Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

CALEIDOSCÓPIO 23/02/2018

IMPACTO DA VIOLÊNCIA SOBRE O TURISMO -  Coincidindo com a realização do Fórum Gramado de Estudos Turísticos, importante evento de cunho nacional que a empresa Marta & Zorzanello está organizando,  os periodistas que fazem parte da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo realizarão, na Cidade das Hortênsias, a sua primeira Assembleia do ano.  Com o tema principal  girando em torno da grande violência  que ocorre não apenas nas principais metrópoles do País, também  em  cidades menores,  um convidado de destaque do cenário turístico brasileiro fará no encontro uma palestra  sobre os impactos altamente negativos do grave problema sobre o turismo brasileiro. Já confirmaram presença na Assembleia, entre 12 e 14 de abril próximo, jornalistas do Amazonas, Maranhão, Ceará,  Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 
JOGO DO GAMA – Desde os tempos de menino -  bota tempo nisto -  gosto de futebol. Na adolescência e já adulto, joguei por diversos clubes de Fortaleza, infantis, segundos e primeiros quadros, como se dizia na época. Tempos da “bola de pito” e chuteiras com travas”. Campos de barro batido ou gramados quase todos “carecas”. Dizia-se até que não havia grama na área das traves, para castigar os goleiros. O sistema WM era o adotado pelos times, significando dizer que se jogava para fazer gols. Farnum, França,  Luizinho, Zecolher,  Zecapinto,  Mitotônio, Dacosta,  Pipiu, Piolho e tantos outros que jogavam na “linha” eram famosos como artilheiros implacáveis. Raramente o torcedor saia do Campo do Prado ou do “novo” Estádio Presidente Vargas, nos decênios de 1930/l940, sem a satisfação de ver as redes balançarem. Pois foi naqueles eras que por aqui apareceu um “coach” estrangeiro chamado Gama, não me lembro se uruguaio, que quis impor um sistema de jogo retrancado, com a bola sempre voltando para a própria defesa e não para a meta do adversário. Não demorou muito e o “canelau” passou a chamar de jogo do Gama sempre que a bola voltava para a própria defesa, em qualquer partida. Como era de esperar, não durou muito tempo o Gama por aqui. E as partidas continuaram com os times jogando prá frente, na procura dos tentos. Não é que nos últimos tempos o “sistema” do Gama voltou, não apenas ao futebol cearense, mas de todo o País e até da Europa! Quase todos os técnicos atuais estão com a mania, tornando o jogo monótono, sonolento. Acho que o Barcelona, o Real Madri e o  PSV trocam muitos passes na defesa, mas sempre procurando uma brecha para o ataque. Estes clubes trocam muitos passes na defesa, mas têm craques nas laterais e na frente e são altamente ofensivos. Por aqui, irritam. Estão no campo adversário e voltam a bola, às vezes sem motivo, para a defesa. Não sei se o meu desagrado quando assisto a jogos pela televisão é pelo fato de ser um velho caduco, arraigado ao passado. De qualquer forma, prefiro continuar aplaudindo o WM e suas variações, pois gosto é de ver as redes balançar.  
HORÁRIO DE VERÃO  – Terminou no domingo último, 18, o horário brasileiro de verão. Nós do Nordeste continuamos com o horário de sempre, pois ficamos fora de tal horário. De qualquer forma, muita cousa muda. É preciso ficar atento, pois a  partir de zero hora daquele dia, as viagens aéreas, por exemplo,  estão com novo horário. A LATAM recomenda aos seus passageiros de voos domésticos e internacionais que fiquem atentos ao horários de seus voos. A volta dos relógios impactou a malha aérea do Norte e do Nordeste do país.  Seus bilhetes para todos os voos domésticos e internacionais operados já são processados e emitidos pela companhia com os horários corretos de embarque e desembarque.
QUALIFICAÇÃO EM TURISMO - Começaram na segunda-feira passada (19) as pré-matrículas online para o programa PRONATEC Turismo Voluntário, parceria dos ministérios do Turismo e da Educação. Nesta etapa serão ofertadas 207.375 vagas para 24 cursos destinados a pessoas maiores de 15 anos, residentes em qualquer unidade da federação e no DF. Os cursos profissionalizantes têm carga horária que variam de 160h até 300h. Na lista de oferta estão cursos de Inglês básico, Espanhol básico, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Mensageiro, Recepcionista, Reciclador, Agente de Microcrédito, Produtor de Cerveja, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, entre outros.
O prazo para a realização das pré-matrículas vai até 19 de março no portal http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro.  A partir do dia 26 de março os alunos terão acesso à plataforma para validar a matrícula e iniciar o curso, segundo previsão do Ministério da Educação.  A Instituição de Ensino tem até 30 dias, após finalização do curso pelo aluno, para emitir o certificado de conclusão.
RESORT É OPÇÃO -  Celebrada este ano entre os dias 25 de março e 1º de abril, a Semana Santa é a época certa para visitar o Ceará. pois.  Sol e brisa constantes são um convite para o visitante gozar de momentos agradáveis. Uma das muitas boas opções é  na praia de Marambaia;– um paraíso localizado em Aquiraz, a poucos minutos de Fortaleza, repleto de areias finas e ondas majestosas. É la que está o Dom Pedro Laguna Beach Resort & Golf, ambicioso Resort de luxo disposto em meio ao sistema de water vilas, em que as acomodações são rodeadas por uma belíssima lagoa navegável que as conecta tanto à orla da praia, quanto ao Eco-Resort de luxo e ao Aquiraz Riviera Golfe Course, o primeiro e único campo de golfe do Nordeste. 
Dedicado ao lazer, o projeto garante aos hóspedes uma estrutura completa com dois restaurantes, bar de praia, bar molhado, room service 24h, fitness center, jacuzzi exterior, campos de tênis, e kids club com monitores, além de um serviço de shuttle diário até Fortaleza.  
Para o período, o Dom Pedro Laguna Beach Resort & Golf -  eleito o melhor resort de praia da América da América Latina em 2017 – preparou pacotes especiais com diárias a partir de R$ 600,00 + 10%, com permanência mínima de 03 (três) dias para duas pessoas e duas crianças (até 12 anos). As ofertas contam com acomodações de luxo e regime meia pensão – café da manhã, chá da tarde (cortesia) e jantar. Reservas: (85) 3388 3005 ou no e-mail: reservas@dompedrolaguna.com. 
CADASTUR, CUIDADO - A Operação Verão Legal em Palmas (TO) terminou na sexta-feira (16) batendo uma meta importante: 100% dos meios de hospedagem irregulares foram visitados e notificados pelos fiscais do Ministério do Turismo.  Ao todo, 28 meios de hospedagem foram vistoriados para verificar a existência do Cadastur, como determina a Lei do Turismo, sendo que 25 foram notificados e três encontravam-se regulares. A capital foi a sexta a ser visitada pela ação do MTur que, até abril, será realizada em todas as capitais do país.
Os empreendimentos visitados terão um prazo de até 30 dias para a regularização dos estabelecimentos. Caso não ocorra, o prestador será autuado e poderá ser penalizado com uma multa que pode chegar a R$ 854 mil. No Tocantins, 59 meios de hospedagem estão inscritos no cadastro, sendo 29 na capital Palmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário