 1855. É a quarta cidade mais antiga do país, fundada pelos portugueses.
Como destaques, a Igreja e Convento de Santa Cruz ou Convento de São Francisco, onde funciona o Museu de Arte Sacra, o convento do Carmo, a Igreja Matriz de N.S. da Vitória, antiga Igreja e Santa Casa da Misericórdia, o sobrado com balcão corrido, a Igreja do Rosário dos Homens Pretos, e o conjunto carmelita com a Igreja do Convento do Carmo e a Igreja da Ordem Terceira. E, por fim, a Igreja do Amparo dos Homens Pardos.  Romarias e festas religiosas complementam, os seus atrativos com os grupos culturais, como  Caceteira, a Chegança, o Samba de Côco, a Dança do Langa, o Reisado, São Gonçalo e outros.
LARANJEIRAS E O CÂNION DE XINGÓ - Uma outra cidade que guarda importantes monumentos históricos é Laranjeiras que, fundada em 7 de agosto de 1832, já foi considerada como a Atenas Sergipana e que teve fundada a primeira escola de Sergipe, o Colégio Nossa Senhora de Santana. Ao lado do seu importante casario, destacam-se igrejas dos séculos XVII e XVIII, a exemplo da Matriz do Sagrado Coração de Jesus.
A186 km de Aracaju encontra-se Canindé do São Francisco, onde o “rio da integração nacional” foi represado para dar lugar a Hidrelétrica do Xingó. Formando um lago de rara beleza, destacam-se os Cânions de Xingó, precisamente entre os Estados de Sergipe, Bahia e Alagoas. É mais uma imperdível atração.

DESDE 1929 - MERCADO CENTRAL, REFERÊNCIA EM BELO HORIZONTE

Belo Horizonte tinha apenas 31 anos quando um prefeito empreendedor resolveu reunir, em um só local, os produtos destinados ao abastecimento dos 47.000 habitantes da jovem cidade. Foi assim que o Mercado Central nasceu, no dia 7 de setembro de 1929, unindo as feiras da Praça da Estação e da praça da atual rodoviária. 
Em um terreno de 22 lotes, próximo à Praça Raul Soares, o prefeito Cristiano Machado reuniu todos os feirantes, centralizando o abastecimento da população. Nos 14.000 m² do terre no descoberto, circundado pelas carroças que transportavam os produtos, as barracas de madeira se enfileiravam para a venda de alimentos.
O Mercado, então denominado Mercado Municipal, com sua atividade intensa e movimento alegre, funcionou até 1964, quando o prefeito da época, Jorge Carone, resolveu vender o terreno, alegando impossibilidade de administrar a feira. Para impedir o fechamento do Mercado, os comerciantes se organizaram, criaram uma cooperativa e compraram o imóvel da Prefeitura. No entanto, teriam que construir um galpão coberto na área total do loteamento no prazo de cinco anos. Se não conseguissem, teriam que devolver a área à Prefeitura.
A tarefa não foi fácil. A duas semanas do fim do prazo dado pela prefeitura, ainda faltava o fechamento da área. Foi então que os irmãos Osvaldo, Vicente e Milton de Araújo decidiram acreditar no empreendimento e investiram no projeto. Foram contratadas quatro construtoras, ficando cada uma responsável por uma lateral, para que o galpão pudesse ser fechado no prazo estabelecido. Ao fim do prazo, os 14.000 m² de terreno estavam totalmente fechados. Os associados, com seu empreendedorismo e entusiasmo, viam seu esforço recompensado.
Assim, bem organizado e com participação ativa dos comerciantes, a cada dia ao longo dos anos o Mercado ampliava suas atividades, expandia seus negócios e se transformava em um núcleo não só de produtos alimentícios, mas também de artesanato e de comidas típicas, tornando-se um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte e um dos locais mais queridos pelos mineiros.
Atualmente, com mais de oito décadas de vida, o mercado possui mais de 400 lojas, oferece serviço de informações bilíngue, atrai todos os dias milhares de visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo e, em seus corredores, guarda grandes memórias e muitas histórias para contar.
COM NOVA DIRETORIA - O Mercado Central tem aproximadamente 400 lojas dos mais variados produtos, desde barracas de frutas e verduras, passando pelas cachaças e licores, queijos e linguiças, doces e as delícias dos bares com as super cervejas e tira gostos diversos. A nova diretoria eleita tomou posse dia 24 de abril, sendo Geraldo Henrique Figueiredo Campos – Presidente; José Agostinho Oliveira Quadros – Diretor Financeiro; Evando de Oliveira Alves – Diretor Secretário E Luiz Carlos Braga Superintendente. (Sérgio Moreira, Abrajet/Mg)

EM PIRATUBA JANTAR ESPECIAL CELEBRA A GASTRONOMIA PORTUGUESA

Capeletti in brodo
O Thermas Piratuba Park Hotel abre o primeiro fim de semana do mês de maio com uma agenda de festivais gastronômicos, no Restaurante Espaço Jardim Gourmet. Sob o comando do Chef de Cozinha Rodrigo Schardong, os festivais contemplam pratos e receitas das cozinhas italiana e brasileira, mas o destaque vai para a culinária portuguesa. 
Tendo o bacalhau como estrela, receitas clássicas dividem cena com as criações do chef na 15ª Noite Portuguesa para encantar hóspedes e moradores da região. As reservas para o jantar, que acontece a amanhã, dia 6,, já podem ser feitas diretamente no hotel e são limitadas. Para os hóspedes o jantar está incluso no pacote do fim de semana, já para moradores e visitantes da região de Piratuba os convites saem a R$ 59,90 por pessoa. 
JANTAR SHOW DE PASTAS - Outra novidade no mês de maio é que, todas as quartas-feiras, de 3 a 24, o Thermas Piratuba Park Hotel promove o jantar especial Show de Pastas. No cardápio quatro opções de massas e seis opções de molhos, além de buffet com carnes, lasanha, capeletti in brodo, risoto e outras delícias. O cardápio será servido no Restaurante Espaço Jardim Gourmet, ao preço de R$ 39,00 por pessoa e é aberto ao público.
O Thermas Piratuba Park Hotel fica na rua Florianópolis, 88 - Centro, Piratuba (SC).

STARTUP TOUR CHANNEL FOCA ATIVIDADES TURÍSTICAS

Para resolver problemas como destino turístico e de administração e distribuição de produtos nasceu a primeira plataforma brasileira focada 100% em atividades turísticas: o Tour Channel. O próprio nome da ferramenta esclarece que se trata de um canal de turismo, uma solução para o mercado que estava carente de uma plataforma única. 
O Tour Channel une os quatro segmentos básicos de atividades turísticas: Passeios, Ingressos, Gastronomia e Transfers. Assim a plataforma, que é a primeira ferramenta brasileira neste sentido, deve se tornar uma referência em tecnologia, inovação, gestão, distribuição e comercialização de atividades turísticas.
 “Ainda no primeiro semestre deste ano, se dará a integração com as grandes OTA's e operadoras do mercado através da plataforma Tour Channel, que unirá o mercado nacional e internacional de forma exclusiva. Este será o primeiro channel manager disponível na área de atividades turísticas no Brasil”, aponta Eduardo Prestes, diretor do Tour Channel.
INVESTIMENTOS – Estima-se que até junho vindouro o investimento na plataforma Tour Channel deverá alcançar R$ 1 milhão. Já está em tratativas avançadas o primeiro investimento de série A, que deve ser realizado nos próximos meses. Com esse aporte será realizada a expansão de destinos, novas tecnologias, internacionalização da operação e o lançamento de novas funcionalidades

QUITO CONSTRÓI UM NOVO CENTRO DE CONVENÇÕES

Há algumas semanas, iniciou-se a construção do Centro de Convenções Metropolitano de Quito, um ambicioso e estratégico projeto no coração do Parque Bicentenário, que impulsionará as ofertas da cidade como um destino líder para reuniões, incentivos, convenções e exibições em nível regional e global. O empreendimento está programado para ser finalizado no segundo semestre de 2018.
No dia 6 de abril, o Conselho Metropolitano de Quito deu o sinal verde aprovando a portaria metropolitana n° 86, que regula as áreas de construção para o novo projeto arquitetônico. O novo Centro de Convenções oferecerá 2.600 metros quadrados de espaços para reuniões, salões para eventos grandes e privados, edifícios de hotéis e escritórios, locais de recreação e uma arena no local. 
A primeira fase do projeto está programada para estar completa em, aproximadamente, 14 meses, e abrange 1.527 metros quadrados e inclui duas entradas: uma com 162 e o outra com 126 metros quadrados. Quando pronta, a estrutura incluirá dois espaços de exibição com mais de 232 metros quadrados com capacidade para mais de 4.000 pessoas cada, um auditório multifuncional para até 800 pessoas, um espaço para eventos com 232 metros quadrados também com capacidade para 4.000 pessoas, e diversos locais de trabalho. 
O projeto se tornará uma importante parte da paisagem de Quito e um instrumento para a cidade, uma vez que a capital do Equador se esforça para se tornar um destino líder para reuniões e convenções. Quito já foi anfitriã de convenções mundialmente conhecidas, como a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), realizado em setembro de 2016. 
Uma das mais importantes características do empreendimento é a ampla capacidade de sediar eventos. Em média, a capacidade para eventos na cidade de Quito é de 300 pessoas por evento; o novo Centro de Convenções contará com espaço para 12.000 pessoas. As largas dimensões e tecnologia ecológica permitirão que seja possível sediar múltiplos eventos ao mesmo tempo, aumentando a eficiência e capacidade das instalações. 
A primeira fase da construção é financiada por meio de doação feita pela AECON, a maior empresa de capital aberto de construção do Canadá, e gerenciada pela CEES, o Conselho Equatoriano de Construção Sustentável, que escolheu Ekron como a construtora oficial do projeto. Com relação aos planos para depois da finalização da construção do Centro de Convenções, a ideia é tornar-se um local com certificado LEED [certificação para construções sustentáveis, de acordo com os critérios de racionalização de recursos (energia, água, etc.) atendidos por um edifício], reduzindo emissões de gás estufa e usando menos água e energia.

TURISMO PARA COMPRA E LAZER - ATRAÇÃO NO MÉXICO: TAXCO, A CIDADE DA PRATA

Rodeada por morros e montanhas, Taxco é uma verdadeira joia no estado de Guerrero, no México. A região é fonte de mineração de prata, sendo uma das mais importantes da América Latina, produzindo peças da mais alta qualidade - talheres, acessórios e itens de decoração. Com preços bastante competitivos, o destino atrai visitantes nacionais e internacionais em busca desses produtos para uso pessoal ou revenda. 
Em meio às suas ruas de ares coloniais com típicas casas brancas de telhado vermelho, é possível encontrar diversas lojinhas de artesãos que vendem as mais diversas peças de prata. Mais de 15 mil pessoas usam o metal como ganha-pão e giram a economia da cidade.  
Cuidados: Para comprar como um especialista e levar os melhores produtos, é aconselhável ficar de olho na numeração que indica o grau de pureza da prata. Para conseguir tornar esse metal maleável, é preciso misturá-lo com cobre. Portanto, quanto mais alto o número, mais pura é a prata em determinada peça. Além disso, existem produtos que são "banhados a prata", fácil de serem reconhecidos por serem muito mais leves.   
ONDE COMPRAR - Aos sábados, o turista deve visitar a feira que funciona das 7h às 19h, localizada perto do terminal de ônibus Estrella Blanca. É interessante apreciar as diferentes técnicas dos artesãos para esculpir as peças, imprimir detalhes e relevo.
Outra opção é ao longo da rua San Agustin, onde existem mais de 20 pratarias com artigos de joalheria e ornamentação: colares, brincos, pulseiras, anéis, crucifixos e objetos com design pré-hispânicos. Além das lojas, existem diversos postos ao redor na região central, onde você também pode comprar artigos de prata. 
ATRAÇÕES – Taxco não se resume à prata. A viagem pode ser bem aproveitada não só para essa parte de compras, mas também para passeios cheios de cultura, como visitas a monumentos históricos. O destino é considerado um Pueblo Mágico, porque mantém muito bem preservada sua história na arquitetura da cidade e tem belezas naturais únicas, agregando alto valor turístico. 
Uma dica é  visitar o Parque Nacional Grutas de Cacahuamilpa. Descoberto em 1834 e declarado Reserva Natural Protegida em 1936, esse paraíso subterrâneo tem mais de 90 ambientes para visita abertos ao público. Para percorrer todos os lugares é preciso caminhar por aproximadamente duas horas. Os destaques são as grandes formações rochosas estalactites (que vão do teto em direção ao chão) e as estalagmites (que ascendem do solo). Naturais, muitos dizem enxergar rostos e figuras de animais, tronos, fontes e até uma catedral.  
A melhor maneira de chegar ao Parque Nacional Grutas de Cacahuamilpa é pela Cidade do México e seguir em direção à cidade de Taxco. 
Como toda cidade alta, Taxco tem vários mirantes e, por isso, o pôr do sol é simplesmente incrível. E para uma vista panorâmica com uma pitada de diversão, é indicado conhecer a cidade a partir do teleférico que está a mais de 170 metros de altura. Na gastronomia, uma sugestão é experimentar "jumiles",  uma classe de inseto bastante consumido na região, que até ganhou uma feira própria, que acontece todo ano em outubro.  
Opções:  tour a pé apreciando os palácios e catedrais. Se gostar de praia, ainda dá para planejar um dia em Acapulco, que está localizado a 3 horas de distância de Taxco.
 ACESSE: www.visitmexico.com

RELATÓRIO DA ANAC SOBRE VENDAS DE PASSAGENS

Na 36º edição do Relatório de Tarifas Aéreas Domesticas, na semana passada, a ANAC divulgou   dados referentes ao segundo semestre de 2016 e do ano completo. De janeiro a dezembro, a tarifa aérea média doméstica real, em valores atualizados pelo IPCA em dezembro de 2016, foi de R$ 349,14, valor 1,8% inferior à tarifa média praticada em 2015. Por sua vez, a tarifa aérea média doméstica praticada de julho a dezembro foi de R$ 372,37, sendo 4,1% menor do que o valor verificado no segundo semestre de 2015.
Das Tarifas Aéreas Domésticas comercializadas ao longo de 2016, 53,5% foram inferiores a R$ 300,00 e 7,7% abaixo de R$ 100,00. Valores superiores a R$ 1.500,00 corresponderam a 0,5% do total.
No âmbito regional, observou-se que a unidade da federação com maior Tarifa Aérea Doméstica Média Real foi Rondônia, com R$ 567,03. Já o estado de Espírito Santo apresentou o menor valor em Tarifa Aérea Média, da ordem de R$ 277,04.
No consolidado de 2016, o valor do Yield Tarifa Aérea Médio Doméstico Real (valor pago por km voado) foi de R$ 0,3084, com redução de 4,1% em relação ao ano anterior. No segundo semestre de 2016, o valor foi de R$ 0,3245/km representando baixa de 8,5% em comparação ao mesmo período de 2015.
No âmbito regional, houve, em geral, queda no valor do yield quando comparados os valores anuais de 2016 com os de 2015. O Amapá foi a unidade da federação que apresentou a maior baixa, com o yield em R$ 0,30/km em 2016, sendo 17% menor do que em 2015. As unidades da federação que apresentaram alta foram Mato Grosso (R$ 0,3459/km em 2016: alta de 12,8%), Minas Gerais (R$ 0,4161/km em 2016: alta de 4,7%) e Bahia (R$ 0,3080/km em 2016:  alta de 1%).
O estado que apresentou maior valor por quilometro voado entre todos foi Minas Gerais, com R$ 0,4161/km, e o menor valor foi para a Paraíba, com R$ 0,2311/km. (Com a ANAC).

PRÊMIO NACIONAL DÓLMÃ 2017 - FORTALEZA SERÁ A SEDE DO CONCURSO DO ENCHEFS

Na próxima  segunda-feira, dia 08, às 18h, na Unichristus (gastronomia), na Rua Vereador Paulo Mamede, 101 – Cocó, seis chefs de cozinha inscritos e aprovados de acordo com o regulamento proposto, participarão do concurso do Enchefs CE. Um júri especializado avaliará o prato, e dará nota de acordo com os critérios como grau de dificuldade, técnicas utilizadas, apresentação e harmonia dos sabores. 
O júri receberá as informações acerca do prato, sem saber o nome do autor, afim de que o processo seja mais democrático. Somente após computarem as notas, e fechado o envelope com as notas, é que os jurados saberão a autoria de cada prato apresentado.
Importante lembrar que este ano será entregue uma caixa surpresa e o chef participante terá 1h30 minutos para elaborar e apresentar o prato ao júri.
 O QUE É - O Prêmio Nacional Dólmã foi idealizado no ano de 2013 por Geraldo Guerra Júnior, gerente de projetos e Presidente do Grupo Conforto Gastronômico e do Comitê da Gastronomia Brasileira. A criação deste prêmio surgiu a partir de um estudo sobre o mercado gastronômico, através do qual se identificou a necessidade de se propor um modelo de premiação para valorizar e dar a conhecer os profissionais da gastronomia brasileira. 
O projeto Prêmio DÓLMÃ foi desenvolvido na plataforma do Facebook, por se tratar de uma das redes sociais mais movimentadas da internet e por possuir a capacidade de feedback imediato, que possibilitou ao projeto uma ampla divulgação, adesão e reconhecimento da classe dos profissionais, das empresas, dos consumidores e de toda a cadeia de fornecedores do setor. São indicados 03 Chefs de Cozinha, de cada estado, na Categoria Estadual e 05 Chefs de Cozinha, sendo 01 de cada região brasileira, na Categoria Nacional. 
ONDE ACONTECEU - O evento é itinerante, realizando-se a cada ano em diferentes estados. Já receberam o Prêmio Nacional Dólmã, os estados de Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Amazonas. Nesse contexto, na sua última edição em 2016, na cidade de Manaus, a Associação dos Chefes de Cozinha do Ceará participou do evento e recebeu o desafio de realizar esta premiação em 2017 no Estado do Ceará

ASSUNTO POLÊMICO - RESTAURAÇÃO DA JOSÉ AVELINO COMEÇA NO DIA 15

Conforme o prefeito Roberto Cláudio, 14 de maio será o último dia da feira na via pública e os feirantes do entorno serão realocados para outros espaços. Como é do conhecimento geral, esta feira há muito anos vem sendo objeto de muitas polêmicas. Se por um lado a feira de pequenos comerciantes oferece produtos populares principalmente de vestuário, atraindo grande número de compradores principalmente de estados vizinhos, por outro ocasiona grandes transtornos na locomoção do ir e vir de pessoas que necessitam por ali passar.  
Diz o Prefeito que “No começo desta gestão, iniciamos um diálogo para buscar justiça e ganho coletivo para a Cidade. O que queremos é trazer ganhos econômicos em Fortaleza. Os comerciantes serão ordenados para espaços privados organizados, confortáveis e com mais consumidores vindo de fora da cidade para comprar”.
RESTAURAÇÃO – Roberto Cláudio anunciou que começarão no próximo dia 15 as obras de intervenção da Rua José Avelino e  da  Avenida Alberto Nepomuceno. Os detalhes das intervenções foram apresentadas pela secretária Municipal de Infraestrutura, Manuela Nogueira; pelo titular da Secretaria Regional do Centro, Adail Fontenele; e pelo coordenador das Regionais, Renato Lima, entre outras autoridades.
As obras da Rua José Avelino e Avenida Alberto Nepomuceno têm expectativa de conclusão de três meses e contemplará requalificação total das vias. “A Rua José Avelino é tombada pela Prefeitura de Fortaleza. Todo o projeto já foi feito em cima das recomendações da Secretaria Municipal de Cultura e vai resgatar a história e devolver urbanizada para a Cidade”, comentou Manuela Nogueira. Terá recuperação do calçamento, alargamento do passeio com acessibilidade, nova iluminação e paisagismo. Já a Avenida Alberto Nepomuceno receberá recapeamento do asfalto, acessibilidade nas calçadas, nova sinalização, paisagismo e implantação de ciclofaixas em ambos os lados do canteiro central. A via também ganhará um novo Ecoponto, onde os moradores poderão fazer o descarte correto do lixo.
PRIORIDADE - A Prefeitura de Fortaleza vai priorizar os comerciantes com menor volume de vendas para serem realocados nos mercados públicos. “Quem está contra o fim da feira na rua são os grandes sonegadores de têxtil. Basta ver que os adesivos em defesa da continuação na José Avelino estão pregados em carros importados, mostrando que quem não é a favor é o mercado irregular e informal. O pequeno comerciante, o pai e a mãe de família que tiram seus sustentos destas vendas terão alternativa. Temos aproximadamente mil boxes públicos, distribuídos no Beco da Poeira e Mercado São Sebastião, e nem todos estão ocupados. Ainda temos espaços para ocupar e, se houver demanda, podemos ampliar ainda mais estes locais. Uma coisa é certa: ninguém vai ficar desabrigado”, afirmou Roberto Cláudio.
O titular da Regional do Centro destacou que a Prefeitura está em busca de regularizar os galpões. “Os espaços que estiverem regulares, cumprindo as regras urbanas, com alvará e que produzirem boa economia para a cidade serão bem-vindos. Todos estavam em situação irregular, mas vamos dar apoio para que os galpões fiquem regularizados e funcionem adequadamente”, 

FOI EM FORTALEZA O ADEUS FINAL A BELCHIOR

Belchior : * 26 / 10 / 1946 + 30 / 04 / 2017
Na manhã da terça-feira passada, 2, o fortalezense deu seu adeus final a Belchior, consagrado cantor e compositor cearense nascido em Sobral.  Com a presença consternada de autoridades e fans, o consagrado artista foi sepultado pela manhã, no cemitério Parque da Paz. Ele faleceu na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Sul, no último domingo (30), onde residia nos últimos dez anos com sua mulher, Edna Prometheu
O corpo do artista foi trasladado para o Ceará e velado 2ª feira pela manhã em Sobral e, durante a tarde e a noite, na capital cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Repetindo as homenagens prestadas durante os velórios que reuniram milhares de pessoas, fãs e amigos cantaram seus maiores sucessos no cemitério. O Parque da Paz é o local onde o pai e a mãe de Belchior - que morreram durante o período em que ele ficou recluso - estão enterrados.
VALOR - Sem dúvidas, Belchior foi um dos maiores embaixadores do Ceará, projetando o Estado no cenário musical brasileiro. Ao lado de Fagner, Ednardo e outros jovens cantores e compositores dos trinta anos finais do século recém passado e dos primeiros deste que estamos vivendo, o sobralense, pela beleza e profundidade das letras que compunha e o característico timbre de voz ganhou grande notoriedade. Se não foi um religioso ou um médico como ensaiou ser, teve o mérito de abraçar a profissão que desejou e viver a vida nos últimos anos filosofando e quase no anonimato.
HOMENAGENS – Através de ações e da decretação de três dias de luto, o Governador Camilo Santana traduziu o sentimento dos cearenses pelo falecimento de Belchior. Também no domingo (30), a Maloca Dragão transformou seu último dia de festival homenagens ao cantor e compositor falecido.  Assim foi que, à meia noite, no Palco Draga Dragão, o show "Viva Belchior - Tributo dos artistas cearenses ao rapaz latino-americano" abriu com texto-homenagem de Fausto Nilo. Na sequência, mais de uma dezena de artistas interpretaram canções de Belchior. 

24º WORLD TRAVEL AWARDS - DOM PEDRO LAGUNA BEACH RESORT & GOLF ESTÁ NO PÁREO

O Dom Pedro Laguna Beach Resort & Golf, localizado no litoral do Ceará, foi novamente indicado para os World Travel Awards 2017, em três categorias diferentes, incluindo o título de melhor resort da América do Sul. As outras nomeações são: melhor resort do Brasil e melhor resort de praia da América do Sul.
Esta é a terceira indicação do Dom Pedro Laguna, premiado em 2015 como: Melhor Resort do Brasil , Melhor Hotel  de Golfe do Brasil e Melhor Resort de Praia da América do Sul. Em 2016 foi considerado o Melhor Resort de Praia da América do Sul.
O Dom Pedro Laguna é o primeiro resort no Brasil da rede de hotéis portuguesa  Dom Pedro Hotels, uma rede com mais de 45 anos de experiência com empreendimentos de 4 e 5 estrelas em Portugal situados entre  Lisboa, Algarve e Ilha da Madeira.
Para Emanuel Freitas, Gerente Geral do empreendimento, “é um orgulho o reconhecimento e a renomeação do Dom Pedro Laguna para os Travel Awards e uma honra para o Ceará ver indicado o único hotel/resort para as 3 categorias de Melhor Resort.
O Dom Pedro Laguna está Integrado no Eco-resort Aquiraz Riviera, com o seu exclusivo e único campo de golfe do Ceará de 18 buracos, em uma área total de 35 hectares. Conhecido como a “Veneza Tropical” do Ceará,  o Dom Pedro Laguna resulta num verdadeiro paraíso entre o campo de golfe de e a tranquila praia de Marambaia, e está localizado a apenas 35 minutos do Aeroporto de Fortaleza.
No total são 64 apartamentos, 22 Water Villas, 8 Presidential Villas e 8 Royal Villas, consideradas as mais exclusivas do Resort, tendo todas piscina privativa e algumas com acesso direto à praia. Os apartamentos e as water villas estão interligados através de uma lagoa navegável. 
Após o encerramento das votações on line, a cerimônia de entrega das distinções acontecerá no dia 9 de setembro de 2017 no México, junto a lideranças de governo, a indústria do turismo e também, aos meios de comunicação presentes.

BARRACAS DA PRAIA DO FUTURO - PREFEITURA E INSTITUIÇÕES EM BUSCA DE SOLUÇÃO

Reunião em busca soluções 
A respeito do “imbróglio” que envolve barraqueiros da Praia do Futuro, o prefeito Roberto Cláudio se reuniu na sexta-feira última, 28, com representantes do “trade”  turístico de Fortaleza e da Associação das Barracas da Praia do Futuro,  com objetivo de procurar uma solução para o caso, atendendo a todos os envolvidos na questão: Patrimônio da União,  Ministério Público Federal no Ceará e barraqueiros. 
Roberto Cláudio destacou no encontro que a Prefeitura fará parte do fórum que vem sendo proposto pelo MPF-CE para discutir a questão das barracas, por meio das secretarias de Turismo e da Procuradoria Geral do Município. “Vamos criar um grupo de trabalho envolvendo mais de 30 instituições, ligadas ao planejamento urbano e à economia da cidade, para apresentar ao fórum uma proposta técnica de padronização e ordenamento das barracas da Praia do Futuro”, afirmou o prefeito.
De acordo com o secretário do Turismo do Município, Alexandre Pereira,  o espaço se apresenta como uma boa alternativa para a busca da permanência regulamentada das barracas e o reordenamento da Praia do Futuro e, com isso, a manutenção de importante equipamentos de turismo da Capital..
Para Fátima Queiroz, presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro, a ação possibilitará a concretização de anseios antigos dos empresários. 
Entre as instituições que farão parte do grupo de trabalho estão o Sebrae-CE, a Federação das Indústrias do estado do Ceará (FIEC), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE), o Fórum do Turismo e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE).

EM DIA COM O FETURIS 05/05/2017

FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo que ocorre de 09 a 12 de novembro em Gramado/RS, já está consolidado como uma feira nacional, mas de abrangência internacional. A cada edição, a feira aproxima novos destinos internacionais dos 14 mil participantes que visitam o evento.
Buscando ampliar o mix de destinos, os diretores do FESTURIS, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi estiveram reunidos com os Embaixadores da Indonésia, Vietnã, Líbano e República Tcheca, países esses que possuem grande interesse no mercado nacional e iniciam ações para captar os turistas brasileiros.
“Visitar as embaixadas é de extrema importância, pois conhecemos um pouco mais da cultura de cada país e conseguimos aproximá-los do mercado brasileiro” concluiu Marta Rossi.

VISITE CEARÁ NEWS 05/05/2017


FORTALEZA SERÁ SEDE DO XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE COLUNA EM 2021
Dr. Fernando Façanha  e  membros da SBC com Arlene Branco do FC&VB
Tenho a frente o Dr. Fernando Façanha da Sociedade Cearense de Coluna, Fortaleza saiu vencedora na disputa para sediar o XVIII Congresso Brasileiro de Coluna em 2021, durante a XVI edição do congresso realizado de 19 a 22 de abril no Rio de Janeiro.    Arlene Castelo Branco do Visite Ceará/FC&VB, esteve no Rio de Janeiro realizando a ação de captação desse importante evento que contou com o apoio da Setur e da Setfor.  O evento será no Centro de Eventos do Ceará, a Arx é a empresa organizadora e a expectativa é de receber 1000 congressistas

CAPTADO  O XII CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIA COGNITIVA
Celina Castro Alves lDistribuição de brindes para os congressistas
A Diretora Comercial do Visite Ceará/FC&VB, viajou para Foz do Iguaçu para apresentar a candidatura de Fortaleza   para sediar em 2019 o XII Congresso Brasileiro de Terapia Cognitiva, com expectativa de 1000 pax.   A defesa foi realizada na noite do dia 21 de abril durante a Assembléia Geral.  As cidades que concorreram com Fortaleza foram Porto Alegre e Rio de Janeiro.  Fortaleza saiu vencedora com   54% dos votos. A captação desse evento foi feita em parceria com a Delegada pelo Estado do Ceará junto a Federação Brasileira de Terapia Cognitiva, Verônica Landim e contou com o apoio da Avianca, Setur, e Setfor.

EM UM ÚNICO DIA VISITE CEARÁ/ FC&VB CAPTA TRÊS EVENTOS 

O Visite Ceará/FC&VB teve um resultado bastante positivo no feriado do último dia 21 de abril.  Foram três eventos captados para Fortaleza com apoio e participação do FC&VB. No Rio de Janeiro, XVIII Congresso Brasileiro de Coluna para 2021, Florianópolis, XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica para 2019 e Foz do Iguaçu XII Congresso Brasileiro de Terapia Cognitiva, também para 2019. Todos os três eventos foram decididos em Assembléia e Fortaleza obteve votação bastante expressiva.

FCVB PARTICIPA DO PROJETO DE PLANEJAMENTO DE ROTAS SETORIAIS ESTRATÉGIAS DA FIEC

Nos dias 5 e 6 de abril foi realizada na FIEC a reunião com os representantes dos setores de Turismo e Economia Criativa com o objetivo da realização do Plano das Rotas Estratégicas 2025.  O Visite Ceará/ Fortaleza Convention Bureau, esteve representado pela vice presidente, Ivana Bezerra e diretora administrativa, Suemy Vasconcelos. O Plano foi concluído com a identificação de entraves existentes, ações resolutivas estratégicas e tecnologias-chaves para a competitividade do setor de turismo no Estado do Ceará

FORTALEZA IRÁ SEDIAR O 21º CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICODRAMA EM 2018
Felipe Amato e Celina Castro Alves
O Diretor de Eventos da FEBRAP- Federação Brasileira de Psicodrama, Felipe Torres Amato, se reuniu na sede do Visite Ceará/Fortaleza Convention &Visitors Bureau para tratar de assuntos referente ao  21° Congresso Brasileiro de Psicodrama, que  acontecerá  em Fortaleza de 27 a 30 de abril 2018,  no Hotel Oásis com  a expectativa de reunir cerca de 800 participantes.  Esse evento acontece a cada dois anos e reúne profissionais das mais diversas áreas como médicos, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, profissionais de RH que terão a oportunidade de refletir sobre a teoria e a prática do Psicodrama, seus alcances e possibilidades de intervenção social, visando uma convivência mais harmoniosa na sociedade.

ROTA DO SOL SEMANAL 05/05/2017 ISSUU