Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

CALEIDOSCÓPIO 11/10/2019

A “CRESTOMATIA”, O RELIGIOSO E A NATUREZA – Somos extremamente gratos pelo que aprendemos em relação à formação do conhecimento que temos, agora no dealbar dos anos, principalmente ao centenário Liceu do Ceará, colégio que, nos nossos bons tempos, era considerado como padrão de ensino, dentro e fora de nossa Província. Grandes nomes das letras e das ciências por lá passaram e eram inspiradores para os alunos que conseguiam frequentá-lo, após rigoroso exame seletivo Nos nossos anos da década de 1940, pontificavam no velho Liceu professores que se destacavam na cidade pelo saber e pela forma de transmitir aos alunos conhecimentos indispensáveis no correr de suas vidas. Não é propósito, nestas mal traçadas linhas,  enumerar  os vários e excelentes mestres que tivemos, mas apenas citar o professor Otávio Terceiro de Farias, porque foi com ele que, nos primeiro e segundo anos do curso ginasial, nas suas aulas de Português, tivemos a felicidade de beber na fonte dos saberes da “Crestomatia”, uma pequena mas valiosa enciclopédia de autoria do prof. Radagásio Taborda. Com as exigentes mas orientadoras orientações do Dr. Otávio, em dois anos, fomos lendo, vivendo e aprendendo como era o mundo do saber, os nomes e as amostras de destaque do conhecimento, principalmente das letras. Nas três centenas de páginas, a “Crestomatia” nos levou a começar a conhecer exemplares narrativas e lendas, dissertações sobre moral e religião, descrições, geografia, história, biografias, fábulas e até anedotas galhofosas. Neste universo de informações, o nosso foco agora é a primeira leitura do livro – “O campônio e o passaredo”, da lavra de Dom Antônio de Almeida Lustosa. A escolha não é por acaso.  Os comentários do religioso, no primeiro quartel do século passado, portanto há quase cem anos, referem-se à ação predatória do homem contra a natureza. Um lavrador insensato e que desejava lucros pessoas, dizimou um bando de pássaros que comiam as “espigas sazonadas” da sua plantação, dizendo raivoso “caiam sobre vós as minhas iras e o chumbo dos meus colonos”. Após alguns dias, não havia mais pássaros acabando a sua plantação. Restou, porém, um que, no meio da floresta, lamentava: “um dia éramos livres, todo este campo, sem limite algum, herdamos dos nossos antepassados. Uma horda de bárbaros sem coração começou de apavorar a tranquilidade do nosso reino”. No final de suas lamentações, a solitária ave lamentou: “A hecatombe não teve limites: fiquei apenas eu, para clamar a desdita do meu povo”. Este longínquo despertar do religioso para a guerra sem tréguas à natureza, imposta pelos lavradores atuais, ricos e descompromissados, não foi suficiente, não surtiu efeito algum. Pelo contrário, ai está a devastação da Amazônia, aí estão as queimadas de florestas, a depredação dos mares e rios, os crimes sem limites a tudo que a santa natureza nos ofertou. Enfim, como disse o filósofo inglês Thomas Hobbes,” o homem é o lobo do homem”. 
JORNADA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS - A Jornada organizada pela Rede Interamericana de Direitos Fundamentais e Democracia, formada por Programas de Pós-graduação em Direito do Brasil, Argentina, Peru, Chile, Colômbia acontecerá na Universidade de Fortaleza, de 9 a 11 de outubro. 
O evento objetiva expor e debater temas de investigação no domínio dos direitos fundamentais.
INVESTIMENTO BILIONÁRIO - O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, recebeu na semana passada), em Brasília, o grupo espanhol Prima Empreendimentos Inovadores, que promete investimento bilionário no Brasil nos próximos 15 anos, com geração de emprego e renda. O objetivo do MTur é incentivar o investimento privado no turismo e atrair cada vez mais a atenção do mundo para o destino Brasil.  O embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Casas Garcia, participou da audiência.
O grupo espanhol Prima possui vários investimentos no Brasil, como o Hotel Fasano, em Salvador, considerado um dos 100 melhores do mundo pela revista Time. De acordo com o diretor-presidente do Prima, Ruben Escartin, a intenção do grupo é não criar apenas um projeto, mas um destino turístico.
BUENOS AIRES/NATAL - A passagem da Embratur pela FIT Argentina, em Buenos Aires, rendeu mais uma boa notícia ao turismo brasileiro. A Gol Linhas Aéreas, empresa brasileira de aviação de transporte, anunciou a criação de um voo que ligará a capital argentina ao Nordeste, mais especificamente Natal (RN). 
A notícia foi confirmada pelo diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur, Osvaldo Matos, que esteve no estande do Rio Grande do Norte na feira internacional e recebeu a notícia dos executivos e da Secretaria de Turismo potiguar.

TURISMO CEARENSE: MERECEU, A GENTE ELOGIA

Nosso artigo, nesta semana, é fruto do que foi divulgado, no jornal on line, Rota do Sol Turismo, cujo diretor-editor é o amigo abrajetiano e da Conjotur (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo-Abrajet-Ceará - e Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo), José Carlos de Araújo. Sem falsa modéstia, fazemos parte, também, dessas duas entidades. 
Isto escrito, vamos ao que interessa, porém, antes uma observação: sempre é recomendável e não ofende ninguém difundir fatos positivos e que contribuem, para levar, mundo afora, o que o Ceará tem de belo, útil e agradável, em se tratando de turismo, para oferecer à sua população e aos turistas. 
Reportamo-nos, portanto, à louvável iniciativa da Secretaria do Turismo do Ceará, tendo à sua frente, o atuante secretário Arialdo Pinho, e seus auxiliares competentes, ou seja, começar, no dia 1º de outubro de 2019, a divulgar o Estado do Ceará em grandes cidades da Europa. Destaque-se, ainda, a capital francesa (Paris), a denominada “Cidade Luz”, onde o Ceará esteve presente, na Feira de Turismo- IFTM Top Resa, encerrada no dia 4 de outubro de 2019. 
Frise-se que, no dia 3, do mês em curso, o evento foi em comemoração aos 100 anos da companhia aérea KLM, que mostrou ao público seus principais destinos, no mundo, dentre os quais o Ceará. Durante supracitada promoção, o público conferiu e elogiou o que o Estado tem de melhor, a exemplo das ensolaradas as praias, de seus mares de águas tépidas e barracas de praias, além dos atrativos serranos, da gastronomia (pratos regionais) e do criativo e variado artesanato.
Dentro da programação, a empresa Globalia realizou um “brunch” (café da manhã reforçado que engloba almoço), objetivando apresentar, a agentes de viagens, o novo destino da Air Europa Fortaleza. Isso, para o público especializado poder conhecer mais o destino e, assim, ofertar, com qualidade, os atrativos do Ceará-Turístico. Acrescente-se que o grupo ofereceu um almoço, na cidade de Fortaleza, com o intuito de lançar os voos, cujo início está previsto para dezembro vindouro. 
Mas, a Setur não se contentou, apenas, em divulgar o potencial turístico cearense na capital francesa. Indo mais além, marcará presença, de 9 a 11 de outubro de 2019, na TTG Rimini, na Itália. Já no dia 15/10/19, será a vez de o evento realizar-se na bela cidade italiana de Milão. Agora, transcrevemos o que disse o secretário Arialdo Pinho: “Todo esse trabalho de divulgação do Estado do Ceará é importante, para manter os voos cheios e continuar os bons resultados no Turismo do Ceará”. 
É isso, aí, secretário Ariado! Como sempre escrevemos, em nossos artigos, TURISMO, QUE NÃO SE DIVULGA, ESCONDE-SE. E acrescentamos: O TURISMO DO CEARÁ DEVE PERMANECER SEMPRE EM REDE E NA REDE, TOMANDO EMPRESTADO O PENSAMENTO DO AMIGO E EMPRESÁRIO DO TURISMO, o eficiente Vadis da Silva. Parabéns aos que se esforçam, para disseminar, por aí afora, as belezas naturais, as artificiais e a cultura do povo cearense. Agora, uma advertência: o êxito de hoje não garante o de amanhã. É sempre aconselhável inovar nas ações turísticas. Ótimo fim de semana, caro (a) leitor(a). Obrigado!

CCSALVADOR JÁ TEM CONCESSIONÁRIA ASSEGURADA


O Centro de Convenções de Salvador, que está sendo construído no espaço conhecido como Aeroclube, pela Prefeitura, (em frente à localização do antigo CC) tem a sua inauguração assegurada para o final deste ano, tanto em virtude do adiantado das obras, que garante o cumprimento do cronograma, bem assim por já contar com a concessionária que o irá administrar.
É que, procedida a licitação, conforme determina a legislação específica, já é conhecida a empresa vencedora: a francesa G.L. Events. Foi ela que venceu a licitação para a concessão do novo Centro de Convenções da capital baiana. É sabido de que, com o desabamento de parte do antigo equipamento – que é do Estado – o turismo da cidade ficou sem o apoio do importante instrumento.
A questão já está oficializada com a publicação pelo Diário Oficial do Município do resultado da licitação. Por estes dias deverá estar sendo, inclusive, assinado o contrato entre a Prefeitura e a empresa francesa, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT, cujo titular é CLÁUDIO TINOCO.
O contrato estabelece, dentre outros detalhes, que o prazo da concessão, através do qual a empresa se habilita a estar à frente do Centro de Convenções, será de 25 anos. A par dessa providência, seguidamente, inclusive, o Prefeito ACM Neto promove a vistoria das obras a fim de acompanhar o cumprimento do cronograma, para que o prazo de inauguração ainda este ano seja cumprido.
Entre os deveres destinados à concessionária, incluem-se, por exemplo, a garantia, primeiro, da gestão, bem assim da manutenção do prédio e de todo o seu mobiliário, além da empresa assumir a responsabilidade pela estratégia de comercialização do CCS, o que implica, inclusive, na permanente atração de grandes eventos que irão movimentar a cidade, no particular.
Entre os diversos dispositivos que, no documento formal, obrigam a concessionária, durante o período estipulado, está a outorga que fixa mais de R$10 milhões. Além disto a G.L. Eventos deverá assegurar o investimento de cerca de R$15 milhões, que se destinarão, tanto à parte de aquisição de todo o equipamento necessário ao funcionamento do CC, como de todo o mobiliário, além de assegurar as ações destinadas à captação de eventos.
O contrato ainda estabelece que, a partir do sexto ano de sua administração, a G.L. Events obriga-se a pagar à Prefeitura o que é considerado como uma outorga variável, a qual estará correspondendo a 5 por cento de toda a receita bruta consequente dos eventos que ali sejam realizados.
Segundo o que afirma o Secretário Tinoco, a conclusão da licitação ainda em junho passado foi fato da maior importância para que esteja assegurada a entrega do equipamento ainda no final deste ano. Entende o Secretário que, em virtude dessa legalização, a própria concessionária G L deverá estar aliada para agir conjuntamente com o consórcio construtor do Centro de Convenções, objetivando a agilização das obras, com vistas a assegurar o cumprimento dos prazos, qual seja, a conclusão até o final deste ano.
Originária de Paris, a empresa G. L. Events foi constituída propriamente no Brasil há vários anos, o que está lhe valendo a administração de outros equipamentos no país, a exemplo do Rio Centro, no Rio de Janeiro, e do São Paulo Expo.
Com o avanço da obras, o equipamento no Aeroclube já vem se destacando para a população da cidade e para os que lhe visitam, diante da característica que  é constante do seu projeto de origem, com a condição de multiuso. Sobretudo porque o novo Centro de Convenções de Salvador terá a capacidade de realizar eventos simultâneos que lhe concedam a presença de até 14 mil pessoas, seja em congressos e convenções, ou outras promoções.
Quem está vibrando com essas notícias é a comunidade turística da Bahia, que está na expectativa de retornar aos áureos tempos em que a capital baiana era uma das líderes no país na captação de ventos nacionais e internacionais.
Ao lado da chegada do novo Centro de Convenções Municipal, a cidade conta também com a ampliação do seu aeroporto, o que lhe está valendo, inclusive, a instalação de um novo equipamento, que é a atual novidade: a recente instalação da mais nova loja, a DFA Shop, que constituirá num dos elementos de atração da população soteropolitana.
No seu esforço por estimular o desenvolvimento do turismo em Salvador, o Prefeito anuncia novos voos de Santiago do Chile para a Capital baiana. Esta é uma ação que a Prefeitura desenvolve em conjunto com a Salvador Bahia Airport, além da própria companhia aérea Sky Airline.
Um elemento que estimula a iniciativa é que o Chile se apresenta como o maior emissor de turistas para Salvador, mesmo sem existir qualquer voo direto que ligue aquele país à cidade baiana. O objetivo, então, da Prefeitura é que com um novo voo direto haja uma intensa aceleração da vinda de chilenos para a Bahia. 
Do anúncio dessa nova ação municipal participaram, ao lado do próprio titular da Prefeitura, o Secretário Municipal de Turismo, bem assim o diretor comercial da Bahia Airport, Marc Gordien, além dos representantes da própria companhia aérea Sky Airline, Renata Robbio e Stefano de Luca, ela Coordenadora de Assuntos Corporativos e ele Coordenador de Vendas Internacionais da companhia aérea. 
Uma outra questão que está deixando em alerta a comunidade turística é que o Governador do Estado informou viagem a São Paulo a fim de tentar conseguir captar aliados para a sua ideia de construção de um novo Centro de Convenções. E Sua Excelência ainda persiste com a intenção de destinar esse equipamento para a Cidade Baixa, o que foi condenado, anteriormente, por todos os empresários e profissionais experts dos diversos segmentos do turismo baiano.  

APOIO DO GOVERNO - FEST BOSSA & JAZZ EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

Os fortes ventos de São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte, estão soprando acordes de bossa e jazz desde ontem (10). É o início da edição comemorativa de 10 anos do Fest Bossa & Jazz, que movimenta a praia com 12 shows gratuitos até domingo (13), além de oficinas, workshops e jam sessions. O Governo do RN, por meio do projeto Governo Cidadão, Banco Mundial e Secretaria de Turismo, apoia a realização do evento.
O festival conta com grande palco na Praia da Xêpa - onde acontecem  os shows noturnos, além de três polos diurnos: o Maceió, Idílico e o Jack Sparrow. Na lista de atrações, um verdadeiro intercâmbio cultural com bandas locais, nacionais e internacionais. Tudo gratuito para turistas, visitantes e moradores. Realizado por Juçara Figueiredo Produções desde 2010, o evento já reuniu um público estimado em quase meio milhão de pessoas ao longo das edições.
“O Fest Bossa & Jazz consta no Plano de Aplicação que recebemos da administração passada, já é tradicional no calendário cultural do Estado e todo ano o Governo do Estado apoia a realização do evento por meio do Governo Cidadão e Setur. É mais uma maneira de promover o turismo e o intercâmbio cultural através de shows, oficinas e workshops para a população”, destaca o secretário de Gestão de Metas e Projetos, Fernando Mineiro. 
Atrações como Ricardo Baya Trio convida Diogo das Virgens (RN), Los Chaskys (Peru), Bossa & Jazz Street Band (RN), Sesi Big Band convida Duo Taufic (RN), Ricardo Silveira (RJ), Funkeria (PB), Erickson Grillo (RN), Melly (BA/RN), Filarmônica Monsenhor Honório (RN), Khrystal (RN) e  Blues Beatles (SP) movimentarão as ruas e praias durante quatro dias.
Hoje,  a Bossa & Jazz Street Band sai em cortejo pelas ruas às 19h30 rumo à Praia da Xêpa, mesmo local onde a Sesi Big Band convida Duo Taufic (RN) sobe ao palco a partir das 20h. O carioca Ricardo Silveira, que traz um repertório baseado em toda sua carreira, toca às 21h30 e a big band Funkeria (PB), que promete colocar todo mundo para dançar, se apresenta às 23h. Depois tem jam session no Bar Trem das Onze.
Amanhã, a música começa a partir das 14h30 com cortejo da Bossa & Jazz Street Band, partindo para o Polo Idílico com shows de Erickson Grillo (RN) e Melly (BA/RN). À noite, às 20h, a Filarmônica Monsenhor Honório (RN) transforma as areias da Praia da Xêpa em um verdadeiro espetáculo a céu aberto, sob a regência de Damião Senna e com participação especial da cantora potiguar Samara Alves, revelação do The Voice Brasil. Em seguida, a potiguar Khrystal canta Elis em apresentação exclusiva, e finalizando a noite nos palcos, se apresenta o grupo Blues Beatles (SP), que vem conquistando fãs no mundo todo. Por fim, às 23h50 o Spaço Mix recebe jam session. No último dia (13) de festival, a programação é toda diurna, com cortejo às 13h30 e shows de Melly e Funkeria, no Polo Jack Sparrow. O Fest Bossa & Jazz é realizado por Juçara Figueiredo Produções. 
O Festival oferece oficinas e workshops gratuitos para diversas faixas etárias.

EM ENCONTRO COM A IMPRENSA - FESTURIS APRESENTOU NOVIDADES EM PORTO ALEGRE

Fala de Marta Rossi
Na última terça-feira (8), há exatamente um mês para o início da 31ª Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS), profissionais de imprensa e influenciadores foram recebidos para um brunch no Hotel Laghetto Stilo Higienópolis, em Porto Alegre. Na ocasião, os diretores Eduardo Zorzanello e Marta Rossi apresentaram as novidades da atual edição, que ocorrerá de 7 a 10 de novembro, na Serra Gaúcha.
Após completar três décadas de história em 2018, o FESTURIS trata a edição deste ano como a primeira de um novo ciclo. Na visão dos diretores, para cumprir esse lema a feira acompanha as tendências do mercado turístico e apresenta como novidades o lançamento dos espaços Wedding (especializado em casamentos, núpcias e luas de mel) e Termalismo e Bem-estar (voltado para os benefícios oferecidos pelas águas termais e minerais), além da reformulação do Mice & Experience (voltado para o turismo de negócios e tecnologia).
Durante sua explanação, Zorzanello destacou que a feira começará uma hora mais cedo, funcionando das 13h às 20h. Assim, os profissionais terão mais tempo para fechar negócios. Diante desta mudança no horário, o evento também pensou em facilitar a vida dos participantes levando uma versão pocket do Festival da Gastronomia, com variada oferta gastronômica. 
O FESTURIS aposta muito nas áreas de experiências, onde não faltará espiritualidade, cultura, entretenimento e bem-estar. Patinetes eletrônicos também estão entre as novidades na feira, assim como o novo aplicativo oficial, ainda mais moderno, funcional e intuitivo. Com ele, os participantes poderão agendar reuniões e otimizar o seu tempo para geração de negócios.
Durante a solenidade de apresentação, os profissionais participaram do sorteio de pacotes turísticos, realizado em conjunto com marcas parceiras. O lançamento do FESTURIS em Porto Alegre contou com o patrocínio de Laghetto Hotéis, Mundo a Vapor e Virtual Equipamentos. 
Em 2018, o FESTURIS apresentou resultados compatíveis à sua grandeza. Foram R$ 300 milhões em negócios gerados, 2.500 marcas expostas, 15 mil participantes, 65 destinos internacionais, 24 mil metros quadrados de feira, 450 jornalistas e influenciadores, além de 250 palestras e workshops na área de conteúdo.

AMERICAN AIRLINES - NOVO DIRETOR REGIONAL DE VENDAS PARA O BRASIL

Alexandre Cavalcanti
A American Airlines tem um novo diretor regional de vendas para o Brasil. Alexandre Cavalcanti, que está há 19 anos na empresa, retornou ao país após ter desempenhado um importante papel no segmento de turismo dos EUA. Antes disso, o executivo ocupou a posição de diretor de vendas para Rio de Janeiro e Norte do Brasil. Cavalcanti iniciou sua trajetória na American atuando na expansão da companhia na rede de voos da American no Brasil, como, por exemplo, a das rotas de Miami para Brasília e Manaus.
O executivo tem um extenso conhecimento das operações da American Airlines e já obteve muitas conquistas. Em sua nova função, traz uma grande bagagem e entendimento do mercado brasileiro e da cultura da empresa, o que será fundamental para continuar desempenhando um excelente trabalho”. 
Cavalcanti volta para o Brasil depois de 2 anos atuando na área de produtos especiais para o mercado de lazer em Dallas/Forth-Worth (DFW), no Texas.

MEDALHA DA ABOLIÇÃO - GOVERNO DO CEARÁ ANUNCIOU O NOME DOS AGRACIADOS

Seis personalidades irão receber, no próximo dia 24, a principal honraria do Estado. A Medalha da Abolição será entregue no Palácio da Abolição, pelo governador Camilo Santana. A comenda, instituída em 1963, reconhece o trabalho relevante de brasileiros para o Estado do Ceará e para o Brasil.

As seis personalidades que receberão a Medalha da Abolição 2018-2019, por terem ajudado a construir a história do Ceará e se destacado de alguma forma no cenário nacional, são: a presidente da Academia Cearense de Letras, Ângela Maria Rossas Mota de Gutiérrez, primeira mulher a presidir a entidade literária; o empresário Edson Carvalho Ventura; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Maria Iracema Martins do Vale, conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o ex-senador Carlos Mauro Cabral Benevides; Regina Marta Albuquerque Barbosa, fundadora da Casa de Vovó Dedé, instituição sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento de crianças e jovens de seis a vinte e nove anos em situação de vulnerabilidade social; e Padre Reginaldo Manzotti, fundador da associação Evangelizar é Preciso, movimento de evangelização.
A escolha foi feita por uma comissão que avaliou o conjunto de nomes e resolvee conceder, dentre esses, a medalha para aqueles que mais se destacaram, no momento. Com os seis que serão agraciados este ano, chega a 170 as personalidades homenageadas.
ABOLIÇÃO - Em 25 de março de 1884, Francisco José do Nascimento, o corajoso pescador e marinheiro conhecido como Chico da Matilde, afirmou que a partir daquela data não se embarcavam mais escravos nos portos do Ceará. Assim era decretada a abolição da escravatura no Ceará, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea, em 1888.
A atitude do cearense, que posteriormente ficou conhecido como o Dragão do Mar, é a inspiração para atitudes de grandes homens e mulheres que até hoje se destacam no cenário nacional e no Ceará.

EDIÇÃO ESPECIAL: - MERCADO COLETIVO CELEBRA O DIA DAS CRIANÇAS

O evento gratuito e aberto ao público conta com a
 discotecagem do DJ Gomes Smith
Na data em que se comemora o Dia das Crianças, 12, a Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), uma edição especial do Mercado Coletivo, voltada para a criançada, no Mercado dos Pinhões.
Amanhã, o público poderá conferir mais de 45 expositores de moda, arte, design, decoração, artesanato, música e gastronomia, movimentando o mercado autoral e a economia criativa da cidade. A edição especial da feira ainda conta com Mini Feira de Mini Empreendedores e oficina “Faça seu Caderninho”, com a Tia Rafa Carol da @bonite.ce. A oficina ocorre das 19h às 20h e é voltada para o público infantil.
O evento conta com a discotecagem do DJ Gomes Smith, que traz em sua playlist uma relação de músicas que passam do MPB até o rock, carimbó e soul. O Mercado Coletivo é realizado sempre no segundo sábado do mês, pela Secultfor.
EXPOSITORES -Eis a lista dos expositores confirmados para esta edição:
Adrian Crocher, Aflore loja, Amo Frosinha, Apetrechos, Arte com tecido, Artes da Tatii, Ateliê d'filo, Ateliê Jacqueline Bastos, Ateliê Laços em cores, Ateliê chuchu beleza, Beto Cello Arte, Bonite CE, Bordados Beija Flor, Bordarana, By Boulier, By Sarah Carmo, Bordarana, Capucho, Celtic Store, Coisas de Maricotinha, Cores de Mila, CP Design Store, Do Carmo Artes em Pedraria, Ducatti, Eulina Artes, Ex Ateliê, Fetio Arte, Flora Bamboo, Flor de Algodão Bordados, Juvalle Artes, Luisa Lopes, Macramê Macramei, Mariana Cangas, Matias Ateliê, Nely Rosa Fotografia, O Atelie Girassol, Oficina d.a.d.a, Quadros Criativos, Rebijoias, Renda cearense, Tayday Ayalla, Thales Angert, Tenda Boho, Use tshirt up e Use Pele de Anjo.

NOSSA SENHORA DE APARECIDA - MILHARES DE PEREGRINOS NA FESTA DA PADROEIRA DO BRASIL

As festas em honra à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, projeta a expectativa de receber este ano mais de 340 mil fiéis, durante o novenário, iniciado no último dia 3, e até amanhã. Só no dia consagrado à Santa, 12, a “Capital Mariana da Fé”, a cidade de Aparecida, São Paulo, receberá 170 mil peregrinos. 
Parte deste número está chegando ao Santuário a pé, percorrendo diversas rotas criadas para este tipo de manifestação de fé. Para a acolhida destes peregrinos, existe a montagem de uma tenda que oferece serviços varados. O atendimento, realizado por profissionais voluntários, é direcionado aos devotos que chegam a pé ou de bicicleta ao Santuário.
MÚSICAS - Um esquema especial também ocorre nas cerimônias no interior da Basílica. Durante as celebrações da novena e das missas, o Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA) auxilia na oração dos fiéis com a execução de músicas sacras.
Para acertar o tom, a Orquestra do PEMSA ensaiou os cânticos do novenário e da missa solene de todas as sextas-feiras desde o início mês de agosto. No repertório estão músicas conhecidas dos devotos de Nossa Senhora Aparecida.
Neste ano, a Orquestra também apresenta, hoje, após a Novena das 19h, canções sacras e eruditas de alguns trechos de óperas famosas. O repertório de cada dia foi composto de três a quatro canções com apresentações de música instrumental, solo, coro e dueto.
ESTREIA - Além da Orquestra oficial, a Orquestra mirim do PEMSA também está presente nas comemorações. Pela primeira vez, executa as canções da Missa das Crianças, às 7h do dia 12 de outubro. 
COREOGRAFIAS - Outra equipe que que se preparou há bastante tempo são os voluntários da Coreografia. Ao todo, 600 pessoas participam de momentos importantes dentro das celebrações, como a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida e da Bíblia, da procissão dos alimentos e da oferta de flores. Eles atuam nas novenas da tarde e da noite e nas celebrações de amanhã, dia 12 de outubro, representando os temas propostos para reflexão em cada dia da programação.

NA ARGENTINA E NO PARAGUAI - ALAGOAS EXPANDE A PROMOÇÃO DAS POTENCIALIDADES DO SEU TURISMO

Além de ocupar o primeiro lugar no ranking geral de visitantes estrangeiros que vieram ao Brasil em 2018, a Argentina é, também, o principal mercado internacional emissor de Alagoas. Impulsionado por esses dados, o destino participou da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT 2019), realizada entre 5 e 8,  em Buenos Aires.
Articulado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o estande de Alagoas reúniu hoteleiros e técnicos da pasta que apresentaram ao público geral e profissionais de turismo os diferenciais, produtos e atrativos alagoanos. A estimativa para esta edição do evento é de 100 mil pessoas.
Com foco na busca por melhorias na malha aérea, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, participou de uma intensa agenda de reuniões com operadores de turismo e companhias aéreas. Na segunda-feira (6), o gestor se reuniu com a diretoria da empresa Despegar, operadora e agência de viagem Argentina pertencente ao grupo Decolar, no Brasil. Em seguida, recebeu no estande de Alagoas Gabriel Sanchez, sócio gerente da empresa Argentina All Seasons, uma das principais operadoras do país. A agenda contou, ainda, com reuniões com a companhia GOL e com o Comitê Visite Brasil, comandado pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
A programação de Alagoas continuou também na feira da Associação Cordobesa de Agência de Viagens (ACAV), que acontece desde ontem na cidade de Córdoba, no interior da Argentina. Também com estande, as belezas alagoanas pretendem encantar os três mil visitantes da exposição. 
Já no Paraguai, em Assunção, o Destino Alagoas se fará presente no espaço da Embratur, na Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR), de hoje até o domingo próximo. Por lá, os produtos turísticos alagoanos serão tema de um workshop ministrado pelos técnicos de promoção internacional da Sedetur.

O CEARÁ PRESENTE - BRASIL FOI DESTAQUE EM FEIRA DE TURISMO DA ARGENTINA

De portas abertas ao público a partir do sábado (05), a FIT América Latina reuniu em Buenos Aires, capital da Argentina, mais de 50 países até a última terça-feira. O objetivo foi promover o turismo e demonstrar o potencial econômico do setor no mundo.
Com estandes próprios de mais de dez destinos turísticos, o Brasil marcou presença na feira. A missão foi, além de mostrar o potencial e diversidade cultural, ampliar ainda mais o fluxo turístico com a Argentina, o principal emissor de visitantes estrangeiros ao país.
Em 2018, o Brasil recebeu 2,4 milhões de turistas argentinos que injetaram US$ 1,625 bilhão na economia brasileira. Presente na abertura da FIT, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressaltou a importância da participação brasileira no evento para promover ainda mais intercâmbio turístico entre Brasil e Argentina, e também com o Mercosul. “
Em um discurso emocionante e contundente, o secretário de Turismo da Argentina, Gustavo Santos, detalhou as principais ações e resultados do setor ao longo dos últimos anos no país. Os avanços em conectividade, abertura do mercado ao mundo, os fatores que levaram mais argentinos a viajar no próprio país e o desenvolvimento territorial foram apresentados ao público pelo secretário.
O secretário afirmou ainda que o turismo precisa estar sempre associado à preservação ambiental e que ainda falta conectividade entre os países. Ele ainda complementou que atualmente já é possível aliar segurança com facilitação de procedimentos, principalmente na imigração, tornando o processo mais ágil. 
PROTAGONISTA - Os destinos turísticos brasileiros marcaram presença na feira. Com 200 metros quadrados, o estande do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) contou com a presença de 24 co-expositores (14 destinos e 10 empresas). Curitiba, Bento Gonçalves, Gramado, São Sebastião, Pantanal (MS), Brasília, Salvador, São Miguel das Missões (RS), Ilhabela (SP), João Pessoa, Manaus, São Paulo e Canela (RS) foram os destinos presentes no estande do Brasil.
Outro destaque ficou por conta do número de destinos que contam com um estande próprio. Nesta edição, Bombinhas, Búzios, Balneario Camboriú, Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Alagoas, Florianópolis e Porto de Galinhas têm espaço exclusivo para divulgação. (Com o MTUR)

SETUR-BA/COPA AIRLINES - FORTALECIMENTO DO TURISMO BAIANO NO MERCADO DOS EUA

Com o objetivo de fortalecer a Bahia como destino para turistas americanos, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur-Ba), representada pelo chefe de gabinete, Benedito Braga, reuniu-se com representantes da companhia aérea panamenha Copa Airlines, e a da Vinci, empresa que administra o aeroporto de Salvador. 
O encontro teve como pauta a avaliação do voo Bahia x Panamá, partindo de Salvador, após um ano e dois meses de operação. A companhia oferece duas frequências de voos atualmente, as terças e sextas-feiras. A aeronave operadora é um Boeing 737-800 com capacidade para 160 passageiros. 
Outro ponto discutido foi o fortalecimento do produto turístico baiano no cenário da América, principalmente a do Norte, um dos mercados emissores internacionais mais importantes, com foco nos Estados Unidos e Canadá. Para isso, Setur e Copa estão articulando ações de divulgação da rota panamenha com operadoras de turismo dos Estados Unidos para potencializar a vinda de turistas para a Bahia através de voos de conexão no HUB do Panamá.
A Copa Airlines oferece 80 destinos diferentes. Na América do Norte são 15, sendo dois no Canadá e 13 nos Estados Unidos para cidades como Nova York, Orlando, Las Vegas, Los Angeles, dentre outras.
A principal referência da Copa é a passagem pelo Panamá, onde o passageiro encontra rápida conexão, sem imigração e sem alfândega, o que rendeu à companhia o título de empresa mais pontual do mundo.
O reconhecimento é da consultoria OAG, que listou as empresas com o percentual mais baixo em relação a atrasos no ano de 2018. A Copa Airlines ficou em primeiro lugar no ranking com 89,79% de voos que decolaram dentro do horário esperado.

A 36ª OKTOBERFEST CONTINUA EMPOLGANDO BLUMENAU

A tradição continua firme e Blumenau, em Santa Catarina. é a grande referência do turismo brasileiro no mês de outubro. É que, justificando a forte influência de ascensão com a chegada dos imigrantes alemães, a cidade catarinense vem realizando a mais de trinta anos a consagrada Oktoberfest, este ano na sua 36ª edição, sempre no mês de outubro.
Com ínício no último dia 9, Blumenau é alegria por toda a parte, notadamente no Parque Vila Germânica, local em que, diariamente, até o próximo dia 27, se concentra a diversidade da festa.
Considerada a maior festa de origem alemã do Brasil e segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da Oktoberfest de Munique, o grande folguedo catarinense apresenta sua cultura através da gastronomia típica, das bandas germânicas e na diversidade de cervejas e chopes. Venha se servir de tradição e boa festa!
Os milhares de turistas que estão participando da Oktoberfest deste ano confirmam o êxito do acontecimento. Eles se espalham por toda a cidade, mas o ponto maior de concentração é a Vila Germânica, na Praça de Alimentação e Eisenbahn Biergarten. nas Cervejarias e nos locais em que estão sendo apresentadas as atrações, principalmente internacionais. Os desfiles oficiais ocorrem na Rua XV de Novembro, Centrode Blumenau, às terças, quartas, quinta-feiras e sábado, até a véspera do encerramento da festa, no dia 26.  
 O Concurso Realeza Oktoberfest ocorrerá no dia 27 (último domingo), no Setor 4 – Eisenbahn Biergarten.

PERNAMBUCO GANHA VOO DIRETO PETROLINA-SALVADOR

O Turismo de Pernambuco conquistou mais uma conexão nacional nesta semana. O Aeroporto de Petrolina contará com voo direto para Salvador a partir de 20 de novembro deste ano. A frequência será operada pela companhia aérea Azul de segunda a sábado.
Os voos vão partir da capital baiana à 0h20 com chegada prevista para 1h30 na cidade sertaneja. Já as frequências com partida de Petrolina saem às 2h10 com chegada em Salvador às 3h20.
"O Aeroporto de Petrolina, a partir de novembro, passará a contar com mais uma conexão nacional para oferecer maior comodidade aos seus passageiros. O voo direto para Salvador representa uma grande conquista em busca da recomposição da malha aérea do destino, que é a porta do Vale do São Francisco. Petrolina sentiu a saída da Avianca, e agora ganha este reforço”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

SEMANA DAS CRIANÇAS - FESTIVAL TIC COM PROGRAMAÇÃO EM FORTALEZA E CANINDÉ

Na semana das crianças o 9º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará - terá uma rica programação em Fortaleza e Canindé. Na capital, segue com mais atrações no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Porto Dragão e no e Theatro José de Alencar. Chega à CAIXA Cultural Fortaleza com espetáculos, performances e exposição, de ontem até domingo. Com toda a programação gratuita e atrações que divertem crianças de todas as idades, o TIC é uma ótima opção para famílias comemorarem o final de semana do Dia das Crianças.
Também nesta semana começa o Circuito TIC, com programação em Canindé, de ontem até domingo, na Praça dos Mestres e na Praça da Igreja das Dores. Na semana seguinte o projeto de circulação leva o festival para Senador Pompeu (17 a 20), Russas (18 e 19) e Camocim (24 a 27), com espetáculos, performances e exibições de filmes.
NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA - “Paraíso”, novo espetáculo do Teatro Máquina, marca o início da programação do TIC na CAIXA Cultural Fortaleza. A peça convida o público a refletir sobre a poluição no mar, numa aventura de cinco investigadores de antigas civilizações. As apresentações acontecem no teatro nos dias 10, às 15h, e 11, às 15h e 19h. Nas sessões das 15h, o festival receberá 90 alunos de escolas municipais e projetos sociais. Ambas contarão com serviços de intérpretes de libras e audiodescrição.
O TIC também ocupará o pátio da CAIXA Cultural Fortaleza com espetáculos e instalações artísticas feitas especialmente para o festival. Amanhã e domingo, o público poderá desfrutar ainda de uma praça de alimentação, que funcionará das 15h às 19h30. 
A performance Lady LED, criada este ano especialmente pelo TIC e que teve estreia no sábado, dia 5, volta à cena com as quatro damas de pernas de pau adornadas com luzes de LED. Elas se apresentam no pátio da CAIXA Cultural Fortaleza hoje, amanhã e domingo, à noite. Amanhã, às 18h, Cortejo para a Praça Verde do Centro Dragão do Mar, onde haverá mais programação do TIC.
EXPOSIÇÃO – Hoje, às 9h, o festival abre no pátio da CAIXA Cultural Fortaleza a exposição “Tic-tac, sobe e desce”, com obras de seis artistas e dois coletivos de artistas mulheres, somando 18 trabalhos que transitam entre fotografias, aquarelas, ilustrações, desenhos e colagens. 
DRAGÃO DO MAR, PORTO DRAGÃO e TJA - A Cia Oruã, de São Paulo, criada pelo multiartista Mauro Braga, apresenta “E o palhaço, tem concerto?”, com a Orquestra Popular do Nordeste (OPN), de Fortaleza. As apresentações acontecem no Theatro José de Alencar hoje, às 9h e 15h, para alunos de escolas públicas e projetos sociais; no Teatro Dragão do Mar amanhã, às 17h, em sessão aberta ao público. No domingo, dia 13, às 17h, o espetáculo também será apresentado no calçadão da Praia de Iracema, próximo à estátua de Iracema, para o encanto e diversão de quem passar pelo local.

SESSÃO SOLENE: COMEMORAÇÃO DOS 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO DO CEARÁ

Promulgada em 5 de outubro de 1989, a Constituição do Estado do Ceará ganhou uma sessão solene, na noite da segunda-feira (07), na Assembleia Legislativa, em comemoração aos 30 anos de existência. A vice-governadora Izolda Cela esteve presente, representando o Poder Executivo Estadual.
Na solenidade, foram homenageados 46 parlamentares constituintes e deputados participantes daquela legislatura. Entre eles, os ex-governadores do Estado do Ceará, Tasso Jereissati e Ciro Gomes. “
Estiveram presentes à solenidade enre tantos o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em 1989, Pinheiro Landim; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ/CE), Washington Araújo; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT); o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Élcio Batista; e os deputados Guilherme Landim (PDT), Queiroz Filho (PDT), Aderlânia Noronha (SD), Audic Mota (PSB), Fernanda Pessoa (PSDB), Lucílvio Girão (PP), Tony Brito (Pros), Marcos Sobreira (PDT), Nelinho (PSDB), Nezinho Farias (PDT), Jeová Mota (PDT) e Tin Gomes (PDT).

MUSICAL FESTEJA 70 ANOS DE RAIMUNDO FAGNER

O Musical encenado por alunos da Fundação Raimundo Fagner (FRFagner) apresentará trajetória de vida e carreira do artista. Em Fortaleza, o espetáculo será realizado no próximo domingo, 13 (aniversário do artista), às 18 horas, com a participação de jovens da Fundação e regência do maestro Eduardo Júlio Saboya, no palco principal do Cineteatro São Luiz.  No repertório 12 músicas escolhidas a partir das histórias das letras do artista Raimundo Fagner, que também vai fazer uma apresentação especial após o espetáculo. 
Ao todo, são 65 integrantes da Orquestra e Coro entre canto coral, flautas doce, violões e percussão. O musical elaborado pelo projeto pedagógico da FRFagner Aprendendo com Arte, premiado nacionalmente em 2009 na categoria Grande Porte e pelo Itaú Unicef, terá entrada gratuita com os ingressos disponíveis a partir da próxima terça-feira, 8, na bilheteria do teatro. É solicitado para o dia do musical que o público leve junto com o ingresso uma lata de leite ninho, ato simbólico para o acesso livre ao equipamento cultural.
No Centro-Sul - O festejo segue para Orós, cidade que acolheu um núcleo da Fundação. Com a regência do maestro Raimundo Nonato, Coordenador do Núcleo Musical, os estudantes vão se apresentar com um Concerto para os Oroenses, às 19 horas, na principal Praça Matriz da cidade. 
Presidente da Fundação Social Raimundo Fagner, o homenageado completa em 2019, 45 anos de uma brilhante carreira, repleta de sucessos que fazem parte da história da música nacional. 

LUXEMBURGO - APRESENTADAS AO EMBAIXADOR AS POTENCIALIDADES DO CEARÁ

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, recebeu a visita do embaixador de Luxemburgo no Brasil, Carlo Krieger. A reunião aconteceu na manhã da segunda-feira (07), no Palácio da Abolição. Também estiveram presentes o assessor especial para Assuntos Internacionais, Cesar Ribeiro, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Junior, além do adido econômico na embaixada de Luxemburgo, Felipe Diniz.
Durante o encontro, Izolda Cela falou sobre os bons índices da educação no Ceará, do clima, tradições locais, economia e gestão. 
“O Ceará é um estado estratégico para Luxemburgo, até mesmo por ser uma região na América do Sul que é mais próxima da Europa. Pude perceber que o Ceará vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, com empreendimentos nos setores aéreos e marítimos. Podemos fazer grandes parcerias”, afirmou o embaixador Carlo Krieger.
RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS - Brasil e Luxemburgo possuem uma relação diplomática de mais de 100 anos, devido às emigrações de luxemburgueses ao sul do Brasil desde 1828. Contudo, o estabelecimento da Embaixada de Luxemburgo no Brasil se deu somente em 2017. Os países possuem acordos bilaterais nas áreas de serviços aéreos, de reconhecimento mútuo de patentes navais, acordo de dupla tributação, acordo de previdência social, bem como negociações em curso a fim de se reforçar o quadro regulatório nas áreas marítimas e fiscal. Hoje, o Brasil é o principal parceiro comercial de Luxemburgo na América do Sul.
Entre os produtos que brasileiros que são mais exportados para Luxembrugo estão aviões, artigos farmacêuticos, bombas, compressores e ventiladores. Em contrapartida, o Brasil importa de Luxemburgo pneus, chapas laminadas, moldes para borracha, poliésteres, além de tecidos sintéticos.

REDE SIMPLES - COMITIVA CATARINENSE CONHECEU AS EXPERIÊNCIAS DO CEARÁ

O Sebrae/CE recebeu na quinta-feira (03), uma comitiva vinda de Santa Catarina para conhecer as experiências do Ceará na implantação da RedeSimples, projeto nacional que visa desburocratizar o registro de novas empresas. O grupo visitante foi composto por representantes da Junta Comercial, membros de secretarias e outros órgãos do Governo do Estado de Santa Catarina, além de representantes do Sebrae/SC. 
A visita técnica começou na sede do Sebrae/CE, onde a comitiva de Santa Catarina recebeu as boas vindas da diretoria da instituição e pôde presenciar a fala da presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), Carolina Monteiro, que apresentou os projetos de integração que estão sendo desenvolvidos pelo órgão estadual. 
Na oportunidade, Carolina destacou a relevância da visita.e apresentou o cenário atual de aberturas de empresas no estado e as ações realizadas que possibilitaram a simplificação de procedimentos, acentuando que na Redesim “o trabalho de integração é, sem dúvida, o de simplificar e redesenhar os processos em cada órgão”.  
Na sexta-feira (04), a comitiva de Santa Catarina foi à Jucec para participar de uma série de reuniões com órgãos de registro e licenciamento estadual e municipal, como a Secretaria da Fazenda (Sefaz/CE), Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). 
REDESIMPLES - A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização visa racionalizar o processo de abertura de empreendimentos, envolvendo todos os órgãos responsáveis por tais procedimentos nas esferas de governos federal, estadual e municipal, disponibilizando para os usuários um conjunto de informações, orientações e procedimentos que permitam simplificar o processo de registros e baixas de empresários e pessoas jurídicas, assegurando, como dispõe a norma, a entrada única de dados cadastrais e de documentos 

VISITE CEARÁ NEWS 11/10/2019


ROTA DO SOL SEMANAL 11/10/2019 ISSUU

 https://issuu.com/jcaraujo/docs/rsn_20191011

MAREIRO HOTEL BEIRA MAR