Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CALEIDOSCÓPIO - PROMOÇÕES DO TURISMO


PROMOÇÕES DO TURISMO
Nos últimos anos, a Embratur vem realizando forte campanha promocional do turismo brasileiro. Em todos os grandes eventos internacionais, principalmente nas feiras da Alemanha, França, Londres, Portugal, Espanha, Estados Unidos e países das Américas a presença do Brasil é visível.   Através de jornais e revistas, vídeos, cartazes e todos os meios de multimídia são exaltadas as principais atrações dos nossos mais importantes destinos turísticos. O mesmo acontece, também, em relação ao turismo do Ceará. O Estado e a Prefeitura de Fortaleza, através da Setur e da Setfor, não medem esforços no sentido de propagar de forma enfática as belezas naturais das serras e do sertão, o convidativo sol e o mar do nosso litoral. Nesta necessária campanha promocional também se engajaram entidades do nosso “trade” turístico, com destaque especial para o Fortaleza Convention Bureau e a ABIH/Ceará.  Beach Park, Jericoacoara, Cumbuco, Canoa Quebrada, os festivais de Guaramiranga e Viçosa do Ceará, a mais alegre segunda-feira do mundo do Pirata, as Praias de Iracema e do Futuro, a Avenida Beira Mar, o Centro Dragão do Mar e o Teatro José de Alencar, o Mercado Central e o artesanato cearense, pode-se afirmar com certeza, já são conhecidas do mundo. Será mesmo que estamos mesmo prontos para receber os turistas que atenderem ao nosso chamamento? Sabe-se que Fortaleza, como um todo se está estruturando para recebê-los, notadamente na época das Copas do Mundo e das Confederações. Os problemas, como da mobilidade pública, serão mesmo resolvidos em tempo hábil? A preocupação tem razão de ser pelo que já presenciamos. A não ser os da TAP, não conseguimos manter vôos internacionais com destino a esta Capital. Para aqui vieram, mas logo deram o fora a American Air Line, a Delta e outras empresas estrangeiras.  Falta de apoio do Governo, falta de passageiros? Sei lá, mas o fato é que no máximo acenam com vôos charters, aqueles já contratados. Quando será que Aeroporto Pinto Martins superará seus gargalos?        
Em razão disto, tememos pelo êxito final das campanhas para trazer mais turistas. Que elas são necessárias são. Mas qual será a resposta do visitante que aqui chegar e encontrar falhas não presenciadas em outros destinos turísticos do mundo? Voltarão ou serão mensageiros de propagandas negativas?

NATAL DE LUZ COMEÇA NO DIA 25


Tradicional apresentação do coral de natal nas
 janelas do hotel Excelsior

A campanha Natal de Luz, em seu 15º ano, deve impulsionar o comércio varejista no período mais próspero do ano. A Câmara de Dirigentes Lojistas espera um aumento de 8% a 10% no volume de vendas de dezembro em relação a 2010, considerado o melhor ano da década para o varejo. Para o presidente da entidade, Freitas Cordeiro,o clima natalino incentiva o consumidor. Segundo ele, a crise econômica que começa a se instalar no mundo não deve afetar os hábitos de compra do cearense para o Natal. A programação começa oficialmente no dia 25 de novembro, a partir das 17h, na Praça do Ferreira. Até o dia 23 de dezembro, o local contará, diariamente, com apresentações do Coral de Luz, concertos natalinos e feira de artesanato. Além de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte também recebem ações da festa.
De acordo com Pio Rodrigues, coordenador geral do Ceará Natal de Luz, em 2011, o tema da decoração será o fuxico, que é uma tradição nossa, que demonstra a alegria do povo cearense. É uma forma de se aproximar das características dessa festa, que é universal. Diz, ainda, que a programação será iniciada com a chegada de Papai Noel, sequenciada com a primeira apresentação do coral infantil e show com a banda Paralamas do Sucesso.

ENCONTRO INTERCONTINENTAL SÔBRE A NATUREZA


Aterro da praia de Iracema - Fortaleza - CE

Cada cidadão, governante, empresa, nação ou organização internacional deve ter a consciência de que cuidar bem da natureza é ter responsabilidade social e ambiental com as gerações atuais e futuras. Por conta disso, foi criado o Encontro Intercontinental sobre a Natureza  02, que vem sendo realizado desde 2003, fruto da união de pensamentos e desejos dos participantes do Movimento Amigo das Águas em contribuir para um mundo adequado para receber os filhos da terra, onde eles possam nascer, crescer e viver  em um ambiente saudável. Este ano, o evento será realizado, mais uma vez, em Fortaleza, na sua quinta edição, no período de 21 a 27 do corrente mês, devendo se repetir, sequencialmente, nos anos ímpares, sempre com o objetivo de discutir sobre as questões do desenvolvimento sustentável a nível intercontinental.
No geral, os congressos técnicos discutem temas específicos inerentes a cada classe e, na maioria das vezes, os dados e as informações circulam num espaço restrito. Consciente da necessidade de ser maior, onde se possa discutir, planejar e viver o ambiente natural, o Instituto Hidroambiental Águas do Brasil  IHAB vem promovendo esses eventos, buscando congregar governantes, empresas públicas e privadas, ONGs, técnicos, cientistas e a comunidade leiga que labuta com meio ambiente no cotidiano, esforçando-se para preservá-la ou recuperá-la, seja para a coexistência diária, seja para as gerações vindouras.
Desta forma, serão discutidos diferentes temas como terra, água, floresta (flora e fauna) e ar, procurando mostrar que no centro de tudo e de todos existe um espécime capaz de modificar a natureza, seja para usufruir, degradar, preservar e/ou utilizá-la racionalmente, que é o ser humano. O EISN  02 abre espaço para discussões e reflexões sobre questões ambientais e para o exercício direto com a natureza.
 Durante a semana de realização do O2 os participantes terão a oportunidade de conhecer os mais variados ecossistemas naturais da região em passeios contemplativos a locais de rara beleza natural para a prática do lazer nos ambientes terra, água e floresta. O Ceará oferece, além de um vasto e rico litoral, uma belíssima paisagem serrana, com clima ameno e sertões representativos do semiárido e do bioma caatinga com fauna e flora diversificadas, apropriadas para a prática do ecoturismo ou para quem simplesmente quer ter um contato mais próximo com a natureza.

CAJU NORDESTE EM BEBERIBE


Será na cidade de Beberibe(CE), no período de 23 a 26 de novembro, a realização da oitava edição do Caju Nordeste de 2011. Com o Tema Central “Aproveitamento Integral e Sustentável das Potencialidades do Cajueiro”, o evento foca sua programação nas diversas oportunidades de negócios dentro da cadeia produtiva do fruto. Respaldado no sucesso e continuado crescimento observado nas sete edições anteriores, no período de 2004 a 2010, o Caju Nordeste se consolidou definitivamente, sob o ponto de vista técnico, como mais importante seminário temático dedicado ao desenvolvimento da cultura do cajueiro no Brasi até por que foi incluído no calendário oficial de eventos do Ceará.
A participação é gratuita, possibilitando que os atores da cadeia produtiva do caju, especialmente os empreendedores rurais, agricultores familiares e agroindustriais, tenham acesso às inovações tecnológicas disponíveis para o setor.
O evento tem uma programação diversificada, contemplando feira de empreendedores do caju, agricultura familiar e atividades consorciadas, com exposição, demonstração e comercialização de produtos, serviços, máquinas e equipamentos agrícolas e industriais; Programação técnica com painéis temáticos, cursos, minicursos, palestras, oficinas técnicas, clínicas tecnológicas e mesas-redondas; caravanas de produtores rurais da agricultura familiar, oriundas de municípios do Ceará e de outros estados da Região Nordeste; festival gastronômico com comidas feitas à base de caju; cajushow, festa noturna com a participação de grandes bandas regionais e a entrega do troféu “Caju de Ouro” a pessoas e instituições que tenham se destacado pelos serviços prestados no desenvolvimento da cultura do cajueiro

GRAND SHRIMP FESTIVAL MOVIMENTOU A FAZENDA CACIMBAS


Deputado Duquinha Silveira, vice-governador Domingos Aguiar
 e Livino Sales na solenidade de abertura do
 Festival Internacional do Camarão da Costa Negra.

Durante três dias, de 11 a 13, cerca de 12 mil pessoas participaram das diversas manifestações  técnicas, científicas gastronômicas e musicais  que marcaram o III   Festival Internacional do Camarão da Costa Negra (“Grand Shrimp Festival”) e o III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, na Fazenda Cacimbas, em Acaraú, numa realização da Associação dos Criadores de Camarão da Costa Negra, presidida pelo empresário Livino Sales, com organização estrutural da Prática Eventos.
Na solenidade de abertura, prestigiada por muitas autoridades e empresários da área da carcinicultura,  Livino Sales,  presidente dada ACDCN, afirmou: “esse é um sonho que se realizou, não apenas pelo sucesso do empreendimento, mas também por provar que é possível trabalhar pelo desenvolvimento turístico, gastronômico e cultural de nossa região, trazendo importantes empresários do setor, conceituados chefs estrangeiros, nacionais e locais e  personalidades da vida  política estadual.”
Homenageado com o Troféu Costa Negra 2011, na categoria Grande Entusiasta do Setor, o vice-governador Domingos de Aguiar Filho exaltou a “pela ousadia,  a visão empreendedora e a coragem  de Livino Sales de implantar na Fazenda Cacimbas uma área produtiva de camarão em cativeiro reconhecida na Europa e Estados Unidos”
Visitando sábado pela manhã pela primeira vez a Fazenda Cacimbas, o governador Cid Gomes percorreu diversas áreas de produção, acompanhado do empresário Livino Sales, de seu filho Rubens Sales, dos secretários Bismarck Maia e Flávio Bezerra, dos deputados estaduais Manuel Duca e Rogério Aguiar. No momento, disse ser grande a dívida do Estado para com o empreendedor Livino Sales e que o “Grand Shrimp Festival” cumpre a dupla tarefa de divulgar o camarão da Costa Negra e promover o desenvolvimento turístico da região.
Anunciado pela mestre-de-cerimônica Enid Câmara, executiva da Prática Eventos, Cid Gomes recebeu das mãos do jovem empresário Rubens Sales, Diretor da Nutrimar, uma garrafa de espumante “Côte Noire”, criado e engarrafado  na França para comemorar a certificação e o Selo da Costa Negra. O Secretário Bismarck Maia, que não pode comparecer à solenidade de abertura, recebeu na oportunidade o Troféu Costa Negra, categoria Política e Administração Pública, pelo apoio que vem dando à região da Costa Negra,
A chef campeã de 2011, Liliane Pereira,
e Rubens Sales, diretor da Nutrimar Pescados.
CAMPEÃ DE 2011 - Todas as noites  uma programação artístico, cultural e gastronômica foi  desenvolvida na Praça de Alimentação da Fazenda Cacimbas com o julgamento de pratos preparados pelos “chefs” convidados. Bia Leitão, Camila Câmara, Estênio Machado, Liliane Pereira, Valdenir Segundo e Thássia Godoy obtiveram medalhas. A grande vencedora do Festival, obtendo o maior número de pontos, foi Liliane Pereira, que recebeu o troféu das mãos de Livino Sales e do jornalista Idelfonso (Dudu) Rodrigues.  Shows com a Banda Dona Zefa, Sidney Magal, Luciano Bruno, Banda Rubber Soul e Os Águias de Barbalha foram realizados durante o evento.
CHEFS E RESTAURANTES - Participaram do Festival consagrados “chefs” nacionais e internacionais, entre os quais Paolo Caldana, presidente mundial da Federazione Italiana Cuochi, de Roma Patrick Martin, vice-presidente internacional do Le Cordon Bleu, Paris, Bruno Stieppe e Carlos Soares, respectivamente  presidente e secretário-geral da Federazione Italiana Cuochi no Brasil e Bernard Twardy, chef corporativo do Beach Park, em Fortaleza. Todos eles deram palestras e prepararam pratos à base de camarão durante os diversos “workshops” realizados.
Os restaurantes cearenses que estiveram presentes com a sua culinária servida ao público foram o “Medit”, com o chef Valdemir Segundo; “Fashion Gourmet”, da  chef Camila Câmara; “Lautrec”, da chef Bia Leitão; “Villa Mango”, da chef premiada Liliane Pereira;  “De Tommaso”, da chef Thessia Godoy e “Maee”, do  chef Estênio Machado. Também mantiveram serviços gastronômicos e de bar os “chefs” Eduardo Sisi e Charles Alexandrini, a Expand e o bar Boteco.

TURISMO: NADA DE MALANDRAGEM


Em nossos comentários, sempre repetimos que não se deve superestimar o que um pólo turístico tem de agradável, útil e belo, para ser “vendido” aos visitantes. Jamais se deve “vender” algodão por veludo. Isso, a que nos referimos, chama-se propaganda enganosa ou, em outra palavra, malandragem.
Na primeira vez, engana-se o turista, mas a persistência, nesse abuso, afasta-o, definitivamente, do pólo turístico receptor. Portanto, nada de querer dar uma de sabidão, quando se tratar de praticar o marketing do potencial turístico de determinada localidade.
Solicitamos aos que exploram, racionalmente, essa atividade econômica que sejam éticos, profissionais e transparentes em suas ações. Nada de amadorismo e, acima de tudo, jamais desrespeitar os consumidores (Ler, atentamente, o Código do Consumidor), para, inclusive não prejudicar os turistas.
Vale fazer a advertência, pois, ao entrar muito dinheiro na jogada, costuma-se, às vezes, esquecer-se da parte ética dos negócios, parecendo ser mais importante dar-se bem financeiramente e o consumidor-turista que se dane. Veja, amigo-leitor, que não estamos generalizando essa situação.
Aqui, registramos nosso reconhecimento aos dirigentes públicos (nas três esferas) e empresários do  Estado do Ceará que levam as atividades turísticas a sério, conscientes de que o Turismo ajuda na integração dos povos e na tão almejada Paz Social, sem falar na geração de emprego e renda.
E fica, ainda, um apelo aos governantes e empresários do ramo: continuem a explorar o Turismo, porém com profissionalismo, dignidade, sem denegrir a imagem do Ceará Turístico e muito menos poluir os recursos naturais(flora, fauna e mananciais), quando da execução de projetos de suporte ao setor. E, mais uma vez, a advertência: todos precisam colaborar para a sobrevivência do planeta Terra e dos seres que nele habitam.
Por último, outro alerta: nada de, em nome do progresso pelo progresso, tornar nosso “habitat” insuportável, destruindo tudo da natureza simplesmente com a ambição de querer ficar cada vez mais rico, não se importando com a sustentabilidade do desenvolvimento socioeconômico e cultural, seja lá de que região for.

Antonio José de Oliveira - Diretor da Abrajet-Ceará

FESTIVAL BRASILEIRO DA CERVEJA EM BLUMENAU


Várias cervejarias participarão do evento

Para mostrar o crescimento das cervejarias e divulgar o produto como um item gastronômico, a cidade de Blumenau, Santa Catarina, realiza a partir de ontem e até Amanhã, 19, o Festival Brasileiro da Cerveja,
Mais de 70 expositores participam do evento, entre cervejarias artesanais, cervejeiros caseiros e fornecedores para o mercado de cervejarias. Além disso, lá estão seis palestras nacionais e internacionais e seis restaurantes, com 12 atrações musicais em apresentação.
O presidente da Vila Germânica, Norberto Mette, explica que o Festival é mais uma das demonstrações de que a região merece o título de Capital Nacional da Cerveja”.
Hoje, Cilene Saorin, que leciona na Escuela Superior de Cerveza y Malta, falará sobre Sommeliers de cerveja pelo mundo e a harmonização com cerveja na gastronomia. O autor do livro Larousse da Cerveja, Ronaldo Morado, é o segundo palestrante da noite com o tema História da cerveja no Brasil.
ATRAÇÕES MUSICAIS - O cardápio musical do Festival Brasileiro de Cerveja tem 12 atrações,  que vão do rock'n'roll ao samba, passando pelo blues e pelo chorinho. Entre os destaques estão as bandas Os Chefes (rock'n'roll), Star Beetles (cover da banda britânica), Alegria do Choro (tradicional grupo de chorinho da região) e Adriano Grineberg (blues). Outra atração é o show nacional com os Demônios da Garoa, um dos mais tradicionais grupos de samba do Brasil. Há 67 anos em atividade, eles estão no Guiness Book como mais antigo grupo vocal em atividade no mundo.

FESTA GASTRONÔMICA NA PRAIA DO FORTE


Calapolvo, molho de aipim a sete ervas com muzzarela de búfala,
 camarão, lagosta e polvo um dos pratos já servidos no festival

Na Praia do Forte, na Bahia, haverá a 6ª edição do Festival de Gastronomia Tempero no Forte, que vai de  24 de novembro e 4 de dezembro. O evento, com previsão da ida de mais de 20 mil turistas, reunirá grande “chefs” brasileiros em 27 restaurantes, os quais apresentarão as suas melhores criações.
No período se desenvolverá também o III Festival de Arte e Cultura de Praia do Forte, com o objetivo de divulgar o trabalho de artistas plásticos, artesãos e fotógrafos da região e de Salvador.
Haverá oficinas sobre gastronomia para a comunidade, em parceria com o SENAC. O Espaço da Cachaça mostra o processo de fabricação, história e degustação da apreciada bebida nacional.

MAIS UMA EDIÇÃO DO XTERRA


Night Run chega a reunir 1500 participantes

Amanhã, sábado (19), a partir das 19h, o Beach Park será palco de outra atividade que estimula o bem-estar da população e visitantes com incentivo esportivo ao sediar mais uma edição do XTERRA. São provas de corrida, como a “Night Run” e a “Kids Mini Corrida”, que devem reunir até 1500 participantes, entre adultos e crianças, em várias trilhas de terrenos mistos que prometem diversão e adrenalina.
O Beach Park também aposta na qualidade de vida através de diversas atividades ligadas ao esporte, à sustentabilidade e à responsabilidade social, como a Corrida Beach Park, aulas gratuitas de método DeRose, e o projeto “Beach Park Solidário”, além de investir em projetos socioambientais como o “Praia Limpa”, “Bairro Limpo” e uso de energia solar, coleta seletiva e estação de tratamento de esgoto.

COMEÇOU ONTEM EM GRAMADO O FESTURIS


Homenageados na abertura do FESTURIS

Ás 20 horas de ontem, no Palácio dos Festivais, houve a solenidade de abertura do 23º Festival do Turismo de Gramado (Festuris), um dos maiores acontecimentos do turismo de evento do País. Após os discursos de Marta Rossi, do prefeito de Gramado, Nestor Tissot, da secretária de turismo do RS, Abigail Pereira e da secretária nacional de políticas publicas de turismo do Mintur, Isabel Mesquita de Oliveira, houve a entrega do Troféu Amigos do festivas a 11 personalidades que, de alguma forma, sempre prestigiaram o evento.
Hoje e amanhã serão realizados workshops no Festuris, com início dos trabalhos, às 9 horas, no Centro de Convenções do Serrano Resort, com 16 participantes, entre painelistas e moderadores. Também, às 15 horas, o seminário “Turismo de Negócios e Eventos – Cenário Atual e Tendências”, com o professor-doutor Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Embratur. Os workshops ocorrem na Sala de Workshops do Serra Park, a partir das 14h30.
A Festuris, com mais de 1,8 mil marcas e 360 stands, sendo 25 companhias aéreas, 60 operadores e 40 destinos internacionais.  Deve receber mais de 14 mil profissionais. No dia 19, as visitas serão das 14 às 19 horas.
Para se ter idéia da grandiosidade da Feira, acrescente-se que a Rodada de Negócios Sebrae está com mais de 30 inscritos,   envolverá segmentos específicos do mercado, em ter os quais tecnologia, turismo de pesca amadora, turismo religioso e enoturismo. Estão previstas 96 reuniões, nos dias 18 e 19, das 14 horas às 18h30.
Estão à frente do Festival de Gramado os diretores Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e Marcus Rossi.  Estão à frente do Festuris
Prosseguindo na campanha de promover o turismo do Ceará, estarão no Festival de Gramado representações da Setur e Setfor, com vasto material de divulgação dos nossos melhores destinos turísticos, inclusive apresentando o que será Fortaleza e o Estado como um todo, quando da realização das Copas das Confederações e do Mundo.  Acontecer
CONGRESSO- Local: Centro de Convenções do Serrano Resort - 18 de novembro
9 horas – Painéis“REORDENAÇÃO DO MERCADO, O FUTURO DA ECONOMIA TURÍSTICA MUNDIAL”, “POSICIONAMENTO - POTENCIALIZAÇÃO DE IMAGEM E REPOSICIONAMENTO DE MARCA”,  “RESPONSABILIDADE CIVIL NA ATIVIDADE TURÍSTICA”, “COMPETITIVIDADE E QUALIFICAÇÃO”, "UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 COMO FERRAMENTA DE COMPETIÇÃO NO MERCADO GLOBAL",  “TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES DO MERCADO”:
 “TURISMO DE LUXO”, .“TURISMO SAÚDE - CLUSTER - ALIANÇA ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO”,  “TECNOLOGIA - ESTRATÉGIAS DE SUCESSO APLICADAS AO TURISMO”,  “COMO LIDAR COM AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS”,  “REDES SOCIAIS”
 WORKSHOPS - Local: Serra Park – Sala de Workshops -14h30 - "USHUAIA, UM PARAÍSO NO SUL – AVENTURA E EMOÇÃO NO CONFIM DO PLANETA”, "AS MUITAS FACES DA EUROPA – SUÍÇA, GRÃ-BRETANHA, ALEMANHA, REPÚBLICA TCHECA E CROÁCIA”, - "EXTREMOS DO PLANETA - DO ÁRTICO À ANTÁRTICA",“MERCADO LGBT E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS”
19 de novembro - “APRESENTAÇÃO DA REDE DE AGÊNCIAS RECEPTIVAS DE PORTO ALEGRE”, - “LANÇAMENTO BENTO GONÇALVES 2012 – APRESENTAÇÃO DE NOVIDADES E PORTFÓLIO DE PRODUTOS TURÍSTICOS”, - "VISIT ORLANDO”, SUDARYOMO HARTOSUDARMO – Embaixador da Indonésia
SEMINÁRIO - Local: Serra Park – Mezanino- hoje, 18 às  15 horas – Turismo de Negócios e Eventos – Cenário Atual e Tendências - Professor Eduardo Sanovicz

MARANGUAPE COMPLETA 159 ANOS DE EMANCIPAÇÃO


Praça Capistrano de Abreu em Maranguape

Maranguape, de clima ameno e povo amável, é berço de filhos ilustres e artistas consagrados. Dona de um patrimônio histórico que identifica a memória de nosso estado e de belezas naturais que encantam a todos que por aqui vivem e aos que  passam para visitar ,  aventurar-se na serra e se deleitar com as águas dos Rios Gavião e Pirapora. Ao completar 159 anos de emancipação política, a Prefeitura festeja desde ontem, 17, e até o próximo dia 29, o sucesso da administração de George Lopes Valentim junto com o povo, com a Semana de Arte e Cultura, tendo a preservação do meio ambiente como ponto principal.
A programação começou ontem, as 6h, com uma  alvorada tocada pela banda de música municipal  e fanfarras nos distritos, continuando com a oficina de arte e contação de história,  repetindo  às  9h e 14h. O encerramento das Atividades Artísticas dos Cursos de Música e Entrega de Certificados acontece às 19h, no Teatro Municipa; l na sexta-feira, ás 8h,  Missa em Ação de Graça ao dia do   servidor público; das 18h as 22h, feira de artesanato com música ao vivo na sede da FITEC e, das 18 às 22h, 1º Night Bike, com saída e chegada em frente a FITEC . No sábado, 7h 30 min, corrida pela paz e IV Passeio ciclístico, VI Caminhada de Mulheres e as 19h, encontro de bandas de rock, no Teatro Municipal. No domingo, 8h, jogos femininos de futebol, no Estádio Moraisão, limpeza do leito do Rio Gavião no Planalto dos Cajueiros e, na segunda-feira, as 9h, entrega da premiação do concurso de redação cultural na Sociedade Artística; as19h,  recital da Banda de Música Municipal de Maranguape, Grupo de Flautas e Orquestra de Câmara, no Teatro Municipal e na sexta-feira,  de 18 às 21h, cinema na praça, no distrito de Itapebussú.
Amanhã,  das18h às 21h, cinema na praça, no distrito de Tanques,  e das 18h as 21h, do domingo, cinema na praça, na Serra do Lajedo. Dia 29/11, segunda-feira, 15h, abertura dos jogos estudantis, na Praça Capistrano de Abreu.

CRATEÚS É CIDADE CENTENÁRIA


Praça da Matriz e a Coluna da Hora

A data do centenário da cidade de Crateús, 15 de novembro, mobilizou os filhos da terra que,  com a Prefeitura, se envolveram e realizaram ações comemorativas à data. Uma das maiores manifestações foi o evento "Arte na Praça", que aconteceu todos os meses na Praça Gentil Cardoso, se estendendo por toda aquela área conhecida como "corredor cultural".
Além das apresentações artísticas, culturais e humorísticas, sempre enfocando um tema específico de destaque na cidade, a Secretaria de Cultura preparou uma homenagem para crateuenses que atuam em alguma área específica.. Receberam a comenda do centenário profissionais que trabalham na cidade e também alguns que residem em outros lugares.
A Rádio Vale do Rio Poty  levou ao ar, às segundas-feiras, um quadro de entrevistas dentro do “Programa Falando Francamente”, o de maior audiência da emissora. O jornalista Edmar Soares, um dos homenageados desta edição, residente em Brasília há mais de 20 anos, conduziu uma entrevista, destacando conterrâneos que moram na capital federal e que se tornaram personalidades. O quadro  repercutiu na cidade e região.
Foram entrevistados o escritor João Bosco Bezerra Bonfim; Ana Clévia Guerreiro Lima, que ocupa o cargo de coordenadora geral de regionalização no Ministério do Turismo; Fernando Mariano, funcionário no Tribunal de Contas da União; o ex-senador e deputado constituinte José Lins e a funcionária do Banco do Brasil, Socorro Sales, entre outros nomes

ENCONTRO REFLETE SOBRE CIDADE E TEATRO


As primeiras aulas do Curso Teatro “Conexões Contemporâneas” já começaram na Vila das Artes. O primeiro módulo, Cidade e Teatro, recebe o pesquisador André Carreira (foto), que é também curador do curso. Ontem, Carreira participou de encontro aberto ao público, às 14h, no auditório da Vila das Artes
O “Conexões Contemporâneas” é uma ação da  Escola Pública de Teatro da Vila das Artes. A proposta é estimular a reflexão e o exercício de teatro de grupo, além de provocar o intercâmbio de saberes entre pesquisadores e artistas locais e de outras cidades do Brasil e exterior. É dividido em 13 módulos mensais, com 20h cada. Além de André Carreira, participarão Marco Antônio Rodrigues (FUNARTE), Bya Braga (UFMG), Walter Lima (UFPR), Chico Pelúcio (Galpão Cine Horto), Ana Bulhões (UNIRIO), José Tonezzi (UFPB), Óscar Cornago (Espanha), Guilhermo Cacace (Argentina), entre outros. A cada módulo, haverá uma bate papo aberto ao público com o professor convidado.

MINAS TURISMO GERAIS

                                      jornalista Sérgio Moreira      sergmoreira@ig.com.br
Viagem no tempo - A tradição da Maria Fumaça e todo o complexo ferroviário de Tiradentes/São João del Rei são motivo da visita de milhares de turistas todo ano . A velha locomotiva faz parte do patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais. Inaugurada em 1881, por D. Pedro II, a Maria Fumaça é a única locomotiva a vapor em atividade no mundo que ainda roda em bitola de 76 cm. Ela realiza o percurso de 12 km entre São João del Rei e Tiradentes, passando pelas estações que preservam a arquitetura do século XIX e ajudam a resgatar o contexto histórico da viagem. A Ferrovia Centro Atlântica - FCA assumiu em setembro de 2001, a operação deste complexo ferroviário com o objetivo de manter vivo este símbolo da memória ferroviária.
EFESTIVAL GASTRONÔMICO -  O Belo Horizonte Othon Palace traz o Chef Jean Yves Poirey para o Festival Gastronômico - Wine Dinner, que será realizado no Restaurante Varandão, entre os dias 24 e 26 de novembro. O evento acontece entre 19h às 23h e é integrado por jantares harmonizados com vinhos franceses. O Varandão fica no 25º andar do Belo Horizonte Othon Palace e oferece uma das vistas panorâmicas mais privilegiadas da cidade
   Circuito Cultural  A  parceria com instituições privadas possibilitou a transformação dos prédios públicos da capital mineira em centros de cultura.   A transformação da Praça da Liberdade em um grande conjunto cultural, formado por 13 espaços, entre museus históricos, artísticos e temáticos, bibliotecas e centros para oficinas, cursos e ateliês.  Todos dentro de um novo conceito de museus construídos pelo Governo de Minas em parceria com empresas. Museus interativos, voltados à população, especialmente para a população escolar, aos  estudantes. Já estão em funcionamento o Espaço TIM UFMG do Conhecimento, o Museu das Minas e do Metal e o Memorial Minas Gerais- Vale.. Em 2012 deve ser inaugurado o Centro Cultural Banco do Brasil e até 2014 todo o conjunto deve estar pronto, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade se transformará no maior complexo cultural do Brasil.
6º ENCONTRO DA HOTELARIA MINEIRA-  Em comemoração ao Dia Nacional do Hoteleiro, 9 de novembro, Marcos Valério Rocha, promoverá o 6º Encontro da Hotelaria Mineira, principal evento gastronômico da hotelaria do Estado.  O evento reunirá os chefs de cozinha dos principais hotéis da capital e do interior de MG e está acontecendo ontem e hoje 18 de novembro, no Imperador Eventos. O auge do 6º Encontro será hoje, a partir das 19 horas, em noite só para convidados, na qual 11 chefs de restaurantes de hotéis servirão suas especialidades em forma de menu degustação.
O governador Antônio Anastasia em conversa com o jornalista Sérgio Moreira durante a posse do CEPPO-Centro de Cronistas Políticos e Parlamentares de Minas Gerais na Assembleia Legislativa
Apoio do turismo - O evento tem como objetivo divulgar e resgatar o glamour de se freqüentar os restaurantes dos hotéis, que possuem ambientes qualificados, excelente gastronomia e preços acessíveis. O 6º Encontro da Hotelaria Mineira é realizado pela Mensagem e Imagem Consultoria e Eventos, e tem o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/MG), do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de BH e Região Metropolitana (SINDHORB), da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), da Empresa Municipal de Turismo de BH (Belotur), e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

ROTA DO SOL SEMANAL 18/11/2011 - ISSU

<div><object classid="clsid:D27CDB6E-AE6D-11cf-96B8-444553540000" style="width:420px;height:297px" id="2e913970-041e-3ef2-4667-5d232074a9f1" ><param name="movie" value="http://static.issuu.com/webembed/viewers/style1/v2/IssuuReader.swf?mode=mini&amp;backgroundColor=%23222222&amp;documentId=111118122742-6154143ec3a8400382c3c5e3cecb29e0" /><param name="allowfullscreen" value="true"/><param name="menu" value="false"/><param name="wmode" value="transparent"/><embed src="http://static.issuu.com/webembed/viewers/style1/v2/IssuuReader.swf" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" menu="false" wmode="transparent" style="width:420px;height:297px" flashvars="mode=mini&amp;backgroundColor=%23222222&amp;documentId=111118122742-6154143ec3a8400382c3c5e3cecb29e0" /></object><div style="width:420px;text-align:left;"><a href="http://issuu.com/jcaraujo/docs/rsn_20111118?mode=window&amp;backgroundColor=%23222222" target="_blank">Open publication</a> - Free <a href="http://issuu.com" target="_blank">publishing</a> - <a href="http://issuu.com/search?q=brasil" target="_blank">More brasil</a></div></div>