Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

CONFRARIA DE JORNALISTAS DE TURISMO INICIA ATIVIDADES

Antonio Jose de Oliveira
Pres. ABRAJET CE
No final desta semana, de 14 a 17 de setembro, presidente e diretores da Abrajet-Ceará receberão a visita de confrades, oriundos de vários Estados do Brasil, pertencentes à Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), para o 2º Encontro (o 1º foi em Salvador-BA) da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo (Conjortur), cujo principal objetivo é de promover constantes confraternizações, entre os profissionais de imprensa, que escrevem sobre assuntos turísticos. 
A filosofia de ação da recém-criada Confraria pauta-se, claro, por princípios éticos, porém, no decorrer das reuniões, prevalecerá a descontração, buscando-se maior integração de seus membros, sem a preocupação de discutir os problemas do Turismo de seus respectivos Estados e, sim, brindar a convivência amigável, fraternal, para renovar as energias, dispendidas, no dia a dia, quando das viagens, para cobrir, às vezes, em lugares distantes, o que se passa, no mundo turístico, mormente com a participação em eventos municipais, estaduais, nacionais e internacionais.
A razão de ser do 2º Encontro da Confraria, na capital do Ceará, respalda-se no fato de que os dirigentes da Abrajet-Ceará (José Carlos de Araújo, José Rangel e Antonio José de Oliveira, atual presidente da entidade, terem aderido à iniciativa do jornalista Carlos Casaes, quando de uma visita a esse profissional, residente em Salvador-BA,  solidarizando-se pelo falecimento de sua inesquecível esposa. Naquela ocasião, concordamos com a ideia do Casaes. Passados dois anos, da nossa visita, em sua residência, um grupo de oito companheiros das Abrajets, em junho último, compareceu a Salvador e foi instituída a Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo.
Em Fortaleza, preparou-se uma programação, mediante o apoio de dirigentes do trade turístico local, como os apoiadores: Secretaria de Turismo de Fortaleza – SetFor, Secretaria do Turismo de Aracati, Secretaria do Turismo de Camocim, Secretaria do Turismo de Jijoca de Jericoacoara e a Secretaria de Juazeiro do Norte-CE. Já as organizações parceiras são: o Fórum de Turismo do Ceará, nas pessoas do presidente Pedro Coelho e do vice Edgar Sá; ABBMAR; o Restaurante Beira-Mar Grill; a ABIH-CE; os Hotéis Costa do Mar, Fortaleza Mar, Marina Park, Praia Centro, Sonata de Iracema e Villa  Mayor; a Abrasel, a Boate Órbita, o Pirata Bar, a Almont; AEPF; as Barracas de Praia Marulho; Cbrasil; a empresa de receptivo Ernanitur, a FunTV, a Secretaria do Turismo de Aquiraz; o Beach Park, a Engenhoca, o Engenho São Luiz, as Rendeiras do Iguape, a Secretaria do Turismo e Cultura de Caucaia, o Jacaré do Repente e Adauto Filho, além da Banda de artistas de renome. Cite-se, ainda, a Cooperativa Administrativa do Mercado Central de Fortaleza, por intermédio do seu vice-presidente Jocildo, que mostrará aos confrades supracitado Mercado Público, um dos pontos turísticos mais visitados de Fortaleza.
Como se trata de uma confraternização de jornalistas de turismo, evidente, que visitarão alguns pontos turísticos e conhecerão algumas realizações da Prefeitura de Fortaleza em prol do desenvolvimento sustentável da capital, mediante a construção de viadutos, túneis, recuperação de praças públicas, restauração de monumentos históricos, reforma de prédios públicos, mercado central, mercado do peixe, centrais de compras de artesanato, no centro da cidade, melhoria da infraestrutura e requalificação da Avenida Beira-Mar, Praia de Iracema, dentre outras benfeitorias.
Bem! Com a presença dos membros da Confraria de Jornalistas de Turismo, em Fortaleza, espera-se o crescimento com a adesão de mais confrades, afora o fortalecimento dessa – digamos – entidade, que tem a missão de congregar, objetivando maior integração de jornalistas de turismo de todo o Brasil, associados das Abrajets, sempre em clima de harmonia, descontração, respeito mútuo e comemorando momentos de satisfação, de conquistas, de realizações pessoais e profissionais, dividindo-as com os amigos e colegas de profissão de diversos Estados da Federação. Por último, desejamos a todos UMA FELIZ ESTADA EM FORTALEZA. SINTAM-SE COMO SE ESTIVESSEM NA TERRA DE VOCÊS. SEJAM BEM-VINDOS!

Um comentário: