Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

CALEIDOSCÓPIO 30/11/2018

O PORTO DE FORTALEZA E A TEMPORADA DE CRUZEIROS - Todo final do ano e até março do ano seguinte o turismo brasileiro recebe grande reforço com as temporadas de cruzeiros marítimos. Navios de grande e médio portes singram o nosso oceano e também estão pela Amazônia, fazendo a alegria das cidades, principalmente dos comerciantes de artesanatos, restaurantes e outros seguimento do turismo. Este ano, já estamos vivendo fase tão auspiciosa em vários estados, como o Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife. com portos bem estruturados, comandando a auspiciosa fase. Fortaleza, apenas por tabela, se beneficia das temporadas de cruzeiros. Os navios vêm da Europa e da América do Norte e passam ao largo da cidade, principalmente pelo fato de o nosso porto, com calado de cerca de 10 metros de profundidade, não oferecer condições par receber os transatlânticos. Um fio de esperança para resolver o assunto foi dado quando, abrangendo também o porto tradicional, as autoridades portuárias do País autorizaram a dragagem do porto e a construção de moderno terminal de passageiros, ao lado do que tradicionalmente existe. Tudo para receber os turistas na Copa do Mundo de 2014. Sabe como é, né? O Terminal ficou pronto, moderno e bonito. Mas deu “chabu” quanto às obras de dragagem do berço de múltiplo uso, o qual deveria atingir os 13 metros de profundidade. Esquecida a Copa, as obras para deixar o terminal marítimo capaz de receber navios de maior porte, aos trancos e barrancos, foi anunciada como terminada, em 24 de setembro recente. Para ficar tudo OK, faltava apenas ser checado e aprovado pelo Centro de Hidrografia da Marinha. Confessamos não saber se, passados já dois meses, o referido órgão deu seu veredito. A penas temos conhecimento que, nesta temporada de cruzeiros 2018/2019, por algumas horas sete navios de cruzeiros estarão no Mucuripe.  É muito pouco para uma cidade turística como a nossa. Aguardemos, pois, uma solução breve para assunto de tanta importância para a economia do Município e do próprio Estado Ou será que que teremos outra a novela igual a da transposição das águas do Rio São Francisco?
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONAPREV - O Instituto de Previdência do Município de Fortaleza sedia desde ontem e com o término previsto para hoje, 30, a 64ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), no qual o IPM tem assento. O encontro é realizado no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro,  com a participação de mais de 100 participantes.
O evento conta com representantes de todas as regiões do País, além de integrantes dos conselhos de administração e fiscal do IPM e de outros representantes da Prefeitura de Fortaleza, como Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Secretaria das Finanças (Sefin) e IPM.
PROJETO PRAIA ACESSÍVEL -Durante a alta estação, para atender a maior demanda turística e as férias escolares, a Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Governo do Estado, vai ampliar, durante dezembro e janeiro próximos.  os dias de funcionamento do Projeto Praia Acessível, na Praia de Iracema. Será, diariamente, de 9 horas às 13 horas, exceto nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, quando não haverá atendimento.
Cerca de 15 profissionais da Prefeitura de Fortaleza, entre técnicos da Setfor, enfermeiros e fisioterapeutas da Secretaria Municipal de Saúde e guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza, prestam atendimentos aos usuários do Praia Acessível, além do apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.
PERMANÊNCIA DO MINISTÉRIO - Os participantes da 30ª Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) entregaram) ao ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, a Carta de Brasília. No documento, representantes de 11 Unidades da Federação solicitam a publicação de uma nova portaria que estabelece os critérios para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro no próximo ano.
Na carta, os representantes de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Maranhão, Paraná, Rondônia, Paraíba e Espírito Santo, signatários do documento, elogiaram o trabalho do ministro frente ao MTur e reforçaram a importância da manutenção da Pasta para a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário