Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

ARIADO PINHO: RECONDUÇÃO ACERTADA PARA O TURISMO DO CEARÁ

Nosso primeiro artigo, neste veículo de comunicação, ou seja, Rota do Sol Turismo, editado pelo amigo e confrade abrajetiano, José Carlos de Araújo, versa a respeito da permanência do Arquiteto e secretário do Turismo do Ceará, o competente e profissional de visão, Arialdo Pinho, numa excelente escolha do governador Camilo Santana para supracitada pasta.
Na primeira gestão do Governo Camilo Santana, sobretudo em 2018, impulsionou as atividades desse segmento econômico, mediante realizações de impacto, como a parceria com a Air France/KLM/ Gol, tornando realidade a instalação de um Hub no aeroporto internacional Pinto Martins, o que ajudou a aumentar o número de visitantes nacionais e internacionais à cidade de Fortaleza, Jericoacoara e a outros atrativos turísticos no litoral, serra e sertões do Ceará.
Destacamos, ainda, em sua gestão, a ampliação e modernização  do aeroporto Pinto Martins, a cargo da empresa alemã Fraport, que o tornará, após a conclusão das obras,  um dos maiores e mais funcionais aeroportos do Brasil. Citemos, também, a participação da Setur, nos principais eventos turísticos nacionais e estrangeiros, contribuindo para a divulgação do potencial turístico cearense por esse mundo afora. 
O titular da Setur tem cacife, para solicitar ao governador Camilo Santana as verbas necessárias, com vistas a elevar o turismo cearense (divulgação e infraestrutura de suporte ao turismo) a um patamar superior ao atual, no decorrer de sua administração, por mais quatro anos. Na opinião do secretário Maia Júnior, agora na Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), o secretário Arialdo Pinho é uma das cabeças pensantes do Ceará, não se restringindo, apenas,  ao desenvolvimento sustentável do turismo cearense e, sim, a outras ações produtivas nos demais setores da economia. 
Bem! Arialdo Pinho é um tanto fechado, dando a impressão de ser durão, antipático, não gostar de dialogar, porém, quem o conhece, de perto, julga ser, apenas, um disfarce, para evitar o puxa-saquismo de pessoas inconvenientes, que podem tomar seu tempo e, em outras palavras, somente pensam pequeno, em termos de desenvolvimento sustentável  do Estado, não pondo em prática inovações nos setores primário ( Agropecuário), no secundário ( Industrial) e  no terciário ( Serviços). 
Em uma das reuniões da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos, da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), sob a presidência da eficiente empresária de eventos, Enid Câmara de Vasconcelos, foi sincero, quando afirmou ser necessário o Estado, as Prefeituras e o empresariado do ramo de turismo capacitar seus gestores e empregados (falar mais de um idioma), além da preocupação do Estado e das Prefeituras com o saneamento básico dos polos receptivos, no litoral, serras e sertões, visto turistas, mormente os de países desenvolvidos, não desejarem visitar atrativos, onde há inexistência desse tipo de serviço público, que podem provocar doenças indesejáveis aos nativos e aos visitantes. 
Reafirmamos que Arialdo Pinho, que conhece bem o turismo de muitos países, sabe onde as andorinhas dormem e o que os turistas desejam encontrar de belo, útil e agradável, quando resolvem visitar polos turísticos, influenciados ou não por campanhas publicitárias, pela propaganda boca a boca e por sua livre escolha.  É possível afirmar que sugestões suas ao governador Camilo, para aperfeiçoar as atividades turísticas, no Estado do Ceará, são acatadas, depois de analisadas pelo gestor maior do Estado. Em síntese, se continuou à frente da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) é pelo fato de ter mostrado serviços, que estão contribuindo para a geração de mais empregos, da divisão de renda, da captação de mais visitantes e da melhoria da infraestrutura de suporte ao turismo. 
Ao final do artigo, desejamos ao secretário Arialdo Pinho mais uma gestão profícua, em prol do turismo cearense, projetando suas belezas naturais, sua diversificada cultura, seu rico artesanato,  a qualidade de vida da população e outros benefícios diretos e indiretos, para fortalecerem a Economia estadual, afora tornar o Ceará uma referência nacional,  em se tratando da exploração planejada e racional do segmento turismo. Parabéns, Arialdo,  pela confiança do governador Camilo Santana, em sua pessoa, nomeando-o para, mais uma vez, dirigir os destinos da Setur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário