Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

CALEIDOSCÓPIO 07/02/2020

O GENERAL INVERNO DO CEARÁ - Sobejamente se sabe que o Ceará, faz tempo, é castigado por longos períodos de seca braba, ocasionando mortes incontáveis e pungentes retiradas de seus sertanejos em procura de terra melhor para viver. Em prosa e verso se contou a dolorosa sina da gente que vivia da lavoura e do gado, da terra para sua sobrevivência. Felizmente, ao longo dos anos, de modo lento  mas ocorrendo, políticas públicas foram contornando a situação, minimizando os graves problemas da falta de chuvas no Estado. Contudo, de forma diferente, ainda hoje o homem do interior é castigado quando atravessamos grande período de estiagem.  Os avançados meios de comunicação de agora fartamente contam os malabarismos das autoridades para contornar o sofrimento da gente do interior, com consequências sérias para todo o Estado, e que vive do campo quando as chuvas são escassas, como ocorreu seis anos antes de 2018. Este resumidíssimo relato serve para externar a alegria que o cearense está estampando no rosto em razão do ótimo inverno que hoje vivemos. No ano passado, as chuvas já foram generosas em muitos municípios, contudo não tão abundantes para recompor o estrago nos açudes de grande e médio porte, como o Castanhão, o Orós, o Banabuiu e outros mais. Mas as águas que banham o Estado desde janeiro são abundantes, prenunciando que, felizmente, a fartura está surgindo, com feijão verde e milho à vontade nas mesas de pobres e ricos. É a natureza generosa abrindo o largo sorriso da população. A Funceme (órgão que monitora o tempo) prevê que teremos um bom inverno este ano. Inverno sim pois por aqui só temos duas estações: inverno e verão. Não “sabemos” o que é outono e primavera. E inverno por aqui é tempo de chuva, não de gelo e outras coisas mais. Para felicidade de todos, felizmente o inverno cearense até agora não causou eventos fatídicos como em Minas Gerais e Espírito Santo. Em alguns dos 184 municípios que temos já houve precipitações torrenciais, de mais até de 80 milímetros. Registrou-se desabamento de residências, ruas parecendo rios, árvores e ribanceiras caindo. Entretanto, graças aos bons fados, não foram assinaladas mortes em razão da chuvarada. E clamamos aos céus que assim continui até quando o nosso inverno terminar, lá para os finais de maio. Que os açudes transbordem ou recebam boa carga de água, os campos sejam receptivos ao plantio, os rios e riachos voltem a cumprir seu papel de alegria de todos nós. Assim como se dizia ser o Rio Nilo o dom do Egito, nós daqui da terrinha querida e abençoada clamamos aos céus que o General Inverno permaneça nos enchendo de alegria.
A ALASAC EM FESTAS - A Sociedade de Assistência aos Cegos, hoje,às 15h30, na Galeria Ramos, Teatro José de Alencar, realizará em solenidade festiva a abertura da Exposição dos 10 anos da Academia de Letras e Artes da Sociedade de Assistência aos cegos-ALASAC e para o lançamento do livro "Aves de Retina", de autoria de Paulo Roberto Cândido.
Será um evento para mostrar os talentos artísticos e literários de 34 acadêmicos com deficiência visual que alçaram voos altos pelas trilhas da cultura e da plena cidadania.
Será ótima oportunidade para conhecer a novíssima geração de escritores, atores, artesãos, cantores, compositores, músicos, comunicadores e desenhistas de tão meritória instituição, verdadeira mina de talentos.
PROMOÇÕES DO FESTURIS - Trabalhando intensamente desde o término da última edição, realizada em novembro, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS) aproveita o início do ano para ampliar sua relação com o mercado mundial. Na semana passada, os compromissos foram na Fitur Madrid, na Espanha, e na New York Times Travel Show, nos Estados Unidos. A participação nas internacionais serve para identificar tendências do turismo, ampliar relacionamento com destinos de outros continentes e divulgar a Serra Gaúcha para o mundo.
Ceo do Festuris, Eduardo Zorzanello esteve na Fitur Madrid trabalhando a promoção da principal feira de negócios turísticos da América do Sul e atuando como porta-voz do turismo da Serra Gaúcha. Na ocasião foi possível realizar contato com profissionais e autoridades de 147 países, fortalecendo o relacionamento com as mais importantes empresas, destinos e players do mercado internacional. 
O Festuris também voltou a marcar presença na New York Times Travel Show, representado pela gerente comercial Andréa Oliveira. 
Outras duas feiras internacionais estão no calendário do Festuris para os próximos meses. Neste fevereiro, a Anato Bogotá, na Colômbia. Em março a BTL Lisboa, em Portugal. Em todos as oportunidades, o evento leva o turismo da Serra Gaúcha para o restante do mundo. O FESTURIS acontecerá de 5 a 8 de novembro de 2020, em Gramado.
PEQUENOS NEGÓCIOS OTIMISTAS - O ano de 2020 começa com boas perspectivas para os donos de pequenos negócios. É o que aponta a Sondagem Conjuntural realizada pelo Sebrae, que registrou expectativa recorde na geração de novos empregos, além de revelar também que os empresários de micro e pequenas empresas estão otimistas com o futuro da economia e acreditam no aumento do faturamento dos seus empreendimentos. O levantamento, que é feito trimestralmente desde junho 2017, apontou em dezembro o melhor resultado da série histórica para a expectativa de contratações (41% dos entrevistados pretendem contratar até dezembro) e o segundo melhor indicador quanto às expectativas do futuro da economia (72% acreditam que a economia vai melhorar).
Quase a metade dos empresários ouvidos na pesquisa pretendem contratar ou substituir funcionários (48%). Nesse universo de donos de pequenos negócios, 55% relataram ter dificuldades em contratar mão-de-obra especializada. De zero a 10, a nota média para esse desafio é 6,4. E quase 20% dos entrevistados atribuíram notas altas para a dificuldade de contratação (notas 9 e 10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário