Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de março de 2018

CALEIDOSCÓPIO 16/03/2018

GENTILÂNDIA – Entre l950 e 1970,  morei por  quase vinte anos na rua Padre Francisco Pinto, na Gentilândia. Era e é uma rua muito movimentada, pois esbarra nos muros do Estádio Presidente Vargas, no cruzamento com a Marechal Deodoro. Que tempo gostoso. Todo mundo era amigo, cordial, desavenças mais graves, não havia. Por habito, a “turma” se encontrava sempre que podia no bar do Beto ou na mercearia do Chagas para jogar conversa fora, ou comer um delicioso “cai duro” , panelada e, claro, tomar umas  e outras cachacinhas ou cervejotas. Os dias sempre corriam tranquilos e os “bate-papos” eram sobre futebol ou conversas amenas. Os doutores da área - médicos e advogados, professores -   alguns ocupando cargos relevantes na esfera pública, estavam nos “'papos” em pé de igualdade com os demais amigos -  comerciários, funcionários públicos e até biscateiros. Fraternidade sem ônus, gostosa.  A rapaziada do bairro divertia-se, pela manhã ou à tarde, nos rachas, nos largos ainda sem construção. Os tempos correram soltos, no meu tempo de Gentilândia, e nada quebrava a rotina, mesmo depois da construção de um prédio para residência de universitários vindos do interior, entre as ruas João Gentil e Valderi Uchoa, no local em que antes funcionara o Serviço de Psicultura do DNOCS. Mesmo depois que de lá saí, a “minha paróquia”, como chamava, viveu por mais uns trinta anos  momentos de tranquilidade. Mas, como pude constatar, talvez por volta de 2005,  aos poucos a minha Gentilândia foi perdendo o seu charme de bairro pacato. No lugar do campo para as “peladas”, construíram uma pracinha com o fito de proporcionar instantes de lazer aos habitantes da área. Contudo, aos poucos, o que deveria ser um ponto de encontro e caminhadas foi se degradando, passando a ser local de compra e venda maconha e outras drogas e encontros não recomendáveis. Deu no que deu na semana passada. A chacina foi o ápice do que já vinha ocorrendo na pracinha e ruas adjacentes. Meu Deus, como este mundo de agora está um inferno! Não tenho esperanças de que os governantes, diante da insegurança e morticínios que vêm ocorrendo por toda a cidade, no Brasil inteiro, a curto prazo tenham uma fórmula mágica para dar fim a tanta coism ruim. Resta-nos aguardar que forças superiores inspirem a juventude de hoje para que sejam os homens sérios e honestes de amanhã na condução deste país tão pródigo e de natureza tão dadivosa. O milagre não me atingirá, mas alcançaria os meus netos e bisnetos, os netos e bisnetos de muitos como eu, um “pé na cova”. 
SETUR NA ITB BERLIM -Mesmo diante da propagada altamente negativa e danosa que a violência, as gangues e o crime nos estão impondo,  a Setur/Ceará não arrefece o esforço de continuar promovendo o turismo do Estado. Na semana passada, o secretário Arialdo Pinho participou da ITB Berlim, na Alemanha, mostrando e promovendo as nossos destinosm mais atraentes. Considerada a maior feira de turismo da Europa, o evento contou com 10 mil expositores e 110 mil visitantes,  reunindo  os principais destinos e setores de turismo do mundo, distribuídos em 26 pavilhões da Messe Berlin.
Para ter mais visibilidade com o público alemão, a Setur apostou mais uma vez em estande próprio, destacando os principais atrativos do Ceará. Hoje, a Alemanha é um dos principais mercados emissores de turistas estrangeiros para o Ceará, ocupando o quinto lugar no ranking. Fortaleza conta com um voo direto para Frankfurt operado pela Condor, que irá acrescentar mais uma frequência a partir de junho deste ano.
PROCISSÃO DO SENHOR DOS PASSOS -Houve tempo em que a Procissão dos Passos era um dos mais venerados e concorridos atos do período pascal, em Fortaleza.  A participação de milhares de fiéis participando do cortejo solene, uma semana antes da Procissão do Senhor Morto, era o momento em que a população, quase totalmente católica, preparava-se com fervor para a Semana Santa. O cortejo saía da Igreja da Sé e percorria longo itinerário pelas ruas, um espetáculo fervoroso.  Era a preparação para os atos da vivência da Paixão e Morte de Jesus. Tempos “ingênuos” em que Fortaleza vivia momentos de sossego, com ricos e pobres vivendo instantes que não se apercebia ser de felicidades, de mais solidariedade, de violência quase zero. O fato vem-nos à memória ao ler na Coluna XX, da colega catarinense Nelci Seibel, que no dia11 ocorreria a Procissão do Senhor dos Passos, ato que mobilizaria milhares de fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis. Comenta a colega que “o cortejo já figura entre os maiores eventos de fé do Brasil, ficando somente atrás do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e das homenagens ao Padre Cicero, em Juazeiro do Norte”. E prossegue “Esculpida em madeira pelo baiano Francisco Chagas, a imagem de Nosso Senhor Jesus dos Passos estava originalmente destinada a uma igreja da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul (RS). Em 1764, o barco que a trazia fez escala para abastecimento na antiga Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis). Após três tentativas frustradas em seguir viagem ao Rio Grande, devido às fortes tempestades, a tripulação tomou como sinal divino de que a imagem deveria permanecer na cidade, onde já havia recebido visitas nos dias que permaneceu no porto. Dois anos depois, em 1766 foi realizada a primeira Procissão”. Por fim, acrescenta:Tradição entre os católicos catarinenses desde 1766, a Procissão do Senhor dos Passos celebra em 2018 sua 252ª edição. Realizada anualmente, 15 dias antes da Páscoa, a procissão mobiliza milhares de fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis”. Pois é, em Santa Catarina, não obstante a degradação da fé, assediada pelos “moderninhos”, o povo através dos séculos continua firme na sua tradição. 
A  AVIANCA BRASIL E O CHOCOFEST -  Como incentivo à participação da comunidade de Nova Petrópolis durante  o Chocofest na Magia da Páscoa, a Avianca Brasil promoverá  premiação com bilhetes aéreos para a fachada mais bonita decorada e para a vitrine mais bonita e criativa.  Também sorteará um bilhete para os participantes da Osterbaum, ação onde a comunidade enfeita galhos secos das árvores com ovos coloridos. Serão sorteados três bilhetes aéreos com direito a acompanhante. 
A parceria foi firmada durante encontro entre os diretores do Chocofest, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, com o vice-presidente de Marketing e Vendas da cia aérea, Tarcísio Gargioni, no último fim de semana.
A Avianca  Brasil assina o Chocofest na Magia da Páscoa como patrocinador. A empresa se junta ao Banrisul, Florybal e Sicredi Pioneira. 
LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO - O decreto que regulamenta a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) da Pessoa com Deficiência divide os estabelecimentos em três propostas – (1) os já existentes, construídos até 29 de junho de 2004, antes da publicação das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); (2) os já existentes, construídos entre 30 de junho de 2004 e 2 de janeiro de 2018; (3) e os novos estabelecimentos, construídos a partir deste ano.
Para o primeiro grupo, o decreto prevê que os estabelecimentos devem atender, em no máximo quatro anos, o percentual mínimo de dez por cento de dormitórios acessíveis, sendo 5% com as características construtivas, com obras estruturantes para atender as normas técnicas de acessibilidade da ABNT; e outros 5% com ajudas técnicas e os recursos de acessibilidade, como a instalação de barras de apoio no box do chuveiro e campainhas sonoras e ajuste da altura da ducha do chuveiro. Para o grupo (2), a regra estabelecida é a mesma.
De acordo com o texto, os novos estabelecimentos, construídos ou com projetos protocolados a partir de 3 de janeiro de 2018, deverão dispor de 5% dos dormitórios construídos seguindo todas as regras da ABNT e os demais 95% devem dispor de recursos de acessibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário