Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de abril de 2017

CALEIDOSCÓPIO - UM PATRIMÔNIO FERIDO / “AQUELAS CAMISAS”

UM PATRIMÔNIO FERIDO - “Cidade Maravilhosa/Cheia de encantos mil/Cidade Maravilhosa...” ;“Olha que coisa mais linda/ Mais cheia de graça/É ela a menina/ Que vem e que passa...”;  “O Rio de Janeiro continua lindo/O Rio de Janeiro continua sendo/ O Rio de Janeiro, fevereiro e março/Alô, alô, Realengo - aquele abraço!/Alô, torcida do Flamengo - aquele abraço”. Quanta euforia, quanto sentimento positivo viviam os André Filho, Vinicius de Morais, Tom Jobim e Gilberto Gil quando louvaram uma cidade que realmente era alegre e receptiva, uma aquarela esculpida pelo Divino Mestre. Baia da Guanabara, Pão de Açucar, o Cristo Redentor e  uma natureza dadivosa enfim estão perdendo o brilho pela ação nefasta e criminosamente destruidora de canalhas que enganaram e continuam enganando o até então descontraido povo carioca. Para destruir tão precioso cartão portal do Brasil juntaram-se governadores, políticos, malfeitores de toda ordem,  até juízes,  de quem se esperava firmeza, imparcialidade e ações corretas. Mas os biltres nasceram já assim, talvez até, quem sabe,  roubando os relógios de médicos e parteiras quando vieram ao mundo.
OS CANALHAS RESISTEM - O que acontece agora com o Rio de Janeiro nada mais é do que o retrato do que se vem rolando no Brasil, por conta e obra de outros canalhas, misturados que estão entre governantes, parlamentares, empresários e outros malfeitores. O que era no passado furto de ladrão de galinha, nos dias de hoje surge como prática generalizada em alta escala, graças ao  “engenho e arte” de pilantras que se aboletaram no Executivo, no Congresso, em grandes e pequenas empreiteiras, enfim uma peste generalizada. Já acuados são centenas, condenados pela Justiça, uns poucos. E os que têm culpa no cartório morrem de medo de quem já está preso ou prestes a isto. Negam de pés juntos, apresentam “sugestões” para se transformar em lei, com brechas para ficarem impunes. Uma coisa é estranha: os maiores envolvidos, exemplo a Oderbrecht, com sua “delações” atiram para todo lado, dando a impressão de que são bonzinhos. Na verdade, empresas como tais são as maiores responsáveis pelo
descalabro.Corromperam gente que já não prestavam e outros que cairam na fraqueza. Não é por que, como Judas,  devam receber trinta moedas, isto é terem penas mais brandas. Penas menores só porque se travestiram de traíras...?
“AQUELAS CAMISAS” – Como é ruinzinho o meu “Fortaleza” deste ano, em comparação ao de anos passados. Neste final do campeonato cearense de futebol, perdeu no domingo último para o Ferroviário por 2 x 0, merecendo até um placar maior. Está visto que não tem uma boa equipe. São apenas  medianos os jogadores que possui, sem garra,  sem espíirito de equipe.  Perderam sem mostrar maior empenho, não somente pela parte técnica.  Ha sete anos o time continua na 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro. Até que vai às finais. Mas aí, as decepções. Em outros tempos, o nosso saudoso Blanchard Girão saudou o “Tricolor de Aço”  chamando-o “o time daquelas camisas”, pela garra, pela luta e que não se entregava com facilidade. Chegou a ganhar campeonatos pelo denodo dos seus jogadores, que só se davam como derrotados após o apito final. Agora não é assim. No próximo domingo, novmente vai enfrentar o Ferrim. Se o comportamento for igual ao do jogo passado, babau, tudo está perdido. Não seria o caso de invocar o “Coronel Limoeiro”, famoso personagem do Chico Anísio, que, diante de um frouxo,  mandava que vestisse sua calça para virar homem...?

GOVERNADOR VISITOU OBRAS EM JERICOACOARA E CRUZ

O governador Camilo Santana supervisionou na sexta-feira passada (31) as obras do Aeroporto de Jericoacoara, no município de Cruz. Previsto para ficar pronto em junho deste ano, o aeroporto vai operar com capacidade para 1,2 mil voos por ano e será fundamental para o turismo do Litoral Oeste do Estado. O primeiro voo comercial deverá ser realizado em maio, pela companhia aérea Azul, no trajeto Campinas (SP)/Recife/Jericoacoara.
De acordo com o governador, o Estado tem trabalhado para atrair também a companhia GOL. "A partir do momento em que o aeroporto for regulamentado pela Anac, já podemos ter voos da companhia Azul, que será direto de São Paulo (via Campinas). Estamos trabalhando também para termos um voo da Gol e voos regionais dentro do próprio Ceará. Portanto, é um aeroporto que vai atender não só os nossos turistas, mas também os municípios vizinhos: Acaraú, Camocim, Marco, Cruz. Não tenho dúvida de que será um aeroporto com fluxo muito importante para a região e para o desenvolvimento do turismo", acrescentou.
Em relação ao acesso ao aeroporto, o chefe do Executivo cearense explicou que o Estado vai investir na duplicação de trechos da CE-085. "Estamos com o projeto de duplicar toda a CE-085, que dá acesso ao Litoral Oeste, assim como aconteceu com a CE-040. A ideia é que as duas CEs litorâneas do Ceará possam ser duplicadas para facilitar o acesso do turista, da economia e do fluxo de cargas. Entretanto, como é um trecho muito longo na CE-085 e ainda não temos os recursos, vamos priorizar o trecho Itarema a Acaraú. O DER já está com o projeto e vamos incluí-lo em mais uma etapa do Programa Ceará de Ponta a Ponta", concluiu o governador.
ESTRADA - Na sexta-feira o governador visitou ainda as obras da estrada que liga o município de Cruz à praia do Preá. Antigo sonho dos moradores da região, a via tem 12 km e está 90% concluída. O investimento é de mais de R$ 6 milhões, por meio do Programa de Valorização da Infraestrutura Turística do Litoral Oeste (Proinftur). 

RARIDADES DO ARQUIVO NIREZ


Continua em exposição até o próximo dia 16, na antiga sede da Caixa Cultural, uma  exposição de raridades de Nirez, conceituado jornalista, historiador e memorialista cearense. Com cerca de 300 peças, estão expostos fotos antigas, discos de cera, rádios a válvula, microfones, revistas em quadrinhos e muita cousa interessante do passado.
Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez, herdou da família o dom da arte, da Cultura. É filho do saudoso poeta e pintor Otacílio de Azevedo, nome consagrado  principalmente na primeira metade do século passado. O seu irmão Rubens de Azevedo foi um dos pioneiros da astronomia no Ceará. O grande acervo do memorialista, entre outras preciosidades,  conta com cerca de  22 mil discos de cera, a maior discoteca particular do Brasil, em torno de  30 mil são as fotos, com destaque para as de Fortaleza Antiga. 

JERICOACOARA: EXPLORAÇÃO AOS TURISTAS

Antonio Jose de Oliveira
Presidente ABRAJET CE
No artigo desta semana, ater-nos-emos a um assunto, do qual jamais esperávamos escrever com ênfase. Trata-se da abominável exploração aos bolsos dos turistas, praticadas, irresponsavelmente, por alguns meios de hospedagem, (o confrade Egídio Serpa fez a denúncia no Programa do Paulo Oliveira, na Rádio Verdes Mares AM, na segunda-feira, 3 de abril de 2017), na internacional Praia de Jericoacoara, incluída, entre as dez mais lindas do mundo, pelo jornal Washington Post, em 1994.
Bem! O jornalista Egídio Serpa não mencionou os meios de hospedagem a exorbitar, no preço das diárias, ( não citou os preços cobrados), mas afirmou que, por lá, o turista paga, em hotéis de luxo e pousada,  restaurantes, mais caro do que um cinco estrelas, em Fortaleza, principal portão de entrada de turistass na “Loira Desposada do Sol”, a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.
Vez por outra, caro leitor, alertamos os empresários do ramo para o fato de não explorar, descaradamente, os turistas, colocando a ganância exagerada do lucro (ganhar por ganhar) à frente de seus equipamentos turísticos, pois podem matar a “galinha-dos-ovos de ouro”. Isso é válido para todo o Brasil. É bom lembrar, gente, que turista, enganado,  jamais retornará ao polo receptivo. Pode-se ludibriá-lo uma vez, porém duas é quase impossível.
O governador do Ceará, Camilo Santana, visitou, recentemente, com auxiliares, o novo aeroporto internacional de Jijoca de Jericoacoara, localizado na rodovia estadual CE-085, no município de Cruz,  para conhecer as instalações, que, sem dúvida alguma, com seu pleno funcionamento, atrairá mais turistas para Jeri e outras belíssimas praias nas circunvizinhanças.  
Ainda falando desse aeroporto, foi divulgado que uma companhia aérea faria um voo direto de São Paulo para Jeri, porém a Secretaria Estadual do Turismo ventilou a possibilidade de as aeronaves passar, por Fortaleza, na ida e na volta, e não sabemos como está a situação.
Falou-se, outrora, na urbanização da praia de Jeri. A urbanização de Jeri, sem dúvida, deixá-la-ia mais bem equipada, em termos turísticos, porém perderia muito de sua tranquilidade, da naturalidade, sem falar daquele algo mais, característica de uma localidade semivirgem, capaz de atrair centenas de milhares de pessoas, curtidoras da natureza.
É bem verdade que o fluxo de turistas seria maior do que o atual, contudo, com o passar dos anos, os amantes da natureza, aqueles que adoram as coisas simples e fogem da vida agitada das cidades grandes, iriam desfrutar suas horas de lazer, em outras praias semidesertas, onde a urbanização está longe de acontecer.
Somos de opinião que, se, um dia, vier a acontecer a urbanização, tudo deve ser debatido, com os nativos e os que por lá residem, mormente, quando se tratar de acrescentar obras de infraestrutura de suporte ao turismo, entretenimento e segurança pública. Que haja, pois, planejamento para as coisas mais simples e complexas na sedutora Jericoacoara. Nada de imposições das autoridades estaduais e a municipal, incluindo empresários, alguns preocupados, apenas, com os interesses particulares e seu  bem-estar, esquecendo-se da coletividade e de seu papel social.
É evidente que, se Jericoacoara for urbanizada e dispuser de infraestrutura de suporte ao turismo, como vias de acesso asfaltadas, mais hotéis de luxo, pousadas e albergues, restaurantes, boates, modernos meios de transporte e comunicações, aumentaria o fluxo de turistas naquela praia.
Agora, mais um alerta: paremos com a exploração aos turistas nacionais e estrangeiros. Se persistir o abuso, adeus fonte de renda para quem investiu em hotéis, pousadas, barracas de praia, restaurantes, bares, lojas de artesanato e equipamentos de entretenimento.

ALVÍSSARAS PARA UM AEROPORTO

TERMINAL DE SALVADOR ARREMATADO - Com lance de R$600 milhões, o Aeroporto Internacional de Salvador-Bahia foi, finalmente, arrematado pelo consórcio francês Vinci Airports, representando um ágio de 113% sobre o valor mínimo. A vencedora obriga-se a um investimento de R$2.35 bilhões ao longo dos 30 anos da concessão, na ampliação do terminal de passageiros, no pátio de circulação das aeronaves, além da construção da tão esperada segunda pista.
FINALMENTE A REFORMA? - Todo o Estado da Bahia vinha ansiando por essa iniciativa, uma vez que a atual situação do seu aeroporto era, simplesmente, desesperadora. Com toda a sua capacidade defasada já há alguns anos, a sua deterioração vinha ocorrendo com graves consequências. Chegou ao limite máximo de ficar sem climatização em toda a sua extensão, o que gerou gravíssimos problemas de operacionalidade.
ALGUNS DADOS ESCLARECEDORES - Nos últimos anos, a capacidade do Aeroporto de salvador alcançou a média diária de 25.000 passageiros, chegando a atingir 35.000 na alta estação. Vinham ocorrendo 277 pousos e decolagens por semana, dos quais 57 internacionais. Somente em 2016, recebeu 79.484 aeronaves, das quais 2.172 internacionais. No mesmo ano, circularam pelo aeroporto 7.526.385 passageiros.
Com um dos mais belos acessos do país, com a sua alameda de bambus de l km., o Aeroporto encontra-se a 28 km do centro de Salvador, instalado em 7 milhões de m², tendo um pátio capaz de operar 26 aeronaves simultaneamente e capacidade de operação de 11 milhões de passageiros
ÚLTIMA REFORMA - A última reforma havia ocorrido em 1998, atingindo inclusive o seu complexo de acesso, com novas avenidas e viadutos. Em 2000 a reforma prosseguiu com a ampliação da área de embarque e desembarque de passageiros. Atingindo ainda o pátio de estacionamento, a pista de taxiamento e a construção do terminal de carga. Ao lado do “finger” com 11 pontes e do edifício garagem. A sua capacidade de operação foi ampliada de 1.5 milhão para 5 Milhões de passageiros.
Em 2012, por conta de ter sido o Brasil eleito para sede da Copa do Mundo (2.014) – além de sediar, também, as Olimpíadas (2016) – criou-se a espectativa de que todos os problemas de Salvador – uma das 12 cidades escolhidas para os jogos – seriam solucionados. A exemplo do Terminal Marítimo de Passageiros, Estação Rodoviária, Centro de Convenções, Aeroporto e mobilidade urbana.
FRUSTRAÇÃO GERAL - Na realidade, somente a Estação Marítima foi tardiamente construída (iniciado o seu funcionamento apenas no ano passado) e o metrô, inicialmente determinada a primeira linha em 12 km, teve construídos apenas 6 km – em razão do corte de verba pelo governo Federal - o que inviabilizou a sua operação durante 12 anos. A ponto da Prefeitura, que o construiu com os recursos federais, ter renunciado a sua administração, passando ao Estado a sua responsabilidade. Mesmo assim, somente depois de construídos os outros 6 km foi possível operar o tão ansiado metrô. Felizmente, depois da Copa e da Olimpíada, uma nova linha do metrô teve a sua construção iniciada, entre o Aeroporto e o “acesso norte”, ligando-a a linha 1.
No entanto, embora o aeroporto tivesse enfaticamente anunciada também a sua reforma em 2012, o resultado foi um “banho de água fria” no entusiasmo. O proclamado foi de que, desta vez, Salvador contaria com um novo e moderno equipamento. Nova estação de passageiros, ampliação do pátio de manobra das aeronaves, um novo “finger” com mais 11 pontes, ampliação do estacionamento de veículos e uma torre de controle.
NA VERDADE, UMA ENGANAÇÃO - De todos esses itens, na realidade, apenas a torre de controle foi totalmente construída e procedida ligeira alteração no estacionamento. O restante da obra arrastou-se pelos anos afora e até hoje não teve o seu mínimo concluído. O arremedo de reforma constituiu-se, enfim, numa baita improvisação em alguns setores, restando tudo o mais para total renovação e ampliação.
A anunciada vinda da francesa Vinci Airports – que opera, inclusive, o terminal de Orly, em Paris – é mais uma dose de esperança, sobretudo na comunidade turística baiana que, em virtude de todos esses contratempos, vê reduzido, a cada ano, o movimento de visitantes na cidade. 

BARRACAS DA PRAIA DO FUTURO - GOLPE LENTO E PROFUNDO NO TURISMO DO CEARÁ

A Divisão de Comunicação Social do TRF5 divulgou a seguinte notícia sobre o julgamento da ação sobre desocupação das barracas da Praia do Futuro, em Fortaleza, realizado na 4ª feira, no Recife:
“O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 deu parcial provimento, hoje (5/4), aos embargos infringentes ajuizados pelo Ministério Público Federal - MPF e União para determinar a desocupação, demolição e remoção na Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), com a recomposição ambiental da área correspondente, no prazo máximo de dois anos, dos empreendimentos que não se acham amparados em título de ocupação ou aforamento emitido pela Secretaria de Patrimônio da União - SPU, bem como de quaisquer instalações ou equipamentos implantados por outros estabelecimentos fora da área delimitada no título de ocupação ou de aforamento respectivo.
“Uma Ação Civil Pública com propósito tão nobre como o de devolver espaço público à população não pode desvirtuar-se como instrumento de ruína de quem quer que seja. Não é senão para impedir esse efeito indesejado, que se deve fixar um prazo razoável, que permita aos réus encerrarem suas atividades sem atropelos e em condições de cumprir com todas as suas obrigações”, afirmou o relator, desembargador federal Manoel Erhardt.
ENTENDA O CASO - O MPF e a União Federal ajuizaram Ação Civil Pública contra 154 ocupantes, que exploram barracas e estabelecimentos em área localizada na Praia do Futuro em Fortaleza/CE, sob o fundamento de que as ocupações foram irregulares.
O Juiz da 4ª Vara da Justiça Federal no Estado do Ceará concedeu a antecipação de tutela para determinar que em 30 dias os réus retirassem, por sua própria conta, todos os obstáculos que impediam o livre acesso em todas as direções à praia, que cessassem todas e quaisquer atividades, das 43 que não contam com qualquer registro ou inscrição na Gerência Regional do Patrimônio da União - GRPU.
A decisão se estendeu, também, para as ocupações realizadas nas áreas excedentes aos respectivos títulos das outras 98 barracas existentes, devendo as 43, bem como os trechos excedentes e de uso não autorizado das aludidas 98, ficarem provisoriamente interditados e desocupados, até segunda ordem da Justiça. Três das ocupações foram abandonadas.
Os barraqueiros (comerciantes), o Banco do Nordeste do Brasil - BNB, a Petrobrás, o MPF e a União apelaram da decisão. O Município de Fortaleza recorreu adesivamente.
A decisão da Quarta Turma, por maioria, foi no sentido de manter as barracas e determinar a demolição das construções abandonadas e a aquelas construídas depois de determinada judicial.
O MPF e a União ajuizaram Embargos Infringentes da decisão da Quarta Turma, requerendo a desocupação e demolição das construções naquela área” -Divisão de Comunicação Social do TRF5”
GOLPE LENTO E PROFUNDO – Não há dúvida de que a decisão do Tribunal Federal da 5ª Região, sediado do Recife, representa um golpe profundo e lento contra o turismo de Fortaleza e do Ceará como um todo. O julgamento dos 13 votos dos magistrados contra apenas um, na interpretação de todos os que por aqui fazem turismo, não é tão ameno como a primeira vista parece. A Ação contra os 154 ocupantes de barracas, dos quais 101 e 43 não estariam impedindo livre acesso à praia,  e  43 não possuíam o competente alvará,  certamente deixou de levar em conta muitos fatores. Não é só “dura lex sed lex”. As leis foram feitas, principalmente leis do final do século XIX, para serem interpretadas à luz da realidade de hoje. O fato concreto é que esta ação ajuizada em 2005 no seu julgamento deveria levar em conta os impactos negativos que vai causar. É um golpe profundo na economia da cidade. Centenas de comerciantes perderão seus bens, outras centenas de pessoas serão desempregadas. O golpe contra o turismo da Capital terá efeitos desastrosos. Todos esperávamos que o julgamento realizado na quarta-feira fosse de ajustamento. Que se apontasse o que deveria ser corrigido para que a Prefeitura de Fortaleza e os comerciantes tratassem urgentemente de sanar o que estava fora das regras. Aliás, esta requalificação de tão cativante local já está no planejamento das autoridades. Ora, pois, se não houver mudança no que foi decidido (os recursos estão na pauta) iremos sofrer os danosos efeitos já ocorridos em ouros locais, como em Salvador, por exemplo.

OUROBIER - 1º FESTIVAL DE CERVEJAS ARTESANAIS DE OURO PRETO

Nos dias 15 e 16 do corrente mês, a cidade de Ouro Preto sedia a primeira edição do OuroBier, que promete se tornar um dos mais disputados e agradáveis eventos cervejeiros de Minas Gerais. O OuroBier tem como foco principal a cerveja, mas as atrações incluem boa música, exposição de moda, palestras sobre o mercado cervejeiro e outras surpresas mais. O festival vai oferecer mais de 100 rótulos de grandes lojas e cervejarias. O local do evento será o Centro de Artes e Convenções da UFOP - Ouro Preto - MG
 CERVEJA E MUITO MAIS - O Buffet Flávia Barbosa assina o cardápio do Ouro Bier e apresenta opções de pratos individuais e porções voltadas para o público apreciador da boa comida mineira e também a gastronomia típica alemã. 
O mercado cervejeiro brasileiro e, especialmente o mineiro, está em ebulição e conhecer melhor sobre os processos de produção, técnicas e novidades é um dos pontos altos do OuroBier. No sábado (15/04), das 14h às 18h, quatro palestrantes conceituados no cenário cervejeiro vão ensinar e debater sobre o mercado em geral. 
Moda e cerveja também se harmonizam e o Ourobier quer provar isso ao trazer ao Centro de Convenções de Ouro Preto uma exposição especial, produzida pelos alunos do curso de Design de Moda da Universidade Fumec. Durante os dois dias, serão expostos 15 looks criados especialmente para a ocasião, em linho e algodão, com estampas de tendências e produtos relacionados ao mundo da cerveja. 
Além dos deliciosos pratos típicos, nada harmoniza melhor com uma boa cerveja que boa música. As atrações selecionadas incluem oito bandas, performance do DJ Hugo Santiago durante todo festival e uma Bier Lounge Boate, no sábado à noite (23h às 4h), com a participação de diversos DJs convidados. Hugo Santiago é detentor de um estilo próprio e uma apresentação arrojada, que navega entre as vertentes da Black Music, passeando tranquilamente pelo Flash Black (anos 70/80 e 90), Rap Nacional, Internacional Trap Music, entre outros estilos. 

XII BIENAL DO LIVRO DO CEARÁ - CONVIDADOS RENOMADOS NA GRANDE FESTADA CULTURA

Centro de Eventos, XI BIENAL
Realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com o Instituto Dragão do Mar, e apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Bradesco, a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará começou na última 3ª feira, com término marcado para o próximo dia a 23. O evento estará no Centro de Eventos do Ceará e em múltiplos espaços de Fortaleza e tem entrada franca em todas as atividades. Novos autores e convidados e a programação pormenorizada da Bienal foram apresentados à imprensa na quarta-feira, em coletiva às 9h, no Auditório do Centro Dragão do Mar
"No mesmo patamar de importância dos autores e convidados do Brasil e do mundo, nossa Bienal tem uma cara de cearensidade. Na sua programação, nas suas manifestações, o Ceará está sempre presente", disse Fabiano dos Santos Piúba, secretário da Cultura do Estado do Ceará
Referência no calendário cultural nacional, a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará é um expressivo espaço de encontros entre diversos públicos e grandes autores e convidados do Ceará, do Brasil e do mundo, promovendo a reinvenção da vida por meio da arte, do conhecimento, da palavra em seus múltiplos meios e possibilidades. Com o tema "Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca", esta nova edição da Bienal, com o renomado escritor Lira Neto assinando a coordenação da curadoria, da também integrada por Kelsen Bravos e Cleudene Aragão, é um momento de culminância da política estadual de livro, leitura, literatura e bibliotecas, de acordo com as diretrizes  de democratização do acesso à cultura e à arte, valorização da produção cearense e diálogo com o Brasil e o mundo. 
A Bienal Internacional do Livro do Ceará, sob a coordenação geral de Mileide Flores, livreira e coordenadora de Políticas para o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, mobiliza a atenção do mercado editorial de todo o País. É uma grande promoção com foco no desenvolvimento da economia criativa do livro, na promoção da leitura, na formação de leitores e na amplitude e alcance de suas ações, por meio da Bienal fora da Bienal.
O TEMA - Um dos diferenciais da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará é ter sua programação marcada por um tema transversal e instigante - "Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca". O tema expressa a noção de acervo, seja ele individual ou coletivo, sincrônico ou diacrônico, material ou imaterial, oral ou escrito, xilografado, impresso ou digital. Também homenageia o acervo literário universal, a cultura e a identidade brasileira como patrimônio da humanidade e pauta toda a estrutura e funcionamento da Bienal, aguçando o interesse pela pesquisa e pela leitura, proporcionando debates sobre os mais variados assuntos, contemplando os interesses de um público extremamente diversificado.

VALE DO SONHO DURANTE O FERIADO DE TIRADENTES

O segundo feriado do mês de abril é perfeito para aproveitar e relaxar com a família. Enquanto as crianças curtem na piscina e brincam com os monitores de recreação, os pais podem aproveitar um saboroso chá da tarde, bingo ou apenas apreciar o lazer e a boa infraestrutura do hotel.
Localizado em Guararema, na região do Alto Tietê, o Vale do Sonho Hotel & Eventos conta com ótima estrutura para os hóspedes, tanto nas acomodações, quanto na área de lazer. O hotel possui 12 apartamentos equipados com WiFi, frigobar, ar condicionado e banheiro privativo e 14 chalés que possuem sala e varanda com rede. 
A estrutura do empreendimento conta ainda com piscinas climatizadas para adulto e infantil, cascata, toboágua, sala de jogos e TV, quadra poliesportiva, parquinho, playground, mini tirolesa e sauna.
PACOTE  - Com entrada na quinta-feira (20) e saída no domingo (23), em apartamento Standard e cortesia para uma criança até 5 anos, o pacote fica a partir de R$1.950,00 com todas as refeições inclusas. Se a entrada for na sexta-feira (21), o valor do pacote fica R$1.620,00, com duas opções de pagamento: a vista, o hóspede ganha 7% de desconto ou parcelado no cheque ou cartão de crédito em até 4x com 20% de sinal.Informações: www.valedosonho.tur.br  - (11) 4693.1894 ou whatsapp (11) 9.7147.9683

REPÚBLICA DOMINICANA EXIGE VACINAÇÃO

O Ministério da Saúde Pública da República Dominicana informou no domingo (2) que exige o certificado de vacinação contra a febre amarela a viajantes provenientes do Brasil, onde diversos casos da doença foram registrados em alguns estados. A informação é da agência EFE.
No entanto, as autoridades de Saúde dominicanas negaram que exijam certificado de vacinação contra a febre amarela a todos os viajantes provenientes da América do Sul, como foi informado em alguns veículos da imprensa local.
De acordo com o órgão, em janeiro a OPAS emitiu um alerta epidemiológico que apresentava um resumo do que aconteceu na região durante 2016, sobretudo em Brasil, Colômbia e Peru.
Os especialistas distinguem a febre amarela em dois tipos, que se diferenciam pelo mosquito transmissor: a silvestre, transmitida por Haemagogus e o Sabethes, que ataca principalmente os macacos; e a urbana, transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo vetor de dengue, zika e chicungunha. Com a Agência Brasil).

EM DIA COM O FESURIS 07/04/2017


UMA AVENTURA GELADA EM GRAMADO - Inaugurado em dezembro de 2016, o novo atrativo turístico localizado no centro de Gramado é o Boreal Ice Bar. O empreendimento conta com 150m2 e uma estrutura gelada com temperaturas entre 15º e 20º negativos. As atrações são as esculturas em gelo espalhadas pelos ambientes com iluminação especial.
Segundo um dos proprietários, Teji Shinotsuka, mais de 22 mil quilos de gelo cristal, vindos de São Paulo, foram utilizados pelos escultores na decoração do parque temático. As esculturas são de personagens como Sherek, Homer Simpson e Olaf, boneco de neve de Frozen, além de poltronas feitas em blocos, mas o visitante pode ficar o tempo que quiser.
Ao entrar são oferecidos casacos e luvas ao visitante. Todos ganham um drinque no copo de gelo e no caso das crianças ou quem preferir, um suco no copo de gelo. O valor do ingresso adulto é R$ 28,00 e o infantil é R$ 16,00.
O empreendimento integra o Grupo Lugano e está localizado no centro de Gramado na Avenida Borges de Medeiros, junto ao Mundo de Chocolate (parque temático com mais de 200 esculturas em chocolate maciço)


EVENTO MAIS DOCE NA SERRA GAÚCHA - A Magia da Páscoa 2017 será realizada de 06 a 16 de abril, na Rua Coberta e Praça das Flores, das 09h às 19h. O evento terá atividades lúdicas e religiosas, além de uma bela Feira de Páscoa.
A programação conta com recreação infantil, peças teatrais, shows acústicos, caminhada de colheita de macela, rastro do coelho e momentos religiosos. A programação do evento estará disponível no site em www.novapetropolis.rs.gov.br e nas mídias oficiais de Nova Petrópolis. Mais informações pelo fone (54) 3281-1222.
A Magia de Páscoa é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis; tem o patrocínio da Sicredi e Piá e conta com o apoio da Florybal Chocolates, Associação Rota Romântica e Casa Cooperativa.

EM PARIS - A ACADEMIA DE DANÇA VERA PASSOS NA DISNEYLAND

A academia de dança Vera Passos se prepara para mais uma apresentação internacional. Dando continuidade no programa Disney Performing Arts, representando pela Qualité Turismo no Brasil, a tradicional escola de Fortaleza embarca no final de maio para Paris. Trinta e quatro bailarinos irão se apresentar no palco Videopolis do Discovery Land na Disneyland em Paris.
Em 2015 eles se apresentaram no palco da “Disney Springs”, em Orlando, na Flórida, em 2016 na Disney Adventure Park, na Califórnia e agora prometem mais uma vez fazer bonito em Paris. 
“Sempre é surpreendente saber que o nosso trabalho está sendo visto por outras pessoas em outros países. Da mesma maneira que ficamos transbordando de felicidade ao sermos convidados para dançar na Flórida e na Califórnia, a felicidade e ansiedade, estão explodindo no nosso peito ao pensar que vamos subir nesse palco tão mágico da Disneyland em Paris”, conta Vera Passos, diretora e coreografa da academia que leva seu nome.
Para a apresentação, Vera conta que pretendem mostrar o que é o Brasil através da coreografia: “Sempre tentamos levar um espetáculo que seja a nossa cara. Coreografias que mostrem a nossa cultura, nossa música, nosso artesanato. Afinal somos um país muito rico em cores, energia e talentos”.
A academia Vera Passos quer mais: “Fizemos um excelente trabalho em Orlando e na Califórnia e por isso fomos indicados para dançar em Paris e se Deus permitir próximo ano iremos para Tóquio”, torce a diretora. 
Além de se apresentarem no Discovery Land, da Disneyland em Paris, os bailarinos participarão de um workshop exclusivo para eles e poderão desfrutar, durante uma semana, das belezas e cultura de um dos lugares mais incríveis do mundo.  
SELEÇÃO E CARREIRA PERFORMING ARTS - Para selecionar as escolas, a Qualité conta com uma rede de coordenadores artísticos no Brasil, que ficam de olho nas apresentações, além de escolas que procuram diretamente a empresa. A Qualité faz a seleção e os vídeos são enviados para a Disney, que faz a aprovação final. A academia selecionada, no entanto, não precisa apresentar a mesma coreografia e pode desenvolver uma nova que atenda aos padrões de qualidade Disney.
QUALITÉ TURISMO - Com dez anos de atuação no mercado, a Qualité Turismo é uma empresa sediada na cidade do Rio de Janeiro que se diferencia do mercado por oferecer atendimento personalizado. Especializada em intercâmbio cultural e educacional, além da expertise em lazer e negócios, a Qualité  trabalha para transformar o sonho de seus clientes em realidade tendo como seu principal compromisso a qualidade. 

AMANHÃ E DOMINGO - FORTALEZA RECEBE O MAIOR EVENTO HACKER DA AL

O Roadsec, evento itinerante que viaja pelas principais cidades do país desde 2013, vai desembarcar em Fortaleza amanhã (8), na Faculdade Farias Brito. De acordo com a organização do evento, a edição cearense tem o maior nível de engajamento do público e deve reunir um número recorde de hackers, estudantes, profissionais e empresas de segurança da informação. 
Além de palestras e networking, o Roadsec abriga um campeonato de hacking, diversas oficinas e já se firmou como o espaço ideal para quem procura colocação e para empresas interessadas em contratar. 
Os participantes do Roadsec Fortaleza ganharão um código para publicar, por três meses, um perfil premium gratuito no site roadsec.trampos.co - resultado da parceria com o Trampos, plataforma de anúncio de vagas. As empresas parceiras também ganharão um código para anunciar gratuitamente suas oportunidades.
HACKAFLAG - Durante o evento será disputada uma etapa do Hackaflag, o maior campeonato de hacking no estilo Capture The Flag do país e uma das principais atrações do Roadsec. Na competição, os participantes invadem sistemas controlados e resolvem vários desafios como web, criptografia e forense. 
A final será disputada no gigante Roadsec São Paulo, dia 11 de novembro, reunindo os vencedores de cada edição pelo Brasil. O prêmio para o campeão ainda não está definido, mas a viagem à DEFCON em Las Vegas com tudo pago, oferecida no ano passado, gera expectativas.
Ataques a redes wi-fi, internet das coisas e computação forense são alguns dos temas que serão abordados nas palestras. Para quem busca aprofundar o conteúdo, é possível adquirir um dos 4 cursos que serão ministrados no domingo (9). 
Este ano o Roadsec em Fortaleza tem uma parceria com a Robocore, empresa de robótica e automação, que vai ministrar um curso onde os alunos serão capazes de programar um robô autônomo.
As inscrições para o Roadsec Fortaleza podem ser feitas pelo link: https://rs17-fortaleza.eventbrite.com 

O PREFEITO NA ÍNDIA - APRESENTADO PROJETO DE FINANCIAMENTO PARA FORTALEZA

O prefeito Roberto Claudio participou, no último sábado, 1º, em Nova Deli, na Índia, de reunião com o Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda e o diretor do Brasil no Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) dos BRICS, Marcello Estevão, com quem tratou de proposta da Prefeitura de Fortaleza para futuro financiamento do NDB na área de meio ambiente, infraestrutura, resíduos sólidos e mobilidade.
O secretário de Assuntos Internacionais, hoje coordenador dos representantes dos governos dos países membros do NDB, destacou a importância da participação de Fortaleza no seminário do banco, "principalmente porque Fortaleza é hoje uma referência entre os municípios brasileiros pela posição que ocupa nos aspectos de governança e de gestão fiscal. Nós queremos fazer com que o NDB deslanche e avance nessas parcerias porque tem todas as condições para estimular investimentos em projetos sustentáveis que ajudem a mudar a vida das pessoas ", afirmou.
No domingo 2, Roberto Cláudio, único prefeito brasileiro convidado para o seminário anual do NDB, teve reunião com o vice-presidente brasileiro do banco, Paulo Nogueira Batista, e com vice-presidente chinês no banco, Xian Zhu, além de fazer apresentação em painel que vai discutir o desenvolvimento e o financiamento de projetos sustentáveis nas cidades. "O nosso principal intuito nesta viagem é buscar parcerias que nos ajudem na captação de recursos junto ao NDB para financiamento de projetos importantes para Fortaleza e que estão na pauta dessa segunda gestão", concluiu o prefeito
Roberto Cláudio, que viajou acompanhado do secretário de Governo, Samuel Dias, e da coordenadora de Relações Internacionais da Prefeitura, Patricia Macedo, já regressou a Fortaleza.

ENCONTRO NACIONAL DE ZPE - MOVIMENTADA A REUNIÃO DAS ADMINISTRADORAS

A V Reunião das Administradoras de Zonas de Processamento de Exportação foi iniciada na última quinta-feira (30) e terminou na sexta-feira. Em Fortaleza, pela manhã, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, o encontro começou com palestra da secretária Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE/MDIC), Thaise Dutra. Na ocasião, a secretária anunciou que o Governo Federal pretende desenvolver a "ZPE do Agronegócio", para estimular o segmento econômico que mais cresce no país. No Brasil, existem atualmente 25 zonas de processamento de exportação autorizadas pelo Conselho, mas em plena operação apenas a ZPE do Ceará, servindo de modelo para o restante do país.
Ainda no período da manhã, falaram o diretor do Departamento de Apoio à Exportação (Daex), Herlon Alves brandão; o 1º secretário subchefe da Divisão de Investimento do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), José Renato Ruy Ferreira; e o diretor presidente da ZPE de Parnaíba, Paulo Roberto Sousa. 
No período da tarde, o evento teve continuidade com as palestras da diretora executiva da Asociación de Zonas Francas de las Américas (AZFA), Maria Camila Moreno Henao; do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Luís Augusto Ferreira; do gerente geral de Relações Institucionais e Comunicação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Ricardo Parente; do assessor Especial de Assuntos Internacionais do Ceará, Antonio Balhmann; do presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior; do diretor Comercial da ZPE Ceará, Roberto de Castro. Os superintendentes da Receita Federal, Moacyr Mondardo (2ª Região) e João Batista Filho (3ª Região) falaram sobre controle aduaneiro nas operações de ZPE.
VISITAS DE CAMPO - O evento teve continuidade na sexta-feira (31), no Pecém. Os participantes visitaram a área de expansão da ZPE Ceará e o Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense (administrado pelo IFCE), onde assistem apresentações institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Ceará Portos e da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP). Em seguida, participaram de visitas guiadas ao Porto do Pecém e à área industrial da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).
EXPANSÃO - O presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior, destacou três importantes fases de funcionamento da ZPE de Pecém:, a de importação de bens de capitais da Companhia Siderúrgica do Pecém; a de recebimento de matéria-prima; e a de operação propriamente dita da CSP.  Em maio de 2016, a ZPE Ceará teve sua área ampliada de 4.271,4 hectares para 6.182,44 hectares. 

NOVIDADES E PARCERIAS NA 5ª EDIÇÃO DA WTM LATIN AMERICA

Ministro Marx Beltrão
Com a presença de empresas do setor de turismo e hotelaria de toda América Latina, a quinta edição da WTM Latin America  está sediando a primeira Mesa Redonda Ministerial sobre Turismo como Ferramenta para o Desenvolvimento, organizada pelo Ministério do Turismo.  Começou dia 4, no Expo Center Norte, em São Paulo, com a presença de várias personalidades políticas e do trade entre os quais o ministro do Turismo, Marx Beltrão, do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, de expressivo número de empresáfios, entre os quais Manoel Cardoso Linhares, vice­presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e da ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis
Nesta edição, a WTM conta com novidades como uma ferramenta online que conecta os visitantes e expositores e as parcerias firmadas pela Reed Exhibitions para os eventos do portfólio World Travel Market. Dentre elas, a Hotel Map, plataforma mundial de reserva de hotéis e Oneworld, aliança entre 15 das principais empresas aéreas do mundo.
O evento faz parte do WTM Portfolio de eventos, que também inclui o World Travel Market London, o World Travel Market Africa, o Arabian Travel Market, o WTM Connect Asia e o International Golf Travel Market. 
Na quarta-feira, 5, houve a primeira Mesa Redonda Ministerial sobre Turismo como Ferramenta para o Desenvolvimento, organizada pelo Ministério do Turismo, com a presença de ministros do turismo da América do Sul e América Central, além de autoridades de entidades do setor, para debater a cooperação intrarregional para fomento do mercado e promoção de destinos. Para este ano, estão sendo aguardados aproximadamente 200 compradores nas sessões com cerca de 800 expositores.
Participam como expositoras diversas companhia aéreas, operadoras de viagens e redes hoteleiras e empreendimentos independentes como rede AccorHotels, Hotéis Othon, rede Deville, rede Bourbon Hotéis & Resorts, Grupo Vila Galé, Casa Grande Hotel Resort & Spa, dentre outros.
MAPA DE INICIATIVAS - Durante a WTM, na terça-feira, o Ministério do Turismo e a Braztoa apresentaram a versão atualizada do mapa de iniciativas sustentáveis de turismo, que se propõe a dar visibilidade às ações sustentáveis do setor. Na ocasião, também mostraram  o vídeo de divulgação do Cambará Eco Hotel, vencedor do Prêmio Top de Sustentabilidade da Braztoa em 2016.
O mapa já conta com o vencedor do prêmio TOP de 2016, o Cambará Eco Hotel.,  que vem associando turismo com  preservação do meio ambiente. 
A WTM terminou ontem (06).

"DAY USE" NO CATUSSABA RESORT HOTEL


ROTA DO SOL SEMANAL 07/04/2017 - ISSUU