Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de março de 2020

CALEIDOSCÓPIO 13/03/2020

ROGACIANO LEITE, MAIS UMA VEZ - Do nosso colega de batente Raimundo Paiva, recebemos mensagem afirmando que o Centenário Rogaciano Leite deixou um novo comentário sobre a postagem "CALEIDOSCÓPIO 19/07/2019". Era o que enviou Helena Roraima sobre o que tínhamos escrito sobre o seu genial pai, Rogaciano Leite, um dos poucos iluminados pelo dom da poesia que tivemos o privilégio de conhecer, não apenas isto, mas  vivenciar muitos e bons momentos nesta já longa profissão de jornalista e professor aposentado. Na quarta-feira, 11, a filha do poeta, que mora na Espanha, reiterou o convite para que participasse das comemorações em homenagem ao pai.  Quanto a nós, apenas reafirmamos que o escrito não teve o intuito de lançar elogios fáceis.  Apenas comentamos passagens em que fomos partícipes de uma figura despojada de vaidades, bondoso de coração, insuperável amante da poesia, da natureza e, principalmente, incorrigível, das mulheres, difícil tarefa para quem era casado e amigo dos filhos. Era o poeta na sua essência. Convivemos com o Rogaciano nos bancos da Faculdade Católica de Filosofia, nas redações de “O Nordeste” e de “O Povo”, nos bares da vida.  Em todos os momentos, ele sempre reafirmava sem o querer o comportamento do autêntico poeta, longe de arrogâncias, despojado de vaidades, apenas cultivando o belo e vendo a vida passar. Quanto às solicitaçôes da sua filha Helena, ficamos honrados em recebê-las. Contudo, o peso dos 94 anos talvez atrapalhe... 
O CONVITE -  Eis o que Helena nos enviou pelo Whatsapp:“Bom dia, sr. José Carlos. É uma grande alegria para nós, filhos de Rogaciano Leite, encontrá-lo. Sou Helena Roraima, uma das filhas dele. De fato, o sitio onde papai nasceu pertencia a São José do Egito, mas aquela região do sítio foi emancipada e hoje a cidade se chama Itapetim, onde tem uma praça, uma rua, colégio e centro cultural com o nome dele. Também fazem eventos comemorativos a ele. Mas confesso-lhe que sinto falta da presenca dele nos festivais de São José do Egito, embora o poeta Antonio Mario Neto declame com excelência os seus poemas. Este ano celebraremos o centenário de Rogaciano Leite e gostariamos muito de contar com a presença do senhor. Estamos preparando um documentário sobre ele pela Sinfonia Filme (Priscille e Vinícius) e nos deixaria muito honrados se o senhor nos desse uma entrevista falando do papai para compor o documentário...e pela riqueza de sua memória, poderíamos pensar em colocar algum escrito do senhor nos livros dele que estamos organizando para publicar. Eu moro fora (meu zap é +34 631963408 e e-mail helenaleite30maio@hotmail.com), mas meus irmãos moram em Fortaleza. Também contratamos um jovem historiador que fez sua monografia sobre o papai e o contratamos para nos ajudar com o resgate da memória do papai e com o centenário. Se chama Edmilson Teixeira. Nós criamos duas contas, uma no facebook e outra no Instagram. Gostaríamos de ter a sua presença em um deles...estamos postando o nosso acervo pessoal e o que encontramos de e sobre ele. Inclusive postaremos esse. Esperamos o seu contato e resposta. Muito Obrigada. Sinta-se abraçado por todos nós. Helena Roraima, Roberto Luncol e Ricardo Wagner.
ENCONTRO DE NEGÓCIOS EM LÍNGUA PORTUGUESA - Será nos dias 29 e 30 de abril, em Fortaleza, o 10º Encontro de Negócios em Língua Portuguesa organizado por uma das 13 câmaras de comércio portuguesas existentes no Brasil. O tema será “Laços que geram valor”, com objetivo de  dinamizar o ambiente internacional de negócios entre os países presentes.  O público alvo serão empreendedores e empresários, profissionais liberais, autoridades politicas e diplomáticas, representantes de associações internacionais e representantes de instituições de fomento e financiamento. 
Os temas atingem Agronegócio, Economia do Mar, Energia e Meio Ambiente, Inovação Tecnológica, Logística, Saúde, Turismo, entre outros.
SEBRAE ALAGOAS FAZ VISITA - O Sebrae Ceará recebeu nesta semana a visita da comitiva do Sebrae Alagoas, formada pelo 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em Alagoas, José da Silva Nogueira Filho, pelo diretor superintendente Marcos Vieira e pelo diretor técnico da instituição, Vinícius Lage.
Os dirigentes vieram ao Ceará para fazer uma ação de benchmarking, para conhecer o modelo de gestão estratégica implantado pelo Sebrae no estado. Durante dois dias a comitiva esteve reunida com os diretores do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo (superintendente), Alci Porto (diretor técnico) e Airton Gonçalves (diretor de administração e finanças) e com articuladores da instituição.
Além disso, eles tiveram a oportunidade de visitar a Federação da Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) para conhecer as ações realizadas por meio da parceria cearense entre Federação das Indústrias e Sebrae. Eles foram recebidos pelo presidente da FIEC e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará, Ricardo Cavalcante. A comitiva alagoana também conheceu o Observatório da Indústria e os projetos e soluções disponibilizados.
PARCERIA - A parceria entre a FIEC e o Sebrae Ceará, que é referência no Brasil, tem o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade da indústria, em especial dos empreendimentos de pequeno porte que são a grande a maioria no estado. Esse modelo de trabalho, pioneiro, tem gerado resultados positivos e despertado atenção de outros estados do Nordeste e do país como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário