Desde dezembro de 2018, Salvador conta com um novo hotel de luxo, o FASANO, último empreendimento hoteleiro do Grupo. Reconhecido internacionalmente como sinônimo de qualidade, inaugurou um novo conceito de luxo em hospitalidade na Bahia. Sétimo empreendimento, primeiro instalado em um prédio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), como Bem Cultural da Bahia. É o suntuoso edifício que abrigou por 45 anos a primeira sede do jornal “A Tarde”, na festejada Praça Castro Alves, Centro Histórico da cidade.
O lobby, na entrada, manteve, em restauro, o revestimento original das paredes e do piso, em mármore Carrara e granito Verde, da Art Déco. Os dois lustres de prata da Bahia foram adaptados à ambientação. No interior, conservou os elementos que mantêm viva a história do edifício, com madeiras escuras que remetem ao Jacarandá, natural da Bahia.
São 11 andares em que se encontram os 70 quartos (Apartamento Superior, Luxo e Luxo Mar, Suíte, Suíte Junior e Suíte Luxo), além do Restaurante Fasano com dois ambientes, e adega climatizada, “rooftop” com área de lazer e business em 3 salas.
O piso de taco e os painéis de jacarandá originais, além dos adornos de gesso restaurados, foram conservados. Como também as janelas superiores das portas, transformadas em luminárias. O tratamento acústico aplicado nas janelas e portas foi outro detalhe destinado ao conforto dos hóspedes.
Uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos pode ser descortinada do “rooftop”, sendo que a cobertura conta com deck em madeira, piscina revestida pelo granito Azul Bahia, bar, Fitness Center e o Weilness SPA. Este constitui uma atração à parte com rituais que revitalizam o corpo e a mente para assegurar o total bem estar do usuário. São 3 salas de massagem e sauna úmida, num espaço assinado pela massoterapeuta e terapeuta holística Fabrícia Nogueira.
O hotel nasceu da harmonização entre o estilo sofisticado com a atmosfera descontraída de Salvador. Porque o edifício é um legítimo representante do estilo Art Decó da antiga sede do jornal A Tarde. Porque foram incorporados caracteres originais da construção da década de 1930. Com realce para as peças antigas originais da região em madeiras escuras em jacarandá da Bahia.
Um pormenor muito importante é que o Fasano valoriza a importância e a particularidade do centro de Salvador, numa contribuição para a sua revitalização que vem sendo proporcionada através de obras de requalificação promovidas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura e Turismo. O objetivo do empreendimento, portanto, é estimular a retomada do potencial econômico, histórico e cultural da área.
Até porque o local foi escolhido exatamente pela sua riqueza cultural. Uma vez que o prédio é uma construção emblemática dos anos 30, na Praça Castro Alves, que não é outra coisa que não um dos símbolos mais populares da capital baiana.
A Prima Empreendimentos, um grupo nacional com 13 anos de atuação no mercado turístico e imobiliário da Bahia, tendo sede em Salvador, é a responsável pela implementação do hotel. A empresa orgulha-se de ter construído e instalado a primeira unidade hoteleira do Grupo Fasano no Nordeste.
O hotel alimenta o propósito de receber tanto os soteropolitanos quanto os turistas do Brasil e do mundo para desfrutar da magnífica culinária do Restaurante Fasano. A experiência alocada a essa unidade proporciona o legado da culinária de origem italiana, com a assinatura do “restauranteur” Rogério Fasano. Um detalhe é que o seu cardápio é proporcionado em dois idiomas (o português e o inglês), similar ao da unidade de São Paulo, o Hotel Fasano São Paulo, onde se pode encontrar variedades de antepastos, massas, carnes, risotos e peixes.
Nele, estão alguns dos carros-chefes da clássica culinária italiana, como a “Costeletta Alla Milanese”, o “Filetto di Manzoalla Rossini”, o “Ossobuco de Vitela com Vinho Branco e Ervas” e o “Spaghetti Alla Carbonara. É uma cozinha que porta o DNA da marca Fasano, voltada para os clássicos italianos em que o menu também conta com pratos baianos, locais, assinados por Tereza Paim.
O restaurante está instalado em cerca de 250m², dividido em dois ambientes, com bar central e pé direito de 4,7m. Sua estética é original de 1930, que foi preservada, destacando-se o restauro do teto. As paredes são revestidas de palha de bananeira, enquanto no bar as antigas peças de fabricação de açúcar foram transformadas em lustres proeminentes, com tampo feito em latão com banho de níquel.
Observa-se no restaurante que um dos diferenciais é a sua Adega Climatizada, que tem acesso permitido por meio de uma escada metálica, em formato de caracol, original da construção. Além disto, o espaço também funciona para sediar eventos privados, contando com uma capacidade para 06 pessoas, enquanto a carta de vinho apresenta grande variedade de rótulos.
A Prima Empreendimentos é empresa brasileira que tem extensão na Espanha, fundada em 2005, com 15 anos, portanto, destinados ao mercado turístico e imobiliário. Além do hotel, já entregou o residencial de alto luxo Horto Barcelona, no Horto Florestal, bem assim o Residencial Torre de Barcelona, no Corredor da Vitória. Está em construção o primeiro complexo turístico e imobiliário em Baixio, no município de Esplanada, o Ponta de Inhambupe, sendo seu próximo lançamento o empreendimento Mamucabo, também no Baixio (Linha Verde, no Litoral Norte). É um espaço composto por um hotel de alto luxo operado também pela bandeira Fasano, como ainda casas, estas denominadas de Vilas Fasano, além de um loteamento.
Ao lado disto, possui um projeto de longo prazo para o destino Baixio, imaginando um modelo de desenvolvimento sustentável, transformando-o em um destino reconhecido internacionalmente, mas sem abandonar as suas características de uma vila de pescadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário