Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de junho de 2016

TOCHA OLÍMPICA : TRÊS DIAS DE MUITA ALEGRIA NA PASSAGEM PELO CEARÁ

Carlos Alberto Maciel, o Betão, nadador recordista dos 100 m
Cerca de 470 condutores marcaram a passagem da Tocha Olímpica pelo Ceará. Foram momentos de muita emoção vividos pela população da Costa do Solnascente, passando por Fortaleza, indo pela Zona Norte e chegando ao litoral sul do Estado. 
Na terça-feira, o revezamento passou por Aracati e Aquiraz antes de chegar à capital, Fortaleza. Na quarta e quinta-feira, a Tocha seguiu no estado por mais nove cidades, para depois entrar no Piauí. Foram cerca de 800 quilômetros percorridos no Ceará, incluindo os deslocamentos.
Em Aracati, a celebração ocorreu no Largo da Matriz, onde alunos das escolas municipais fizeram apresentações de capoeira, quadrilha e encenações teatrais sobre os Jogos Olímpicos.
O percurso da chama seguiu para Aquiraz, pela estrada litorânea, onde o revezamento se encerrou na Praça Cônego Araripe (Matriz), com representações temáticas do município: capoeiristas, rendeiras, dançarinos de coco, pescadores, agricultores e grupo indígena.
FORTALEZA - Em Fortaleza, O revezamento começou em Fortaleza, na quarta-feira, pela  Arena Castelão. O paratleta Carlos Alberto Maciel, conhecido como Betão, único cearense nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, deu o pontapé inicial do trajeto.  Mais à frente, no Centro de Eventos, Daniele Silva, 36, esperava a filha Gabriele, a mais nova condutora da tocha olímpica no Brasil. Na Praça Luiza Távora, o revezamento começou por volta das 15h30, com o triatetla Naerton Menezes, e seguiu em direção ao Terminal Marítimo de Passageiros, no Mucuripe. A tocha   passou pela Avenida Beira Mar, encerrando o percurso na Praia de Iracema. A pira de celebração foi acesa às 20h15. Houve s shows de Thiaguinho e Aviões do Forró.
NA ZONA NORTE - Cinco cidades cearenses receberam o revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016,  na quarta-feira (08): Caucaia, Itapajé, Irauçuba, Forquilha e Sobral, todas apresentando caprichada programação
Em Caucaia, a banda municipal executou o Tema da Vitória. Na Praça Matriz, houve celebração, com danças indígenas e apresentação da banda marcial formada por alunos da rede municipal animam o público. A banda se deslocou até a praia de Cumbuco para a recepção da Tocha. 
Na Praça da Igreja Matriz de Itapagé aconteceu a abertura com a banda Municipal. Em seguida, houve apresentações de dança e teatro de companhias locais, e de alunos da rede pública.
Irauçuba se mobilizou nas escolas municipais e estaduais, com cerca de três mil alunos. A intenção foi também valorizar o artesanato local, com destaque para seu principal produto, a rede. 
Forquilha teve oito pontos de apresentações. Em cada ponto de troca de condutor, uma modalidade Olímpica esteve representada por alunos de 11 escolas da cidade. 
Sobral foi a última cidade, anteontem, a receber o comboio. O início do revezamento na cidade foi marcado pela Banda Municipal de Sobral. Cerca de 30 músicos recepcionaram a  Tocha diante do  Arco de Nossa Senhora de Fátima. Em seguida, a pira de celebração foi acesa na margem esquerda do Rio Acaraú, próximo à Biblioteca Municipal.
DESPEDIDA NO LITORAL NORTE - Ontem (9), a chama Olímpica esteve em Massapê. A celebração na cidade aconteceu na Praça da Igreja Matriz. Em Granja, o ponto de partida foi a Ponte Metálica, principal cartão-postal da cidade. A rota acabou na Praça de Eventos da Beira-Rio, com a presença de atletas e ex-atletas do município. O Centro de Cultura de Granja exibiu uma exposição sobre os Jogos Olímpicos.
Ontem mesmo, o comboio  percorreu a orla de Camocim, com a celebração acontecendo no mirante. Durante o trajeto, shows de capoeira, quadrilhas juninas e fanfarras. Em Barroquinha, o revezamento coincidiu com a semana comemorativa do município, com a tocha Olímpica como tema, concurso cultural e esportivo. Por fim, a Tocha Olímpica seguiu para o Piauí,la pernoitando.  
A TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 -  No final da caminhada mensageira da confraternização, cerca de 12mil brasileiros em mais de 330municípios de todas as regiões do país carregam o Fogo Olímpico. Durante 95 dias ,a Chama percorrerá 20 mil Km por rodovias e 10 mil milhas aéreas para celebrar o espírito olímpico de Norte a Sul do Brasil  e levar mensagem de paz, união e amizade.
O revezamento da Tocha é o momento para envolver os brasileiros nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, além de mostrar a diversidade e a beleza do país para bilhões de espectadores em todo o mundo. 
A jornada da Chama começou no dia 21 de abril, em Olímpia, na Grécia, cidade-berço dos Jogos. Chegou em Brasília, no dia 3 de maio, para o início do revezamento, que termina em 5 de agosto, no Rio de Janeiro, no acendimento da Pira Olímpica na Cerimônia de Abertura dos Jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário