Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de junho de 2011

TRADIÇÕES REGIONAIS INCENTIVADAS NO CEARÁ JUNINO

A Secretaria da Cultura do Estado (Secult) divulgou ontem quinta-feira (02), a relação dos habilitados ao Ceará Junino 2011, evento que apóia e incentiva as manifestações culturais relacionados às tradições regionais cearenses e voltados para os festejos juninos.
O objetivo da Secult/Ceará é que, neste mês de festas juninas, os eventos tenham uma programação cultural fiel às tradições juninas com apresentações de quadrilhas – adulta - com casamento, grupo musical regional (sanfona, zabumba, triângulo, pandeiro), quermesse, festival de comidas típicas, feira de artesanato, manifestações artísticas, tradicionalmente populares como grupos de dança do coco, bumba-meu-boi, maneiro pau, etc.). Também, na categoria "Grupos Juninos", estimulem e valorizem expressões artísticas e culturais.
Tanto em Fortaleza como no interior os festejos juninos prometem ser ainda mais animados e participativos do que o do ano passado. Os vários grupos estão preparados para suplantar o que atingiram nos anos anteriores, em atrações e surpresas.
Mais de uma centena de bairros desta capital e cidades do interior inscreveram suas quadrilhas, no concurso da Secult/CE, todos com quadrilhas afiadas e prontas para chegar ao pódio. Em Fortaleza, entre os que foram classificados e vão à disputa estão o Arraiá Luiz Gonzaga, a Festa Junina do Conjunto Ceará, a Esportiva e Assistencial do Parque Araxá, o 18°. Festival De Quadrilha Junina do Cumpadre, o XVIII Festival De Quadrilhas Juninas do Conj.Habitacional do Jardim Castelão e o Arraiá do Cumpade Vicente.
No interior do Ceará os festejos juninos estão fortes e bem preparados em quase todos os municípios, com destaque para Barbalha, Juazeiro, Crato, Iguatu, Quixadá, Sobral e várias outras cidades no litoral e nas serras. .
Pelas normas, da Secretaria de Cultura do Estado, uma comissão de alto nível irá escolher os grupos campeões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário