Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de maio de 2011

ACADEMIA DE EVENTOS TRAZ EXPERIÊNCIAS PARA O CEARÁ

José Wagner
 Cerca de 450 pessoas, entre executivos da hotelaria, agências de viagens, organizadores de eventos, autoridades estaduais e municipais, diretores de faculdades, alunos universitários  e de  escolas públicas que têm cursos de turismo, participaram durante todo  o dia 29 de abril do seminário técnico “Peculiaridades e perspectivas da indústria de eventos e turismo  no Brasil” realizado pela Academia Brasileira de Eventos e Skal Internacional de Fortaleza, sob o comando da empresaria Enid Câmara de Vasconcelos. Como cenário o Salão Atlântico Hall do Marina Park Hotel.
Falando na abertura do seminário, e dando as boas-vindas aos participantes,  Enid ressaltou a importância das alianças estratégicas do segmento de eventos com os demais setores econômicos, políticos e sociais e lembrou que o setor de eventos precisa se estruturar melhor para enfrentar a pouca  representatividade política no Congresso Nacional  que esse importante segmento econômico, gerador de empregos e negócios, padece atualmente. ” Nós não temos um parque industrial potente e também não temos políticas públicas para que o segmento de eventos caminhe com suas próprias pernas”, ressaltou. Também na ocasião ela disse que, sem o patrocínio  do Governo do Estado, Secretaria de Turismo de Fortaleza e Banco do Nordeste e o apoio do Sebrae,  Centec-Instituto Centro de Ensino Tecnológico  e Senac , o seminário não teria sido realizado.
DINAMISMO E INICIATIVAS - Durante o seminário houve um desfilar de abalizadas opiniões sobre um dos segmentos da economia brasileira que mais cresce na presente década: o turismo de eventos. A presidente da Academia Brasileira de Eventos, Marisa Canton, também falando na solenidade de abertura, destacou o significado do acontecimento, pois, pela primeira vez, a Academia realizava uma reunião fora de São Paulo. “E graças ao dinamismo dessa acadêmica e empresária bem sucedida, Enid Câmara, aqui estamos no Ceará trazendo a experiência de empresários de sucesso que transmitem os seus conhecimentos para esta  platéia tão eclética”.
Também se manifestaram o deputado federal Domingos Aguiar Neto, integrante da Comissão de Turismo da Câmara Federal, que destacou o trabalho que poderá ser realizado em benefício do setor. O Secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, apresentou os projetos do Governo do Estado que estão em curso para consolidar o Estado como um pólo de atração turística e a Secretaria de Turismo de Fortaleza, Patrícia Aguiar, relatou as iniciativas da Prefeitura para tornar Fortaleza um destino de turismo de negócios.
Experiências valiosas
O seminário teve no seu comando os consultores Paulo Gaudenzi e Raimundo Peres, ambos acadêmicos e que realizaram um trabalho expressivo para o êxito do evento. Deram os seus depoimentos Armando Arruda Pereira de Campos Mello, presidente executivo da União Brasileira de Promotores de Feiras; Sérgio Junqueira Arantes, diretor da Eventos Expo Editora; Eduardo Sanovicz, diretor da Reed Exhibitions Alcântara Machado; Elza Ysumori, empresária e presidente da Associação Brasileira de Marketing; Norton Lenhard, empresário e membro do Conselho Nacional de Turismo; e José Wagner Ferreira, consultor da JWF Gestão de Empresas, que falou sobre “Os bastidores do caos aéreo brasileiro e o grande desafio para o futuro dos eventos”.
Segundo a co-promotora Enid Câmara de Vasconcelos, com esse seminário “o Ceará avançou muito na sua visão de como as coisas acontecem no intrincado mundo dos negócios de evento e pode, assim, tirar ensinamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário