Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

CALEIDOSCÓPIO - UM PAPA MODERNO, CARISMÁTICO E DIPLOMATA / SEM RUMO CERTO

UM PAPA MODERNO, CARISMÁTICO E DIPLOMATA
Como que, uma “revolução vem acontecendo na Igreja Católica, Apostólica e Romana. Os dois últimos papas – João Paulo II e Bento XVI, mantiveram uma linha conservadora, espelharam-se mais na evangelização conforme os dogmas considerados intocáveis. O atual papa, Francisco, continua fiel aos princípios da evangelização, mas faz um pontificado olhando para os dias atuais, sem contudo deixar de seguir as linhas  da Igreja Católica. O argentino papa é um evangelizador a seu modo.  Sem se comprometer com as diversidades, compreende o modo de cada um viver.  Vem se comportando como um pastor compreensivo e que não quer ver as ovelhas desgarradas, por mais rebeldes que sejam. O fato não é do agrado dos conservadoristas, mais isto não o tem impedido de continuar com o mesmo comportamento. É ele um homem do povo, com a missão sublime de fazer ver os fatos como vontade de Deus, mesmo que estes vão se choquem com o que estabelecido pela sua igreja. Carismático, entende Francisco o mundo em que vivemos. Com o seu jeitão de ser, se impõe ao respeito de todos, católicos ou não, continuando a  lutar por um mundo melhor, em que as divergências entre homens e nações não sejam motivo de ódio, de desagregação.  Costura de mansinho o seu trabalho de evangelizador e diplomata. Foi assim que conseguiu a reaproximação dos Estados Unidos com Cuba, após mais de cinquenta anos de intolerante separação. Determinado e corajoso, o diplomata  Francisco está no momento em viagem pastoral pelos até então inimigos figadais. Como nas peregrinações anteriores pelos vários países do mundo, multidões de cubanos e norte-americanos, de diferentes matizes,  o aplaudem com entusiasmo, uma maneira de agradecê-lo pelo seu apostólico trabalho de evangelizador e diplomata. 
SEM RUMO CERTO
Perplexos, os brasileiros continuamos a esperar por melhores e imprevisiveis dias. Enquanto isto, a presidente Dilma e seu staff  percorrem  caminhos incertos na tentativa de sair da trapalhada em que estão.  Já conseguiram a manutenção de vetos que tratavam do fim do Fator Previdenciário e do que acaba com a isenção do PIS/Cofins para o óleo diesel. Cacete duro nos lombos de quem trabalhou tantos anos e desejava uma aposentadoria com meios para manutenção e uma vida saudável. Assim, a aposentadoria só será quando o coitado quase estiver com o “pé na cova”. E, pelo andar da carruagem,  outras “bondades” virão, com a conivência dos parlamentares amigos, os da base de sustentação do governo, grande parte deles antes alardeando que derrubariam os vetos da presidente. Ainda vem o “franciscano”  Joaquim Levy justificar a maldade que se está fazendo em cima de povo tão sofrido e merecedor de melhores governantes. Segundo se noticiou, são estas  as  palavras do ministro: “"[A presidenta] vetou porque era [preciso] evitar novos impostos". O Congresso Nacional, "deu uma mostra de maturidade com a votação". Querem mais. A  nova CPMF vem por aí. Pelo exemplo de agora, será aprovada, pois os parlamentares “amigos” “compreendem” a difícil situação do País. Só que estes deputados e senadores não estão nem aí para o  sofrimento do povo, a perda de empregos dos assalariados, a dificuldade que temos para adquirir  o mínimo necessário para comer, vestir e educar os filhos. Também, com os salários e as mordomias que têm estes senhores,  seria  possível acreditar que eles sentiriam as dificuldades do povo? Para onde marchamos...?

PATRIMÔNIO IMATERIAL - A FESTA DO PAU DA BANDEIRA NA LISTA DO IPHAN

Misto de cultura popular e fé católica, a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha entrou para a lista das celebrações registradas como patrimônio imaterial brasileiro. Unânime, a decisão foi anunciada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O conselho analisou o pedido, feito em 2010 pela Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo, e apoiado pela Superintendência do Iphan no Ceará e por entidades culturais locais. Com a aprovação, a festa passa a integrar o Livro de Registro das Celebrações, que conta agora com nove bens registrados.
No Nordeste, a Festa do Pau da Bandeira está no mesmo nível do Bumba-Meu-Boi, no Maranhão, das festas de Sant'Ana de Caicó, no Rio Grande do Norte, e do Senhor Bom Jesus do Bonfim, na Bahia.
“Acredito que teremos um novo olhar sobre a festa. Os detentores serão fortalecidos”, afirmou Antônio de Luna, secretário da Cultura e do Turismo de Barbalha, referindo-se aos grupos de cultura popular, à Trezena de Santo Antônio (ciclo de orações com uma imagem peregrina do santo), à Procissão de Santo Antônio e ao Carregamento e Hasteamento do Pau da Bandeira.
Os festejos de Santo Antônio remontam ao fim do século XVIII e se relacionam à própria origem da cidade caririense, com a construção de uma capela em devoção ao santo. Atualmente, as celebrações duram 13 dias (de 31 de maio a 13 de junho, Dia de Santo Antônio) e tem como ponto alto o Carregamento e Hasteamento do Pau da Bandeira, sempre no domingo mais próximo do dia 31 de maio.
A tradição do Pau da Bandeira começou em 1928. Trata-se do tronco de uma árvore previamente escolhida, simbolizando a promessa e a devoção ao santo casamenteiro. Os carregadores formam uma espécie de irmandade e centenas de homens se revezam para levar o pau sobre os ombros por cerca de 6 quilômetros até a frente da Igreja Matriz de Barbalha, onde é hasteado com a bandeira de Santo Antônio, numa demonstração de força e fé.
Entre as mulheres, fica a expectativa de pegar no tronco para conseguir um casamento. Há, inclusive, uma “solteirona” que, ironicamente, se propõe a dar dicas para as demais sobre como arrumar um marido.
O evento reúne todos os anos  cerca de 300 mil pessoas em Barbalha e movimenta todo o triângulo Crajubar (união formada pelas cidades do Crato, de Juazeiro do Norte e de Barbalha).

EVENTOS, FORÇA MOTORA - EM SETEMBRO, FORTALEZA RECEBERÁ 35 MIL TURISTAS

Cerca de 35 mil turistas devem movimentar a economia de Fortaleza neste mês de setembro. O número é decorrente, principalmente, da agenda de atividades realizadas no Centro de Eventos do Ceará (CEC). A ocupação da rede hoteleira, conforme pesquisa realizada pela Secretaria do Turismo do Ceará), deve chegar a 81%. Do total de visitantes, cerca  de 24 mil devem utilizar a rede hoteleira formal (hotéis, flats, pousadas e albergues) e 10 mil devem ficar na rede informal.
Na semana passada, dois grandes eventos movimentaram a capital cearense: a Feira de Materiais e Sistemas Construtivos (Expoconstruir) e a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Os dois eventos receberam cerca de 14 mil pessoas. Ambos foram realizados, simultaneamente,  no Centro de Eventos. Além deles, o equipamento sediou neste mês os Jogos da Juventude (2 a 12/9), o Congresso Brasileiro de Quadril (2 a 5/9) e a Frutal (1 a 3/9).
Para a economia de Fortaleza, a Setur prevê um impacto de R$ 44,5 milhões de receita direta, o que deve resultar em R$ 77,8 milhões de renda gerada na cadeia produtiva do turismo em razão dos eventos deste mês. Já a ocupação da rede hoteleira da Capital deve atingir 81%, distribuída em hotéis (86%), seguida por flats (90%), albergues (51%) e pousadas (49%). A pesquisa identificou, ainda, que na maioria dos hotéis, as taxas de ocupação chegam a 100%.
Conforme Lívia Holanda, gerente geral do Centro de Eventos, o equipamento já recebeu 35% mais eventos neste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Além do Centro de Eventos, alguns hotéis estão com  encontros. O Oásis Imperial está sediando o Encontro sobre Direito Eleitoral e Ciência Política e o Hotel Praia Centro, na Fábrica de Negócios, está recebendo três eventos simultaneamente nesta semana.

ABIH/CEARÁ - SEGURANÇA PÚBLICA EM DEBATE NA REUNIÃO MENSAL

Em seu último almoço mensal, no Mareiro Hotel, a diretoria da ABIH-CE, que tem como presidente o empresário Darlan Leite (foto), recebeu autoridades importantes da administração do Ceará, a fim de trocar ideias sobre a segurança pública no Estado, assunto que preocupa a todos, com prejuízos sensíveis ao turismo.
Dada a importância do tema em pauta, estiveram presentes como convidados e para  oferecer informações as seguintes autoridades:   Izolda Cela, vice –governadora do Estado do Ceará; Delci Carlos Teixeira, Secretário de Segurança Pública e Defesa Social; Élcio Batista, Secretário- Chefe de Gabinete do Governador Camilo Santana;  Cel. Geovani Pinheiro da Silva,  Comandante Geral da Policia Militar do Ceará; Denise Carrá, Secretária Adjunta da Secretaria do Turismo do Estado e representante do Secretário Ariado Pinho;  e Elpídio Nogueira, Secretário de Turismo de Fortaleza.  
Momento importante foram os debates a respeito do projeto “Pacto por um Ceará Pacifico”, coordenado pela vice-governadora Izolda Cela,  certamente um caminho para a melhoria do sério problema da segurança pública, visando a redução dos índices de criminalidade no Ceará.

27 DE SETEMBRO: DIA MUNDIAL DO TURISMO

Antonio José de Oliveira
Mais de 170 países têm motivos de sobra, para comemorar uma data especial  e – digamos -  fazer, também,  uma reflexão a respeito de um segmento econômico de grande importância -  se levado a sério – para suas  economias, visto ser uma das molas propulsoras de seu desenvolvimento socioeconômico, político e cultural. A data é o 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo.
Analisando-se os dados estatísticos, fornecidos pela Organização Mundial de Turismo (OMT), é que percebemos o quanto o turismo impacta as atividades econômicas, por sinal, mais de meia centena, fazendo com que países desenvolvidos e em desenvolvimento invistam, cada vez mais, nesse setor, com vistas à geração de empregos e renda e, consequentemente, melhores condições de vida para a população de baixo poder aquisitivo.
 O turismo representa, no mundo, quase 10% do produto interno bruto e cerca de 20% do total de impostos pagos, afora mais de 10% da força de trabalho. Emprega, no mundo, mais de 300 milhões de pessoas.
No Brasil, estudo aponta para a consolidação do turismo como produto de consumo do brasileiro. Estima que os desembarques domésticos saltem dos 56 milhões, registrados em 2009, para mais de 73 milhões em 2015. Projeta também a geração de mais de 2 milhões de empregos formais e informais de 2010 a 2015.
No Ceará, se retrocedermos – digamos – ao início da década de setenta, em termos turísticos, poucas ações teríamos a destacar, comparada com a década de 2000 no Ceará. Houve um salto de qualidade na condução das atividades e um crescimento na infraestrutura física.
Seríamos ingênuos e injustos, se afirmássemos nada ter sido feito, na retrocitada década, pelos governantes e pela iniciativa privada, tanto para a melhoria da infraestrutura de suporte a esse segmento econômico, quanto para a  promoção de seus atrativos turísticos Brasil afora e  no exterior.
Sem querermos puxar saco de ninguém (detestamos bajuladores), o turismo alencarino tomou dimensões expressivas, nos governos de César Cals, (primeiro governador a transformar uma cadeia pública em Centro de Turismo e a criar a Empresa Cearense de Turismo (EMCETUR),  Ciro Gomes (criou a Companhia de Desenvolvimento Turístico do Ceará - Coditur) e Tasso Jereissati, (criou a Secretaria de Turismo – Setur), Cid Gomes, o gigantesco Centro de Eventos do Ceará, o início do Acquário, na Praia de Iracema, atentando-se para o fato de esses governadores terem canalizado maior volume de recursos financeiros, quer para ampliar a infraestrutura física, quer para divulgar, em nosso país, e em alguns países europeus, o que o Ceará possui de belo, útil e agradável.
Após a criação da Secretaria de Turismo do Estado (por sinal, sugerimos, na época, em artigo, ao governador Tasso Jereissati a importância de uma pasta para cuidar do turismo cearense), passou-se a dar mais ênfase às atividades turísticas, inclusive aplicando-se mais verbas, na divulgação do potencial turístico do Ceará e na qualificação da mão de obra,  esta destinada aos vários segmentos do turismo, sobretudo em Fortaleza.
A construção do Aeroporto Internacional Pinto Martins, sem dúvida alguma, foi um marco para o turismo cearense, visto ensejar melhores acomodações, para os turistas e os próprios cearenses, além do aumento de voos para nossa “Loira Desposada do Sol”, tornando-se até um atrativo para os fortalezenses, que, nos finais de semana, comparecem àquele terminal de aviação,  para não só embarcar familiares, amigos e autoridades, bem como recepcioná-los.
Um setor que vem crescendo muito, ultimamente, é a  hotelaria. Vários hotéis de categoria, resorts, flats, pousadas, restaurantes, bares, barracas de praia shoppings, o Centro Cultural Dragão do Mar, ampliação do Beach Park (sensacional), para citarmos algumas obras de suporte ao turismo, deixam-nos eufóricos e acreditando na prioridade deste segmento econômico, gerador de emprego, renda e divisas. Na gestão Cid Gomes, o turismo alencarino cresceu muito. Destaque para a criação do Centro de Eventos do Ceará, um dos maiores e mais importantes da América Latina, o ainda esperado Acquário, na praia de Iracema, e tantas outras realizações de suporte ao turismo.
 Bem! O Ceará-Turístico ocupa, atualmente, no “ranking” nordestino, uma posição invejável, perdendo, apenas, para a Bahia, porque, por lá, respira-se (que beleza!) turismo durante as 24 horas do dia. O Estado da Bahia é o que mais investe em turismo, sabe tirar proveito até de seus erros e dos outros, tornando seu produto turístico ímpar, em relação aos demais Estados da Federação.
Antonio José de Oliveira
Vice-presidente da Abrajet-Ceará

“O ROCK IN RIO” AQUECE O TURISMO CARIOCA - SHOWS INTERNACIONAIS GERAM GRANDE IMPACTO ECONÔMICO

Um dos maiores festivais de música do país, o Rock in Rio, começou na sexta-feira (18) e vai até domingo, 27, no Rio de Janeiro. Este ano, entre as atrações estão Queen, Metallica, Rod Stewart, A-ha e Ultraje a Rigor. A última edição, em 2013, atraiu um público de 595 mil pessoas e gerou um impacto de mais de R$ 1 bilhão na economia do Rio de Janeiro. A média de ocupação dos quartos nos hotéis foi de 90% durante o festival.
Os ingressos já estão esgotados e quem não se planejou ficará de fora. Em 2015, quando o Rock in Rio completa 30 anos de história, o  público esperado é de de 85 mil pessoas por dia.
“O Rio de Janeiro tem tradição em promover grandes eventos. No ano passado foi cidade-sede da Copa do Mundo, em 2013 recebeu a Jornada Mundial da Juventude, em 2012 a Rio+20 e em 2016 teremos a Olimpíada. O turismo é um dos mais impactados com a realização de grandes eventos”, diz o ministro do Turismo, Henrique Alves. O brasileiro que viaja para assistir shows aproveita também o deslocamento para visitar museus, praias e pontos turísticos, movimentando a economia do turismo local.
SEGUNDO MERCADO DO MUNDO - O Brasil recebe a cada ano mais festivais de música. O país já é o segundo maior mercado do ramo da América Latina, atrás apenas do México, conforme pesquisa inédita da consultoria Pricewaterhousecoopers (PwC). De acordo com o estudo Entertainment and Media Outlook 2015-2019, a receita deste segmento aumentou de US$ 165 milhões em 2010, para US$ 205 milhões em 2014, um incremento de 24,2%.
No segundo semestre, a capital São Paulo vai receber o Popload Festival em outubro e, em novembro, o festival Sonar, de música eletrônica. Belo Horizonte e outras capitais receberão  o grupo Pearl Jam ainda este ano. Confira outros shows e programe sua viagem com ajuda do site Festivalando. 
EVENTOS - O Brasil sediou 600 mil eventos em 2014, conforme dados da ABEOC (Associação Brasileira de Empresa de Eventos) e historicamente o país figura entre os dez países que mais recebem eventos internacionais no mundo. Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo mostrou que somente a capital Belo Horizonte recebeu 35 shows internacionais desde 2012. Brasília, desde 2011, recebeu 15 atrações internacionais. Aos poucos, outras capitais vão se transformando também em polos de atrações de grandes bandas, além do Rio de Janeiro e São Paulo.
LOLLAPALOOZA - Pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (SPTuris) mostrou que mais da metade do público que foi ao festival Lollapalooza Brasil 2015 era de turistas. Esses visitantes foram responsáveis por mais de R$ 93 milhões de movimentação econômica, com gastos em hospedagem, alimentação e outros.
Os turistas ficaram em média 2,3 dias na capital e gastaram cerca de R$ 1.659 no período. O público também aprovou o local do evento: 85,3% disseram que o Autódromo de Interlagos é um ótimo local para o festival. O local passou por reformas com investimentos do Ministério do Turismo. Do total de R$ 160 milhões previstos para a obra, R$ 28 milhões foram liberados. (Com o MTur)

JOGOS DE AZAR - A APROVAÇÃO ACABARIA COM A HIPOCRISIA EXISTENTE

Casino da Urca,1935
Há quase 70 anos proibidos no Brasil, os cassinos e os demais jogos de azar voltarão à pauta de discussão do congresso nacional a pedido do governo que vê na legalização do jogo uma fonte de receita - e de inúmeros empregos - no país. A aprovação acabaria com a hipocrisia que envolve a jogatina no Brasil, que tem a CEF como a maior banca de jogo e os cassinos e bingos clandestinos proliferam pelo país. o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, acha que a lei pode passar 
A hipocrisia que envolve a proibição dos jogos de azar no Brasil pode estar com os dias contados se deputados e senadores considerarem que a reabertura dos cassinos seria uma boa fonte de recursos e de empregos para o País.
A ideia da legalização dos jogos de azar surgiu durante a reunião da presidente Dilma com ministros e líderes da base aliada no Congresso Nacional em que alguns senadores propuseram a reabertura dos cassinos e a legalização dos jogos na internet e bingos.
O aumento da arrecadação de impostos estaria no topo da argumentação justificando a legalização do jogo no País, o que na verdade nunca acabou pois o próprio Governo Federal explora uma série de jogos tendo como banca a Caixa Econômica Federal e os governos estaduais fazem o mesmo com as suas loterias.
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ao manifestar-se contrário à legalização,  considerou que há uma boa chance de o projeto ser aprovado na casa, sem deixar de alfinetar Dilma, sugerindo que o equilíbrio das contas devia ser feito com cortes nos gastos do governo.
O fato é que a legalização dos jogos já devia ter acontecido há muitos anos no Brasil, e não ocorreu pela ação das religiões e das alas conservadoras, que ao contrário de muitos países acham que a nação sem cassinos e bingos seria politicamente correta.
Os Estados Unidos, onde existem os mais famosos cassinos do planeta, em Las Vegas, as religiões não se sentem vilipendiadas porque o país tem em sua economia a exploração dos jogo de azar. Cada um em seu quadrado.  
A proibição levou ao funcionamento clandestino de cassinos e bingos por todo o Brasil embora exploração feita pelos seja legal. E isso tem um nome: hipocrisia.
A proibição dos cassinos no governo Dutra trouxe, sim, ao País prejuízos principalmente no turismo e na geração de emprego e renda. Além da evasão de milhões e milhões de dólares que os brasileiros gastam nos cassinos do exterior.
Quem não se lembra dos voos que saiam do Brasil lotados de brasileiros para jogar nos cassinos dos Estados Unidos, Europa e América Latina.
Imagine-se os bilhões de dólares que podiam ter ficado no País, além dos deixados pelos turistas estrangeiros que fizessem sua fezinha nos nossos cassinos.
O vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA) no dia 4 de junho, instituiu uma Comissão Especial para votar a legalização do jogo do bicho, que deverá a ser discutida.Uma outra comissão Especial está pronta para ser instalada, pelo presidente Eduardo Cunha, que analisará a legalização de todos os jogos no País, dos cassinos ao jogo do bicho, composta pelos deputados Quintella Lessa; Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força, um dos entusiastas de legalização dos jogos; e Nelson Marquezelli (PTB-SP), um porta-voz do setor no Congresso.
O jogo foi proibido no Brasil a pedido de dona Santinha, mulher do ditador Eurico Gaspar Dutra, muito religiosa e ligada à igreja. O general atendeu a seu pedido e no dia 30 de abril de 1946, editou o decreto-lei 9.215 que fechou os mais de 70 cassinos no País, a maioria no Rio de Janeiro, em hotéis no Sul de Minas Gerais. (Jornalista Arnaldo Moreira – Abrajet/RJ).

FINANCIAMENTO DO BNDES PARA DOIS NOVOS HOTÉIS NO RIO

Prodigy Santos Dumont Airport
O BNDES aprovou dois, financiamentos, no valor total de R$ 53,4 milhões, para a construção de dois novos hotéis no Rio de Janeiro. 
Na área de concessão do Aeroporto Santos Dumont, no Centro da cidade, o Banco financia com R$ 33 milhões a construção do Prodigy Santos Dumont Airport, sob responsabilidade da GJP Administradora de Hotéis. A operação é indireta, e os recursos — que representam 44,3% do total a ser investido no projeto — serão repassados ao cliente pelo Banco Bradesco S.A., agente financeiro do BNDES. 
O novo hotel terá 289 apartamentos no segmento intermediário, com foco no segmento corporativo, mas também preparado para atender à demanda do turismo de lazer, em razão de sua localização privilegiada. Localizado em área da Infraero, o empreendimento aproveitará a estrutura já existente de antigos prédios da Varig e da Vasp, que serão readequados para atender às necessidades de um hotel. 
IPANEMA – Outro hotel apoiado pelo BNDES é o Arena Ipanema, para o qual foi aprovado um financiamento de R$ 20,4 milhões, que contempla, além da construção do empreendimento, um subcrédito destinado à revitalização do Parque Garota de Ipanema. 
Com oito pavimentos e um total de 123 unidades habitacionais, o hotel será construído com a técnica de retrofit no prédio onde funcionava a Sociedade de Ensino Isa de Matos Prates, que passou por uma ampla reforma nas estruturas do antigo edifício.
O financiamento aprovado pelo BNDES inclui subcrédito social, no âmbito da Investimentos Sociais de Empresas (ISE), para revitalização do Parque Garota de Ipanema, situado ao lado do hotel. 

MANUAL DE PLANEJAMENTO

 No Auditório do Ministério do Esporte, Esplanada dos Ministérios, Bloco A, os Ministros Eliseu Padilha e George Hilton lançaram o Manual de Planejamento do Setor de Aviação Civil para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O documento define normas, procedimentos e fluxos de gestão e operação para áreas como segurança e defesa, recursos humanos e treinamento, melhorias de conforto, acessibilidade, gerenciamento de infraestrutura e capacidade. 
O objetivo é estabelecer ação coordenada e integrada entre operadores aeroportuários e órgãos do sistema nacional de aviação civil. Os 39 aeroportos que atenderão à demanda das Olimpíadas, entre prioritários, monitorados e de apoio, terão a operação padronizada. Mais de 1,1 mil vagas extras serão criadas para estacionamento das aeronaves, um aumento de 130%. Mais de 2,2 mil controladores de voo estarão mobilizados 24 horas por dia, enquanto durarem os eventos 

"FESTIVAL MONDIAL DES THEATRES DE MARIONNETTES"

Charleville-Mézières, na França, recebe até o próximo domingo, 27,  os mais importantes espetáculos de teatro de bonecos do mundo. O evento que começou no último dia 18, movimenta toda a cidade e ocupa salões, ginásios, ruas, pátios, praças e teatros. O último “Festival Mondial Des Theatres de Marionnettes”, realizado em 2013, contou com cerca de 160.000 espectadores.
Este ano o Brasil, entre outros espetáculos, é representado por “Albedo”, da Companhia de dança Mauricio de Oliveira e Siameses, que também está comemorando 10 anos de trabalho.  O espetáculo, que utiliza máscaras, explora o momento de transformação do indivíduo onde as metáforas, imagens e sonhos, são elementos para o entendimento de relações e experiências. 
As apresentações de Albedo acontecem hoje 2 e amanhã. 26,  no Salle du Mont-Olympe n°1 em Charleville-Mézières, França.

PANORAMA DO FESTURIS 25/09/2015


GOVERNADOR DO RS CONFIRMA PRESENÇA - Os diretores do Festuris – Feira de Turismo de Gramado, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinicius Rossi, estiveram em audiência com o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, entregando o convite para a solenidade de abertura da 27ª edição do evento.
Acompanhou a audiência no Palácio Piratini uma comitiva composta pelo Presidente da ABIH/RS, Abdon Barreto Filho, Presidente da ABAV/RS, Danilo Kehl Martins, Secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Juvir Costella e Daniel Kieling.
O Festuris acontece de 5 a 8 de novembro e  é consolidada como uma das mais importantes Feiras de Negócios b2b da América Latina. O Governador confirmou sua participação e destacou que Gramado é modelo em desenvolvimento do turismo que se fortalece cada dia mais em todo cenário nacional e internacional como referência de negócio. “É de fundamental importância a participação do governo gaúcho neste momento. Estaremos em Gramado 
SALÃO DE PARQUES E ENTRETENIMENTO - Cinemas, parques de diversão, cassinos, resorts, shoppings, boates, teatros entre outros, são algumas das atrações que compõem o cenário da indústria do entretenimento. A atividade turística tem sido movimentada por pessoas que buscam fugir do cotidiano e aproveitar deste leque de opções para seu lazer.
Consequentemente, cidade pelo mundo vem faturando bilhões de dólares com esta magia que envolve sonho, diversão, arte, cultura, luxo, conforto e bem-estar, como o caso de Las Vegas, Nova York, Orlando, Dubai, Punta del Este, Macau, Atlantic City, Hong Kong, Shangai, Mônaco, Moscou e outras.
O entretenimento é uma das atuais tendências da atividade turística, pois reúnem aspectos diversos ligados a cultura, gera grandes cifras para a economia além da geração de emprego, renda e divisas que são geradas através dela. Visando refletir essa forte tendência a alguns anos o FESTURIS – Feira de Turismo de Gramado apresenta esta nova e forte tendência do turismo no Salão dos Parques Temáticos e Entretenimento que nesta 27ª edição reflete a consolidação deste mercado.
O Salão é um espaço reservado  para que os empreendimentos deste segmento se apresentem ao mercado turístico, recebendo desta forma uma maior atenção e possibilidade de negócios com os profissionais participantes do evento.
UM MERCADO EM ASCENSÃO - Com mais de 15 atrações confirmadas, o Salão de Parques Temáticos e Entretenimento é uma das grandes atrações da 27ª edição do FESTURIS - Feira de Turismo de Gramado, que ocorre de 5 a 8 de Novembro.
Participando pela primeira vez do FESTURIS, o Snowland - 1º Parque de Neve das Américas prepara um stand especialmente criado para a feira. Nele, os visitantes poderão conhecer mais sobre o empreendimento e conferir equipamentos como a Motoneve e o Bumpercar.
Segundo o Gerente de Marketing & Projetos do Snowland Gramado, Maximiliano Tavares, o único parque de neve das Américas também disponibilizará espaço temático para fotos e contará com a presença dos Mascotes da Turma do Snow.
“O Salão do Entretenimento se consolida principalmente pelo crescimento deste nicho no mercado turístico. A forma temática e a criatividade usada na apresentação dos atrativos tornam o salão um local especial dentro da Feira” destaca Andrea Oliveira, assessora comercial do FESTURIS, em 2015.

NA 43ª ABAV EXPO, NO ANHEMBI - GRANDES MOMENTOS VIVE O TURISMO INTERNACIONAL

Pavilhão do Anhembi, local da ABAV EXPO
Um espetáculo de cores, sons, cultura, gastronomia e imagens marca  a 43ª ABAV Expo,  a maior e mais importante feira do setor de viagens e turismo da América Latina e do Hemisfério Sul, que se está realizando desde ontem, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, das 12h às 20h, na capital paulista. Com uma movimentação recorde, a tradicional feira, com exposição e palestras, se estenderá até amanhã, 26. 
Na Expo Internacional da ABAV os profissionais e convidados estão vivenciando um pouco de como funciona o turismo, que movimenta 52 segmentos da economia. A feira é a tradicional passarela na qual desfilam os melhores atrativos turísticos naturais e culturais, do Brasil e do exterior, em disputa pela atenção do público profissional visitante. Agrega em sua programação o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp.
ABERTURA -  Ontem (24), ao meio dia, a feira teve início com o corte simbólico da fita, ato que contou com a presença de autoridades convidadas, expositores e jornalistas. . Antes, às 9h, aconteceu, no Auditório Elis Regina,  a abertura solene, com a participação do Ministro do Turismo, Henrique Alves, e do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, entre outras autoridades.
PARTICIPAÇÃO DE 60 PAÍSES – Fato marcante da feira é a  participação de cerca  de 3,5 mil  marcas expositoras de 60 países, com novidades e antecipação de tendências, que marcarão a retomada do crescimento do setor em 2016. Líder mundial na geração de empregos, a indústria de viagens e turismo cresce em âmbito global e movimenta trilhões de dólares por ano.
O evento aponta também as tendências do setor em um cenário de dificuldades econômicas. Algumas questões estão sendo discutidas  nas dezenas de palestras por especialistas e maiores autoridades do setor, como o que acontecerá com a desvalorização do real, como ficarão os preços praticados em dólar (passagens aéreas internacionais, diárias hoteleiras, locação de automóveis, cruzeiros marítimos, pacotes turísticos, entre outros itens de consumo). Como ficará o comportamento do consumidor? Compensa viajar para o exterior agora? E os jogos olímpicos, ajudarão a atrair mais turistas estrangeiros para o Brasil.
LANÇAMENTOS E PROMOÇÕES - Palco de informação e atualização para as agências de viagens visitantes, a ABAV Expo define os lançamentos competitivos que devem conquistar a preferência dos consumidores. Muitos adotam critérios distintos para avaliar opções e escolher onde, quando e como realizarão as suas viagens de lazer, de intercâmbio e de negócios.
Descontos promocionais, facilidades de pagamento, incluindo gratuidade para que duas crianças, de até 12 anos, possam viajar do Brasil para o Caribe com os pais, é uma das estratégias que serão apresentadas por operadores turísticos que projetam aumento de vendas no segundo semestre de 2015 e até o Carnaval de 2016.
NEGÓCIOS - Com foco no mercado de viagens corporativas, esta edição do evento anunciará também o lançamento de roteiros e tarifas aéreas promocionais de volta ao Mundo. A feira promoverá debates e palestras com presidentes de empresas aéreas, redes hoteleiras, operadoras, Online Travel Agencies (OTAs), seguradoras, locadoras, administradoras de cartões de crédito, entre outros, com a presença dos gestores de viagens convidados, que atuam em corporações dos mais variados ramos e portes.
PARTICIPAÇÃO DO CEARÁ – Como vários estados, o Ceará está presente na 43ª abav expo internacional  com um espaço de 180 m². Nele, a secretaria do Turismo (Setur/CE) apresenta os principais destinos do Estado aos cerca de 41 mil participantes esperados na feira de turismo. Além da capital, terão destaque as principais praias dos litorais leste e oeste, como Jericoacora, Flecheiras, Camocim, Cumbuco, Canoa Quebrada, Aquiraz, Beberibe e Morro Branco. O material de divulgação também contempla as serras e municípios do interior, como Juazeiro do Norte e Quixadá.
Para o titular da Setur/CE, Arialdo Pinho, a participação do Estado na Abav Expo é essencial para atrair mais turistas e negócios. "Essa é uma das principais feiras realizadas no Brasil e de fundamental importância para divulgar os destinos do Ceará. Por isso, optamos por um amplo espaço que faça com que o Estado tenha um grande destaque entre os demais destinos", ressalta.

CIRCUITO DOS VINHEDOS EM SC

O Circuito dos Vinhedos  será realizado pelo terceiro ano consecutivo na  vinícola Villa Francioni,  em São Joaquim, desta vez com mais uma categoria em disputa. Além das tradicionais competições nas provas de 5 e 10 km, e caminhada de 5 km, a competição abre espaço para uma corrida de bicicleta, na categoria Montain Bike. Os números do evento também serão ampliados nesta edição, estão sendo esperados mais de 500 competidores de várias cidades catarinense e também de outros estados. 
No dia 07 de novembro serão realizadas as provas de caminhada e corrida com cerca de 400 participantes, no dia 08 de novembro é a vez das duas provas de bike: 20 km amador e 50 km elite, com 100 participantes. Outra novidade da prova é a modalidade Inclua-se, onde pessoas com deficiência intelectual e autistas também poderão participar com um acompanhante. 
As provas passarão por entre os vinhedos, localizados à 1.260 metros acima do nível do mar. O principal objetivo dos organizadores é estimular a criação de um polo turístico e esportivo agregando as riquezas da região serrana, fomentando as atividades com consciência e sustentabilidade. 

ROCK NO FIM DE SEMANA DO BEACH PARK

Quem ama os diversos estilos de rock não deve perder a programação do projeto “Ao Vivo Rádio Beach Park” deste final de semana. Amanhã, a banda Mobydick apresenta um show dinâmico, no qual trilhas sonoras de filmes marcantes das décadas de 80 e 90 ganham destaque. Além de interpretar sucessos de Rita Lee, Lulu Santos, Lobão, Ritchie e outros grandes nomes nacionais, o set list da banda traz clássicos dos Beatles, The Police, David Bowie, Creedence e U2.
No domingo é a vez da Manobrás embalar o público ao som de músicas que vão das raízes do rock ao pop rock e rock da atualidade e sem perder a base do rock dos anos 80, tendo seu som passeando entre reggae, ska, samba-rock, num misto de canções nacionais e internacionais. 
O “Ao Vivo Rádio Beach Park” é realizado todos os sábados e domingos, das 12h às 16h, no Restaurante da Praia. 

CICLO DE GASTRONOMIA

Ontem, 24, na Livraria Curitiba do Park Shopping Barigui , a partir das 19h30l  a Abrasel/ Paraná promoveu  o Ciclo de Gastronomia,   evento que  contou com o lançamento da nova edição do “Segredos dos Chefs” e um debate sobre o tema “Gastronomia como profissão”.
A nova edição da publicação "Segredos dos Chefs" traz receitas e dicas especiais dos principais restaurantes paranaenses, e reúne, também, os grandes destaques do Festival Brasil Sabor, evento anual promovido pela Abrasel. O debate “Gastronomia como profissão” será comandado pelo chef e empreendedor Beto Madalosso, um dos grandes nomes da nova geração da gastronomia curitibana.

FORTALEZA VIVE II SEMANA DO GRAFFITI

Desde terça-feira última e até amanhã, numa promoção da Coordenadoria de Juventude da Prefeitura, realiza-se a II Semana do Graffiti de Fortaleza,  com as seguintes  atividades formativas: oficinas e palestras com artistas convidados, e ações diretas de arte urbana nos muros da cidade. 
A II Semana do Graffiti de Fortaleza conta com a curadoria do artista Narcélio Grud e traz como convidados os artistas Nick Alive, de São Paulo, e Bigod, O Sapo, de Salvador, Marquinhos Abu, de Fortaleza, além da participação de outras dezenas de artistas residentes na capital cearense.
De 23 até hoje, Nick Alive, Bigod e Marquinho Abu, ministrarão palestras e oficinas de graffiti para jovens de 15 a 29 anos no Vila das Artes, no Centro da cidade. As vagas para as oficinas são limitadas. 
Entre os destaques deste II Semana  está a pintura de um mural de graffiti, na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Fortaleza. Até amanhã, das 9h às 17h, quem passar pelo local poderá observar um “paredão” ganhar cores e desenhos por artistas selecionados em convocatória pública.
A II Semana do Graffiti de Fortaleza  da Coordenadoria de Juventude conta com o apoio do Festival Concreto e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
PROGRAMAÇÃO – A programação para estes dois últimos dias é a seguinte:
Hoje - 8h às 17h: Pintura/Intervenção no Muro - local: Av. Duque de Caxias, 335. Às18h30 – 21h:  Oficina de Stencil - local: Vila das Artes. Convidado: Marquinhos Abu (Fortaleza). 
Amanhã - 9h às 12h - Pintura/Intervenção no Muro - local: Av. Duque de Caxias, 335, seguida do encerramento da Semana.

PROJETO ROTEIROS CULTURAIS - VISITAS GUIADAS A TRÊS MERCADOS DE FORTALEZA

MERCADO DOS PINHÕES
No mês de outubro, fortalezenses e turistas terão a oportunidade de conhecer de perto a estrutura física, bem como a história de mercados da nossa cidade. O Roteiro Culturais realizará visitas aos Mercados São Sebastião, dos Pinhões e da Aerolândia, com a mediação de pesquisadores que apresentarão a história dos mercados públicos de Fortaleza, sua tradição culinária e relevância histórica, como espaço cultural, patrimonial e turístico.
A programação tem o intuito de fortalecer a preservação da memória coletiva do fortalezense através da valorização dos mercados e acontecerá nos dias 6, 13 e 20 de outubro. A visitação tem início às 8h30min, com o ponto de encontro no Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D'Eu - Centro), de onde sairá o ônibus que seguirá a rota: Mercado da Aerolândia, Mercado dos Pinhões e Mercado São Sebastião. A mediação será realizada pelo arquiteto Lucas Rozzoline, da Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura de Fortaleza e pelas pesquisadoras Kerla Alencar e Marília Bezerra, contempladas pelo Programa de Residência e Intercâmbio da Secultfor com o projeto Tradição Culinária do Mercado São Sebastião.
O Roteiros Culturais é um desdobramento das atividades do projeto Tradição Culinária do Mercado São Sebastião e tem realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Banco do Nordeste
Para participar, os interessados deverão se inscrever pelo e-mail criacaoefomento.secultfor@gmail.com, enviando nome completo, telefone para contato e a data em que deseja participar. Serão ofertadas 20 vagas por dia de visitação. As inscrições ocorrerão até o preenchimento das vagas.

CONVITE SINDIEVENTOS CE


ROTA DO SOL SEMANAL 25/09/2015 - ISSUU