Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de maio de 2018

PELO BRASIL, MAIO ESTÁ REPLETO DE EVENTOS ATRAENTES

Greenk, em SP une tecnologia e conservaçã0
As informações são da Agência de Notícias do Turismo.  Mais um mês cheio de motivos para viajar pelo Brasil! Maio contempla o Calendário Nacional de Eventos, do Ministério do Turismo, com roteiros espalhados pelo país e prontos para serem percorridos pelos turistas. Ao todo são 226 possibilidades de conhecer melhor o país por meio da gastronomia, aventuras na natureza, celebrações históricas e tecnologia.
Para que o viajante não perca nenhum desses caminhos, o Ministério do Turismo disponibiliza a consulta no Calendário que é online e gratuito. É só clicar aqui, selecionar a data e destino e pronto: lá estarão as informações referentes aos eventos existentes.  A ferramenta é feita de forma colaborativa e conta com o apoio das secretarias estaduais de turismo e dos organizadores de evento, que enviam o conteúdo das festas para o MTur.
A Agência separou alguns que podem servir de inspiração para o turista:
BOM APETITE - Atenção viajante que busca sabores, aproveite maio para conhecer o que há de melhor nos botecos de Belo Horizonte (MG), pois a capital estará sediando o Comida de Buteco. Até 13 de maio, proprietários de bares vão apresentar criações próprias de petiscos e quem julga o melhor prato é um corpo de jurados juntamente com os clientes.
Mas, se o turista está em busca de um petisco específico, que também é prato principal em vários estados, o lugar é Baião (PA) e a data é 12 a 14 de maio. A cidade oferecerá pratos regionais feitos com camarão, símbolo da economia local. Música, desfiles e dança fazem parte do XIV Festival do Camarão que, além dos pratos produzidos, também distribuirá camarões cozidos para os participantes.
Deu água na boca? Então é bom cogitar a hipótese de petiscar essas iguarias com uma bebida gelada. Amantes de cerveja podem fazer as malas para Pirenópolis (GO) onde uma programação especial entre os dias três de maio a três de junho brindará os participantes com 250 rótulos de cervejas artesanais, palestras, degustações orientadas e shows no Festival de Cervejas Artesanais Piri Bier, que é o maior do Centro-Oeste.
HORA DA CULTURA - O turista que gosta de viajar fisicamente e na imaginação deve traçar roteiros que vão deixa-lo ainda mais “cult”. Em Cabaceiras (PB), por exemplo, acontece a Semana Nacional de Museus, que será promovida entre 14 a 20 de maio. O evento acontece em alusão ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) quando museus brasileiros, convidados pelo IBRAM, desenvolvem uma programação especial.
Já Belém (PA) convida turistas para participarem da XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, que acontecerá entre os dias 26 de maio a três de junho. Reconhecido como o maior evento de fomento à leitura do estado, a feira gera oportunidades de interação e apresenta trabalhos de escritores locais e nacionais, lançamento de livros e encontros literários.
Poços de Caldas (MG) também terá programação cultura pois realiza até seis de maio, a 13ª edição da Feira Nacional do Livro, com expositores trazendo mais de 30 mil títulos de livros. Simultaneamente com a feira, acontece o Festival Literário Nacional de Poços de Caldas, o Flipoços, que terá a presença de escritores renomados, além de debates sobre filosofia, culturas milenares, saúde e bem-estar, artes plásticas, ciência e tecnologia, e diversidades, todos atreladas ao tema “A literatura e os outros saberes”.
BEM MODERNINHO - Para não esquecer, é melhor anotar na agenda do celular: entre os dias 25 e 27 de maio acontece em São Paulo o Greenk Tech Show, evento que une tecnologia, sustentabilidade e diversão em um mesmo espaço. No Greenk, os participantes conhecerão o universo dos games na presença de youtubers, conversas com representantes de startups, zona de drones, partidas de jogos com times profissionais, demonstrações de tecnologia e concurso de cosplay. Partiu, São Paulo?
Ainda seguindo a rota da tecnologia o turista vai chegar em Teresópolis (RJ) para apreciar sessões gratuitas no Brazil International Film Festival. O fato é que o cinema é uma arte centenária, mas não deixa de ser moderno, pois se reinventa constantemente. O festival está em sua terceira edição e este ano acontece entre 23 e 26 de maio. Classificado como um dos 100 melhores festivais de cinema do mundo, o evento traz grandes filmes com suas equipes, artistas e cineastas do mundo inteiro.
À MODA ANTIGA - Relembrar e reviver a história do país faz parte do roteiro do viajante apaixonado por tradição. Datadas de 1584, as Cavalhadas em Jaraguá (GO) representam um Brasil do passado e fazem com que a cultura regional seja perpetuada. O evento acontece de 19 a 21 de maio nos festejos do Divino Espírito Santo. Na luta travada entre 24 cavaleiros são usadas espadas, lanças e revólveres com balas de festim. Eles se dividem em 12 de cada lado e apresentam um verdadeiro espetáculo de uma batalha encenada, com direito a figurino, cavalos ornamentados e música.  
Nos dias 12 e 13 de maio, em Cotia (SP), acontece a Congada de São Benedito, manifestação cultural em celebração ao fim da escravidão no Brasil, onde os festeiros do evento seguem em procissão na cidade levando o busto da Princesa Isabel. Na ocasião, som e dança de jongo e umbigada, manifestações culturais típicas dos escravos, são apresentadas com shows de grupos regionais, ciganos, capoeira, baile forró, missa e representação da Lei Aurea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário