A folia do Pré-Carnaval do Maranhão tomou conta do Centro Histórico de São Luís na sexta-feira (17). Um cortejo com Tribos de Índios, iniciado na Rua Portugal, deu um colorido diferenciado à festa, que teve como palco principal a Praça Nauro Machado.
Além das Tribos de Índios, a programação contou com o show do grupo de samba As Brasileirinhas, apresentação do bloco tradicional originais do ritmo e com a percussividade do bloco afro abiyele maylo.
a festa teve apresentação da Escola de Samba Acadêmicos do Túnel do Tempo e grande show da Máquina de Descascar'alho, encerrando a noite.
MISCIGENAÇÃO CULTURAL- Para o cacique Júnior, presidente da Tribo de Índio Tupiniquins, fundada em 1998 no bairro Goiabal, região da Madre Deus, o carnaval do Maranhão promove uma “grande miscigenação” cultural. Ele é filho do cacique Zé Ilha, um dos percussores da brincadeira, caracterizada pela batucada única produzida por surdos e ritintas.
Os brincantes se dividem em três tipos de índios guerreiros: cacique, os enfermos e o feiticeiro. Eles pintam os rostos e se fantasiam com cocares e adereços indígenas, como penas, peles e sementes.
A FOLIA NÃO PARA - A programação oficial do Pré-Carnaval do Maranhão se estende até o último final de semana que precede o Carnaval 2020. São centenas de atrações em cinco pontos de folia espalhados pela capital maranhense, com destaque para o Circuito Beira-Mar, que vem revolucionando a folia de Momo em São Luís.
Os demais pontos da folia neste período são a Praça Nauro Machado; a Av. Beira Mar; a Praça dos Catraieiros (Casa do Maranhão) e o Beco do Gavião, na Madre Deus.
ATRAENTE - O Centro Histórico de São Luís é um grande atrativo para maranhenses e turistas em qualquer época do ano. Mas durante o período de férias, as ruas centenárias despertam a atenção de um número ainda maior de pessoas.
Famílias inteiras e visitantes aproveitam o tempo de descanso para conhecer um pouco da riqueza cultural presente em cada detalhe dos casarões e sobrados dos séculos 18 e 19, singularidade arquitetônica que fez da capital maranhense cidade Patrimônio Histórico da Humanidade.
PROJETANDO SÃO LUÍS - Com a concretização das metas estabelecidas no programa estadual Nosso Centro, a tendência é que nos próximos anos as férias no Centro Histórico de São Luís sejam ainda mais movimentadas.
Com foco no setor habitacional, comercial e gastronômico, tecnológico, cultural e turístico, além do institucional, o programa alcança toda a região da Praia Grande, além do entorno da Praça João Lisboa, Desterro, Rua Grande e suas transversais, até a Praça Deodoro.
A entrega do Edifício João Goulart, na Praça Pedro II, foi o ponto de partida do programa Nosso Centro. O prédio já começou a abrigar parte da estrutura administrativa do estado. A reinauguração oficial do João Goulart será realizada nos próximos dias. Os cerca de 500 servidores estaduais que passam a trabalhar no edifício devem movimentar a região e a economia no Centro Histórico
Nenhum comentário:
Postar um comentário