Novo cartão postal do Acre |
O governador Tião Viana, acompanhado do vice-governador Cesar Messias, vinte deputados estaduais, secretários, trabalhadores e a população cruzeirense, participou na manhã do último dia 4, da primeira travessia oficial sobre a ponte do Juruá, a maior do Estado do Acre, com 550 metros de extensão. Um momento para ser lembrado para sempre, já que, pela primeira vez, o Juruá é atravessado sem utilização de algum tipo de embarcação. Novo cartão-postal da cidade, já se passaram 22 meses do início da obra, feita com o que há de mais moderno em tecnologia de construção de pontes.
ESTRUTURA ESTAIADA - A ponte do Juruá é uma soma das tecnologias utilizadas em outras pontes modernas do Estado como a terceira e quarta pontes em Rio Branco. Devido ao intenso tráfego de grandes embarcações, a ponte terá dois grandes vãos centrais. A estrutura central, estaiada, de 120 metros, tem toda sua sustentação feita por cabos. O governo teve que deslocar 150 famílias da área de construção da ponte. Para recolocá-los, construiu um conjunto habitacional e dois outros estão sendo feitos.
Como Cruzeiro do Sul faz parte da região do Estado mais sujeita a sofrer abalos sísmicos, a ponte foi projetada para suportá-los com pilares entre 27 e 30 metros de profundidade. Outros dados comprovam a magnitude da obra, como a utilização de 70 mil sacos de cimento. Durante o ato ocorrido na ponte, o compositor e cantor cruzeirense Alberto Loro cantou uma canção de sua autoria, saudando o “elo que liga a floresta ao mar”. A ponte já será transitável por veículos na reabertura d a BR-364, em junho próximo, enquanto a estrada da Variante, que tem 12,5 quilômetro e faz o acesso à BR-364, estará concluída até o fim do verão.
ESTRUTURA ESTAIADA - A ponte do Juruá é uma soma das tecnologias utilizadas em outras pontes modernas do Estado como a terceira e quarta pontes em Rio Branco. Devido ao intenso tráfego de grandes embarcações, a ponte terá dois grandes vãos centrais. A estrutura central, estaiada, de 120 metros, tem toda sua sustentação feita por cabos. O governo teve que deslocar 150 famílias da área de construção da ponte. Para recolocá-los, construiu um conjunto habitacional e dois outros estão sendo feitos.
Como Cruzeiro do Sul faz parte da região do Estado mais sujeita a sofrer abalos sísmicos, a ponte foi projetada para suportá-los com pilares entre 27 e 30 metros de profundidade. Outros dados comprovam a magnitude da obra, como a utilização de 70 mil sacos de cimento. Durante o ato ocorrido na ponte, o compositor e cantor cruzeirense Alberto Loro cantou uma canção de sua autoria, saudando o “elo que liga a floresta ao mar”. A ponte já será transitável por veículos na reabertura d a BR-364, em junho próximo, enquanto a estrada da Variante, que tem 12,5 quilômetro e faz o acesso à BR-364, estará concluída até o fim do verão.
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