Igreja Matriz de São José de Ribamar |
Para comemorar os 220 anos de emancipação do Estado, a Secretaria da Cultura do Estado e a Prefeitura Municipal de Aquiraz realizaram, ontem, 17, o evento que celebra o Dia do Ceará. A programação especial comemorativa foi realizada no município de Aquiraz, primeira capital do Estado, com abertura oficial às 16h, com uma visitação pelo Museu Sacro São José de Ribamar (Praça Cônego Eduardo Araripe, 22), equipamento da Secult.
A presença da Mestra da Cultura Cacique Pequena e a apresentação Banda de Música Municipal de Chorozinho, da Orquestra de Sopros de Pindoretama, do Coco do Iguape e da Escola de Música Banda Virgílio Coelho foram outros destaques da programação.
A programação festiva, com a presença do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, autoridades e a mestra da cultura Cacique Pequena, contou com a exposição permanente “A história do Ceará na Arte Sacra” e exposição temporária “Asa de Anjo”, com acervo da coleção Ronald Assunção. Houve apresentação das Bandas de Música de Pindoretama e Chorozinho. Pela noite, às 18h30, e a 7° Novena de São Sebastião. Logo após, a Missa da Festa do Co-Padroeiro São Sebastião.
O DIA DO CEARÁ - O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.
Nenhum comentário:
Postar um comentário