Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

CALEIDOSCÓPIO 09/02/2018

CARNAVAL – LEMBRANÇAS – Já há alguns dias atrás, estamos vivenciado o  Carnaval.. De modo geral, principalmente nas grandes capitais, a festa momina corre com efervescência, os brincantes, já com suas fantasias muitas exóticas, descontraidamente esquecem o dia a dia comum e se divertem à vontade. Nestes tempos chamados modernos, será que os brincantes sabem quais as origens, a razão de ser do Carnaval.? A evolução da festa? Sem desejar dar lições, apenas aqui algumas lembranças. A folguedo é antiquíssimo. Gregos e romanos, à sua maneira, já celebravam festins ligados sempre aos seus deuses. O que temos conhecimento é que, segundo consta, a palavra se origina do latim “carna vale” e precede a 4ª feira de Cinzas, celebrado 40 dias antes. A herança moderna está na Europa, principalmente em bailes franceses. Aí despontam nomes como Pierrot, o palhaço triste da “commedia dell”arte”, apaixonado por Colombina, e Arlequim. Rei Momo, na mitologia grega, era sarcasmo, personagem alegre e foliona. Surgiu no Carnaval em 1888, em Barranquila, Colômbia.  Lá pelos meados ddo Século XVII, o Brasil já ensaiava seu carnaval, já influenciado pela França. Mas somente muito depois é que ensaiou ser o que hoje é, uma lavagem cerebral das ruindades do dia a dia. Anestésico forte, mas passageiro. Passageiro como são formas e nomes da folia momina. Quem se recorda de lança-perfume – cloretil, proibido em 196l pelo Presidente da República Jânio Quadros? E da primeira Escola de Samba, a “Deixa Falar”, de 1928?  E do “Ô Abre Alas, da Chiquinha Gonzaga, de 1890, a primeira marcha carnavalesca para o cordão Rosa de Ouro?  Dos grandes bailes que predominavam nas maiores capitais, das “guerras” de serpentinas? Tantos fatos, tantos costumes  deixados de lado. É a vida correndo, agora com velocidade incivel nestes tempos de Internet. 
NO RENASCER, É TEMPO DE SOLIDARIEDADE - Realizado de domingo a terça-feira,  13, o Renascer 2018 acontece no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza. No local, o público encontrará a unidade de atendimento do Hemoce (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará) e o stand de doação de alimentos não perecíveis.
A entrada é gratuita, mas o público é motivado a levar 1kg de alimento não perecível em vista de ajudar as obras de promoção humana realizadas na cidade pela Comunidade Católica Shalom. Ao longo dos anos, milhares de pessoas aderiram à iniciativa, contribuindo diretamente com a missão de evangelização da instituição.
O Renascer é um retiro de carnaval realizado pela Comunidade Católica Shalom no período do Carnaval. O objetivo é um "carnaval diferente", a fim de possibilitar que as pessoas façam uma experiência com a verdadeira alegria, uma experiência com Deus.
PREOCUPAÇÃO DO FÓRUM - Preocupado com a  repercussão nacional e internacional da violênciano Estado do Ceará, principalmente agora com a proximidade do Carnaval,e que poderá trazer consequências negativas para o turismo no Estado ,o Fórum de Turismo do Ceará-FORTUR-CE , composto por 105 entidades, através do seu Coordenador Pedro Carlos da Fonseca,  encaminhou solicitação ao
Secretário de Segurança Pública e Defesa Social , André Costa, para uma reunião de emergência com a presença conjunta do Comandante da Polícia Militar e do Comandante do Corpo de Bombeiros. O objetivo da reunião é debater, propor soluções, alternativas e possíveis parcerias, sobre ações que visem proteger e resguardar a população residente nos destinos turísticos, bem como os seus turistas e a imagem do Ceará.
VILLAMIX FESTIVAL -  Com atrações excelentes, o VillaMix Festival volta novamente à capital federal,  Brasília, no dia 5 de maio. Sempre arrastando multidões por onde passa, o evento, que é considerado o maior festival da música brasileira, será realizado no estacionamento do Estádio Mané Garrincha.O “line up” de peso confirmado conta com os grandes nomes: Jorge & Mateus, Wesley Safadão, Simone & Simaria, Matheus & Kauan, Alok, Aviões, Jefferson Moraes, Cleber e Cauan, JetLag e Sevenn.
O VillaMix Festival Brasília terá uma mega estrutura de palco, luz e som. O público poderá escolher entre 4 setores: Villa Vip, Villa Extra, Villa Prime e Backstage Brahma Golden Mix.
PALESTRANTES DE PESO NO FÓRUM – Vem sendo bastante aguardado o Fórum Gramado de Estudos Turísticos, evento que será realizado de 12 a 14 de abril próximo, iniciativa do SindTur Serra Gaúcha e co-organização  da conceituada Rossi&Zorzanello Feiras e Empreendimentos.
Pelo seu formato, o Fórum será uma dos maiores acontecimentos turísticos deste primeiro semestre. Serão palestrantes, já confirmados, personalidades do mundo empresarial, jurídico e cultural. São eles: 
Nuno Sousa Pinto, responsável pelo Rock In Rio Internacional, atual  vice-presidente de operações e produção, sendo o responsável nestas áreas no maior festival de música do mundo, realizado itinerante em Lisboa, Madri e Las Vegas e Rio de Janeiro; Luís Grottera, consultor de grandes empresas e graduado em Marketing e Comunicação pela Escola Superior de Propaganda em Marketing; Darem Libonati, MGM/Resorts/Las Vegas; Ruben Pesci, referência em desenvolvimento sustentável e criador da Fundação CEPA; Cláudia Nunes Henriques, professora e pesquisadora de gestão, hotelaria e turismo e doutora em Economia; Márcio Favilla, diretor da Organização Mundial do Turismo; Pedro Bertolucci, quatro vezes prefeito de Gramado, e um dos grandes responsáveis pela construção do case que levou a cidade e figurar no cenário turístico mundial; Augusto Nardes, Ministro do Tribunal de Contas da União.
VOOS DIRETOS PARA MIAMI E ORLANDO - A partir de 04/11, a GOL irá operar 4 voos para Miami e Orlando, partindo de Brasília e Fortaleza, aeroportos de fácil conexão com as demais origens para o passageiro ganhar tempo e curtir ao máximo a sua viagem, já que os voos serão uns dos mais rápidos para esses trechos.
Operados pelos Boeings 737 MAX, os novos voos, diretos,  oferecerão ainda mais comodidade. Entre elas estão a Classe GOL Premium e a plataforma GOL Online, com internet e entretenimento completo a bordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário