Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de junho de 2016

154,2 QUILÔMETROS DE INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA - A AVENIDA BEIRA MAR TEM FAIXA COMPARTILHADA BIDIRECIONAL

O Prefeito reforçou a característica inovadora
 de compartilhamento da faixa
A primeira faixa compartilhada bidirecional da cidade, denominada de Ciclovia Mauro Feitosa, está oficialmente na Avenida Beira Mar. O projeto dá mais segurança e organiza a circulação de ciclistas, corredores e pedestres na Avenida, conformando-se como um espaço seguro de compartilhamento para ciclistas e corredores.
Na entrega oficial do bem público, disse o Prefeito Roberto Cláudio: “É uma ciclovia que traz para uma das áreas mais belas da cidade a oportunidade de estender o trajeto já realizado pela Prefeitura na Praia de Iracema. É um espaço de lazer, entretenimento, e que foi feito sem trazer prejuízo à cidade, porque a gente basicamente modificou o estacionamento que era em 45 graus para ser um estacionamento paralelo à calçada. Com isso, a gente manteve as duas faixas de veículo e conseguiu fazer uma ciclovia em toda a extensão da Beira Mar". 
A característica inovadora de compartilhamento da faixa é que pode ser usada tanto por ciclistas como por pedestres. Implantada em maio deste ano pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), a faixa possui 3,1 km de extensão e largura variando entre 2,50 e 3 metros, no lado esquerdo da via junto ao calçadão, seguindo da Avenida Rui Barbosa até o Mucuripe.
A nova infraestrutura liga a ciclofaixa atual existente no Aterro da Praia de Iracema ao Novo Mercado dos Peixes, no bairro Mucuripe. Assim, o espaço disponível para o lazer é ampliado, ofertando mais segurança para as pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte e utilizam a via. A faixa compartilhada da Avenida Beira Mar também fica próxima a quatros estações do Bicicletar.De acordo com o titular da SCSP, João Pupo, a nova faixa compartilhada dá seguimento à ciclofaixa do binário Av. Historiador Raimundo Girão, que antes seguia somente até a esquina da Rui Barbosa. 
Resultado de parceria entre a SCSP, por meio da equipe da Gestão Cicloviária, e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a nova infraestrutura consolida em Fortaleza um total de 154,2 quilômetros de infraestrutura cicloviária, sendo 84,1 quilômetros de ciclovias e 70,1 quilômetros de ciclofaixas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário