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sexta-feira, 23 de setembro de 2016

CALEIDOSCÓPIO - INVESTIMENTO EM TURISMO, RETORNO CERTO

INVESTIMENTO EM TURISMO, RETORNO CERTO
Já são passados 36 anos desde que a Organização Mundial do Turismo, na sua terceira conferência, na Espanha – Torremolinos, instituiu o Dia Mundial do Turismo. Era o reconhecimento oficial de tão significativo segmento do  setor terciário da economia..  Mais do que “deslocamento de pessoas para lugares diferentes em um período inferior a um ano e que não esteja vinculado à realização de trabalho ou alguma atividade econômica”, turismo é uma forma escapatória de as pessoas aliviarem as tensões do dia a dia, alargar conhecimentos e, sobretudo, se confraternizarem com gente diferente, povos diferentes. Além de terapia saudável e enriquecedora, a atividade representa fonte segura de arrecadação para a iniciativa privada e os cofres públicos, contribuindo direta e indiretamente no aumento de empregos e crescimento das cidades. Portanto, é grande colaborador na obtenção de recursos que poderão suprir as necessidades do setor e ainda auxilia no cumprimento das obrigações básicas de qualquer país, estado ou município: saúde, educação  e segurança. Infelizmente, muitas autoridades e pessoas tidas como bem formadas intelectualmente, certamente com antolhos, são contra investimentos em turismo. Motivadas não sei por que, acham que isto é jogar dinheiro fora quando há outras prioridades. Não veem ou não querem enxergar que turistas deixam dinheiro onde há atrativos, cidades limpas, ruas, avenidas e estradas que atendam a mobilidade de pessoas e veículos, para o ir e vir, categorizados hotéis e restaurantes, afora outros tantos serviços de qualidade. Completando o quadro, equipamentos turísticos são aliados no desenvolvimento das cidades. Lógico que para se ter isto, que agrada os turistas e principalmente quem mora na terra, necessária é a intervenção do poder público.  Os  empresários têm procurado fazer sua parte. Mas o poder público ainda não age com desenvoltura, muitas vezes levados por palpites inconsistentes. Quando contraria os pessimistas e executa obras para otimização do turismo, verifica que agiu certo.  No Ceará, estão aí, visíveis, os exemplos.  Seria possível Fortaleza receber grandes eventos, convenções e shows se não houvesse o Centro de Eventos? Onde estaria havendo o Congresso Brasileiro de Cardiologia, com os seus cerca de nove mil participantes procurando atualizar-se na profissão mais ainda e, por outra via, deixando dinheiro grosso na cidade?  Não seria mais difícil mostrar para o mundo o nosso litoral se as CE 085 e CE040 não estivessem adequadamente pavimentadas? Assim, é preciso quebrar barreiras, uma vez que dinheiro bem investido no turismo não é dinheiro jogado fora. Agrada os da terra e chama gente de fora para apreciar o que temos de melhor em cultura e lazer e cria oportunidade para expansão de emprego em muitas áreas. Ah! se tivéssemos o Acquariu como foi planejado. Ah!.se o nosso terminal marítimo estivesse totalmente pronto para receber grandes cruzeiros marítimos.

71° CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA - PRESENÇA DE 29 PALESTRANTES INTERNACIONAIS NO CEC

Desde hoje e até domingo próximo, o Centro de Eventos do Ceará é a sede do 71º Congresso Brasileiro de Cardiologia, um dos mais importantes encontros da especialidade das Américas. A grandiosidade do evento revela-se na participação de cerca de nove mil médicos especialistas em coração. Conta com 29 convidados internacionais este ano: 15 dos Estados Unidos, 9 da Europa, 3 da América do Sul e 2 do Oriente Médio. Serão 16 Simpósios Internacionais e cerca de 50 temas debatidos no total, ao longo dos três dias de evento.
PRESENÇAS ILUSRES - Estão presentes grandes nomes da cardiologia mundial como Gerhard Hindricks, da Alemanha; Michel Komajda, da França; o ex-presidente da European Society of Cardiology, Roberto Ferrari, da Itália e Francesco Cosentino, atual conselheiro da European Society of Cardiology, da Suécia. Portugal está representado pelo atual presidente da European Society of Cardiology, Fausto Pinto; Maria João Vidigal Ferreira; o Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Miguel Mendes; Nuno Bettencourt e Maria Cristina Gamboa. Acrescente-se: os argentinos Alberto J. Lorenzatti e Felipe Martinez, Presidente passado da Federação Argentina de Cardiologia;  os colombianos Gustavo Restrepo Molina, presidente futuro da Sociedade InterAmericana de Cardiologia (SIAC) e presidente passado da Sociedade Colombiana de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular; dee Omã virão Khalid Al Rasadi e Khalid Al-Waili; dos EUA, especialistas Kathryn Taubert, vice presidente de Estratégias Globais da American Heart Association (AHA); Peter Libby; Samuel S. Gidding; Paul K. Whelton; Jennifer G. Robinson; Frederick A. Masoudi, presidente da ACC National Cardiovascular Data Registries (NCDR); Jeptha P. Curtis; Christopher Granger; Joao A. C. Lima; C. Michael Valentine, vice presidente do American College of Cardiology (ACC); Steven R. Houser, presidente eleito da AHA; Jonathan C. Cohen; Dipti Itchhaporia; Renato Delascio Lopes e Sidney Smith.
A vasta e intensa programação, durante e no eu termo, além de incluir palestras, mesas-redonda e debates, proporcionará vários momentos sociais e de lazer

TURISMO DOMÉSTICO: MAIS DIVULGAÇÃO

Antonio José de Oliveira
Viajar pelo Brasil – se observarmos as estatísticas dos fluxos de turistas – parece-nos uma opção secundária. Na verdade, o turismo doméstico (brasileiros viajando pelo próprio país) merece mais atenção das autoridades governamentais, havendo, é claro, exceções. 
É bom lembrarmo-nos de que conhecer as belezas naturais e artificiais, existentes nas serras, nos sertões e no litoral do Brasil é sempre um sonho almejado por muitos brasileiros. Não nos referimos aos de baixo poder aquisitivo, pois não têm condições de custear viagens de lazer ou de negócios, mesmo em módicas prestações mensais.
Não é preciso ser “expert” em Turismo, para se chegar à conclusão de que viajar ao exterior é mais vantajoso financeira (mesmo com a desvalorização do Real) e culturalmente. E tem mais: há mais facilidades, no pagamento dos pacotes turísticos, mediante os parcelamentos dos débitos. 
Afinal, conhecer países da Europa, dos Estados Unidos da América do Norte, Asiáticos seduzem mais, na opinião de muitas pessoas, do que visitar os atrativos turísticos por esse Brasil afora. É como afirma o dito popular: “Prata de casa não tem valor.”
A prova da assertiva, supracitada, constata-se, na prática, quando a maioria das operadoras e agências de viagens brasileiras trabalha, para vender pacotes turísticos, cujos destinos são países estrangeiros. O denominado turismo exportativo é, ainda, o grande filão econômico das operadoras e agências de viagens, em detrimento do turismo doméstico, apesar da desvalorização da moeda Real, frente à moeda americana, o dólar, vendido ou comprado acima de R$ 3,00.
Nós, que nos preocupamos com poucos incentivos, nos moldes dos dispensados às viagens internacionais, ficamos entristecidos e não entendemos o porquê desse desinteresse em se incentivar mais o Turismo Doméstico no Brasil. Há esforços (seríamos injustos, caso os ignorássemos), porém são pequenos, inclusive na captação de turistas estrangeiros, chegando ao absurdo de o Brasil ser superado, na quantidade de visitantes, pelo Uruguai e Paraguai.
Muitos fatores contribuem para a não-expansão do Turismo Doméstico. Vejamos alguns deles: crise política e econômica, preços de diárias e passagens aéreas elevadas; orçamento da população diminuto, alto índice inflacionário; a pouca elasticidade, nos parcelamentos das obrigações, com a compra das viagens turísticas etc. 
Acrescentemos, também, a escassez de recursos financeiros para grandes campanhas publicitárias e um marketing agressivo, em todos os Estados brasileiros, que incentivem as classes de poder aquisitivo a visitar e a conhecer as maravilhas naturais e artificiais desse imenso país, chamado Brasil. É bom saber que ninguém ama o que dele é desconhecido.
Por último, um lembrete: incentivar o Turismo Doméstico é excelente negócio para todos. Vamos, caríssimos governantes, das esferas Federal, Estadual e Municipal, e empresários, acelerar o processo de desenvolvimento sustentável do Turismo Brasileiro. O Brasil é detentor de enorme potencial turístico, inclusive reconhecido pela Organização Mundial de Turismo – a OMT. Mãos à obra, gente! Os milhões, investidos na infraestrutura e na promoção dos nossos atrativos, são migalhas, se comparados aos aplicados por outros países nesse segmento econômico.
Antonio José de Oliveira
Presidente da Abrajet-Ceará

FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO

Carlos Casaes
Nos idos de 1988, duas jovens gaúchas, que ja vinham acumulando ações as mais positivas, uniram-se com o objetivo de intervir no setor de organização de eventos. O surpreendente foi que não atuavam nos mais destacados centros sociais do país. A genialidade manifestava-se na distante Gramado, na Serra Gaúcha - Rio Grande do Sul. Embora ali, mas ja sensibilizadas com o espetacular potencial da região, perceberam que um enorme vazio lhes possibilitava espaço fantástico para construir imensas estruturas.
Ainda nos seus verdes 36 anos, mas ja acumulando experiências admiraveis, Marta Rossi aliou-se a outra jovem, que também conduzia bagagem consistente, para gerar a promissora empresa "Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos". A iniciativa buscava ocupar vazio que o mercado ainda não preenchera, embora suas tamanhas possibilidades. A data do surgimento da nova empresa seria, por todas as razões, sobremaneira irônica: 1° de abril. Foi a grande verdade manifestada, no entanto, na bela cidade das hortênsias.
Direcionadas a ocupar o absoluto vazio no setor, valiam-se de um outro emprendimento destinado ao mesmo objetivo: o Centro de Convenções do Hotel Serrano, para cuja instalação, Marta exerceu infuência definitiva. Por sinal, fora o primeiro equipamento naquela especialização em todo o Rio Grande do Sul. Era a vocação pioneira de Gramado e de suas legítimas "sonhadoras". 
Aquela quadra, as ações conduzidas para o desenvolvimento do turismo, atividade que ja vislumbrava significativa presença na economia nacional, ainda não haviam sensibilizado o mercado daquele Estado. Mas, o germem das grandes iniciativas ja estava inoculado em ambas desbravadoras de surpresas. Foi nessa direção que imaginaram criar um pequeno "salão" que oportunizasse a agentes de viagens e operadores desenvolver suas atividades comerciais, através da exposição dos seus produtos.
Gramado foi a bandeira que empunharam - com muita inteligência - para conquistar as atenções do mercado. 
Pouco a pouco, pequenas empresas foram sensibilizadas, seguidas pelas médias e até atrair definitivamente as grandes e expressivas representantes da iniciativa privada do setor. Tanto quanto - o que foi deveras marcante - as instituições oficiais das demais unidades da Federação. Era a reconhecida universialização do evento.
Afirmava-se, alí, o Festival de Turismo de Gramado. Na sua modéstia inicial, a iniciativa vinha carregada de coragem e de impetuosidade, tanto quanto da certeza  do direcionamento correto. Ambiciosas, não reconheceram limites que lhes constituissem em obstáculos ao crescimento do ideal ja materializado. Também aos poucos, as conquistas rasgaram fronteiras e caminharam com destino aos mercados internacionais, uma vez que o Brasil ja se havia curvado a verdade do sucesso. 
A américa Latina foi o alvo inicial nessa investida, consubstanciada no Mercosul, seguido da América Central e logo a América do Norte. Nem mesmo o "além mar" constituiu-se em obstáculo a sua ousadia: Europa a seguir até alcançar o Oriente Médio. A avaliar a participação profissional e empresarial, os 14 mil inscritos no último Festival são o apanágio do quanto Marta e Silvia empunharam a bandeira definitivamente correta.
Levando-se em consideração de que o grande e mais antigo evento do turismo brasileiro é promovido por uma poderosa entidade de classe, não constituirá nenhuma demasia afirmar-se que o Festival de Turismo de Gramado é o maior acontecimento comercial do turismo brasileiro, gerado e realizado por uma empresa privada.  
Se a idéia primeira constrangia o espaço ao desenvolvimento da atividade regional, a coragem e a ousadia transpuseram todas as limitações e conquistaram o universo. Hoje, o turismo tem o seu foco na comercialização dos mais diversos produtos nacionais e internacionais, desde o Sul ao Norte e a partir do Leste até alcançar o Oeste dos limites terrenos.
Conquanto o turismo seja o objetivo central, não foram esquecidos os interesses regionais. E Gramado, que lhes inspirara a iniciativa, também ganhou outros acontecimentos voltados para o desenvovimento local. Assim aconteceu com duas seguintes realizações, como o Chocofest e o Acorde Musical., tanto quanto inúmeros congressos, seminários, feiras, inaugurações e lançamento de produtos.
No momento em que tanto se fala em empreendedorismo, como suporte para direcionar o desenvolvimento do país, Marta Rossi e Silvia Zorzanello ja se investiram dessa qualificação muito antes da sua afirmação no mercado de negócios. Nessa ja longa caminhada, Marta, que empunha a bandeira que dividiu com Silvia durante tantos anos, valeu-se de uma estratégia que lhe serviu de grande suporte para espalhar idéias e propósitos. Chamou a si a solidariedade dos meios de comunicação, através dos seus profissionais que não regatearam apoio incondicional e se transformaram em valiosos aliados a contribuir para a expansão dos limites. Hoje, Marta e sua competente troupe não renunciam a essa parceria da imprensa especializada que tem as suas vistas inteiramente direcionadas para Gramado nos dias em que a cidade se robustece com a presença da comunidade turística nacional e internacional.
Aos 28 anos de pleno sucesso, o Festival de Turismo de Gramado é reconhecido e festejado nacional e internacionalmente como um vetor dos mais importantes ao desenvolvimento dessa atividade responsavel pela geração de negócios, emprego e renda. Diz-nos Marta que o segredo do crescimento sólido e ordenado é saber escutar e implementar as demandas e sugestões viaveis da equipe, dos clientes e dos parceiros.
Por sinal, uma marca da Rossi&Zorzanello é o investimento que faz na sua equipe profissional. Num ambiente de trabalho perfeitamente ajustado as condições de conforto profissional, não se descura de promover as condições ideais para a perfeita qualificação dos seus colaboradores. Cursos os mais diversos e até viagens de campo são proporcionados a equipe. Na mesma dimensão, prioriza suas demandas de forma racional e objetiva.
Mas idêntica atenção é voltada para os clientes, potenciais municiadores de sugestões.
Marta Rossi, hoje a grande lider desse aglomerado de competentes realizadores, tem um histórico apreciavel: entre 1977 e 1979 juntou-se a outras três colegas da Faculdade de Comunicação para criar e executar "houseorgans" em empresas e entidades do Vale dos Sinos - RS; depois do que assumiu o Departamento de Relações Públicas da Indústria de Calçados Ortopé, como também a Gerência do Jornal de Gramado, contribuindo para a implantação desse valioso veículo de comunicação; em 1980, assumiu a Gerência de Relações Públicas do Hotel Serra Azul, quando ja se fez reconhecida pela sua capacidade de inovar no conceito de hotel em relação ao cliente, com a implantação de um dos primeiros cartões de crédito da hotelaria, privilegiando a fidelização dos clientes com que o hotel iniciou a sua investida no turismo de negócios; ja em 1983, assumiu a Gerência de Marketing do Hotel Serrano, quando estruturou a sua área de lazer, de comercialização e de negócios, o que resultou no lançamento de diferentes pacotes turísticos como promoção da baixa temporada; foi quando teve atuação direta na criação do primeiro centro de convenções do Rio Grande do Sul, junto ao Hotel Serrano.
É assim que são forjados os "monstros" da criatividade. No turismo brasileiro, Marta Rossi, sem dúvidas, é um dos seus "monstros sagrados".
Jornalista Carlos Casaes – Da Abrajet/BA

CASA BRASIL - RECORDE DE PÚBLICO NO GRANDE CENTRO DE PROMOÇÃO

Após 45 dias, a Casa Brasil fechou suas portas no último domingo (18). O espaço de promoção do país no período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos recebeu nesse período 558,2 mil pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo. Nos dois galpões montados no Boulevard Olímpico, as pessoas puderam conhecer um pouco mais da cultura e diversidade do país.
O último dia de funcionamento da Casa Brasil foi marcado pela quebra de mais um recorde de público: 31.833 visitantes.  No domingo anterior (11), o espaço já havia registado a impressionante marca de 26,5 mil pessoas. Os números superaram as expectativas dos organizadores da Casa, que apostavam em uma média de 10 mil visitantes por dia durante a semana e de 15 mil aos finais de semana e feriados durante as competições.
E o que não faltou foi opção para entreter um público tão diversificado. Pelos corredores, crianças, jovens, adultos e idosos se encantaram com o Brasil colorido e plural capaz de impressionar pelos belos cenários naturais e contagiar pela diversidade de ritmos e sabores que variam de acordo com a região. Entre as exposições realizadas estavam o São João do Brasil - para apresentar a beleza de uma das mais importantes festas do país - e a exposição Um Tour pelo Brasil, apresentada pelos Correios, com o apoio do MTur, onde o visitante pôde selecionar, através de uma mesa interativa, o estado que desejava conhecer e assistir ao vídeo da passagem da Tocha Olímpica pela região.
 PESQUISA - De acordo com o levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, 99% dos visitantes avaliaram o espaço como ótimo ou bom. O tempo médio de permanência no local foi entre uma e três horas para 68,3% do público. O estudo também revelou que entre os visitantes da Casa Brasil, 78% eram moradores do Rio de Janeiro, 20% turistas de outros estados brasileiros, e 2% de outros países, com destaque para a Espanha, Argentina, Estados Unidos, Bolívia e França. Na avaliação de 49% dos visitantes, a Casa Brasil foi o melhor espaço de exposições entre as casas temáticas abertas ao público no período. (Com o MTUR)

INAUGURAÇÃO DO MAAT - NOVA PROPOSTA CULTURAL PARA A CIDADE DE LISBOA

Projeto inovador de um novo edifício, desenhado pelo atelier de arquitetura Amanda Levete Architects, e a Central Tejo, é um dos exemplos nacionais de arquitetura industrial da primeira metade do século XX e um dos polos museológicos mais visitados de Portugal. O museu está localizado na zona ribeirinha de Belém, em Lisboa. O edifício irá criar espaços de exposição sob uma cobertura ondulante, concebida para oferecer um novo espaço público acima das galerias. O projeto vai renovar o acesso ao rio Tejo a partir da cidade e consolidar a regeneração urbana global do bairro.
 “O museu terá sete vezes mais espaço exterior do que interior. Será um hub para atrair pessoas que vêm usufruir de arte, arquitetura, mas também da relação com Lisboa e o rio, de forma única', acrescentar António Mexia – CEO do Grupo EDP.
 O MAAT traduz a ambição de apresentar exposições nacionais e internacionais com a contribuição de artistas, arquitetos e pensadores contemporâneos. A programação, que refletirá grandes temas e tendências atuais, apresentará ainda diversos olhares curatoriais sobre a Coleção de Arte da Fundação EDP.
O novo edifício do museu será inaugurado no dia 3 de outubro e abre ao público no dia 5, com uma programação de doze horas, repleto de espetáculos, performances, concertos e atividades educativas. Também apresenta ao público três novas exposições: Pynchon Park, uma obra de grandes dimensões criada pela artista francesa Dominique Gonzalez-Foerster especificamente para a sala principal do novo edifício; The World of Charles and Ray Eames, que aborda a vida e a obra de uma das duplas de arquitetos mais influentes do século XX; e A Forma da Forma, uma das exposições centrais da 4.ª Trienal de Arquitetura de Lisboa.
Com o MAAT, a Fundação EDP oferece um novo impulso cultural e paisagístico à cidade de Lisboa. A diversidade de programas e de espaços tornam o museu um importante ponto no roteiro cultural da cidade. Uma proposta pensada para todos os públicos e para todas as idades.

PARA EVITAR MAUS TRATOS - SANTUÁRIO DE ELEFANTES NA CHAPADA DOS GUIMARÃES

A história de décadas de maus-tratos de Maia e Guida, duas elefantas da espécie asiática, terá um desfecho diferente a partir de outubro. Elas serão as primeiras moradoras do Santuário de Elefantes Brasil, uma instituição inédita no país, localizada na Chapada dos Guimarães, a 65 quilômetros da capital de Mato Grosso. A fazenda, que abrigará os animais tem 1,1 mil hectares e foi adquirida por meio de doações de organizações internacionais especificamente para abrigar elefantes.
As duas elefantas foram confiscadas de um circo na Bahia e vivem, há seis anos, em Paraguaçu, cidade ao sul de Minas Gerais. Com idades avaliadas de forma aproximada, Maia, 44 anos, e Guida, 42 anos, serão cuidadas por veterinários e especialistas do primeiro santuário de elefantes da América Latina. O espaço vai receber animais da espécie resgatados em situação de risco e oferecerá os cuidados necessários para que possam se recuperar física e emocionalmente do período de cativeiro.
De acordo com a presidente do Santuário e uma das idealizadoras do projeto, Júnia Machado, o espaço terá estrutura para receber até 50 elefantes provenientes de toda a América do Sul. Inicialmente, a estrutura abrigará até seis elefantes. O custo mensal é estimado em até R$ 20 mil, nesta primeira fase. Todos os gastos do santuário são mantidos por doações e organizações não governamentais internacionais.
A iniciativa aguarda a liberação do licenciamento ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso para começar a funcionar. De acordo com o órgão, o projeto já obteve as autorizações e as licenças prévia e de instalação. Nas próximas semanas devem ser liberadas a autorização de uso e manejo e a licença de operação.
ATIVIDADES - O Santuário não será aberto para visitação pública, mas surge como mais do que um espaço de reabilitação dos elefantes. Segundo Júnia Machado, a instituição terá, futuramente, um centro de visitantes na cidade, com dados sobre aspectos biológicos, físicos e comportamentais dos elefantes. Além de fornecer informações para pesquisas e estudos, ocorrerão palestras e acesso à imagens das câmeras, que transmitirão ao vivo, das áreas internas do santuário. Essas imagens estarão também disponíveis na internet.
O formato do santuário é inspirado em um exemplo criado há 20 anos, no Tennesse, nos Estados Unidos. O cofundador do The Elephant Sanctuary ins Tennesse, Scott Blais, é também um dos administradores e idealizadores do santuário brasileiro. O Santuário de Elefantes Brasil é um projeto conduzido pelo Global Sanctuary for Elephants (GSF) e pela ElephantVoices, organizações internacionais dirigidas por especialistas em elefantes. ( Com EBC)

EM FLORIANÓPOLIS: IX FÓRUM DE TURISMO DE NEGÓCIOS

Visando o  trade do turismo nacional e  internacional, também empresários ligados direta ou indiretamente ao segmento e estudantes , com palestras e mesas de negócios,  realiza-se domingo e segunda-feira próxima,26, em Florianópolis, Santa Catarina,  o IX Fórum de Turismo de Negócios
A programação do FTN visa sobretudo promover e divulgar as atrações turísticas do Brasil,  apesentando um destino top para turismo de aventura, natureza e lazer, como exemplo as cidades de Uberlândia, Blumenau e Joinville, 
O evento no período matutino de 09h00min a 12h00m, na sala Ritz II,  oferece palestras de capacitação e debates, ministradas por especialistas do setor de turismo. 
No período vespertino de 14h30min as 18h00, na Sala Ritz I,  ocorrerá uma feira com exposição de produtos, tendências e oportunidades de negócios para o trade. 
Paralelamente haverá o Iº Encontro Internacional de Empresários de Mídia, Marketing e Publicidade e o FIACULT, com a exibição de filmes que tem como mote,  Cultura e Turismo.

PRODIGY HOTEL GRAMADO - NA SERRA GAÚCHA O 20º GJP HOTEL NO BRASIL

A GJP Hotels & Resorts dá um novo passo no processo de expansão da marca em todo o Brasil a partir da inauguração de seu 20º hotel, o Prodigy Hotel Gramado, estrategicamente localizado no Centro da cidade mais charmosa da Serra Gaúcha, a encantadora Gramado (RS). 
O empreendimento, concebido em parceria com a empreendedora Colina S/A, está em funcionamento desde o dia 1º de setembro em soft opening e mesmo com menos de 30 dias de abertura, a unidade já alcança excelentes índices de ocupação. 
“Gramado é a única cidade brasileira onde não existe baixa temporada, já estamos com 70% de ocupação neste mês de setembro e ultrapassamos em 18% a meta do período, ou seja, só temos motivos para comemorar”, ressalta o presidente da GJP, Guilherme Paulus. 
Com 156 apartamentos, o Prodigy Hotel Gramado, bandeira quatro estrelas da rede, se junta aos outros três empreendimentos da rede já existentes na cidade, sendo eles o Wish Serrano Resort & Convention, o Prodigy Hotel Alpenhaus e o Hotel Saint Andrews, totalizando agora quase 600 leitos no município gaúcho. 
Um dos grandes diferenciais deste novo empreendimento é a sustentabilidade, já que o hotel carrega características de alto aproveitamento de luz natural e 100% de lâmpadas são de LED. Os apartamentos do Prodigy Hotel Gramado também foram projetados com vidros duplos para garantir a privacidade dos hóspedes, assim como as calçadas em frente ao hotel, construídas com indicações para deficientes visuais.
O Prodigy Hotel Gramado fica na Rua João Petri, 444, no Centro de Gramado (RS), a poucos metros da avenida principal da cidade, a Borges de Medeiros.  Mais informações sobre o hotel em www.prodigyhotelgramado.com.br. 

FESTURIS NEWS 23/09/2016


Marta Rossi
Projeto “ELA POR ELA” do Wish Serrano traz?Marta Rossi como convidada especial - Empresária de sucesso mostrará aos convidados o lado mãe, avó e também os destaques na carreira que fizeram dela uma das principais empreendedoras do setor de turismo no Brasil
Mais uma temporada de fortes emoções, troca de experiências e características marcantes da carreira e da vida pessoal de grandes personalidades da Serra Gaúcha. Essa é a proposta principal da segunda edição do projeto “Ela por Ela”, que tem como convidada a empresária gramadense Marta Rossi.
O evento acontece no próximo dia 24 de setembro, sábado, a partir das 11h30, no restaurante Forneria di Como, localizado no Wish Serrano, resort cinco estrelas da rede GJP Hotels & Resorts em Gramado (RS). Dedicado exclusivamente ao universo feminino, o projeto é restrito a 40 convidadas especiais.
Em formato de brunch, o encontro intimista trará ao público grandes surpresas e histórias surpreendentes da empresária Marta Rossi, uma das principais empreendedoras do país no setor de turismo. Líder em projetos que levam o nome de Gramado pelo Brasil e pelo mundo, como o Festuris (Festival de Turismo de Gramado) e o Chocofest (tradicional festival de chocolates), Marta Rossi não para de se reiventar.
Nascida em Gramado em 1956 e filha de empreendedores, começou desde cedo a trabalhar na cidade natal. Aos 17 anos já atuava na prefeitura de Gramado desenvolvendo projetos que integravam, à época, os diferentes grupos culturais da cidade. Passou por diversos setores do mercado e até mesmo no Wish Serrano (antigo Serrano Resort), onde trabalhou como gerente de marketing em 1983.
Ao lado da grande amiga Silvia Zorzanello, fundou a Marta Rossi & Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos, responsável por um dos maiores eventos de negócios do turismo da América Latina, o Festival de Turismo de Gramado. E é na empresa que Marta também conta com a companhia e dedicação do filho e sócio, Marcus Vinicius Rossi, que deu a ela a neta Helena, de apenas dois anos, a alegria da família.
“A família é nosso bem maior, é o fator motivador para enfrentar uma extensa agenda de viagens e compromissos profissionais. Essa paixão de mãe, e agora de avó, me impulsiona diariamente, é que me faz ainda mais dedicada ao meu trabalho”, reitera a empresária.08 de setembro de 2016

CANIDATO A PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE - CAIS DO VALONGO FOI TESTEMUNHA DO TRÁFICO DE ESCRAVOS

Porta de entrada no Brasil de milhões de africanos escravizados, o Cais do Valongo, no Rio de Janeiro (RJ), teve sua candidatura a Patrimônio da Humanidade aceita pelo Centro de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O dossiê da candidatura, elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan) e pela Prefeitura do Rio de Janeiro, foi aceito e está em estudo desde março deste ano. O material servirá como base para o trabalho da equipe do representante da Unesco, o arquiteto e arqueólogo argentino Daniel Schávelzon, que visitará a região portuária e o Cais do Valongo. 
HISTÓRIA E CULTURA - O Brasil recebeu cerca de quatro milhões de escravos nos mais de três séculos de duração do regime escravagista, 40% de todos os africanos que chegaram vivos nas Américas, entre os séculos XVI e XIX. Destes, aproximadamente 60% entraram pelo Rio de Janeiro, sendo que aproximadamente 1 milhão pelo Cais do Valongo.
O objetivo era retirar da rua Direita, atual Primeiro de Março, o desembarque e o comércio de africanos escravizados. Após a chegada, eles eram destinados às plantações de café, fumo e açúcar do interior e de outras regiões do Brasil. A vinda da família real portuguesa para o Brasil e a intensificação da cafeicultura ampliaram consideravelmente o tráfico escravagista.
Em 1811, com o incremento do tráfico e o fluxo de outras mercadorias, foram feitas obras de infraestrutura, incluindo o calçamento de pedra de um trecho da Praia do Valongo, que constitui o Sítio Arqueológico do Cais do Valongo. 
O local foi desativado como porto de desembarque de escravos em 1831, quando o tráfico transatlântico foi proibido por pressão da Inglaterra – norma solenemente ignorada, que recebeu a denominação irônica de lei para inglês ver. Doze anos depois, em 1843, o Cais do Valongo foi reformado para receber a princesa das Duas Sicílias e de Bourbon-Anjou, Teresa Cristina, esposa do imperador Dom Pedro II, recebendo o nome de Cais da Imperatriz.
Com a assinatura da Lei Eusébio de Queirós, em 1850, pôs-se fim oficialmente ao tráfico para o Brasil, embora a última remessa conhecida date de 1872 e a escravidão tenha persistido até a Abolição, em 1888.
Em 1911, com as reformas urbanísticas da cidade, o Cais da Imperatriz foi aterrado. No entanto, durante as obras do Porto Maravilha, com as escavações realizadas no local, em 2011, foram encontrados milhares de objetos, como parte de calçados, botões feitos com ossos, colares, amuletos, anéis e pulseiras em piaçava de extrema delicadeza, jogos de búzios e outras peças usadas em rituais religiosos. 
PRESERVAÇÃO - Em 2012, a prefeitura do Rio de janeiro acatou a sugestão das Organizações dos Movimentos Negros e, em julho do mesmo ano, transformou o espaço em monumento preservado e aberto à visitação pública.
O Cais do Valongo passou a integrar o Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, que estabelece marcos da cultura afro-brasileira na Região Portuária, ao lado do Jardim Suspenso do Valongo, Largo do Depósito, Pedra do Sal, Centro Cultural José Bonifácio e Cemitério dos Pretos Novos.
Em 20 de novembro de 2013, Dia da Consciência Negra, o Cais do Valongo foi alçado a patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). Representantes da Unesco também consideraram o sítio arqueológico como parte da Rota dos Escravos. O evento reforçou ainda mais a intenção da cidade de lançar a candidatura do Cais do Valongo a Patrimônio da Humanidade.
O Sítio Arqueológico do Cais do Valongo não só representa o principal cais de desembarque de africanos escravizados em todas as Américas, como é o único que se preservou materialmente. Pela magnitude do que representa, coloca-se como o mais destacado vestígio do tráfico negreiro no continente americano. (Com o Portal Brasil) 

EM MOSSORÓ - A CEARÁPORTOS NA FEIRA INTERNACIONAL DE AGRICULTURA

Abertura da Expofruit 2016 com a presença do Ministro Interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki.
Com a participação do Porto do Pecém, termina hoje, em Mossoró, no Rio Grande do Norte,  a Expofruit (Feira Internacional da Fruticultura Irrigada), , o mais destacado evento de fruticultura tropical do país. Realizada anualmente em Mossoró (RN), o encontro, que começou anteontem, 21, acontece no período do dia com palestras e, à noite, com uma mostra de frutas produzidas na região.
Segundo o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, o porto cearense vem se destacando nos últimos anos e a feira é importante, principalmente, para manter uma boa relação com os produtores. “Durante o evento, podemos conversar com os principais produtores da região, mostrar os diferencias do Porto do Pecém e como o nosso trabalho pode contribuir para a qualidade de seus produtos”, disse Serpa. O Porto do Pecém possui uma infraestrutura adequada para manter a integridade das frutas frescas produto até seu destino final, por causa disto ocupa, atualmente, o primeiro lugar no ranking de exportação de frutas frescas no Brasil.
Entre as principais frutas exportadas pelo Porto do Pecém, podemos destacar o melão, a melancia e a manga, que são enviados, em sua grande parte, para países da Europa como Espanha, Holanda, Rússia, e também os Estados Unidos. De acordo com a diretora comercial da Cearáportos, Rebeca Oliveira, essas frutas, que são enviadas em contêineres refrigerados, necessitam de agilidade dentro do porto para que cheguem ao seu destino final com integridade e qualidade. 
A Cearáportos participa do evento com um stand, onde poderá visitado das 18 às 23 horas. A feira acontece no EXPOCENTER, localizado à Av. Jorge Coelho, S/N, Campus UFERSA, em Mossoró (RN).

CONFERÊNCIA, PALESTRAS E VISITAS - COMEMORAÇÕES NOS 10 ANOS DO GEOPARK ARARIPE

Começou oficialmente na noite da última segunda-feira (19), a programação de aniversário de 10 anos de criação do Geopark Araripe. Na ocasião, houve conferência para tratar da temática do primeiro projeto do gênero nas américas, hoje referência internacional para a criação de outros geoparques, a cargo do Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Patrício Pereira Melo, consultor da Rede Global de Geoparks. Em seguida, aconteceu apresentação cultural. Contudo, desde as 8 horas, no Sesc do Crato, foi aberta uma exposição sobre o 'Território do Geopark'  , com visitações até o dia 24.
Pela segunda vez, foi anunciada a conquista do Selo Verde para o Geopark, recebido ontem, 22, na Riviera Inglesa, durante Congresso Internacional de Geoparks. O evento é uma forma de comemorar as conquistas e abordar temáticas importantes, referentes às multidisciplinaridades inseridas no contexto do Geopark Araripe.
OS FESTEJOS - A semana de comemorações tem a presença do Geopark nas comunidades, com ações no Vale do Amanhecer, em Juazeiro do Norte, palestras no auditório do Geopark Araripe, com o tema 'O Importante papel das unidades de conservação: conhecer e participar';..apresentação do Selo Comemorativo do Geopark Araripe, e mesas de debates.  
Na quarta-feira (21), acontece, durante o dia, as mesas de palestras, abrindo às 8 horas com o tema' Água, pra quê te quero? Gestão e uso das águas no Cariri?', 'Qual o turismo que queremos no Cariri? Perspectivas', minicurso e oficinas na parte da tarde, e palestra com o tema: 'Cultura e patrimônio para todas as gerações', às 19 horas, contando com a presença do cineasta Rosemberg Cariry, e Ana Isabel Cortez e Rubia Micheline, da URCA.
A semana dedicada aos 10 anos do Geopark Araripe,  contará com a programação 'Geopark no mêi do mundo', hoje e amanhã, com rotas sendo realizadas por todos geossítios, incluindo na parte leste, pela Colina do Horto e Cachoeira de Missão Velha, com almoço em Barbalha, e visita ao Riacho do Meio, a partir das 14 horas. Amanhã a visitação será na parte oeste, no geossítio Ponte Preta, em Nova Olinda, e Pedra Cariri, em Santana do Cariri, passando pelo Museu de Paleontologia, Instituto de Arqueologia e Fundação Casa Grande.

PROMOÇÃO NA INGLATERRA - AGENTES DE TURISMO CONHECEM A CULINÁRIA BRASILEIRA


A edição de 2016 do Brazilian Roadshow – programa de fomento ao turismo – levou, nos últimos dias 13 e 14, 240 agentes de viagens do Reino Unido para conhecer restaurantes brasileiros nas cidades de Birmingham e Manchester e, assim, promover a gastronomia, além de apresentar um pouco da cultura e música nacional.
Os restaurantes Viva Brazil, em Birmingham, Bem Brasil, em Manchester, e a Embaixada do Brasil receberam os agentes, que foram convidados a aprender mais sobre o Brasil.
O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, parabenizou a Visit Brazil Travel Association (VBrata), que organiza o passeio, por mais um roadshow e comemorou a iniciativa. “Tais ações são de extrema importância para mostrarmos ao turista estrangeiro o que o Brasil tem de melhor. A parceria com a associação complementa uma série de trabalhos e estratégias da Embratur para divulgar os destinos do País e aumentar a conectividade com o mundo”, enfatizou.
O VBrata Brazilian Roadshow acontece tradicionalmente desde 2006 e, neste ano, visitou três das mais importantes cidades inglesas emissoras de turistas para o Brasil. Participaram da edição, além da Embratur, por meio do Escritório Brasileiro de Turismo, a Embaixada do Brasil, companhias aéreas (GOL, Air Europa, Latam e TAP) e, na edição de Londres, a operadora Chimu Adventures. (Com o  Portal Brasil). 

1ª LOJA DA AZUL VIAGENS NO NORDESTE

A  Azul Viagens, operadora de turismo da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, inaugurou  hoje, em Salvador, a sua primeira loja no Nordeste. A nova unidade, no Shopping Bela Vista, comercializará pacotes para todas as regiões do país e também para o exterior, principalmente Estados Unidos e Europa, além de apostar em negociações especiais para o mercado nordestino. 
“Conhecemos o potencial da Bahia e de Salvador como mercado emissivo, e sabemos os produtos que agradam ao Baiano. Além do próprio nordeste, somos fortes em Serras Gaúchas, Foz do Iguaçu, Caldas Novas, e muitos outros destinos em que o turista nordestino é muito presente”, destaca Marcelo Bento, diretor de Distribuição, Alianças e Azul Viagens.
A Azul Viagens também vende produtos avulsos, fora de pacotes, como ingressos de parques, aluguel de carros, e hotelaria em todo o mundo, mesmo em cidades não servidas pela empresa e suas parceiras.
 Essa é a 22ª loja da marca – que já possui filiais nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná.

PROMOÇÃO DO TURISMO E DA GASTRONOMIA DO PERU


O turismo e a gastronomia do Peru, que a cada dia conquistam mais visitantes e comensais apaixonados, estarão em voga em todo o Brasil entre os dias 27 de outubro e 10 de novembro. É a Peru Week 2016, principal campanha de promoção do turismo e da gastronomia do Peru no Brasil, na sua quarta edição, com mais empresas participantes (mais de 100), entre operadoras de turismo, companhias aéreas e restaurantes especializados em gastronomia peruana. Promovida pela PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo) e o Escritório Comercial do Peru no Brasil, a Peru Week 2016 chegará a mais cidades brasileiras, abrangendo mais regiões e Estados do país.Durante 15 dias, 68 empresas de turismo venderão pacotes e passagens aéreas com valores promocionais para o Peru. Além de viagens, 33 restaurantes especializados em gastronomia peruana servirão cardápios a preços especiais Brasil afora. Aumento de 28% no número de operadoras e incremento de 46% na participação de restaurantes peruanos, com relação ao ano passado, são resultados do sucesso da campanha, que já está consolidada no calendário das cidades participantes.
Além de visitar o país, quem aproveitar a Peru Week poderá saborear os melhores sabores da culinária peruana nas dezenas de restaurantes peruanos participantes.

ARGENTINOS VISITARAM A COSTA DOS VENTOS


Agentes de viagem argentinos estiverem no litoral oeste cearense conhecendo a rota turística Costa dos Ventos. Os agentes, que foram trazidos pela operadora de turismo Freeway, em parceria com as empresas áreas Gol e Latam, tiveram a oportunidade de visitar equipamentos e atrativos turísticos das praias de Lagoinha (Paraipaba), Mundaú, Fleixeiras, Guajirú (Trairí) e Cumbuco (Caucaia). De acordo com o gestor do projeto de turismo do escritório do Sebrae na região de Itapipoca, Robson Rangel, este famtour é um dos frutos da missão técnica promovida pela instituição no ano passado, quando levou um representante da Costa dos Ventos para participar da Feira Internacional de Turismo da América Latina ( FIT) na Argentina.
Além das visitas, os agentes de viagem argentinos também participaram de uma rodada de negócios com empresários integrantes da Rota e de uma apresentação de cada município envolvido, com a finalidade de divulgar o roteiro e fechar pacotes de turismo.
COSTA DOS VENTOS - A rota turística da Costa dos Ventos é formada pelos equipamentos e atrativos turísticos dos municípios de Caucaia, São Gonçalo, Paracuru, Paraipaba e Trairi. A estruturação da rota é uma iniciativa do Sebrae Ceará, em parceira com os empreendedores locais.

ROTA DO SOL SEMANAL 23/09/2016 - ISSUU