De portas abertas ao público a partir do sábado (05), a FIT América Latina reuniu em Buenos Aires, capital da Argentina, mais de 50 países até a última terça-feira. O objetivo foi promover o turismo e demonstrar o potencial econômico do setor no mundo.
Com estandes próprios de mais de dez destinos turísticos, o Brasil marcou presença na feira. A missão foi, além de mostrar o potencial e diversidade cultural, ampliar ainda mais o fluxo turístico com a Argentina, o principal emissor de visitantes estrangeiros ao país.
Em 2018, o Brasil recebeu 2,4 milhões de turistas argentinos que injetaram US$ 1,625 bilhão na economia brasileira. Presente na abertura da FIT, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressaltou a importância da participação brasileira no evento para promover ainda mais intercâmbio turístico entre Brasil e Argentina, e também com o Mercosul. “
Em um discurso emocionante e contundente, o secretário de Turismo da Argentina, Gustavo Santos, detalhou as principais ações e resultados do setor ao longo dos últimos anos no país. Os avanços em conectividade, abertura do mercado ao mundo, os fatores que levaram mais argentinos a viajar no próprio país e o desenvolvimento territorial foram apresentados ao público pelo secretário.
O secretário afirmou ainda que o turismo precisa estar sempre associado à preservação ambiental e que ainda falta conectividade entre os países. Ele ainda complementou que atualmente já é possível aliar segurança com facilitação de procedimentos, principalmente na imigração, tornando o processo mais ágil.
PROTAGONISTA - Os destinos turísticos brasileiros marcaram presença na feira. Com 200 metros quadrados, o estande do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) contou com a presença de 24 co-expositores (14 destinos e 10 empresas). Curitiba, Bento Gonçalves, Gramado, São Sebastião, Pantanal (MS), Brasília, Salvador, São Miguel das Missões (RS), Ilhabela (SP), João Pessoa, Manaus, São Paulo e Canela (RS) foram os destinos presentes no estande do Brasil.
Outro destaque ficou por conta do número de destinos que contam com um estande próprio. Nesta edição, Bombinhas, Búzios, Balneario Camboriú, Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Alagoas, Florianópolis e Porto de Galinhas têm espaço exclusivo para divulgação. (Com o MTUR)
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