Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR SERÁ REQUALIFICADO

PREFEITURA E IPHAN DEFINIRÃO DIRETRIZES -  A Prefeitura Municipal de Salvador e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional definirão as diretrizes de regulamentação da Área de Proteção Cultural e Paisagística do Centro Histórico, através de lei complementar ao novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).
Essa ação estará sendo definida a partir do primeiro fórum de discussão envolvendo a administração municipal, o órgão federal de preservação do património, a iniciativa privada e a comunidade local. Este será um dos aspectos objetivados pelo “Salvador 360 Centro Histórico”, que é o plano da Prefeitura para a requalificação de toda a área.
OITO EIXOS PARA IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO -  O “Salvador 360” é um programa dividido em oito eixos que se destinam a impulsionar o desenvolvimento da Cidade do Salvador, através da busca de soluções para a geração de emprego e renda. O investimento total no programa será de R$3 bilhões. Sendo que o eixo que focará o Centro Histórico será contemplado com investimento de R$200 milhões até 2020. Esse recurso será destinado a sete ações que englobarão os principais problemas da região.
As aludidas ações irão atingir aos bairros do Centro Histórico e entorno. E se destinarão a criar as condições ideais para transforma-los em áreas economicamente ativas.  Ao lado disto, o “Salvador 360 Centro Histórico” sinaliza o processo de reconquista da gestão pela Prefeitura, naquela região.
REGULAMENTAÇÃO DA APCP - A primeira ação imediata de todo esse processo será a regulamentação da Área de Proteção Cultural e Paisagística, uma vez que o Município do Salvador possui nada menos do que 20 APCPs. No novo PDDU, que foi recentemente aprovado e já se encontra em vigência, estão previstas intervenções em todas as 20 Áreas de Proteção Cultural e Paisagística.
Um outro enfoque é que as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) serão objeto de interferência da linha de ação do “Salvador 360 Centro Histórico”. Na região, são nove as ZEIS. Uma outra linha de ação da Prefeitura para o Centro Histórico objetivará as questões da moradia e da mobilidade urbana. Sendo que estas são consideradas como questões estruturais.
“MINHA CASA MINHA VIDA” NO CENTRO ANTIGO -  Para a Prefeitura e o IPHAN, programas a exemplo do “Minha Casa Minha Vida”, do governo federal, encerram também a requalificação de centros antigos e históricos, mas que pouco são explorados pelas cidades na ausência da captação de projetos. 
No plano da mobilidade urbana, inclusive, a Prefeitura já desenvolveu estudos destinados a abordagem da microacessibilidade. No particular, enfocando as possíveis passagens subterrâneas, bem assim outros aspectos, como ascensores, escadas rolantes, passarelas, dentre muitos. A intenção, no particular, é integrar o Centro Histórico ao sistema integrado de transporte público, como o caso do metrô e dos ônibus.
VÁRIAS ARTÉRIAS NOS LIMITES DO CENTRO HISTÓRICO - Mas os projetos em causa não se limitam pura e simplesmente a região do Pelourinho, estendendo-se para muito além, ainda que em zona da influência do Centro Histórico. Assim, o “Salvador 360 Centro Histórico” estender-se-á até a Avenida Sete de Setembro, a Praça Castro Alves, a Rua Chile, Rua da Misericórdia, Terreiro de Jesus, Praça Cairu, Praça da Inglaterra e Praça Marechal Deodoro, dentre todas.
Uma série de intervenções serão inseridas, além da revitalização de monumentos históricos que se encontrem degradados, bem assim da já anunciada instalação do Arquivo Público Municipal e da criação do Museu da Música, já identificados para se localizarem em prédios que estão sendo desapropriados e serão recuperados na Praça Cairu.
SEMINÁRIO REUNIU AUTORIDADES - O Seminário Centro Histórico, Renovar é Preciso, que foi promovido pelo Instituto Antônio Carlos Magalhães de Ação, Cidadania e Memória (IACM), que reuniu especialistas no Hotel Pestana do Convento do Carmo, discutiu soluções para o desenvolvimento socioeconômico do Centro Histórico. O seminário contou, inclusive com a participação – via videoconferência direto da Espanha – de Josep Piqué, Presidente da La Salle Technova Barcelona e da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação. Josep Piqué apresentou o bem sucedido projeto 22@barcelona, que revolucionou a bela cidade espanhola, ao transformar um antigo centro industrial obsoleto em modelo tipo exportação de cidade inteligente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário