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terça-feira, 19 de abril de 2011

DESAFIOS DA MIT: CRESCER E PRESTAR SERVIÇOS

Jorge Sales -Presidente da ABAV/PE
            A consolidação de um evento depende de muitos fatores e pode-se afirmar que é, antes de tudo, um reflexo do momento socioeconômico do lugar onde é realizado. O caso da Mostra Internacional de Turismo – MIT é emblemático. Durante décadas, o setor de turismo tentou implantar e manter, na capital pernambucana, uma feira que vendesse pacotes de viagens para a população local. Várias feiras foram montadas, sem conseguir prosperar. A MIT será realizada, de 25 a 27 de maio, pela sexta vez consecutiva, ancorada em vários aspectos que devem ser elencados. O Recife, Pernambuco e até o Nordeste precisavam de um evento que reunisse aspectos técnicos e atendimento às demandas do público interessando em viajar.
                O governo do Estado e a prefeitura do Recife foram os primeiros apoiadores a se coadunar nesse empreendimento, juntando-se depois outros parceiros e patrocinadores. A MIT fixou o mês de maio para a sua realização e montou um mosaico de oportunidades para atender os expositores e para o público consumidor. O resultado é uma mostra de produtos e serviços que contempla uma rodada de negócios, coordenada pelo Sebrae, considerada pelas principais instituições de turismo do Brasil como uma das melhores iniciativas do país, gerando cerca de R$ 6 milhões em negócios nos 12 meses subseqüentes. Em dois dias, palestrantes nacionais e internacionais proferem palestras e participam de debates. Esses seminários contemplam o mundo acadêmico e profissionais do setor. Para as operadoras de turismo há um espaço exclusivo para fazer negócios, formatando pacotes, que são disponibilizados para as agências, principalmente aquelas presentes na área de feira.
                O público, crescente a cada ano, encontra na MIT opções de destinos tanto no interior do estado, na região Nordeste – o turismo regional- e outros estados, opções internacionais, além de ter acesso aos estandes das agências presentes, que dispõem de informações para a tomada de decisão. Encontra ainda um importante diferencial: uma arena gastronômica montada pela prefeitura do Recife e Abrasel/PE, com decoração temática e diferente a cada ano.
                A fixação no calendário de eventos foi um passo para o processo de consolidação. Muitas mudanças e vários ajustes são feitos a cada ano para que a Mostra Internacional de Turismo seja um espaço para prestação de serviços para o viajante de lazer e um porto seguro para se fazer negócios. Para os realizadores – Abav/PE, Indes e Brasilturis Jornal -, o desafio será crescer, de forma sustentável, para acompanhar o impulso que a indústria do turismo terá em Pernambuco e no Brasil nos próximos anos.

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