Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

CALEIDOSCÓPIO 22/11/2019

O BONDINHO E O TURISMO NA IBIAPABA – Pelo histórico, não há certeza de que o que foi anunciado se cumprirá: no próximo mês voltaria a funcionar a pleno vapor o Bondinho de Ubajara, um atrativo que faz mais de quatro anos está paralisado para reforma. O fato é que o teleférico vem fazendo muita falta, pois não permite o acesso de milhares de turistas à famosa Gruta do Parque Nacional de Ubajara. Também, a que os cerca de oito mil moradores de Araticum diminuam para cinco a caminhada para chegar à sede do distrito. Desde que deixou de funcionar, o atrativo vem prejudicando enormemente o turismo da Serra da Ibiapaba. É fato que todos os municípios do Planalto têm ótimos pontos turísticos. Viçosa do Ceará é um município exemplar pela forma como conserva seu patrimônio cultural, pela limpeza e conservação de ruas e avenidas. Entre tantos locais de atração, o Complexo da Igreja do Céu se destaca. Tianguá, o eixo para se ir aos demais municípios da Serra e também ao Piauí, tem no Sítio do Bosco local obrigatório para excelentes momentos de lazer. Na época das boas chuvas, a Cachoeira do Boi Morto, em Ibiapina, fica apinhada de gente o dia todo. As flores exalam maior em São Benedito. E assim vai das cidades do relevo até chegar à planície do Ipu. Contudo, a referência maior, sem dúvida, nomeada com destaque, é a cidade de Ubajara, onde está o Parque Nacional, sendo a Gruta e o Bondinho  referências. Foi o primeiro município da Serra a explorar de verdade o turismo, construindo uma série de bons hotéis e pousadas, O Parque foi o ponto de condão para que o município oferecesse aos visitantes instantes saudáveis para a prática do  ecoturismo, item de destaque nas visitas, pois proporcionam instantes de muita satisfação, na  apreciação da relação sustentável da natureza, na proteção do patrimônio natural e cultural, enfim vivendo o tipo de turismo na sua essência. Nas trilhas, na riqueza da flora e da fauna, nos riachos e cachoeiras, o visitante é homenageado pelos momentos inesquecíveis. Mas, com o não funcionamento do Bondinho, tudo isto não foi suficiente para impedir que as visitas caíssem substancialmente. Como ir à Gruta sem o acesso fácil e surpreendente do Bondinho?  Assim, uma quase certeza está em que, com a volta do funcionamento do teleférico, nova e estimulante etapa viverá o turismo, não só de Ubajara mas por tabela os demais municípios do Planalto da Ibiapaba. Será que agora a promessa anunciada pelas autoridades governamentais será cumprida? Torcemos pela afirmação.  
FRAPORT BRASIL - PERSONALIDADE TURÍSTICA DA ABIH-CE - A modernização do Aeroporto de Fortaleza, que trouxe mais desenvolvimento para o turismo de nosso Estado, conhecido como a “esquina do Atlântico”,  atualmente considerada Fortaleza a 3ª porta de entrada do exterior para o Brasil, com a implantação do HUB Air France/KLM/GOL, credenciaram o nome da Fraport Brasil, como agraciada com o “Troféu Habib Ary - Personalidade Turística 2019”, comenda outorgada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-CE, desde 1988.
Na tradicional festa de confraternização anual, a ser realizada na noite do próximo dia 13 de dezembro, no Hotel Gran Marquise. o presidente da ABIH-Ce,  Eliseu Barros, fará a entrega da honraria ao representante da Fraport, no Ceará..   
PARCERIA BAHIA E PORTUGAL - O secretário de turismo da Bahia, Fausto Franco, esteve com a titular da pasta de Portugal, a secretária Rita Marques, para discutir algumas questões do projeto Revive, um programa de requalificação do patrimônio cultural edificado na Bahia, uma parceria entre o estado brasileiro e o país europeu.
Na semana passada, Salvador recebeu representantes dos órgãos envolvidos no programa para realizar visitas técnicas nos edifícios candidatos a passar pela requalificação. Essa foi uma das pautas do encontro entre os secretários.
Outros pontos levantados na reunião foram o financiamento de empresas portuguesas para o projeto na Bahia e um curso de qualificação e gestão para o setor turístico, que é uma parceria entre a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e o Turismo de Portugal
COIMBRA NO FESTURIS - Coimbra realizou sua estreia na Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS) na última edição. A comitiva foi composta pelo secretário executivo da CIM Região de Coimbra e 11 prefeitos que integram a região, pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e pelos representantes da Universidade de Coimbra. A região busca fortalecer seus negócios com o mercado da América do Sul e utilizou o Rio Grande do Sul como plataforma.
 “A Região de Coimbra tem diversos recursos naturais, patrimoniais, culturais e gastronômicos. Com o aumento do turismo em Portugal, sobretudo por parte de turistas brasileiros, consideramos que esta seria a ocasião perfeita para, com os nossos parceiros (Universidade de Coimbra e a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal), apresentarmos a Região de Coimbra nesta que é uma das maiores feiras internacionais de turismo numa clara aposta nesta região do Brasil. E realmente foi muito positivo e proveitoso”, destacou o presidente da CIM Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário