Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

VOLTA A UM PASSADO DE CONQUISTAS - A HORA E A VEZ DA PIONEIRA PRAIA DE CANOA QUEBRADA

Antes de que o Ceará despertasse de todo para ter o turismo como uma das molas-mestra da sua economia, segmento que eleva o prestígio do Estado internacionalmente, no Aracati as praias de Majorlândia e Canoa Quebrada, em distritos próximos, eram motivo das atenções, para passeios, diversão e bons banhos de mar. Na década de 1970/1980, porém,  um fato inusitado começou a chamar a atenção. Os chamados “hippies”, quase todos de países estrangeiros, na sua maneira inusitada de vida, aos poucos foram chegando e se fixando em Canoa Quebrada, abrindo espaço internacional para que a rústica praia do litoral aracatiense se tornasse um recanto atrativo. Pudera, o pessoal  de vida diferente para os padrões da época haviam achado um “paraiso” único, encantador, isolado, com uma longa praia extremada, por morros brancos, falésias intrigantes e um mar azul, calmo e generoso de peixes e mariscos. O fato despertou a atenção e vertiginosamente Canoa Quebrada passou a ser  “coqueluche” nacional e internacional. 
FASE BRILHANTE – A partir da chegada dos “hippies”, Canoa Quebrada tornou-se referênciano Brasil  e no exterior. Afinal quem não desejava passar momentos agradáveis em tal paraíso? Não eram mais somente a casa de pescadores que serviam de abrigo para  uma estada alegre e diferente. O distrito aracatiense começou a ser olhado com olhos de quem queria lazer, razão pela qual tornou-se a menina dos olhos de empreendedores desejosos de bons lucros. As pousadas se multiplicaram e surgiram hotéis de alta qualidade. Hoje são mais de 80, Como não poderia deixar de ser, se multiplicaram velozmente os bons restaurantes e serviços, todos oferecendo o que de melhor apresentavam o cardápio de peixes, lagostas e mariscos fresquinhos, bem como passeios de bugres pelos morros, lagoas e outros diversos atrativos
Se durante o dia eram idas e vindas pelas falésias, dunas, coqueirais e lagoas das redondezas, as noites quase emendavam com o dia. A Broadway, a rua principal de Canoa, era pequena para tanta festa, tanta alegria, tanto circular de gente. Os ritmos de Bib Marley e outros astros da época eram atração geral; os bares repletos, a feérica iluminação, tudo era novidade para os milhares que procuravam divertimento, Eram festivas noitadas de bons momentos. 
 Mas  tudo que é bom, se não houver adequado cuidado, pode perder o charme. Assim aconteceu com Canoa Quebrada. Os viciados em drogas começaram a tomar conta do lugar. Não havia tanta arruaça, porém a insegurança era latente.  O mau cheiro da maconha e outras drogas dominavam o ambiente. Resultado: as famílias e frequentadores outros aos poucos foram se. E o privilegiado  distrito dia a dia sofreu uma queda sensível em frequência. Os turistas em massa aos poucos “descobriram” outros lugares mais “saudáveis”, deixando de lado  a bonita praia aracatiense. Daí em diante  Canoa Quebrada deixou  de ser a  atração referência no Ceará. Daí em diante, não obstante continuar como um ótimo destino, bem estruturado, ter uma população acolhedora,  não mais teve o  brilho do passado. 
 A HORA E A VEZ - O atual momento é ímpar para Canoa Quebrada resgatar o prestígio que teve. A construção do Aeroporto de Aracati e a consequente autorização da ANAC para que operasse comercialmente abrem um leque para que Canoa volte novamente a despertar a atenção dos turistas nacionais e internacionais. Não apenas isto, mas a duplicação da CE 040, o suporte turístico que tem a sede do município, Aracati, os novos empreendimentos e a boa formação dos agentes que estão envolvidos no turismo local são fortes indicativos de que o privilegiado distrito voltará forte a ser procurado por turistas de todo o mundo.
Ressalte-se a posição geográfica privilegiada de Canoa Quebrada. Está a 11 quilômetros de Aracati; a 160 km e Fortaleza;  a 90km de Mossoró. A Azul, a partir de fevereiro chegante, estará com três voos semanais para Aracati, partindo do Recife, afora a conexão com vários estados.
Com as lições do passado, Canoa Quebrada certamente voltará ao brilho primeiro. E o turismo do Ceará oferecerá aos visitantes de todo o mundo  um destino de fama indiscutível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário