Carimbó |
Com 250 opções registradas para o mês de agosto, o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo é marcado por festivais que fortalecem o turismo local por meio da gastronomia, da cultura e dos negócios. Na Serra Gaúcha, de colonização europeia, o 47° Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, que foi até este domingo (4), reuniu 40 grupos folclóricos de diferentes países, cerca de 1,5 mil artistas e um público estimado em 130 mil visitantes para curtir o artesanato, a culinária e danças típicas da região.
Na vizinha Canela, aconteceu também até o domingo (4) a 26ª Festa Colonial de Canela. Já no Norte do país, o 9º Festival do Folclore e do Carimbó, na Ilha de Marajó (PA), nos dias 24 e 25 deste mês, é uma das celebrações em homenagem ao Dia do Folclore Brasileiro, comemorado em 22 de agosto em todas as regiões do país. Em Minas Gerais, a Rota do Café realiza o São Lourenço Coffee Music, de hoje a domingo, 18, com extenso cardápio gastronômico e shows de blues, jazz, moda de viola e MPB.
Ainda no segmento da gastronomia, a riqueza e diversidade da culinária catarinense estiveram presentes no Parque Vila Germânica, em Blumenau, de 2 a 4 de agosto. Já a Praia do Rosa, também em Santa Catarina, foi mais uma vez cenário do Del Vino. O evento reuniu diferentes tipos de vinhos, música e pratos com pacotes especiais de hospedagem durante o período. Em Paraty (RJ), de quinta-feira até domingo (18, acontece o 37ª Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty e na cidade de Tiradentes (MG), entre os dias 24 de agosto e 1 de setembro, haverá o 22º Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Os chefs mineiros serão as estrelas do evento.
Em Icapuí, litoral leste cearense, o 13º Festival da Lagosta, que ocorreu no final da semana passada, se consolidou como um dos principais eventos do calendário cultural e turístico do Ceará. Nos estados do Norte, é o verão amazônico que chega com a estação da seca e o surgimento das praias fluviais. Até 4 de agosto, Itupiranga (PA) foi um dos destinos que celebram a temporada das águas baixas (vazante) em seu 71ª Veraneio da Praia do Macaco. Turistas do Suriname e Guiana Francesa, além de brasileiros, estão entre os frequentadores do balneário nas margens do rio Tocantins.
Já o inverno continua sendo motivo de festivais neste mês de agosto nas regiões mais frias do país e até no Agreste Potiguar, atraindo 50 mil visitantes na 9ª edição do Festival de Inverno de Serra de São Bento (RN). O evento agrega cultura, gastronomia e artesanato num projeto de turismo sustentável e regionalização da atividade turística. Em Brasília (DF), houve festa junina, de 9 a 11 de agosto. O Maior São João do Cerrado é uma celebração da cultura nordestina em pleno Planalto Central com a presença de grande público, além de comidas típicas, artesanato e música regional.
Na extensa programação de agosto, a Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (AVIRRP) realizaram na sexta-feira e sábado (3) a 23ª Feira AVIRRP com o intuito de potencializar o mercado de viagens e turismo de eventos e enviar ainda mais turistas do interior de São Paulo para todo o Brasil. Outro exemplo de turismo de negócios da região é a Fenasucro e Agrocana, em Sertãozinho, de 20 a 23 de agosto, com a presença dos principais representantes do setor de açúcar, etanol e bioenergia no país e de mais 43 países. (Com o MTUR)
Nenhum comentário:
Postar um comentário