Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

SEMPRE PRIORIZAR O TURISMO NO CEARÁ

Afirmam autoridades do Turismo do Estado do Ceará, englobando os Secretários do Turismo do Estado (Setur) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza (Setfor), Arialdo Pinho e Alexandre Pereira, que se vive um momento espetacular, no tocante ao desenvolvimento sustentável das atividades desse segmento socioeconômico e cultural, considerando-se a posição que o Ceará e sua capital ocupam, atualmente, no “ranking” dos Estados nordestinos, perdendo, apenas, para Bahia e sua capital Salvador.
 Esse “status” foi alcançado, graças ao indispensável apoio e ajuda financeira do ex-governador Cid Gomes e do atual Camilo Santana e do prefeito Roberto Cláudio, afora investimentos do empresariado do ramo, com inovações, praticando uma gestão moderna e eficiente, em seus negócios, com o treinamento de seus empregados, para o exercício produtivo – digamos – das mais de 60 atividades, que impactam o turismo cearense. Isso, nos três setores da economia: agropecuário (setor primário); industrial (setor secundário) e serviços (setor terciário).  Avante, pois, governantes estaduais, municipais e gestores e empregados da iniciativa privada.
Mas, persistindo, no otimismo, de que tudo vai bem, não se deve ficar acomodado com o sucesso de hoje, pois este não assegura o de amanhã. Empolgar-se, pelos êxitos do que foi pensado, planejado e executado é normal. Agora, condenável é não avançar naquilo que pode atrair mais turistas, mais indústrias, sobretudo as de grande porte, que gerem muitos empregos diretos, indiretos e muita renda líquida, para fortalecer a combalida economia cearense. Afinal, o Ceará continua um Estado pobre, por mais que tenha avançado, em termos do aumento de seu PIB (Produto Interno Bruto), se comparado ao de outros Estados do Nordeste. 
Bem! Quem trabalha, no turismo cearense, tem convicção de que houve progressos, em relação aos anos anteriores. Sabe a razão? Evidente que devido à constante divulgação do potencial turístico, Estado com belas praias, Sol o ano inteiro, eventos de negócios, religiosos e culturais, à elogiável hospitalidade da população, à melhoria na infraestrutura física de suporte ao turismo, à maior captação de eventos, aos convênios com a Air France/KLM/Gol (Hub) e Latam, que possibilitaram o crescente número de voos a Fortaleza e a Jericoacoara, atraindo mais visitantes estrangeiros e nacionais. Com certeza, são importantes ações, que visam colocar o Turismo do Ceará, na prateleira, Brasil afora, e ocupar um lugar de destaque no “ranking” do Turismo Nordestino e Brasileiro.
Ante o exposto, que continuemos com o positivismo do nosso turismo, visto os números indicarem que o presente momento é de elevação do número de visitantes, provenientes de vários Estados do Brasil, da Europa, da América do Sul e da América do Norte, a exemplo de Portugal, França, Itália, Estados Unidos, Argentina, Alemanha e Espanha, fortes emissores de turistas.  Por último, uma recomendação aos gestores públicos, da iniciativa privada e empregados: a vaca poderá ir “para o brejo”, caso desistam de priorizar o Turismo em 2020 e em anos vindouros.  Obrigado pela leitura e ótimo fim de semana, leitor-amigo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário