Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

VISITA DO CÔNSUL BRITÂNICO AO PREFEITO DE FORTALEZA

Um novo encontro está previsto até o mês de abril
Na terça-feira (06/02), o prefeito Roberto Cláudio recebeu a visita do cônsul da Grã-Bretanha no Recife, Graham Tidey. O encontro contou com a participação da secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz; do coordenador das Parcerias Público Privadas da Prefeitura, Rodrigo Nogueira; da secretária da Coordenadoria de Relações Internacionais e Federativas, Patrícia Macêdo; e do procurador-geral do Município, José Leite Jucá.
Durante a reunião, o cônsul britânico apresentou duas propostas para o desenvolvimento de Parcerias Público Privadas na Cidade. A primeira seria trabalhar em conjunto com o London School of Economics, um dos institutos de maior renome no mundo e que tem um curso voltado para a implantação das PPPs. Na segunda ,  ofereceu empréstimo de capital e juros britânicos às empresas interessadas em investir nas áreas de Operações Urbanas Consorciadas (OUCs). 
Até o mês de abril, novo encontro está previsto, dessa vez com a presença do embaixador britânico no Brasil Vijay Rangarajan e possíveis investidores para apresentar as operações disponíveis na Capital e as propostas do Governo Britânico.
No Brasil, Fortaleza é a primeira cidade brasileira a instituir as Operações Urbanas Consorciadas. Por meio do Fortaleza 2040, 15 áreas foram selecionadas para as operações. Seis delas a curto prazo: O Parque Rachel de Queiroz; Praia de Iracema; Parangaba; avenidas Eduardo Girão e Aguanambi; Leste-Oeste e sistema hídrico Maceió-Papicu. “Somos a primeira capital que de fato, estrutura uma consultoria prévia, baseada num conjunto de variáveis. A primeira é estar dentro da expectativa de planejamento da Cidade; a segunda é ter o maior ganho público coletivo possível, e a terceira é que tenha viabilidade econômica efetiva”, explicou o prefeito Roberto Cláudio.
Três OUCs já foram entregues: Riacho Maceió, Jóquei Clube e a da Lagoa do Papicu. Entre os benefícios que esse tipo de parceria público-privada pode trazer estão, por exemplo, revitalização de áreas verdes, lagoas, abertura de avenidas, obras de mobilidade e construção de equipamentos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário