COMEÇO DE ANO PERTURBADOR – Infelizmente, não era este o início de ano que nós, cearenses, estávamos esperando. Na última mensagem deste Caleidoscópio celebramos a felicidade que dezembro trazia, cheio de festas, confraternizações e a esperança de um 2019 repleto de êxitos nas relações interpessoais, nas finanças do Brasil e do Estado, no comércio, na indústria, nas comunicações, enfim a continuação de ano tão alvissareiro. O turismo de Ceará deu um salto de qualidade muito grande e a nossa mensagem foi de que neste ano novo tudo continuasse navegando em oceano pacífico e alvissareiro. Infelizmente, constrangido os cearenses temos a lamentar que os primeiros dias deste janeiro são de medo e horror não só em Fortaleza mas em várias cidades importantes do Estado. Enfrentando as declarações do novo chefe do sistema penitenciário, segundo as quais iria “endurecer” e fazer cumprir rigorosamente a lei em relação aos presídios, os marginais presos e que comandam as várias facções do crime, mostram sua força e desencadeiam e ainda continuam até o meio desta semana uma verdadeira onda de terror, com assaltos e incêndios a delegacias, prédios públicos, viadutos, postos de gasolina, ônibus e outros estabelecimentos. A “inteligência” das facções criminosas foi audaciosa e surpreendeu a “inteligência” das forças do Estado. Como “maquis” do mal, agem contando não apenas com perigosos marginais conhecidos, mas com pessoas vulneráveis das favelas e guetos, de viciados em drogas e coitados que vivem à margem da sociedade. Planejamento invejável o dos chefões das facções do crime, encarcerados. Surpreendido com a audácia dos líderes do crime recolhidos nos vários estabelecimentos prisionais da capital e do interior, o Governo ficou atônito diante do caos que se abate sobre os cearenses. Felizmente, diante da surpresa inicial, teve o bom senso de agir resoluto e encaminhar soluções para que a “guerra” fosse abortada. Traçou estratégias com o policiamento do Estado e procurou ajuda das forças federais e das polícias de vários estados nordestinos. Aos poucos, a normalidade está voltando, com a ação policial nos meios de transportes e locais vários das cidades atingidas pelos ataques dos fora da lei. Mas ainda não acabou. É necessário muito tempo para sanar de todo os incalculáveis prejuízos, maiores até em comparação com os causados pela greve dos caminhoneiros, no primeiro semestre do ano passado. Todos pagaremos a alta conta. Mas, certamente, o turismo do Ceará, que vinha em ascensão, diante dos ocorridos de agora, terá impacto negativo, pelo menos neste primeiro semestre. Como todas as atividades econômicas e sociais, está duramente atingido. Que fazer? É esperar que os órgãos de inteligência da polícia estadual fiquem permanentemente atentos e, mais uma vez, não se deixem superar pela praticidade da “inteligência” das facções dos mandantes do crime.
FESTURIS - MAIS TEMPO PARA NEGÓCIOS - O FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, que este ano será entre 07 e 10 de novembro, terá com uma novidade. O horário da Feira de Negócios será alterado, atendendo ao apelo dos participantes e buscando proporcionar maior geração de acertos e tempo para as áreas de conteúdo. Este ano, conforme os diretores do grande evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, começará às 13h nos dois dias. Até 2018, o evento iniciava às 14 horas, no Serra Park.
A mudança permitirá que os participantes tenham uma hora a mais em cada dia para aumentar o networking, participar das salas de conteúdo, além de potencializar seus negócios. Essa é uma das novidades do evento que chega a sua 31ª edição, sendo considerada pelo trade a mais efetiva plataforma de negócios turísticos da América do Sul.
MARIA FUMAÇA DE MINAS - As férias escolares e a 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes são estímulos já tradicionais para que São João Del Rei e Tiradentes recebam mais turistas nesta época do ano. A Maria Fumaça conta com programação especial para atender esse fluxo. O trem proporciona um passeio imperdível para quem deseja aproveitar a estadia pelas duas cidades e viajar pela história e cultura de Minas Gerais.
A Maria Fumaça que faz o trajeto entre as cidades do Campo das Vertentes é uma das poucas locomotivas a vapor no mundo que ainda rodam em bitola de 76 cm. No passeio de 12 quilômetros, a composição, com capacidade para transportar até 250 passageiros, passa pela antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). Cada percurso dura cerca de 45 minutos.
A rota foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II, cruzando rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século XIX. No trajeto é possível avistar belas paisagens, como o Rio das Mortes e a Serra de São José, área de preservação ambiental também conhecida como Serra de Tiradentes.
A estação de São João Del-Rei é uma atração à parte. No prédio, também construído no século XIX, funciona o Museu Ferroviário inaugurado em 1981, ano do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas.
NOVO SECRETÁRIO DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO - O deputado estadual Rodrigo Novaes assumiu o comando da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco na quinta-feira (3) do corrente mês. A apresentação oficial do novo secretário aconteceu no teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, e contou com a participação de autoridades políticas, dos servidores e funcionários.
Em seu primeiro discurso oficial, Rodrigo Novaes comprometeu-se em dar continuidade aos projetos desenvolvidos pela pasta ao longo da primeira gestão do governo Paulo Câmara e também de desenvolver uma gestão voltada para a interiorização do turismo.
Rodrigo Novaes, 38 anos, é formado pela Universidade Católica de Pernambuco em Direito. Está no terceiro mandato de deputado estadual, e é vice-presidente estadual do PSD.
AIRBUS BATE RECORDE - Airbus SE (Símbolo na Bolsa de Valores: AIR) entregou 800 aeronaves comerciais para 93 clientes em 2018, atingindo seu objetivo anual de entregas e estabelecendo um novo recorde para a empresa. As entregas foram 11% mais altas do que o recorde anterior de 718 unidades, conquistado em 2017. Pelo 16º ano consecutivo, a Airbus aumentou o número de entregas de aeronaves comerciais em comparação com o ano anterior.
No total, as entregas de aeronaves comerciais em 2018 incluem 20 unidades do A220); 626 aeronaves da Família A320; 49 unidades do A330 (em comparação com 67 em 2017), incluindo os três primeiros A330neo em 2018; 93 unidades do A350 XWB; 12 unidades do A380.
Em termos de vendas, a Airbus conquistou 747 pedidos líquidos ao longo de 2018, em comparação com 1.109 pedidos líquidos em 2017. No final de 2018, o total acumulado de aeronaves comerciais da Airbus atingiu um novo recorde no setor, com 7.577 aeronaves, incluindo 480 A220, frente a 7.265 no final de 2017.
Ruth Avelino |
PBTUR COM NOVA DIREÇÃO - A jornalista Ruth Avelino teve o nome confirmado para seguir à frente da presidência da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), na gestão do governador eleito João Azevedo (2019-2022). O anúncio ocorreu na manhã desta sexta-feira (28) durante 'live' feita pelo governador eleito nas redes sociais. Ruth Avelino está à frente da PBTur desde o ano de 2011 e destacou-se pela massificação do 'Destino Paraíba' junto as principais regiões emissoras de turistas brasileiros e também na América do Sul. Ruth agradeceu ao governador eleito João Azevedo a confiança e destacou a parceria com o trade como uma das principais razões para o sucesso das ações da PBTur nesses últimos oito anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário