Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

FESTIVAL JAZZ & BLUES - NO CARNAVAL, EM GUARAMIRANGA - NA RESSACA, EM FORTALEZA

Hermeto Pascoal
Mais uma vez, quem não curte as músicas da folia terá boa oportunidade de ouvir música de qualidade. Durante o Carnaval 2018, o Festival Jazz & Blues é a opção para quem for a Guaramiranga, no Maciço de Baturité. Palco da música instrumental, o festival passeia por muitos ritmos partindo do Jazz & Blues (choro, forró, valsa, mambo) no desafio de trazer uma música do Brasil e universal, como diria o grande instrumentista Hermeto Pascoal.
Nesta 19ª edição, o já consagrado Festival, uma realização do Ministério da Cultura e Via de Comunicação, oferecerá mais um ano de símbolos do prazeroso mundo do Jazz numa programação tão eclética quanto seu tema.
Em Guaramiranga, de sábado e até o úlimo dia do Carnaval, 13, o palco será na cidade Jazz & Blues, estrutura que erguida na rua principal da cidade a 600 metros da Praça do Teatro Rachel de Queiroz. Lá acontecerão espetáculos, ensaios abertos, Jam Sessions e muito mais em termos de música selecionada. Em Fortaleza, nos dias 15 e 16, o Cineteatro São Luiz, o Centro Cultural Banco do Nordeste e o Theatro José de Alencar serão palcos dos espetáculos que descem a serra logo após a quarta-feira de cinzas.
No primeiro dia de Festival, a grande referência moderna em acordeon, Waldonys,  se apresenta, na companhia do Sexteto de Jazz da Big Band Unifor. Mantido pela Universidade de Fortaleza e regido pelo maestro Robson Lima, o grupo vai recriar os arranjos metais com a musicalidade de Waldonys.
No domingo, 11, o bandolim entra em pauta na homenagem a José Felipe da Silva, o Macaúba, um verdadeiro mestre da cultura cearense que, em 65 anos de carreira, influenciou diferentes gerações com seu som peculiar. No dia seguinte (e repete a dose em Fortaleza no dia 15), o grande Dori Caymmi traz seu último lançamento “Voz de Mágoa” – título referência à voz carregada de seu pai, Dorival. Ainda no dia 12, Filó Machado, aclamado violonista do país, apresenta-se com seu neto Felipe Machado e o pianista Fabio Leandro.
O “Blues for Africa” será apresentado no Festival com a participação especial de Felipe Catto, convidado pelo compositor, pianista e cantor Adriano Grineberg, nos dias 13 (Guara) e 16 (Fortaleza). Ainda são muitos os artistas e shows aguardados,, bem como  atividades infantis, bate-papos e workshops. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário