Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de março de 2014

CALEIDOSCÓPIO - O SILÊNCIO DO SILÊNCIO

Faz muitos anos. Certa vez recebi uma correspondência de uma amiga gaúcha, dando conta da felicidade de haver passado o seu último final de semana em agradável local em que viviam umas freiras. Tudo simples, talvez por isso mais envolvente, em meio a um ambiente serrano de rara beleza, justamente ambiente que colaborava para a paz espiritual do lugar. Contou-me a professora de excepcionais em Caxias que poucas vezes vivera momentos de tanta tranquilidade, de paz de espírito tão rejuvenescedora dos momentos corridos do dia a dia. Lá pelas tantas, a amiga Eunice disse que,  em meio a tanta paz, chegou a “ouvir o silencio do silêncio”,  momento de êxtase pois dizia parecer estar no Paraíso. Romantismo ou pieguice à parte, agora o seu “silêncio do silêncio”  leva-nos a refletir sobre o  Brasil de agora, sobre o meu Ceará e a minha Fortaleza dos últimos tempos. Estou possuído do sentimento comparativo para meditar sobre a diferença abismal do instante  vivido pela amiga sulista. Se ela passara instantes de tanta felicidade, por aqui a paz reinava e o dia a dia era calmo.  Infelizmente, nos atuais dias de uma pátria  tida como civilizada – abençoada por Deus -  o medo nos domina em todos os instantes. Os malfeitores nos atormentam e  estão por toda a parte. Nem no recinto do lar  se tem segurança. Sair de casa é perigo, de dia ou de noite. Ir a banco é um risco de ser assaltado ou morto. O momento é de perigo em qualquer parte. Audaciosos,   “donos do pedaço”, os marginais  não respeitam nem mesmo a polícia nas delegacias. Mesmo no convívio com vinte  ou trinta pessoas, não se está seguro, principalmente em sítios ou casas afastadas da cidade. Os jornais e demais meios de comunicação aí estão mostrando a crua realidade em que vivemos. Já são lugar comum  notícias sobre mortes violentas e assaltos, principalmente nos finais de semana. As medidas paliativas, por mais que sejam apresentadas capazes de diminuir os casos de brutalidades, até agora não surtem efeito,  nada resolvem. Os assaltos e crimes de morte aumentam cada vez mais. Diante de quadro tão aterrador, não seria o momento de o povo ir às ruas, seriamente e com verdadeiro espírito cívico,  em todos as cidades grandes ou pequenas? Passou da hora de se exigir que o Governo Federal, o Congresso Nacional, a Justiça, os governos estaduais e prefeitos municipais, as forças armadas e os demais órgãos de segurança, sociólogos psicólogos,   enfim os responsáveis pela condução do Pais seriamente enfrentem a calamitosa  situação da segurança pública no Brasil.  Impensável não se resolver logo, logo o seríssimo  problema. Será que, com tudo que é moderno hoje, com a alta tecnologia em todos os setores, deixarão que voltemos aos tempos dos trogloditas?

HOJE APRESENTAÇÃO DO PAITT NA UNIFOR

Na tarde de hoje, sexta-feira, a Prefeitura de Fortaleza realizará um seminário para apresentação do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito (Paitt). O evento ocorrerá no Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor), e será  direcionado ao público interessado em conhecer o projeto, especialmente aos alunos e professores das Faculdades e dos Cursos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.
Conforme a Prefeitura, o  Paitt é um  plano com estratégias de curto prazo para a melhoria de transporte e trânsito em Fortaleza, com ações a serem executadas até dezembro deste ano. Até o início de junho começam a ser implantados os primeiros projetos-piloto de soluções para diversos problemas de mobilidade, com a melhoria de pontos críticos de trânsito; a implantação de um novo modelo de estacionamento da cidade; reformulação da operação e fiscalização de trânsito; redesenho das rotas de transporte público; e a modelagem de binários, sendo o projeto-piloto nas Avenidas Santos Dumont e Dom Luís.
Na ocasião,  a equipe técnica do Plano  mostrará  sugestões de intervenções na Capital, com foco maior na implantação do Binário da Aldeota. A ideia é dar continuidade a mão única já existente na Av. Santos Dumont, ampliando da Rua Tibúrcio Cavalcante até o cruzamento com a Av. Engenheiro Santana Júnior. A Dom Luís terá sentido contrário (Praia-Centro) em toda sua extensão. O binário passará a valer a partir de 31 de maio.
Os técnicos explicarão as razões de segurança para retirada dos canteiros centrais das duas avenidas; sobre o transplantio das árvores a ser realizado e o projeto de paisagismo para o local; e a necessidade de intervenções na rotatória da Praça Portugal. O secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos e coordenador do Paitt,  Luis Alberto Saboia, afirmou que a equipe estará aberta para sugestões.
O Paitt prevê ações táticas imediatas, porém é parte do Plano de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Fortaleza, que exige ações de médio prazo como a realização de Pesquisa Origem/Destino, inauguração de novos corredores de ônibus e intervenções para melhoria da malha viária; além de ações a longo prazo, como o Projeto Fortaleza 2040, plano que estabelecerá as diretrizes de uso e ocupação do solo e eixos de crescimento para o futuro da Cidade.
A POLÊMICA CONTINUA – Tão logo a Prefeitura de Fortaleza se dispôs a começar os trabalhos, nas últimas semanas, houve uma série de protestos em relação, principalmente, à completa modificação da Praça Portugal, que daria lugar para o cruzamento das avenidas Desembargador Moreira com a  Dom Luís.
Os trabalhos na  Dom Luís começaram, mas a Justiça impediu que não houvesse nenhuma intervenção em  relação à Praça Portugal enquanto não ocorresse pronunciamento da Câmara Municipal. O prefeito Roberto Cláudio vem afirmando que é sensível aos apelos dos que apresentam restrições às obras em questão. Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos. 
PLANO DE AÇÕES - O Secretário de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, esteve presente na sessão ordinária da Câmara Municipal de Fortaleza,  quarta-feira, 12, para apresentar aos vereadores o Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza, PAITT. Sobre a instalação dos binários na Avenida Dom Luís e Avenida Santos Dumont, João Pupo explicou: “A gente que colocar melhor iluminação, estabelecer uma faixa exclusiva para o transporte público, três faixas para veículos privados e também uma ciclofaixa. Isso tanto para a Dom Luís como para a Santos Dumont”. Por fim, afirmou,  a respeito da Praça Portugal,  que a mesma não comporta mais o fluxo de carros que passa constantemente, o que gera problema no trânsito naquele espaço, e que a Secretaria estudou diversas alternativas como a implantação de túneis, que a primeira vista poderia melhorar a circulação de trânsito no local, mas que com o tempo, seria pior. 
A Câmara Municipal irá se pronunciar sobre o assunto. 

PROGRAMAÇÃO GERAL DO CINTURR

De segunda-feira  (24) até  quinta-feira próxima,  no Auditório do Anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a Associação Brasileira de Turismo Rural,  promoverá, com organização da Prática Eventos, o CINTURR, evento que reunirá renomados especialistas e empresários para discutir o tema “Turismo Rural do Brasil e da Europa – Cenários, Desafios e Soluções”. 
Será a seguinte a programação geral do importante encontro do segmento do turismo brasileiro e mundial:
24 de março : 08h Credenciamento dos Participantes e Boas Vindas; 09h SOLENIDADE DE ABERTURA DO EVENTO; 10h MESA REDONDA;
TURISMO RURAL – UMA VISÃO GLOBAL PARA EXPRESSAR IDENTIDADES; PAINEL I – TURISMO RURAL E TERRITÓRIOS CRIATIVOS: 14h Cultura, comunicação e ruralidade no contexto de uma economia inteligente e criativa; 14h45 Economia criativa e ruralidade: desenvolvimento econômico, social, e cultural; 15h30 Inovação nos territórios rurais através do turismo – exemplos do Brasil; 16h15 Turismo Rural: uma economia criativa baseada na experiência e nas sensações – exemplos de Portugal.
 25 de março: PAINEL II – TURISMO RURAL: LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS; 9h Turismo Rural: legislação e políticas públicas na Europa;  9h45 Turismo Rural: legislação e políticas na America Latina; 10h30 Turismo Rural: legislação e políticas no Brasil; 11h15 Turismo Rural – cooperação público-privado;  PAINEL III – SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO DO TURISMO RURAL: 14h Sustentabilidade, desenvolvimento e crescimento do setor do turismo rural; 15h Turismo rural no Brasil: cenários atuais; 16h Costa Rica: modelos para a capacidade de desenvolvimento e sustentabilidade; 16h Empreendedorismo, inovação e criação de produto; 16h Como colocar no mercado e vender.
26 de março: PAINEL IV – ENTIDADES DE CLASSE DO TURISMO RURAL; 9h Reunião entre Entidades de Classe e Instituições de Turismo Rural com o Tema: Desafios e Soluções. ; Assinatura de Termo de Cooperação; 12h Intervalo: Almoço Livre; 14h City tour pelos principais empreendimentos de turismo de Fortaleza (Centro de Eventos do Ceará/Arena Castelão/Acquário Oceânico e outros); 
27 de março: 8h Programação restrita às ENTIDADES DE CLASSE e CONVIDADOS ESPECIAIS – VISITA TÉCNICA A EMPREENDIMENTOS DO TURISMO RURAL CEARENSE; Saída para visita técnica aos empreendimentos de turismo rural do Ceará; Café regional e visita técnica ao Y Park; Almoço e visita técnica a Fazenda- Hotel Vale do Juá; Lanche e visita técnica a Fazenda-Hotel Repouso das Águas ; Retorno a Fortaleza.
Obs: Programação dos dias 26 e 27 serão restritas às entidades de classe do Turismo Rural e convidados especiais.* A presente programação poderá sofrer alterações

JORNALISTAS ESTRANGEIROS VISITAM FORTALEZA

Na segunda-feira , 17, uma comitiva formada por jornalistas internacionais veio a Fortaleza para conhecer a estrutura da cidade para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.  Periodistas de imprensa de jornais de grande circulação em países como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos fizeram participaram da visita.  A comitiva foi recebida na Arena Castelão pelo secretário Ferruccio Feitosa e pela secretária da Secopafor, Patrícia Macêdo, que apresentaram os números e ações para o Mundial.
Além da estrutura física da Arena Castelão, os jornalistas tomaram conhecimento de algumas peculiaridades e destaques do projeto de reforma, ampliação, modernização e operação do Estádio e conversaram com várias pessoas envolvidas nas obras da Copa, bem como  com o ex-jogador Mirandinha, primeiro brasileiro a jogar na Inglaterra e o primeiro cearense a jogar na Seleção Brasileira.
Após a visita à Arena Castelão, eles fizeram um sobrevoo de helicóptero pela cidade e em seguida visitaram as estações Chico da Silva e Parangaba do Metrofor

BETO STUDART É O NOVO PRESIDENTE DA FIEC

Na última  sexta-feira (14), no Auditório Waldyr Diogo, na Casa da Indústria, em clima cordial e  com a presença das entidades do Sistema, a Federação das Industrias do Ceará elegeu por aclamação  o empresário Jorge Alberto Vieira Studart Gomes para novo presidente da entidade,  com  mandato de cinco anos.  Beto Studart substitui o empresário Roberto Proença de Macêdo, que cumpriu mandato com muita competência.
A solenidade de posse, na forma estatutária da FIEC, será no próximo mês de setembro.
NOVA DIRETORIA – Eis a composição da nova diretoria;
Presidente: Beto Studart (Sinduscon); 1º Vice-presidente: Alexandre Pereira (Sindpan); Vice-presidentes: Hélio Perdigão (Sindiembalagens); Roberto Sérgio Ferreira (Sinduscon); Carlos Fujita (Sinduscon)
Diretores - Diretor administrativo: Ricardo Cavalcante (Sindibrita); Diretor administrativo adjunto; Marcus Venícius Rocha Silva (Sindconfecções); Diretor financeiro: Edgar Gadelha (Sindicarnaúba); 
Diretor financeiro adjunto: Ricard Pereira (Simec); Diretores: José Agostinho Carneiro de Alcântara (Sindserrarias); Roseane Oliveira de Medeiros (Sindicouros); Carlos Rubens Alencar (Simagran); Marcos Soares (Sindquímica); Elias de Souza Carmo (Sindienergia); Marcos Augusto Nogueira de Albuquerque (Sindverde); Jaime Bellicanta (Sincalf); José Alberto Bessa Júnior (Sindrações); Verônica Perdigão (Sinditêxtil); Francisco Eulálio Santiago Costa (Sindgráfica); Luiz Francisco Juaçaba Esteves (Sindiembalagens); Francisco José Lima Matos (Sinduscon); Geraldo Bastos Osterno Júnior (Sindmóveis); Lauro Martins Oliveira Filho (Sindpan); Luiz Eugênio Pontes (Sindtrigo); Francisco Demontier Mendes Aragão (Simagran).
CONSELHO FISCAL - Titulares:Marcos Silva Montenegro (Sindalgodão); Germano Maia (Sinditêxtil); Vanildo Lima Marcelo (Sifavec); Suplentes: Aluísio da Silva Ramalho (Sindredes); Adriano Monteiro Costa Lima (Sindroupas); Marco Veríssimo de Oliveira (Sindipneus).
DELEGADOS NA CNI – Titulares: Alexandre Pereira (Sindpan); Fernando Cirino Gurgel (Simec); Suplentes: Jorge Parente (Sindlaticínios); Beto Studart (Sinduscon).

IMPORTANTE REUNIÃO DO FÓRUM DE TURISMO

José Rangel, Edgar Sá, Indira Guimarães, Alcir Porto e Pedro Carlos da Fonseca
Abrindo sua pauta do corrente ano, o Fórum de Turismo do Ceará, que tem como coordenadores Pedro Carlos da Fonseca e Edgar Sá, realizou, na terça-feira, 18,  num dos auditórios do Sebrae, sua primeira reunião do ano, contando com grande comparecimento de representantes do “trade” turístico, inclusive  do Interior do Estado. 
A pauta dos trabalhos foi aberta com a apresentação do dr. Alcir Porto, que fez importantes abordagens sobre o turismo do Ceará, inclusive oferecendo pormenores sobre a atuação do Sebrae/Ceará, de que é diretor, visando à excelência dos serviços, inclusive com a conscientização e  melhor capacitação dos pequenos e médios empreendedores, da área turística.  Após sua exposição, a técnica do Sebrae Marta Campelo fez minuciosa apresentação da próxima Feira do Empreendedor, prevista para se realizar de 5 a 9  agosto vindouro, em Fortaleza. 
Também foram de grande importância os pronunciamentos do Prefeito de Jaguaribara, Francisco Holanda Guedes, e da professora Indira Guimarães,  secretária de Turismo de Aquiraz, esta  fazendo  ampla apresentação do turismo do município praiano. 
No final do encontro, os presentes cantaram os parabéns pelos 30  anos de fundação da Abrajet/Ceará. O jornalista José Rangel, presidente da entidade, em rápido retrospecto sobre a entidade que congrega no estado os jornalistas de turismo, agradeceu a iniciativa da homenagem que o Fórum estava prestando.

VINICIUS LAGES É O NOVO MINISTRO DO TURISMO

Na última segunda-feira (17),  houve  a cerimônia de transmissão de cargo de Gastão Vieira para o novo ministro do Turismo, Vinicius Lages. A solenidade aconteceu no Ministério do Turismo e contou com a presença de servidores, funcionários e convidados.
Durante a posse, Gastão Vieira ressaltou que o Ministério tem R$ 4 bilhões investidos em obras de 4,6 mil municípios.  Também destacou os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Turismo, aplicados em 11 centros de Convenções que estão em construção no país para incrementar o turismo de negócios, além da modernização das ferramentas de gestão da pasta, entre elas, o Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse (Siacor), que permitiu ao cidadão verificar, pela internet, a aplicação dos recursos e o andamento de cada uma das obras de infraestrutura.
Ao receber a missão de liderar o Ministério do Turismo, Vinicius Lages, em seu pronunciamento, firmou o compromisso de trabalhar arduamente para tornar o turismo brasileiro uma experiência de hospitalidade inovadora, sustentável e competitiva. “O turismo é uma fonte expressiva de geração de emprego e renda para os brasileiros, riquezas para o país, um catalizador da redução das desigualdades regionais e sociais”, disse Lages.
QUEM É - Vinicius Nobre Lages, alagoano de 56 anos, é agrônomo de formação e doutor em Economia do Desenvolvimento. Especialista em Economia de Serviços, Turismo e Desenvolvimento de Negócios, desde 2007 ocupava a gerência da Unidade de Assessoria Internacional do Serviço Brasileiros de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).
 Em seu currículo consta a participação, como membro, do Conselho Nacional de Turismo, e a representação do Sebrae na Organização Mundial do Turismo entre 2003 e 2007, e 2011. Lages ainda coordenou o Programa Sebrae 2014, para apoiar a preparação de empresas para a Copa do Mundo. Com perfil técnico e experiência empresarial na área de serviços, também atuou como docente na disciplina Inovação em Serviços Turísticos (2013).
NO EVENTO DA CVC - Vinicius Lages participou ontem (19), em São Paulo, do 20º Workshop e Trade Show CVC,  a maior operadora de viagens da América Latina. Foi o primeiro encontro público do ministro com as principais lideranças e gestores públicos do setor de turismo

CULTURA & TURISMO - Vicente Alencar

Vicente Alencar
Abrajet - Ceará
1 - O professor João soares Lôbo, eleito 1º Vice-presidente da Academia Cearense da Língua  Portuguesa, será empossado na última sexta-feira deste mês, e lançará seu livro Andanças de Amor , dia 15 de abril no Espaço Cultural de O POVO na Av. Aguanambi, 282, a partir das 19 horas.

A obra tem Abas de Vicente Alencar e terá apresentação de Lourdinha Leite Barbosa.
2 - Os amigos de Cascavel cidade que se localiza depois de Pindoretama e antes de Beberibe  nos procuraram para que pudessemos sugerir aos dirigentes daquele município através da coluna uma programação de festas para setembro vindouro. Levando-se em conta que em todas as festas a Cidade melhora financeira e economicamente, eles pedem para que seja organizada uma programação para o Dia da Independencia do Brasil, 7 de setembro. Está exposto o assunto.Sirvam-se.
3 - A partir das 16 horas de hoje em mais uma reunião ordinária da Academia Cearense de Retórica, estarei na tribuna para dissertar sobre "A poesia de Antonio Girão Barroso e a Retórica". Uma homenagem a memória do poeta cujo centenário acontecerá no próximo dia 6 de junho. A ACERE reúne-se no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras.
4 - A companhia CVC destacou em matéria publicada na imprensa cearense que o Estado do Ceará está alcançando íodos os seus objetivos em atividades turísticas, sendo atualmente o terceiro destino mais vendido dentro  dos empreendimentos nacionais. 
5 - O Rotary Clube Fortaleza Centenário deseja realizar no interior do Estado uma reunião de grande porte, começando na sexta-feira à noite e terminando no domingo ao meio-dia, inclusive com uma programação turística. Se alguma cidade do interior tiver interesse em receber uma delegação em torno de 70 pessoas que se manifeste junto a presidente Marne Lins. O Rotary Centenário terá reunião ordinária nesta sexta-feira, amanhã, a partir do meio dias no Marina Parque Hotel.
6 - A Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras - ACCAL com todos os seus membros bastante felizes em  face do lançamento do novo livro de J. B. Sotero um dos seus integrantes,  e,  um dos maiores poetas do Ceará. Trata-se de "Meus amigos, bom dia" editado pela RDS Editora.  Uma coletânea de crônicas  publicadas por Sotero ao longo dos últimos cinco anos. 
7 - Quem também está de livro pronto e  será lançado na próxima semana é o advogado e poeta José Feliciano de Carvalho.  Intitula-se Liberdade Transcendental e será lançado no próximo dia 26 de março no Náutico Atlético Cearense, com saudação de Juarez Leitão.
8 - Na próxima segunda-feira, às 22 horas e prosseguindo até as 23 horas pela Rádio Assunção Cearense AM 620 o Programa Vicente Alencar - Educação, Cultura e Esporte. Hoje e amanhã em face dos relatos dos jogos de futebol não teremos a sua apresentação. Convido todos, pois, para a próxima semana.

MSC CRUZEIROS ANUNCIA NOVO ROAD SHOW

A MSC Cruzeiros anuncia a edição 2014 de seu Road Show especial em diferentes cidades brasileiras.  Desta vez, a armadora levará aos profissionais da área de turismo informações sobre a estação sul-americana 2014/2015, além da temporada internacional, programas de excursões, serviços e novidades a bordo.
O evento começa na próxima semana e passará por diversas cidades do país até maio. A cada apresentação os agentes poderão conhecer com mais detalhes os navios que visitam os portos sul-americanos a partir de novembro, além de detalhes do novo modelo tarifário da armadora, no qual as categorias de tarifas não são adotadas somente pelo tipo de acomodação, mas também pelas diferentes experiências e serviços especiais a bordo, permitindo que o hóspede customize sua viagem e escolha o cruzeiro de seus sonhos, de acordo com as suas necessidades e preferências.
Após passar por Maceió, Maringá (PR), Sorocaba (SP), Londrina (PR), João Pessoa (PB), Vitória (ES),  São José dos Campos (SP), Criciúma (SC), Belo Horizonte (MG),Recife (PE); Rio de Janeiro (RJ); Florianópolis (SC); Brasília e São Caetano (SP), o Road Show estará em Fortaleza no próximo mês.

TERMINA HOJE O WORKSHOP & TRADE SHOW CVC

Guilherme Paulus 
Com o tema “Construindo juntos o futuro”, foi aberto dia 19, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte - São Paulo/SP,  o Workshop & Trade Show CVC,  evento que está reunindo mais de 10 mil profissionais e 500 expositores que representam 600 marcas do turismo nacional e de 29 países, com  término marcado para hoje, 20.  
PRESENÇA DO CEARÁ – O Workshop da CVC está mobilizando o turismo do País e também estrangeiro, tendo em vista que a operadora e uma das grandes participantes do desenvolvimento da área. Por esta razão, através da Setur, o Ceará lá está com um estande próprio, de 100 m² e ambientado com painéis fotográficos e vídeos que exibem ícones do Estado – praias, serra, sertão, religiosidade, artesanato, gastronomia e esportes radicais – serão recebidos agentes e operadores de viagem, e realizadas apresentações do Estado, distribuição de material promocional e degustação de produtos gastronômicos típicos.
PERNAMBUCO LEVA SEUS ATRATIVOS - Gastronomia, atrativos e cultura. Estes são os elementos que a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), levará para a 20º edição do Workshop e Trade Show CVC, 
Com uma área de 144 m2, o estande de Pernambuco, mostrará todos os seus principais atrativos turísticos e contemplará os destinos como Recife, Olinda, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha. O espaço contará com área para as capacitações, onde cada destino poderá promover sua palestra, além de uma capacitação exclusiva sobre a Paixão de Cristo, que acontece há 47 anos no distrito de Fazenda Nova, no Agreste do Estado.A cultura pernambucana estará presente no evento através dos personagens Mateus e Catirina e da bailarina Josy Caxiado, que fará performances dos ritmos tradicionais do Estado.
O evento da CVC terminará hoje e reúne também promoções de turismo nacional e internacional 

ARACAJU COMEMOROU 159 ANOS

Vista áerea de Aracaju - SE
A capital do estado de Sergipe comemorou 159 anos na última segunda-feira (17) com shows, apresentações culturais e missa de ação de graças. As festividades começaram na sexta-feira (14) com shows de música gospel. No sábado, aconteceram shows de rock e no domingo foi a vez de Quinteto em Choro, Balio de Fulô, Nino Karvan e Luiz Fontinelli. No último dia de festividades houve apresentações do conjunto Inácio Barbosa.
No ano passado, Aracajú recebeu substancial verba do Ministério do Turismo para revitalização de orlas, implantação de sinalização turística e reforma do Centro de Convenções de Sergipe. Também no ano passado, Aracajú foi premiada pelo MTur por constar no ranking dos 18 destinos que mais evoluíram no Índice de Competitividade do Turismo. Aracaju se destacou pelos aspectos ambientais.
A agradável cidade em que os pássaros iam se alimentar do caju, conforme os indígenas, é conhecida por ser segura e aconchegante, com um mercado turístico preparado para receber os visitantes. Suas praias, rios e manguezais atraem visitantes de todo o Brasil, especialmente aqueles que buscam dias tranquilos.
Boa opção para quem visita o local pela primeira vez é começar o dia com uma caminhada pela sua estruturada orla marítima,  passando pelas areias da praia de Atalaia. Imperdível é ir às praias do litoral sul da cidade e experimentar o melhor da culinária sergipana: caranguejo, siri, ostras e batida de coco.

PROJETO VITRINES CULTURAIS

Projeto destacará artesãos das cidades sede da Copa 2014
Os artesãos terão oportunidade de mostrar seus produtos para turistas brasileiros e estrangeiros durante a Copa do Mundo da FIFA 2014. Para isso, os trabalhos devem ser inscritos até 6 de abril, de acordo com o edital do projeto Vitrines Culturais. Serão selecionadas 60 mil peças que têm a missão de divulgar a diversidade do artesanato do país.
Para participar, o artesão deve ter cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), coordenado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Mas quem não está cadastrado, ou tem alguma dúvida de como se inscrever no projeto Vitrines Culturais, terá a ajuda do ministério.Há dois telefones para informações: (61) 2024-2987 e (61) 2024-2773.. Inscrições devem ser feitas pela internet, acessando sistemas.cultura.gov.br/propostaweb, ou pelos Correios. Os artesãos também podem tirar dúvidas pelo e-mail vitrinesculturais2014@cultura.gov.br.
As peças selecionadas vão ficar em exposição em lojas nos locais de exibição pública oficial (as chamadas FIFA Fan Fest) ou em espaços culturais nas cidade-sede. Já está acertada a venda em Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. As vitrines culturais vão funcionar durante todo o período da Copa, de 12 de junho a 13 de julho. (Com Portal da Copa gov br)

EM SÃO LOURENÇO DA MATA A BNTM 2014

Arena Pernambuco receberá a BNTM
Estão nos finais os preparativos para uma das maiores feiras internacionais de negócios turísticos do país - a Brazil National Tourism Mart (BNTM). O evento acontece entre os dias 27 e 30 da próxima semana, na Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata, cidade que fica a quase 20 quilômetros de Recife (PE).
O objetivo da BNTM, criada em 1992 pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), é aproximar o “trade” turístico nacional das operadoras turísticas dos principais mercados internacionais. Durante o evento, os “buyers” (compradores internacionais convidados, além dos nacionais) realizam encontros de negócios com os “suppliers” (hotéis, operadoras e demais fornecedores nordestinos), para formação de parcerias comerciais.
Além dos encontros, órgãos oficiais e secretarias de Estados e Municípios, bancos sociais e entidades apresentam seus produtos turísticos e ainda desenvolvem uma intensa programação de seminários, palestras e eventos culturais.

16 MIL VOOS EXTRAS DURANTE A COPA DO MUNDO

CONGONHAS - SP
Da abertura ao dia seguinte à final da Copa do Mundo, as companhias aéreas ligadas à Associação Brasileira das Empresas Aéreas devem transportar o equivalente a 7,2 milhões de passageiros, apenas nas cidades-sede dos jogos. No total, serão 16 mil voos extras no período do torneio, que vai de 12 de junho a 13 de julho.
Segundo a ABEAR, as operações para as cidades-sede terão um aumento superior a 31%. A oferta de assentos vai crescer 9,7%, o que significa 645 mil novos lugares somados aos 6,6 milhões existentes.
Todas as etapas do processo, desde o remanejamento de voos à programação de manutenção das aeronaves, serão sistematicamente estudadas para atender ao fluxo de passageiros que circularão entre as cidades-sede e, também, para não comprometer as demais operações..
ESTIMATIVAS - São Paulo terá o maior fluxo de pessoas nos terminais aeroportuários: 2,8 milhões de assentos previstos nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos. No Rio de Janeiro, serão 89 mil assentos extras para os terminais do Galeão e Santos Dumont, totalizando 881 mil lugares. Em Belo Horizonte, os aeroportos de Pampulha e Confins terão 873 mil assentos, com 789 novas operações, específicas para os jogos.
Em termo de operação, o aeroporto de Brasília terá um aumento de 64% no volume de pousos e decolagens no período da Copa (total de 5,5 mil voos e 560 mil assentos).
A movimentação também será intensa em Fortaleza, com 826 voos extras, somados à malha de 1.350 deslocamentos regulares.(Com a Agência CNT de Notícias).

VOOS REGULARES DA AZUL ENTRE FORTALEZA E PARNAÍBA

Com voos regulares  às quintas-feiras,  sábados e  domingos, saindo de Fortaleza, anuncia-se que a Azul, a partir do próximo dia 4 de abril, começará a operar  a linha  Fortaleza/Parnaíba/Fortaleza. Com a nova frequência, aguarda-se que o turismo da regional ganhe mais impulso, pois o Aeroporto Internacional  Dr. João Silva Filho, em Parnaíba, é estratégico para o crescimento do turismo na região, como foco principal a Rota das Emoções: Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.
Sabe-se que este voo está viabilizado por conta da parceria entre o Governo do Estado e a Azul.   Decreto do governo piauiense  reduziu para empresas aéreas a alíquota do Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o combustível nos voos regionais regulares no Piauí.
O Aeroporto de Parnaíba  possui uma das maiores pistas de pouso do Nordeste, com 2.550 metros, podendo receber aeronaves de grande porte. 
Os preços disponibilizados pela empresa, que variavam de R$ 243,90 a R$ 301,90, causaram uma série de questionamentos por parte dos populares. Porém, na sexta-feira, 14, a empresa reduziu o valor nos trechos de Teresina-Parnaíba e Parnaíba-Fortaleza, respectivamente, com tarifas promocionais que vão de R$ 59 a R$ 79.
O voo inaugural no Aeroporto Internacional João Silva Filho está previsto para o próximo dia 29. (Com informações de Graciane Sousa, Proparnaiba).

A PRESIDENTE DILMA CUMPRIU EXTENSA AGENDA NO CEARÁ

EM FORTALEZA:
30 ANOS DE SEGURANÇA HÍDRICA PARA RMF E CIPP
A Presidente Dilma Rouseff e o Governador Cid Gomes entregam chaves de caminhão pipa em Fortaleza
A presidente Dilma Rousseff, em poucas horas no Ceará, cumpriu extensa agenda.  Ela veio para liberar, ao lado do Governador Cid Gomes, obras de abastecimento d'água pelo Programa Água para Todos e também pelo Projeto São José III.
Em Fortaleza, Pela manhã, no Parque de Exposições Governador César Cals, entregou 41 caminhões caçamba, duas motonivaladoras, 70 pás carregadeiras e 59 caminhões pipa provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Foram beneficiados 140 municípios cearenses. Juntos, Governos do Estado e Federal investiram mais de R$ 49,8 milhões na aquisição das máquinas, beneficiando mais de 60 mil agricultores familiares.
No ato,  secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou a importância dos novos equipamentos para os municípios que sofrem com a estiagem no Estado. “A entrega desses equipamentos representa um marco histórico de contribuição do Governo Federal para estruturar os municípios na convivência com o semiárido”, coloca. Até agora, foram entregues 172 equipamentos e em todo o Ceará.
SEGURANÇA HÍDRICA - Também em Fortaleza, a presidente  inaugurou o trecho V do Eixão das Águas, que fica no município de São Gonçalo do Amarante. Segurança hídrica por 30 anos para a Região Metropolitana de Fortaleza e para os empreendimentos instalados no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). 
Com a inauguração ontem (19) do Trecho IV, em 2012, e do Trecho V (investimento de R$ 315,29 milhões com 57,6 quilômetros de extensão)  o Estado dá mais um exemplo para o Brasil em gestão hídrica. "A inauguração do Eixão das Águas, o Ceará apresenta para o Brasil um investimento qualitativo em uma obra estruturante. É uma obra que muitos consideram que não é visível, mas que garante melhoria para milhões de pessoas", disse a Presidente Dilma Rousseff.
Em seu discurso, o governador Cid Gomes ressaltou a importância do Eixão para o Estado. " O Eixão foi planejado há 16 anos, durante o Governo Tasso. De 2009 para cá, inauguramos quatro trechos. Desde maio do ano passado, Fortaleza é abastecida com a água do Castanhão, localizado há mais de 200km e, agora os grandes empreendimentos do Pecém, como a Siderúrgica e a Termelétrica passam a ter essa garantia por mais 30 anos”. 

No inicio da solenidade, a Presidente entregou 41 caminhões caçamba, duas motonivaladoras, 70 pás carregadeiras e 59 caminhões-pipas provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2),  beneficiando 141 municípios cearenses. Juntos, o Governo Federal e o Governo do Estado investiram mais de R$ 50 milhões na aquisição das máquinas, beneficiando mais de 60 mil agricultores familiares.

EM SOBRAL: 
R$ 300 MILHÕES PARA ABASTECIMENTO D'ÁGUA
A presidente discursa em Sobral
A Presidente da Republica Dilma Rousseff em Sobral, participou  de extenso programa, com liberação de verbas, ordens de serviço, entrega de títulos, afora outras medidas relacionadas à superação de problemas existentes.
Na presença de membros do Congresso Nacional, da Assembleia Legislativa do Ceará  e da alta administração federal e estadual, com o Governador Cid Gomes a Presidente Dilma  assinou, em Sobral, na Região Norte, as ordens de serviço para o início de obras de 110 sistemas de abastecimento d'água em 37 municípios, beneficiando 5.108 famílias. O investimento será de R$ 21,7 milhões, através do Programa Água para Todos, parceria do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e o Ministério da Integração Nacional. Também houve a liberação de 363 projetos de abastecimento d'água para serem encaminhados para licitação,  beneficiando 19.075 famílias com investimento de R$ 85,5 milhões. 
OUTRAS AÇÕES – Foram assinadas também na ocasião ordens de serviço com Organizações Não-Governamentais para iniciar as obras de implantação de 19.586 cisternas de placas, em 32 municípios, e 7.673 cisternas de enxurradas, em 47 municípios. Serão investidos R$ 54,31 milhões para a implantação das cisternas de placas e mais R$ 82,42 milhões, para cisternas de enxurrada, parceria entre o Estado e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A implantação das cisternas de placas segue às novas regras, publicadas no Diário Oficial da União em 31 de janeiro.
Ainda foram entregues 30 mil títulos de propriedade para 22 municípios, dentro do Programa Estadual de Regularização Fundiária. Foram beneficiados os municípios de Quiterianópolis, Santa Quitéria, Tamboril, Mombaça, Milhã, Amontada, Irauçuba, Umirim, Itapipoca, Graça, Groaíras, Mucambo, Pacujá, Reriutaba, Santana do Acaraú, Varjota, Cariré, Fortim, Icapuí, Jaguaruana, Quixeré e Iguatu.
Houve mais ainda a liberação de projetos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), parceria com os Bancos do Brasil e do Nordeste, para a implantação de projetos produtivos nos municípios de Jaguaribara e Irauçuba. Também foram liberados 363 kits de irrigação para execução de projetos de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), que visa ao desenvolvimento de uma agricultura familiar sustentável e sem o uso de agrotóxicos. Serão beneficiados os municípios de Alcântaras, Barroquinha, Catunda, Chaval, Cariré, Granja, Hidrolândia, Ipueiras, Massapê, Martinópole, Pires Ferreira, Meruoca, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Reriutaba, Santa Quitéria, Uruoca e Viçosa do Ceará.

QUIXERAMOBIM AGRACIADO COM PALMA DE OURO

O  município de Quixeramobim, através do secretário de Educação do município, Antônio Amaury Oriá Fernandes, foi agraciado durante o Encontro Nacional de Secretários Municipais da Educação – 12ª Edição do Prêmio Palma de Ouro, promovido pelo Educa Brasil. O evento aconteceu de  entre 9 e 12 passados, no Hotel Costa do Sauípe Resort Class, na Bahia, ocasião em que foi entregue   troféu aos 100 melhores secretários municipais de Educação do Brasil.
Através de pesquisas realizadas nas páginas abertas de web governamentais, fontes associadas à educação brasileira em nível estadual e municipal e principais meios de comunicação relacionados  secretarias de educação municipal,  a Secretaria Municipal da Educação de Quixeramobim foi uma das premiadas pelo Instituto Premium Brasil. (Com o Sistema Maior de Comunicação)

LITORAL NORTE DE PERNAMBUCO: ILHA DE ITAMARACÁ

Forte Orange, na Ilha de Itamaracá
Águas calmas e prática de esportes náuticos. Esses são alguns dos motivos para conhecer o Litoral Norte de Pernambuco. Localizada a 47 km do Recife, a Ilha de Itamaracá reserva diversos atrativos para turistas que procuram lazer e cultura.
A Ilha é um convite à história do país.  A origem da cidade remonta a época das feitorias e os primeiros registros datam de 1508. No século XVII, toda a ilha foi conquistada pelos holandeses que iniciaram suas investidas na praia do Forte Orange, onde foi construindo o conhecido forte. 
Separada do continente pelo Canal de Santa Cruz, a Ilha de Itamaracá é conhecida principalmente por suas belezas naturais. Devido as suas águas tranquilas, já faz parte do Circuito Turístico Náutico de Pernambuco onde são praticados esportes, como: kitesurf, windsurf, canoagem, wakeboard, além das competições de lanchas e jet skis. 
Um dos programas mais charmosos de se fazer é o passeio de barco para Coroa do Avião. Formada por banco de areia de 100x500 metros, o istmo tem uma linda paisagem e possibilita aos visitantes durante a maré baixa visitar a pé a praia de Mangue Seco. Na ilhota existe também o Centro de Pesquisa de Aves Migratórias da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 
A Ilha de Itamaracá proporciona aos turistas uma gastronomia deliciosa, com destaque para os pratos com frutos do mar. Dispõe de hotéis e pousadas, contando ainda com infraestrutura turística do Recife, já que é uma cidade próxima a capital. (Empetur)

INAUGURADO PARQUE EM GRAVATÁ

Parque da Cidade
Desde último domingo (16), a população de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, passou  a contar com mais um importante equipamento turístico: o Parque da Cidade (Rua Joaquim Souto, s/n – Nossa Senhora das Graças), um complexo de lazer de 37 mil m2 com pistas de cooper (1.100 m), skate (500 m2) e bicicross (2.200 m2); espelho d´água; anfiteatro para 1.500 pessoas; praça das artes; biblioteca; posto de enfermagem; lojas e estacionamento com 140 vagas. A obra é uma realização da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), que investiu R$ 6,4 milhões para a construção do parque.
Na data a Setur-PE assinou a ordem de serviço do teleférico de Bonito, município do Agreste bastante procurado pelos praticantes do ecoturismo e turismo de aventura. O teleférico fará o percurso entre o Pátio de Eventos e a Igreja de Nossa Senhora de Montserrat.

ROTA DO SOL SEMANAL 21/03/2014 - ISSUU