Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de maio de 2011

EDITORIAL - CRISE AÉREA

      Faz algum tempo que o problema de transporte aéreo brasileiro chama a atenção e é debatido com muita intensidade. O setor é uma preocupação para a economia do País, principalmente com a chegada da Copa do Mundo de 2014. Em nota técnica em 2009 - Aeroportos no Brasil: investimentos recentes perspectivas e preocupações, o IPEA referiu-se à situação dos principais aeroportos brasileiros e os investimentos para a expansão dos serviços aeroportuários no país. Apontou os problemas dos mais importantes, inclusive os investimentos para a expansão dos serviços aeroportuários de treze aeroportos brasileiros, visando o atendimento da demanda crescente e a realização da Copa do Mundo, em 2014. Aponta que o investimento da Infraero, de R$1,4 bilhão ao ano (de 2011 a 2014) representa mais que o triplo da média anual investida entre 2003 e 2010. Adianta o Ipea que dez dos treze aeroportos que estão recebendo investimentos podem não ser completamente finalizados para a Copa de 2014. Com acidez,  O ministro da Defesa, Nelson Jobim, não gostou das informações do órgão de pesquisa, relegando-as a plano inferior. Não convenceu e os setores bem informados sobre o assunto dão fé nos alertas do IPEA. Em recente seminário técnico que a Academia Brasileira de Eventos realizou em Fortaleza, um dos temas foi “Os bastidores da crise aérea brasileira - o grande desafio para o futuro dos eventos”, quando  o Acadêmico José Wagner Ferreira, diretor da JWF Gestão de Empresas e ex-presidente da WebJet e vice-presidente da VASP e da TAM, com muita lucidez falou sobre a crise aérea do País e os  prejuízos que o problema causará ao turismo, com reflexo grande no cearense. Como está patente, por mais que as autoridades do governo encarregadas da Copa digam que tudo será resolvido a tempo, é difícil acreditar que isto aconteça. E, quem sabe, até poderá haver uma aceleração nas obras previstas nos protocolos assinados. Mas a qual custo se já perdemos dois anos. Os “imbróglios” de licitações, liberação de verbas, início dos trabalhos em muitos estados e outros mais aí estão um tanto indefinidos. Certamente, como sempre acontece neste nosso maravilhoso país de gente tão crédula, a Copa do Mundo e talvez a das Confederações se realizem com aparente êxito. Não sabemos a que custo e se alguns “interessados” levarão vantagem. O jeitinho brasileiro haverá de funcionar.

AEROPORTO PINTO MARTINS

      No próximo dia 24, a Infraero realizará audiência pública para informar e debater sobre o projeto de ampliação previsto para o Aeroporto Pinto Martins. O superintendente Wellington Santos, juntamente com “experts” especialistas em construções de aeroportos, advogados e o “trade” turístico estarão pondo a nu tudo que se relaciona ao aeroporto de Fortaleza, que há bastante tempo está defasado. Está previsto que, concluída a ampliação, poderá receber 9 milhões de passageiros anualmente, em 2014,  e 14 milhões, em 2016  O superintendente Wellington aguarda que os trabalhos começarão, após os trâmites legais, em outubro próximo. É ótimo momento de muitos esclarecimentos, inclusive a respeito do tempo previsto para a conclusão das obras. . Também sabe-se que o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, de Natal, terá leilão de concessão nos próximos 60 dias, com lance mínimo de R$ 51,7 milhões. O vencedor terá três anos para construir os terminais e 25 anos para exploração. Enquanto isto, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt afirma que é necessário melhorar a governança nos aeroportos brasileiros, O que será bom passo para o encaminhamento das soluções dos problemas aeroportuários do País. Como se percebe, há uma pressa generalizada para se contornar a grave situação. O tempo urge. Agora...

MOSSORÓ - TURÍSMO DE HISTÓRIA, CULTURA E LAZER

Praça da Convivência Mossoró/RN
    Todos sabem ser o turismo de Natal e adjacências um dos mais valorizados e procurados por brasileiros e estrangeiros. Contudo, é bom lembrar que o Rio Grande do Norte tem um destino pouco divulgado, mas de alta qualidade. É Mossoró, com localização privilegiada, situada que está entre Fortaleza e Natal, quase com a mesma distância, além outros pontos de grande apelo turístico com rodovias federais e estaduais lhe dando suporte.
    Na sua história, a 2ª maior cidade potiguar (259,815, Censo de 2010)  tem gravado lances marcantes. Os maiores, sem dúvida, aforam Abolição dos Escravos, em 1883 (5 anos antes da Lei Áurea); O Motim das Mulheres em 1875;  O Primeiro Voto Feminino, de Celina Guimarães, em 1928;  e  a Resistência ao bando do mais famoso cangaceiro do Nordeste, o Lampião em 1927. Pioneirismo e bravura do povo mossoroense, exemplo para todo o país.
    Na economia, o município é pujante, hoje destacando-se pelo  comércio bastante ativo e forte. É o maior produtor em terra, de petróleo no País.  Hoje, a fruticultura tropical irrigada tem peso substancial. O poder público destaca o melão como uma das maiores fontes de emprego e renda. 
    TURISMO  Com uma população bastante hospitaleira e boa infraestrutura, "a terra do sol, do sal e do petróleo" nos últimos anos vem sendo bastante procurada por turistas, principalmente nordestinos. Com o seu aeroporto pronto para receber aviões de pequeno e médio porte, coadjuvado pelo já pronto Aeroporto de Aracati (92 Km), afora a distância não muito grande de  Fortaleza (CE) - 260 Km;  Natal (RN) - 277 Km; João Pessoa (PB) - 428 Km; Recife (PE) - 540 Km; e Maceió (AL) - 815 Km  é possível vislumbrar que o turismo mossoroense tenha um desenvolvimento surpreendente. A sua cadeia hoteleira á satisfatória para o momento, destacando-se o já tradicional Hotel Thermas, em cujo complexo estão 11 piscinas de diferentes temperaturas, chegando até 50°C. Outras opções de hospedagem entre tantas são o  Hotel Imperial, o Hotel Ouro Negro e  o Hotel Novo Mundo. Na gastronomia, são destaques: Candidu's Restaurante. Flávio's Restaurante,  Moinhos Restaurante,  Germano's Restaurante, Restaurante Travessia
     Atualmente, a  “Capital do Oeste” tem muitas opções de lazer, tanto de dia como à noite. Quem estiver com saudade de banho de mar, que vá à praia de Tibau, a apenas 36 minutos de carro, ou mesmo Icapuí e Canoa Quebrada, no Ceará, não muito distantes.
   Como festa cívica, no final de setembro, há encenação, na praça principal, do “Auto da Liberdade”, lembrando a abolição da escravatura, em 1883.

BNTM COMEÇA EM NATAL COM POMPA E CIRCUNSTÂNCIA.

Abertura da solenidade da bntm no Centro de Convenções de Natal. autoridades: vice-governador do RN - Robinson Faria; governadora do RN - Rosalba Ciarlini; ministro do Turismo Pedro Novais; presidente da CTI Bismark Maia; prefeita de Natal, Micarla de Sousa e falando o secretario de Turismo do RN Ramzi Elali
     A BNTM , conhecida como Bolsa de Turismo do Nordeste, iniciou-se nesta quinta-feira em Natal, Rio Grande do Norte. Organizada e executada pela Fundação CTI Nordeste, é o maior evento do turismo profissional do Nordeste brasileiro e se realiza a cada ano numa capital da região. Acontecimento internacional por excelência, o evento deste ano, o vigésimo desde sua criação, traz operadores turísticos  os Buyers, de mais de 30 países, sendo que desses países, 12 participam pela primeira vez. Espera-se que os negócios gerados superem a casa dos 250 milhões de dólares alcançados em 2010.
      A solenidade de abertura deu-se à noite, no Centro de Convenções de Natal muito bem preparado para tal e com um coquetel impecável após os tradicionais discursos de abertura, a cargo do Ministro do turismo Pedro Novais, da governadora Rosalba Ciarlini e da prefeita natalense Micaela de Souza, dentre outros. A se destacar a vitalidade do ministro que, apesar de ostentar mais de 80 anos de idade, esteve desde a manhã participando de tudo e fazendo vários discursos em solenidades que foram até a madrugada, encerrando-se com homenagem ao deputado potiguar Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara dos Deputados e que no seu décimo primeiro mandato continua se esforçando para melhorar cada vez mais o turismo do Rio Grande do Norte. A homenagem foi prestada pelo Conselho Federal do Turismo, com diversos de seus membros comparecendo para saudar o homenageado. Batalhador há 15 anos pelo novo aeroporto do estado, que será construído na cidade de São Gonçalo do Amarante, perto de Natal e será o primeiro aeródromo brasileiro que construído e operado pela iniciativa privada. O deputado trouxe em mãos e entregou à governadora Rosalba Ciarlini o edital de licitação, publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial. Espera-se que esse seja  um marco na renovação do sistema aeroportuário brasileiro.

JOGOS MILITARES DO RIO

     A Embratur participou da 66° Assembléia e Congresso Geral do Conselho Internacional de Esporte (CISM),  que aconteceu entre 10 e 12 de maio, na Coréia do Sul. O principal objetivo do Instituto Brasileiro de Turismo foi reforçar a divulgação dos Jogos Mundiais Militares de 2011, marcado para o período de 16 a 24 de julho, no Rio de Janeiro.  Estão sendo esperadas no evento delegações de 133 países para acertar os detalhes dos jogos militares de 2011 e decidir a cidade e país que receberão a edição de 2015.

FORTALEZA, CAPITAL DA ALEGRIA, TEMA DA BNTM

Vista aerea da Beira Mar - Fortaleza - CE
     A cidade de Fortaleza, através da Secretaria de Turismo, participará da 20ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM), que será realizada pela Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE), de 12 a 15 de maio, no Centro de Convenções de Natal.
      No stand "Fortaleza, Capital da Alegria", a Setfor divulgará, através da distribuição de material informativo e brindes, os atrativos turísticos da capital cearense aos empresários e operadores do trade turístico que estarão presentes no evento.
      Segundo Tereza Neuma, coordenadora de Promoção e Eventos da Secretaria de Turismo, "é de suma importância a Setfor, como órgão gestor de Turismo de Fortaleza mostrar a identidade e o potencial da cidade em um evento onde há uma grande concentração de profissionais do mercado internacional".

DIA 19 O LANÇAMENTO DO ENLP

      Alguns dos maiores investidores da língua portuguesa virão a Fortaleza em outubro próximo. O motivo da visita é o Encontro de Negócios da Língua Portuguesa (ENLP), que será realizado pela Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBP/CE), em parceria com a Prática Eventos e com o apoio do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e Câmara Brasil Angola no Ceará.
      O lançamento oficial do evento será no próximo 19 de maio, às 19 horas, na Federação das Indústrias do estado do Ceará (FIEC), auditório José Flávio Costa Lima. Luís Otávio Henriques, vice-presidente da EDP no Brasil, estará presente.
    Na ocasião, será feita a apresentação inicial de todo o projeto do ENLP, contemplando a base da programação e as áreas-âncora do evento. O ENLP espera cerca de 300 participantes provenientes do Brasil e de diversos países de língua portuguesa  entre empresários, profissionais liberais, autoridades, pesquisadores, expoentes da cultura, representantes de entidades de classe, instituições e câmaras de comércio.
      O objetivo do encontro é contribuir para a aproximação e intercâmbio entre os representantes dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) inscritos.
      Após a solenidade, os convidados serão recepcionados com um coquetel

OPERADORES ARGENTINOS VISITAM CAMOCIM

Operadores em Camocim-CE
     Seis representantes de operadoras de turismo argentinas visitaram os principais pontos turísticos de Camocim na manhã de sábado, 30 de abril. Eles vieram de Buenos Aires para conhecer o trajeto, as belezas naturais e os serviços de culinária e hospedagem oferecidos na Rota das Emoções, que abrange uma extensa região dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, cheia de diversidades naturais e lugares encantadores, em que Camocim está incluído.
      Na cidade que possui o maior litoral cearense, os agentes visitaram a Praia de Tatajuba e o Laguinho da Torta, foram à Duna do funil e se deslumbraram com as lagoas formadas entre morros de areia, no percurso feito de buggy até a sede de Camocim, onde conheceram a Praia das Barreiras, a Praia dos Botes, a Avenida Beira Mar, o Centro Comercial, a arquitetura antiga e a Igreja Matriz.
       Com a visita promovida pelo SEBRAE-CE, a Rota das Emoções poderá fazer parte dos locais oferecidos para os clientes argentinos que já fazem turismo, em grande número, na região sul do Brasil. Os operadores foram recepcionados pela Secretária Municipal de Turismo, Maria José Coelho, em almoço realizado no Restaurante Ponto 10, e logo após seguiram viagem para conhecer o litoral do Piauí. (Denilson Siqueira)

JERICOACOARA ENTRE OS MELHORES

Pedra Furada-Jericoacoara - CE
       A Cidade do Cabo, na África do Sul, conseguiu o primeiro lugar em pesquisa do site Trip Adviser, seguidas por Sidney, na Austrália, Machu Pichu, no Peru, e Paris, na França. O Rio de Janeiro é o quinto melhor destino para se visitar em todo o mundo, conforme a pesquisa.   A Cidade Maravilhosa superou Nova York, Roma, Londres, Barcelona e Hong Kong, classificados em 6º, 7º, 8º, 9º e 10º lugares.
       Entre as América do Sul e Central, a classificação apontou: Machu Pichu, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Cuzco, também no Peru.
    No ranking dos 25 melhores destinos da América do Sul e Central aparecem Florianópolis (5ª ), Jericoacoara-Ceará (7º ), Búzios-Rio de Janeiro(8º ), Morro de São Paulo-Bahia (17º), Foz do Iguaçu-Paraná (16º), Salvador-Bahia (17º), Porto de Galinhas- Pernambuco (19º), São Paulo (20º).

DIVULGAÇÃO DO PARÁ COMO DESTINO TURÍSTICO

Mercado Ver-o-peso e parte de Belém  vista da baía do rio Guajará
      Discutir políticas de fomento à divulgação do Pará nas demais regiões do país foi o objetivo da reunião entre o governador Simão Jatene, do Pará, e a secretária Nacional de Políticas do Ministério do Turismo, Bel Mesquita, na manhã da última sexta-feira 06, no Hangar  Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, após o relançamento do projeto Mover.
   A representante do Ministério, que é paraense e foi deputada estadual e prefeita do município de Parauapebas, ressaltou que o local onde a reunião foi realizada representou um marco no turismo em Belém. “O Hangar, ao servir de cenário para grandes seminários e encontros nacionais, alcançou um novo nicho de turistas, que antes não tinham a oportunidade de visitar a capital paraense”, enfatizou Bel Mesquita. O Hangar é um projeto do arquiteto Paulo Chaves, atual titular da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Para a secretária, além da construção de obras que promovam o turismo, é importante que manifestações culturais do Estado sejam levadas ao conhecimento dos brasileiros, em especial dos paraenses. “O Círio de Oriximiná e o Festival das Tribos, em Juruti, por exemplo, são eventos belíssimos e de maior qualidade. No entanto, ainda são desconhecidos do grande público”, disse a secretária. Bel Mesquita elogiou a parceria da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) com o Ministério. O órgão estadual colabora atualmente com o Cadastramento e Fiscalização dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). “Este trabalho vai nos ajudar a traçar um panorama fiel sobre estabelecimentos turísticos existentes no Brasil. A partir deste documento, será mais fácil destinar recursos para que as metas estaduais de turismo sejam cumpridas”, ressaltou.

20ª EDIÇÃO CENTRO-OESTE TUR

Cláudia Miranda e Maria Sílvia organizadoras do evento Centro-Oeste Tur
     A Promove Eventos Especiais realizou no dia 12 de maio o 20º Centro-Oeste Tur  Salão de Negócios Turísticos, no Centro de Convenções do Oliveira's Place em Goiânia. Paralelamente acontece o 6º Salão de Ecoturismo e Aventura. 
     O Centro-Oeste Tur, evento dirigido exclusivamente aos profissionais de turismo, espera receber cerca de 1.200 agentes de viagens de Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Triângulo Mineiro. A feira profissional de turismo conta com 420 expositores que vão apresentar as novidades de destinos, roteiros e pacotes de viagens especialmente para a próxima temporada. Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraíba, Rio grande do Sul, Alagoas, Rio de Janeiro Pernambuco, São Paulo, Paraná e Brasília registram a participação utilizando o evento como vitrine para divulgar seus produtos.
     O Salão de Negócios acontece em um único dia e ainda agrega o Salão de Ecoturismo e Aventura, com a importante participação de Goiás com foco nesta modalidade de turismo.
      A expectativa é a de que sejam gerados cerca de 15 milhões de reais em negócios a médios e longos prazos com aumento de 18% em relação ao ano anterior. 

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO

     Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos do Projeto Bem Receber Copa Ecoturismo e Aventura, nos estados de Minas Gerais, Ceará, Amazonas e Rio de Janeiro. Inicialmente, serão oferecidas aulas de Gestão Empresarial, Sistema de Gestão da Segurança e Competências Mínimas do Condutor.
     A qualificação faz parte Programa Bem Receber Copa, do Ministério do Turismo (MTur), que irá capacitar profissionais de diversas áreas ligadas ao setor turístico  hospedagem, serviços de alimentação fora do lar, agentes de viagem e receptivo, locadoras de veículos e companhias aéreas, entre outras.
Nos segmentos de Ecoturismo e do Turismo de Aventura, oito mil trabalhadores de todo o país serão beneficiados. As ações são executadas pela Associação Brasileiras das Empresas de Ecoturismo e Turismo (Abeta).
     Os cursos oferecidos são: Gestão Empresarial, Sistema de Gestão da Segurança e Competências Mínimas do Condutor
      As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cursospresenciais@abeta.com.br. Para mais informações, acesse www.abeta.com.br ou ligue (31) 3227-5707.

FURNA FEIA CAMINHA PARA SER PARQUE NACIONAL

Furna Feira será atração turística da Copa de 2014
       O Governo do Rio Grande do Norte enviou representantes para a segunda audiência pública relacionada à instituição do Parque Nacional da Furna Feia, realizada no sábado, 7, auditório da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).
      A audiência concluiu as etapas preliminares do projeto defendido pela governadora Rosalba Ciarlini  de incluir a Furna Feia entre os parques nacionais que poderão ser inseridos como pontos turísticos de visitação durante a Copa 2014. Segundo Carla Guaiteanele, analista ambiental da Coordenadoria de Criação de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes, de Brasília, o próximo passo é trabalhar no fechamento dos limites do Parque Furna Feia.
      Existe a possibilidade real do Parque Nacional da Furna Feia ser criado até o mês de junho. A audiência contou ainda com representantes da Prefeitura de Mossoró, Câmara Municipal de Mossoró, Prefeituras de Baraúna, Governador Dix-sept Rosado e Guamaré, além da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN).
      COMO É - A Furna Feia é a maior caverna do Rio Grande do Norte, com 760 metros de desenvolvimento linear. Tem pinturas rupestres em suas galerias e é considerado um dos maiores e mais importantes remanescentes do bioma caatinga do Estado. O complexo espeleológico faz parte de áreas consideradas prioritárias para ações de conservação da biodiversidade da fauna e flora da caatinga, de acordo com critérios adotados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que aprovou a proposta de criação da unidade de conservação com apoio formal de algumas instituições parceiras neste processo como Ibama, Idema, Incra, Prefeituras de Mossoró e Baraúna.

OPERADORES E JORNALISTAS EUROPEUS EM PERNAMBUCO

      Entre os dias 9 e 11 de maio, representantes de operadoras de viagens européias estiveram em Pernambuco conhecendo os principais destinos turísticos do Estado. O grupo de cinco operadores da Suécia, Rússia e Inglaterra faz parte de um pré-tour da Brazil National Tourism Mart (BNTM) em parceria com a companhia aérea espanhola Iberia, e será recebido pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
     A ação conta, ainda, com a presença de dois jornalistas suecos e aproveita o momento anterior da feira para mostrar os atrativos de Pernambuco. No roteiro, as cidades de Olinda e do Recife, Porto de Galinhas, Muro Alto e Pontal de Maracaípe.  De Porto de Galinhas, o grupo segue para Natal (RN), onde participarão da edição 2011 da BNTM.

O SALÃO DO TURISMO AGORA SERÁ EM JULHO

5° SALÃO DO TURISMO
     O Ministério do Turismo abriu pré-inscrições para ingresso no 6º Salão do Turismo  Roteiros do Brasil, que será realizado de 13 a 17 de julho, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP). O credenciamento, destinado nesta primeira etapa a visitantes, jornalistas e voluntários, pode ser feito no portal do evento (www.salão.turismo.gov.br).
      O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo do MTur.  No ano passado, recebeu mais de 100 mil visitantes. O Salão já é considerado um dos maiores eventos de turismo do mundo, no formato que reúne exposições, palestras, rodadas de negócios, entre outras atividades, destinadas ao consumidor final.
      Pela primeira vez, o salão será realizado em julho, coincidindo com o período das férias escolares. Uma oportunidade para que mais pessoas de São Paulo e de outros estados tenham contato com o melhor do turismo brasileiro. Roteiros das 27 unidades da Federação, peças de artesanato e produtos da agricultura familiar, pratos típicos e manifestações artísticas de diversas regiões do País estão entre as opções oferecidas ao visitante. Da programação constam também debates e palestras e apresentações de casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.
     O evento está dividido em módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais - Press Trips (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).

AVALIAÇÃO PARA O FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE

        A próxima semana será decisiva para os grupos de dança de todo o Brasil e do exterior que sonham participar do 29º Festival de Dança de Joinville, o maior do mundo em número de participantes, segundo o Guinness Book. Desde o dia 9 e até 16 próximo, o Conselho Artístico do Festival e avaliadores de diferentes gêneros analisarão  em Joinville cada uma das 2.235 coreografias inscritas para a Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos desta edição do evento. Nesta edição, 576 grupos de todo o Brasil e de países como México, Paraguai, Estados Unidos, Romênia e Turquia inscreveram-se para a seletiva. É a primeira vez que coreografias mexicanas, romenas e turcas concorrem. Ao todo foram enviados 15 trabalhos de 11 grupos do exterior. Já os 19 grupos de Joinville apresentarão ao vivo para a banca de avaliadores um total de 64 coreografias no Teatro Juarez Machado, nas noites de 14 e 15 de maio.
        O Conselho Artístico do Festival é formado atualmente por Fernanda Chamma (SP), João Wlamir (RJ), Ana Vitória (RJ) e Andréa Bardawil (CE). Para compor a banca avaliadora também participam jurados convidados, como a bailarina e professora Márcia Faggioni (RJ), a bailarina e coreógrafa Beatriz de Almeida (MS) e o professor e coreógrafo Marcelinho Back Spin (SP).
      Os selecionados subirão aos palcos do Centreventos Cau Hansen  para a Mostra Competitiva, do Teatro Juarez Machado para o Meia Ponta, e de Palcos Abertos em praias, shoppings e até hospitais, para um publico estimado em aproximadamente 230 mil pessoas. Eles protagonizarão uma verdadeira maratona de dança, durante 11 dias, com mais de 240 horas de espetáculos (serão 170 horas de apresentações gratuitas), além de 2.400 vagas em cursos, oficinas, seminários e workshops. O Festival terá ainda a presença de personalidades e companhias nacionais e internacionais de dançaa, a fim de mostrarem sua arte e dividirem experiências com milhares de jovens em busca de uma oportunidade no mundo da dança.
      O resultado da seleção das coreografias deve ser divulgado até o dia 20 de maio. O 29º Festival de Dança de Joinville será realizado de 20 a 30 de julho de 2011, no Centreventos Cau Hansen, Teatro Juarez Machado e em Palcos Abertos em toda a cidade.

ROTA DO VINHO DO VALE DO SÃO FRANCISCO

      Equipes das diretorias de estruturação e comercial da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) estiveram na Região do Vale do São Francisco para analisar o enoturismo desenvolvido na região.
      Em Petrolina, principal portão de entrada dos turistas na região, o grupo conheceu alguns dos atrativos turísticos da cidade, como a Oficina do Artesão Mestre Quincas, espaço onde os artesãos produzem e comercializam suas obras, e o ateliê onde viveu Ana das Carrancas, onde hoje funciona um memorial em homenagem à artesã.
      Em Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, municípios próximos a Petrolina e que concen tram a vitivinicultura do Estado, as equipes da Empetur tiveram a oportunidade de entender melhor o diferencial da Região do São Francisco para a produção de uvas e vinhos. Atualmente, Pernambuco possui seis vinícolas que, juntas produzem 8 milhões de litros de vinhos por ano, o que corresponde a 35% da exportação nacional.

FREVO PARA O 1º VOO FRANKFURT-RECIFE

Apresentação de frevo na chegada do voo
     Na última 6ª feira, os passageiros do voo Frankfurt-Recife foram recebidos por passistas e por uma orquestra de frevo. O receptivo montado pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) tinha como objetivo comemorar o início do voo Frankfurt-Recife-Frankfurt, operado pela companhia aérea alemã Condor. O primeiro voo teve ocupação de 88%, entre alemães, italianos, espanhóis, portugueses e brasileiros que moram na Alemanha.
       A nova rota terá uma frequência semanal, sempre às sextas-feiras, saindo da cidade alemã às 9h05min, com chegada prevista às 14h15min, no Recife. Da capital pernambucana, o voo parte às 18h35min, chegando às 9h35min em Frankfurt. O voo será operado Boeing 767-300 Winglets, com capacidade para 270 lugares. A estimativa de público é de 200 passageiros por voo.
    Os voos são comercializados pela operadora Neckermman/Thomas Cook e tem um diferencial: os passageiros podem comprar as passagens no site da empresa (www.condor.com) ou no balcão da companhia, e não precisam adquirir pacotes turísticos.
       Atualmente, Recife possui quatro voos diários para destinos internacionais: Lisboa, via TAP; Miami, através da American Airlines, Buenos Aires, operado pela TAM; e Madri através da Iberia.

OS BAIANOS SE PREPARAM PARA A COPA

BLT- CORREDOR EXCLUSIVO DE ÔNIBUS
Bahia pretende implantar o VLT assim como Fortaleza e Recife estão adotando
     Os preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e a beatificação de Irmã Dulce foram os assuntos debatidos durante audiência pública realizada no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, pelos governos Estadual, Municipal e trade turístico. As melhorias em infraestrutura, como a ampliação do aeroporto e porto, e a mobilidade urbana em Salvador foram os pontos de destaque.
     O secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, apontou um problema que demanda soluções: até hoje municípios baianos não conseguiram desenvolver mecanismos de integração econômica. “Não existe produção local dos nossos próprios ícones, o que gera emprego para pessoas de outros estados onde é feita essa produção” referiu-se Leonelli à produção associada ao turismo, citando a produção das fitas do Bonfim, em São Paulo e Minas Gerais. Com relação ao sistema de transportes, Leonelli defende o modelo de trem, ou seja, o VLT. “O BRT não atende aos interesses de Salvador”, explica.
     O coordenador do Ecopa, Leonel Leal, confirmou que a cidade dispõe de R$ 570 milhões garantidos pelo Governo Federal para implantação do BRT e acredita que ouvir a opinião pública é essencial. Mas concorda que, embora o BRT seja um instrumento de melhoria da qualidade do transporte, “não resolve o problema de Salvador”.
     A discussão ainda contou com a participação do padre Manoel Filho, da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Salvador, que destacou a necessidade de um olhar mais atento para o turismo religioso, após a beatificação de Irmã Dulce, cuja expectativa é a de que milhares de turistas visitem a cidade.

PROJETO CULTURAL E GASTRONÔMICO DA MASSAGUEIRA

MASSAGUEIRA- MARECHAL DEODORO - AL
     Mais de 1 milhão de reais em investimentos. É exatamente esse valor que o Ministério do Turismo (Mtur) e o Instituto Cultural e Educacional do Paraguaçu (InCEP) querem investir na Massagueira. O objetivo é fortalecer o povoado como um Pólo Cultural e Gastronômico para fomentar o turismo de Alagoas. O lançamento do projeto aconteceu no dia 3,  na Pizzaria Templo Di Ádamo, localizada no povoado.
     O objetivo do Projeto é estruturar, fortalecer e promover a região turística, estimulando o associativismo, qualificando a oferta e apoiando na divulgação do Pólo. Dentre as atividades a serem desenvolvidas, estão: capacitações, workshops e consultorias.
     São parceiros na realização dessa atividade: Setur-AL, Secretaria de Estado da Cultura, Sebrae, Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió, Associação dos Empreendedores de Turismo do Litoral Sul de Alagoas (Assert Sul), Secretaria de Cultura de Marechal Deodoro, Secretaria de Estado do Planejamento, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Maceió Convention e Bureau e o InCEP.
     A Massagueira é segunda região a receber o projeto, o povoado ganhou de Búzios e Cuiabá que estavam na concorrência para participar. O projeto foi criado em 2009 e a primeira região a receber foi Brasília, com a Vila Planalto, considerado um case de sucesso.

PECNORDESTE REUNIRÁ 20 MIL PESSOAS

PECNORDESTE 2010
     O XV Seminário Nordestino de Pecuária (Pecnordeste) foi oficialmente lançado na manhã de terça-feira, 10, no complexo das comissões técnicas da Assembléia Legislativa. O evento acontecerá em Fortaleza de 13 a 16 de junho de 2011, no Centro de Convenções, e é uma realização da Federação de Agricultura e Pecuária do Ceará e Confederação Nacional da Agricultura. A coordenação está a cargo dos Srs. Flávio Saboya, presidente da FAEC, e Paulo Hélder Braga, vice-presidente da entidade. A organização é da Prática Eventos.
      Durante o Pecnordeste acontecerão diversos eventos paralelos como o encontro de Secretários Municipais de Agricultura do Ceará, feira de produtos e serviços agropecuários, feira dos municípios, leilão de animais, amostra PET, oficinas de capacitação e inovação, palestras globais e apresentação de projetos estruturantes. Os temas enfocados por segmentos, segundo revela o presidente Flávio Saboya, versam sobre apicultura, aqüicultura e pesca, artesanato, avicultura, bovinocultura, caprinovinocultura, eqüinocultura, estrutiocultura, suinocultura e turismo rural. É esperado um público de 20 mil pessoas.

DESEMBARQUES INTERNACIONAIS

     O número de desembarques internacionais registrado no mês de março de 2011 é o novo recorde da série histórica para esse período. Esse patamar foi alcançado devido ao aumento de 22,5% verificado no terceiro mês desse ano (728.139) em relação ao mesmo período do ano anterior (594.280). Para o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Mário Moysés, esse crescimento se dá num cenário de ampliação da oferta de vôos para o Brasil.
     Caso seja mantida a quantidade de desembarques internacionais contabilizadas até agora, estima-se que o total de 2011 possa chegar a 9 milhões. Os dados da Infraero compilados pelo Ministério do Turismo, indicam que só no primeiro trimestre desse ano o número de desembarques internacionais chegou ao número recorde de 2,286 milhões de passageiros. Esse total supera em 15,02% o registro obtido no mesmo período do ano passado (1,988 milhão).

MARANHÃO - VÔO PARA A ITÁLIA E FESTA DE SÃO JOÃO

São João maranhense
     A Secretaria Municipal de Turismo de São Luís, Maranhão, realizou uma entrevista coletiva  no Hotel Luzeiros, em Fortaleza, para explanar à mídia cearense detalhes sobre o vôo internacional que ligará São Luís - Milão ( Itália)  Fortaleza - São Luís. Estiveram presentes ao evento representantes das agências de viagens, companhias aéreas, jornalistas e transportadores. O secretário municipal de turismo de São Luís, Liviomar Macatrão, falou sobre esse primeiro vôo internacional de sua cidade.
     O vôo foi oficializado durante o evento de apresentação do Conselho Gestor da festa de 400 anos da capital maranhense. Durante a solenidade, o prefeito assinou o 1º Protocolo de Intenções de Viabilização com as empresas Blue Panorama Airlines e Sweet Emotion operadora.  Também estão nessa parceria os governos do Piauí e Ceará. O primeiro vôo está previsto para segunda quinzena de julho. Participaram também da coletiva os srs. Francesco Veneziano (Vice-Presidente Comercial da Blue Panorama Airline e Distal Groupe; Sergio Boscio (Sweet Emotion Operadora), Gianpiero Gualandri (Ostiensis Viaggi), Vitorio Ferreira (Hotel Luzeiros). Rogério Tavares (Grupo Allia Hotels) e Edwin Jinkings.

ENCONTRO CATARINENSE DE HOTELEIROS

     Mais de 2.500 pessoas passaram pelo Encontro Catarinense de Hoteleiros, que terminou na sexta-feira, no CentroSul, em Florianópolis. O evento, realizado pela ABIH-SC, entre os dias 4 e 6 de maio, foi, na opinião dos participantes, muito proveitoso,  contado com representantes de 71 cidades de 20 estados. Além disso, 305 empresas estiveram representadas nos três dias de encontro. A organização mostrou-se satisfeita com a participação dos hoteleiros, estudantes, empresários e autoridades comprometidas com a evolução do setor e representantes do trade turístico. Além disso, presidentes de ABIHs de todo país participaram ativamente do evento, com reuniões pontuais focadas no desenvolvimento da entidade. 
     Antes do início do ENCATHO, a ABIH Nacional reuniu em assembléia os presidentes das ABIH's Estaduais, ocorrendo também a assembléia do Instituto Brasileiro de Hospitalidade, ficando a diretoria eleita para o período de junho de 2011 a 31 de janeiro de 2014. da seguinte forma: Diretor Geral  Cesar Gonçalves, do Distrito Federal;  Diretor Administrativo Financeiro, Luciano Carneiro,  de Goiás.  Para o Conselho Fiscal: Roger Bacchi, do Rio Grande do Sul; Bruno Omori, de São Paulo; e Habib Chalita, do Rio Grande do Norte. Suplentes : Carlos Freire, do Pará, José Uzêda de Oliveira, de Goiás, e Ricardo Ziemath, de Santa Catarina.
     Durante o Encatho, aconteceram eventos paralelos sobre qualificação, capacitação, negócios e discussões construtivas para o turismo e a hotelaria.

ENCONTRO NACIONAL DE FOLGUEDOS NO PIAUÍ

O festival reunirá folguedos de todo país
    A Fundação Cultural do Piauí (Fundac) realizará, no próximo dia 25 de maio, o lançamento do 35º Encontro Nacional de Folguedos. O evento, que faz parte do calendário cultural piauiense desde 1974, contará com grupos de todo o país.
    Em 2011, o Encontro de Folguedos terá como tema os santos comemorados durante o mês de junho. O festival acontecerá na Cidade Detran, entre os dias 20 e 26 de junho. “Neste ano, as atividades começarão às 18h e se estenderão até 2h e haverá dois palcos, o Nacional e do Forró”, explica o diretor de Ação Cultural da Fundac, Franklin Pires.
    No momento, a Fundac recebe inscrições dos grupos interessados em participar do Encontro Nacional de Folguedos. O período de inscrições teve início no mês de abril e segue até o dia 31 de maio. “Esperamos a participação de grupos do Brasil inteiro. Serão quadrilhas regionais, grupos de boi e violeiros”, comenta Franklin Pires.
   A Fundac já realizou o sorteio para decidir quem serão os barraqueiros que participarão do Encontro Nacional de Folguedos. Ao todo, cerca de 120 barracas de comidas típicas, bebidas, artesanato, bijuterias, entre outras, funcionarão durante o festival.

EMSETUR DIVULGA SERGIPE

     A Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) iniciou  divulgação do Plano de Marketing do turismo sergipano, que já está sendo veiculado em jornais e revistas dos principais pólos emissores de turistas para Sergipe. Jornais como 'O Globo', do Rio de Janeiro, 'A Tarde', da Bahia, além da revista de bordo da companhia Avianca (foto), já exibem em suas páginas anúncios dos principais pontos turísticos do nosso estado.
       Desde o início de 2008, a Emsetur vem buscando - junto ao Ministério do Turismo, através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) - verbas para serem destinadas ao marketing turístico de Sergipe. O projeto foi finalmente aprovado em janeiro. Os únicos estados brasileiros que conseguiram verbas para divulgação foram Sergipe e Ceará.
       A partir deste Plano de Marketing, Sergipe será cada vez mais conhecido pelo Brasil, já que a Emsetur tem projetos amplos de divulgação do estado. Além da publicidade propriamente dita, o recurso também será destinado para feiras nacionais, famtours (visita de agentes de viagens a Sergipe para conhecer o destino) e para o programa Embaixadores de Sergipe - que são workshops de Sergipe para agentes de viagens e operadores em vários estados.

PORTO ALEGRE COM 4 VOOS PARA LISBOA

     O presidente da TAP, Fernando Pinto, reuniu empresários e jornalistas para palestra sobre “TAP no Brasil e Porto Alegre como porta de entrada dos europeus no Cone Sul”. O evento aconteceu  dia 4, na Federasul.
     A partir do dia 12 junho próximo, a TAP ligará o  Aeroporto Salgado Filho a Lisboa com quatro voos diretos semanais. Com estes novos voos a TAP ofertará aproximadamente 2.300 assentos semanais, sem contar a oferta de espaços para carga que trará oportunidades de desenvolvimento econômico para os Estados do Sul do país. Também propiciará a expansão do Rio Grande do Sul como destino turístico, abrindo possibilidades de atrair o público do Uruguai e Argentina para o embarque direto para a Europa.
      Com os novos vôos, a TAP operará 77 freqüências semanais entre Brasil e Portugal, reforçando a liderança absoluta no transporte de passageiros e carga entre a Europa e Brasil.

MUDANÇAS NA AZUL

     Depois de alguns anos, o laureado executivo Antônio Câmara Américo (foto) não é mais Gerente de VendasBrasil, da Azul Linhas Aéreas.Agora, passou a adjunto do diretor Comercial da empresa, Paulo Nascimento.
       Antônio Américo é nome conhecido e respeitado na aviação civil brasileira, já tendo ocupado os cargos de  gerente geral da Varig ,em Fortaleza,  além outras funções importantes em empresas aéreas.

TAM SIMPLIFICA COMPRA DE PASSAGENS

     A TAM colocou no ar novos layout e funções em suas páginas de reserva online de passagens aéreas. A remodelagem pretende simplificar todo o processo para adquirir bilhetes no site www.tam.com.br. Agora, é possível realizar a compra em menos etapas, com duas páginas a menos do que no processo anterior, além de selecionar origem e destino com mais agilidade, já que eles passam a ser organizados por país e cidade em ordem alfabética.
    Com as mudanças, o processo de compra ganha mais opções de filtros para listar voos e preços, além de destaque para as tarifas promocionais em datas próximas à escolhida pelo cliente. Há também ferramentas que permitem compartilhar em redes sociais os resultados da busca ou da viagem adquirida.Outra facilidade é a opção para gravar os dados cadastrais do usuário. Um link para visualizar o mapa de assentos da aeronave logo que são listados voos e preços também é uma ferramenta desenvolvida para a comodidade dos clientes.
    Na lista de funcionalidades, o cliente também será beneficiado com a oferta de serviços auxiliares. As novidades na venda pelo site brasileiro serão aplicadas também no processo de resgate de pontos Multiplus Fidelidade e nas versões internacionais do portal a partir de maio.

CULTURA

1- REUNIÃO DA SBEC - Será sabado, pela manhã, por volta das 9 horas, no auditório depurtado Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Estado, o Encontro Regional da SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DO CANGAÇO-SBEC, em Fortaleza. Congregará nomes do Ceará, Rio Grande do Norte e da Paraíba. O confrade Ângelo Osmiro Barreto lembra a todos os colegas a necessidade da presença.
2- MEDALHA - Será às 17 horas, do próximo dia 19 de maio (quinta-feira) a entrega da Medalha do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, ao Ministro Ubiratan Diniz de Aguiar. O palco da entrega será o Plenário Ministro Eduardo Ellery Barreira, Rua Sena Madureira, 1047, centro de Fortaleza. Os convites às autoridades estão sendo expedidos pelo Conselheiro Teodorico José de Meneses Neto, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará.

3- Às 8 horas da manhã, deste sábado, aman hã, será aberto no Colégio Maria Ester, no bairro do Itaperí, a Jornada de Ciências Sociais em Debate, congregando alunos, professores, supervisores, orientadores e demais membros das equipes, lideradas pela Diretora Fátima Lemos. Estarei às 8h15mn, proferindo palestra no auditório do estabelecimento, subordinada ao tema "Monumentos e Prédios Hiastóricos de Fortaleza".

4- É lamentável o estado em que se encontra o leito asfáltico da av. DUQUE DE CAXIAS, em toda a sua extensão. no cruzamento com a rua Tereza Christina e em outro com a Vila diogo, por exemplo, tudo está muito pior. Buracos, lama e lixo se confundem. São imensos e intensos criadores de AEDES AEGYPTI no curso daquela Via. Que Deus tenha piedade da nossa população.

5- UBT CONVIDA - A União Brasileira de Trovadores-UBT-FORTALEZA convida aos professores da rede oficial e particular que, ainda não tenham comparecido a sua reunião ordinária, que o façam, dia 4 de junho, primeiro sábado do mês. As reuniões da UBT apresentam uma série de TROVAS bem produzidas, por mais de 30 trovadores da Capital. As reuniões começam às 9h30min do primeiro sábado de cada mês, tendo como local o auditório da Academia Cearense de Letras, Rua do Rosário, 1, Praça General Tiburcio, a conhecida popularmente como Praça dos Leões.

6- Você já sorriu hoje?

Ouvi, da Profª Rose Espíndola, uma quadra que diz:

"Sorria sempre...
mesmo que seja um sorriso triste
porque... mais triste do que um sorriso triste
é a tristeza de não saber sorrir!"

7- O comunicador EVERARDO SOBREIRA - radialista, professor e escritor - dando os últimos retoques em seu livro PEQUENA EMPRESA - O QUE É? Será lançado ainda este ano.

8- CLUBE DOS ASSALTADOS - A senhora Margarida Telles Magalhaes que integra o elenco de valores da SOCIEDADE AMIGAS DO LIVRO - SAL e Rotary Clube de Fortaleza Centenário foi mais uma vitima dos assaltantes em Fortaleza. Ela nos disse que por duas vezes foi vitima dos vagabundos que infestam esta cidade de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. O CLUBE DOS ASSALTADOS aumenta sua relação minuto a minuto.

9- Lembro o escritor pernambucano, radicado no Rio de Janeiro, e falecido há pouco mais de 20 anos, o consagrado Nélson Rodrigues. "BONITINHA, MAS ORDINÁRIA, ou OTO LARA RESENDE". A peça virou filme depois decomeçar como artigo de jornal, quando ele fez, inclusive, gozação com seu amigo, escritor mineiro; Agora, aqui em Fortaleza, também. Bonitinho, mas, ordinário. O Estádio Presidente Vargas (PV), que ainda não foi concluído, encolheu. Dos 28 mil lugares que possuia agora tem apenas 15 mil.

10- SEM ACOMODAÇÕES - São das mais acanhadas as acomodações para a IMPRENSA ESPORTIVA, no Estádio Presidente Vargas. A Tribuna de Imprensa não existe mais e, apenas, 8 cabines servem as Emissoras de Rádio. A bancada para imprensa escrita e os demais colegas que atuam na INTERNET e no interior do Estado é muito ruim. Para quem apelar?
PS.- Nos jogos do Ceará Sporting Clube com o Guarani e com o Clube de Regatas do Flamengo tudo isso ficou constatado.

11- Não esqueça: Se vai beber não dirija, se vai dirigir nao beba. Sua família agradece.

O acadêmico Francisco de Assis Silva Furtado, ocupante anterior, passou à categoria de Sócio Emérito, naquela Academia, que deverá mudar as datas de suas reuniões, da segunda para a terceira Terça=feira de cada mês.

Vicente Alencar - vicentealencar25@yahoo.com.br

ROTA DO SOL SEMANAL 13/05/2011