Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2011

CULTURA


Vicente Alencar <vicentealencar25@yahoo.com.br>
-  "A influência da negritude na Cultura Brasileira" foi o tema da palestra do professor José Alves Fernandes,  proferida na quarta-feira, à noite, no Ideal Clube A promoção foi da Academia de Letras e Artes do Nordeste-ALANE, presidida pelo médico e poeta José Telles.
 - O presidente Pedro Henrique Saraiva Leão, da Academia Cearense de Letras, continua preocupado com o entorno do prédio que se localiza na Praça General  Tiburcio, a conhecida Praça dos Leões. São muitos os problemas, desde a presença de marginais, ao lixo acumulado. É impressionante como anda abandonado o centro de Fortaleza, cidade aniversariante do dia 13 de abril.
- No 13 de abril, além do aniversário da Vila de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, também se comemorou o Dia do Hino Nacional Brasileiro,  o Dia Internacional do Beijo, o Dia dos Jovens e o Dia da Carta Régia, bem como dos Santos Hermenegildo e Martinho.
- Circulando o número 18, em seu sexto ano, do CHECK-UP LITERÁRIO, orgão informativo  da SOBRAMES - Sociedade Brasileira de Médicos Escritores-Regional do Ceará. Conta com matérias de João de Deus, José Maria Chaves, Francisco José Pessoa, Vicente Alencar, Linhares Filho e Jotadê.
 - Um dos melhores sebos da cidade, senão o melhor: O GERALDO, Rua 24 de maio, 650, no centro. Vale a pena ir até lá.
 – Aconteceu na noite de quarta-feira o lançamento do novo livro da escritora Inez Figueiredo, tendo como local a Livraria Cultura, na av. Dom Luís, 2011. O livro intitula-se PALAVRA POR AÍ  À  VENTURA. A obra tem abas de Geraldo Jesuíno da Costa, professor da Universidade Federal do Ceará e membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste - ALANE.
- A ALMECE - Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará confirma reunião amanhã,  sábado, a partir das 9 horas e 30 minutos, no Palacio da Luz (Rua do Rosário, 1).
- Foi no Palácio da Luz, na noite de quarta-feira, 13, a Sessão Solene da Academia Cearense de Retórica,  pela passagem dos seus 32 anos de atividades. O presidente Maurício Cabral Benevides contou com  preença dos associados, amigos e admiradores do sodalício. Também,  professores, estudantes, oradores, políticos, poetas e escritores, todos ligados a outras academias.
- O escritor Januário Bezerra vem recebendo a confirmação de vários amigos que comparecerão ao lançamento do seu livro SILHUETA, que será lançado dia 28 de abril (uma quinta-feira), às 19h30min, na Oboé Cultural, que se localiza na Rua Maria Tomázia, 531, na Aldeota.
 - Uma trova de Deusdedit Rocha: Tal qual veleiro sem dono/ assim é meu coração/ que hoje vive em abandono/ no cais da desilusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário