Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2011

CALEIDÓSCOPIO

AEROPORTOS
Para quem viaja constantemente, principalmente os que vivemos os dias nesta área de turismo, não é de estranhar a conclusão a que chegou a Subcomissão Temporária da Copa 2014,Olimpíada e Paraolimpíada 2016 em relação aos aeroportos brasileiros.  Se é crítica para estes mega eventos que colocam o Brasil na vitrine do mundo, a situação é pior ainda nestes tempos que vão até a Copa das Confederações, em 2013. Após visitarem 11 cidades das 12 que serão sedes da Copa, vendo e ouvindo autoridades e responsáveis pelas obras de estrutura e mobilidade urbana, estão pessimistas e preocupados os membros da Subcomissão, uma vez que avaliam não haver tempo suficiente para a conclusão das obras previstas, a não ser que haja uma arregimentação de forças muito grande por parte dos estados-sede da Copa. E apontam Belo Horizonte, Manaus e Fortaleza como as cidades mais preocupantes nestes itens. É isto aí. Não se pode alegar falta de tempo para atender aos requisitos exigidos pela  FIFA e o Comitê Olímpico. A indicação do Brasil para sede dos eventos deu-se em 2007(20/10) e a escolha das cidades-sede ocorreu, nas Bahamas, em 31 de maio de 2009. Já se vão dois anos e cinco meses. Contudo,  como sempre acontece no nosso maravilhoso país de dirigentes questionáveis, ficamos dormindo “em berço esplêndido”, deixando tudo para última ora, para as correrias, para mudanças de planos, para o improviso, enfim. Nós de Fortaleza vibramos nos primeiros momentos com o anúncio das boas mudanças, com a nova infraestrutura que a cidade teria até 2014. Estamos temerosos de que muito do anunciado não se concretizará. Quando serão concluídas as obras do Metrô que liga a capital à Estação das Flores, em Pacatuba – apenas 24 quilômetros – que se vêm arrastando faz mais de dez anos? Será que veremos mesmo circular até a Copa do Mundo o tal Veículo Leve sobre Trilhos, no trecho mais esperado (Mucuripe-Parangaba)? As vias públicas, principalmente as que vão Castelão, com seus alargamentos, seus viadutos e tudo mais estarão prontas para oferecer uma mobilidade de qualidade aos milhares de visitantes e, principalmente, a nós que vivemos nesta “loira desposada do sol”? A Vila do Mar, a requalificação da Praia de Iracema, da Avenida Beira Mar, do Morro de Santa Terezinha e da Praia do Futuro, com a nova Praça estarão mesmo prontas nestes próximos três anos? Não custa nada acreditar. Finalmente, não dizem que Deus é brasileiro?...

FEIRA DAS AMÉRICAS, GRANDE ENCONTRO DO TURISMO


O Riocentro, localizado na Barra da Tijuca,  é o melhor Centro de Convenções da América Latina

A partir de hoje e até sexta-feira, 21, o turismo brasileiro estará em festa, reunindo não apenas órgãos oficiais de turismo e de associações da classe dos estados como também mais de  24 mil de empresários pertencentes a 40 países, entre os 800 expositores confirmados. É a Feira das Américas, com o 39º Congresso da Abav Nacional que se estará se desenvolvendo no Rio de Janeiro, com muitas  inovações, a partir da solenidade de abertura, das 9h30 às 11h30,  no auditório principal do pavilhão cinco do Riocentro.
Na dinâmica da cerimônia de abertura,  a presença de personalidades do Turismo e das Artes, como o Ministro Gastão Vieira, o presidente da EMBRATUR, Flávio Dino, Xuxa Meneghel, presidente da Fundação que leva o seu nome e obras de Portinari, com painéis como “Guerra e Paz”,  entre outras surpresas. O Tema do Congresso de 2011, “Brasil Bem Sucedido, Novas Oportunidades e Atitudes para o Turismo” será executado de forma diferenciada e criativa. Ponto de muita significação será a assinatura de adesão ao Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual no Turismo
LEQUE DE OPORTUNIDADES - O evento comandado pelo presidente da ABAV, Carlos Alberto Amorim Ferreira ,  terá, nas salas destinadas aos temas relacionados às oportunidades de negócio, 22 oficinas que revelarão tendências, nichos de mercado e inovações sob medida para quem atua ou pretende empreender no mercado de agenciamento, operação, aviação, hospedagem. Serão três dias que transformarão o segundo andar do Pavilhão 5 do Riocentro numa universidade intensiva de turismo.
Nas plenárias e palestras estarão conceituados empresários, antropólogos, escritores, jornalistas, economistas, cada qual em sua área dando uma visão global sobre turismo.
NEGÓCIOS - Nas inúmeras mesas de negócios, especialistas mostram o que há de mais atual em segmentos como viagens de luxo, cruzeiros marítimos, turismo rural, de aventuras e de saúde. Revelam ainda especificidades de diferentes públicos como adolescentes, GLS e portadores de deficiência, além de temas que prometem desvendar cenários pré e pós Copa do Mundo e Olimpíadas.
FESTA OFICIAL - Amanhã,  20, a partir das 20h30, será realizada, na quadra da Unidos da Tijuca, a festa oficial  “ABAV e TAP de Braços Abertos”, exclusiva para convidados inscritos no 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas  Abav 2011. Com uma ambientação no estilo botequim carioca, a confraternização terá início com um show de samba raiz e pagode e, em seguida, será a vez da Unidos da Tijuca entrar na quadra com seu pocket show internacional de carnaval. O evento contará com a participação especial do artista Zé Renato, ex-integrante do quarteto vocal e instrumental Boca Livre.

PROMOÇÃO DO CEARÁ


A Secretaria do Turismo do Estado (Setur) já está com tudo pronto para promover o Ceará na maior feira de turismo da América Latina. Com um estande exclusivo, através da Setur, o Estado divulga na Feira das Américas o que existe de melhor em relação à cultura, gastronomia, hotelaria, roteiros turísticos e, principalmente, a simpatia e a irreverência do povo cearense. 
Num espaço de 200m², apresentando como um destino consolidado na rota de turismo de alto padrão, os participantes da feira verão não apenas os segmentos de sol e praia, mas também os de  esporte, turismo de negócios, ecoturismo, turismo de aventura e compras. No local, o Acquário Ceará, empreendimento de grande porte que está sendo contruído no Estado, será divulgado através de uma projeção interativa, onde os visitantes poderão acessá-lo a partir de um túnel ambientado de forma a apresentar aos visitantes uma visita ao fundo do mar.
No evento a Setur/CE apoia empresas inseridas na cadeia produtiva do turístico cearense. Os parceiros Y-Park e Beach Park apresentarão algumas formas de entretenimento interativo no estande, como totens para que os visitantes possam tirar fotos com temas do Ceará e recebê-las impressas na hora (ou por e-mail), além da distribuição de brindes. Uma réplica da cachaçaria Ypióca realizará degustação do produto. Mostrará um Ceará vanguardista, descontraído e brejeiro, enaltecendo o slogan “CEARÁ - VIVA ESSA ALEGRIA”.

A SETFOR APRESENTA FORTALEZA


Reveillon de Fortaleza, um dos melhores do Brasil

Para promover Fortaleza, a Secretaria de Turismo do Município comparece ao evento com a sua Secretária, Patrícia Aguiar, o Secretário Adjunto, Moacir Soares; Teresa Neuman, Coordenadora de Promoção e Evento; Edgar Sá, da Captação e Negócios Turísticos e outros servidores da pasta. Todos trabalharão no sentido de sensibilizar os visitantes da feira, dando informações e mostrando a riqueza do nosso turismo.
Um dos destaques da promoção da Setfor será o Reveilon 2011 que será realizado no aterro da Praia de Iracema como mais novidades do que ocorreu no do ano passado, considerado um dos maiores do Brasil. Com guias, mapas e material audiovisual serão encontrados os projetos em fase de conclusão como o da Vila do Mar, mega intervenção que vai inserir em  Fortaleza a nova avenida litorânea, que vai da Barra do Ceará ao antigo Kartódromo, nas imediações da Escola de Aprendizes Marinheiro, sem dúvida uma obra de alta inserção social. Estarão visíveis a Praia de Iracema, a Avenida Beira Mar, o Morro de Santa Terezinha, a Praia do Futuro com a nova Praça do Futuro,  bem assim as obras que deverão estar concluídas até a Copa do Mundo de 2014.

APAVT DESISTE DE CONGRESSO EM FORTALEZA


A Associação Portuguesa de Agências de Viagens e de Turismo - APAVT não mais realizará em novembro, como esta previsto para Fortaleza,  o  seu 37º congresso anual e sim Portugal. A entidade adianta ter sido "uma decisão que não foi tomada de ânimo leve". Lembra que a situação financeira de Portugal "tem suscitado, por parte de diversas entidades, designadamente o Presidente da República e o Governo, fortes apelos para o incremento do turismo de exportação e do turismo interno". 
A APAVT reconhece que os preparativos para o congresso em Fortaleza "estavam praticamente terminados", pelo que a opção de abandonar a cidade brasileira acarreta custos para a associação, admitindo  que a decisão poderá afectar negativamente alguns participantes, que já teriam investido na  ida a Fortaleza. 
Este 37º congresso anual da APAVT deveria acontecer de 28 de novembro a 2 de dezembro em Fortaleza e tinha já confirmados vários oradores para debater o turismo entre Portugal e Brasil, nomeadamente Flávio Dino, presidente da Embratur, Luiz Mór, vice-presidente da TAP, Ronnie Correa, director-geral da Abreutur, Stefano Saviotti, presidente da Dom Pedro Hotéis e Valter Patriani, presidente da CVC Viagens.

CAUCAIA COMEMOROU COM FESTAS 252 ANOS

Uma vasta programação festiva marcou o transcurso dos 252 anos de emancipação política de Caucaia, ocorrida no sábado,8, na Região Metropolitana de Fortaleza, separada Capital pelo Rio Ceará. 
Município importante nos setores econômicos e políticos do Estado, possui forte potencial turístico, a começar por suas belas praias que começam às margens oeste do Rio Ceará. Iparana, Pacheco, Icaraí, Tabuba e Cumbuco, todas emolduradas por vastos coqueirais e brancas dunas que se espalham em busca do sertão, são grandes atrações do turismo cearense.  Fazem parte também do elenco paisagístico e turístico as lagoas do Banana, Parnamirim, Tabapuá e Caouan e as serras da Conceição e do Juá,  um parque botânico e um grande lagamar junto à Barra do Cauípe com diversas espécies da fauna e flora cearenses. Fazendas, sítios e chácaras, construídas há séculos, formam entre as atrações culturais, com destaque para a Casa de Câmara e Cadeia e pela Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres.
A parte festiva das comemorações ficou por conta de um desfile dos alunos das escolas municipais, logo às 6h 30min de sábado, seguido de competições esportivas e náuticas durante todo o dia. À noite, num palanque montado na avenida principal, houve concorrido e animado  show musical com atrações da banda “Calcinha Preta” e do sanfoneiro Waldonys.

NOVO SECRETÁRIO EXECUTIVO DO MINTUR

O secretário de Fazenda do Distrito Federal, Valdir Moysés Simão (foto), será o novo secretário executivo do Ministério do Turismo, segundo posto na hierarquia da pasta. A escolha foi comunicada pelo ministério por meio de nota.
O texto explica que o ministro do Turismo, Gastão Vieira, havia pedido à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a indicação de um “gestor técnico” e “conhecedor da realidade administrativo-financeira do governo federal” para assumir o cargo. Na tarde da sexta-feira (7), a ministra se reuniu com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e acertou a ida de Valdir Moysés para a secretaria executiva do Turismo.
O ministério aguardará a desvinculação de Valdir Simão do atual cargo, para oficializar a data da posse, de acordo com a nota. O ex-secretário executivo do Turismo Frederico Costa pediu demissão após ser preso, em agosto, pela Operação Voucher, da Polícia Federal.

FORTALEZA É CANDIDATA AO 54º ICCA CONGRESS


No dia 30 de setembro passado, o Fortaleza Convention & Visitors Bureau enviou o Bidding Book da candidatura para sediar o 54° ICCA Congress – International Conference and Congress Association em 2015, com cerca de 800 participantes. Este documento apresenta vasto material sobre a capital cearense, incluindo informações sobre acessibilidade para vôos internacionais, hotelaria e tudo o mais de bom que a cidade pode oferecer.
 O público  deste evento são os “decision makers”, responsáveis  pela escolha dos locais a serem realizados os eventos internacionais. Fortaleza irá concorrer com quatro destinos: Huston (Estados Unidos); Dubai (Emirados Arábes); Buenos Aires (Argentina) e Port Elizabeth (África). A decisão final será anunciada em junho de 2012, após realizarem uma visita técnica as três cidades finalistas.
No caso de sair vencedor nesta difícil competição, o evento da ICCA representará para o Estado, Fortaleza em particular,  oportunidade ímpar para que se  consiga atrair  grandes congressos e reuniões mundiais.

CATAVENTO DE PRATA – UMA FESTA DO TURISMO BRSILEIRO


Mais uma vez, a “Gazeta de Turismo”, de Salvador- Bahia, marca importante tento, realizando a sua tradicional festa anual (33 anos) Catavento de Prata – Noite de Gala do Turismo Brasileiro. Desta vez, excepcionalmente, não foi no dia 27 de setembro  e sim no dia 6 deste outubro,  mas com o mesmo intuito de comemorar a data maior do turismo mundial. Também, os 35 anos de circulação da “Gazeta de Turismo”, um dos mais importantes órgãos de vanguarda do turismo nacional, sempre dirigido com eficácia e seriedade pelo jornalista Carlos Casaes.
A solenidade “black tie” aconteceu no Gran Hotel Stella Maris Resort & Conventions e teve o prestígio de altas autoridades baianas, entre as quais o Secretário de Turismo Domingos Neoneli, expressivos empresários do turismo e da sociedade local e  mais de uma dezena de jornalistas de vários estados.  Objetiva e antecedida por coquetel, jantar show musical, o ponto alto sem dúvida foi a entrega do Catavento de Prata  a oito categorias selecionadas entre hotéis 3,4,e 5 estrelas,  agências de viagens, transportadoras  aéreas nacionais e estrangeiras, órgão oficial de turismo e personalidade. Abrindo a parte de entrega do Catavento de Prata aos agraciados deste ano, numa entrada surpreendente e andando no salão da festa,  o jornalista Carlos Casaes fez a apresentação do seu belo evento,  num   discurso emotivo e de lembranças, mas sobretudo carregando tintas sobre o turismo brasileiro.
AGRACIADOS – Após rigorosa análise a Comissão de Seleção escolheu e foram agraciados:
Hotel Acapulco Rio; Gol, Azul, Passaredo e Tap; José Baracho Schmalb; Itaparica Turismo; jornalista Sérgio Neves; Silvio Pessoa; Hotéis Catussaba; José Eduardo Guinle;  Bahiatursa e Paulo Gaudenzi
JORNALISTAS PRESENTES - Eis a relação dos jornalistas da abrajet que estiveram na festa do CATAVENTO DE PRATA:
Alberto Gonçalves - Presidente da ABRAJET de Santa Catarina; Osiris De Paula - São Paulo; Claudio Oliva - Presidente da ABRAJET de São Paulo; Susana Barros (TO); Fernando Duarte  Paraíba; Antonio Claret Rezende (PR); Nelci Seibel (SC; Luiz Felipe Moura (PE); José Carlos Araujo (CE); José Mario Pinto (CE); Flavio Gomes de Barros(AL); Ivaldo Pinto (AL); Sérgio Neves (MG); João Zuccaratto (ES)

DEIL- UM GRUPO AMIGO DA ABRAJET

Abrajeteanos ao lado da empresária  Mariah

Faz muitos anos que o Grupo Deil, da Bahia, através da sua presidente, empresária Mariah de  Meirelles Fonseca, e de todos os seus sócios são parceiros e amigos da Abrajet como entidade e dos seus associados, jornalistas de turismo de todo o Brasil.
No último dia 6, mais uma vez, Dona Mariah e seus filhos e sócios Dílson, Darkson e Roberto deram demonstração de  que este laço amigo continua. Ofereceram no seu Catussaba Resort, cartão postal de Salvador, uma recepção aos jornalistas abrajeteanos de quase todos os estados que foram ao Catavento de Prata  Noite de Gala do Turismo Brasileiro, não apenas no seu jardim à orla da piscina diante do mar azul da Itapoã mas também no salão especial do restaurante do hotel. Foram momentos agradáveis e de muita confraternização, com a matriarca da família Meireles Fonseca demonstrando todo seu carinho para com os jornalistas, aliás seus companheiros, pois ela é sócia benemérita (honorária) da Abrajet/Bahia. 
GRUPO DEIL - Registramos que o Grupo DEIL  DILSON EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA., é dos mais fortes da Bahia e do Nordeste. Fundado em 30 de Dezembro de 1974 pelo Dr. Dilson Jatahy Fonseca, marido de Dona Mariah, tem atuação diversificada, representada em incorporação imobiliária, construção civil, pecuária de corte, agricultura irrigada, indústria de calcário, comércio varejista, hotelaria e administração patrimonial. 
Mariah e filhos Roberto, Mariahzinha e Dilson
Sem dúvida,o Grupo é mais visível através do Catussaba Resort, em Itapoá, com 256 completos apartamentos e ampla estrutura de lazer; e o Catussaba Business Hotel, a uma quadra do Resort, com 133 apartamentos, piscina, deck bar, quadra esportiva, jardins, vias internas e estacionamento, internet banda larga, e muito mais. 
Em fase final de acabamento, o Grupo Deil, .no próximo ano, oferecerá aos turistas brasileiros e estrangeiros de gosto requintado o seu mais novo empreendimento.  É o Catussaba Suites, vizinho ao Resort, com equipamento sofisticado e com saída direta para o mar. 

ABRAJET/MG RECEBEU HOMENAGEM DA ALMG


A Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, na noite do dia 10 de outubro, uma Reunião Especial em homenagem à nova diretoria e ao novo conselho consultivo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Minas Gerais (Abrajet/MG), eleitos para o biênio 2011/13. A comemoração aconteceu no Plenário e foi motivada por requerimento do presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da ALMG, deputado Tenente Lúcio (PDT).
A posse da nova diretoria, com o presidente João Carlos Amaral à frente,  aconteceu no Salão Nobre pouco antes da Reunião Especial e contou com a participação do governador em exercício de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho.
abrajet plenario da almg
Em seu pronunciamento, o deputado Tenente Lúcio destacou a importância do trabalho desenvolvido pela imprensa ligada ao turismo, principalmente nesse período que antecede a Copa do Mundo de 2014. O deputado Duarte Bechir (PMN) representou e transmitiu a mensagem do presidente da Assembléia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB).  Quem também se manifestou foi o secretário extraordinário de Estado da Copa, Sérgio Barroso. Ele garantiu que Minas Gerais está à frente de todos os demais Estados em termos de preparação para o mundial, tanto na infraestrutura aeroportuária quanto na reforma do Mineirão e nas obras viárias. Segundo ele, 28 novos hotéis estão sendo construídos na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O jornalista João Carlos Amaral recebeu das mãos dos deputados Duarte Bechir e Tenente Lúcio uma placa comemorativa. Em seu discurso, o novo presidente da Abrajet agradeceu a homenagem e citou 12 metas que integram o projeto estratégico da entidade para o próximo biênio.

500 CONVIDADOS NO LANÇAMENTO DO FESTURIS


Cerca de 500 convidados, entre representantes do mercado turístico, imprensa e autoridades, estiveram na noite de ontem, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre.  durante o lançamento do 23º Festival do Turismo de Gramado (Festuris). Os diretores da feira, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, apresentaram aos participantes os principais objetivos do evento, assim como novidades preparadas nesta edição.
Para Marta Rossi, o encontro foi uma oportunidade para reunir o trade turístico, que já se prepara para o evento em Gramado. “Na realidade, não é exatamente um lançamento, pois passamos o ano inteiro envolvidos com o festival. Vejo esta noite como uma prévia para celebrar a chegada de mais uma edição da feira, em que encontramos profissionais e amigos que todos os anos nos prestigiam”, afirma. Marta destacou a internacionalização do festival, assim como a realização da Rodada de Negócios Sebrae e a presença do Espaço Abav/RS, como alguns dos destaques deste ano.
O Festuris é uma vitrine das novidades do setor e também oportunidade para geração de negócios e o encontro das mais importantes empresas, delegações oficiais e profissionais com poder de decisão de mais de 30 países. O Festival do Turismo de Gramado é patrocinado pelo governo federal, TAM, Terra Turismo, Hotel Embaixador e GJP Hotéis e Resorts.
O 23º Festuris se realiza de 17 a 20 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Mais informações no www.festivalturismogramado.com.br, www.facebook.com/festuris e Twitter @festurgramado

TURISMO DE AVENTURA EM CURIMATAÚ E NO SERIDÓ


Esportivas, operadores de turismo e representantes do Sebrae e PBTur vão discutir a viabilidade econômica do turismo de aventura nas regiões do Curimataú e Seridó paraibanos durante o 1º Seminário de Turismo de Aventura, de 21 a 23 deste mês, na cidade de Araruna, a 165 km de João Pessoa.
Essa área do território paraibano é conhecida pelas belezas naturais da caatinga e do terreno rochoso, um cenário adequado para esse tipo de turismo.
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, informou que entre os dias 30 de setembro e 10 deste mês, seis jornalistas especializados em ciclismo, escaladas e caminhadas estiveram em Cabaceiras, Ingá, Araruna e João Pessoa.
PALESTRANTES – De acordo com a programação do seminário, durante a abertura vai ser apresentado um vídeo mostrando as potencialidades do roteiro turístico Curimataú-Seridó. O tema será abordado em palestra que será proferida por um representante da ABETA.No dia 22, um técnico do Sebrae vai abordar o tema ecoturismo e o turismo de aventura como oportunidades de negócios para a Copa do Mundo de 2014.

CAMPINA GRANDE A CAPITAL QUE NÃO É


       Com muita festa, Campina Grande, na Paraíba, comemorou, no último dia 11, no Parque do Povo, 147 anos de emancipação, incluindo nos festejos shows artísticos com a banda Calypso, Mexe Ville e o cantor Capilé e com o trio Backstage. As atrações começaram por volta das 21 horas, estendendo-se até as 2h da madrugada.  No dia seguinte, a alegria continuou no Parque da Criança, no período das 8h às 17h, comemorando também o dia da criançada, com vasta distribuição de brindes e guloseimas.
PRESTÍGIO - A origem de Campina Grande é creditada à ocupação pelos índios Ariús no sítio de Campina Grande, liderados por Teodósio de Oliveira Lêdo, Capitão-mor dos Sertões 
Pode-se dizer que é a Capital nordestina que não é. É conhecida como "Rainha da Borborema", "Liverpool brasileira", "Capital do Trabalho” “Cidade Universitária", "Tech City" e "Capital do Interior do Nordeste". 
A metrópole do agreste paraibana sempre se destacou como um dos polos do maior prestígio, principalmente até a metade do século passado, época em que foi o mais importante centro econômico da Paraíba, em razão de ser, o maior exportador de algodão do país. Fato curioso chegou a ser a segunda maior produtora de algodão do mundo. Isto por que Campina era a única cidade do interior do Brasil a possuir uma máquina de beneficiamento de algodão, com a produção vinda de cidades produtoras vizinhas. 
      Situa-se na Serra da Borborema a uma altitude de 560 metros, cercada de belezas incomuns e dotada sempre de um clima ameno, quase frio. Possui uma população estimada em 400 mil habitantes e é a sede de uma região metropolitana com 23 municípios, considerada a maior do interior nordestino. Tem nada menos do que 16 universidades, sendo comum encontrar-se estudantes de diferentes regiões do nordeste. É forte participação do município na área tecnológica. Já em 1967, foi pioneira pelo fato de ter o primeiro computador de toda a Região Nordeste do País. Ressalte-se que Campina Grande  está entre nove cidades de destaque no mundo, sendo a única cidade escolhida na América Latina.
      Em sua agenda cultural e turística, a “Rainha da Borborema” é conhecida mundialmente pelos festejos juninos, quando oferece o que é considerado o “Maior São João do Mundo”, a “Micarande”, o Encontro da Nova Consciência, realizado durante o carnaval, e o Festival do Inverno são eventos que atraem as atenções não apenas dos campinenses paraibanos como dos turistas de modo geral.

CULT HOTEL - NOVA VIRADA EM DIREÇÃO À CULTURA

A primeira unidade hoteleira do Brasil focada em cultura se reinventa a cada dia. Aproveita a Virada Cultural do Recife para lançar novos espaços no que se pode chamar do único hotel-galeria de arte do Brasil.
José Otávio de Meira Lins, proprietário do  Cult Hotel (Conselheiro Aguiar, 755-Pina-Recife), afirma: “A nossa segmentação e o nosso caminho em direção à cultura não pára. São dois novos espaços dirigidos aos hóspedes, aos artistas pernambucanos e principalmente ao recifense”.
O “Café dês Arts” une o que de melhor se pode oferecer do mais típico café da manhã pernambucano - bolos de rolo, Souza Leão, filhoses, cartolas, doces de leite e coco -  com o que existe de melhor na arte pernambucana: José Cláudio, Abelardo da Hora, Luciano Pinheiro, João Câmara,Maria Carmem, José de Barros, Nilo Lins, Jobson, Solange Costa, Wellington Senna e muito mais”. 
A “Cult Gallery” é um lugar que se destina a exposições de arte e onde o principal foco é o lançamento de novos talentos da arte em Pernambuco. Uma galeria de arte focada em exposições individuais e coletivas de novos artistas pernambucanos que ainda não encontram espaço no circuito tradicional do Recife. Com entrada independente pela movimentada Capitão Rebelinho, a galeria promete revolucionar o ambiente hoje dominado pelo maior pólo gastronômico do Recife.
Para antecipar a Virada Cultural do Recife e tatuar definitivamente a simbologia de hotel-galeria de arte, o Cult Hotel inicia com a artista Pollyanna Ferreira  a preparação de uma mega-intervenção que irá levar a arte e os símbolos da cultura popular para sua fachada com a pintura de dezenas de painéis gigantes mostrando o que há de melhor nas nossas manifestações culturais.
Ontem, às 9hs30, houve um Brunch de apresentação dos espaços culturais.

TAMBOR DE CRIOULA



A Companhia de Cultura Popular Catarina Mina reuniu coreras, tamboreiros e dançarinos de cultura popular, na sede do grupo, para celebrar em noite de festa o lançamento do CD Tambor de Crioula Catarina Mina 10 anos em Louvor a São Bendito e o livro Tambor de Crioula Catarina Mina e as novas gerações - começando e refazendo a sua história, da arte educadora Zayda Moraes, em comemoração aos 10 anos de atividade educativa e cultural da instituição. A produção do CD teve apoio da Secretaria de Estado de Cultura.

A programação contou com apresentação do grupo, em homenagem aos grandes mestres do tambor de crioula do Maranhão, com destaque para nove destes, que ao longo de suas vidas fizeram do tambor o sentido e direção de suas existências, uns já falecidos outros ainda na ativa. Na noite de festa, foram lembrados os  nomes dos mestres Leonardo, Negão, Canuto, Amaral, Felipe, João Sá Viana, Apolônio Melônio, Chico Macedo e Dona Cecília.

TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA NO ACRE

Jantar tipico da região

A Trilha Chico Mendes é um dos novos produtos turísticos em desenvolvimento pelo governo do Acre, através da Secretaria de Turismo e Lazer. Localizada  entre os municípios de Xapuri e Brasileia, tem 223 quilômetros de extensão e possui 1.100 unidades de produção. Recentemente, recebeu técnicos vindos de Brasília pelo ICMBio, que é gestor da Reserva, para conhecerem de perto o trajeto, passando por algumas moradias extrativistas que fazem parte do processo de formatação do produto.
Sônia Kinker, coordenadora de diagnóstico e ordenamento do ICMBio de Brasília, juntamente com Thiago Beraldo, também do instituto, conheceram o trajeto para uma análise técnica da viabilidade de se criar um produto turístico nos moldes da Trilha Chico Mendes.
O grupo visitou  moradias de alguns extrativistas, conhecendo o seu modo de vida, dormindo no mesmo local, em redes, e tendo refeições ali mesmo, da maneira que eles costumam fazer. O grupo visitou a casa de Chico Mendes e o seu memorial em Xapuri, e em Brasileia conheceu o memorial Wilson Pinheiro e sua história. As visitas fazem parte do roteiro “Trilha Chico Mendes”, uma forma de mostrar não apenas a Resex, mas também a história da Luta de Wilson Pinheiro e Chico Mendes pela preservação da natureza.

MORADORES DE OIAPOQUE PARTICIPAM DO CAPACITOUR


A Setur do Amapá promoveu  no município de Oiapoque  cursos do projeto de capacitação para o turismo do Estado, o Capacitour.O objetivo foi sensibilizar as comunidades locais sobre o papel do turismo como indutor do desenvolvimento econômico, gerador de novas oportunidades de trabalho e renda e a melhoria da qualidade de vida da comunidade local, por meio de cursos específicos na área de turismo, empreendedorismo e projetos. 
Na ocasião, foram contempladas 90 pessoas da comunidade local. A capacitação foi feita através de dois cursos, "Elaboração de Projetos e Mobilização de Recursos", destinado a  servidores públicos municipais e entidades sem fins lucrativos e o curso de "Ecoturismo - Conceitos e Estratégias", destinado ao público em geral.
O programa contou com o apoio da Prefeitura de Oiapoque por meio da Secretaria Municipal de Turismo. O Capacitour já contemplou os moradores dos municípios de Mazagão, Calçoene, Ferreira Gomes e Lanajal do Jari. Todos os que concluíram os cursos, receberam certificados de capacitação.

ATENDIMENTO COM QUALIDADE NO AQUÁRIO DO PANTANAL


O governo de Campo Grande (MS) assinou no dia 5, às 9 horas, um Termo de Cooperação que tem por objetivo estabelecer parcerias visando à realização de atividades de treinamento, qualificação e aperfeiçoamento de técnicos que atuarão nas atividades do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ictiofauna Pantaneira – Aquário do Pantanal. O curso prevê a abertura de 20 vagas. No total, existem 32 guias habilitados em Mato Grosso do Sul.
A vice-governadora Simone Tebet destacou a importância dos investimentos do Estado na qualificação profissional.  “Quem vier ao Pantanal ficará pelo menos um dia e uma noite em Campo Grandepara conhecer o Aquário do Pantanal, trazendo investimentos, estimulando o crescimento do comércio e da rede hoteleira, restaurantes, transporte, fomentando a economia de Campo Grande e o Estado”, afirmou a vice-governadora.
 AQUÁRIO DO PANTANAL - O local deve entrar em operação no final de 2013 e terá capacidade para receber 20 mil visitantes por dia. Inicialmente projetado para impulsionar o turismo, o aquário teve seu objetivo ampliado para servir também como centro de pesquisa científica e de educação ambiental. O projeto dos 18.636 metros quadrados da construção tem assinatura do arquiteto Ruy Othake.
O espaço irá abrigar um centro de conferências, laboratórios e biblioteca para livros e teses sobre o Pantanal, instalações que foram desenhadas lado a lado com os 24 tanques de peixes, jacarés, sucuris, entre outras espécies.
Além do ambiente interno, que inclui um túnel de 180 graus, o aquário terá cinco tanques externos, que poderão ser percorridos a pé ou em um trajeto aquaviário em barco com fundo de vidro. São 6,6 milhões de litros de água, 7 mil animais e cerca de 260 espécies diferentes. O Aquário possui 270 espécies de peixes pantaneiros, 300 espécies de flora e cerca de 7 mil animais.

LANÇADO EM FORTALEZA O FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO

O empresário Livino Sales (foto) e seu filho Rubens Rios Sales conduziram a apresentação das atrações do 3º Festival  Internacional do Camarão durante o coquetel de lançamento realizado na terça-feira, 11, para uma platéia composta de empresários, executivos da administração pública,  políticos, jornalistas e personalidades sociais, entre os quais Robert Smith, ex-presidente do Banco do Nordeste,  presidente  da Adece;o deputado estadual Manuel Duca, que representou a Assembléia; o conselheiro do TCM Marcelo Feitosa  O festival acontecerá de 11 a 13 de novembro na Fazenda Cacimbas, em Acaraú. O coquetel teve como cenário o bar Boteco Praia, na avenida Beira-Mar.
CAMARÃO ORGÂNICO - Falando aos presentes, o empresário Livino Sales expôs um retrato da atual situação da carcinicultura no Ceará, e sobretudo do camarão da Costa Negra que, segundo ele, é “o único camarão orgânico do mundo. O empresário também mostrou na ocasião o Selo Internacional da Costa Negra, certificado conseguido junto a organismos internacionais, “o único no mundo para crustáceo”. 
O empresário Rubens Sales, diretor da Nutrimar Pescados e um dos organizadores do 3º. Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, apresentou aos presentes toda a programação do evento e os nomes dos chefs internacionais que estarão presentes. Na mesma ocasião, a executiva da Prática Eventos, Enid Câmara, responsável pela organização do festival, apresentou os chefs cearenses participantes e os ganhadores dos concursos gastronômicos realizados no festival de 2010.
GASTRONOMIA E PALESTRAS - A terceira edição do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra (“Grand Shrimp Festival”) e o III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste acontecerão este ano entre os dias 11 e 13 de novembro na Fazenda Cacibas, em Acaraú, Ceará, com a presença de renomados “chefs” de cozinha nacionais e internacionais e palestras técnicas e científicas de categorizados especialistas para empresários e pessoas do setor. 
Nos três dias do festival, em novembro, haverá reunião da Câmara Setorial do Camarão, palestras sobre Arranjos Produtivos Locais da carcinicultura do litoral oeste, julgamento de pratos feitos à base de camarão pelos “chefs” convidados e o casamento desse crustáceo com vinhos e outros ingredientes. Cursos rápidos para pessoas interessadas e “workshops” gastronômicos também estão previstos. Na ocasião será entregue o Troféu Mérito Costa Negra aos agraciados de 2011. 
CHEFS E RESTAURANTES - Confirmaram presenças no Festival os “chefs” Paolo Caldana, presidente mundial da Federazione Italiana Cuochi, Roma; Patrick Martin, vice-presidente internacional do Le Cordon Bleu, Paris;  Bruno Stieppe e Carlos Soares, respectivamente presidente e secretário-geral da Federazione Italiana Cuochi no Brasil; Fábio Barbaglini, uma estrela Michelin e melhor chefe da Itália em 2003; Emmanuel Ruz, uma estrela Micjelin e chef do Resutaurante Lou Fassun em Grasse e Bernard Twardy, chef corporativo do Beach Park, em Fortaleza. Os restaurantes cearenses participantes são: Medit com o chef Valdemir Segundo; Fashion Gourmet  chef Camila Câmara; Lautrec  chef Bia Leitão; Villa Mango  chef Liliane Pereira; De Tommaso  chef Thessia Godoy e Maee  chef Stênio Machado.
A COSTA NEGRA - A Costa Negra  é o nome do trecho do litoral cearense que vai desde a foz do rio Aracatimirim, na localidade de Torrões, até a foz do rio Guriú, em Jijoca de Jericoacoara. A região abrange os municípios de Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacara. O nome da região foi oficializado no final de 2009 por lei da Assembléia Legislativa.
O empresário Livino Sales requereu e obteve, no Brasil, a certificação oficial de Costa Negra  Denominação de Origem. O 3º Festival Internacional do Camarão da Costa Negra é uma promoção e realização da Associação Cearense dos Criadores de Camarão da Costa Negra (ACCN) com organização da Prática Eventos.

ATIVIDADES DA ABRAJET/SC


Nos dias 28,29 e 30 deste mês, haverá reunião da diretoria, e o II Simpósio de Turismo da ABRTAET/SC.. Durante os eventos, serão analisadas  as potencialidades e  sugestões para o desenvolvimento turístico da região da Rota da Amizade, com as autoridades do setor na região.
 As cidades de  Treze Tílias, Caçador e Água Doce serão sedes do Simpósio. Juntamente com os acadêmicos de jornalismo da UNIARP (Universidade do Alto Vale do Alto Vale do Rio do Peixe), os jornalistas especializados em turismo debaterão possíveis soluções e alternativas  para o setor. Portanto, tudo está sendo preparado pela coordenadoria da Região Oeste encabeçada pelo associado Evandro Novak. Na oportunidade novos jornalistas serão empossados como associados 

ESTRATÉGIA E SUSTENTABILIDADE NO SEBRAE/CEARÁ



    O Sebrae Ceará realizará, nos dias 17 e 18 próximos, no seu Centro de Negócios, importante evento que visa reciclar os conceitos com os atuais pensadores, no encontro Estratégia e Sustentabilidade.
A programação do evento é a seguinte: Dia 17, segunda-feira, às 09h00 – Abertura: Participação de João Porto Guimarães, Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE; Luiz Barretto | Presidente Sebrae Nacional; Cid Ferreira Gomes,  Governador do Estado do Ceará. 10h30min - Palestra: Cenários e Perspectivas Econômicas para as Empresas Brasileiras. Gustavo Loyola, Doutor em Economia e Ex-Presidente do Banco Central do Brasil.
   18 de outubro - 9h00 - Palestra: As Políticas Públicas e seus Efeitos nas MPE's.– Ciro Gomes | Advogado, Professor Universitário e Político Brasileiro. Debatedor: - Jorge Parente | Empresário e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ Ce.  10h30min - Palestra: Sustentabilidade – Exigência para o Crescimento das Empresas – Eduardo Giannetti da Fonseca, Doutor em Economia e Professor Integral no IBMEC São Paulo. Debatedor:  Raimundo Padilha, Consultor e ex-Presidente da Bolsa de Valores Regional. 11h30min - Palestra: O Desenvolvimento da MPE através do Foco Social – Guilherme Afif Domingos, Vice–Governador de São Paulo, Administrador de Empresas, Empresário e Político Brasileiro. 12h30min - Encerramento.

FORTALEZA VAI RECEBER O TEATRO INCLUSIVO


Depois de passar por cinco cidades de Pernambuco e Bahia, onde realizou 10 apresentações para um público de mais de 2.000 pessoas, e seguir para o Rio de Janeiro, a turnê do grupo Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade, projeto de arte e transformação social da ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, volta ao Nordeste com o espetáculo “Ninguém mais vai ser bonzinho”.
Desta vez, Fortaleza e Teresina terão a oportunidade de assistir à versão da peça no formato de esquetes, em mais quatro apresentações com todas as medidas de acessibilidade na comunicação previstas em lei: legenda, Libras, programas em braile e em letra  ampliada e audiodescrição, além de atendimento prioritário para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.  
Com patrocínio da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco e apoio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, todas as apresentações serão gratuitas e abertas ao público. Nos dias 18 e 19, a turnê estará em Fortaleza, na Faculdade 7 de Setembro. Dias 20 e 21, o grupo se apresenta em Teresina, no CEIR - Centro Integrado de Reabilitação. 
A turnê faz parte do início das celebrações pelos 10 anos da Escola de Gente e integra a campanha “Teatro acessível: arte, prazer e direitos”, que visa mobilizar governo e sociedade civil ao cumprimento das leis de acessibilidade em toda e qualquer iniciativa cultural.

FALECEU O FUNDADOR DA TAF


Registramos com pesar o falecimento, no dia 10/10, do comandante Ariston Pessoa (foto), controlador TAF Linhas Aéreas, empresa cearense com trajetória iniciada em 1957, com o nome de  Táxi Aéreo Fortaleza.
Competente e altamente conceituados na aviação brasileira e segmentos empresariais, Ariston chegou a expandir as atividades da sua empresa no transporte de passageiros e carga na rota para Caiena, na Guiana Francesa. A homologação como empresa regular e de bandeira aconteceu em 2005, a qual utilizava.três Boeing 737-200 de passageiros e mais seis Boeing-737 e 727-200 cargueiros,.Ultimamente, a TAF operava com taxi aéreo, ocupando dois hangares e um pátio de estacionamento de aeronaves

OBRAS NO AEROPORTO PINTO MARTINS ATINGEM 35 VÔOS

      Começou no domingo, 16,  a primeira fase da obra de recapeamento asfáltico da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional Pinto Martins/Fortaleza, que possui 2.545m. Portanto, a pista será interditada em sua totalidade entre as 5h e 11h. 
Foram afetados pela obra 35 voos, sendo um deles cargueiro. Destes, 12 foram suspensos, enquanto que os demais estão remanejados para outros horários.
O Superintendente do Aeroporto, Wellington Santos, afirmou que durante o período de execução  a Infraero se empenha para manter o bom funcionamento de sua infraestrutura e esclarecer os passageiros com transparência. Será reforçado o contingente de empregados no saguão para orientar os usuários, bem como das equipes de inspeção de passageiros. Todas as operações serão seguidas pelo Centro de Gerenciamento Aeroportuário – CGA, de modo a dar rapidez ao atendimento de passageiros e aeronaves e otimizar os recursos do Aeroporto.
Com investimento de R$ 8,6 milhões, a obra será executada pelo consórcio Copa Engenharia &Installe.
ETAPAS – Os trabalhos, sem dúvida, estão ocasionando grandes transtornos aos que viajam pelo Pinto Martins. Contudo, mesmo com o empenho da Infraero, os horários escolhidos para os  trabalhos já iniciados são os que causam menor impacto na vida dos que têm que viajar. 
Conforme o cronograma: as obras serão efetuadas em três etapas. A primeira, que começou no domingo, vai até 29 de novembro, sempre de 05hs até 11hs. A seguinte, recapeamento da parte central da pista, se desenvolverá em duas etapas: de 1/2/12 a 16/2/12 e de 28/02/12 a 05/04/12. A terceira -  recapeamento dos primeiros 745 metros da THR 13 -  de 15/05/12 a 28/06/12. A quarta e última etapa abrange o período de 6/08 12 a  10/09/12. 
HORÁRIO DE VERÃO – Ainda na zero hora de domingo, dia 16 de outubro, começou o Horário Brasileiro de Verão. A Infraero esclarece que seus aeroportos funcionarão de acordo com a programação estipulada pelo Decreto 6.558/2008, que determina que a população dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste adiante os relógios em uma hora.

COMPETIÇÃO NACIONAL INVADE AS PRAIAS DE FORTALEZA

Fortaleza foi sede do Campeonato Brasileiro de Stand Up Paddle, um dos esportes que mais crescem no mundo, com apoio do Fortaleza Convention Bureau, o evento movimentou nossa orla e trouxe mais de 100 atletas de diferentes partes do país. Devido a dificuldade relativo aos ventos de nossa terra, o Desafio do Kaluanã (nome da competição) já é considerado uma das provas mais difíceis do calendário nacional. Confirmado como evento cativo em nossa cidade, principalmente devido nossa condição natural de mares e ventos, a competição promete mais ainda para o ano 2012.

FCVB PARTICIPA DA CONVENÇÃO DE VENDAS DO BEACH PARK

A equipe comercial do Beach Park Resort realizou Reunião de Vendas nos dias 03 a 08 de outubro com a presença de Executivos, Supervisores, Coordenadores, Gerentes e Diretores. Com o objetivo de deixar a equipe mais sintonizada com o mercado de Eventos os participantes realizaram  uma vista  técnica ao  Expo Ceará, acompanhado da Gerente do Centro de Convenções do Ceará, Leiliane Vasconcelos.  Após a visita  o Diretor Corporativo do FC&VB, José Airton Cabral Jr. e a Gerente de Projetos, Milena Auip,  fizeram uma explanação sobre as  ações do FC&VB e em seguida apresentaram o vídeo com a maquete virtual  do novo  Centro de Eventos, previsto para iniciar  funcionamento em 2012.
Representantes do Beach Park, do Fortaleza Convention e do Centro de Convenções do Ceará

FCVB NEWS - FORTALEZA CONVENTION CAPTOU O 16° UMCEB PARA 201

Fortaleza irá sediar em setembro de 2013 o 16° Congresso da União dos Militares Cristãos Evangélicos do Brasil. A captação deste importante evento foi durante o  15° UMCEB deste ano em Belém do Pará, e na votação das lideranças para escolha do próximo destino, Fortaleza obteve 24 votos contra 13 de São Paulo.  O  FC&VB apoiou esta importante captação, disponibilizando todo o material necessário. Este Congresso  reunirá  militares do Exército, Marinha e Aeronáutica  além de  profissionais de segurança da Policia Federal, Corpo de Bombeiros, Policia Rodoviária Federal, Policia Militar, Secretarias de Segurança Pública, AMC  e Guarda Municipal. Segundo o Vice  Presidente da UMCEB  Nacional, Cel. Roberto Kataoka: “Vamos realizar em Fortaleza o maior encontro da UMCEB  dos últimos anos”.
Militares evangélicos em visita ao FC&VB  após  conquista da  captação do 16° UMCEB

ROTA DO SOL SEMANAL 19/10/2011 - ISSUU