Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

CALEIDOSCÓPIO - PENSE BEM, A HORA ESTÁ CHEGANDO

PENSE BEM, A HORA ESTÁ CHEGANDO
O dia 5 do outubro que se aproxima é data de extrema importância  para os brasileiros escolherem  nas urnas aqueles que,  no quadriênio 2014/2018, dirigirão os destinos do País. Todos  sentimos na pele os problemas maiores que afligem a população, no topo a saúde, a educação e a segurança pública, este no momento um “ebola” que apavora e deixa a população mais do que aflita, insegura e com medo até da sombra. Mas some-se a estes outros que esperam um basta inadiável, como a desconfiança nos homens públicos, grande maioria com profundas manchas do desempenho de uma função cívica respeitável, resvalando para o enriquecimento ilícito, para a corrupção sem precedentes. Portanto a eleição será o momento para se escolher candidatos comprometidos com a verdade verdadeira de no próximo quadriênio agirem como entes públicos honestos e que desejem o bem deste nosso tão rico e querido mas sofrido  território. É fato que há um desejo de se consertar o que de feio vem sendo feito. A Justiça Eleitoral em campanhas diuturnas está alertando o eleitor para que votem nos melhores, não se iludam com os pratos de lentilha que lhes é oferecido por candidatos  desejosos de  continuar com o trabalho escuso que vêm fazendo, outros ansiosos pelo “emprego” que lhes dará vida mansa e oportunidade também de se tornarem  ricos e influentes. Um bom exemplo é o que nos dá a  Justiça Eleitoral de Roraima, na campanha "Vote Certo, Vote Consciente". Numa aldeia de quatro etnias distintas,  “ os moradores foram orientados sobre a importância de não venderem o voto em troca de "regalias". Outros exemplos se multiplicam em todo o território nacional. Todos queremos maior conscientização do povo na hora de votar. Para tanto,  é preciso ficar atento em relação às campanhas dos vários partidos políticos. Tudo usam para defenestrar os adversários. Daí a indignação do colega José Rangel no seu conceituado Blog: “Estão baixando violentamente o nível da campanha política, o que é uma pena, com invenções, notícias mentirosas inseridas  nos veículos tradicionais e  nas redes sociais, o que só concorre para acirrar os ânimos dos grupos envolvidos. Até mesmo conceituados veículos de informação estão sendo inocentemente (?) envolvidos.  Diriam que isso faz parte do jogo político, não é verdade. Não é preciso se chegar a tanto para fazer com que a opinião pública escute a mensagem de um grupo político, desde que ela seja boa, que tenha conteúdo”.  
Sobretudo,  acrescento:  o que a opinião pública  espera é que os eleitos se comportem como homens públicos autênticos, dispostos a ver  um Brasil melhor. As plataformas dos candidatos portanto, sem as repetições bastante conhecidas, devem ser claras sobre  mensagem de como o país será conduzido, qual o norte verdadeiro a perseguir, as metas mais urgentes que nos tire do sufoco, enfim uma meta  de governo realista e capaz de um ajuste na maquina administrativa. Os mais pobres clamam por uma vida muito melhor, com moradia e emprego dignos, ambientes saudáveis e seguros para o bem de suas famílias. A população em geral,  a indústria, o comércio, o agronegócio, enfim as classes produtoras querem novos rumos para a retomada do crescimento. As promessas batidas e repetitivas  do passado não mais “colam” hoje. Não adianta se dizer, desiludido , “Vou votar em branco”. Atitude como está certamente beneficiará a eleição de  alguém que não pretendíamos. Assim, é pensar alto e depositar o voto em quem ainda acreditamos. 

O CEARÁ BRILHA EM OLIMPÍADA DE BIOLOGIA NO MÉXICO

Macio Anderson (CE), Gabriel Guedes (SP), Ana Luiza (BA) e Leticia Pereira (CE)
Através de dois estudantes cearenses e de um de São Paulo e outro da Bahia,  oo Brasil brilhou intensamente na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB 2014), que terminou no último fim de semana no México. A delegação brasileira conquistou uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze. Foi o melhor resultado do país na história da competição.
Durante a programação da OIAB, os jovens enfrentaram duas provas teóricas – envolvendo citologia, fisiologia vegetal, fisiologia animal, genética, evolução, biossistemática, e ecologia – e uma prática – sobre biologia molecular, ecologia, fisiologia e morfologia vegetal – que seguem o mesmo modelo da Olimpíada Internacional.
A medalha de ouro foi para a estudante Leticia Pereira de Souza (CE), enquanto as de prata ficaram com Gabriel Guedes (SP) e Ana Luiza Smith (BA). Mario Anderson levou o bronze (CE).
Daniel Berto, um dos professores que acompanharam os estudantes, exalta o feito inédito, destacando a coalizão de forças como fator fundamental. “O bom desempenho do Brasil deve-se ao esforço dos alunos e à ajuda de seus respectivos colégios, bem como das instituições que lhes ofereceram treinamento prático e, claro, da coordenação da Olimpíada Brasileira de Biologia”.
Antes de viajarem, a equipe participou de um treinamento intensivo com professores das Universidades do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Federal Fluminense (UFF) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Eles tiveram aulas teóricas e práticas de Bioquímica, Biotecnologia, Microscopia, Ecologia, Genética, Histologia vegetal e Dissecção de vertebrados e invertebrados.
Além da preparação promovida pelas universidades, a delegação ainda contou com o apoio do Conselho Federal de Biologia, do Conselho Regional de Biologia (CRBIO-02), do Instituto Butantan, do Instituto de Tecnologia ORT, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), doConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq),  e da empresa Catalita Soluções.
Para competir na OIAB – que, em 2015, será realizada na cidade de San Salvador, em El Salvador – ou na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO, na sigla em inglês), o aluno deve antes participar da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Podem participar da OBB jovens que tenham, no máximo, 19 anos, até o dia 1º de julho do ano corrente, e que estejam no ensino médio em andamento ou completo e que ainda não tenham feito matrícula numa instituição de ensino superior.
FRUSTRAÇÃO - Apesar dos grandes resultados internacionais, a Olimpíada Brasileira de Biologia corre o risco de não acontecer no próximo ano por falta de recursos. Instituições e empresas que tenham interesse em incentivar a iniciativa da Associação Nacional de Biossegurança  devem entrar em contato pelo e-mail olimpíadas@anbio.org.br ou pelos telefones (21) 2220-8678 e (21) 2215-8580. O apoio financeiro poderá ser abatido do imposto de renda.( Com a Ascom da OBB). 

FEIRÃO DA ABAV ABERTO AO PÚBLICO AMANHÃ E DOMINGO

Presidente Antonio João Monteiro de Azevedo
Começou anteontem (24)  e vai até o próximo domingo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, a 42ª edição da ABAV - Expo Internacional de Turismo. A maior feira de negócios de turismo das Américas está  aberta até hoje exclusivamente a profissionais do setor, das 10h às 18h. Amanhã e domingo, o público geral, das 14h às 20h, poderá visitar o grande encontro do turismo brasileiro. Estão participando do evento, esperando-se recorde para este ano,  importantes empresas do mercado, entre as quais  agências de viagens, operadoras, expositores de mais de 60 países, convidados com poder de decisão e de grandes negócios.
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou na terça-feira (23), à noite, em São Paulo, da cerimônia de abertura da  ABAV. O evento ocorreu no Teatro Renault, patrimônio histórico da cidade, onde estiveram reunidas as principais lideranças do mercado turístico, autoridades públicas, expositores nacionais e internacionais e profissionais do setor.  Durante a solenidade, o presidente da ABAV Nacional, Antônio Azevedo, aproveitou a oportunidade para reiterar o potencial das agências de viagens no que concerne à venda personalizada de produtos e serviços turísticos e para reforçar a importância da conquista da regulamentação da atividade das agências, consolidada sob a Lei 12.974/2014 ainda no primeiro semestre deste ano. 
FEIRÃO - Amanhã  e domingo, com a participação do público em geral,  estará  o encontro do turismo de portas abertas para o público consumidor, quando haverá o Feirão ABAV, momento em que inúmeros pacotes turísticos nacionais e internacionais estarão à venda com descontos de até 70%. Será realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. 
A iniciativa busca alavancar a indústria turística e, ao mesmo tempo, estimular o consumo de produtos turísticos por meio de uma agência de viagens. 

DIA MUNDIAL DO TURISMO

27 de setembro de 2014. Dia Mundial do Turismo. Nesta data, mais de 170 países têm motivos de sobra, para comemorar uma efeméride e – digamos -  fazer, também,  uma reflexão a respeito de um segmento econômico de grande importância -  caso levado a sério – para suas  economias, visto ser uma das molas propulsoras de seu desenvolvimento socioeconômico, político e cultural.
Analisando-se os dados estatísticos, fornecidos pela Organização Mundial de Turismo (OMT), é que percebemos o quanto o turismo impacta as atividades econômicas, por sinal, mais de meia centena, fazendo com que países desenvolvidos e em desenvolvimento invistam, cada vez mais, nesse setor, com vistas à geração de empregos e renda e, consequentemente, melhores condições de vida para a população de baixo poder aquisitivo.
No mundo, o turismo representa quase 10% do produto interno bruto e cerca de 20% do total de impostos pagos, afora mais de 10% da força de trabalho.  A verdade é que emprega, no mundo, mais de 300 milhões de pessoas. Em nosso país, estudo aponta para a consolidação do Turismo como produto de consumo do brasileiro.
Os dados mostram a onda de crescimento que o País passa com a realização dos grandes eventos e a nova exposição de visibilidade internacional. O impacto do turismo, na economia do Brasil, deverá alcançar 9,5% do PIB (R$ 466,6 bilhões), um crescimento de 5,2% em relação ao ano passado, que foi de foi de 9,2% do PIB (R$ 443,7 bilhões), segundo o WTTC. O número é superior à média mundial, que será de 2,5%. 
O estudo de impacto econômico da cadeia produtiva do turismo no País também revela outros indicadores de crescimento para 2014. O setor deverá gerar 8,9 milhões de empregos diretos e indiretos, um crescimento de 4,5% em relação a 2013, quando o segmento foi responsável por 8,5 milhões de postos de trabalho. No mundo, espera-se um aumento de 2,5% em relação ao ano anterior. “De acordo com o relatório, o Brasil é o 5º maior gerador de empregos diretos e totais pro meio do turismo no mundo, o que mostra a importância do segmento para a transformação da vida da população em todas as regiões do País”, complementou o presidente em exercício. 
No Ceará, se retrocedermos – digamos – ao início da década de setenta, em termos turísticos, poucas ações teríamos a destacar, comparada com a década de 2000 no Ceará. Houve um salto de qualidade na condução das atividades e um crescimento na infraestrutura física.
Seríamos ingênuos e injustos, se afirmássemos nada ter sido feito, na retrocitada década, pelos governantes e pela iniciativa privada, tanto para a melhoria da infraestrutura de suporte a esse segmento econômico, quanto para a  promoção de seus atrativos turísticos Brasil afora e  no exterior.
Sem querermos puxar saco de ninguém (detestamos bajuladores), o Turismo alencarino tomou dimensões expressivas, nos governos de César Cals,( primeiro governador a transformar uma cadeia pública em Centro de Turismo e a criar a Empresa Cearense de Turismo (EMCETUR), além dos bondinhos de Ubajara. Já Ciro Gomes criou a Companhia do Desenvolvimento Turístico do Ceará (Coditur) e Tasso Jereissati, (criou a Secretaria do Turismo – Setur), atentando-se para o fato de esses governadores terem canalizado maior volume de recursos financeiros, quer para ampliar a infraestrutura física, quer para divulgar, em nosso país e em alguns países europeus, o que o Ceará possui de belo, útil e agradável.
Após a criação da Secretaria do Turismo do Estado (por sinal, sugerimos, na época, em artigo, ao governador Tasso Jereissati a importância de uma pasta para cuidar do Turismo cearense), passou-se a dar mais ênfase às atividades turísticas, inclusive aplicando-se mais verbas, na divulgação do potencial turístico do Ceará e na qualificação da mão de obra,  esta destinada aos vários segmentos do Turismo, sobretudo em Fortaleza.
A construção do Aeroporto Internacional Pinto Martins, sem dúvida alguma, foi um marco para o Turismo do Estado, visto ensejar melhores acomodações, para os turistas e os próprios cearenses, sem falar do aumento de voos para nossa “Loira Desposada do Sol”, tornando-se até um atrativo para os fortalezenses, que, nos finais de semana, comparecem àquele terminal de aviação,  para não só embarcar familiares, amigos e autoridades, bem como recepcioná-los.
Um setor que vem crescendo muito, ultimamente, é a  hotelaria. Vários hotéis de categoria, resorts, flats, pousadas, restaurantes, bares, barracas de praia ampliação e novos shoppings, o Centro Cultural Dragão do Mar, ampliação do Beach Park (sensacional),  Estádio Castelão, para citarmos algumas obras de suporte ao turismo, deixam-nos eufóricos e acreditando na prioridade deste segmento econômico, gerador de emprego, renda e divisas. Na gestão Cid Gomes, o Turismo alencarino cresceu muito. Destaque para a criação do Centro de Eventos do Ceará, um dos maiores e mais importantes da América Latina, o iniciado Aquário, na praia de Iracema, e tantas outras realizações de suporte ao Turismo.
 Na parte de promoção das belezas naturais e artificiais de nosso Estado, destacam-se a produção de peças publicitárias, que primam pelo conteúdo e programação visual. Menciono ainda a preocupação com o planejamento das atividades turísticas e o zelo em se trabalhar, tendo o profissionalismo como régua e compasso, ciente de que o desenvolvimento sustentável do Turismo cearense não pode ocorrer na base das improvisações. Turismo com “T” maiúsculo deve ser trabalhado também com Ética em todos os seus segmentos.
Bem! O Ceará-Turístico ocupa, atualmente, no “ranking” nordestino, uma posição invejável, perdendo, apenas, para a Bahia, porque, por lá, respira-se (que beleza!) turismo durante as 24 horas do dia. O Estado da Bahia é o que mais investe em turismo, sabe tirar proveito até de seus erros e dos outros, tornando seu produto turístico ímpar, em relação aos demais Estados da Federação.
É, pois, um exemplo que merece ser imitado. Sejamos humildes e aprendamos com a Bahia! Nada de amadorismo. Nada de explorar os turistas. Nada de ferir os princípios éticos na venda de produtos e serviços turísticos. Jamais vender algodão por veludo. Ao bom entendedor, meia palavra basta. De tanto repetirmos este apelo, um dia, o Turismo alencarino – acreditamos - será mais profissional em tudo.
Antônio José de Oliveira - Vice-presidente da Abrajet-CE

CAFÉ E CACHAÇA NO ROTEIRO DO TURISMO MINEIRO

Tomar uma xícara de café ao acordar ou após o almoço é um hábito comum a boa parte dos brasileiros. Alguns, também, não deixam de degustar uma dose de cachaça antes das refeições para abrir o apetite e apurar o paladar. Café e cachaça são bebidas tipicamente brasileiras.
As duas bebidas caminham juntas em um roteiro de turismo rural pelo sudeste de Minas Gerais. Denominado Café com Cachaça, o passeio oferece a oportunidade de conhecer os processos produtivos artesanais das bebidas sob o cuidado de agricultores familiares. O roteiro faz parte do Projeto Talentos do Brasil Rural. O programa pode durar um ou dois dias e passa por três municípios mineiros: Viçosa, Arapongas e Guaraciaba.
 "Minas Gerais é a capital da gastronomia e dois produtos importantes do estado são o café e a cachaça, que já vêm sendo premiados há tempos", diz Renato Cardoso, coordenador do Roteiro Café com Cachaça.
A produção familiar é, ainda, um atrativo turístico que valoriza a cultura local e gera renda à comunidade local, segundo o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Onaur Ruano.
Há duas formas de se fazer o passeio. O roteiro de um dia custa R$ 120 e o de dois dias sai por R$ 350, por pessoa, já inclusos hospedagem e alimentação. O grupo, de no mínimo oito pessoas, sai de Viçosa ou de Guaraciaba e passa por três propriedades da agricultura familiar, além do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.
MELHOR CAFÉ DE MINAS - Certificado há oito anos para produzir café orgânico, o agricultor familiar Edmar Lopes cultiva o produto a mais de 1.572 metros de altitude, o que influencia nas características de aroma da bebida. O resultado  do trabalho são os dois prêmios de melhor café do estado que a família já ganhou.
Edmar recebe pelo menos 20 visitantes por mês em sua propriedade, o Sítio Cantinho da Saudade, que fica no município de Arapongas. "Nós mostramos desde o princípio da produção: o manejo do solo, a seleção do café, o torrador e a secagem. Eles passam a conhecer todo o processo", afirma.
A produção total de café do sítio varia entre duas e três toneladas por ano. A maior parte da venda é feita via cooperativa, mas o objetivo é aumentar a venda nas visitas. "Hoje eu vendo cerca de 10% do café nas visitas à propriedade. Nosso objetivo é dobrar esse número com o Roteiro Café com Cachaça", afirma.
CACHAÇA -O agricultor familiar José Maria Santana Júnior deu segmento ao trabalho iniciado pelo pai na Cachaçaria Guaraciaba. Os 400 mil litros de cachaça artesanal são produzidos na Fazenda Independência, em Guaraciaba. Os 300 visitantes anuais vão à propriedade da agricultura familiar para saber como é feita a cachaça.
"Nós trabalhamos com a colheita da cana sem queima, fermentação é natural, destilação em alambiques de panela e fracionada", diz Júnior. "Separamos a cabeça e a cauda e só engarrafamos o 'coração' da cachaça, que é a parte boa do produto", afirma.
O cuidado com a iguaria rende bons frutos e prêmios. A cachaça de Guaraciaba ficou entre as cinco melhores cachaças amarelas do Brasil.
COMO CHEGAR - Saindo de Belo Horizonte, pegar a BR-356 - sentido Ouro Preto - seguir, então, para Ponte Nova e para Guaraciaba, ponto inicial do roteiro. Para circular pela região recomenda-se dispor de um veículo de passeio ou contratar um serviço de turismo receptivo.

DOIS DESTAQUES MUNDIAIS - MUSEU RICARDO BRENNAND E INSTITUTO INHOTIM

O museu brasileiro Ricardo Brennand (Engenho São João, s/n, na Várzea (Alameda Antônio Brennand, Recife) foi reconhecido como o melhor da América do Sul e um dos melhores do mundo, à frente de locais internacionalmente famosos como o Louvre (França) e o Rijksmuseum Museum (Holanda). A eleição foi feita pelo site Trip Advisor, que reúne avaliações de destinos, restaurantes e demais serviços associados ao turismo. Foram destacadas as 25 galerias mais votadas por 280 milhões de usuários. O museu pernambucano aparece na 17ª posição e o Instituto Inhotim (MG), na 23ª colocação.
Criado há apenas 12 anos, o museu Ricardo Brennand recebe cerca de dois milhões de visitantes por ano. São muitas suas exposições permanentes, a exemplo as de “Frans Post e o Brasil Holandês”, primeiro pintor da paisagem brasileira, a coleção “Paisagens Brasileiras do Século XIX”, com telas de artistas como Calixto, Rugendas, Debret, Castagneto e Fachinneti, além da coleção de vidros Janete Costa e Acácio Borsoi e do museu de cera que retrata o julgamento de Nicolau Fouquet, ministro das finanças do Rei Luís XIV. 
O Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho (MG),  é ainda mais novo. Aberto ao público em 2006, recebe mais de um milhão de visitantes por ano, dos quais 15% são estrangeiros. O local mistura o Centro de Arte Contemporânea com um Jardim Botânico, distribuídos por uma área do tamanho de mais de 110 campos de futebol. São 22 galerias, das quais 18 são mostras permanentes, além de 22 obras expostas na área externa e mais de quatro mil espécies botânicas.

NOITE FESTIVA - BETO STUDART ASSUMIU A PRESIDÊNCIA DA FIEC

Beto e Roberto Macedo 
Ontem, à noite, o La Maison Coliseum esteve repleto de altas autoridades e de personalidades várias das classes produtoras do Ceará, com destaque representações da Confederação Nacional da Indústria e  das federações estaduais da indústria, afora outros  convidados, na  posse festiva  da nova diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que tem na presidência o empresário Beto Studart.
A posse oficial ocorreu na manhã da última segunda-feira (22), na Casa da Indústria, durante assembleia geral do Conselho de Representantes da instituição. O mandato único é de cinco anos.
Beto Studart, o 10o. presidente da FIEC, foi aclamado em 14 de março deste ano, em eleição de chapa única, que teve a participação de todos os delegados representantes dos 39 sindicatos filiados à FIEC. O novo presidente sucede a Roberto Macêdo, que esteve à frente da instituição nos últimos oito anos, em dois mandatos consecutivos.
 O PRESIDENTE - Jorge Alberto Studart Gomes, conhecido como Beto Studart, nasceu em Fortaleza (CE), em 1946. É formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e, desde cedo, exerceu sua vocação empresarial. Assumiu aos 22 anos a presidência da Agripec, indústria do setor químico na qual se dedicou durante quatro décadas. A empresa, pelo sucesso empreendido, transformou-se na maior formuladora de defensivos agrícolas do país, atraindo a atenção de conglomerados internacionais e culminou na sua venda, em 2007, para a australiana Nufarm.
Com a venda da Agripec, o empresário voltou suas atenções para outros setores econômicos. Hoje, a marca BSPAR é forte nas áreas imobiliária – com incorporação e construção nos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte – e financeira – operando diversos Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC).
Os negócios de Beto Studart alcançam também o setor da tecnologia da informação e da tecnologia médica com a Studheart Medical Technologies, empresa que está desenvolvendo um coração artificial.
Há ainda a Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento, que foi criada em 2004 e apoia 22 entidades responsáveis por projetos sociais, culturais, esportivos, educacionais e de geração de trabalho e renda, alcançando diretamente um público de cerca de 22 mil pessoas.
Antes de assumir a presidência da FIEC, no último dia 22, Beto Studart foi vice-presidente da instituição no mandato 2010-2014, cargo também ocupado entre 1999 e 2002.
É casado com Ana Maria Nogueira Studart Gomes e tem cinco filhos: Carlos Alberto (Deda), Patrícia, Renata, Karine e Giovana.
A NOVA DIRETORIA DA FIEC  - São estes os novos dirigentes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará:
PRESIDENTE - Beto Studart (Sinduscon); 1º Vice-presidente - Alexandre Pereira (Sindpan).
Vice-presidentes - Hélio Perdigão (Sindiembalagens), Roberto Sérgio Ferreira (Sinduscon) e
Carlos Fujita (Sinduscon)
DIRETORES - Administrativo – Ricardo Cavalcante (Sindibrita); administrativo adjunto – Marcus Venícius Rocha Silva (Sindconfecções); Financeiro – Edgar Gadelha (Sindicarnaúba); Financeiro Adjunto – Ricard Pereira (Simec). 
DIRETORES - José Agostinho Carneiro de Alcântara (Sindserrarias), Roseane Oliveira de Medeiros (Sindicouros), Carlos Rubens Alencar (Simagran),Marcos Soares (Sindquímica), Elias de Souza Carmo (Sindienergia), Marcos Augusto Nogueira de Albuquerque (Sindverde),Jaime Bellicanta (Sincalf), José Alberto Bessa Júnior (Sindrações), Verônica Perdigão (Sinditêxtil),Francisco Eulálio Santiago Costa (Sindgráfica), Luiz Francisco Juaçaba Esteves (Sindiembalagens), Francisco José Lima Matos (Sinduscon), Geraldo Bastos Osterno Júnior (Sindmóveis), Lauro Martins Oliveira Filho (Sindpan), Luiz Eugênio Pontes (Sindtrigo) e Francisco Demontier Mendes Aragão (Simagran)
CONSELHO FISCAL – Titulares:Marcos Silva Montenegro (Sindalgodão), Germano Maia (Sinditêxtil) e Vanildo Lima Marcelo (Sifavec). Suplentes: Aluísio da Silva Ramalho (Sindredes), Adriano Monteiro Costa Lima (Sindroupas) e Marco Veríssimo de Oliveira (Sindipneus)
DELEGADOS NA CNI – Titulares: Alexandre Pereira (Sindpan) e Fernando Cirino Gurgel (Simec).Suplentes: Jorge Parente (Sindlaticínios) e Beto Studart (Sinduscon). 

MISS BRASIL 2014 - NOITE DE GALA AMANHÃ NO CENTRO DE EVENTOS

A sociedade cearense será brindada amanhã, no Centro de Eventos do Ceará, com uma noite de gala. A partir das 22h15, 27 candidatas representando os estados brasileiros desfilarão perante um júri técnico e outro artístico, disputando o cobiçado título de Miss Brasil 2014;
Certamente, esta  60ª edição do Miss Brasil,  com transmissão da  Band, mais uma vez apresentará um desfile com  estilo e elegância das jovens e belas disputantes do cobiçado título. 
No desfile casual, na abertura do programa, o público conhecerá as 27 candidatas e poderá votar na sua preferida pelo site do concurso ou por SMS, até o início do segundo bloco
As roupas de gala do Miss Brasil 2014 foram mais uma vez confeccionadas com exclusividade pelo estilista mineiro Alexandre Dutra. As candidatas deste ano vão desfilar em cinco trajes diferentes: típico, casual, biquíni, gala e maiô, com o qual a ganhadora será coroada. Maiôs e biquínis são confeccionados por Regina Moya; sapatos e sandálias da Crysalis; coroa e joias por Pedro Muraro; e o traje casual e biquíni levam a marca Florinda. Os acessórios casuais são da Comparatto e os dos biquínis são da Lê Charm  Bijoux.
A vencedora  representará o país no Miss Universo 2014 e receberá a faixa da Miss Brasil 2013, Jakelyne  Oliveira, levando também a cobiçada coroa, a faixa, o vestido de gala e um carro zero km. A segunda e a terceira colocadas embarcam com um acompanhante, com tudo pago, rumo a um dos destinos mais badalados do México, a Riviera Maya, com hospedagem no Hotel Hard Rock Café.
A atração musical internacional da noite ficará por conta do músico Emin, que se apresentou no Miss Universo 2013.

ALMOÇO REÚNE PARTICIPANTES E PARCEIROS DA IX SEP E EXPOLOG

Apresentação de Enid Câmara 
A Prática Eventos empresa promotora do IX Seminário Internacional de Logística e EXPOLOG – Feira Nacional de Logística, em parceria  com a Câmara Brasil Portugal no Ceará realizou almoço dedicado às tratativas técnicas do evento em epígrafe no Restaurante Cantinho do Faustino – Frederico. Entidades parceirasconvidadas: ABTRA; ANTAQ; APLOP;  CDC; CEARÁPORTOS; Câmara Portuguesa de Comércio do Brasil – Pará; CCE; CNA; CORREIOS;  FAEC; FUNCEPE; Instituto Future; NTC& Logística; SETCARCE; SEP; SINDACE; Sindicato das Agências de Navegação Marítima e dos Operadores Portuários do Estado do Ceará; Termaco; Tecer; Trade Brasil Mix; ZPE Ceará.

NOVIDADES E ATRAÇÕES NO NATAL LUZ DE GRAMADO


A 29ª edição do Natal Luz de Gramado, que se inicia no dia 30 de outubro e vai até o dia 11 de janeiro do próximo ano, apresentará inúmeras novidades, entre as quais a ampliação da decoração natalina da cidade e as mudanças de roteiros nos espetáculos Nativitaten, Fantástica Fábrica de Natal, Grande Desfile de Natal e Natalis, os mais conhecidos da extensa programação.
A partir deste ano, a direção artística do Natal Luz passa a ser de Voltaire Danckwardt, que conta com o apoio de Gilberto Perin, na direção do Nativitaten, de Luís Artur Nunes, na direção do Grande Desfile, e na Fantástica Fábrica de Natal, e Sérgio Korsakoff na condução do Natalis. A direção musical dos espetáculos é do maestro Antônio Borges Cunha e do compositor Vagner Cunha.
NATIVITATEN -  O espetáculo mais tradicional do Natal Luz de Gramado, Nativitaten,  terá uma trilha musical totalmente renovada, com a presença de cinco solistas nas balsas colocadas estrategicamente no Lago Joaquina Rita Bier. 
Outra alteração será o roteiro da Fantástica Fábrica de Natal. A menina Sofia agora terá a companhia de Alice, e o roteiro e as músicas foram totalmente renovadas. 
O Grande Desfile de Natal terá mudanças no roteiro e no local de apresentação. Serão 11 carros alegóricos e várias composições para cada trecho do desfile, que acontecerá em uma pista especialmente construída no ExpoGramado. 
O Natalis conta este ano com 17 apresentações no Lago Joaquina Rita Bier. O espetáculo que conta a história da celebração do nascimento de Jesus Cristo terá novamente a voz de Cid Moreira na narrativa tudo realizado em gigantescas telas de água com dimensões de até 200 mts² de área de projeção, reunindo extraordinários efeitos sonoros, luminosos, com águas dançantes e fogos sincronizados.
OUTROS ESPETÁCULOS - Quem visitar Gramado durante os 74 dias do Natal Luz encontrará, também, outros espetáculos, como os que acontecerão na Rua Coberta, na Igreja Matriz São Pedro e no Palácio dos Festivais. A Rua Coberta receberá o Natal Tchê (com oito apresentações), a Orquestra de Violões de Gramado (com 20 apresentações) e a Orquestra Sinfônica de Teotônia (RS), que fará apresentações no dia 30 de novembro e no dia 6 de dezembro, sempre às 20 horas.
Entre tantas novidades está a realização da Feira Natalina, em área do ExpoGramado. Ali, junto aos prédios utilizados pela Festa da Colônia, haverá a Casa do Papai Noel e a apresentação de espetáculos com artistas locais. Entre as atrações, estão os espetáculos Era uma Vez, Todo Menino é um Rei, Clown Noela, Folia de Reis, Fritz – o Chapéu do Papai Noel, além de teatro de bonecos e apresentações de corais. 
DECORAÇÃO AMPLIADA - A decoração das ruas centrais de Gramado também será ampliada. Na principal rótula da cidade, na esquina da Borges com a Avenida das Hortênsias, será instalada uma árvore natalina de 11 metros de altura, com um carrossel, A árvore será totalmente feita com garrafas pet. Haverá, ainda, uma árvore natalina no ExpoGramado, e a Árvore Encantada, em frente à Igreja Matriz, totalmente esculpida em 3D. 
Para este ano, a previsão é de um crescimento de 10% em relação ao ano anterior  no que diz respeito à presença de turistas na bela cidade gaúcha.  Até o final de agosto, 67 mil ingressos já haviam sido comercializados pelas agências de viagem e através da internet, através do site www.blueticket.com.br  

REUNIÃO DO FORNATUR - NA PAUTA O NOVO DOCUMENTO REFERENCIAL DO TURISMO

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou na última terça-feira (23) da 77ª reunião ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), em São Paulo. A pauta, diversa, incluiu a apresentação do novo documento referencial do setor, além de temas relacionados ao mercado aéreo brasileiro, à participação do Brasil na Expo 2015 em Milão e à aproximação entre os governos federal e  estaduais.
O assessor do Ministério do Turismo, Ítalo Mendes, apresentou aos membros do Fornatur o documento que vai servir de orientação para a construção do novo Plano Nacional de Turismo e adiantou que a 1ª Conferência Nacional do Turismo já tem data  prevista,   setembro de 2015. 
AVIAÇÃO EM ALTA - O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas Brasileiras (Abear), Eduardo Sanovicz, traçou um histórico da aviação no país e sustentou os ganhos do mercado com a liberdade tarifária. Sanovicz explicou que o preço do querosene, a tributação, a infraestrutura e a regulamentação são desafios a serem trabalhados para facilitar a expansão da malha aérea. "O Distrito Federal reduziu o ICMS de 25% para 12% e, em menos de um ano, ganhou 260 novos voos, o que evitou qualquer perda na arrecadação com a diminuição do imposto", comentou. 
Em voos nacionais entre estados, o ICMS varia de 25% a 12%. A taxa é definida por cada governador. Qualquer variação fora desse patamar em vôos interestaduais deve ser aprovado pelo Confaz, o conselho de secretários estaduais de Fazenda. Voos internacionais são isentos do ICMS por força de acordo internacional. (Com a Ascom/MTur)

A ABRAJET NACIONAL ESTÁ COM NOVA DIETORIA

Na noite de ontem, tomou posse a nova diretoria nacional da Associação Brasileira de Turismo.  A solenidade  ocorreu  em cerimonia na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na presença do Ministro do Turismo, Vinicius Lages, de convidados de destaque da área turística  brasileira, inclusive secretários de turismo de vários estados 
É a primeira vez na história da conceituada Abrajet que uma mulher assume a presidência. Miriam Petrone, que também é presidente da Abrajet São Paulo, terá como vice-presidente o jornalista Luiz Pires, de Tocantins (foto).  
Em seu discurso de posse a nova presidente reafirmou o propósito de continuar associando o tema Renovação, que a fez vitoriosa na eleição realizada em João Pessoa, durante o XXXI Congresso Nacional da entidade, em maio último.  Disse Miriam Petrone que pretende em sua gestão adotar na Abrajet Nacional o modelo que está na cartilha com metas de gestão, registrada em cartório e distribuída durante a campanha.
MEMBRO HONORÁRIO – A nova diretoria da Abrajet durante a solenidade, concedeu o  título de membro honorário ao  ministro Vinicius Lages. Na ocasião, o ministro destacou a importância da qualificação e dos veículos de comunicação na promoção de destinos nacionais. "Para que o turismo possa de fato entrar na agenda econômica do país o trabalho de vocês é fundamental", afirmou. 
Um destaque na noite festiva foi a parte da confraternização em que o chef e Prof°. Fabiano Bueno,  da Hotec,  e  o jornalista e chef Itamar Gurgel, do Espírito Santo mostraram os seus dotes direcionados à gastronomia. Também mereceram elogios  os famosos espumantes oferecidos. 

QUALIFICAÇÃO EM TURISMO E HOSPITALIDADE - BOLSISTAS BRASILEIROS IRÃO ESTUDAR EM CENTROS INGLESES

O lançamento do Projeto de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade, uma parceria do Ministério do Turismo com a Associação de Faculdades (AOC – Association of Colleges), do Reino Unido, aconteceu na terça-feira última, 23. O evento foi realizado no Consulado Britânico do Rio de Janeiro e contou com a presença do Cônsul-Geral, Jonathan Dunn, do secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, e da gerente internacional da Associação de Faculdades do Reino Unido, Ayesha Williams.
O projeto enviará em novembro vindouro  50 bolsistas brasileiros para estudarem em cinco centros universitários britânicos de excelência. As bolsas de estudo incluem seguro-saúde, auxílio deslocamento e pagamento das taxas escolares. O público-alvo do projeto são estudantes maiores de 18 anos que querem melhorar os seus conhecimentos na área de turismo e hospitalidade, e principalmente, o nível de inglês. Além do Reino Unido, o Governo Federal também fez parceria com Faculdades na Espanha.
“Eu espero sinceramente que esse projeto seja um grande sucesso e que essa parceria cresça e se fortaleça no futuro” disse Jonathan Dunn. Esse não é o primeiro projeto de cooperação entre Brasil e Reino Unido na área de educação. O programa Ciência Sem Fronteiras e o Chevening são parcerias bem-sucedidas entre esses dois países.
Grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas são ótimas oportunidades para o setor de turismo e hospitalidade do Brasil. Com esse pensamento, o Ministério do Turismo e o Ministério de Cultura, Mídia e Esportes do Reino Unido desenvolveram o “Intercâmbio em Turismo”, que tem como principal objetivo melhor atender a demanda de turistas no país. “O Reino Unido é um país de excelência no setor e recebeu 31,2 milhões de turistas em 2013. O Brasil, nesse mesmo ano recebeu 6 milhões, mas queremos atrair cada vez mais”, disse Alberto Alves, secretário executivo do Ministério do Turismo. 
INFORMAÇÃO - Presente em mais de 60 países, a campanha GREAT Britain foi lançada no Brasil em 2012 com a presença do Príncipe Harry. O objetivo é divulgar o que o Reino Unido tem de melhor, para atrair oportunidades nas áreas de negócios, educação e turismo. Para isso, a GREAT está apoiada em diferentes pilares que destacam as áreas de expertise britânico, como: tecnologia, inovação, cultura, legado esportivo, música, sustentabilidade, criatividade e empreendedorismo.  A GREAT Britain no Brasil pode ser acompanhada  pelo Facebook (/GREATBritainBrazil) ou pelo Twitter (@uk_brasil).

FCVB PROMOVE CONGRESSO DA SBPC


ROTA DO SOL SEMANAL 26/09/2014 - ISSUU