Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

CETUR: TIRAMOS O CHAPÉU POR SUA ATUAÇÃO

Antonio Jose de Oliveira
Pres Abrajet CE
No artigo desta semana, por questão de justiça, elogiamos uma organização, que muito vem realizando de profícuo em prol do turismo cearense. Trata-se do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da Fecomércio, cuja presidente é a empresária de eventos, a competente e atuante Circe Jane Teles, assessorada pelo capacitado, em assuntos turísticos, Marcos Pompeu, ex-secretário estadual do Turismo (Setur). A Fecomércio, presidida por Luiz Gastão Bittcourt, foi representada por Maurício Filizola, vice-presidente.
A prova da afirmação, supracitada, constatamos, quando da última reunião do Cetur, na sede da Fecomércio, na Rua Pereira Filgueira, 545, por sinal, um luxuoso prédio. Presentes à reunião representantes de organizações públicas e privadas, melhor dizendo, do trade turístico cearense.
Na oportunidade, foram apresentados e discutidos temas de relevância do turismo, alguns causando preocupação aos profissionais do ramo, como: atuação da Airbnb, criticada pelo presidente do SindHotéis-Ceará e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Manoel Cardoso Linhares, afora a crítica do diretor do Marina Park Hotel, Eliseu Barros, pois esta empresa virtual está contribuindo para o fechamento de hotéis, no Brasil, e – o pior – sem estar regulamentada.
Mas, os hoteleiros estão insatisfeitos, também, com a exigência de apartamentos, adaptados para deficientes físicos, como cadeirantes, com percentual de 10% do total de apartamentos do hotel, norma estabelecida pelo Ministério do Turismo, com uma verba vergonhosa de 40 milhões de reais, para promover o turismo, no Brasil e no Exterior, orçamento apontado pelo deputado federal Domingos Neto, da Comissão de Turismo da Câmara Federal.
Bem! Foi discutido, ainda, o problema da cobrança, com cifras exorbitantes, por parte do ECAD, citando Eliseu Barros não haver coerência, pois, no ano passado, pagou R$ 100.000, 00 ao ECAD e, neste ano, foi-lhe cobrado a quantia de R$ 300.000,00.  A reforma trabalhista mereceu comentários do deputado federal Raimundo Gomes de Matos, da Comissão de Turismo da Câmara Federal, com a assertiva de que o Poder Legislativo vem apoiando os anseios do povo e que projetos de interesse do Ceará somente serão postos em prática com a aprovação das reformas trabalhistas.
No decorrer da produtiva reunião, foram discutidos assuntos, como: trabalho de alguns guias de turismo, sem o devido registro, no órgão competente, e exercendo a profissão, de forma irregular. Nossa pessoa, como presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet-Ceará – expusemos as divergências de 14 seccionais, com a gestão da presidente da entidade nacional, Míriam Petrone, sediada em São Paulo, problema a ser resolvido, na próxima eleição, em 2018.  No final, os deputados, retrocitados, comprometeram-se a acompanhar, na Câmara Federal, tudo o que se relacionar aos interesses maiores do turismo cearense e nacional. Concluindo, reafirmamos: como presidente da Abrajet-Ceará, tiramos o chapéu para a administração do Cetur, sempre preocupada com o desenvolvimento sustentável e solidário do turismo no Estado do Ceará. Parabéns, gestores e membros do Cetur pela atuação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário