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sexta-feira, 22 de novembro de 2019

TURISMO NORDESTINO COMO DESTINO ÚNICO INTERNACIONAL

Em artigos passados, sempre temos afirmado que ações turísticas devem ser executadas em parcerias, pois ninguém, isoladamente, será bem sucedido, trabalhando, em prol do desenvolvimento sustentável de qualquer setor econômico, ou seja, o primário (Agropecuário); o secundário (Industrial), e o terciário (Serviços). É preciso, pois, somar esforços, quando se deseja o melhor, no caso específico, para o Turismo.
O que citamos, acima, deve-se ao fato de os secretários do Turismo dos Estados do Nordeste, numa iniciativa elogiável, terem discutido ações e estratégias, para impulsionar o Turismo da Região, num exitoso encontro, no Centro de Eventos do Ceará, ocorrido, em Fortaleza, no dia 13 de novembro de 2019.
Profícuo encontro, amigo-leitor, quando a principal das ações foi a de formar um produto turístico único, composto pelos nove Estados, para promover a região e competir com grandes destinos paradisíacos do mundo. Diga-se de passagem, uma tarefa que requer muitos esforços e coesão por parte dos que estão à frente dos órgãos oficiais de turismo no Nordeste brasileiro.
Ainda a respeito dessa reunião, destacamos o que comentou o secretário do Turismo do Ceará, arquiteto Arialdo Pinho, afirmando ser o objetivo trabalhar, em conjunto, o Nordeste como destino turístico internacional. Com certeza, por ser uma das cabeças pensantes, no turismo brasileiro, Arialdo deve ter-se lembrado de que a união faz a força, mola propulsora do desenvolvimento sustentável de qualquer atividade socioeconômica e cultural, onde o turismo se enquadra numa delas.
Prosseguindo, dentre os pontos apresentados e discutidos, merecem destaque os referentes à unificação de marcas; aos transportes aéreos na região nordestina; aos subsídios, com vistas ao fortalecimento desse segmento econômico, puxado, sobretudo, pelos Estados do Ceará e da Bahia. 
Bom saber, também, que esses Estados são, atualmente, conforme acordado no encontro, responsáveis pela elaboração de um projeto, visando à obtenção do apoio do Governo Federal. Frise-se, igualmente, o momento de planejamento com a operadora CVC, voltado para intensificar a publicidade da região até o fim de 2019.
Agora, enfatizamos declarações do secretário do Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, quando disse: “O momento é de união dos Estados a favor do desenvolvimento do setor”. Importante acrescentar que foi debatida, ainda, a participação dos Estados, de forma coesa, nas principais feiras de turismo do mundo, como enfatizou o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco.
Bem! Feitas as considerações, retrocitadas, somente nos resta escrever que, sem qualquer intenção de puxa-saquismo, parabenizamos os secretários de Turismo do Nordeste pela necessária reunião, quando se pensa em vender os atrativos turísticos, equipamentos e serviços para outros mercados emissores de turistas nacionais e estrangeiros. Indubitavelmente, na nossa modesta opinião, lucrar-se-á mais e haverá, sem dúvida, mais divulgação do que o Nordeste-Turístico tem de belo, agradável e útil, para oferecer aos visitantes, venham de onde vier. 
Mas, isso não invalida que cada Estado ponha em prática a comunicação e o marketing de seus atrativos, quando julgar oportuno e construtivo, haja vista que nem todos os mercados receptores de turistas, de cada Estado, serão contemplados nas promoções em conjunto. Claro que os mais atuantes serão destacados nas campanhas. Agora, uma recomendação: que, numa ação conjunta, na exploração racional dos atrativos, nenhum Estado queira ser a estrela do grupo promotor. 
Nada, pois, de estrelismo! Que os “louros” dos satisfatórios resultados das ações turísticas sejam enaltecidos e reconhecidos, também, de forma conjunta. Ah! Bom lembrar que parceria não significa sobrepujar qualquer órgão de turismo oficial envolvido nesse mister. Avante, caros secretários do turismo nordestino! A você, amigo-leitor, obrigado pela leitura e um fim de semana maravilhoso!

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